You are on page 1of 44

DOCUMENTO BASE

C CO ON NC CE EI IT TU UA A O OE EO OP PE ER RA AC CI IO ON NA AL LI IZ ZA A O OP PA AR RA A R RE EA AL LI IZ ZA A O OD DA A9 9 C CO ON NF FE ER R N NC CI IA AN NA AC CI IO ON NA AL LD DO OS S D DI IR RE EI IT TO OS SD DA AC CR RI IA AN N A AE ED DO OA AD DO OL LE ES SC CE EN NT TE E

TEMA:

MOBILIZANDO, IMPLEMENTANDO E MONITORANDO A POLTICA E O PLANO DECENAL DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANAS E ADOLESCENTES NOS ESTADOS, NO DISTRITO FEDERAL E NOS MUNICPIOS.

DATA DE REALIZAO: 11 a 14 de Julho de 2012

LOCAL: CENTRO DE CONVENES ULISSES GUIMARES - BRASLIA DF

PARTE I

CONCEITUAO

1 APRESENTAO E CONTEXTUALIZAO

A garantia dos direitos de Crianas e Adolescentes no Brasil sempre se apresentou como uma das mais intensas e desafiadoras lutas pelos direitos humanos ao longo dos diferentes contextos histricos, culturais e econmicos. Com a Constituio Federal de 1988, o paradigma de uma nova cidadania aparece contundente na construo das polticas de garantia de direitos.

O Brasil como pas signatrio da Conveno Internacional dos Direitos da Criana firmou sua posio clara em todo este processo e, ao declarar Crianas e Adolescentes PRIORIDADE ABSOLUTA focou sua ateno na necessidade de implementar este novo projeto de humanidade. Neste sentido, a Lei Federal 8069/1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente - o instrumento fundamental para o desencadeamento das aes necessrias no cumprimento deste sonho. A partir deste momento, meninas e meninos so sujeitos de direitos prioritrios nas polticas pblicas e na destinao privilegiada de recursos pblicos. A Constituio Federal e o Estatuto da Criana e do Adolescente, no processo de consolidao da cidadania, inserem o modelo democrtico participativo e federativo em todo o ciclo das polticas pblicas: A poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se- atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no-governamentais, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Artigo 86 do ECA

a partir desse modelo que o Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criana e Adolescente em conjunto com os Conselhos Estaduais, Distrito Federal e Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente vem 3

impulsionando um processo que visa articular os atores do Sistema de Garantia dos Direitos para efetivao dos direitos humanos de crianas e adolescentes.

As Conferncias representam a consolidao dessa caminhada e, depois de 21 anos de Estatuto, podemos destacar avanos impulsionados por esses espaos de construo democrtica, tais como, o SINASE Sistema Nacional Socioeducativo, que foca a ateno no atendimento humanizador dos adolescentes em conflito com a lei; o Plano Nacional de Erradicao do Trabalho Infantil; o Plano Nacional do Direito a Convivncia Familiar e Comunitria; o Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes; o Plano da Primeira Infncia, assim como a expanso e fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criana e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares. Esses processos tambm serviram de referncia para a formulao de leis e normativas, de polticas e planos setoriais nacionais, servios e aes para a garantia dos direitos das crianas e adolescentes.

Os princpios constitucionais do Pacto Federativo e da Democracia Participativa so fundamentais nesta discusso. Entretanto, para sustentar este processo descentralizador devem ser observados os aspectos da coresponsabilidade do financiamento e da gesto.

Apesar de todos estes avanos ainda existem desafios a serem superados e enfrentados, como a universalizao de uma educao de qualidade, da mesma forma o acesso sade com ateno integral e equidade; eliminao de todas as formas de violncia contra crianas e adolescentes em todos os contextos especialmente o abuso e explorao sexual e todas as formas de trabalho infantil; uma poltica de segurana pblica voltada para garantia do direito a vida e a integridade fsica, moral e psicolgica; uma poltica capaz de coordenar mecanismos de enfrentamento da explorao de crianas e adolescentes no trfico de drogas e armas e 4

atendimento psicossocial aos usurios de substncias psicoativas; uma poltica de garantia dos direitos socioambientais das crianas e adolescentes nas reas de abrangncia de grandes obras de desenvolvimento; uma poltica que assegure a crianas e adolescentes usufruir dos investimentos das obras da copa e das olimpadas; uma poltica de acessibilidade segura s TIC -

tecnologia da informao e comunicao.

