You are on page 1of 13

1

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS
Processo no s uma relao jurdica que envolve pelo menos trs sujeitos de direito com deveres, nus e obrigaes como tambm processo um procedimento, um conjunto de atos. No se pode dizer que processo apenas uma relao jurdica nem que apenas um conjunto de atos. O importa saber que, para o processo vir a existir e se desenvolver vlido e regularmente dentro do ordenamento necessrio que ele preencha alguns pressupostos. Na verdade a lei estabelece no de forma sistematizada, mas de certa forma ordenada os pressupostos processuais. Importante entender que ao contrario das condies da ao que a lei diz expressamente quais so: possibilidade, legitimidade e interesse, os pressupostos a lei no deu o trabalho de estabelecer quais so. Por isso temos que olhar para o juiz, ru e autor e com essa fundamentao determinar quais seriam os pressupostos. Pra estabelecer quais os pressupostos, temos que dividir em dois grandes grupos: pressupostos positivos que so aqueles que devem existir no processo e os pressupostos negativos que so aqueles que no podem existir no processo. Os pressupostos positivos que devem existir, podem ser subdivididos em dois grupos: os pressupostos mais graves, por tanto so pressupostos de existncia e nos temos outros pressupostos que partindo da premissa que o processo j existe, ele deve se desenvolver, ento so pressupostos regulares de desenvolvimento. Ento os pressupostos positivos so divididos em:

- Desenvolvimento - Existncia Pressupostos de existncia:

So aqueles que so to graves que a falta desses pressupostos faz com que o processo se quer exista. Alguns doutrinadores criticam essa tese, dizendo que como pode existir um pressuposto de existncia sendo que o processo j existe?! Na verdade a existncia aqui ela no ftica porque os autos do processo esto l, a existncia ento ela jurdica.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 1

2 Temos trs pressupostos de existncia:

1- Jurisdio: Vamos olhar primeiro para o juiz. Jurisdio sem juiz no tem condies de julgar o processo, ento por ento o processo no existe.

Agora vamos olhar para o autor. Qual seria o pressuposto de existncia para o autor? 2- Demanda ou Petio Inicial: Sem petio inicial o processo no existe. Aqui no iremos entrar no mrito de dizer que petio inicial no demanda ou vice e versa.

Veja que olhamos para o juiz e vimos jurisdio. Olhamos para o autor e vimos demanda e agora olharemos para o ru. Qual seria o pressuposto para o ru? 3- Citao: A falta de citao torna o processo inexistente. Alguns autores diro que citao no faz parte dos pressupostos, mas a majoritria diz que sim e me convenci de que e sempre foi.

Feito essa distino entre os pressupostos de existncia, falaremos agora dos pressupostos de desenvolvimento.

Pressupostos de Desenvolvimento:

Aqui o processo j existe, mas ele precisa se desenvolver vlido e regularmente no mundo jurdico. Ento ns iremos adjetivar os requisitos que ns j estudamos agora.

No falamos de jurisdio? O que poderemos acrescentar agora junto a jurisdio?

No basta o juiz ter apenas jurisdio, ele precisa ser competente e imparcial. Ento a primeira premissa que no basta ele apenas ter a jurisdio, precisa ser competente e imparcial.

O que seria juiz incompetente?

Na verdade no se define ontologicamente, ela se define por excluso. Ento no se fala juiz competente, se fala que o juiz no incompetente.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 2

3 Juiz competente aquele quando a ao foi distribuda e aquele juiz de acordo com as regras em lei, tem aptido para julgar aquela causa. A competncia na verdade o limite da jurisdio.

O juiz no pode ser incompetente como se dizem e isso um pressuposto de desenvolvimento, mas ele tambm tem que ser imparcial. Juiz imparcial tambm se parte de uma premissa. A lei determinou quais os requisitos de parcialidade que temos no ordenamento. No ordinrio todo juiz equidistante imparcial das partes, ou seja, imparcial em relao s partes. Ocorrero situaes em que o juiz no ter condies julgar aquilo com animo de iseno. Imagine que o juiz seja amigo de uma das partes, que seja inimigo de uma delas ou que uma delas seja sua me.

