You are on page 1of 20

Manual do Usurio

Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para a sua segurana e o uso adequado do seu Refrigerador. Leia todas as instrues antes de utilizar o produto e guarde-as para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778). Consulte nosso site na Internet www.electrolux. com.br. Nele voc poder encontrar informaes sobre acessrios originais Electrolux, assim como informaes de manuais e catlogos de toda a linha de produtos Electrolux.

1. Segurana
Este aparelho no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana. As crianas devem ser vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho.

Para Crianas

IMPORTANTE
Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde esto as informaes do cdigo, modelo, fabricante e outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu refrigerador necessite reparo. No retire-a do local onde est adesivada.

Evite acidentes. Aps desembalar o refrigerador, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que seu refrigerador seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado. Caso seu refrigerador contenha algum pacote de slica gel ou argila Desi Pak em seu interior, jogue-o fora e no permita que crianas brinquem com ele.

Para o Usurio/Instalador IMPORTANTE

Dicas Ambientais

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e enviar s companhias de reciclagem. Como contribuio para a preservao do Meio Ambiente, o gs refrigerante deste produto o R134a (Hidrofluorcarbono - HFC) e o agente expansor o ciclopentano, que no afetam a camada de oznio e tm pouca ao sobre o efeito estufa. Este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso deve ser entregue ao centro de coleta seletiva para reciclagem de equipamentos eletro-eletrnicos.

ndice
Segurana...................................................... 02 Instalao....................................................... 03 Descrio do Refrigerador........................... 07 Como Usar..................................................... 08 Limpeza e Manuteno................................. 11 Dicas e Conselhos........................................ 13 Soluo de Problemas.................................. 14 Especificaes Tcnicas.............................. 15 Diagrama Eltrico.......................................... 16 Certificado de Garantia................................. 18
2

Desligue o Refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. Nunca desligue o Refrigerador da tomada puxando pelo cabo eltrico. Use o plugue. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico e no tente consert-lo. Caso ocorram danos, chame o Servio Autorizado Electrolux a fim de evitar riscos. No deixe o cabo eltrico encostado ou sobre produtos com aquecimento, como fornos e foges. Para evitar choque eltrico, no pegue no cabo eltrico com as mos molhadas No armazene no Refrigerador medicamentos, produtos txicos ou qumicos, pois podem contaminar os alimentos. Produtos em aerossol sob alta presso, identificados pela palavra inflamvel ou com o smbolo de uma pequena chama, no podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer sob o risco de exploso. No se apie sobre as portas. As dobradias podero desregular-se, prejudicando a vedao do Refrigerador e comprometendo seu desempenho. No deite o produto, isto pode afetar o sistema de refrigerao. No coloque recipientes com lquidos em cima do refrigerador, pois se o lquido cair pode causar choque eltrico. ou danificar o produto. Nunca tente reparar o produto. Em caso de dvida, entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.

IMPORTANTE
preciso duas pessoas para mover o produto. Uma deve segurar nas alas localizadas na parte superior traseira e a outra na parte inferior. No segure em outras partes do refrigerador, pois as mos podem escorregar e causar ferimentos.

Se o Refrigerador no Passa pela Porta


Retirando a porta do freezer 1 Retire o avental (grade frontal). 2 Puxe a abraadeira esquerda do conector. Segure o conector e puxe o tubo de gua esquerdo.

2. Instalao
Para sua tranquilidade a Electrolux possui uma rede de Servios Autorizados altamente qualificada para instalar gratuitamente o seu Refrigerador (somente a 1 instalao). A instalao no compreende servios de preparao do local (ex.: rede eltrica, alvenaria, carpintaria, etc.), pois so de responsabilidade do consumidor. Em caso de dvidas, ligue para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778). Este manual fornece instrues especficas do funcionamento do seu Refrigerador, por isso, utilize-o somente de acordo com estas informaes. Antes de ligar o produto fundamental a leitura deste manual.

3 Use uma chave de fenda para retirar a capa da dobradia superior.

IMPORTANTE
O Refrigerador deve ser ligado a uma rede de gua potvel por um tcnico especializado, respeitando as instrues para instalao. Depois de completada a instalao, aguarde pelo menos meia hora antes de ligar o produto, pois durante o transporte o leo do compressor pode se infiltrar no sistema de refrigerao. Limpe a parte interna do produto antes de lig-lo.

4 Gire o fixador da dobradia superior no sentido anti-horrio 3 ou 4 voltas e desconecte os fios da rede eltrica. 5 Levante a parte frontal da dobradia superior e remova-a. Tenha cuidado, pois com a retirada da dobradia a porta pode cair para a frente.

Escolher o Local

6 Tenha cuidado para no danificar a linha de gua quando estiver removendo a porta.

Instale o seu refrigerador em um local arejado que no permita a incidncia direta de raios solares e que esteja distante de fontes de calor (fogo, fornos, etc.) e produtos inflamveis. No instale seu refrigerador ao ar livre ou em locais muito midos. Para o posicionamento definitivo do refrigerador, respeite as distncias mnimas recomendadas: 5 cm nos lados e atrs do produto. Verifique se os espaos deixados na frente e nos lados do refrigerador so suficientes para permitir a abertura completa das portas e das gavetas. Seu refrigerador deve ser instalado sobre um piso nivelado e resistente o suficiente para suportar o peso do refrigerador abastecido.