A realizao da 9 Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente tem como objetivo mobilizar os diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos e a populao em geral para implementar e monitorar a Poltica Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

O Conanda e a SNPDCA (Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente), aps a 8 Conferencia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, criaram um grupo intersetorial formado por 13 Ministrios e quatro conselheiros da Sociedade Civil que a partir das 68 diretrizes aprovadas, elaborou os princpios, as diretrizes e os Objetivos Estratgicos do Plano Decenal.

Cabe

agora

Conferncias

Municipais,

Territoriais,

Regionais,

Estaduais, Distrito Federal e Nacional a discusso de toda esta construo, tendo em vista trs focos principais: mobilizao, implementao e monitoramento da Poltica Nacional e do Plano Decenal.

Este processo de construo democrtica conta com a participao e o protagonismo de crianas e adolescentes em todas as etapas. Na 8 Conferncia tivemos aproximadamente 450 adolescentes delegados

participando das discusses e deliberaes. Entendemos que a presena de crianas e adolescente nos impe metodologia mais adequada a sua condio peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Para consolidar a participao e protagonismo nas Conferncias de Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes, o Conanda deliberou pela participao dos mesmos nas comisses organizadoras das conferncias municipais, estaduais/DF e nacional.

O processo de construo coletiva a partir das Conferncias Municipais, Estaduais/Distrital para a consolidao na 9 Conferncia Nacional necessita do envolvimento de todos os atores da sociedade que engajados e comprometidos com essa grande tarefa da elaborao da Poltica Nacional e do Plano Decenal efetivam o verdadeiro papel dos conselhos historicamente constitudos. O CONANDA acredita nesse envolvimento e compromisso para o fortalecimento da democracia participativa, tendo como resultado a efetivao das polticas pblicas garantindo assim os direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida de crianas e adolescentes do BRASIL.

Para esta tarefa, o CONANDA convoca seu Municpio, sua Regio, Territrio, seu Estado, o DF e, claro, VOC!!!

2 OBJETIVO GERAL:

Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a populao em geral para a implementao e monitoramento da Poltica Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

3 OBJETIVOS ESPECFICOS:

Mobilizar as instncias governamentais e da sociedade civil organizada para a implementao e monitoramento da Poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

Articular e pactuar com os gestores das trs esferas de governo, envolvendo os poderes legislativo e judicirio, no processo de 6

implementao da Poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes. Articular e pactuar com os gestores das trs esferas de governo, envolvendo os poderes legislativo e judicirio, a implementao da Poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes. Criar mecanismos de monitoramento da Poltica e do Plano Decenal nas trs esferas de governo;

4 MARCO CONCEITUAL:

Na 8 Conferncia Nacional foram deliberados os Princpios, os Eixos e as Diretrizes para a Construo da Poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes e, partir dessa construo, o Conanda definiu os Objetivos Estratgicos que serviro de parmetros para as discusses nas Conferncias Municipais, Territoriais, Regionais, Estaduais, Distrito Federal e Nacional.

4.1 Definio de diretrizes, aes e atividades

As diretrizes de uma Poltica so as grandes linhas orientadoras. Elas podem ser gerais e especficas. As diretrizes gerais, como o prprio nome indica, so as linhas mestras que orientam toda a poltica. J as diretrizes especficas, so aquelas que definem um conjunto de aes a serem realizadas por categorias, sejam elas temticas (i.e. violncia) ou de segmentos sociais (criana e adolescente). As aes so um conjunto de atividades que visam a implementar as diretrizes. As atividades so as unidades de operacionalizao das aes.

