You are on page 1of 86

TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

TCNICAS DE REDAO

SUMRIO

COMUNICAO E EXPRESSO EM LINGUA PORTUGUESA........................03

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS .......................................................................20

COMUNICAO ORAL.........................................................................................47

COMO PREPARAR-SE PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO.................62

MARKETING PESSOAL........................................................................................68

PLANEJAMENTO PESSOAL E RECOMPENSA................................................73

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................86

COMUNICAO E EXPRESSO EM LNGUA PORTUGUESA

CONCEITOS INICIAIS

O homem, que a princpio se comunicava apenas com grunhidos e outros sons primitivos, a partir do momento em que passou a viver em sociedade, procurou novas formas de comunicao com seus semelhantes. Adotou a linguagem mmica, passando, a seguir, para a linguagem oral ao descobrir a combinao de sons que deram origem s palavras.

A linguagem escrita uma conquista mais recente do homem. Segundo estudos, os primeiros povos a se utilizarem de sinais e smbolos foram os da Mesopotmia nos anos 3.500 a.C. Hoje, a comunicao representa um importante processo social permitindo o relacionamento de qualquer grupo ou sociedade e, alm de receber influncias do meio fsico, absorve traos culturais e psicolgicos dos grupamentos humanos.

Apesar do desenvolvimento dos meios de comunicao, com a adoo de aparelhamento tcnico especializado, sonoro e visual, a lngua verbal o mais importante meio de comunicao entre pessoas, representando-a individualmente ou reunidas em grupos ou classes. atravs dela que se expressam idias, sentimentos e comportamentos.

Seja qual for o tipo de linguagem - mmica, oral ou escrita - ela rene um conjunto de cdigo atravs do qual o emissor (interlocutor 1) se comunica com o receptor (interlocutor 2). Ao decodificar a mensagem, o receptor efetiva a comunicao. Assim, no processo tem-se um receptor que recebe a mensagem, um emissor que a emite e um canal de comunicao, que o meio fsico atravs do qual ela transmitida. Para que exista a mensagem preciso um tema, isto , um motivo, que a prpria razo da comunicao.

Exemplo de comunicao visual:

1)Faixas amarelas contnuas em uma estrada de rodagem. Emissor: Departamento Nacional de Trnsito. Canal de comunicao: Visual. Mensagem: proibido ultrapassar. Cdigo: Sinal grfico. Tema: Impedir acidentes de trnsito nas estradas, atravs da proibio aos motoristas de ultrapassagens perigosas, Isto , sem visibilidade adequada.

2)Semforo de pedestres. Emissor: Departamento Nacional de Trnsito Canal de Comunicao: Visual. Mensagem: Siga. Cdigo: Lngua portuguesa. Tema: Evitar atropelamentos

Exemplo de comunicao auditiva:

1)O Mar. Composio de Dorival Caymmi. Emissor: Estao de Rdio. Canal de comunicao: Auditivo. Mensagem: O mar... Quando quebra na praia... bonito... bonito... O mar... Pescador quando sai nunca sabe se volta nem sabe se fica... Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos nas ondas do mar Cdigo: Lngua portuguesa. Tema: A Bahia, seu povo, seu drama, sua luta, sua poesia.

A Lngua Escrita

A escrita um meio de expresso e de comunicao entre os seres humanos responsvel pelo levantamento da histria de antigas civilizaes que a utilizavam. Atravs dela foram possibilitados estudos antropolgicos, uma vez que a linguagem oral, na maioria das vezes, se perdeu no tempo.

Os povos da Mesopotmia foram os primeiros a se comunicar atravs de sinais e smbolos encontrados nas cavernas que datam de 3.500 a.C. Os egpcios, igualmente, deixaram em tmulos de seus reis e nobres, smbolos no ano 3.000 a.C. atravs dos quais se levantou a histria dessa desenvolvida civilizao. Na ndia, as gravaes datam de 2.500 a.C. O primeiro alfabeto surgiu em Cana, no ano de 1.400 a.C., dando origem aos alfabetos aramaico, hebreu, grego e, posteriormente, latino.

Alguns povos simplificaram sua escrita. Outros conservaram ideogramas e pictogramas. Alguns absorveram o alfabeto j existente em grupos sociais e o adaptaram, como o caso dos coreanos.

O meio e a cultura influenciaram o desenvolvimento da linguagem que no permanece esttica. Palavras e conjuntos de sinais utilizados pelo ser humano em sua comunicao mudam de significado com o passar do tempo e, enquanto palavras caem em desuso, surgem outras novas. Para isso, contribuem as transformaes sociais. O sentido das palavras varia, tambm dentro do texto. Por outro lado, elas podem ter relevncia transmitida pelos recursos chamados de figuras de linguagem ou estilo que do s redaes literrias maior vibrao e nfase, com transposio de idias e sentimentos para a escrita. So as figuras de construo ou sintaxe, figuras de pensamento e figuras de palavras ou tropos.

Segundo Othon Moacir Garcia (1998), aprender a escrever , em grande parte, aprender a pensar, aprender a encontrar idias e organiz-las. Assim como no possvel dar o que no se tem, no possvel transmitir o que a mente no criou ou apreendeu.

A linguagem adotada na escrita depender de vrios fatores, bem como do tipo de redao. Enquanto na redao literria se emprega uma forma mais livre de escrever, na tcnica e especializada existem manuais e regras especficas. Igualmente, na linguagem literria em prosa e verso h distines a serem feitas. Assim, um dilogo entre advogados no pode ser o mesmo que o verificado entre dois caboclos, dois operrios ou duas crianas. Ento, costuma-se distinguir a linguagem em coloquial ou afetuosa, regional e culta ou formal. Isso no significa que um nvel superior ao outro. Ela visa, sobretudo, a individualizar as personagens e, ainda, o receptor. Existe, evidentemente, a liberdade lingstica, mas o sucesso de quem escreve est na objetividade e clareza que permitem a comunicao com o maior nmero possvel de receptores.

Exemplos: Redao coloquial -

Conversa de txi: Sabe, a gente no entende nada de cotaes, mas vai aprendendo. D pra guardar um pouquinho. O senhor faz o qu? Sou marceneiro. O senhor joga sozinho na bolsa? No, tenho vinte companheiros. (Zero. Igncio de Loyola & and To). Redao culta:

A legislao da informao desenvolveu-se extraordinariamente sob a presso das descobertas cientficas, do progresso tcnico, do aperfeioamento dos estudos e pesquisas, das duas ltimas guerras mundiais, no curso de uma revoluo social que sublevou as classes, atingindo profundamente a estrutura social, abrindo novas portas para o futuro, com novas perspectivas de organizao dos povos.

(Lei de Informao. Freitas Nobre).

O Texto Tcnico

Os manuais didticos usados por alunos e professores no ensino fundamental e mdio, geralmente ensinam que h trs gneros principais de composio em prosa: a descrio, a narrao e a dissertao. a classificao tradicional que leva em conta a feio artstica dos textos. Seguindo esses moldes, os professores ensinam como fazer descries do pr-do-sol, da pessoa amada, narraes de passeios, festas e dissertaes sobre amizade, respeito e, ainda, alguns temas de atualidades. Tais prticas objetivam, quase sempre, revelar talentos literrios em alguns alunos. No entanto, para muitos que no sero futuros escritores, mas profissionais, essas prticas vo se revelar pouco teis.

Os futuros profissionais e tcnicos em geral tero de fazer outras espcies de textos dos quais nunca ouviram falar nas salas de aulas, como: descrio de peas e aparelhos, funcionamentos de mecanismos, de processos, experincias e pesquisas, redao de artigos cientficos, relatrios e teses, de manuais de instruo, de sumrios e resenhas cientficas etc. o que chamamos de redao tcnica.

A definio mais aceita de texto tcnico : qualquer espcie de linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos tcnicos ou cientficos e cujo estilo no deve ser diferente de outros tipos de composio. Em outras palavras, a linguagem tcnica corresponde a um uso especfico que se circunscreve numa dada rea scio-profissional.

Para a pesquisadora Margaret Norgaard (1959), o texto tcnico necessariamente objetivo quanto ao ponto de vista sem, no entanto, excluir opinies pessoais, crenas, filosofia de vida e dedues que, embora subjetivas, constituem parte integrante de qualquer redao. Assim, a objetividade do texto tcnico uma qualidade controlada, por um lado, por esquemas textuais e, por

outro, por mecanismos lingsticos que mais diretamente garantem a clareza das intenes de comunicao.

Na verdade, toda redao que deixe em segundo plano o carter artstico da frase, preocupandose com a objetividade, a eficcia e a exatido da comunicao, pode ser considerada como redao tcnica.

O texto tcnico tem sempre uma funo prtica: visa obter assentimento das pessoas, dar reforo para atitudes desejadas, provocar mudana de opinio ou de comportamento, dar orientao para novas aes, bem como subsidiar decises.

Consideramos textos tcnicos a redao oficial, a correspondncia comercial e bancria, os papis e documentos notariais e forenses, alm de formas de comunicao escrita de incontestvel valor cientfico. De acordo com sua especificidade, o texto tcnico caracteriza-se por indicar produtos, processos, procedimentos, operaes, materiais, instrumentos, agentes, produtores etc., tudo segundo esquemas textuais reconhecidos na rea.

A comunicao tcnica empresarial envolve situaes de comunicao interpessoal dentro e fora de uma organizao ou entre organizaes. Assim, o bom resultado da comunicao tcnica tambm fruto de um clculo das possveis reaes das pessoas, ou seja, das condies sob as quais a mensagem ser recebida.

Os tipos de textos de determinada rea caracterizam-se por uma organizao feita segundo esquemas mais ou menos rgidos, uma vez que esse procedimento no s abrevia o tempo de produo e de recepo da mensagem, como tambm controla a subjetividade do emissor. Ao esquema global, que define cada tipo de texto d-se o nome de superestrutura textual.

Alm da superestrutura textual, o vocabulrio e as escolhas sintticas tambm so particulares e contribuem para a objetividade da mensagem.

Nveis de Linguagem

Em qualquer sociedade, h variaes na linguagem.

Num primeiro plano, distingue-se a lngua escrita da lngua oral, modalidades que respeitam regras diferentes.

Observem-se os exemplos:

Lngua escrita: O presente processo foi aberto em 05.05.91, contra o contabilista Jos da Silva, por infrao ao artigo terceiro, incisos VI e VII do cdigo de tica Profissional do Contabilista.

Lngua oral: - Foi aberto, no dia 05 de maio, processo contra o Z da Silva. - Cdigo, Cdigo de tica. Artigo 3, Inciso dois e inciso sete.

Na lngua escrita, a expresso mais formal, j que as idias so explicitadas e concatenadas, de sorte a permitir a compreenso, estando ausentes os interlocutores.

Na lngua oral, dada presena dos interlocutores, so freqentes simplificaes, omisses e repeties, resolvidas na situao contextual.

Entretanto, em qualquer dessas modalidades h variaes. O grau de formalismo de uma carta de apresentao no o mesmo de um bilhete deixado para um amigo, da mesma forma que uma conversa com o chefe pode ser mais formal que uma conversa com um colega.

Num outro plano, observa-se variao de linguagem entre profissionais de diferentes reas. O discurso de um advogado difere do discurso de um mdico, seja pelo vocabulrio, seja pelos tipos de textos produzidos, seja mesmo pela sintaxe empregada.

Assim, o discurso do advogado tem particularidades que definem o jargo da rea, ou seja, o conjunto de palavras, de tipos de textos, de construes que so prprios desse grupo scioprofissional.

Embora existentes tambm nas relaes sintticas as variaes so mais salientes no nvel do vocabulrio.

Ainda preciso notar que h diferentes graus de formalismo. Um profissional pode valer-se de uma linguagem mais formal, quando apresenta um relatrio, por exemplo, e de uma linguagem menos formal quando transmite informaes internas no seu setor de trabalho.

So, pois, as circunstncias que determinam o grau de formalismo da linguagem.

Observe, a seguir, um exemplo de diferena de linguagem entre dois grupos profissionais distintos: Contabilista O contabilista foi autuado atravs do Auto de Representao n 333, lavrado em 05.05.90, por infrao ao artigo 21, alnea a do Decreto-lei n. 9.325/51, por elaborar as Demonstraes Contbeis da empresa JAS SA, encerrada em 31.12.89, sem a respectiva base contbil.

Jornalista: Contador autuado por desrespeitar a lei. Fez demonstraes da empresa JAS SA., encerrada em 31.12.89, sem nenhuma base contbil

Por razes polticas e sociais, define-se como lngua padro uma variante mais conservadora e de prestgio.

De maneira geral, a lngua escrita tem de respeitar as normas gramaticais da lngua padro.

bastante provvel que um texto redigido corretamente oferea mais facilidade de comunicao que um texto com erros.

A Organizao do Texto

Tanto nas expresses orais quanto escritas, observa-se a linearidade da lngua, manifestando um pensamento que nada tem de linear.

A eficcia da expresso do pensamento depende da seleo e organizao dos contedos pensados. imprescindvel observar a quantidade e a qualidade da informao, bem como o modo pelo qual ela veiculada.

O excesso ou a falta de informao podem decorrer tanto de problemas extra-fsicos, relacionados com falta de conhecimento especfico, quanto de problemas lingsticos, tais como falta de domnio das estruturas bsicas da lngua, de regras gramaticais e de organizao textual.

A Unidade Textual

Para a redao de um texto h sempre um planejamento que busca conciliar objetivo e superestrutura, isto , as intenes do autor e o esquema global que define o tipo de texto que vai ser utilizado.

Concorrem, tambm, para a eficcia de um texto, entre outros fatores, a conciso, a coerncia e a correo gramatical. Por conciso entende-se a quantidade de informao adequada aos objetivos do texto nem mais, nem menos. Conciso, portanto no se relaciona, obrigatoriamente, com texto curto. Por coerncia entende-se relacionamento unitrio e no contraditrio entre as ideias desenvolvidas no texto. Por correo gramatical entende-se o uso da lngua padro e, eventualmente, de padres do jargo da rea.

Aspecto fundamental, ainda, no texto tcnico profissional e de resto em qualquer texto a diagramao, ou seja, a disposio grfica das palavras no papel. Com efeito, um texto bem diagramado tem maior probabilidade de atingir bom ndice de comunicao.

Pode-se dizer que a produo de textos depende da articulao de conhecimentos prvios em vrios nveis: assunto, superestrutura e domnio gramatical.

O conhecimento prvio depende da experincia pessoal do redator que armazena em sua memria informao, ou um saber sobre vrios assuntos, sobre a superestrutura dos textos diante dos quais j se exps mais e sobre a gramtica da lngua.

fato que s se aprende a partir do que j se sabe logo a compreenso de um texto depende dos conhecimentos prvios armazenados na memria do leitor associados, naturalmente, percepo de pistas lingsticas presentes no texto e a habilidades de raciocnio do leitor.

10

Bom teste de compreenso o resumo. Com efeito, quando o leitor capaz de resumir em poucas palavras as informaes contidas num texto, sinal de que o compreendeu.

A reduo da informao se faz atravs da aplicao de regras do tipo: apagamento das informaes no relevantes para o contedo global do texto; generalizao de idias contidas no texto; construo de novos enunciados que permitam reunir vrias idias de forma compacta.