Retirando a porta do refrigerador 1 Use uma chave de fenda para retirar a capa da dobradia superior. Insira uma chave de fenda com a porta fina na fenda lateral da capa para retir-la.

ATENO
No instale o Refrigerador em ambientes que possam atingir temperaturas abaixo de 13oC ou acima de 43oC. Nestes casos o compressor no conseguir manter a temperatura necessrio no interior do Refrigerador. No bloqueie o avental localizado na parte frontal inferior do produto. A circulao do ar essencial para o funcionamento adequado do seu Refrigerador. 2 Gire o fixador da dobradia superior no sentido anti-horrio 3 ou 4 voltas e desconecte os fios da rede eltrica. 3 Levante a parte frontal da dobradia superior e remova-a. Tenha cuidado, pois com a retirada da dobradia a porta pode cair para a frente.
3

1 Insira a porta do refrigerador no pino da dobradia inferior.

4 Levante a porta para desencaix-la da dobradia inferior.

2 Deixe a parte superior da porta encostada no gabinete e insira o pino da dobradia superior no furo superior na porta do refrigerador. Primeiro insira a parte traseira da dobradia no gabinete e depois a parte frontal no furo da porta. 3 Gire o fixador da dobradia at que fique bem apertado.

Reinstalando a porta do freezer 1 Coloque o tubo de gua dentro do furo no pino da dobradia inferior. Depois encaixe a porta do freezer no pino da dobradia inferior. 2 Deixe a parte superior da porta encostada no gabinete e insira o pino da dobradia superior no furo superior na porta do freezer. Primeiro insira a parte traseira da dobradia no gabinete e depois a parte frontal no furo da porta. 3 Gire o fixador da dobradia at que fique bem apertado. 4 Conecte os fios da rede eltrica e fixe o fio terra.

4 Conecte os fios da rede eltrica e fixe o fio terra. 5 Coloque e fixe a capa da dobradia superior.

Nivelar

O bom funcionamento do refrigerador depende de seu perfeito nivelamento. Se o piso sobre o qual o refrigerador est posicionado estiver desnivelado, a portas parecero desalinhadas. Se a porta do freezer est mais baixa que a porta do refrigerador Insira uma chave de fenda com ponta fina na fenda do p nivelador esquerdo (embaixo do freezer) e gire no sentido horrio at que a porta esteja alinhada. Gire no sentido horrio para levantar a porta e no sentido anti-horrio para abaix-la. Se a porta do refrigerador est mais baixa que a porta do freezer Insira uma chave de fenda com ponta fina na fenda do p nivelador direito (embaixo do refrigerador) e gire no sentido horrio at que a porta esteja alinhada. Gire no sentido horrio para levantar a porta e no sentido anti-horrio para abaix-la.

5 Insira o tubo de gua dentro do conector (parte

inferior do refrigerador). Reinstalando a porta do refrigerador

IMPORTANTE
Para facilitar o fechamento das portas, a parte frontal do refrigerador deve ficar um pouco mais alta que a parte traseira. Porm, se voc levantar muito os rodzios para alinhar as portas, ou seja, se a parte frontal ficar muito mais alta que a parte traseira, isto pode dificultar a abertura das portas.

Caso a tenso no local de instalao esteja fora dos limites da tabela anterior, adapte um regulador de tenso (estabilizador) no inferior a 2000 Watts. * Nosso produto est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica). Informamos que o plugue do cabo de alimentao deste eletrodomstico respeita o novo padro estabelecido pela norma NBR 14136, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e pela Portaria n 02/2007, do Conmetro. Assim, caso a tomada da sua residncia ainda se encontre no padro antigo, recomendamos que providencie a substituio e adequao da mesma ao novo padro NBR14136, com um eletricista de sua confiana. Os benefcios do novo padro de tomada so: Maior segurana contra risco de choque eltrico no momento da conexo do plugue na tomada; Melhoria na conexo entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato eltrico; Diminuio das perdas de energia. Lembramos, ainda, que para aproveitar o avano e a segurana da nova padronizao, necessrio o aterramento da tomada, conforme a norma de instalaes eltricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dvidas, consulte um profissional da rea.

Avental (grade frontal inferior)

Depois de instalar o produto e/ou nivelar, fixe o avental com os parafusos. Primeiro retire os parafusos localizados no painel frontal inferior e fixe o avental com estes parafusos.

Instalao Eltrica

Antes de ligar o seu refrigerador, verifique se a tenso eltrica da tomada onde ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrica) ou na etiqueta de identificao do refrigerador. Tenha cuidado para que errado o refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Ligue seu refrigerador a uma tomada exclusiva. No utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do refrigerador e, para maiores informaes, consulte a norma NBR5410 ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Os fios da tomada onde ser ligado o seu refrigerador devem ser de cobre e ter seo mnima de 2,5 mm, conforme NBR5410. Verifique se a variao mxima admissvel da tenso no local de instalao est conforme tabela abaixo.