Exemplo: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Diretriz: Promover a articulao dos vrios conselhos de direitos nos trs mbitos das unidades federadas. 7

Ao: Incentivar a criao de mecanismos de coordenao visando uma ao articulada nos processos de formulao, monitoramento e avaliao de polticas sociais destinadas criana e ao adolescente. Atividade: Realizao de Plenrias conjuntas dos vrios conselhos setoriais e de defesa de direitos visando construo de uma plataforma de ao articulada. Para auxiliar nessa definio, apresentamos a seguir alguns princpios j consagrados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e que devem nortear, de forma transversal, as propostas de diretrizes da poltica nacional.

4.2 Princpios

Definir princpios para uma poltica pblica implica, dessa maneira, reafirmar valores que so universais para os Estados Democrticos de Direito e traduzi-los para a poltica em tela. Aqui j se introduz uma primeira caracterstica fundamental do conceito: princpios devem ser universais. So princpios da Poltica Nacional de Promoo, Proteo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente:

O reconhecimento da criana e do adolescente como sujeitos de direitos. Esta poltica adota como princpio que as crianas e os adolescentes so pessoas em condio peculiar de desenvolvimento, sujeitos da histria, de direitos humanos e de cidadania. Isso implica no seu reconhecimento como sujeitos, que tm condies e devem participar de decises sobre sua vida e na recusa de conceb-los portadores de necessidades e apenas objetos de interveno por parte da famlia, da comunidade e do Estado.

respeito

aos

Direitos

Humanos

de

Crianas

Adolescentes

assegurados nas Normas Nacionais e Internacionais existentes. O status minoritrio da criana e do adolescente em relao ao adulto circunscreve seus direitos como parte inalienvel, integral e indivisvel dos 8

direitos humanos universais. As polticas traadas devem ser um meio de viabilizar o cumprimento dos direitos assegurados nas leis, normas e tratados dos quais o Brasil signatrio.

A igualdade e respeito diversidade. Mulheres, homens, crianas e adolescentes so iguais em seus direitos. As crianas e adolescentes, pela condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, possuem direitos adicionais relacionados sua proteo integral. Apoiadas nesse princpio, as polticas de Estado devem, necessariamente, se propor a superar as desigualdades de gnero, tnico-raciais, de orientao sexual, deficincia, insero social, de situao econmica e regionais.

universalidade deve

dos

direitos o

das aos

polticas. direitos

princpio

da

universalidade

garantir

acesso

sociais,

polticos,

econmicos, culturais e ambientais e traduzir-se em polticas permanentes nas trs esferas de governos. Deve, ainda, contrrio tradio de formular polticas para apenas um dos vrios segmentos da infncia, garantir que todos os direitos sejam extensivos para todas crianas e todos adolescentes do pas.

A equidade e justia social. Visando a garantir o acesso igualitrio aos direitos e polticas universais em um contexto de profundas desigualdades sociais, o Estado deve desenvolver programas e aes especficas voltadas a grupos sociais historicamente discriminados. O foco nos desiguais para se alcanar justia social significa um reconhecimento dos direitos especficos dos diferentes grupos de crianas e adolescentes.

A garantia de prioridade absoluta. a primazia em receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias; precedncia no atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; preferncia na formulao e na execuo de polticas sociais pblicas e na destinao dos recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. 9

descentralizao

poltico-administrativa

municipalizao.

Reafirma o princpio constitucional da configurao federada do pas, em que o municpio a unidade descentralizada e autnoma de construo e implantao de polticas pblicas dos direitos da criana e do adolescente. O processo de descentralizao pressupe a distribuio clara de competncias, papis, atribuies e responsabilidades entre as trs esferas de Governo (Unio, estados e municpios); a forma justa na repartio e transferncias da arrecadao tributria para assegurar a autonomia e a melhoria da receita municipal. Em observncia ao pacto federativo, o financiamento da poltica de promoo, proteo e defesa dos direitos de crianas e adolescentes deve se dar de forma compartilhada pelas trs esferas de governo, garantindo o seu cofinanciamento.