EXERCCIO

Aps a leitura de cada um dos textos a seguir, resuma-os em uma frase e identifique os fatores responsveis pela maior ou menor dificuldade de resumir. 1)TENTE LER ESTE ANNCIO DIRIGINDO Central de OUTDOOR

O anncio de revista rico em informaes. Pode dar toda a literatura necessria sobre um produto. Explicar o que , como funciona, a forma de pagamento, enfim, pode dar todos os detalhes tintim por tintim. Ele fantstico para um sujeito que dispe desse tempo que voc est tendo agora. Para folhear calmamente, lendo artigos e anncios. J no trnsito, para passar a mensagem a quem est passando, a o outdoor imbatvel. Ele rpido, telegrfico, gigante. timo para anncios institucionais ou promocionais de qualquer produto ou servio. O outdoor tambm apresenta um dos recalls mais elevados, dentro de uma relao custo/benefcio bem atraente Dependendo do produto e seu mercado, voc pode utilizar o outdoor para cercar o Brasil inteiro, um estado, uma cidade ou simplesmente um bairro. E vender tanto para o Brasil quanto para um bairro com a mesma eficincia, uma versatilidade que nenhum outro veculo tem. Alm do qu, o outdoor o seu ltimo apelo ao consumidor antes da compra. Porque ele est ali, na rua, bem prximo ao seu ponto de venda. E, voc h de concordar, num mercado to competitivo quanto o nosso isso pode ser decisivo. So detalhes como esse que voc, anunciante. no deixar de levar em conta na hora de programar sua mdia. Principalmente se voc quiser atingir um pblico como esse nosso, dirigido.

11

2) PROVA: A RAINHA DESTRONADA Veda Maria Alves Guimares

A prova, que durante muitos e muitos anos reinou absoluta como nico instrumento verificador da aprendizagem, est com seus dias contados. Como nico instrumento de verificao da aprendizagem, a prova se fortaleceu com as idias e ideais Positivistas aqui chegados no incio do sculo XX, exercendo grande influncia na Escola e na Educao Brasileira. Criando o mito de uma cincia neutra, livre de julgamentos de valor, o Positivismo prejudicou todo tipo de subjetividade. Anulando o pensamento subjetivo e o sentir, admitindo unicamente o critrio da verdade cientificamente provada, dos fatos positivos visveis, fez surgir a necessidade da prova objetiva, clara, mensurvel e quantificvel Como conseqncia, surgem as aulas em que o professor transfere o contedo que ele sabe. O aluno recebe-o pronto. Dentro desse cenrio a prova reina absoluta. Ela passa a ser a prova material do que aluno aprendeu. Ela o fim do processo. Exige um ritual, que passa pelo setor de digitao, xerox, funcionrios, professores e alunos. Modifica o cotidiano da escola alterando horrio e at espao fsico da sala de aula. Provas preparadas, aplicadas por outros professores que no os professores das turmas, eram sinnimos de qualidade de ensino. Instituiu-se a semana de prova, para resolver a questo administrativa em detrimento da pedaggica. Reina assim, de forma disciplinadora, traduzindo um modelo social conservador e autoritrio. A revoluo da informao afetou a maneira como vemos o mundo e como vivemos nele e, conseqentemente, a forma de conduzir o processo de aprendizagem do aluno. A nova pedagogia escolar est vinculada era do conhecimento e da informao, que exige a formao de um profissional com capacidades intelectuais e que seja capaz de utilizar conhecimentos cientficos e tecnolgicos de modo articulado, para resolver problemas da prtica social produtiva. Nesse novo contexto, o saber passa a ser condio estratgica para o aumento da produtividade. A escola precisa formar a conscincia crtica atravs de novos contedos, mtodos, espaos e atores pedaggicos, introduzindo novas formas de avaliao. A prova cai do seu pedestal, deixa de ter o poder absoluto e passa a ser apenas um dos instrumentos de avaliao. Desta forma, a avaliao resgata seu papel pedaggico de auxiliar da aprendizagem. A avaliao deve ser feita no processo para garantir a possibilidade da argumentao, elaborao e expresso do pensamento do aluno. Corno avaliar pessoas que pensam, que participam e argumentam? Eis uma questo metodolgica, poltica, social, filosfica e econmica.

12

3)GOLF. UM DOS MAIORES PRAZERES QUE VOC PODE TER Anncio da Wolkswagen

O Golf um carro que d prazer em dirigir. Prazer em trocar as marchas, prazer em acelerar, prazer em sentir a maciez de um banco milimetricamente ajustado, prazer em tudo. Por isso, o Golf to desejado. Pense bem, todo mundo quer Ter nas mos um carro com design moderno e motor de alto desempenho. Um carro que tem itens de srie como direo hidrulica, freio a disco nas 4 rodas e duplo airbag full size. Mais os opcionais: faris com ajuste eletrnico, ar-condicionado eletrnico, entre outros. Experimente o Golf. E no estranhe se voc se sentir seduzido por um carro. Voc no o nico.

4) POESIA CURA Antonio Olinto

Uma tradio altamente sofisticada, de origem africana, afirma simplesmente que a poesia tem poder de curar. Ler poemas em voz alta, ou em silncio, poderia curar doenas e aplacar aflies. Creio que, mais uma vez, com sua profunda intuio, os africanos acertaram. E, tal como Picasso mudou a rota de sua obra visual depois de haver descoberto a arte africana, tambm o teria feito Claudel, na poesia, ao perceber e dizer que a poesia pode salvar o homem, no sentido amplamente religioso da palavra salvao. Andei aflorando o assunto no livro A interveno da verdade e no romance Trono de vidro, certo de que o essencial e ir o escritor sempre alm da rotina em busca de uma viso do mundo que vena o tempo. O escritor rotineiro manuseia, com maior ou menor habilidade contra ou a favor, tanto faz os elementos comuns da palavra, do estilo, do ritmo, e consegue, ou no, provocar emoo, alegria, pesar, comiserao. Pode, com isto, firmar nome no setor, entrar em antologias, ganhar

prmios, circular nos meios intelectualizados, mas ficar sempre na fmbria de todo um universo. Para nele obter ingresso precisar de um nascimento, um renascimento, uma renascena, um amplo despertar. Sendo um erro no comeo, tambm a poesia um salto no escuro em busca da salvao e da restaurao. O estar em busca se constitui no centro mesmo dessa atitude ao mesmo tempo violenta, primitiva, primria e terminal do homem diante da sombra.

Zora e eu temos um casal de poetas de nossa amizade, cidados de velho pas da Europa. Chamemo-los de Artur e Maria. H meia dzia d anos teve Artur um derrame. Entrou em coma

profundo. Maria comeou a ler poemas, dele e dela, para o corpo estendido na cama. Houve protesto de mdicos: No faa isto. Deixe-o em paz. Maria perguntava: Est morto? Um mdico informou:

13

como um pedao de couve ou de alface. Tem vida vegetal. Maria continuou lendo poemas. Um ms. Dois. Trs. De vez em quando os olhos estremeciam, como que se abriam, e Maria continuava lendo. Ao fim de trs meses, o poeta abriu realmente os olhos, pousou-os em Maria e exercitou, com as mos, os movimentos da vida. Maria continuou lendo poemas para Artur que, muito devagar, ao longo de semanas, recuperou seus movimentos, reaprendeu a falar, cada veia do corpo adquirindo seu fluir de significados.

Zora e eu visitamos Artur e Maria depois dessa ressurreio. Ali estava a realidade viva da poesia como portadora da salvao. E da sade. Esse milagre da poesia me ficou no corpo e na alma com tal fora que, tempos depois, coloquei a histria de Maria num poema chamado Maria Lia.

Na realidade, o tempo nos adoece, entra nos elementos perecveis da natureza do homem e abala o mais fundo alicerce do que somos e pensamos e agimos e sentimos e amamos. Num de pro fundis permanentemente repetido, cada habitante do tempo lana u mrito na direo de quem possa estar acima do tempo e do desespero: mesmo na certeza de que Ele esteja realmente l, o que temos de mais perto para nos salvar a poesia. E, numa compreenso do credo potico de Claudel, convenome de que poesia orao e orao poesia.

5) Os selvagens herdeiros da elite Revista poca- fev2000

O estudante Bruno Salles de Moraes, de 17 anos, foi selvagemente atacado por colegas de escola no incio de fevereiro. Sofreu traumatismo craniano e deslocamento da mandbula. A surra aconteceu na porta do Colgio Cassiano Ricardo, escola particular da elite de So Jos dos Campos. A briga teve motivo banal: um esbarro entre os adolescentes no intervalo das aulas. Na sada, Bruno levou um soco na nuca e caiu desmaiado no cho. Ainda recebeu chutes na boca e na cabea. Meu filho foi triturado, disse Flvia Salles de Moraes, bisneta do presidente Manoel de Campos Salles, que governou o Brasil h exatos 100 anos. Trs dos quatro agressores estudam no colgio, uma franquia da rede Anglo Vestibulares. Todos so menores de idade. Segundo a direo do Cassiano Ricardo, dois agressores evitaram um processo disciplinar e deixaram a escola por iniciativa prpria. A polcia abriu inqurito. Se forem declarados culpados, os adolescentes podem amargar uma temporada na FEBEM.

6)Quero te encontrar Claudinho e Bochecha

14

Quando voc vem pra passar o fim de semana. Eu finjo estar tudo bem, mesmo duro ou com grana que voc ignora tudo o que eu fao Depois vai embora, desatando os nossos laos.

Quero te encontrar Quero te amar Voc pra mim tudo Minha terra, meu cu, meu mar.

muita ousadia ter que percorrer O pas inteiro para achar voc Mas tudo o que fao em um bom motivo Linda, eu te amo, vem fiar comigo Estou alucinado com o seu olhar Vou aonde for at te encontrar Eu te amo demais Voc minha paz Faz amor gostoso, de novo comigo, faz...

7) Voc desmaia quando v sangue? Tem gente que morre porque no v!

Casa do Hemoflico do Rio de Janeiro

8)Velho, s se for com gelo Josias de Souza Folha de So Paulo

Foi do dia para a noite. Assim mesmo, num estalo repentino. Sbito, o pas descobriu que tem velhos. Ou, por outra, lembrou-se de que os havia esquecido em depsitos absurdos, s vezes ftidos. H os que, acometidos por variados tipos de molstias, da esclerose ao cncer, morrem, suprema ironia, de morte to simples quanto banais. Ora a diarria, ora a desnutrio.

15

No filme de terror que estamos exibindo ao mundo nos ltimos meses, o Brasil muda freneticamente de semblante. H pouco tempo, tinha a cara dos mortos de Caruaru. Ganhou na cena seguinte fisionomia dos corpos de Eldorado do Carajs. Agora, o pas tem a cara dos velhos da Santa Genoveva (que nome para uma cassa de horrores!). E o que h por trs dessa nova cara? J se disse que h escassez de verbas para a Sade. J se afirmou tambm que h pilantragem dos donos da clnica. Mas faltou dizer o principal. Sim faltou o essencial. Por trs de mais essa face triste de nossa realidade, h o descaso abjeto d Brasil por seus velhos. Vivemos sob o ritmo da novidade, no embalo da pressa. Encontramos tempo para falar no celular, para ver a novela compacta da Globo, at para reformar uma Constituio que ainda engatinha. S no achamos tempo para os velhos. E no imagine que a chaga do abandono atazana apenas os velhos de famlias pobres ou remediadas. No, no. Tambm o velhote de famlia rica oscila, feito alma pena, entre a amargura e o abandono. A diferena que, em vez de ser depositado nos corredores de uma clnica com nome de santa, ganha a companhia remunerada de enfermeiras. No Brasil de hoje, embriagado com tantos problemas sociais, o nico velho que tem o seu valor reconhecido o escocs de 12 anos. Os outros, ah, os outros. Ou jazem mortos, ou aguardam a sua vez.

A leitura desses textos mostra que fundamental, para a compreenso, que haja alguns conhecimentos de mundo que sejam compartilhados entre o autor do texto e o leitor.

A acumulao de informaes na memria depende, tambm, das informaes j estocadas.

Assim, para adquirir novos conhecimentos e compreender o que se l, parte-se sempre de alguns conhecimentos preexistentes, despertados na memria do leitor pelos smbolos grficos.

Tambm a lngua, com seu conjunto de palavras e regras combinatrias, faz parte do conhecimento do leitor. Quanto maior for o conhecimento estocado, mais fcil se torna a tarefa de ler.

o conhecimento estocado que permite, no nvel da frase, prever ou no o aparecimento de certas idias ou palavras. Diligenciamos na Escola de Segundo Grau Jos da Silva, onde colhemos

Exemplos: informaes de que"...

16

Fomos Escola de Segundo Grau Jos da Silva, onde colhemos informaes de que"... Da mesma forma, a presena de um verbo do tipo lanar aciona no contexto profissional do contabilista o esquema registrar algo em algum lugar, lugar contbil, evidentemente. O funcionrio lanou, com todo o cuidado que a situao exigia, a

Exemplo:

nota fiscal no Livro de Registro.

Fora do contexto profissional, pode acionar outros esquemas. O meio-campista lanou, com muita fora e vontade, a bola para o

Exemplo:

atacante marcar o gol..

A quebra de expectativa pode dificultar a leitura, pois o conhecimento prvio que o leitor tem de funcionrio que lana algo ou de meio-campista que lana bola vai, de certa maneira, montando a compreenso do enunciado.

Ora, se o leitor se vale de conhecimentos do mundo biossocial e de conhecimento lingsticos para a compreenso do texto, o redator tem de cuidar de cada idia e construo, para que seu texto, de fato, comunique.

A Unidade Pargrafo

Pargrafo a unidade do texto, composta de um ou mais perodos, reunidos em torno de idias intimamente relacionadas.

Na prtica, identificam-se os pargrafos por recursos visuais: espao de entrada junto margem esquerda, ou linha em branco na passagem de um para outro.

No h normas rgidas para a paragrafao. De fato, o autor do texto at pode valer-se da paragrafao para marcar sua intencionalidade.

17

Embora no seja possvel estabelecer a extenso de um pargrafo, nem mesmo de um pargrafo padro, a observao mostra que a eficcia de um texto tcnico est muito relacionada com a presena de pargrafos no muito longos.

No que se refere estrutura, o pargrafo padro organiza-se como um minitexto, no qual h introduo, desenvolvimento e concluso.

O pargrafo que se inicia por um tpico frasal oferece maior legibilidade, uma vez que o tpico funciona como uma espcie de matriz capaz de desencadear as idias subseqentes.

Veja o exemplo a seguir: Pagar um tratamento mdico tornou-se um grande problema para a classe mdia. Hoje muitas pessoas esto sendo obrigadas a adiar tratamentos mdicos porque no dispem de dinheiro sequer para o depsito exigido numa internao. Nos melhores hospitais do pas, no se faz uma internao por menos de setecentos reais. Os hospitais que sempre atenderam a populao que podia pagar comeam a sentir uma reduo na demanda, ao mesmo tempo em que cresce a parcela de pagamentos feitos atravs de convnios ou seguros de sade.

Na prtica, so freqentes os pargrafos nos quais faltam introduo, ou concluso, ou ambas.