Instalao do Abastecimento de gua

ATENO
Certifique-se de que a tomada na qual o produto ser conectado est devidamente aterrada e possui um disjuntor de 10A.

1. A presso da gua deve estar entre 14 e 30 mca (137 a 294 kPa), com vazo mnima de 1,3 lpm para o funcionamento do ice maker. Utilize o acionador de gua, item 8 do painel de controle, e mea a quantidade de tempo para encher um copo de 180ml: se o copo encher dentro de 10 segundos, a presso est normal. 2. Quando estiver instalando a tubulao de gua, certifique-se de que os tubos no ficaro prximos a superfcies quentes. 3. O filtro de gua filtra apenas gua. Ele no elimina micrbios ou bactrias. Ligue a tubulao a uma rede de gua potvel. 4. Se a presso da gua e muito baixa para o funcionamento do ice maker, ser necessrio instalar uma bomba de presso dgua. 5. A vida til do filtro depende da sua utilizao. Recomendamos que o filtro seja substitudo pelo menos a cada 6 meses. Quando estiver instalando o filtro, certifique-se de que est em um local de fcil acesso. 6. Depois de instalar o refrigerador e o abastecimento de gua, pressione a tecla Dispenser para selecionar GUA no painel de controle e pressione o acionador de 2 a 3 minutos para que a gua flua para o tanque e o dispenser.
5

7. Vede todas as conexes da tubulao para evitar vazamento de gua. 8. A tubulao de gua deve ser conectada a uma linha de gua fria e potvel que atenda a portaria n 518/04 do Ministrio da Sade.

IMPORTANTE
Outros itens necessrios para a instalao que no estejam na lista de acessrios da pgina 7 podem ser adquiridos junto ao Servio Autorizado Electrolux. Procedimento para Instalao 1. Encaixe o conector torneira de abastecimento de gua. Coloque o anel de vedao dentro do conector da mangueira e encaixe o conector na torneira.

4. Para fixar o filtro, retire o papel da fita adesiva das abraadeiras do filtro e cole as abraadeiras na parte traseira (lado esquerdo ou direito) do refrigerador e encaixe o filtro nas abraadeiras. 5. Para conectar o tubo de gua ao refrigerador: Retire a tampa traseira do refrigerador. Insira o anel de fixao no tubo de gua (tenha cuidado para seguir a direo da porca). Insira o tubo de gua na parte superior da vlvula e gire a porca no sentido horrio para fixar (a vlvula de gua est no lado direito dos motores). Verifique se os tubos no esto dobrados ou se h vazamento. Se houver, reinicie o procedimento. Fixe a tampa traseira (a vlvula de gua deve ficar posicionada entre a calha da parte traseira do refrigerador e a tampa do motor). 6. Fixe o tubo de gua com a abraadeira A. Verifique se o tubo no est dobrado ou amassado. Se estiver, posicione-o verticalmente para evitar vazamento de gua. 7. Depois da instalao do abastecimento de gua, conecte o plugue do cabo eltrico na tomada, pressione a tecla Dispenser para selecionar GUA no painel de controle e pressione o acionador de 2 a 3 minutos para remover o ar da tubulao e para drenar a gua inicial.

2. Para instalar o filtro de gua, mea a distncia aproximada entre o filtro e a tubulao de gua e corte o tubo verticalmente. Conecte os tubos ao filtro conforme indicado na figura abaixo. Deixe um espao suficiente quando estiver cortando os tubos.

3. Abra a torneira e verifique se a gua flui pelo tubo de gua. Verifique se a torneira est aberta caso a gua no esteja fluindo. Deixe a torneira aberta at que saia gua limpa. A gua inicial pode conter algumas substncias que saram do filtro do (processo de fabricao).
6

8. Verifique novamente se h vazamento no sistema de abastecimento de gua (tubos e conexes). Posicione corretamente os tubos e no mova o refrigerador.

3. Descrio do Refrigerador

Peas
1 Prateleira porta freezer: para armazenar alimentos por pouco tempo (no coloque sorvetes nestas prateleiras) 2 Ice maker (fabricador de gelo) 3 Prateleira do freezer (vidro temperado) 4 Gaveta para alimentos desidratados 5 Gaveta de carnes 6 Prateleira do refrigerador (vidro temperado) 7 Gaveta removvel para ovos: no use esta gaveta no freezer. 8 Gaveta de legumes 9 Gaveta de frutas 10 Porta-laticnios 11 Prateleira porta refrigerador: para armazenar alimentos, leite, sucos, garrafas, etc. 12 Home Bar (somente nos modelos SH72B/ SH72X)