A participao e controle social. Incorporada na normativa nacional pela Constituio de 1988, a participao da comunidade na formulao de polticas pblicas inaugura uma concepo de estado amplo do qual a sociedade civil organizada tambm parte integrante. A participao da sociedade civil nos conselhos de direitos vem se tornando importante instrumento de controle social e garantia de transparncia dos atos do poder pblico.

Articulao das vrias esferas de poder e entre governo e sociedade civil. A Constituio Federal e o Estatuto da Criana e do Adolescente preconizam que a formulao e implantao da poltica ocorram de forma articulada entre o governo e a sociedade civil nas trs esferas de estado, respeitando as especificidades das competncias de cada uma das partes. Essa articulao pressupe, ainda, a integrao com os poderes legislativo e judicirio.

10

A articulao, integrao e intersetorialidade das polticas, programas e servios. O ECA estabelece como linhas de ao dessa poltica a articulao e a hierarquizao das polticas pblicas e servios para o cumprimento dos direitos como polticas sociais bsicas; polticas e programas de assistncia social em carter supletivo para aqueles que deles necessitem; prestao de servios tais como os de preveno e atendimento a crianas violentadas; servio de localizao de crianas desaparecidas; e proteo jurdico-social de defesa dos direitos das crianas e adolescentes (artigo 87). Essa articulao e hierarquizao polticas. pressupem, necessariamente, a intersetorialidade das

A transparncia da Gesto do Estado. A Poltica Nacional de Promoo, Proteo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente deve ser pautada no respeito aos princpios da administrao pblica: legalidade,

impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, com transparncia na gesto e controle social.

4.3 Eixos Orientadores, Objetivos Estratgicos


EIXO 1 PROMOO DOS DIREITOS DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Diretriz 01 - Promoo da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de crianas e adolescentes no mbito da famlia, da sociedade e do Estado, considerada as condies de pessoas com deficincia e as diversidades de gnero, orientao sexual, cultural, tnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opo poltica.

Objetivo Estratgico 1.1 Promover o respeito aos direitos da criana e do adolescente na sociedade, de modo a consolidar uma cultura de cidadania.

Objetivo Estratgico 1.2 Desenvolver aes voltadas preservao da imagem, da identidade, observando a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento de crianas e adolescentes nos meios de comunicao, conforme dispositivos do Estatuto da Criana e do Adolescente.

11

Objetivo Estratgico 1.3 Fortalecer as competncias familiares em relao proteo integral e educao em direitos humanos de crianas e adolescentes no espao de convivncia familiar e Comunitria.

Objetivo Estratgico 1.4 Promover aes educativas de preveno de violncias e acidentes com crianas e adolescentes nas famlias e nas instituies de atendimento.

Objetivo Estratgico 1.5 Implementar o ensino dos direitos de crianas e adolescentes com base no ECA, ampliando as aes previstas na Lei 11.525/07, tambm para a educao infantil, ensino mdio e superior. Objetivo Estratgico - 1.6 - Fomentar a cultura da sustentabilidade socioambiental no processo de educao em direitos humanos com crianas e adolescentes. Diretriz 02 - Universalizao do acesso a polticas pblicas de qualidade que garantam os direitos humanos de crianas, adolescentes e suas famlias e contemplem a superao das desigualdades, afirmao da diversidade com promoo da equidade e incluso social. Objetivo Estratgico 2.1 - Priorizar a proteo integral de crianas e adolescentes nas polticas de desenvolvimento econmico sustentvel, inclusive com clausulas de proteo nos contratos comerciais nacionais e internacionais.

Objetivo Estratgico 2.2 - Erradicar a pobreza extrema e superar as iniqidades que afetam o desenvolvimento integral de crianas e adolescentes e suas famlias, por meio de um conjunto articulado de aes entre poder pblico e sociedade, com justia social.

Objetivo Estratgico 2.3 Erradicar a fome e assegurar a alimentao adequada de crianas, adolescentes, gestantes e lactantes, por meio da ampliaco de polticas de segurana alimentar e nutricional. Objetivo Estratgico 2.4 Ampliar o acesso de crianas e adolescentes e suas famlias aos servios de proteo social bsica e especial por meio da expanso e qualificao da poltica de assistncia social.