Pargrafo sem concluso: Os relatrios emitidos por auditores independentes variam de amplitude, forma e contedo, de acordo com a natureza do exame executado, do alcance dos procedimentos efetuados, dos fins a que se destinam os relatrios e, principalmente, de acordo com as concluses a que chegou o auditor em decorrncia de seu exame dos registros e respectivas demonstraes contbeis. -.

Pargrafo sem introduo e sem concluso:

18

A angstia que domina os brasileiros decorre, em grande parte, da percepo de estarmos num beco sem sada, verdadeira armadilha em que para fugir do drago da inflao camos no atoleiro da estagnao.

Esse tipo de construo freqente nos pargrafos curtos, que, por sua vez, constitui uma das caractersticas do texto tcnico.

Como no texto tcnico prioritria a clareza e a objetividade, costumeiramente, so tambm utilizados recursos de topicalizao que facilitam a paragrafao do texto.

19

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS

Seria bom que os Manuais de Procedimentos fossem sempre escritos em equipe, refletindo assim o pensamento de toda a organizao. claro que a organizao inteira no pode parar para escrever seus procedimentos, mas estes podem ser divididos em captulos ou sees por rea de atividade ou assunto geral. Assim, grupos de pessoas que lidam com um determinado assunto ou trabalham em uma dada rea de atividade podem reunir-se para a redao dos procedimentos. Mesmo assim, o processo pode tornar-se muito longo se houver muitas pessoas que entendam do assunto tratado por certo procedimento. De um lado, portanto, queremos um trabalho em equipe e de outro queremos ser rpidos e objetivos.

Sugere-se, portanto, adotar alguns dos seguintes passos para a elaborao dos procedimentos. 1. O responsvel pela oficializao do procedimento (aquele que vai aprov-lo) analisa, entre os integrantes do grupo que pratica ou vai praticar o procedimento, aqueles que renem condies para redigir um bom procedimento. Algumas qualidades destas pessoas podem ser lembradas: conhecimento do assunto; sucesso na prtica do procedimento informal j existente; uma certa referncia entre os membros do grupo; facilidade de expresso; discernimento para descobrir o que precisa e o que no precisa ser escrito; conhecimentos suficientes da nossa lngua. Se for o caso, o aprovador pode at obter modelos de procedimentos, normas tcnicas correlatas e outros documentos que possam facilitar a redao dos procedimentos desejados. Isto particularmente necessrio no caso de procedimentos de trabalho de uma instalao nova.

2. Deve existir um arcabouo normativo interno, ainda que extremamente simples, para que os procedimentos no fiquem muito diferentes entre os diversos departamentos da organizao. Em alguns lugares este arcabouo chamado norma zero. Pode existir tambm um consultor interno para examinar a correo gramatical da redao. Isto pode ser questionvel se o nvel dos redatores for bom neste aspecto e se o porte da organizao for pequeno.

3. O procedimento pode ser escrito por uma ou duas pessoas, refletindo o consenso destes redatores. Se muitas pessoas o redigirem, o trabalho pode demorar muito e no mundo de hoje preciso agir rpido e bem. Resulta ento o primeiro rascunho ou edio preliminar.

4. O primeiro rascunho pode sofrer logo uma reviso por parte de uma pessoa diferente, que examinar a propriedade da linguagem usada, inclusive a parte gramatical. Entendemos que a

20

reviso gramatical deve ser logo feita porque um rascunho claro e correto, alm de mais fcil de ser entendido, tambm didtico para os que o lerem.

5. Agora vem o trabalho da equipe, propriamente dito: o rascunho deve ser apreciado pelo grupo que pratica ou praticar o que for escrito. Seguindo critrios que o aprovador definir, o documento deve ser submetido ao exame e sugestes dos que fazem parte do grupo. Esta fase pode ser mais ou menos demorada dependendo do regime de trabalho do grupo. Se o trabalho for realizado em turno, parece bvio que todos os grupos de turno devem opinar. De qualquer forma, conveniente que seja marcado um prazo de trmino das sugestes. Mesmo que o prazo no seja grande, deve-se lembrar ao grupo que todo documento que reflete um procedimento de trabalho pode ser revisado a qualquer momento, devendo somente haver um processo regular para a realizao destas revises, a forma devida para apresentao dos pedidos e a maneira de aprovlas. O aprovador deve incentivar as sugestes nesta fase inicial e as revises sero incentivadas numa fase mais madura da vida do procedimento, como forma de validar o esforo despendido. Deve-se lembrar do que o mestre Kaoru Ishikawa disse a respeito dos procedimentos de trabalho: se um procedimento de trabalho no tiver revises a cada seis meses (por exemplo), ou ele no est sendo usado ou ele no mais necessrio.

6. Depois de colhidas as sugestes, o grupo redator as examina, adotando-as ou no e dando uma resposta ao apresentador da sugesto. O segundo rascunho ento submetido aprovao do responsvel.

7. Aps a aprovao o documento numerado e publicado dentro do sistema de divulgao adotado pela organizao.

Finalmente, preciso lembrar que no basta ter procedimentos bem escritos: preciso praticlos e para isto necessrio treinar e educar os usurios.

NORMAS E PROCEDIMENTOS De forma geral, um sistema de normas e procedimentos deve estar voltado para os seguintes objetivos: Promover uniformidade no entendimento, harmonia de desempenho e unidade de ao;

21

Estabelecer bases adequadas para o controle das atividades e um nvel de referncia para a anlise e o ajustamento das diretrizes, da organizao e dos procedimentos aprovados; Preservar a experincia da organizao, evitando a repetio de erros e o esforo desnecessrio na soluo de problemas anteriormente resolvidos; Proteger os interesses da Empresa, atravs da Qualidade de bens e servios; Facilitar o treinamento de pessoal para as novas tarefas, especialmente em fases de expanso ou de mudanas da natureza das operaes; Preservar a segurana de pessoas e bens; Uniformizar os meios de expresso; Auxiliar na avaliao da performance das unidades ou indivduos que compem a organizao; Facilitar a implantao de novas unidades operacionais ou administrativas, garantindo a unidade de ao caracterstica do restante da empresa. FORMATO NDICE: facilita o entendimento e a leitura da norma. OBJETIVO: dispe a respeito do propsito do contedo da norma e deve indicar a finalidade da norma de modo preciso. APLICAO: determina as reas envolvidas com a execuo e acompanhamento do processo enfocado. RESPONSABILIDADES: Define atribuies e autoridade para cada uma das reas envolvidas. DEFINIES: padroniza a terminologia bsica a ser adotada na norma e que dever ser difundida entre os usurios. CONTEDO: estabelece regras e procedimentos a serem seguidos na operacionalizao do processo; ANEXOS: Fluxogramas e modelos de todos os documentos e formulrios a serem utilizados no processo.

TIPOS DE NORMAS

Procedimento: aquela que fixa condies para a elaborao de documentos em geral; o emprego de materiais e produtos industriais; certos aspectos de transaes comerciais e a execuo de clculos, projetos, obras, servios e instalaes. Classificao: aquela que ordena, designa e/ou subdivide um assunto;

22

Simbologia: aquela que estabelece as convenes grficas para materiais, equipamentos, sistemas ou partes de sistemas. Visa uniformizar a apresentao de esquemas de montagem, circuitos, fluxogramas, processos industriais, de modo a torn-los de compreenso universal; Terminologia: aquela que define, relaciona e/ou d valor aos termos tcnicos empregados em determinados campos de atividade, para uniformizar a linguagem. Mtodo de Ensaio: estabelece a maneira que deve ser observada na execuo de testes ou ensaios que identifiquem as caractersticas, condies ou requisitos exigidos de materiais equipamentos.

Padronizao: aquela que uniformiza as condies a serem satisfeitas por um determinado elemento de construo, material, aparelho ou equipamentos como, por exemplo, formato, peso, cor ou outros requisitos, com a finalidade de restringir a variedade. Especificao: aquela que especifica as condies de aceitao de materiais e equipamentos, como tubos, chapas, produtos qumicos, entre outros.

ALGUMAS PRTICAS RECOMENDADAS PARA A ELABORAO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

1. Construir frases na ordem direta; 2. Preferir frases curtas e se possvel afirmativas para facilitar o entendimento; 3. Usar preferencialmente o verbo no presente do indicativo. No caso da descrio de etapas de um processo, usar o infinitivo (numerar, mexer, usar), colocando-o no incio da frase; 4. Numerar cada ao, respeitando sua sequncia de execuo; 5. Priorizar instrues de segurana; 6. Utilizar sempre que possvel os termos tcnicos j definidos anteriormente; 7. Fazer uso do estilo impessoal, evitando o emprego de pronomes de primeira pessoa, como eu, ns, meu, nosso; 8. Evitar o uso de abreviaturas e siglas, que s se justificam quando as palavras ou expresses correspondentes aparecerem muito repetidamente. Se isso ocorrer, na primeira vez que for empregada, o significado deve vir logo a seguir, separado por hfens; 9. Numerar os itens (primrios, secundrios, tercirios e quaternrios) com algarismos arbicos, colocando a numerao junto margem esquerda. No usar ponto, parnteses ou

23

hfen aps essa numerao e dar um espaamento correspondente a duas letras antes da primeira letra seguinte; 10. Escrever os ttulos dos itens primrios (captulos) em letras maisculas; 11. Evitar o uso de estrangeirismos e grias; 12. Evitar o emprego de etc. Seu significado deve ser sempre explicado (Ex.: ouro, prata e outros metais preciosos); 13. Usar repetidamente o substantivo, em vez do pronome, mesmo com o prejuzo da elegncia do texto.

ERROS COMUNS EM PROCEDIMENTOS

1. Redigir mal o objetivo, enfatizando o porqu da tarefa. Deve-se enfatizar o porqu do documento; 2. Empregar o verbo no futuro: dever entregar... poder fazer... Usar preferencialmente o verbo no presente do indicativo (nos pargrafos). No caso da descrio de etapas de um processo, numa enumerao, usar o infinitivo (numerar, mexer, usar), colocando-o no incio da frase. Alm disso, no texto de um procedimento no deve aparecer verbo como o dever. Isso ocorre no texto da norma; 3. Colocar palavras inespecficas na descrio. Ex.: ... deve identificar adequadamente o documento. (Adequadamente, como?) Essa forma encontrada em normas, que so mais gerais, para que sejam adaptadas realidade de cada empresa ou departamento; 4. Numerar pargrafos. Um pargrafo uma subdiviso no numerada de uma seo ou subseo. S devem ser numeradas as sees (captulos) e subsees; 5. Numerar uma subseo sem haver outra subseo no captulo. (Ex.: Abrir subseo 4.1 no captulo 4 se no houver 4.2); 6. Numerar os itens de uma enumerao. Cada termo deve vir precedido de um trao ou de uma letra minscula seguida de parnteses. Havendo necessidade de mais subdivises de um item da numerao, usam-se nmeros arbicos seguidos de parnteses. Alm disso, os itens enumerados devem vir precedidos de frase introdutria. Veja o exemplo: As vibraes do aparelho podem ter as seguintes causas: desbalanceamento dos elementos rotativos; deformao na estrutura; falta de estabilidade dos mancais; cargas aerodinmicas.

7. Usar linguagem no condizente com a cultura da organizao. (muito difcil ou no usual);

24

8. Construir frases na ordem inversa. (So os processos mantidos por, no mnimo, 18 meses em arquivo morto. Em vez de: Os processos so mantidos por 18 meses no mnimo...); 9. Exagerar no uso de maisculas, negritos, sublinhas para chamar a ateno do leitor; 10. Usar estrangeirismos desnecessariamente; 11. Numerar os anexos. Devem ser usadas letras (Anexo A, B, C...); 12. Usar nomes comerciais ou termos arcaicos ou coloquiais; 13. Usar estilo pessoal, empregando verbos ou pronomes de primeira pessoa (meu, eu,...);

EXERCCIO

REVISO DO RASCUNHO DE UM PROCEDIMENTO Veja um exemplo tirado do manual de redao de procedimentos de uma empresa do setor de plsticos. Aponte as inadequaes que encontrar.

25

Cdigo EMPRESA XYZ PROCEDIMENTO Data da Ver. Pg. 01/02 TTULO: Elaborao de Procedimentos Operacionais 1. OBJETIVO: Definir os procedimentos adequados redao de POs

2. APLICABILIDADE: Toda empresa

3. REFERNCIAS NORMATIVAS Redao e apresentao de Normas Brasileiras - Diretiva parte 3 - ABNT/ISO/IEC: 1995 Diretivas para redao e apresentao de Normas MERCOSUL 4. DESCRIO DO PROCEDIMENTO 4.1 Definies Gerais:

4.1.1 Iniciao: Um Procedimento Operacional (PO) deve ser redigido sempre que houver um requisito de descrever a maneira apropriada de realizar uma tarefa ou srie de tarefas que sejam necessrias para atingir um objetivo desejado. 4.1.2 Redator do rascunho: O rascunho de um PO deve ser escrito pela pessoa que realiza as

tarefas envolvidas ou por alguma pessoa com profundo conhecimento daquelas tarefas. No necessrio que o redator do rascunho seja especialista em redao. 4.1.3 Revisores: Pessoas apropriadas que sero solicitadas a analisar os rascunhos, fornecer

seus comentrios e aprovao ou reprovao. 4.1.4 Formato: desejvel, porm no necessrio, que os rascunhos sejam escritos de

acordo com o formato usado neste documento. Alternativamente, o rascunho pode ser apresentado, em qualquer formato razovel. 4.2 4.2.1 Redao do rascunho. Contedo: o PO deve conter informaes pertinentes sobre o que trata o procedimento,

por que necessrio, quando e onde ele usado e quem deve segui-lo. 4.2.2 Preencha as sees iniciais:

4.2.2.1 OBJETIVO: (por que o procedimento necessrio.). 4.2.2.2 APLICAO: (quando e onde ele deve ser usado.).

EMPRESA XYZ

PROCEDIMENTO

Cdigo Data da Verificao Pg. 02/02

26

4.2.2.3 RESPONSABILIDADE: (Quem usar o procedimento) 4.2.3 4.2.4 Redija em linguagem simples e objetiva. Comece cada seo com os pontos mais importantes. Use itens para os detalhes Escreva frases apenas para informao sob o ttulo NOTA. Sequencia: Tente listar tarefas e/ou procedimentos secundrios na ordem de sua

necessrios em seguida aos pontos importantes. Use subitens para outros detalhes, etc. 4.2.5 4.2.6 execuo. 4.2.7 Detalhe: D apenas os detalhes necessrios para descrever o objetivo. (Entretanto,

lembre-se de que os POs sero usados para auxiliar o treinamento de novos empregados e como material de referncia em geral.). 4.2.7.1 Se uma tarefa ou srie de tarefas ou procedimentos secundrios tiverem que ser executados para atingir o objetivo, suficiente dar a relao deles. Se alguma das tarefas ou procedimentos secundrios TIVEREM QUE SER EXECUTADOS DE MODO DEFINIDO, ento os detalhes necessrios devem ser fornecidos. 4.2.7.2 Se o PROCEDIMENTO OPERACIONAL ficar sobrecarregado com detalhes e necessitar mais de 3 ou 4 pginas, pode ser desejvel redigir POs separados para as tarefas ou procedimentos secundrios maiores. Faa no texto a referncia a estes POs pertinentes pelo seu nome e nmero. CUIDADO: No separe as rotinas em POs menores se isto tornar os procedimentos mais difceis de serem entendidos. 4.2.8 Use o modo imperativo nas instrues. (Em outras palavras, transmita a ideia de que

voc est dizendo a algum como fazer alguma coisa.). 4.2.9 Faa referncia a todos os formulrios, folhas de registros e outros documentos usados

no procedimento pelo seu nome e nmero. 4.3 Leia o rascunho. Imagine-se uma pessoa sem conhecimento anterior do assunto.