A lei atenta a essas situaes criou requisitos que seria o impedimento e a suspeio.

Ento o que temos que entender? Temos que compreender que o impedimento contido no art. 134 CPC e a suspeio no art. 135 CPC so espcies do gnero parcialidade. A parcialidade dito aqui no da ndole do juiz mas sim se caso o juiz cair em uma situao dessa que ele no pode julgar.

Os casos mais graves so de impedimento. Os casos menos graves so de suspeio. Ento os primeiros pressupostos de desenvolvimento so:

1- Competncia 2- Imparcialidade

Ns falamos dos pressupostos do autor de existncia que seria a petio inicial,agora nos podemos adjetivar tambm esse pressuposto. No basta apenas a petio inicial, para fins de desenvolvimento a petio inicial tem que ser apta.

Erros correntes em provas de OAB: petio apta no aquela que preenche os requisitos do art. 282 CPC que so os requisitos da petio inicial.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 3

4 Porque se voc partir dessa premissa voc vai entender ento que a petio inicial inepta quando no preenche o art. 282 CPC. Temos que ver que existem vrios requisitos do art. 282 CPC que se no preenchidos no geram inpcia, mas geram emenda ou aditamento da petio inicial. Se eu esqueci, por exemplo, de citar o ru art.227 CPC o juiz vai mandar emendar. Se eu me esqueci de protestar por provas o juiz vai mandar emendar e s vezes nem manda porque o juiz depois vai pedir a produo de provas no saneamento. Se me esqueci do valor da causa o juiz tambm manda emendar.

Ento a melhor definio de petio inicial apta no necessariamente aquele que preenche o art. 282 CPC, mas petio apta aquela que no for inepta. Como isso? Simples, algumas definies se abstraem por excluso e a inpcia vem descrita no art. 295 CPC pargrafo nico. Ento para saber se a sua petio apta basta voc ler o art. 295 CPC e verificar se os requisitos da sua petio inicial no se encontram naquele pargrafo. Ento se no preencher nenhuns requisitos daqueles que esto contidos l, sua petio apta.

Agora olharemos para o ru e lembramos que o pressuposto de existncia para ele a: CITAO.

Vamos adjetivar a citao. Para fins de pressuposto de desenvolvimento citao tem que ser vlida. Ento pressuposto de desenvolvimento para o ru citao vlida.

O que seria citao vlida? Vem previsto no art. 219 CPC e ela apresentam na verdade a situao que de fato ocorreu e projetou efeitos no mundo jurdico. L nesse cdigo torna prevento o juzo, faz litigiosa a coisa, induz litispendncia, constitui em mora e interrompe a prescrio. So cinco efeitos clssicos da citao vlida. Ento no basta que exista a citao, ela precisa ser vlida para que exista o pressuposto de desenvolvimento.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 4

5 Agora que foi o juiz, autor e ru, vamos citar mais dois pressupostos de desenvolvimento que totalizaro cinco. Ns temos trs de existncia, mas no temos apenas trs de desenvolvimento mas sim temos cinco pressupostos de desenvolvimento, porque temos mais dois importantes. O primeiro deles CAPACIDADE PROCESSUAL :

Nesse caso se refere aos que precisam ser representados ou auxiliados no judicirio por serem menores de idade, relativamente incapazes ou absolutamente incapazes. Nesse caso faltando um desses sujeitos para integralizar a capacidade que esta mutilada, evidentemente no preenche um pressuposto processual. Sem a presena de um representante ou assistente, ns estamos falando de um pressuposto de desenvolvimento.

O quinto e ltimo requisito de pressuposto de desenvolvimento sobre a CAPACIDADE POSTULATRIA.

A CF no art. 133 diz que o advogado essencial a administrao da justia. Com isso toda causa exige advogado. Evidente que temos exceo a regra que ser justia do trabalho, juizado especial at 20 salrios mnimos e habeas Corpus. Em regra precisara sempre de um advogado e esse um pressuposto de desenvolvimento.