Objetivo Estratgico 2.5 Universalizar o acesso ao registro documentao bsica de crianas e adolescentes e suas famlias.

civil e

12

Objetivo Estratgico 2.6- Priorizar e articular as aes de ateno integral a crianas de 0 a 6 anos, com base no Plano Nacional pela Primeira Infncia.

Objetivo Estratgico 2.7 Expandir e qualificar polticas de ateno integral sade de crianas, adolescentes e suas famlias.

Objetivo Estratgico 2.8 - Universalizar o acesso e assegurar a permanncia e o sucesso de crianas e adolescentes na educao bsica, expandindo progressivamente a oferta de educao integral, com a ampliao da jornada escolar, dos espaos e das oportunidades educacionais.

Objetivo Estratgico 2.9: Implementar na educao bsica o ensino da cultura afrobrasileira, africana e indgena, em cumprimentos das Leis de ns 10.639/03 11.645/08

Objetivo Estratgico 2.10 Fomentar a interao social de crianas e adolescentes com deficincia auditiva, por meio do ensino da lngua de sinais na comunidade escolar, garantido sua incluso no currculo da educao bsica. Objetivo Estratgico 2.11 Promover o acesso de crianas e adolescentes s Tecnologias de Informao e Comunicao e navegao segura na Internet, como formas de efetivar seu direito comunicao, observando sua condio peculiar de pessoas em desenvolvimento.

Objetivo Estratgico 2.12 - Consolidar a oferta de ensino profissionalizante de qualidade, integrado ao ensino mdio, com fomento insero no mercado de trabalho dos adolescentes a partir dos 16 anos, de acordo com a legislao vigente. Objetivo Estratgico 2.13 - Ampliar o acesso de adolescentes a partir de 14 anos a programas de aprendizagem profissional de acordo com a Lei n 10.097/00.

Objetivo Estratgico 2.14 Universalizar o acesso de crianas e adolescentes a polticas culturais, que nas suas diversas expresses e manifestaes considerem sua condio peculiar de desenvolvimento e potencial criativo. Objetivo Estratgico 2.15 Universalizar o acesso de crianas e adolescentes a polticas e programas de esporte e lazer, de acordo com sua condio peculiar de desenvolvimento, assegurada a participao e a acessibilidade de pessoas com deficincias.

13

EIXO 2 - PROTEO E DEFESA DOS DIREITOS


Diretriz 03 - Proteo especial a crianas e adolescentes com seus direitos ameaados ou violados, consideradas as condies de pessoas com deficincia e as diversidades de gnero, orientao sexual, cultural, tnicoracial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opo poltica. Objetivo Estratgico 3.1 Ampliar e articular polticas, programas, aes e servios para a promoo, proteo e defesa do direito de crianas e adolescentes convivncia familiar e comunitria, com base na reviso e implementao do Plano nacional temtico.

Objetivo Estratgico 3.2 - Implementar polticas e programas de ateno e reabilitao de crianas e adolescentes acidentados. Objetivo Estratgico 3.3 Estabelecer e implementar protocolos para a proteo de crianas e adolescentes em situao de emergncias, calamidades, desastres naturais e assentamentos precrios. Objetivo Estratgico 3.4 Fomentar a criao de programas educativos de orientao e de atendimento a familiares, responsveis, cuidadores ou demais envolvidos em situaes de negligencia, violncia psicolgica, fsica e sexual.

Objetivo Estratgico 3.5 Definir diretrizes para as atividades de preveno ao uso de drogas por crianas e adolescentes conforme a Lei 11. 343/06, bem como ampliar, articular e qualificar as polticas sociais para preveno e ateno a crianas e adolescentes usurios e dependente de lcool e drogas.

Objetivo Estratgico 3.6 Ampliar e articular polticas, programas, aes e servios para a proteo e defesa de crianas e adolescentes identificadas em situao de trabalho infantil, com base no Plano Nacional temtico. Objetivo Estratgico 3.7 Definir diretrizes e implementar polticas sociais articuladas que assegurem a proteo integral e o direito convivncia familiar e comunitria de crianas e adolescentes em situao de rua. Objetivo Estratgico 3.8 Aperfeioar instrumentos de proteo e defesa de crianas e adolescentes para enfrentamento das ameaas ou violaes de direitos facilitadas pelas Tecnologias de Informao e Comunicao.

