You are on page 1of 58

Tcnicas em pinturas

Pinturas especiais

RAGGING
um padro manchado de pintura decorativa, que pode variar do contrastante ao esfumaado discreto. Esse efeito aparece aplicando-se sobre a tinta ainda mida, uma ferramenta de secagem que ao remover parte da tinta, revela o fundo.

Apesar de RAGGING significar "secagem com trapos", no necessariamente utilizaremos s tecido. Podemos conseguir outros efeitos com papel ou mesmo plstico. Esta tcnica pode ser utilizada em diversos estilos de decorao e tambm como etapa inicial de outros processos.

ESTUCAR
Historicamente, ESTUCAR significa deixar a parede lisa, preparada com uma massa para pintura. Hoje, o termo nos remete a trabalhos de parede com relevo. Para a criao de relevos, podemos contar com diferentes produtos e ferramentas. Existe uma infinidade de possibilidades para criao de relevos.

PTINA
A palavra PTINA significa oxidao. Mas, ao falarmos da tcnica em madeira, nos remetemos a um efeito que a torna envelhecida, desbotada com a luz, riscada ou raspada, deixando seus veios aparentes.

ESPONJADO
O ESPONJADO uma das tcnicas de transparncias mais fceis e divertidas. Neste acabamento no preciso tomar cuidado com o tempo de secagem ou com emendas. Usa-se como tinta para este efeito o Esmalte Sinttico pois reproduz um efeito suave e enevoado, com transies de cores muito delicadas.

HISTRIA DA TEXTURA
Os acabamentos texturizados foram desenvolvidos no incio da dcada de oitenta, em obras conhecidas como populares, pois o acabamento das fachadas destas obras no eram muito uniformes e necessitavam de um acabamento que ao mesmo tempo protegesse a superfcie, colorisse e disfarasse os defeitos. O produto que foi desenvolvido na poca tratava-se de um tipo de massa acrlica branca no acabada (necessitava de uma tinta de acabamento sobre ela), este produto chama-se SELACRIL. Sua aplicao convencional era feita com um rolo de espuma especial, prprio para texturar, que usado ainda hoje. O efeito obtido do tipo "salpicado", formando pequenas pontas por toda a superfcie aplicada. Aps esta fase alguns fabricantes de tintas desenvolveram um produto acabado no qual consistia em uma massa de base acrlica, aditivada com pequenas granilhas de quartzo com as quais se consegue um efeito decorativo interessante, e que como a exemplo do SELACRIL, disfarava tambm pequenos defeitos da superfcie.

EVOLUO DA TEXTURA
Com o avano da tecnologia a desenvolveu trs produtos que tem vantagens em relao ao SELACRIL. Os produtos j so acabados (no necessitam de tinta de acabamento sobre eles) e repelente a gua, alm de oferecer inmeras opes de cores no SELFCOLOR, 200 cores no RENAISSANCE, 2000 cores no CLASSIC e apenas 6 cores no ORIGINALLE. (ainda no disponvel no SELFCOLOR). Estamos falando do TEXTURATTO CLASSIC, RENAISSANCE e ORIGINALLE, onde um deles oferece acabamento similar ao do Selacril (Originalle) e o outro acabamento exclusivo (Renaissance)

A TEXTURA NA DECORAO
Os acabamentos texturizados vem sendo difundidos desde a Roma antiga, onde os artistas utilizavam uma mistura a base de gesso ou carbonato de clcio (cal), gua, pigmentos orgnicos como o ocre amarelo, o xido de ferro vermelho e a manganita preta. Estes acabamentos eram conhecidos na poca e at hoje como estucos, e foram difundidos nos seus variados desenhos e cores ao longo do tempo, mais enfaticamente por toda a Europa. Estes acabamentos eram feitos exclusivamente com intuito decorativo, e devido a rusticidade do "produto" a durabilidade no era o ponto forte do acabamento. Voltando aos dias atuais, temos logicamente um grande avano tecnolgico dando origem a produtos como o TEXTURATTO CLASSIC, RENAISSANCE e ORIGINALLE, que devido a sua facilidade de aplicao e sua versatilidade permitem criar vrios efeitos e utilizar vrias cores em um s acabamento. Utilizando diferentes tipos de ferramentas e muita imaginao, possvel criar relevos e desenhos exclusivos muito apreciados pelo valor decorativo e com grande resistncia intempries.