Falamos dos pressupostos positivos de existncia e dos positivos de desenvolvimento, agora iremos falar dos pressupostos negativos.

PRESSUPOSTOS NEGATIVOS

So os pressupostos que no podem existir no processo.

Nos positivos o magistrado vai analisar se h os pressupostos, nos negativos ele ir ver se tem algum pressuposto negativo. Esses pressupostos negativos so assim denominados porque eles em hiptese alguma podero existir no processo.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 5

6 Ficou confuso? Pelas hipteses de cabimento vai ficar mais simples o entendimento. Vamos falar dos casos negativos:

1- Perempo. Vai ocorrer perempo, por exemplo, quando o autor propuser ao por trs vezes e na quarta ele no pode mais. No apenas propor ao por trs vezes basta ele abandonar a causa por trs vezes. Pelo simples fato do autor desistir do processo por trs vezes por falta de pressupostos ou por falta de alguma coisa no gera perempo, ele poder mover a ao quantas vezes ele quiser, ocorreria se ele abandonasse a causa por trs vezes. Ento se o autor abre uma ao uma vez e abandonou segunda vez, abandonou, terceira vez abandonou o juiz no deixara ter a quarta vez, pois houve a perempo. Perempo um pressuposto negativo. Segundo pressuposto negativo:

2- Litispendncia

Litispendncia reproduzir uma ao que esta em curso. O Art. 301 do CPC diz: por mesma causa, mesma partes e mesmo pedido. Nosso ordenamento adotou a teoria da trplice Identidade em detrimento da teoria ainda existente relao jurdica. Ento litispendncia voc distribuir uma ao que esta em curso. Se eu tiver uma ao correndo na 1 vara cvel e se eu distribuo outra ao idntica que cai na 2 vara cvel, essa segunda ao litispendente, um pressuposto negativo e o juiz deve extinguir esse segundo processo. Terceiro pressuposto negativo:

Coisa Julgada:

a mesma definio de litispendncia, mas o aspecto temporal um pouco adiantado. Vai ocorrer coisa julgado quando voc distribuir uma ao que estava em curso.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 6

7 Ento o que acontece? Se eu propuser uma ao discutindo determinado direito e essa ao se encerra, opera em transito e julgado e faz coisa julgada, eu no posso ressuscitar esse assunto novamente em uma segunda ao. Se a segunda ao surgir se aquele que foi derrotado no se sentiu satisfeito essa segunda ao o magistrado vai verificar que um pressuposto negativo e, portanto ele deve extinguir o processo. Nesse caso acima citado, no estamos entrando em casos de ao rescisria ou essas teorias da relativao das coisas julgadas ou coisa julgada inconstitucional.

Por fim o ltimo pressuposto processual negativo que nos temos a arbitragem. ARBITRAGEM:

Se duas pessoas maiores e capazes versando sobre direitos disponveis dispuserem em contratos sobre arbitragem a parte no pode buscar o judicirio. O que temos que entender? A Arbitragem um pressuposto negativo. Se o juiz constatar a arbitragem no processo como pressuposto negativo que o juiz vai extinguir o processo sem resoluo do mrito a luz do art. 267 CPC inciso sete.

Alguns autores diro que arbitragem no pressuposto negativo porque pressuposto matria de ordem pblica e o juiz pode conhecer de ofcio, mas a arbitragem o juiz no pode conhecer de oficio. Por que o juiz no pode reconhecer de oficio? Porque no art. 301 pargrafo 4 no permite que o juiz possa analisar a arbitragem de oficio. Se duas pessoas discutiram um contrato com arbitragem, o juiz ir citar o ru, se o ru citar a arbitragem, ai sim o juiz poder extinguir o processo. Mas e se no mencionarem a arbitragem? Presume-se que ambas as partes abriram mo da arbitragem.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 7

1. Noes Gerais
O processo, instrumento estatal de composio de litgios, da mesma forma que a ao deve preencher determinadas condies para que exista, possui requisitos para que possa ser considerado existente. Mais que isso, alm de sua existncia, deve preencher requisitos que permitam o seu desenvolvimento vlido e regular, uma vez que o instrumento pelo qual o direito de ao exercido. Esses requisitos de existncia e de validade so chamados de pressupostos processuais, e se subdividem conforme abaixo:

- Pressupostos processuais de existncia: a doutrina elenca dentre os pressupostos processuais de existncia: a petio inicial; juiz regularmente investido na jurisdio; citao; e, por fim, a capacidade postulatria.