Pergunte a voc mesmo se voc entenderia o PROCEDIMENTO do modo com que foi escrito. Em caso contrrio, faa as modificaes necessrias.

Elaborao:

Aprovao:

27

EXERCCIO 2 - REDAO DE UM PROCEDIMENTO

Imagine como poderia ser redigido um procedimento cujo ttulo fosse "Recrutamento e Seleo de pessoal".

LEITURA

CONSCINCIA DE SUA MISSO

Frequentemente, eu me pergunto: O que cada um de ns est fazendo neste planeta? Se a vida for somente tentar aproveitar o mximo possvel as horas e minutos, esse filme bobo.

Tenho certeza de que existe um sentido melhor em tudo o que vemos. Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente dois motivos: evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor.

Todos os nossos bens na verdade no so nossos. Somos apenas as nossas almas e devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos d para aprimorarmos como pessoas. Portanto, lembre que os seus fracassos so sempre os melhores professores e nos momentos difceis que as pessoas precisam encontrar uma razo maior para continuar em frente.

As nossas aes, especialmente quando temos de nos superar, fazem de ns pessoas melhores. A nossa capacidade de resistir s tentaes, aos desnimos para continuar o caminho que nos torna pessoas especiais.

Ningum veio a essa vida com a misso de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor. Ganhar dinheiro e alimentar-se faz parte da vida, mas, no pode ser a razo da vida.

Tenho certeza que pessoas como Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcut, Irm Dulce, Betinho e tantas outras annimas, que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, no estavam motivadas pela ideia de ganhar dinheiro.

O que move essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, a no desistir nunca? A resposta uma s: a conscincia de sua misso nesta vida. Quando voc tem a conscincia de que atravs do seu trabalho voc est realizando sua misso voc desenvolve uma fora extra, capaz de lev-lo ao cume da montanha mais alta do planeta.

28

Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existncia pensando que acumular bens materiais o objetivo da vida. E quando chega ao final do caminho percebe que o caixo no tem gavetas e que ela s vai poder levar o bem que fez s pessoas.

Se voc tem estado angustiado sem motivo aparente est a, um aviso para parar e refletir sobre o seu estilo de vida. Escute a sua alma: Ela tem a orientao sobre a qual caminho seguir.

Tudo na vida um convite para o avano e a conquista de valores, na harmonia e na glria do bem. A CARTA (Roberto Shinyashiki)

A carta comercial um documento de correspondncia externa muito utilizada como meio de comunicao formal entre duas empresas ou entre uma empresa e uma pessoa (ou vice-versa), com o objetivo de iniciar, manter ou encerrar transaes. a mais importante das modalidades de correspondncia comercial, devendo acompanhar a constante modernizao das empresas e, nessa adaptao, refletir a imagem, o grau de atualizao e eficincia de seus autores e remetentes.

Tanto o estilo quanto a esttica so reveladores das virtudes ou defeitos daqueles que se utilizam dessa forma de comunicao. Sobretudo numa poca de excelncia e qualidade mxima, a ordem evitar erros, combater falhas. Portanto, devem-se cultivar as qualidades do estilo correo, clareza, conciso, coerncia, preciso, objetividade, originalidade, sntese etc. e eliminar os defeitos mais comprometedores: prolixidade, ambiguidades, vulgaridade, excessos, frases-feitas, chaves,

subjetivismos, distores da realidade, imprecises, erros ortogrficos e de concordncia, obscuridade, confuso e contradies.

O tempo e a pacincia so preciosos para quem escreve e tambm para quem l. Assim, planeje essa atividade: organize as ideias num breve roteiro ou esquema, antes de comear a redigir. Examine a lgica, a coerncia dos elementos, procure a sequencia cronolgica dos fatos e, na hora de escrever, adicione correo gramatical. Evite tambm gria ou termos que indiquem intimidade. Use, portanto, linguagem correta, precisa e natural.

29

A redao de uma carta comercial de boa qualidade baseia-se em dois aspectos essenciais: o que dizer e como dizer.

O que dizer, isto , o contedo, evidentemente determinado por um fato concreto que gera a necessidade de se redigir a carta (ex.: reclamao a respeito de um produto recebido).

O como dizer exige do redator certa dose de sensibilidade, porque indispensvel adequar o tom da linguagem finalidade a que se destina a carta. No se usa, por exemplo, o mesmo tom quando se cobra um bom cliente que ocasionalmente atrasou um pagamento e quando se cobra um mau cliente que, depois de vrias cobranas, continua simplesmente ignorando o fato.

Antes de redigir, deve-se: ter um objetivo em mente; colocar-se no lugar do receptor; ter informaes suficientes sobre o assunto; planejar a estrutura da comunicao a ser feita; selecionar fatos e no opinies; prestar informaes precisas; e responder a todas as perguntas feitas anteriormente pelo destinatrio.

ESTRUTURA ESQUEMTICA DA CARTA

A composio da carta comercial permite algumas variaes quanto distribuio dos pargrafos e ao posicionamento de seus elementos. A distribuio a seguir, por ser uma sugesto, possibilita adaptaes em funo das circunstncias concretas de uso, da extenso da carta e do senso esttico do redator.

30

(Logomarca/ Logotipo

ndice/Controle (se for o caso)

Local e data

Destinatrio

Assunto: Referncia (Ref.):

Invocao (Prezado Senhor:)

Abertura T E X T O Fecho (Atenciosamente,) Desenvolvimento

Assinatura(s) Funo/Cargo

Anexos (se for o caso)

ABERTURAS E FECHOS MAIS COMUNS

Nas cartas comerciais, as frases de abertura e de fecho do texto so muito variadas. O importante que sejam simples (sem palavras inteis), educadas e adequadas ao destinatrio. Dependendo do contedo da carta, so usuais, entre tantas outras, as seguintes aberturas: que... Comunicamos a V.S. que... Atendendo ao seu pedido n. ... Em resposta sua solicitao (ou pedido, carta etc), temos a informar

31

Recebemos sua carta, na qual V.S. ... Solicitamos de V.S. providncias ... do conhecimento de V.S. que ...

Para ser prtico e objetivo, o fecho de uma carta deve ser sempre uma palavra ou expresso de curta extenso. Veja algumas possibilidades: Respeitosamente, (muito formal) Atenciosamente, (formal) Cordialmente, (informal) Gratos, Saudaes, Um abrao,

Estes dois ltimos tm sido bastante encontrados em finais de mensagens enviadas pelo correio eletrnico. No se usam mais as expresses Sem mais para o momento e protestos de elevada estima e considerao. Devem ser evitados, tambm, no corpo da carta, os seguintes chaves: Acusamos o recebimento... No aguardo de... Sua carta datada de... Ao seu inteiro dispor... Recebemos... Esperamos... Sua carta de... Ao dispor...

prefira prefira prefira prefira

EXERCCIO

Corrija o que for necessrio:

So Paulo, 25 de maio de 2.000.

Ilmo Senhor Joo da Penha

32

Gerente Comercial Imperial Comrcio e Indstria Rua Vasco da Gama, 486, Macei (AL)

Prezado Senhor:

A meses, solicitou-nos V.S. o obsquio de verificar a possibilidade de instalar-se com seus escritrios nesta cidade, temendo, entretanto, a dificuldade de encontrar imvel em condies de abrigar todo o imenso plantel de funcionrios dessa empresa.

Realmente no nos foi fcil atender solicitao de V.S e quase nos deixvamos tomar de igual temor.

Entretanto, h poucos dias foi-nos oferecido um imvel cujas condies nos parecem de acordo com as necessidades de sua empresa.

Trata-se de um prdio de fins exclusivamente comerciais, situado Av. Ademar Figueira, com previso de entrega para novembro deste ano.

Ocupa rea total de 5200 metros quadrados, sendo 3360 destinados aos escritrios em 14 pavimentos corridos, servidos por trs elevadores automticos e salo de 580 metros quadrados, dispondo ainda de 55 vagas para veculos em subsolo e em pavimento elevado.

O preo do imvel de 300 mil reais, podendo, em contraproposta, ser arbitrado o financiamento de parte desse montante.

Gostaramos de que V.S se pronunciasse com a maior urgncia, pois temos opo de compra at o dia 20 deste ms, da qual abrimos mo em seu favor com o maior prazer.

Sempre pronto para melhores informaes caso se faa mister, subscrevemo-nos muito atenciosamente.

Modesto Rodrigues Diretor Comercial.

33

OFCIO Embora teoricamente carta comercial e ofcio sejam tratados como tipos de textos diferentes, na prtica, os limites entre esses documentos no se fazem muito claros.

Historicamente, ofcio o documento enviado a rgos oficiais e se caracteriza como correspondncia destinada a superior hierrquico. Na prtica, o ofcio mantm esses traos originais. Em contrapartida, a carta comercial no pressupe distines hierrquicas e atende a diferentes graus de formalismo.

A definio da quantidade de informao que deve conter uma carta ou um ofcio tarefa muito importante do emissor. De qualquer forma, o que importa valer-se da palavra justa: nem mais nem menos que o necessrio para informar.

A qualidade da informao diz respeito pertinncia dos informes contidos no texto. Evidentemente, o emissor do documento, pelo conhecimento do assunto, capaz de definir a pertinncia das informaes frente ao contexto situacional.

Convm observar que emissor e receptor compartilham conhecimentos de mundo, razo pela qual algumas informaes podem ser suprimidas sem nenhum problema. O princpio que comanda a explicitao ou no da informao o princpio de cooperao, presente na interlocuo.

As partes do ofcio so as seguintes: cabealho; nmero de ordem com local e data; as iniciais do autor e de quem datilografou; destinatrio; corpo; fecho; assinatura e cargo do remetente; destinatrio, cargo. Vejamos o exemplo:

34

DIRETRIO ACADMICO SACADURA CABRAL Presidncia

N 02/96 CA/JB

So Jos do rio Preto, 10 de maio de 2000.

Senhor Diretor:

De acordo com as conversaes que mantivemos com esta Diretoria, cuja deciso a respeito de uma srie de conferncias que programamos nos foi favorvel, solicitamos sejam suspensas as aulas nos dias 12 e 13 de corrente, para os alunos que se interessarem por palestras que versam sobre Ecologia e Meio Ambiente. 2. Durante esses dias, o D.A. Sacadura Cabral promover tais conferncias, proferidas

pelos mais renomados especialistas no assunto. 3. As palestras se realizaro no anfiteatro da faculdade, com incio previsto para as 21 horas.

Agradecemos a ateno dispensada

Cordiais saudaes

Alfredo Camargo Presidente

Ao Senhor Dimas da Cruz Penteado DD Diretor da Faculdade de Agronomia. Em mos

CIRCULAR

A circular comunicao reproduzida em vias de igual teor e expedida a diferentes receptores: pessoas, rgos ou entidades. Sua funo : dar cincia de leis, decretos, portarias, resolues, editais; transmitir avisos, ordens, pedidos ou instrues. Vejamos um exemplo:

35

Circular n 19-96 Senhor Gerente:

Determino, para os fins necessrios, que V.S oriente os funcionrios de seu departamento para que encaminhem, em carter sigiloso, Presidncia, todos os documentos referentes a cadastros e informaes pessoais de nossos clientes preferenciais. Dever V.S manter controle do fluxo de tais documentos, remetendo-os acompanhados de relatrios dirios Vice-Presidncia Estratgica.

So Paulo, 26 de novembro de 1999.

lvio Cunha dos Santos Presidente

MEMORANDO

O memorando muito usado como forma de correspondncia entre departamentos e gerncias de diversos setores da empresa.

O assunto normalmente focalizado em um memorando aquele que j foi tratado anteriormente ou aquela informao de menor importncia ou menos cerimoniosa, alm de avisos e assuntos breves.

Como em toda comunicao, a mensagem do memorando deve conter os elementos essenciais para que o interlocutor possa decodific-lo de imediato e tomar as providncias cabveis..

So elementos do memorando: nmero; cabealho (nome da empresa, geralmente impresso, data, local, nome do ideia central as razes que deram causa ao memorando; recomendaes;

emissor, do receptor e referncia);

36

objetivo a inteno que inspira o seu autor; assinatura e cargo do emitente

SINTTICOS DO BRASIL S.A. Rua Santo Amaro, 72 Tel. 4333-9999 So Jos dos Campos

Mem.77 De: Presidncia Referncia: Dispensa de servio S.Jos dos Campos, 01 de junho de 2000. Para: Chefes de Departamento e Supervisores

Devero chegar a nossa cidade, O Sr. Morris West, presidente do maior consrcio de mquinas industriais e aparelhos de preciso dos Estados Unidos o que muita honra nos traz a fim de proferir, no grandioso salo do nosso Clube, trs palestras, nas quais apresentar novssimos modelos de mquinas que, pelas informaes a ns chegadas recentemente, so da maior relevncia para a nossa empresa. Dada a indiscutvel importncia e magnitude do evento, ficam V.S.as designadas a comparecer quelas palestras, sendo dispensados do ponto nos dias 11, 12 e 13 do ms em curso, a fim de se inteirarem de todos os aspectos que ali forem abordados e verificarem no s a capacidade operacional do referido maquinrio alm do consumo, produo, mo de obra, custo, prazo de entrega, etc. de inteno desta Presidncia substituir o nosso atual maquinrio por outro mais consentneo com as nossos atuais necessidade e igualmente mais rentvel. Solicito-lhes ainda relatrio minucioso e bem redigido sobre o que observarem, seus prprios pareceres e, se possvel, a anexao de prospectos.

Alberto Campos Presidente

37

REQUERIMENTO

Requerimento um documento encaminhado a uma autoridade ou a um rgo pblico para solicitar algo a que se julga ter direito legal. um canal de comunicao usual utilizado para requerer inscrio em concurso pblico, matrcula ou transferncia em escolas, vistorias e aprovao de prdios, registros de contratos, entre outros. O requerimento usado tambm para muitos casos de solicitao a entidades privadas, como, por exemplo, escolas particulares (principalmente cursos superiores).

Vejamos a forma e o contedo de um requerimento:

Invocao (Senhor Diretor da Faculdade... ou Exmo. Senhor Prefeito de...).

(deixar 8 espaos duplos para que se coloque a deciso - deferido ou indeferido e outras providncias)

Nome do requerente, nacionalidade, estado civil, profisso, nmero de RG, CPF e outros (dependendo da finalidade do documento), endereo e o pedido (requer ...)

(3 espaos) Fecho (Nestes termos, pede deferimento/ Aguarda deferimento/) Local e data

Assinatura

RELATRIO TCNICO o documento que objetiva fornecer informaes a quem precisa ser informado, de maneira mais til e conveniente. Na empresa, a todo o momento, estamos recebendo relatrios, alguns mais rotineiros, outros menos, alguns mais formais, outros mais informais.