No caso de paredes novas devem estar preparadas com um fundo apropriado, em paredes pintadas em bom estado deve-se efetuar um lixamento para promover aderncia e eliminar o p.

2
Aplique como uma massa com o auxilio de uma desempenadeira a cor de fundo do Texturatto Classic em uma faixa vertical de aproximadamente 80 cm de largura.

3
Com uma trincha ou esptula pequena, deposite sobre a cor de fundo recm aplicada e ainda mida, pequenas quantidades da cor ou das cores de contraste do Texturatto Classic em pontos isolados da faixa. (se for mais de uma cor deposite uma ao lado da outra).

4
Logo aps com o auxilio da desempenadeira ou da esptula faa movimentos em forma de Y ou X, espalhando e misturando de forma incompleta a cor de fundo com a cor ou as cores de contraste.

5
Depois de espalhar a cor de fundo com a cor ou as cores de contraste, comece novamente partindo do 2 tem descrito acima.

Observaes
Preste ateno na quantidade das cores de contraste colocadas em cada faixa, pois isto pode alterar o acabamento escurecendo ou clareando. No repita muito os movimentos em Y ou X com a esptula ou desempenadeira, pois as cores podem se misturar excessivamente criando um tom indesejado. A cada faixa acabada afaste-se da superfcie para visualizar melhor a uniformidade do acabamento.

TRAVERTINO
O acabamento texturizado em estilo TRAVERTINO lembra os desenhos do mrmore de mesmo nome, com a diferena da presena de relevos observados com a utilizao do produto. Neste acabamento se tem a opo de se utilizar 1 ou 2 cores seguindo-se o esquema abaixo. No caso de paredes novas devem estar preparadas com um fundo apropriado, em paredes pintadas em bom estado deve-se efetuar um lixamento para promover aderncia e eliminar o p.

1
Aplique o Texturatto Classic como uma massa em uma camada generosa com o auxilio do rolo de texturar em uma faixa vertical de aproximadamente 80 cm de largura.

2
Alise a textura obtida com o rolo com o auxlio de uma desempenadeira, deixando o produto o mais uniforme possvel.

3
Bata a desempenadeira perpendicularmente de forma uniforme sobre o Texturatto Classic afim de levantar "picos" em toda faixa aplicada.

Com o uso de uma esptula larga abaixe os "bicos" levantados no sentido vertical de cima para baixo em movimentos suaves, procurando obter uma uniformidade do acabamento.

5
Depois de abaixar os "picos" com a esptula recomece a aplicao em outra faixa , partindo do item 2 descrito acima.

Observaes
Para se utilizar 2 cores aps efetuar o processo acima coloque em uma esponja do tipo scott brite (lado amarelo) uma outra cor do Texturatto Classic e bata a esponja levemente depositando a 2 cor sobre a 1 ainda molhada. As quantidades de produto colocado em cada faixa devem ser iguais, pois caso contrrio pode-se alterar o acabamento final. A cada faixa acabada afaste-se da superfcie para visualizar melhor a uniformidade do acabamento.

TRANADO
O acabamento TRANADO lembra uma cesta de vime onde se utiliza uma ou duas cores, conforme o esquema abaixo. No caso de paredes novas devem estar preparadas com um fundo apropriado, em paredes pintadas em bom estado deve-se efetuar um lixamento para promover aderncia e eliminar o p.

1
Aplique o Texturatto Classic na cor desejada como uma massa em uma camada generosa com o auxilio de uma desempenadeira em uma faixa vertical de aproximadamente 80 cm de largura.

2
Com a ajuda de uma trincha faa movimentos em forma de X sobre o produto aplicado, afim de que o acabamento fique parecido com uma trama ou trana.

3
Se desejar uma Segunda cor, aplique levemente com o auxilio da mesma trincha o Texturatto Classic como se fosse uma tinta, em outra cor diludo a 50% com gua sobre a 1 ainda molhada, procurando seguir os mesmos desenhos deixados na aplicao anterior.

Reinicie a aplicao em outra faixa partindo do item 2, e assim sucessivamente at o final da superfcie.