- Pressupostos processuais de validade: a doutrina, em relao aos pressupostos processuais de desenvolvimento vlido do processo, no se restringe a apont-los, fazendo tambm competente diviso destes, em objetivos e subjetivos. Em relao aos pressupostos de validade objetivos, estes se subdividem em positivos e negativos. pressupostos objetivos a competncia absoluta; petio inicial apta; ausncia de coisa julgada; ausncia de litispendncia; ausncia de perempo. Em contrapartida, so pressupostos subjetivos: juiz imparcial; intimao obrigatria do Ministrio Pblico, quando deva atuar no feito; ausncia de coluso entre as partes etc.

Cumpre observar a questo prtica que envolve a subdiviso dos pressupostos processuais. Com efeito, estes se subdividem em pressupostos de existncia e validade em razo de haver, ante a ausncia destes, consequncias diversas, a depender justamente de sua natureza jurdica, conforme adiante se ver. Assim, a ttulo de exemplo, a ausncia de pressupostos de existncia leva, por bvio, inexistncia do processo, ocorrendo apenas um simulacro deste, e tal vcio corrigido pela ao denominada querella nulitatis insanable. 2. Pressupostos Processuais de Existncia

2.1. Petio inicial

Em razo do princpio da inrcia da jurisdio, que determina o incio do processo, em regra, somente por iniciativa das partes, faz-se necessria a petio inicial, documento

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 8

9 pelo qual o autor invoca a prestao jurisdicional.A partir da inicial o processo ser regido pelo princpio do impulso oficial. Note-se que a aptido da inicial, diferente de sua simples existncia, configura pressuposto objetivo positivo de validade. Por fim, em determinados casos, excepcionalmente previstos em lei, dado ao juiz, de ofcio, a possibilidade de iniciar relaes jurdicas processuais sem que haja ofensa inrcia da jurisdio, a exemplo da abertura de inventrio, declarao de falncia (se no presentes os pressupostos da concordata preventiva), a execuo penal e a concesso de habeas corpus.

2.2. Juiz regularmente investido na Jurisdio

Com efeito, para que o processo exista, necessrio que seja proposto perante juiz regularmente investido na jurisdio, pois de nada adiantaria submeter a lide a um juiz j aposentado, por exemplo, ou a algum que no ocupe o cargo de juiz, preenchidas as regras de investidura. 2.3. Citao

A citao torna efetivo o processo existente, como relao angular entre as partes e mediao do juiz, exercendo a jurisdio, conforme dito. Todavia, a citao deve ser vlida, ou seja, exige que estejam presentes os seus requisitos intrnsecos (contedo mnimo), bem como seus requisitos extrnsecos (formalidades essenciais), para que efetivamente forme o processo. 2.4. Capacidade processual e capacidade postulatria

Por capacidade processual entende-se a capacidade de exerccio do direito de invocar o Judicirio para a resoluo da lide. tambm conhecida como capacidade de fato, capacidade de exerccio, ou legitimatio ad processum. Como pressuposto da capacidade de exerccio, temos a capacidade de direito, tambm conhecida como capacidade de aquisio, capacidade de vir a juzo, ou legitimatio ad causam, deferida a todos aqueles que possuem personalidade civil, ao menos via de regra. Com efeito, dizemos, via de regra, porque o Cdigo, de forma a atender princpios tais como o da segurana nas relaes jurdicas, isonomia e inevitabilidade da jurisdio, por vezes, confere legitimidade ad causam e processual, ativa e passiva, a entes

despersonalizados, tais como as universalidades de bens (massa falida e esplio) e as sociedades de fato (artigo 12 do Cdigo de Processo Civil).

