You are on page 1of 6

POTENCIAO E RADICIAO Neste capitulo abordaremos o clculo de nmeros sob a forma de potencias.

Com a evoluao tecnologica este tipo de calculos est praticamente reservado ao uso de calculadoras cientificas; mas nao se deixe levar por esta tendencia s vai limitar seus conhecimentos. Vamos supor que se esquece da calculadora ou que o calculo t!o grande que precisa saber analisar os seus resultados continuamente ou ainda que o seu exercicio parte da analise de um grafico de uma potencia e que precisa chegar a fun!o potencia. "om# a calculadora n!o a$uda muito%%% &egras'

(efini)es e (emonstra)es' &ai* de + quociente e quociente de , rai*es' o quociente de , radicais do mesmo indice# o radical do mesmo indice cu$o o radicando quociente dos radicandos do divisor e do dividendo.

&ai* de + &ai*' - rai* de indice n da rai* de indice p de um certo numero e a rai* de indice n.p desse numero.

&ai* de + produto e produto de + rai*' - rai* de um produto e igual ao produto das rai*es do mesmo indice.

.ultiplica!o de /otencia da mesma base 0no caso base 123' 4 produto de potencia da mesma base a potencia com a mesma base cu$o expoente a soma dos expoentes dos factores.

(ivis!o de potencias com a mesma base 0base 1,3' 4 quociente de potencias com a mesma base uma potencia com a mesma base e cu$o o expoente a diferena entre os expoentes do dividendo e do divisor.

/otencia de expoente fraccionrio' &eciprocamente todo o radical potencia de expoente fraccionrio.

convertivel em

/otencia de uma potencia' - potencia de uma potencia outra pot5ncia com a base da +6 e expoente igual ao produto dos expoentes.

7nversamente8o' 9ualquer coefiente ou factor de um radical pode passar pode passar para factor do seu radicando desde que se multiplique o seu expoente pelo indice do radical. 4s :xercicios seguintes +.# ,. e 2. s!o os mais importantes para a manipula!o fluente de potencias e rai*es# verifique com aten!o a simplicidade das opera)es'

4 proximo exercicio vem demonstrar o porqu5 das operaoes entre coeficiente 0o n; fora da rai*3 e radicando 0o n; dentro da rai*3 s!o possiveis. 9uando o expoente da rai* for igual ao expoente do radicando# o radicando coeficiente perdendo de expoente +.

:xerc<cios' Vamos resolver alguns exercicios simples da utili*a!o de potencia e radicais# saliento# a simplicidade destes exercicios far!o com que domine muito bem esse tipo de opera)es podendo posteriormente tentar resolver exercicios maiores e mais complexos.

1. Efectue as divises e mulplicaes propostas:

N4=-' :xiste diferena entre o uso dos sinais' ' significa equivalente; usa1se quando n!o feito clculo nehum mas sim um arran$o# simplifica!o# moldagem do exercicio de forma a que possamos percebe1lo melhor. ' o sinal de igual; apresenta sempre um resultado sempre reali*ada alguma opera!o 0soma# divis!o# subtrac!o ou multiplica!o3.

2. Efectue os seguintes clculos elevando ao quadrado cada um dos exerccios propostos:

No exercicio seguinte# N!o se preocupe com a utili*a!o de letras# s precisa assumir a letra como se fosse um numero qualquer do qual nao sabe o valor.

You might also like