Acessrios

13 Conector 14 Abraadeira do filtro 15 Parafusos 16 Abraadeiras de fixao da tubulao 17 Filtro de gua 18 Tubulao de gua
7

Painel de Controle
1 2 3 4 5 6 7 8 Tecla Turbo Freezer Tecla Temperatura Freezer Tecla Dispenser Tecla Luz Tecla Temperatura Refrig. Tecla Turbo Refrig. Display Digital Acionador de gua/Gelo

2 Conecte o plugue de seu refrigerador na tomada. 3 Deixe-o funcionando no mnimo por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior. 4 Inicie o abastecimento dos alimentos pelas prateleiras do refrigerador e do freezer, deixando as prateleiras das portas por ltimo. 5 Aps o abastecimento, ajuste os controles de temperatura para a temperatura mais adequada, seguindo as informaes dos itens Controle de Temperatura do Freezer e Controle de Temperatura do Refrigerador. 6 No coloque alimentos encostados nas sadas de ar para no comprometer o desempenho do refrigerador.

Display Digital

1 2 3 4 5 6

Indicador de temperatura do freezer. Indicador de temperatura do refrigerador. Indicador de filtro saturado. Indicadores de seleo de gua/gelo picado/gelo Indicador de Ice Maker travado. Indicador de painel de controle travado

Controle de Temperatura do Freezer

4. Como Usar
Como Ligar e Desligar seu Refrigerador
Para ligar ou desligar o seu refrigerador, basta conectar ou desconectar o plugue da tomada verificando a tenso correta do produto. Antes de ligar o refrigerador pela primeira vez, leia atentamente todo este manual.

A temperatura do freezer sai de fbrica ajustada para -19C, mas pode ser regulada entre -16C e -22C. Para selecionar outro valor, pressione a tecla Temperatura Freezer at que o indicador de temperatura do freezer mostre a temperatura desejada.

IMPORTANTE
Sempre que desligar o Refrigerador da rede eltrica (tomada), aguarde 10 minutos antes de relig-lo. O produto precisa deste tempo para que todo o sistema fique estabilizado e ligue normamente.

Funo Turbo Freezer

Carregar / Abastecer

No primeiro abastecimento ou aps a limpeza: 1 Para melhor acondicionamento dos recipientes no freezer e refrigerador, as prateleiras podem ser removidas ou reposicionadas.
8

Utilize esta funo quando for preciso colocar uma grande quantidade de alimentos no freezer. Ao pressionar a tecla Turbo Freezer, o refrigerador automaticamente seleciona a temperatura mxima para o freezer e a tecla permanece acesa no display.

Em seguida, pressione um copo contra o acionador do dispenser para servir-se de gua, gelo em cubos ou gelo picado. Para interromper o fornecimento, basta afastar o copo do acionador. Para desativar a funo, pressione a tecla Turbo Freezer novamente.

IMPORTANTE
Nunca coloque seus dedos ou algum objeto na sada do dispenser, pois isto pode causar ferimentos. Evite usar xcaras frgeis ou copos de cristal quando estiver retirando gelo. Depois de 1 hora que o gelo foi retirado, o display acende automaticamente o indicador de gua. Dispenser de gua O reservatrio de gua, localizado atrs das gavetas do compartimento refrigerador, reabastecido automaticamente depois que a gua servida. Para que funcione perfeitamente, a presso da gua de abastecimento deve estar entre 14 e 30 mca (137 a 294 kPa).

Controle de Temperatura do Refrigerador


A temperatura do refrigerador sai de fbrica ajustada para +4C, mas pode ser regulada entre +2C e +8C. Para selecionar outro valor, pressione a tecla Temperatura Refrig. at que o indicador de temperatura do refrigerador mostre a temperatura desejada.

Funo Turbo Refrigerao

ATENO
A presso da gua no deve exceder os 30 mca (294 kPa), pois pode afetar o funcionamento do filtro. Se a presso estiver abaixo de 14 mca (137 kPa), o abastecimento do dispenser ficar comprometido, formando cubos de gelo em tamanho reduzido. Depois que o refrigerador estiver conectado ao abastecimento de gua, retire um copo de gua para certificar-se do abastecimento do reservatrio. Ao pressionar o acionador do dispenser, pode levar cerca de 1,5 minuto para que a gua comece a sair. Continue retirando a gua por aproximadamente 3 minutos para que a tubulao e o reservatrio fiquem livres de impurezas. O dispenser possui um dispositivo que para o fluxo de gua depois de 3 minutos de uso contnuo. Este dispositivo desacionado automaticamente depois que o acionador deixa de ser pressionado por algum tempo. Dispenser de Gelo O ice maker e o recipiente para gelo esto localizados na parte superior do compartimento freezer. Os gelos comeam a ser produzidos 24 horas aps a instalao do produto. A presena de ar na tubulao pode fazer com que o ice maker cicle 2 ou 3 vezes antes de produzir uma carga completa de gelo. A produo de gelo controlada pela tecla Dispenser no painel de controle.
9

Utilize esta funo quando quiser resfriar rapidamente os alimentos ou bebidas armazenados no refrigerador. Ao pressionar a tecla Turbo Refrig., o produto automaticamente seleciona a temperatura mnima para o refrigerador e a tecla permanece acesa no display.