Os chamados rotineiros, cuja finalidade dar informaes no menor tempo possvel, so frequentemente impressos e fornecidos pela empresa. Antes de preench-los, importante ler com ateno o formulrio.

38

J os relatrios no rotineiros, por no virem impressos, causam maior trabalho na elaborao. Alm disso, costumam ser mais formais, devendo-se obedecer a uma estrutura, que embora no seja fixa deve conter alguns itens bsicos, tais como Introduo, Sumrio, Desenvolvimento, Concluses, Recomendaes e Anexos.

Antes de iniciar a redao do relatrio, devemos ter em mente que deveremos responder a algumas perguntas-chave: o qu?, a quem?, como?, com que propsito?, quando?, onde? (5W1H). Quanto mais completas forem as respostas a essas perguntas maiores so as possibilidades de atingir os objetivos propostos para o trabalho. Os relatrios podem ser redigidos com diferentes finalidades: registrar trabalho executado, apresentar informaes e fornecer recomendaes para tomada de decises, informar outros membros da organizao sobre ocorrncias e investigaes, dentre outras. Com isso, h vrios tipos de relatrios, tais como: de estudo ou pesquisa - para relatar experincias, estgios, pesquisas; econmicos ou financeiros - para cobrana, informaes bancrias,

contbeis, dentre outras; administrativos - para sindicncia, auditorias e outros assuntos

administrativos; de atividades: para visitas, viagens, produo, trabalho; de ocorrncias: para manuteno, acidentes.

A apresentao final dessa estrutura pode seguir a sugesto abaixo, sendo possvel alter-la de acordo com as necessidades especficas, incluindo ou excluindo itens da lista.

ESTRUTURA

Embora haja variaes, comum encontrar o seguinte esquema para estruturar um relatrio:

Introduo, onde constam ttulo, autor, instituio responsvel, local e data.

Nessa parte deve estar tambm o objetivo do documento e o assunto que vai ser relatado. Sumrio, que constitui um resumo do relatrio nos seus aspectos mais

importantes. O resumo facilita a leitura, pois traz em poucas linhas o assunto, as concluses e as recomendaes principais do relatrio. Deve ser redigido depois que o relatrio j estiver pronto;

39

Desenvolvimento, que o corpo do relatrio, onde so apresentadas as

ideias, os fatos, em ordem lgica e com detalhe, na sequencia correta dos passos. Quando muito extenso, o desenvolvimento deve ser dividido em subttulos, de modo a simplificar a leitura. Concluses, em que h uma anlise final sobre o assunto tratado. Devem

apresentar-se de forma didtica, podendo trazer tabelas, grficos, diagramas, a fim de reduzir a matria escrita.

Recomendaes: constituem sugestes de aes a serem tomadas. So as

solues decorrentes das analises feitas na fase anterior. Devem ser claras, objetivas e de preferncia com argumentos que as suportem. Anexos, em que so apresentados grficos, quadros, tabelas, diagramas,

mapas, ilustraes, por ter-se optado por coloc-los ao final em vez de apresent-los no corpo.

Numerao do relatrio

As partes do relatrio devem receber uma numerao que facilite a sua leitura e que possibilite mencionar qualquer uma de suas partes atravs de nmeros. Assim: Numerao decimal: I - TTULO GERAL DO CAPTULO (em maisculas e alinhadas esquerda) 1. - TTULO SECUNDRIO (em maisculas e alinhadas esquerda) 1.1 Subttulos (em minsculas e alinhadas esquerda) 1.2 Subttulo 2 TTULO SECUNDRIO 2.1 Subttulo 2.1.1 Subttulo secundrio 2.1.2 Subttulo secundrio

40

LEITURA: RELATRIOS DE QUALIDADE (baseado em texto de W. E. Norquist). Relatrios so muito teis, no s para a descrio ou relato de algum evento, experincia, mas porque eles devem ser feitos para COMUNICAR alguma coisa e, se forem bem feitos, transmitem uma mensagem de "marketing" das atividades do rgo ou funo que os elaboram. Por isso, os relatrios precisam ser eficazes ao mximo e para tal devem ser breves e diretos, com um bom sumrio ou resumo. Os relatrios precisam ser confiveis. inadmissvel um relatrio de qualidade conter erros numricos que possam invalidar concluses ou falsear informaes. Os relatrios perdem seu significado se forem inexatos. Neste ponto importante observar que a exatido da linguagem tambm importante. Para um leitor culto, um relatrio mal escrito no tem a mesma credibilidade de um texto conciso, preciso e correto. A reviso final do relatrio imprescindvel para que se obtenha a exatido desejada. Procure julgar se as concluses do relatrio tm sentido. Se no houver erros, mas se alguns resultados forem incomuns ou inesperados, eles devem ser explicados. Tente colocar-se no lugar dos leitores na hora de elaborar grficos e tabelas. Grficos cumulativos tendem a serem interpretados erroneamente. Faa o possvel para que os dados apresentados sejam claros e inequvocos. Evite tambm expresses que no sejam bem conhecidas dos possveis usurios do trabalho. Use sentenas curtas e simples. Um relatrio eficaz combina uma pgina de resumo ou comentrios com a pgina de histrico. Se for o caso, divida o grfico original em perodos coerentes com os que foram citados no texto e a cada novo perodo, o grfico cresce, ajudando assim o leitor a atualizar-se sem precisar consultar arquivos ou pginas anteriores. Os relatrios devem ser entregues no prazo. Isto bvio, mas em alguns casos, bom combinar o prazo com as datas de eventos em que o relatrio seja importante. Se o prazo para entrega for uma sexta-feira, mas se voc souber que seu relatrio poder ser til na quinta, prefervel entregar o relatrio na quarta-feira! O conceito de prazo aqui no apenas numrico. a convenincia do usurio que dita qualidade. A redao de relatrios de resoluo de problemas pode ser delicada. O problema pode ser fcil de resolver, mas a comunicao do resultado pode envolver pessoas. Por isto, bom que este tipo de relatrio seja escrito por um pequeno grupo, do qual faam parte supervisores e, se possvel, um ou outro empregado executante. Discrio e correo tica so ingredientes indispensveis na elaborao e divulgao do relatrio.

Relatrios de justificativa de oramento tambm exigem muita habilidade dos redatores. Por isto, o envolvimento de mais de um setor da organizao que venha a ter benefcios com as compras propostas pode ser interessante. A "venda" da ideia passa a ser feita com muito mais fora.

41

Finalmente, deve-se lembrar de que um documento escrito um meio de demonstrar a habilidade profissional. Textos excessivamente tcnicos no ajudam a demonstr-la. Porm, a comunicao efetiva, baseada no conhecimento do assunto e de quem vai l-la, tem maior probabilidade de conseguir o resultado desejado. ATA OU NOTAS DE REUNIO

o resumo escrito dos fatos, ocorrncias, resolues e decises de uma reunio.

Esses documentos so importantes registros que encerram o histrico das entidades, pois retratam fielmente suas atividades.

EXERCCIO

Imagine o que pode ter ocorrido na primeira reunio do Comit da Qualidade de uma empresa de cosmticos e preencha a ata abaixo:

42

EMPRESA XYZ

ATA DE REUNIO 01/2000

Comit Qualidade

da

Data: Pgina: 01/02

Distribuio de Cpias: Participantes do Comit da Qualidade, Direo da Empresa

PARTICIPANTES NOME CARGO REA ONE TELEF

As sunto:

I tem 0 1

Descrio e concluses nsvel

Respo razo

0 2

0 3

Prxima reunio: Local:

Local da Reunio:

Redigida por

43

FLUXOGRAMA Os fluxogramas so uma ferramenta bastante interessante para descrever processos e identificar desvios que ocorrem em um processo. A maneira mais fcil de entender um processo desenhar uma figura que o descreva e justamente isto que os fluxogramas se propem a fazer.

Fluxogramas consistem na representao grfica de todos os passos de um processo, obedecendo a sequencia lgica das etapas. Existem smbolos j consagrados para o incio, fim, fases do processo e para as etapas em que devem ser tomadas decises (representadas por uma pergunta com duas, ou eventualmente trs, alternativas de resposta). Na verdade, no h uma forma certa, ou errada, de mostrar uma etapa do processo. O teste real de um fluxograma ocorre quando seu usurio o entende... ou no!

Os textos que devem figurar nestes grficos devem ser simples e objetivos. Eles devem mostrar, sem possibilidade de erro, aquilo que se faz em cada fase, sem descer a pormenores. Desta forma, os textos lanados nos fluxogramas precisam ser claros e corretos e todas as pessoas que deles se utilizarem devem entend-lo.

Quando um fluxograma se tornar muito pesado, ele pode ser dividido, tendo-se o cuidado de indicar os pontos de conexo com outras partes do fluxo atravs de crculos numerados.

Julgamos importante que as informaes contidas em um fluxograma retratem bem o processo ou deem as relaes dos procedimentos usados em cada fase. Para no haver perda de clareza, estes textos no devem conter abreviaturas, a no serem aquelas mais bvias e devem evitar o uso de jarges que impeam a plena compreenso de seu sentido. Na verdade, os fluxogramas so ferramentas muito interessantes para o treinamento das pessoas que executaro um determinado procedimento.

Equipes encarregadas de solucionar problemas geralmente usam fluxogramas para mostrar a sequencia de operaes usadas na prtica e compar-la com a sequencia terica. H consultores que defendem a confeco de dois tipos de fluxogramas: o primeiro serve para mostrar as etapas maiores de um processo - o macrofluxo; o segundo tipo dedicado aos detalhes de cada parte do processo - o fluxograma detalhado propriamente dito. bvio que o primeiro auxilia a compreenso global do processo e o segundo serve para mostrar as tarefas individuais do processo e seu encadeamento.

44

H algumas perguntas que ajudam muito na elaborao de um fluxograma. Dentre elas citamos: 1. De onde vem a matria-prima (ou servio)? 2. Como esta matria-prima (ou servio) chega at nosso processo? 3. Quem toma as decises eventualmente necessrias? 4. Que acontece se a deciso for "SIM"? 5. Que acontece se a deciso for "NO"? 6. H alguma coisa que tem que ser feita aps a tomada de deciso? 7. Para onde vai o produto deste processo? 8. Que ensaios ou testes so feitos no produto? 9. Que acontece se o resultado do teste ou ensaio estiver fora das tolerncias?

Fluxogramas devem:

1. Indicar com clareza os contornos do processo e suas fases; 2. Indicar com clareza as alternativas que podem acontecer e o rumo a tomar em cada caso; 3. Utilizar smbolos e convenes simples e objetivas; 4. Ter textos inequvocos.

45

Veja abaixo um exemplo de fluxograma, que poderia ser enquadrado na categoria dos "macrofluxos", j que no detalha as operaes indicadas.

46

COMUNICAO ORAL

Definio de Comunicao: Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de mtodos e/ou processos convencionados, quer atravs da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou smbolos, quer de aparelhamento tcnico especializado, sonoro e/ou visual. Dicionrio Aurlio

A mensagem recebida por esses meios. O conjunto de conhecimentos relativos comunicao, ou que tem implicaes com ela, ministrado nas respectivas faculdades. A capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. Exposio oral ou escrita sobre determinado assunto. As bases para a comunicao 1A situao est propicia para a comunicao? Identificamos isto atravs dos sinais no verbais o olhar a porta de entrada. 2Ao se dirigir a pessoa voc definiu que o momento de se comunicar aquele ou

recebeu sinais de que a pessoa desejava falar-lhe.

Tipos bsicos de comunicao

- Verbal, onde a mensagem constituda pela palavra. Comunicao oral e escrita, a oral atravs de conversas diversas, ordens, pedidos, etc. e a escrita, bilhetes, cartazes, livros folhetos etc.

- No verbal que envolve gestos, olhar, postura corporal, desenhos e fatores conscientes e inconscientes.

Feedback

As ideias podem ser expressas de diversas formas, porem temos que escolher a melhor maneira de atingirmos o ouvintes. Provavelmente utilizaremos a lngua portuguesa, com o nosso sotaque e tudo quilo que adquirimos como pessoas durante a vida. A comunicao est estabelecida quando alguma coisa em comum existe entre o emissor e o receptor. Neste contexto, o feedback (ouvir a si prprio) torna-se importante. Atravs dele ns observamos o que estamos dizendo, corrigindo detalhes, articulao etc. Definindo, so mensagens ou sinais analisados pelo falante enquanto a mensagem dita.

47

Comunicao oral e higiene vocal

A voz

A voz existe desde que nascemos, quando choramos, gritamos, rimos observamos que ela est presente. A comunicao oral feita atravs da nossa voz. A voz produzida na laringe. O ar que sai dos pulmes vibra o nosso rgo de fonao que a laringe, dentro da laringe temos as pregas vocais (e no cordas vocais) que vibram junto com toda a laringe e produz os sons. Em seguida os sons so articulados na boca e nos ressonadores produzindo a fala. As pregas vocais se afastam quando ns respiramos e se aproximam quando falamos. A voz o resultado de duas foras: a mioelstica e a aerodinmica, a primeira refere-se fora muscular da laringe e a segundo relaciona-se com a fora do ar que sai dos pulmes. A comunicao oral o resultado de todo este trabalho do nosso corpo, mais especificamente da nossa laringe. Os sons produzidos pelas pregas vocais passam pelo que chamamos de cavidades de ressonncia (como se fosse um amplificador dos sons).

HIGIENE VOCAL

A higiene vocal definida como normas bsicas que nos auxiliam a preservar a sade da nossa voz e ainda prevenir o aparecimento de problemas e doenas. Fumo, drogas, lcool, hbitos vocais inadequados, alergias, ar condicionado, temperatura, alimentao, roupas, alteraes hormonais e certos esportes so fatores que influenciam no desempenho da nossa voz.

Fumo: irrita as pregas vocais e todo o sistema respiratrio; lcool: irrita todo o sistema fonador, e ao contrrio do que se pensa no melhora a

voz (somente se tem a sensao de melhora);


-

Drogas: alm de irritar o sistema respiratrio, afetam tambm o sistema nervoso

central (afeta a fluncia verbal e articulao);


-

Alergias: as pessoas alrgicas esto propcios a possurem problemas vocais

(bronquite, asma, faringite etc);


-

Hbitos vocais inadequados: pigarrear, gritar, tossir, limpar a garganta causam

problemas vocais, principalmente pelo atrito que estes hbitos causam entre as pregas vocais;.
-

Ar condicionado: agride as pregas vocais pois diminui-se a umidade do ar quando

o aparelho est sendo utilizado;


-

Temperatura: os choques trmicos podem causar problemas vocais;

48

Alimentao: alimentos pesados e com muitos condimentos dificultam o trabalho

do diafragma, este essencial para a respirao;


-

Roupas: estas devem ser leves e confortveis, devem proporcionar uma livre

movimentao corporal.
-

Alteraes hormonais: os hormnios influenciam diretamente na nossa voz, alguns

problemas vocais podem ocorrer ao ingerir produtos que contenham hormnios. Na menopausa e na menstruao relativamente comum aparecerem problemas vocais.

