You are on page 1of 2

Msica portuguesa dos anos sessenta h actualidade O isolamento das dcadas de trinta a cinquenta foi quebrado pela progressiva

abertura do pas ao exterior e pela vulgarizao dos mass media da rdio da televiso e do cinema! Mas sem duvida uns dos mais importantes factores de mudana na musica portuguesa a partir dos anos sessenta foi o estabelecimento da fundao calouste gulben"ian em #$%& e principalmente o incremento dado ao seu servio de musica por maria madalena de azeredo perdigao! uma das primeiras iniciativas da fundao no campo musical foram os festivais de musica gulben"ian '#$%()#$(*+ no ambito dos quais vieram a portugal alguns dos maiores nomes internacionais como herbert von "ara,an! em #$&- foi criada a orquestra de camara gulben"ian 'mais tarde em #$(* orquestra gulben"ian+! .inda nos anos sessenta a fundao viria a desenvolver uma notavel atividade de divulgao da musica portuguesa do passado instituindo a coleao portucale musica na qual tem vindo a ser publicadas obras dos compositores portuguese dos seculos /01 a /0111 e promovendo a gravao em disco! Mais recentemente a fundao tem tambm subsidiado grava2es de obras de autores portugueses executadas por grupos estrangeiros! atraves do seu sistema de bolsas a gulbe"ian tem tipo um papel importante na formao musical dos artistas da nova gerao bem como de um certo numero de investigadores em campo da musicologia! . partir de #$34 foi instituido no centro de arte moderna um 5ervio de .nimao criao artstica e educao pela arte que promove tambm concertos e actividades musico)teatrais! 6o inicio dos anos setenta o teatro de s carlos foi ob,eto de uma tentativa de renovao principlamente a nivel do reportorio! em #$3*)3# o teatro passou a funcionar como empresa publica! 6o presente mantem)se uma total indefiniao a nivel governamental sobre o futuro do unico teatro lirico em portugal! Os anos sessenta marcaram uma ruptura acentuada com o panorama das dcadas anteriores onde foi a partir dos cursos de msica comtempor7nea realizados em 8armstadt na .lemanha que os compositores portugueses comearam a renovar a composio! 9orge :eixinho foi a figura principal da vanguarda portuguesa dos anos sessenta! ;requentou os cursos de 8armstadt '#$&*+! ;undou o <rupo de Musica =ontempor7nea em #$(* ! Morreu dia 4* de 9unho de #$$% em >isboa!

.pesar das sucessivas reformas de que os conservatorios tem vindo a ser alvo desde o inicio dos anos setenta o ensino parece continuar a constituir o problema de fundo da musica portuguesa traduzido sobretudo na carencia de professores qualificados para cobrirem as necessidades do pais! em #$3* foi criado um departamento de ciencias musicais na universidade nova de lisboa onde sao lecionados os cursos de licenciatura e mestrado e em #$34 duas escolas superiores de musica respetivamente em lisboa e no porto!

You might also like