Para desativar a funo, pressione a tecla Turbo Refrig. novamente.

Dispenser de gua e Gelo

Para utilizar o dispenser de gua e gelo, pressione a tecla Dispenser no painel de controle at que o indicador desejado acenda no display.

Travando a fabricao de gelo Use esta funo quando no for utilizar/retirar gelo pelo dispenser durante os prximos dias ou se for ausentar-se da residncia por um longo perodo. Pressione a tecla Dispenser at que o indicador Ice Maker acenda no display, travando o ice maker para a fabricao de gelo. Para iniciar a fabricao de gelo, novamente, pressione a tecla Dispenser at que o indicador do ice maker apague.

Aps a limpeza do reservatrio de gelo, instale-o inserindo o reservatrio no local adequado at ouvir um clic. Se voc precisa de uma grande quantidade de gelo, retire os cubos diretamente do recipiente.

ATENO
Tenha cuidado para no machucar as mos e dedos quando manusear o gelo do reservatrio.

Indicador de Filtro Saturado

So produzidos 10 cubos de gelo em cada ciclo (de 7 a 8 vezes por dia). O ice maker possui um sensor que para automaticamente a produo de gelo sempre que o recipiente estiver cheio. A primeira produo de gelo poder ficar com sabor e colorao estranhos devido s novas conexes. Descarte este gelo at que a cor e o sabor estejam normais. Dicas para utilizar o dispenser de gelo Quando os cubos de gelo ficam armazenados por muito tempo podem ter alterao de sabor. Esvazie o recipiente e verifique se o indicador Ice Maker est apagado no display para que seja iniciada a produo de gelo.

Este indicador acende no display aps aproximadamente 6 meses de uso do refrigerador para informar que o filtro deve ser substiudo. Depois que fizer a substituio, mantenha a tecla Temperatura Freezer pressionada por 3 segundos para que o indicador apague.

Indicador de Painel Travado

As teclas do painel de controle podem ser travadas para evitar que a programao seja alterada acidentalmente. Para isso, mantenha as teclas Temperatura Refrig. e Turbo Freezer pressionadas ao mesmo tempo por 3 segundos. Para destravar o painel, basta manter as teclas pressionadas por 3 segundos novamente.

Luz do Dispenser

Para acender a luz do dispenser de gua e gelo, pressione a tecla Luz. Para apagar a luz, pressione a tecla novamente.

IMPORTANTE
O ice maker sai de fbrica destravado, para que comece a funcionar logo aps a instalao. Se voc no vai conectar o abastecimento de gua, trave o ice maker para evitar rudos na vlvula.

Modo Economizar Energia

ATENO
Se o acionador do dispenser ficar pressionado por mais de 4 minutos o motor pode sobrecarregar e parar, voltando a funcionar automaticamente aps 3 ou 4 minutos. Agite o recipiente semanalmente para garantir que os cubos de gelo mantenham-se separados Mantenha o ice maker travado at que o refrigerador seja conectado ao abastecimento de gua ou sempre que o abastecimento for interrompido. Se o gelo no estiver saindo, verifique se a sada do dispenser no est bloqueada com gelo. Os cubos de gelo armazenados no reservatrio podem ficar grudados se o dispenser de gelo no for utilizado durante um longo tempo. Retire o reservatrio de gelo e quebre os blocos de gelos grudados, para separar os cubos, eliminando os gelos restantes.
10

Voc pode economizar energia apagando todas as luzes do painel de controle. Para isso, pressione as tecla Turbo Freezer e Temperatura Freezer ao mesmo tempo por 3 segundos. As luzes apagaro aps 1 minuto. Para desativar o modo Economizar Energia, pressione as teclas novamente por 3 segundos.

Alarme

Se a porta do refrigerador ou do freezer ficar aberta por mais de 1 minuto, o produto emite um sinal sonoro a cada minuto. Este sinal somente ser ativado se o ngulo de abertura da porta for suficiente para acender a lmpada interna. As lmpadas internas apagam automaticamente se as portas ficarem abertas por mais de 10 minutos.

Indicador de Temperatura Alta

O display exibe para informar que a temperatura interna do produto est muito alta, como, por exemplo, em casos de falta de energia eltrica. O alerta apaga automaticamente no display quando a tecla Temperatura Refrig. pressionada por 3 segundos.

5. Limpeza e Manuteno
ATENO
Antes de efetuar qualquer operao de manuteno, incluindo as descritas neste manual, desligue o refrigerador da energia eltrica retirando o plugue da tomada. Antes de comear a limpar o refrigerador, lembre-se de que objetos midos podem aderir facilmente a superfcies extremamente frias. Dessa forma, no toque as superfcies frias com panos, esponjas ou at mesmo com as mos midas. Jamais limpe o seu refrigerador com fluidos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, tinner, varsol, solventes ou outros produtos qumicos abrasivos como detergentes, cidos ou vinagres para no danificar a proteo de verniz e demais peas. Aps a limpeza, recoloque os acessrios fornecidos com o refrigerador (gavetas, prateleiras, etc.) nos seus devidos lugares, no interior do refrigerador. Caso algum alimento seja derramado no interior do refrigerador, limpe imediatamente. Muitos desses alimentos podem danificar, manchar ou deixar com cheiro desagradvel as superfcies internas do refrigerador, caso permaneam por muito tempo em contato. Nunca use esptulas metlicas, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfcies plsticas no interior do seu refrigerador.