Observaes
Recomendamos que a trincha utilizada tenha medidas que variem de 3 a 5 polegadas. A trincha deve estar com suas cerdas picotadas atravs de uma tesoura, formando "dentes", afim de dar uma maior variao na textura do acabamento. A cada faixa acabada afaste-se da superfcie afim de visualizar melhor o acabamento.

Preparar superfcie de alvenaria


Concreto e reboco novos: a superfcie dever estar isenta de cal e umidade (aguarde secagem e cura por 28 dias no mnimo). Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi.; Azulejo: dever ser limpo, seco e desengordurado, principalmente nos rejuntes. Caso necessrio, lave antes com detergente, enxaguando bem. Em seguida, aplique uma demo de Fundo Branco Epxi. Se voc achar necessrio ou quiser nivelar os rejuntes, aplique Massa Epxi e outra demo de Fundo Branco Epxi. Depois de seco, lixe e elimine o p. Piso Novo: a superfcie no deve ter cal e/ou umidade (aguarde secagem e cura por 28 dias no mnimo). Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi Piso antigo ou cimento queimado: lave com soluo de gua e cido muritico na proporo de 9 partes de gua para 1 parte de cido. Enxge abundantemente com gua. Deixe secar por, no mnimo, 72 horas.

Repintura: verifique se a pintura antiga resiste ao Esmalte Epxi sem apresentar enrugamento. Caso ela resista, lixe a superfcie at abrir a porosidade (ou fosquear caso a pintura anterior apresente brilho) e elimine o p. Aplique o sistema de pintura Epxi. Se a pintura no resistir, preciso remover a antiga totalmente. Depois de seco, lixe, elimine o p e aplique o restante do sistema de pintura Epxi. As imperfeies rasas at 3 mm podem ser corrigidas com Massa Epxi (reboco externo e interno - sistema Epxi)

Esquema de Pintura
Veja como aplicar de forma correta a linha Epxi em alvenaria: Acabamento Epxi sobre azulejos Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Acabamento Epxi liso sobre azulejos


Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas a trs demos de Massa Epxi, sem diluio, primeiro nos rejuntes. Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Acabamento epxi liso sobre reboco ou concreto (especial para banheiros e cozinhas)
Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. OBS: Antes da diluio preciso catalisa o produto, ok? Aplique duas a trs demos de Massa Epxi sem diluio. Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Acabamento epxi sobre piso cimentado


Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Preparar superfcie de madeira


Se ela for nova dever estar seca. Madeiras verdes e/ou resinosas no devero ser pintadas. Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, lixe e elimine o p. Repintura: verifique se a pintura antiga resiste ao Esmalte Epxi sem apresentar enrugamento. Caso ela resista, lixe para abrir porosidade (ou fosquear caso a pintura anterior apresente brilho) e elimine o p. Aplique o sistema de pintura epxi. Se ela no resistir, a pintura antiga dever ser totalmente removida, com o auxio de removedor, lixas e/ou escova de ao. Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi. Depois de seco, lixe, elimine o p e aplique o restante do sistema de pintura epxi

Esquema de pintura
Acabamento epxi interno e externo (madeira seca no resinosa) Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.
Acabamento epxi liso interno e externo (madeira seca no resinosa) Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas a trs demos de Massa Epxi, sem diluio. Aplique uma demo de Fundo Branco Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

Preparar superfcies de metais (ferro e ao)


Novo sem ferrugem: Lixe e elimine o p. Aplique uma demo de Fundo Anti-corrosivo Epxi. Depois de seco, lixe e elimine o p. Novo com ferrugem: remova totalmente a ferrugem usando lixa ou escova de ao e elimine o p. Aplique uma demo de Fundo Anti-corrosivo Epxi. Depois de seco, lixe e elimine o p.

Repintura: Verifique se a pintura antiga resiste ao Esmalte Epxi sem apresentar enrugamento. Caso resista, lixe para abrir a porosidade (ou fosquear caso a pintura anterior apresente brilho), elimine totalmente eventuais pontos de ferrugem e elimine o p. Retoque as reas onde a ferrugem foi removida com Fundo Anti-corrosivo Epxi. Aplique Esmalte Epxi. Caso a pintura no resista ao Esmalte Epxi e apresente enrugamento, deve-se remover a pintura antiga, com auxilio de removedor, lixa e/ou escova de ao, se necessrio. Elimine eventuais pontos de ferrugem e elimine o p. Aplique uma demo de Fundo Anti-corrosivo Epxi. Depois de seco, lixe, elimine o p e aplique o Esmalte Epxi.

