You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

ESCOLA POLITCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRALICA E SANITRIA

RELATRIO VISITAS TCNICAS 01

Estao de Transbordo de Resduos do Vergueiro e UTRSS Desativador Electro-Trmico(DET)


[RESUMO: Os problemas ambientais da gesto de resduos slidos, a sua importncia transcende a fila e sua disposio para conseguir a qualidade de vida da populao, identificando assim, os mecanismos de transporte, de transbordo, os aterros sanitrios, a coleta seletiva e o tratamento; so alguns conceitos que so desenvolvidos tanto para lixo domstico o de origem dos hospitais. O que permite a coleta eficiente e economia de tempo de transporte e o transbordo para os resduos domiciliares e o Desativador, para tratamento dos resduos de sade antes da disposio final. Palavras-chave: Lixo, Transbordo, Desativador.

HSA0109 GESTO DE RESDUOS SLIDOS DOCENTE: Profa. Wanda Maria Risso Gnther ALUNO: Neptal Luis Zelaya Ortiz

[SP, 17 de abril de 2013]

II. INTRODUO
Os problemas ambientais da gesto de resduos slidos, a sua importncia transcende a coleta e disposio deles para alcanar a qualidade de vida da populao. Neste sentido, esta a visita tcnica estao de Transbordo de resduos de Vergueiro e Desativador Eletro-Termico, buscando identificar e compreender a importncia da coleta, transferncia e tratamento de resduos antes do descarte. Com esses objetivos, descrever os pontos de vista desenvolvidos com a identificao e descrio do sistema local e a descrio de seus aspectos positivos e negativos.

III. OBJETIVOS
Identificar as metodologias de transporte eficiente dos resduos slidos domicilirios na cidade de So Paulo Identificar as tecnologias de tratamento dos resduos slidos dos servios de sade.

IV. DESENVOLVIMENTO
Para uma melhor descrio propor duas etapas da visita tcnica a cada local, suas caractersticas e importncia.

VISITA 01: Estao de Transbordo de Resduos do Vergueiro


1. IDENTIFICAO E DESCRIO DO LOCAL DA VISITA.

A estao Vergueiro est localizada na Zona do Ipiranga cobrindo a regio Sudeste do Estado, incluindo a Vila Mariana, entre outros. Esta estao operada pela EcoUrbis Ambiental S.A. 1e seus 2.500 funcionrios, facilita o transporte de resduos at o aterro sanitrio de So Joo, alcanar a eficincia na gesto de coleta e tratamento de resduos, ajuda a manter o fluxo de transporte para obter uma melhor cobertura de ao na maioria das regies. A estao de transferncia est equipada com instalaes para garantir a gesto adequada dos resduos slidos urbanos, e sistemas fechados, sistematizadas e controle sistemtico do fluxo e caminhes de coleta para 18 subprefeituras. 2. DESCRIO DO SISTEMA VISITADO (componentes e fluxo). Os componentes da estao so baseados os caminhes de lixo, balazas eletrnicos, Fosso de acumuacion, guindastes e equipe qualificada, e tem essas caratersticas: O maior poluente odor caracterstico do Lixo (gs sulfdrico, metano. etc), combatido por um sistema de desodorizao para diminuir o impacto.