As portas dos modelos SH72X e SS72X possuem um verniz protetor especial que evita marcas de dedos e manchas. Utilize flanela seca ou umedecida em gua morna com sabo neutro e depois seque cuidadosamente.

ATENO
Em razo do emprego de verniz especial aplicado em seu produto para facilitar a limpeza, no use esponjas abrasivas, escovas de ao, nem mesmo produtos especiais para limpeza de ao inoxidvel, pastas, saplios e produtos com fludos inflavveis como lcool, querosene, gasolina, varsol, solventes, ceras automotivas, polidores e outros produtos qumicos abrasivos como cloro, detergentes, cidos ou vinagres. O uso destes produtos pode danificar a proteo de verniz e, por consequncia, acarretar riscos e/ou manchas irreversveis nas superfcies do seu refrigerador. recomendado ativar a funo PAINEL TRAVADO ao executar a limpeza do Painel de Controle para evitar o acionamento acidental de alguma funo.

Borrachas de Vedao da Portas


As borrachas de vedao das portas devem ser limpas cuidadosamente com um pano mido tomando cuidado para no danific-las.

Parte Interna

Limpe o interior do refrigerador e os acessrios com uma soluo de gua morna e bicarbonato de sdio (uma colher de sopa de bicarbonato para cada 1 litro de gua). Seque-o cuidadosamente.

ATENO
As borrachas das portas so encaixadas e removveis. No caso de dano no tente consert-las e procure um Servio Autorizado Electrolux.

ATENO
No lave as prateleiras e acessrios em lava-louas, pois podem deformar.

Parte Traseira do Refrigerador


Limpe a sujeira que se acumula na grade traseira com um aspirador de p pelo menos uma vez ao ano. No passe os dedos na parte traseira do refrigerador, pois h cantos afiados que podem causar ferimentos

Parte Externa

Para limpar facilmente a parte externa do seu refrigerador, utilize um pano umedecido em soluo de gua morna com sabo neutro e depois seque-o cuidadosamente.

11

Como Remover os Acessrios


Pingadeira Retire a grade da pingadeira e enxugue a gua regularmente.

Gavetas Puxe as gavetas para a frente e levante-as um pouco para retir-las.

Substituio das Lmpadas


Lmpada do Freezer 1 Retire os dois parafusos que fixam a cobertura da lmpada. 2 Segure na parte inferior da cobertura e puxe-a para desencaix-la. 3 Substitua a lmpada por outra com as mesmas especificaes. Esta lmpada pode ser adquirida na Rede Nacional de Servios Autorizados.

Recipiente de Gelo

ATENO
Para sua segurana, mantenha a tecla Dispenser pressionada por 3 segundos para travar o Ice Maker antes de limpar o recipiente de gelo. Tenha cuidado para no cortar os dedos durante a limpeza. 1 Empurre o recipiente para cima e para frente para retir-lo. 2 Retire o gelo e limpe o recipiente. 3 Para reintstalar, encaixe nas guias laterais e deslize at o final. Se houver dificuldade para colocar o recipiente, gire a haste 1/4 de volta e empurre-o novamente. Prateleira para Laticnios 1 Para retirar a tampa da prateleira laticnios, levante-a um pouco, segure nas dias extremidades e empurre-a para a esquerda para desencaix-la. 2 Para retirar a prateleira laticnios, segure nas duas extremidades e empurre-a para cima para retir-la. Prateleira das Portas Freezer/Refrigerador Segure nas duas extremidades da prateleira e empurre-a para cima para retir-la. Prateleiras Internas Abra totalmente as portas e puxe as prateleiras para a frente para retir-las.

Lmpadas do Refrigerador 1 Retire os dois parafusos que fixam a cobertura das lmpadas. 2 Segure na parte inferior da cobertira e puxe-a para desencaix-la. 3 Substitua as lmpadas por outras com as mesmas especificaes. Estas lmpadas podem ser adquiridas na Rede Nacional de Servios Autorizados.

IMPORTANTE
Antes de retirar as prateleiras, remova os alimentos que esto armazenados sobre elas.
12

6. Dicas e Conselhos
Como Economizar Energia
Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessrio. Se a porta no estiver devidamente fechada, aumentar o consumo de energia e poder ocorrer formao irregular de gelo. Procure regular a temperatura conforme informaes contidas neste manual. importante no obstruir a circulao do ar com a colocao de toalhas, plsticos ou com a m distribuio dos alimentos nas prateleiras, com o objetivo de manter a temperatura homognea. Nunca coloque alimentos quentes no refrigerador. Em caso de ausncia prolongada (ex.: viagens), pretendendo desligar o refrigerador, remova todos os alimentos e limpe-o deixando as portas entreabertas para evitar mofo e odores desagradveis. O fato do refrigerador permanecer desligado no comprometer seu funcionamento ao ser religado. Caso falte energia eltrica por um perodo prolongado, evite abrir as portas enquanto a energia eltrica no for restabelecida para no comprometer a conservao dos alimentos.