Esquema de pintura
Veja como aplicar de forma correta a linha Epxi em metais (ferro e ao): Aplique uma demo de Fundo Anti-corrosivo Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi. Aplique duas demos de Esmalte Epxi, diludo em at 15% com Diluente Epxi.

EFLORESCNCIA
So manchas esbranquiadas que surgem na superfcie pintada.Isto acontece quando a tinta foi aplicada sobre o reboco mido. A secagem do reboco d-se pela eliminao de gua sob a forma de vapor, que arrasta materiais alcalinos solveis do interior para a superfcie pintada, onde se deposita, causando a mancha. A eflorescncia pode acontecer, tambm, em superfcies de cimento-amianto, concreto, tijolo, etc. Para evitar esse inconveniente, basta que se tenha o cuidado de aguardar a secagem de superfcie antes de aplicar a tinta. Para corrigir a eflorescncia, deve-se aguardar a secagem da superfcie, eliminar eventuais infiltraes, aplicar uma demo de SUVINIL FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE D'GUA e aplicar acabamento. Lembramos que havendo vazamentos ou infiltraes de gua, o fenmeno da Eflorescncia pode ocorrer mesmo aps a cura completa do reboco, portanto deve-se observar atentamente a pgina Ateno s impermeabilizaes.

TRINCAS
De modo geral, so causadas por movimentos da estrutura. Para corrigir, recomenda-se abrir a trinca com ferramenta especfica para este fim ou esmerilhadeira eltrica, resultando numa abertura com perfil em V, escovar e eliminar a poeira, aplicar uma demo de FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE D'GUA, aplicar SELATRINCA, repassar SELATRINCA cerca de 24 horas depois da primeira aplicao. Sobre a trinca j vedada, aplicar uma demo de SUVIFLEX diludo com cerca de 10% de gua. Aguardar a secagem inicial e estender uma tela de polister de aproximadamente 20 cm de largura, fixando-a com uma nova demo de SUVIFLEX (igualmente diludo) e aplicar acabamento.

DESCASCAMENTOS EM ALVENARIA
Descascamento da tinta pode acontecer quando a pintura for executada sobre caiao, sem que se tenha preparado a superfcie. A aderncia da cal sobre a superfcie no boa, constituindo camada cheia de p. Portanto, qualquer tinta aplicada sobre caiao est sujeita a descascar-se rapidamente. Para que isso no ocorra, antes de pintar sobre caiao, elimine as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfcie. Depois, aplique uma demo de SUVINIL FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE D'GUA. O descascamento da tinta tambm pode ocorrer quando, na primeira pintura sobre reboco, a primeira demo no foi bem diluda, ou havia excesso de poeira na superfcie. Neste caso, lembramos que, quando se desejar aplicar a tinta diretamente sobre o reboco, a primeira demo deve ser bem diluda. Para corrigir o descascamento recomenda-se raspar ou escovar a superfcie at a remoo total das partes soltas ou mal aderidas. Em seguida deve-se aplicar uma demo de SUVINIL FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE D'GUA e aplicar o acabamento.

MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA


Tais manchas ocorrem quando se trata de pingos isolados, em paredes recm pintadas. Os pingos isolados, ao molharem a pintura, trazem superfcie os materiais solveis da tinta, surgindo as manchas. Entretanto, se cair realmente uma chuva e no apenas pingos isolados, no haver manchas. Para elimin-las, basta lavar a superfcie com gua, sem esfregar.

TRINCAS E M ADERNCIA EM MADEIRA


Geralmente ocorre quando se utiliza Massa Corrida PVA para corrigir imperfeies da madeira, principalmente em portas. Como j dissemos, tais imperfeies devem ser corrigidas com MASSA LEO. Para correo, remova a Massa Corrida e aplique uma demo de BRANCO FOSCO diludo com at 30% de AGUARRS. Depois, corrija as imperfeies com MASSA A LEO, lixe, elimine o p e aplique acabamento.