Assim sendo, seguindo recomendaes bsicas a comunicao melhorada, e os problemas vocais so prevenidos:

Orientaes bsicas

Evitar a ingesto de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso; Respire de modo natural, No gritar; Deixe ar reserva; Evitar o pigarro; Beba gua Articule bem as palavras, para ser mais facilmente entendido; Esteja sempre atento a possveis sintomas da voz (abafamento, falhas, dores na

garganta, cansao vocal, etc);


-

O volume de voz mais adequado o que no exige esforo da sua laringe;

Para os que usam bastante a voz:

Devem fazer um controle vocal anual, pois a sua atuao profissional depende de

uma voz saudvel. Este controle deve ser feito, pois, estes representam a categoria profissional com maiores riscos de desenvolver problemas de voz, particularmente chamados calos vocais (ndulos). importante ressaltar que qualquer persistncia de problemas vocais

imprescindvel a procura de um Mdico Otorrinolaringologista e de um Fonoaudilogo.

49

IMPOSTAO VOCAL E POSTURA CORPORAL

A comunicao corporal, a propriocepo e relaxamento. Segundo o dicionrio Aurlio Impostao: emitir a voz de modo correto e dar estilo a apresentao.

Fatores que influenciam o uso da linguagem e da comunicao:

1-

Fatores fsicos: alteraes fsicas causam prejuzos no desenvolvimento da

linguagem. Crianas que no ouvem bem, ou com atraso cognitivo. 2Fatores socioculturais: o meio influencia o desenvolvimento da linguagem, a

linguagem aprendida e norteada pelo meio. Cada comunidade pode variar e terem formas prprias de comunicao. Neste tpico, fatores como lnguas diferentes, grias, sotaques, expresses so importantes no desenvolvimento da linguagem das pessoas. O modo como o indivduo usa a linguagem nos permite descobrir de onde ele seu nvel cultural e socioeconmico. 3Fatores emocionais: a fala um meio de socializao comum, porm atravs dela

que a personalidade se expressa. Algum seguro, lder nato tem um tipo de fala; j o tmido e recatado possui outra maneira de se expressar. A linguagem revela a personalidade uma resposta ao estmulo total do mundo. Assim sendo ela pode ser mudada. Fatores que facilitam a comunicao

Atitude comunicativa e motivo: o fato de se aproximar de algum por motivos diversos, o meio em que se demonstra a abertura para iniciar o ato comunicativo; como a expresso facial, as roupas ou os gestos. A atitude permeada pelo alvo: hora e local corretos. Processo comunicativo

A comunicao se d por estabelecida quando o ouvinte entende o falante. Lembrando sempre que o falante no processo comunicativo tambm ouvinte e vice-versa. O feedback importantssimo para a anlise do que se fala, sua compreenso e sua argumentao. O feedback possui um efeito regulador importantssimo, pois agimos na informao,onde ajustamos o nosso comportamento enquanto nos comunicamos.

50

IMPOSTAO VOCAL

Fundamentos bsicos

- Comunicao do corpo: os gestos que usamos a postura do nosso corpo, entretanto no nos esqueamos das diferenas culturais e temporais. Ex: V da vitria. Os exageros comunicativos, gestuais e vocais acabam por afastar os indivduos dos objetivos da comunicao.

Dinmica: transmitir uma noticia trgica com muitos gestos e uma alegre com poucos. Faa a relao de alguns amigos e classifique-os segundo a sua postura: inseguro, intelectua, enftico, envolvente, irritante, empolado, submisso, simplrio, artificial, charmoso. Como voc se julga e o que mudar?

A importncia da atitude mental

A nossa mente domina o nosso corpo, suas reaes e suas aes. A dinmica da fruta demonstra como ocorre este domnio.

Propriocepo: conhecimento do individuo sobre si o seu corpo e seu funcionamento. - Respeitar o seu ritmo vital imprescindvel tirar um tempo para se conhecer, meditar sobre as coisas torna-se importante para as pessoas descobrirem onde o seu limite e at onde deve ir... As pessoas sabem muito sobre muita coisa e no sabem nada sobre si mesmos. A inteno disto proporcionar um autoconhecimento melhor e mais abrangente.

Dinmica: 2 minutos de silncio relembrando coisas boas do dia

Como se auto-conhecer 12345Descobrindo onde esto as minhas tenses: em casa 10 minutos. No se mexa, fique parado controlando a respirao Retire todos os adereos: anis, relgios, culos. Mova os ps, as mos e a cabea. Anote no papel o que observou

O que tenso? a rigidez, estendido com fora.

51

Dinmica: sentado descubra seus pontos de tenso Amasse um papel com muita fora e jogue no amiguinho Relaxamento: um termo do latim que significa repousar, soltar, descansar.

a soltura dos msculos, nervos sem tencionar. No dormir, relaxar, descontrair, estar atento, porm no rgido. Importante para a comunicao: a tenso localizada aumenta os riscos para problemas vocais e de comunicao.

Quando aprendemos a relaxar as atividades fsicas e mentais tornam-se menos desgastantes. Benefcios do relaxamento

1234-

DIMINUIO DA DEGENERAO MUSCULAR AUMENTO DA REGENERAO DURANTE O SONO E O DESCANSO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE MENTAL MELHORA DA SADE E AUMENTA A QUALIDADE DE VIDA

Passos do relaxamento

Idem aos dos pontos de tenso, porm relaxando as partes do corpo. Trabalhando a tenso

A prtica do relaxamento tem o objetivo de eliminar as tenses encontradas.

a. b. c. d. e. f. g. h. i.

Relembre uma msica que voc gosta muito (lenta) Relembre um momento inesquecvel (feliz) Oua os sons do ambiente a sua volta, porm no se envolva com eles. Respire fundo puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca Relaxar em posio de cocheiro Esticar os braos para cima e descer Ombros: girar os ombros Pescoo: cotovelos, girar etc. Beber gua lentamente

52

Exerccios prticos:

Quando acordar:

- Ao acordar esticar o corpo na cama - Bocejar e espreguiar esticando o corpo - Respire fundo 4 vezes

RESPIRAO

a funo pela qual os organismos vivos absorvem oxignio e expele gs carbnico, esta obedece algumas fases importantes:

1- Inspirao: quando o ar entra 2- Expirao: quando o ar sai 3- Pausa: o tempo entre a inspirao e a expirao

TCNICAS DE RESPIRAO PARA COMUNICAO ORAL

Regras da respirao

1- No erguer os ombros 2- No fazer barulhos 3- Deixar ar reserva 4- Utilizar a respirao ideal Respirao ideal nasal O nariz foi feito para ser usado, portanto, respire pelo nariz! Exerccio Expire pelo nariz e solte o ar pela boca. Expire pelo nariz e solte pelo nariz. Expire pelo nariz, faa uma pausa e solte pela boca. Expire pelo nariz, faa uma pausa e solte pelo nariz.

53

Acrscimo de dgitos mentais

Expire pelo nariz, faa uma pausa, conte 1/2 e solte pela boca. Expire pelo nariz, faa uma pausa, conte 1/2/3 e solte pela boca. Etc.

Associando a gestos

Expire pelo nariz, faa uma pausa e solte pela boca. (erga o braos), (mantenha-o parado) (desa os braos).

VOZ E ARTICULAO

A voz algo intransfervel, como se fosse a nossa identidade. E como a usamos determinante para que as pessoas saibam, ou se lembrem de quem ns somos.

Para que a voz seja entendida devemos entender que alguns fatores so determinantes para sua formao e sonoridade:

1- Aspectos fsicos: o tamanho, a anatomia, as texturas internas tudo influencia no som de nossa voz. 2- Aspectos emocionais: a voz reflete o que somos. 3- Aspectos culturais: a voz demonstra onde estamos e o que fazemos Atributos do som e da voz:

1- Altura: se o som grave ou agudo 2- Qualidade vocal: a viso geral da voz e uma soma de seus atributos e aspectos (no fique triste, lembre-se, no existe timbre e sim qualidade vocal). 3- Intensidade: refere-se fora do som, ou seja, se ele forte ou fraco.

Melhorando a altura do som

- Vamos fazer uma voz bem grave (tipo Cid Moreira) e depois uma bem aguda (tipo Kelly Key) Exerccio- faa sons voclicos na altura desejada baixo, mdio, alto.

Melhorando a intensidade do som

54

- fale como se algum estivesse prximo, depois mdia distancia e depois longe. Exerccio leia um texto aumentando e diminuindo a intensidade vocal

Melhorando a qualidade e a projeo: - exerccio faa o trrr (vibrando a lngua) - exerccio faa o chhh (mandando fazer silncio) TCNICAS DE ARTICULAO PARA BOA COMUNICAO ORAL

A articulao determina a inteligibilidade ou no do contedo da fala. Quando nos referimos articulao estamos dizendo a respeito do modo como os sons esto sendo produzidos e se estes sons esto sendo trabalhados corretamente nos rgos articuladores e ressonadores.

Entendendo os sons: (quem no foi aula danou)

O quadro de sons da nossa lngua

M P B

N T D F

NH K G S J CH

V L r

Z LH R

grupos [r] e [l]

- TREINANDO A ARTICULAO

Lembre-se somente olhar o quadro e montar o seu prprio exerccio, pode ser na horizontal, na vertical, em duplas, em trios etc. Por exemplo, pataca/peteque/pitiqui/potoco/putucu, Rarala, rerele, Ririli, Rorolo, Rurulu etc.

55

VENCENDO O MEDO DE FALAR EM PBLICO

Por que falar bem?

- Por que a comunicao o mais eficaz recurso de marketing pessoal e persuaso - Todos lucram com uma boa comunicao os que ouvem e os que falam, nos ajuda a executar as tarefas de um modo mais correto e eficaz, com isso ganhamos tempo e dinheiro. Os nossos afazeres sero mais proveitosos se feitos de um modo bem transmitido. Informao mal dada deve ser dada novamente, perde se muito com isso. - O mundo de hoje exige uma fala objetivo e eficiente. - Quanto mais crescemos profissionalmente mais precisamos da comunicao eficaz. As vezes uma carreira promissora se perde por falta de comunicao objetiva. - Uma boa fala melhora a qualidade de vida: proporciona um melhor relacionamento com as pessoas. LUGARES QUE NECESSITAMOS DA PALAVRA

Reunies Exposies Palestras Aulas Solenidades Apresentaes Despedidas Comcios Orientaes a funcionrios Seminrios Conversas com amigos, Se defender, atacar. Falar ao telefone Paquera Etc

56

Importncia da prtica

Falar na frente dos outros importantssimo, se arriscar... levantar a mo... perguntar... dar opinies... etc. Lembrem-se grande a diferena entre ser covarde e ter medo...

O medo todos tem, porm a covardia que nos separa dos que tem sucesso. Medo algo normal, o que no pode ser normal sermos covardes, no encararmos as dificuldades de frente. aquele que tem desculpas para tudo porem no justifica nada. Desenvolvendo a confiana

Frases importantes: O MEDO DERROTA MAIOR NMERO DE PESSOAS DO QUE QUALQUER OUTRA COISA NO MUNDO O MEDO O FILHO BASTARDO DA IGNORNCIA

O seu ponto forte deve ser utilizado, a sua marca deve ser utilizada, porm o seu ponto fraco deve ser trabalhado:

- no ocupar os ltimos lugares de uma reunio ou palestra - d aulas voluntrias - fale na igreja - opine nas reunies - pergunte - existem muitos desafios que voc pode tentar encarar O MEDO DE FALAR Em pesquisa realizada nos EUA constatou-se que o medo de falar em pblico foi o primeiro mais citado pelas pessoas, depois o medo de altura, depois o de insetos, medo do desemprego e da morte.

57

SOBRE O MEDO DE FALAR EM PBLICO

1- Medo de falar normal 2- O medo deve ser nosso aliado nervosismo normal 3- Muitos que esto acostumados a falar em publico admitem jamais perder o nervosismo e o medo 4- A falta de prtica nos limita... temos que falar mais em pblico.

COMO O MEDO E A INSEGURANA SE MANIFESTAM

um mecanismo de defesa. Efeitos na comunicao: a voz sai tremula e falha, a perna fica bamba, a boca fica seca, os gestos se descontrolam, a velocidade da fala muda.

Por que sentimos medo de falar em pblico?

Primeiramente devemos entender que queremos fazer o melhor, com sucesso e com elogios. Ningum quer ser escorraado. Assim a possibilidade de dar errado, de nos prejudicar desencadeia em ns o famoso: mmmmmmmeeeeeeeeeedddddddddoooooooooooo (uuuuuuuuuu)

Vamos aprender algumas coisas que nos auxilia a perder o medo:

PREPARAO

Devemos entrar numa batalha, preparados e devidamente armados para no sermos surpreendidos.

Faa um bom planejamento e uma boa preparao, da no haver grandes problemas.

58

1- No decore os textos ou falas: a fala deve se misturar com os seus sentimentos e no com a cabea somente: se entusiasmar e se libertar so importantes passos para se falar bem 3- Ordene sua fala antecipadamente: medite sobre os temas a serem falados, anote as ideias, se programe. 4- Treine com conhecidos o que vai dizer 5- Firme-se na importncia daquilo que ir dizer, ou melhor, acredite em voc mesmo como o que eu falarei ajudar as pessoas? 6- Evite pensamentos negativos 7- Pense positivo seja humilde 8- Aja com firmeza seja corajoso e aja como corajoso; Imagine que esto devendo algo pra voc

INICIO

Fale de um assunto que voc conhea

Temas comuns

Primeiros anos de vida, famlia, infncia, escola, como chegou a esta profisso, como foi o caminho trilhado, seus sonhos, passatempos, recreao, trabalho, micos, gafes, coisas estranhas, algo que voc estudou bastante. Acredite no que est falando... se empolgue pelo seu tema... inflame seu crebro

COMEANDO

Limite seu assunto

Utilize o tempo que tem para desenvolver o assunto

59

Por exemplo, em 5 minutos em vez de desenvolver 10 temas desenvolva 2. Quanto mais tempo, mais podemos desenvolver os pontos propostos.

Desenvolva a reserva

Procure mais por aquele tema que ir ser desenvolvido. Motivos: o enfoque muda... uma pergunta exige mudanas... algum j falou sobre isso, vire e revire o seu crebro.

D exemplos, conte histrias.

Exemplificar, criar imagens vividas faz com que o auditrio se interesse. Oferea entretenimento... exemplos pessoais so importantes.

Conte a histria de duas pessoas que conheceu

D nome aos bois

Introduza nomes, identificaes aquilo que est sendo falado.

Detalhe

Acrescente detalhes, (no em excesso) irrigue sua fala com detalhes para prender a ateno.

Quando? Onde? Quem? O que? Por qu?

Dramatize

Se possvel acrescente dilogos ao que voc est falando, use artifcios como voz, gestos para prender a ateno.

Demonstre o que quer

60

Estudiosos dizem que 85% das pessoas guardam mais impresses visuais, da a influencia da televiso. Se pergunte como podemos acrescentar detalhes visuais em nossas palestras.

Crie imagens

Faa que a imaginao da plateia surja. Seja especfico e definido.

61

COMO PREPARAR-SE PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

A primeira atitude de quem est procura de uma nova colocao profissional trabalhar sua autoestima. Se no gostamos de ns mesmos, como esperar que outras pessoas gostem? Se no nos orgulhamos do que fazemos, como esperar que algum se orgulhe? Se no admiramos os nossos prprios empreendimentos, quem ir admirar? Se eu no acredito em mim mesmo e nas minhas capacidades, quem ir acreditar? Ao desejarmos algo, fruto dos nossos sonhos de realizao, sucesso, prestgio, fundamental acreditarmos na nossa prpria capacidade de realizao.