Para verduras, legumes e frutas coloque-os em sacos plsticos e armazene-os nas gavetas de frutas/verduras. Seque os recipientes antes de coloc-los no refrigerador. Caso voc venha a armazenar produtos alimentcios ou lquidos que absorvam ou transmitam odores muito fortes com facilidade, guarde-os em recipientes com tampa ou embalados cuidadosamente. Segundo a norma internacional ISO8561, os refrigeradores, freezers e combinados de uso domstico no devem apresentar escorrimento de gua na superfcie externa, mas quando instalados em locais com umidade relativa do ar acima de 75% e com temperaturas superiores a 32C normal que o refrigerador apresente condensao externa (suor). normal que a parte frontal e as laterais do seu refrigerador fiquem um pouco quentes. Isto devido tubulao localizada internamente para evitar a formao de suor na superfcie externa do produto.

Suor nas Superfcies Externas

Suor nas Superfcies Internas

Congelamento de Alimentos

Os produtos a serem congelados devem ser frescos limpos. Embale os alimentos em pores adequadas ao tamanho de sua famlia e que possam ser consumidos de uma s vez. Alimentos descongelados no devem ser congelados novamente. Pacotes pequenos permitem um congelamento rpido e uniforme. Alimentos gordurosos tm um menor prazo de congelamento. O sal tambm reduz o tempo de armazenamento dos alimentos. Embale bem os alimentos assegurando-se de que esto bem fechados. Nunca coloque o alimento a ser congelado em contato com o alimento j congelado, pois a temperatura do alimento congelado tende a aumentar.

Pode haver formao de suor na superfcie interna nos seguintes casos: Temperatura e umidade altas no local onde o produto foi instalado. Portas abertas com muita frequencia. Alimentos com muita umidade armazenados sem tampa. Cobertura das lmpadas: as lmpadas irradiam calor enquanto esto acesas, por isso, quando as portas ficam abertas por muito tempo, pode haver formao de suor na cobertura das lmpadas devido diferena de temperatura.

Vedao das Portas

Ao fechar a(s) porta(s) do refrigerador, haver formao de vcuo interno, dificultando a abertura, o que normal devido perfeita vedao. Portanto, no force a abertura. Aguarde alguns instantes antes de abrir novamente.

Rudos Normais de Operao

Descongelamento de Alimentos

Para descongelar carnes, peixes e frutas mantenhaos no compartimento refrigerador. Pedaos pequenos de carne podem ser cozidos ainda congelados. Vegetais podem ser descongelados em gua fervente. Pratos pr-cozidos podem ser aquecidos diretamente no forno desde que sua embalagem seja adequada.

Armazenamento de Alimentos

Para preservar as caractersticas dos alimentos ou lquidos mantenha-os em recipientes fechados.

Seu refrigerador em funcionamento pode apresentar um chiado, principalmente quando estiver com a porta aberta. Este rudo deve-se expanso do fluido refrigerante dentro do evaporador, o que no representa defeito. O compressor (motor) pode gerar um rudo. Isto uma caracterstica dos compressores modernos que funcionam em velocidades maiores que os modelos antigos, apresentando melhor desempenho e menor consumo de energia. A contrao e dilatao dos componentes internos, devido variao de temperatura, pode gerar pequenos estalos em seu refrigerador, o que no representa qualquer tipo de defeito.
13

7. Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso o seu Refrigerador apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e correes. Caso as correes sugeridas no sejam suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que est sua disposio.

Provveis Causas/Correes
Se o refrigerador no funciona (no liga) Plugue desligado da tomada. Produto ligado em tenso diferente do produto. Tomada com mau contato. Falta de energia eltrica, disjuntor desligado ou fusvel queimado. Se o refrigerador no gela (refrigerao insatisfatria Ajuste inadequado da temperatura do refrigerador. Incidncia direta de luz solar ou outras fontes de calor prximas ao refrigerador. Tenso da rede eltrica diferente da indicada no produto. Tempo excessivo de porta aberta. O espao atrs do produto muito pequeno. Alimentos congelando no compartimento refrigerador Temperatura do refrigerador muito baixa (fria). Alimentos muito midos. Temperatura ambiente muito baixa. Porta aberta. Painel de controle travado. Ligue o plugue na tomada. Ligue o plugue na tenso correta. Corrija o defeito na tomada eltrica. Aguarde o retorno da energia, ligue o disjuntor ou troque o fusvel. Ajuste corretamente a temperatura. Ver Instalao - Escolher o Local. Ver Instalao Eltrica. Abra a porta apenas o tempo necessrio. Deixe um espao de, no mnimo, 5 cm entre a parte traseira do produto e a parede. Aumente a temperatura do refrigerador (mais quente). Seque os alimentos antes de armazen-los. Regule seu produto para uma temperatura mais alta (mais quente). Feche ambas as portas. Destrave o painel conforme instrues na pgina 9. Instale o refrigerador sobre um piso firme e nivelado. Deixe um espao de, no mnimo, 5 cm entre a parte traseira do produto e a parede. Desencoste o objeto ou produto. Tampe os recipientes antes de armazenar os alimentos. Limpe as prateleiras regularmente. No armazene alimentos por muito tempo.