PINCIS E TRINCHAS
Os pincis e trinchas so utilizados para aplicao de esmaltes, vernizes, tintas a leo, tintas ltex e complementos tais como: fundos para madeiras, fundos para metais, seladores, etc. So usados principalmente para pintar detalhes, cantos e recortes. Tambm so muito utilizados em superfcies maiores e lisas como portas e janelas. As suas medidas so expressas em polegadas e variam de 1/2 a 4 polegadas. Para conservao dos pincis e trinchas, aps o seu uso, retire o excesso de tinta passando-os em um pedao de papel ou jornal. Se a tinta utilizada for base de aguarrs, lave-os com este solvente e em seguida com gua e sabo ou detergente. No caso de tintas ltex, lave-os apenas com gua e sabo ou detergente.

ROLOS
Existem vrios tipos de rolos, dentre eles podemos citar: Rolos de l de carneiro ou l sinttica: So usados para aplicao de tintas base dgua, ltex PVA e acrlico, suas medidas so expressas em cm que variam de 7,5 a 23 cm de largura. Rolos de l para epxi: Este rolo foi desenvolvido para aplicao de tintas base de resina epxi, porm este rolo, que possui pelos mais curtos, proporciona um timo acabamento em tintas base de gua, principalmente acrlicas. Sua medida de 23 cm de largura e so confeccionados em l de carneiro e l sinttica. Recomendaes: Antes de usar o rolo, umedea-o ligeiramente com gua retirando o excesso deslizando- o na parede, afim de facilitar seu manuseio. Para uma manuteno destes rolos, recomendamos logo aps o uso lavar com gua e sabo ou detergente. Rolos de espuma: So rolos desenvolvidos para aplicao de esmaltes, vernizes, tintas a leo e complementos tais como: fundos para madeiras, fundos para metais, etc. So confeccionados em espuma de polister, suas medidas so expressas em cm e variam de 4 a 15 cm de largura. Recomendaes: Para manuteno destes rolos recomendamos, logo aps o uso, lavar com aguarrs afim de remover vestgios de tinta. Lavar em seguida com gua e sabo ou detergente.

Rolos de espuma rgida (para texturizao): Estes rolos so utilizados para aplicaes de produtos que proporcionam acabamentos texturizados. So confeccionados em espuma rgida de polister e sua medida de 23 cm de largura. Recomendao: Para uma manuteno deste rolo recomendamos, logo aps o uso, lavar com gua em abundncia.

OUTRAS FERRAMENTAS
Esptulas de ao: So normalmente usadas para aplicao de massas em pequenas reas e remoo de tintas. Desempenadeiras de ao: So usadas para a aplicao de massas em grandes reas. Recomendao: Para manuteno e limpeza da esptula ou desempenadeira recomendamos, logo aps o uso, retirar o excesso de massa com outra esptula e lavar com gua, no esquecendo de enxugar com um pano para evitar a ferrugem. Obs: Cuidado aps vrias utilizaes, a lmina se torna cortante.

Bandejas ou caambas para pintura: Tm a funo de acondicionar a tinta durante sua aplicao facilitando a transferncia da tinta para a ferramenta (rolo ou pincel). Muito comuns no mercado, as latas de 18 litros podem ser utilizadas como caambas, cortando-se uma das faces. Lixas: Tm a funo de uniformizar a superfcie e criar pontos de aderncia para a pintura. Nos sistemas de pintura da linha de produtos, so usados basicamente quatro tipos de lixas, com vrias granas, so elas: Lixas para alvenaria - grana 80 150. Lixas para massas - grana 220 240. Lixas para madeira - grana 180 240. Lixas para metais - grana 150 220. Revlver ou pistola de pintura: Esta ferramenta largamente usada em pinturas de automveis, porm tambm usada em pinturas imobilirias principalmente para aplicao de esmaltes, vernizes e tintas leo. O mais usado o de presso, com calibragem entre 30 a 35 lbs/pol 2 ou 2,2 a 2,8 kgf/cm 2 para uso em produtos imobilirios

Air less: Esta ferramenta tem a capacidade de aplicar qualquer tipo de tinta ltex (PVA ou acrlica), esmalte, vernizes e tintas a leo. Trabalha com sistema de presso, com pistola prpria e um recipiente central de tinta. muito usado em reas internas e externas para pintura de locais de difcil acesso ou em grandes reas. A principal vantagem deste equipamento a rapidez na execuo da pintura , entretanto apresenta como desvantagem o cuidado maior que se deve ter com mveis, janelas, portas, etc. que devem ser muito bem protegidos.