Zona de operaes de cor verde no mapa

Objetivos da estao: Permitir que o fluxo de caminhes, distncia e tempo de viagem at aterro sanitrio, reduzido, alcanar a eficincia na coleta de mais reas. O caminho vazio o lixo nos Carretos ou diretamente no poo, e Carretos com capacidade para at trs caminhes transportam o lixo para o aterro. A estao tem um maior Fluxo de "pico elevado" as segundas, teras e quartas feiras, e com uma carga de 2.000 ton/ dia e circulao mdia de 150 a 200 viagens / dia e depois de fins de semana vai cair 30% aprox. O caminho vem completo, pesado, deixa a lixo na carreta ou no fosso e sai para ser pesado vazio, e por isso temos o peso do lixo. Carretos para o mesmo sistema, exceto que antes so pesados vazios e depois cheios. Para registo de dados faz uso de um sistema de software que registra a placa do caminho e RG do motorista. Assim, a informao classificada pelo tipo de lixo (domicilirio) nas reas de coleta, etc. O peso aproximado de lixo geralmente varia entre 3-4 toneladas. Ex: durante a nossa visita veio um caminho de 13 toneladas, com 26 toneladas de peso bruto e continha 13 lixo. DESCRIO DE ASPECTOS POSITIVOS /NEGATIVOS DO SISTEMA.
ASPECTOS POSITIVOS prefere descarga direta para evitar a acumulao os Carretos e o fosso. Permanncia de lixo, que limita 24 horas para carregar e sair Carretos. Pessoal fosso torna a limpeza a cada 24 horas, depois de tudo o lixo enviado. Controle de odor com desodorantes ASPECTOS NEGATIVOS Quando os carrinhos carregados diretamente, ele tem que ir para frente e para trs para facilitar a lixo uniforme dentro de carga. Dentro do terreno, h o velho incinerador desde 2004 no funciona para o encerramento definitivo por causa de sua forte contaminao no Meio. Uma das melhores e mais antigas estaes de So Paulo Aqueles listados acima podem ser considerados negativo porque ajudam a poluio com peas de lixo compostos volteis, ou resduos de menor dimetro, ocupam espao para melhorar a estrutura.

3.

VISIA 02: Unidade de Tratamento de Resduos de Servios de Sade- UTRSS Desativador Eletrotrmico (DET)2
1. IDENTIFICAO E DESCRIO DO LOCAL DA VISITA. A Unidade de Tratamento de resduos de servios de UTRSS sade, est localizada na regio de Jaguar, Estado de So Paulo. Esta estao dedicada aos centros de tratamento de resduos slidos e de hospedagem e de sade em casa hospitaleiro. De acordo com a classificao dos resduos NBR 12808/1993 aqui so RSS e principalmente do tipo A conseguindo obter resduos do tipo D, no final do tratamento requerido.

Del english, Ectrical Threm Desactivation-ETD

O UTRSS Jaguar tem: Fosso de recebimento dos resduos e Alimentao da Linha de triturao Tratamento de Unidade de DET-Desativao eletrotrmico Monitoramento fazer painis de controle e processo A planta est equipada com equipamentos de ltima gerao, tecnologia que permite aerosol controle poluio, volteis p potencial para causar tais infeces ou infeces. Na rea de armazenamento importante para evitar a descarga de gases e contaminantes externos para assim fossas cmara tem um sistema de absoro, que remove o ar do lado de fora do ar "para Fossos contaminado" por uma conduta com filtros. Unidade DTE um desativado isoeltrico utilizado como um sistema de desinfeco compreende um tubo de parafina que controla um campo magntico a temperaturas elevadas (100 C) e condies de presso controlada, e a remoo de substncias de agentes patognicos RSS. O fluxo operacional segue o seguinte esquema:

Figura 01: Fluxo das operaes na UTRSS

2.

DESCRIO DO SISTEMA VISITADO (componentes e fluxo).

A coleta feita por regies de toda a cidade de cada instituio ou empresa, que recolhido no UTRSS para tratamento e eliminao no aterro sanitrio e siga estes procedimentos: importante usar QUIPO de proteo pessoal para fiscalizao e monitoramento e visitas dentro da instalao. A unidade possui os equipamentos necessrios para o armazenamento de resduos em uma linha de britagem poo, equipamento DTE, containers, quintal Cooling. O processo comea com a entrada dos caminhes de coleta de UTR, sendo de vrios tamanhos a partir de diferentes centros de sade, hospitais e centros mdicos, farmcias, etc O UTRSS (Jaguar),3 tem dois fossos recolha de resduos onde cada caminho ou carro coletor menor deposita os resduos de forma segura, atravs de um sistema de rampas (para carregar pequenos coletores sem elevador) UTRSS tambm tem alguns pontos de moagem e equipamentos DET equipe para cada um. Garra guindaste responsvel pela colocao de aterros de resduos de retalhamento. A partir daqui, uma vez reduzido o tamanho dos resduos passe a unidade de DTE para eliminar qualquer organismo patognico. O movimento pela DET requer uma fase refrigerao em continer que pode ser entre 4-6 horas e, em seguida, transportados por caminho at o aterro.