Alarme soando Teclas do painel de controle no aceitam comando Rudos

Piso desnivelado. O espao atrs do produto muito pequeno. Algum objeto ou produto encostado no refrigerador.

Odor estranho dentro do refrigerador

Alimentos armazendados sem tampa. Prateleiras manchadas com resduos de alimentos. Alimentos armazenados por muito tempo.

IMPORTANTE
Este Refrigerador deve ser utilizado somente para uso domstico.
14

8. Especificaes Tcnicas
Modelo
Capacidade (litros) ISO 8561 Armazenamento refrigerador Armazenamento freezer Armazenamento freezer Armazenamento total Bruta refrigerador Bruta freezer Bruta total 334 10 160 504 334 176 510 1790 895 730 1145 115 127 2,4 265 60 25 R134a Branco 220 1,3 278 334 10 160 504 334 176 510 1790 895 730 1145 115 127 2,4 265 60 25 R134a Inox 220 1,3 278

SS72B SH72B

SS72X SH72X

Altura mxima (mm) Largura (mm) Profundidade com porta fechada e sem puxador (mm) Profundidade com porta do refrigerador aberta(mm) Peso lquido (kg) Tenso (V) Corrente eltrica (A) Potncia (W) Frequncia (Hz) Potncia das lmpadas (W) Fluido refrigerante Cor

Caso seja necessrio, utilize um transformador com potncia de 2000W. Este Refrigerador est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

Sistema de Filtragem
Classificao (quanto ao desempenho/eficincia) Eficincia Classe Desempenho Tamanho de Partculas 5 m a < 15 m Reduo: a 75% Reteno de Partculas (P): III Reduo de cloro livre (C): I

Vida til quanto reduo de cloro: 2000 litros ou 06 meses

- Temperatura de utilizao: mnimo 0,6C / mximo 38C. - O aparelho atende aos requisitos da norma ABNT NBR 14908:2004. - Volume interno do filtro: 0,2 litro. - Volume interno do aparelho para ensaio de extraveis: 1,4 litros total. - Volume de referncia para ensaio de particulado: 2000 litros total.
15

9. Diagrama Eltrico

16

17

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data da emisso da nota fiscal preenchida conforme disposio do item 1 deste certificado e divididos da seguinte maneira: a) 3 (trs) meses de garantia legal; e, b) 9 (nove) meses de garantia contratual. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado); 4. Para os produtos SH72B e SS72B subsequentemente a garantia de 12 (doze) meses mencionado no item 2, a fabricante concede garantia suplementar de 24 (vinte e quatro) meses, aplicvel exclusivamente aos vcios provenientes de oxidao e/ou corroso natural, eventualmente identificado em porta (s) de tal produto mencionado neste item. 5. Para os produtos modelos SH72X e SS72X, subseqentemente a garantia de 12 (doze) meses mencionada no item 2, a fabricante concede garantia suplementar 24 (vinte e quatro) meses aplicvel exclusivamente aos vcios provenientes de oxidao e/ou corroso natural, eventualmente identificados em porta(s) e/ou gabinete(s), e tens metlicos intrnsecos de porta(s) e/ou gabinete(s) de tal produto mencionado neste item; 6. Exclui-se da garantia suplementar mencionada no item 4 e 5, casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que danifiquem a qualidade do material componente; Condies desta Garantia: 7. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 8. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentem vcios constatados como de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 9. Vidros, peas plsticas (botes, gavetas, capa dos puxadores, tampas, prateleiras, porta laticnios, frisos, acabamentos, emblemas, filtro de gua, etc.) e lmpadas so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do produto.
18

A Garantia perder a Validade quando: 10. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 11. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc.). Tambm no tero nenhum tipo de cobertura pelas garantias (legal e contratual), indenizao e/ou ressarcimento, materiais ou alimentos armazenados no interior do produto utilizado para os fins citados. 12. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 13. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 14. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A Garantia concedida pelo Fabricante no cobrir: 15. Despesas com Instalao do produto. 16. Produtos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 17. O no funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. 18 Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento, etc.). 19. Chamadas relacionadas unicamente a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobranas. Outras disposies: 20. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; b) para situaes existentes a partir do 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 21. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 22. A Electrolux declara que no h nenhuma outra pessoa fsica e/ou jurdica habilitada a fazer excees ou assumir compromissos, em seu nome, referente ao presente certificado de garantia. 23. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 24. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.
19

69500647

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 - CEP 81520-900 Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
Fev/12 Rev.00

You might also like