A PINTURA DO ALUMNIO PELO PROCESSO ELETROSTTICO A P


Histrico: A pintura eletrosttica a p existe no brasil como processo de pintura industrial, h aproximadamente 15 anos. E, segundo estatsticas europias e estadunidenses este produto vem crescendo junto ao segmento da construo civil, principalmente aliado s esquadrias metlicas. Acreditamos no produto como elemento de excelentes qualidades fsicoqumicas, alm de oferecer uma gama bem diversificada de cor, como de acabamento.

Descrio do Princpio:
A aplicao feita em cabine de pintura, utilizando-se uma pistola de ar comprimido de baixa presso e na sua ponta existem 2 eletrodos ligados a uma fonte de alta voltagem (at 90.000 volts), de forma que quando ele, p, passa atravs desta corrente recebe uma carga positiva. Pelo princpio de atrao eletromagntica, o p altamente energizado positivamente, que passa a ser atrado pela pea metlica ligadas terra, portanto, com carga oposta. Este princpio oferece ao produto segurana de uma cobertura perfeita e uniforme mesmo nas reentrncias e cavidades de difcil acesso, cobrindo-as com uma camada que pode variar de 40 a 100 micra.

Pr-Tratamento de peas Desengraxe e Decapagem:


O sistema de pintura eletrosttica a p, bem como qualquer de pintura, exige que a pea passe por um pr-tratamento antes de ser pintada, que alis, o segredo de toda boa pintura, eliminando-se resduos, tais como: leo, graxa, sujeiras, remoo de oxidao e apassivando-a para posterior aplicao do p. Estufa: Aps o pr-tratamento, a pea vai para a cabine de pintura e depois para uma estufa a uma temperatura de aproximadamente 230/250C, por um tempo de 15 a 30 minutos, onde feita a polimerizao do produto.

Tipo de Tinta
Epoxi Poliester Poliester e Epoxi Poliuretano Poliamida, mais conhecida por Nylon

Epoxi: uma tinta a base de resina epoxi, com grande resistncia ao impacto, tima aderncia, tima resistncia qumica, especialmente a ambientes alcalinos, possui timo alastramento, cobrindo bem as bordas e timo brilho. Essa tinta tambm encontrada em acabamentos semifosco, fosco, enrugado e martelado e em grandes variedades de cores.

Poliester: uma tinta base de resina poliester de excelente acabamento, tima resistncia fsicoqumica e mecnica. uma tinta especialmente recomendada para pintura de peas; ficam expostas a intempries. Ela tem excelente resistncia calcinao provocada pela exposio prolongada luz solar e outros elementos tais como, chuva, sereno e maresia. Esta tinta encontrada com acabamento brilhante, semifosco, fosco e enrugado, tendo tambm uma grande variedade de cores. Existem de 20 a 30 cores da linha ou ainda pode-se desenvolver qualquer cor que se deseja.

Poliester e Epoxi (Hbrida) Como o prprio nome sugere, uma mistura de epoxi-poliester, que tem a vantagem de ser mais barata do que o poliester puro, podendo ser usada em peas que fiquem expostas ao tempo, porm no de forma permanente. Ela rene as caractersticas das duas tintas que lhe do origem. Polimetano: uma tinta muito semelhante ao poliester, com pouco menos de resistncia qumica, mas que resiste ao ataque de produtos, tais como o etanol que ataca o poliester. Dessa forma, ela s empregada em situaes muito especficas e tambm encontrada em todos os acabamentos e cores do epoxi e poliester.

Poliamida ou Nylon: Dentre todas, a tinta que tem maior resistncia mecnica, fsica e qumica. uma tinta usada para pintura de peas que sero submetidas a severssimas condies de trabalho, por exemplo, atrito. Essa tinta encontrada com acabamento brilhante e nas cores preto, branco, cinza, marrom. Verde e incolor. Limitaes da pintura eletrosttica: As limitaes do sistema de pintura eletrosttica a p so poucas, mas existem. Voc pode pintar qualquer material desde que ele possa ser aquecido at 250C.

You might also like