Figura 02: Mapa de Risco nas operaes na UTRSS-ETD

Para o sistema de drenagem em massa, define dois tipos gerais de veculos, alguns colecionadores com caminhes tanques cilndricos e elevador (pode levantar o depsito esvaziar sua carga) e outro de mdio ou pequeno veculo utilitrio sem elevador (geralmente tanque retangular voc precisa de uma rampa porta traseira para esvaziar a carga de resduos, incluindo alguns exigem uma pessoa para retirar os bags)

3.

DESCRIO DE ASPECTOS POSITIVOS /NEGATIVOS DO SISTEMA.


ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Uso dos materiais parafnico para tubo unidade DET, material inflamvel.

Quando o caminho de coleta no pode esvaziar rampa, ele deve ter o apoio de um operador para esvaziar os sacos de resduos para os fossos, a integridade do operador de inteira responsabilidade da empresa ou que transporta ou um centro de coleo ou particular. Exige que os operadores de cada painel de controle em cada planta DET,

No presena de risco pessoal durante caminhes de transporte e contineres.

A reduo parcial do triturador de resduos, com traos de agulhas que podem ser incorporados na estrutura de um tubo de DET. Controlo de riscos implementado profissionais de sade, mas nem todos os funcionrios tem implementado os EPP (mscaras, tampo contra o rudo, culos de proteo)

V. CONSIDERAES FINAIS
Do exposto, podemos considerar o seguinte: Os resduos slidos domsticos requerem uma gesto descentralizada para disposio final, o que conseguido por estaes de transferncia ou transbordo do Vergueiro, reduzindo o tempo de viagem dos resduos paro o aterro e aumento da procura na coleo da cidade. O Desativador Electro-Termico ou ETD sua sigla em Ingls, uma importante ferramenta para o tratamento de resduos de servios de sade, o que confere ao uso de radiao magntica para neutralizar poluentes e fazer mais prtica sua eliminao.

VI. REFERNCIAS
Gesto de Resduos Slidos da Cidade de So Paulo. Secretaria de servios. Departamento de limpeza urbana. Prefeitura de So Paulo. PDF Disponvel online: http://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2007/10/pref_saopaulo.pdf Gesto de Resduos de Servios de Sade no Municpio de So Paulo. Diviso Tcnica de Incinerao e Transbordo 2012. Secretaria Municipal de Servios. Departamento de Limpeza Urbana. Prefeitura do Municpio de So Paulo. PDF. Disponvel online: htts//:docsgoogle.com

ANEXOS ANEXO A Estao de Transbordo de Resduos do Vergueiro

Esq.: (1) carretas transportadoras de lixo hasta os aterros. (2) grua para alimentao de La fossa a ls carretos. (3) carreta coberta com mala antes de partir o aterro

Der: (1) veiculo coletor viciando lixo direto a carreta. (2) cabina de controle de ingresso y pesado de camies. (3) maqueta dos projetos: Reprogramao funcional do incinerador do Ipiranga e Modernizao da estao de transferncia Vergueiro

ANEXO B Unidade de tratamento de resduos de servios de sade Desativador Electro-Trmico

Esq.: (1) sala de visitas na planta de UTR. O pessoal com equipo de protecional pessoal - EPP para ingresso na planta. (2) cames coletores deixam os RSS no fosso (3) veculos menores deixam os RSS no fosso. Der: (1) Fosso de recebimento dos resduos e alimentao da linha de triturao. (2) Painis de controle e monitoramento do processo. (3) Unidade de tratamento ETD- Desativao electrotrmica

You might also like