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 9

10

Em relao capacidade postulatria, tambm inserida pela doutrina majoritria como pressuposto de existncia do processo, em que pese s suas peculiaridades, esta se justifica em razo de a lei exigir, em regra, a interposio de peas processuais por quem possua conhecimentos tcnico-jurdicos, de modo a prestigiar a importante funo de advogado, declarada pelo texto constitucional como funo essencial justia, e de forma a possibilitar, em razo de utilizao de conhecimentos tcnicos, otimizao do instrumento estatal de composio de litgios. Fim de registro salienta-se que em determinados casos a lei autoriza o incio de processos por atuao exclusivamente das partes, a exemplo do que ocorre com os juizados especiais, nas causas de at 20 salrios mnimos. 2.5. Consequncias da ausncia de pressuposto de existncia

Os pressupostos de existncia, quando ausentes, por bvio, causam a inexistncia do processo, havendo apenas um simulacro deste. Esse controle feito pelo juiz, incidentalmente, no decorrer do feito, e por ser matria de ordem pblica todos so reconhecveis de ofcio. Todavia, em razo de ser o representante do Estado-juiz um ser humano, podem ocorrer, e de fato ocorrem, erros no trmite, e, por vezes, um processo que sequer deveria existir chega a seu final, com sentena. Assim, s partes conferido um instrumento, uma ao para a correo de tal vcio, denominada querella nulitatis insanable. Essa ao possui natureza declaratria da inexistncia do feito, processa-se perante o juiz de primeiro grau pelo rito ordinrio, admitindo, por conseguinte, ampla dilao probatria, e no se submete a prazo prescricional. Essa ltima afirmao talvez seja a mais importante a respeito do instituto. Com efeito, entendimento jurisprudencial sumulado pelo Pretrio Excelso determina que atos constitucionais, inexistentes, no se convalidam no tempo.

3. Pressupostos Processuais de Validade

Conforme dito, os pressupostos de desenvolvimento vlido e regular do processo so exigidos, pois no basta que o processo exista, uma vez que o instrumento pelo qual o direito de ao se desenvolve. Logo, faz-se necessrio que durante toda a marcha, disposies legais e assecuratrias de prerrogativas que o Estado de Direito confere ao cidado sejam observadas. Os pressupostos de validade se subdividem em objetivos e subjetivos. Por sua vez, os pressupostos de validade objetivos so classificados em positivos e negativos.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 10

11

a) Positivos (intrnsecos)

So aqueles pressupostos que devem necessariamente ser observados, no bojo do feito, sob pena de nulidade do processo. So eles: - Petio inicial apta: conforme dito, a petio inicial simultaneamente requisito de existncia (bastando que exista), e tambm pressuposto de validade, pois deve, em uma segunda anlise, assim subdividida somente para fins didticos, ser apta a instaurar o feito e prosseguir a marcha, com determinao da citao do ru.

- Competncia absoluta: com efeito, s se considera vlido um processo quando corra perante juiz absolutamente competente para o julgamento da lide atribuda quele feito, em razo da necessidade de observncia do princpio da eficincia, que atinge todo o Estado. Assim, ao contrrio da incompetncia relativa, que se considera sanada quando no argida, a incompetncia absoluta do juzo contamina o feito de nulidade inafastvel, a exemplo de um juiz da vara da fazenda pblica que julga determinada ao de investigao de paternidade, de competncia das varas de famlia, em regra.

b) Negativos (extrnsecos)

Diz-se pressuposto negativo, pois a sua inexistncia que determinar a validade do processo. Diz-se extrnseco, pois observado fora da relao jurdica processual que se objetiva validade, ou seja, fora destes autos. Por esses motivos, a doutrina os denomina pressupostos processuais de validade objetivos negativos. So eles:

- Ausncia de coisa julgada: para que o processo se desenvolva validamente, a lide proposta no deve ter sido definitivamente julgada em seu mrito anteriormente, por isso que se exige como pressuposto negativo a ausncia de coisa julgada. Define-se coisa julgada a qualidade dos efeitos de uma sentena tornarem-se imutveis, sem possibilidade de mais recurso. - Ausncia de litispendncia: verifica-se a litispendncia quando duas demandas idnticas tramitam simultaneamente, mas sem julgamento definitivo, devendo a demanda proposta em ltimo lugar ser extinta. Assim, para que se considere vlido o

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 11

12 processo, deve haver ausncia de litispendncia, ou seja, ou inexiste, ou, caso tenha existido, esteja definitivamente liquidada. - Ausncia de perempo: por perempo entende-se a perda do direito de ao conferido ao autor contumaz, assim considerado aquele que reiteradamente incorre em erro. Quando o autor deixar que, por erro seu, o processo seja extinto por trs vezes sem julgamento do mrito, a quarta tentativa de ver sua lide julgada no ser admitida pelo Estado-juiz, todavia, tais prerrogativas podero continuar sendo alegadas em defesa. Para que seja o processo considerado vlido, portanto, no deve ter ocorrido o instituto da perempo.

3.1. Pressupostos processuais de validade subjetivos

- Juiz imparcial: para que o processo seja vlido deve haver imparcialidade do juiz, pois da natureza da Jurisdio Estatal a sua higidez, de forma a atender ao princpio da igualdade. Existem dois graus, ou formas de imparcialidade: suspeio e impedimento. Quando verificado um destes vcios pelas partes, caso no sejam reconhecidos de ofcio pelo magistrado do feito, h a possibilidade de controle incidental deles, por meio de excees. Aps o fim do processo, o controle ser o mesmo de todos os pressupostos processuais de validade, conforme adiante se ver. - Intimao obrigatria do Ministrio Pblico, quando deva atuar no feito: O Ministrio Pblico deve atuar em determinados casos, conforme expressa disposio legal, em razo do interesse em litgio ou em razo da qualidade especial de determinadas partes, a exemplo dos incapazes. Quando no intervir como parte nestes feitos, dever atuar como custos legis, expresso latina que define fiscal da Lei, devendo para tanto, ser intimado de todos os atos do processo. Desse modo, prev o texto do diploma processual que, quando a lei determinar a participao obrigatria do Ministrio Pblico, a ausncia de usa intimao contamina o feito de nulidade insanvel (artigo 84 do Cdigo de Processo Civil). - Ausncia de coluso entre as partes: em razo de princpios informadores do processo, como a probidade e a boa-f, para que um processo se revista de validade, estritamente necessrio que ajam as partes com boa-f, sem o conluio fraudulento para fraudar a lei ou terceiros, pena de resciso do julgado.

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 12

13 4. Consequncias da Ausncia de Pressupostos de Validade

Os pressupostos processuais de validade, se no verificados, levam o feito nulidade absoluta. O controle pode ser realizado pelo juiz mesmo de ofcio, uma vez que este o senhor do feito. Caso no seja verificada a irregularidade dos pressupostos antes do trnsito em julgado da sentena, sendo argida somente aps seu trnsito em julgado, a soluo de tal incongruncia ser diversa daquela apontada aos pressupostos de existncia.

O meio de declarao de nulidade do feito por ausncia dos pressupostos processuais de validade que o cdigo prev a ao rescisria. Por meio desta as partes ou o Ministrio Pblico podem requerer ao tribunal que declare nulo o feito em que foi verificado o pretenso vcio. Seu prazo de interposio de dois anos contados do trnsito em julgado da sentena do processo irregular. Aps o decurso deste lapso, in albis, a deciso no poder mais ser modificada, ao menos de acordo com a maioria da doutrina e da jurisprudncia. Nesse caso, ocorrer o que a doutrina denomina coisa julgada soberana, uma vez que no ser passvel de desconstituio por qualquer meio processual.

FIM

Masso Alexandre Matayoshi 2013

Pgina 13

You might also like