Quantas pessoas vivem tristes e frustradas por no terem conseguido ir um pouco adiante aos estudos ou no trabalho, nas realizaes pessoais ou profissionais e culpam a sua situao, a crise, os pais as oportunidades que no foram concedidas. Essas pessoas no descobriram ainda que a principal alavanca impulsionadora para todas as realizaes est dentro delas mesmas. Acreditar em si mesmo, observar em um espelho que todos temos um potencial infinito de possibilidades de realizao caminhar na direo da evoluo pessoal e espiritual.

A autoestima no algo distante como um tesouro escondido ou difcil de ser conquistado. Ter autoestima apenas gostar de si mesmo e ficar feliz com a imensa capacidade que todos ns possumos para a superao de qualquer dificuldade. H momentos difceis na vida de todos ns, mas a reao diante dos obstculos diferente em cada pessoa. Aquelas pessoas que aprenderam a confiar em si mesmas so mais bem humoradas, no se desesperam, tem mais controle das suas emoes. Pode-se dizer at que so mais inteligentes emocionalmente. Sabem que vez ou outra perdem o p da situao, mas logo se recuperam e seguem adiante. Quem tem e procura sempre aumentar a sua autoestima um vencedor, vive o momento presente com a conscincia de que o passado foi importante como aprendizagem, mas j passou e no volta mais e o futuro ainda est por ir, ou seja, tem a conscincia de que o importante viver o aqui e agora, sentindo emoes autnticas e tendo conscincia dessas emoes.

62

Uma pessoa que gosta de si mesma abre espao em seu corao para viver em harmonia com as outras pessoas, reconhecendo o valor de cada uma, sabendo ter a flexibilidade e compreenso para perceber e aceitar as diferenas individuais e exercitar o perdo.

Enfim, uma pessoa que tem autoestima vive em harmonia com as energias da natureza, do Cosmos, do infinito; tem conscincia do seu papel na sociedade e sua misso no mundo; percebe que recebe todas essas influncias da inteligncia universal e corresponde com seus atos e pensamentos. uma pessoa feliz porque tem a conscincia e o sentido de gratido e reconhecimento pela graa da vida.

Como vencer a timidez em entrevistas

Com um grande nmero de desempregados, considerando que vivemos numa poca de escassez de empregos, onde os candidatos a serem selecionados so inmeros diante de poucas vagas que, atualmente, o mercado oferece, qualquer detalhe, por nfimo que parea, pode ser a diferena entre estar ou no empregado.

Considerando que o candidato possui as qualificaes para concorrer a uma determinada vaga, cabe a ele enfrentar outro grande problema nessa hora: a timidez. Essa mesma timidez que o impede de mostrar naturalmente num dilogo franco e aberto, as suas reais qualificaes e o seu potencial.

No raro, ocupam as posies pessoas com menor qualificao, mas que souberam se dominar, falar com naturalidade, sem tropear em nada; nem nas palavras e nem em alguma mesa ou cadeira.

Algumas dicas para quem est nesse momento procura de uma colocao profissional e est passando ou vai passar por processos seletivos atravs de entrevistas:

63

ANTES DA ENTREVISTA -

Procure preparar, de forma organizada, a argumentao sobre seu trabalho, suas experincias anteriores, um pouco de seu histrico pessoal. comum conhecermos pessoas com muitas habilidades, notadamente tcnicas, mas na hora de falar sobre elas, no conseguem ou falam de maneira desordenada. A auto-sugesto positiva metade do caminho para os vitoriosos. Acredite em voc, no seu potencial; Acredite que a empresa que est admitindo, est necessitando de um profissional do seu gabarito, com a experincia e qualidades que voc tem. Relaxe. Assim, do seu jeito. Procure descansar, dormir bem e estar adequadamente alimentado antes de ir, para estar bem fisicamente. A aparncia um item fundamental. Um cabelo com bom corte, roupas limpas, discretas e adequadas, asseio corporal so itens que precisam ser levados em considerao. Durante a Entrevista

De nada adianta mascarar aquilo que voc no . Seja voc mesmo, afinal, quem o est entrevistando uma pessoa, um ser humano como voc, normalmente sensibilizado com a sua situao. um profissional que naquele momento est realizando o seu trabalho: escolher o melhor candidato para aquela(s) vaga(s). Olhe nos olhos, procure manter uma postura discreta, fale claro, com voz firme, evite segurar as mos, sorria, porm sem exageros. Depois da Entrevista

Depois aguardar, sabendo que voc poder receber um sim ou um no para aquela oportunidade. Se receber sim, parabns, a vaga sua. No entanto se no foi o escolhido, anime-se. Arregace as mangas, analise o que fez bem e procure reforar os pontos fortes. Reconhea seus pontos fracos e procure com determinao corrigi-los e novamente, parta para a ao. Lembre-se de que s os fracos desanimam e desistem. Aos fortes cabem as vitrias e conquistas, por mais difceis que sejam de ser conseguidas.

64

DICAS PARA QUEM DESEJA SE COMUNICAR CADA VEZ MELHOR

1.

Tenha segurana ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua

autoestima para ficar calmo e tranquilo em qualquer situao. 2. Fale bem, com boa voz, boa dico. Administre a velocidade da fala,

faa pausas, adeque o volume ao ambiente e ao(s) interlocutor (es). 3. Seja objetivo, desenvolva as ideias com clareza, com comeo, meio

e fim, use exemplos para fortalecer os seus argumentos. 4. Faa gestos adequados, tome cuidado com as mos, evitando uma

excessiva gesticulao. Procure adequar a expresso facial ao contedo, tenha uma postura elegante e confiante. 5. Adeque o vocabulrio e a linguagem ao tipo de pessoa com quem

estiver falando para falar na mesma "lngua" do interlocutor. Isso exige flexibilidade e preparo. 6. A aparncia e elegncia tambm contam pontos. Seja discreto ao

vestir-se, zelando por uma impresso positiva, considerando um bom asseio corporal. 7. Conhea e utilize regras de comportamento social para situaes

formais. Saiba como cumprimentar e apresentar pessoas, de quem e onde se deve ou no apertar as mos, quando entregar cartes de visita etc. Alm disso, saiba como comportar-se mesa, manuseando talheres, taas, o que fazer e o que proibido. 8. Chame o seu cliente pelo nome. Aprenda e use uma tcnica de

memorizao para se lembrar do nome e informaes importantes do seu cliente. Nada h de mais precioso, no campo das relaes, do que chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e considerao. 9. Em sntese, muitos outros tpicos poderiam aqui ser sugeridos ou

explicitados. O que, de fato, importa, o nvel de interesse que uma empresa ou voc mesmo deve ter em relao ao seu cliente. Havendo um interesse real, os caminhos para um bom entendimento sero encontrados e o seu cliente, de fato, ficar encantado e comprar o seu produto.

65

REGRAS PARA FACILITAR A COMUNICAO INTERPESSOAL

1. ESCUTE ATENTA E ATIVAMENTE O OUTRO

Mantenha contato visual, sem exagerar. No pense no que vai responder, enquanto o outro fala. Mantenha uma atitude atenta e calma. Procure fazer com que sua comunicao tanto verbal como no verbal assegure ao outro que voc est atento. Tolere, sem ansiedades, o silncio do outro. Se o silncio se tornar embaraoso para o outro, procure reformular a ltima coisa que voc disse para que ele possa retomar o "fio da meada". Depois de fazer uma pergunta, importante silenciar. Se o outro no responder de imediato, evite o impulso de preencher o silncio com seus comentrios. D-lhe a oportunidade de pensar sua resposta. Nunca interrompa para retificar o que o outro est dizendo, mesmo que voc no concorde com o que ele diz. No contradiga o que o outro est dizendo por considerar conhecido, desconhecido ou trivial.

2. DEMONSTRE RESPEITO E CONSIDERAO

Abstenha-se de julgamento em uma comunicao. Admita que o outro tenha seus valores, crenas ou ideias diferentes das suas. Crie condies para que o outro possa expressar suas ideias, sentimentos, valores e atitudes. Isto no significa que voc deva concordar comas posturas do outro, apenas compreend-las e aceit-las. Isto no implica que voc no possa dizer que no compartilha dessas posturas.

3. COMPREENDA COM EMPATIA O SEU INTERLOCUTOR Absorva o marco de referncia do outro e analise seus comportamentos, comunicaes e valores deste ngulo.

66

Procure acompanhar as linhas de pensamento do outro e no mude seu rumo por inclinaes, valores ou necessidade prprias. Procure perceber a realidade como o outro a percebe, a partir de suas preocupaes especficas, medos e preconceitos. Procure colocar-se no lugar do outro, inclusive recordando-se de experincias e reaes semelhantes.

4. FORMULE PERGUNTAS Para levar o outro a expressar suas idias e sentimentos. No exagere no interrogatrio. No faa perguntas agressivas, desafiantes, nem avaliativas. Sempre que possvel faa perguntas abertas, que comecem, em geral, por o que, como quando. Evite perguntas fechadas, que levam simplesmente a sim ou no. Amenize as perguntas diretas com expresses do tipo talvez, de alguma maneira, que sabe. Avalie se voc est entendendo claramente o que o outro est expressando para seguir perguntando. Procure refletir e recolocar as idias do outro com suas prprias palavras, de maneira a demonstrar-lhe que o est entendendo e acompanhando. Limite-se a recolocar sentimentos e idias de que esteja seguro de terem sido expressos, no conclua ou interprete motivos profundos.

5. FAA COMENTRIOS DESCRITIVOS E NO AVALIATIVOS O "feedback" descritivo explica de maneira especfica um fato, uma atividade ou um processo. O "feedback" avaliativo de natureza crtica e tende a apresentar uma concluso por parte de quem o emite. Os comentrios descritivos so mais fceis de aceitar e descrevem o comportamento sem atacar o outro.

67

MARKETING PESSOAL O marketing pessoal aprendendo a se valorizar

Definio de marketing: Conjunto de estratgias e aes que fornece o desenvolvimento, o lanamento e a sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor.

Marketing pessoal: Conjunto de estratgias e aes que visam a aumentar a aceitao e fortalecer a imagem de um indivduo, pelo pblico em geral, ou por determinado segmento desse pblico.

Quando se trata de marketing pessoal o que est venda (no bom sentido) um produto que muito conhecido: Voc mesmo. Assim sendo, voc mais do que ningum sabe o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido em sua vida. Quando falamos sobre isso estamos discorrendo tanto sobre a vida profissional quanto pessoal. O marketing dentro desta lgica refere-se a mudanas fundamentais de certos aspectos da nossa vida para que possamos viver melhor e com mais qualidade.

Fatos importantes

Voc, para investir no marketing pessoal deve dedicar-se de modo sistemtico para que as mudanas solicitadas pelo nosso curso sejam colocadas em prtica na sua integralidade, no pulando etapas e fazendo conforme o ensinado em sala de aula. O marketing pessoal s dar resultados se for praticado de forma intensa e comprometida.

Tcnicas no trato: Da primeira impresso a compreenso do outro Para que as pessoas faam o que ns queremos devemos, conseguir que ela queira. Isto significa que para entendermos as tcnicas no trato pessoal devemos saber que as pessoas querem: sade, alimento, repouso, dinheiro, satisfao sexual,

68

bem-estar dos filhos, ser bem tratadas, elogiadas, admiradas pelo que elas so e se sentir importantes.

Preparao: antes de relacionar-se

Estilo e vestimentas As roupas devem ser limpas, bem passadas e principalmente adequadas ao ambiente que se est frequentando. A palavra elegncia vem do latim e sinnimo de seleo, ou seja, ser seletivo de acordo com o meio. A elegncia tem ligao direta com o conforto e principalmente com a postura corporal que se adota. Rosto e aparatos Para o homem: Barba feita, bigode bem aparado, loo ps-barba, desodorante ou perfume, cortar as unhas e mos limpas. Para a mulher: pele hidratada, maquiagem suave e batom, perfume e ou desodorante, unhas cuidadas (arredondadas), nunca esmalte lascado, sem adornos exagerados, sempre seguindo o ambiente que se est frequentando.

Indo a luta: relacionando-se

O primeiro modo de causar uma boa impresso O ato de sorrir. Aes falam mais alto que mil palavras. Quando digo sorrir, no algo falso, sem sinceridade e sim algo verdadeiro com prazer. Todas as pessoas tm algo para nos oferecer. Bom dia, boa tarde boa noite com um sorriso para complementar a melhor maneira de causar uma boa impresso. Lembre-se da histria de Bill o homem que no sorria, ao mudar a atitude mudou a sua vida. Para exercitar: quando for sair da sua casa, encha-se de alegria e sorria, cumprimente as pessoas com fervor.

Cumprimento: o aperto de mo

um gesto simblico institudo no mundo ocidental. Originou-se da ideia que as duas pessoas esto estabelecendo uma relao e esto desarmados. No mundo romano antigo era uma expresso no de cordialidade, e sim de honra. Durante a revoluo industrial iniciou-se o uso dos apertos de mo como sinnimo de negcios fechados.

69

5 segundos de durao Olhar nos olhos O contato fsico deve ser agradvel Mo suada: seque-as antes de cumprimentar

O aperto de mo pode revelar muito das pessoas. Use as mos com firmeza e segurana.

Olhar

O olhar pode expressar aprovao, ironia, contrariedade etc. O olhar pode ser perturbador, principalmente quando pessoas conhecidas esto sendo repreendidas. No marketing pessoal o olhar deve ser utilizado de forma correta. O olhar uma questo de dosagem. Geralmente as mulheres se constrangem mais rpido com o olhar. O tringulo imaginrio nos ajuda a passar uma mensagem mais positiva para o que est sendo olhado. Na relao profissional o tringulo deve se estender dos olhos a base do nariz, pois passa uma ideia de seriedade e interesse. Na relao pessoal e social o tringulo inicia-se nos olhos e estende-se ao queixo. Para um palestrante o olhar pode ser mais fixo, para uma conversa social isto deve ser dosado.

Dando nome Lembre que o nome da pessoa a chave do bom relacionamento. As pessoas gostam de ser lembradas e solicitadas. A histria do Mecnico ilustra bem a importncia do nome. Quando no ouvir bem o nome de algum pea para repetir, indelicado no saber. Use o nome vrias vezes at arquiv-lo na memria. Faa associaes para no esquec-lo. Emerson: Boas maneiras so frutos de pequenos sacrifcios.

Postura Devemos manter uma postura elegante e adequada em cada ao que fizer. Seja ao se sentar, ou ao se colocar de p uma boa postura causa uma impresso muito boa para os que esto nos visualizando. Pecados mortais

Elogiando

70

Ensina-me a no fazer, nem receber elogios baratos. Elogiar diferente de bajular, a bajulao consiste em dizer a outra pessoa justamente o que ela acha de si. O elogio se diferencia da bajulao por um nico aspecto: um sincero o outro no. Elogiar mudar o modo de agir, viver e sentir as coisas. Elogiar pensar nos pontos bons que as outras pessoas tm e esquecer um pouco dos nossos pontos. ser altrusta e no egosta. O que bajula fica taxado, o que elogia no esquecido.

Um modo fcil de tornar um bom conversador Tornar-se interessado pelas outras pessoas quebra barreiras e abre portas. Converse, porm no fale s de voc, deixe as pessoas falarem sobre si. A histria de Nestor nos mostra que se interessar verdadeiramente pode quebrar o gelo e fazer amizades e a histria dos barcos muda a nossa concepo das pessoas. Se procurarmos impressionar os outros nunca teremos amizades, muito menos apoio. Dicas importantes: a- Oua o que o outro tem a dizer do comeo ao fim. b- S discorde quando as falas so ofensivas. No entre em certos assuntos sem devido conhecimento. Quando de cunho religioso, econmico ou poltico-social cuidado para no cometer gafes. c- Incentive as pessoas a falar sobre si. d- Incentive as pessoas a falarem sobre o que gostam e- Se Interesse Em casos profissionais: de sempre razo aos clientes Apresentao pessoal

A apresentao pode ser fundamental numa relao com outra pessoa, muitas vezes pode ser determinante ou no para uma oportunidade.

- Apresente-se em alto em bom tom: Fale claramente o seu nome; - Vale a mesma regra se for apresentar algum: este fulano de tal, que faz tal funo, e detalhes. - Quando for apresentar algum obedea hierarquia. - Se for algum que voc quer que no esquea de voc, repita o seu nome algumas vezes durante a conversa

71

- O carto de visita, por educao deve ser solicitado, entretanto, durante a conversa voc pode entrega-lo de uma forma sutil. No perca a sua oportunidade. - Em reunies s se apresente quando solicitado. Mantenha a postura ereta e firme. Olhe no triangulo imaginrio de quem est falando. - Ser pontual - evite em reunio falar com a pessoa ao lado - nunca diga suas qualidades para encher linguia.

Carto de visita: pode ser usado como carto de felicitaes, psames etc. Nome, cargo, telefones.

Carto profissional Importante: nome, cargo, telefones, endereo, emails (necessrio), pgina na internet e referncias.

Quando uma pessoa que no queremos que se esquea de ns (no dobre a orelha do carto). O carto entregue no mo da pessoa em questo. No d para outro entregar.

72

PLANEJAMENTO PESSOAL E RECOMPENSA

Introduo

O que Planejar? Fazer o plano ou planta de; projetar, traar; elaborar um plano ou roteiro; programar, planificar Plano: Projeto ou empreendimento com fim determinado. Conjunto de mtodos e medidas para a execuo de um empreendimento. Lembre-se 1 minuto de planejamento economiza 3 de execuo

Para que um projeto, uma meta profissional ou um empreendimento qualquer d certo, um planejamento torna-se fundamental para que seja concludo com sucesso. Quantas coisas ns comeamos a fazer e paramos pela metade? Muitas vezes o planejamento errado nos desmotivou e assim sucumbimos a preguia.

O que planejamento pessoal?

o pensamento e a ao iniciais da organizao de seu trabalho pessoal. definir as prioridades organizar e classificar as necessidades.

Estilo pessoal

Seu estilo pessoal de planejamento influencia no modo como voc aborda as diversas situaes e como desenvolve os projetos em sua vida. Quando descobrimos nosso estilo, aprendemos a desenvolver melhor os nossos projetos. Quanto melhor entender o estilo pessoal, melhor voc ser para desenvolver os mtodos de planejamento necessrios para cada etapa de sua carreira. A

autoconscincia pode torn-lo mais bem sucedido, ajudando-o a identificar que atividades de planejamento sero mais difceis para voc realizar. Quando se trata de planejamento, existem quatro tipos de comportamento principais: o metdico,

73

o dinmico o inovador o minucioso. Para determinar seu estilo bsico, faa a avaliao a seguir. Voc encontrar interpretaes para cada estilo depois da avaliao.

Instrues da avaliao: Circule a palavra ou a frase que melhor descreve seu modo de se comportar no trabalho. Circule urna das palavras/frases por linha. Seo A: Coluna 1 1. Passo a passo 2. Calmo sob presso 3. Lento, mas constante 4. Senso mdio de urgncia 5. Paciente Coluna 2 Tudo de uma vez . Emotivo sob presso Rpido e tenso Alto senso de urgncia Impaciente Gosta que muitas coisas

6. Gosta de se concentrar em uma coisa de cada vez aconteam ao mesmo em tempo 7. Abalado por mudanas repentinas 8. Convencido pelos fatos 9. Preciso

No abalado por mudanas repentinas Convencido pelo contedo emocional Interessante Usa lembretes e/ou um planejador

10. Utiliza um planejador dirio detalhado menos detalhado

Total circulado na coluna 1: Total circulado na coluna 2:

Seo B:

Coluna 3 1. Voltado para os detalhes

Coluna 4 Voltado para o quadro geral

74

2. Baseado em fatos

Baseado na lgica Odeia fazer comparaes com

3. Gosta de fazer comparaes com o passado o passado 4. Faz muita pesquisa 5. Busca teorias de reserva decises 6. Leva algum tempo para tomar as decises 8. Defensivo 9. Crtico consigo mesmo 10. Detalhista

Faz o que tem sentido Confia na experincia pessoal para tomar

Toma decises rapidamente

Cabea-dura Seguro Pode se esquecer de alguns detalhes

Total circulado na coluna 3: Total circulado na coluna 4:

Coluna 1: metdico Coluna 2: dinmico Coluna 3: minucioso Coluna 4: inovador Somos o que fazemos repetidamente Aristteles

METDICO Pontos fortes - Tende a ter bons mtodos de organizao - Prefere cuidar de um projeto de cada vez - Geralmente faz um trabalho de alta qualidade

Pontos fracos

- Pode ter dificuldades em aceitar mudanas - Quando no consegue lidar com diversas atividades pode ficar desanimado - Pode possuir uma rigidez de pensamento

Para desenvolver

se

- Comunique-se - Se informe sobre as novidades - Treine sua criatividade - Faa mudana de rotinas

75

DINMICO Pontos fortes estilos - Geralmente possui muita energia - Tende a ser persuasivo e criativo Pontos fracos - Tende a no terminar as tarefas objetivamente - Rapidamente perde a ateno - Vive no caos Para desenvolver se - Dever aprender a administrar o tempo - Aprender a saber dizer no - Desenvolver a propriocepo dos seus limites - Ser mais paciente - Prefere assumir mais projetos e atividades que os outros

INOVADOR Pontos fortes - Tem muitas ideias - Geralmente seguro e decidido - No desiste facilmente Pontos fracos - Tem dificuldades em aceitar ideias - Tomam decises sem analisar a situao - No se preocupa com detalhes Para desenvolver se - Desenvolver a ateno para os detalhes - Ouvir mais as sugestes e ideias alheias - Aprender a projetar respeitando os objetivos

MINUSCIOSO Pontos fortes - o que mais d ateno aos detalhes - Toma uma deciso depois de refletir muito - Geralmente faz um trabalho muito completo Pontos fracos - Tende a enxergar os problemas com uma viso micro,

76

muitas vezes perdendo a viso geral das coisas. - Perdem muito tempo fazendo anlises e revises - No gostam muito de crticas

Para desenvolver

se

- Aprender a focar o objetivo principal - Aprender Reconhecer erros e aceitar crticas - Desenvolver a independncia

77

Os planos no so nada; o planejamento tudo Meta: Alvo, mira, objetivo Para planejar algo precisamos primeiramente entender como se planeja algo:
1.

Defina a meta principal:

Qual o meu objetivo?


2.

Plano de Metas secundrias:

Quais so as metas pequenas que nos auxiliaram a chegar principal?


3.

Coleta de dados:

O que preciso fazer para chegar nesta meta? Quem deve fazer o trabalho? Quais problemas ou desafios enfrentarei?
4.

Meios:

Quem deve realizar o trabalho; quais as aes necessrias e atravs de qu conseguirei atingir a meta principal e as secundrias
5.

Previso:

Quais sero os possveis resultados? Qual ser o tempo mnimo gasto?


6.

Determinar as etapas da ao

O que tenho que fazer primeiro?


7. 8.

Acompanhamento: necessrio ou no? Balano final

O que acertei? Por qu?O que errei? Por qu?

Meta principal: Qual o meu objetivo?

Exemplo 1 Aprender sem professor ingls

Exemplo 2 Cortar cabelos mais

Determinar as etapas da ao O que tenho que fazer primeiro? aprender verbos, aprender Propaganda, circulares,

adjetivos, cartes,

aprender substantivos

promoes, parcerias

Plano secundrias:

de

Metas

78

Quais so as metas

Meta 1- Aprender

Meta 1 distribuir 1000 Meta 2

pequenas que nos auxiliaram 10 verbos por dia a chegar principal?

Meta 2- Aprender cartes 3 adjetivos

Meta 3- Aprender firmar parcerias 4 substantivos Meta confeccionar promocionais 3

faixas

Coleta de dados: O que preciso fazer para chegar nesta meta? Meta 1- Estudar 1 hora por dia Meta 1 comprar cartes e Meta 2

Meta 2- Estudar distribu-los 20 minutos por dia

Meta 3- Estudar listar possveis 20 minutos por dia parceiros, contatlos e fechar Meta 3 procurar o profissional, fazer a faixa Meta 1 eu mesmo, outros Meta 2 eu mesmo e outros Meta 3 eu mesmo exclusivo Quais problemas ou desafios enfrentarei? - Preguia Falta de

Quem deve fazer o trabalho?

- Eu mesmo

pessoas para treinar - dificuldades sem professor

79

Meios: Quais as aes - 2 livros de ingls

necessrias e atravs de qu bsico conseguirei atingir a meta principal e as secundrias - 2 dicionrios - xcara de caf - fitas K-7 e CD roms

Previso: Quais sero os Meta 1- 10 verbos por dia: 300 m Meta 2 03

possveis resultados?

adjetivos por dia:90 m Meta 3 04

subst. por dia:120 m Qual ser o tempo mnimo gasto? dia 1 hora e 40 por

Acompanhamento

No necessrio

Necessrio

Balano final O que acertei? Por qu? O que errei? Por qu?

Por que utilizar o modo recompensa

- Por que auxilia a fixar o adquirido - Por que nos automotiva a fazer a tarefa - Por que inibe as distraes

Como deve ser a recompensa:

80

Algo comum Algo simples Algo que distraia

Importante: S deve ser utilizada quando se acaba de fazer a tarefa, ou seja, atingiu a meta se recompense!

81

ORGANIZAO PESSOAL Segundo o dicionrio Aurlio, organizao o ato ou efeito de organizar (-se); conformao, estrutura, planejamento, preparo E organizar estabelecer as bases de; ordenar, arranjar, dispor de modo que obedea e cumpra as suas funes. Assim sendo, a organizao pessoal no diferente o estruturar, de modo definido, um meio para se chegar a certo objetivo. TEMPESTADE MENTAL INDIVIDUAL (BRAINSTORM)

O esprito da tempestade est no no julgamento crtico das ideias. simplesmente t-las. Como fazer: 1-Prepare o local que voc est: o ambiente deve ser tranquilo, confortvel e no propiciar distraes. 2- Muna-se de lpis, caneta, borracha e papel e comece a anotar todas as ideias que vierem cabea, sem nenhuma crtica ou medo. Voc eliminar logicamente depois. O objetivo deste exerccio fazer fluir o maior nmero possvel de ideias, por mais esdrxulas que paream. 3-Tenha no mnimo 5 ideias por tema. 5- Tempo: Depender do objetivo, mas marque um tempo mximo.

TEMPESTADE MENTAL EM GRUPO

a mesma ideia da individual, porm com outros participantes. A vantagem da tempestade em grupo que uma ideia puxa a outra de forma mais gil e criativa, uma vez que as pessoas envolvidas utilizam processos de raciocnio diferentes. Desta forma, as associaes criadas se destravam rapidamente. Como fazer: 1- Nomear um auxiliar para anotar as ideias 2- Evite piadas, deixem as ideias flurem (mesmo que a ideia seja intil) 3- O auxiliar deve nortear a tempestade sem deixar que conversas avulsas atrapalhem os objetivos.

82

4- Tenha no mnimo 10 ideias por tema 5- Tempo: depender do objetivo, mas marque um tempo mximo.

Lista de checagem

uma lista (ah,ah) onde voc consulta toda a sua programao de atividades ou outra.

Exemplos de listas de checagem pessoal

- Lista de compras (tomate, repolho, pepino, chocolate, papel higinico, faca, sei l) - Lista de viagens (levar 2 calas, 3 camisas, 2 sapatos, etc) - Lista de afazeres domsticos (varrer a calada, limpar a parede da sala, matar o gato do vizinho...) - Lista de lembretes cotidianos (dentista, mdico, psiquiatra...) Agenda

o famoso auxilio na programao diria do indivduo.

83

Dicas de marketing

Sade 1. 2. 3. 4. 5. Pra qu sade? Cuide dela poh! Alimente-se corretamente Pratique exerccios O sono deve ser respeitado Cuide-se como adulto

Visual 6. 7. 8. 9. Pessoal 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Social 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. Sorria voc est na Bahia No se irrite por coisas bobas Seja otimista Trabalhe seu carisma Cuidado com a fala Cumprimente as pessoas No coloque na conta do Abreu Algum ligou, retorne Caneta na mo Use bloquinhos de papel Ande sempre com carto de visita e apresentao Agenda a mo: celular ou de papel Faa um carimbo deixe sua marca Seja ordeiro Seja ingls Se for dar gorjeta, capriche. A importncia do visual No se deixe tomar pelo desleixo Cuide do seu rosto Cuide da higiene

84

26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35.

Privilegie o contato com as pessoas Trate a todos bem e seja gentil, Use o por favor, muito obrigado e o com licena Se pegar algo emprestado, devolva Evite ser o centro das conversas Parea honesto Cumpra o que prometeu No prometa o que no pode cumprir D bons exemplos atitudes valem mais do que palavras Faa doaes

Cultural 36. 37. 38. 39. 40. Se Interesse, aprenda Leia muito Leia livros fora do seu contexto profissional Seja eficiente de primeira Assista programas produtivos

85

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AZAMBUJA, Telmo Travassos de. Documentao de Sistemas da Qualidade. Ed.Campus. BARRASS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia de redao para cientistas, engenheiros e estudantes. So Paulo, EDUSP, 1979. BLICQ, Ron. Writing reports to get results.:quick, effective resultins using the pyramid method. New York, IEEE Press, 2nd ed. 1994. FERREIRA, Mauro. Redao Comercial e administrativa: Gramtica Aplicada, Modelos, Atividades Prticas. So Paulo, FTD, 1996 FEITOSA, Vera Cristina. Comunicao na tecnologia: Manual de redao cientfica. So Paulo, Editora Brasiliense S.A., 1987. MEDEIROS, Joo Bosco. Comunicao escrita: a moderna prtica da redao. So Paulo: Ed. Atlas , 1991. _________. Redao Empresarial. 3 ed. So Paulo, Atlas, 1998. OLIVEIRA, Marco Antonio Lima de. Documentao para a ISO 9000. Qualitymark, 1995. PRAZERES, Paulo Mondim. Dicionrio de termos da Qualidade. Paulo, Atlas, 1996. SANTOS, Ailton. Redao sem medo nem segredos. 2 ed. So Paulo, Navegar, 1994. So

86

You might also like