Objetivo Estratgico 3.9 Ampliar e articular polticas, programas, aes e servios para o enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes, com base no Plano Nacional temtico. Objetivo Estratgico 3.10 - Definir e implementar polticas e programas de preveno e reduo da mortalidade de crianas e adolescentes por violncias, em especial por homicdio.

14

Objetivo Estratgico 3.11 Formular diretrizes e parmetros para estruturao de redes integradas de ateno a crianas e adolescentes em situao de violncias, com base nos princpios de celeridade, humanizao e continuidade no atendimento.

Objetivo Estratgico 3.12 Ampliar e articular polticas, programas, aes e servios para atendimento a adolescentes autores de ato infracional, mediante a regulamentao e implementao do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, observadas as responsabilidades do executivo e do sistema de justia. Objetivo Estratgico 3.13 - Formular diretrizes e parmetros para estruturao e integrao de redes de ateno a crianas e adolescentes em acolhimento, bem como de adolescentes em privao de liberdade cuja oferta de servios considere as diversas fases de atendimento e desligamento institucional, com aes de reinsero familiar e comunitria.

Objetivo Estratgico 3.14 Implantar mecanismos de preveno e controle da violncia institucional no atendimento de crianas e adolescentes, com nfase na erradicao da tortura.

Diretriz 04 Universalizao e fortalecimento dos conselhos tutelares, objetivando a sua atuao qualificada. Objetivo Estratgico 4.1 Implantar e aprimorar o funcionamento de conselhos tutelares em todos os municpios, de acordo com os parmetros estabelecidos pelo CONANDA.

Diretriz 05 Universalizao, em igualdade de condies, do acesso de crianas e adolescentes aos sistemas de justia e segurana pblica para a efetivao dos seus direitos.

Objetivo Estratgico 5.1 Articular e aprimorar os mecanismos de denncia, notificao e investigao de violaes dos direitos de crianas e adolescentes. Objetivo Estratgico 5.2 Incentivar processos de aprimoramento institucional, de especializao e de regionalizao dos sistemas de segurana e justia, para a garantia dos direitos de crianas e adolescentes.

Objetivo Estratgico 5.3 - Fortalecer a capacidade institucional dos rgos de responsabilizao para o rompimento do ciclo de impunidade e para o enfrentamento de violaes dos direitos de crianas e adolescentes.

15

EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAO DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Diretriz 06 Fomento de estratgias e mecanismos que facilitem a participao organizada e a expresso livre de crianas e adolescentes, em especial sobre os assuntos a eles relacionados, considerando sua condio peculiar de desenvolvimento, pessoas com deficincia e as diversidades de gnero, orientao sexual, cultural, tnico-racial, religiosa, geracional, territorial, nacionalidade e opo poltica.

Objetivo Estratgico 6.1 - Promover o protagonismo e a participao de crianas e adolescentes nos espaos de convivncia e de construo da cidadania, inclusive nos processos de formulao, deliberao, monitoramento e avaliao das polticas pblicas.

Objetivo Estratgico 6.2 - Promover oportunidades de escuta de crianas e adolescentes nos servios de ateno e em todo processo judicial e administrativo que os envolva. Objetivos Estratgico 6.3 Ampliar o acesso de crianas e adolescentes, na sua diversidade, aos meios de comunicao para expresso e manifestao de suas opinies.

EIXO 4 CONTROLE SOCIAL DA EFETIVAO DOS DIREITOS

Diretriz 07 Fortalecimento de espaos democrticos de participao e controle social, priorizando os conselhos de direitos da criana e do adolescente e assegurando seu carter paritrio, deliberativo, controlador e a natureza vinculante de suas decises. Objetivo Estratgico 7.1 Universalizar os Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente, qualificando suas atribuies de formular, acompanhar e avaliar as polticas pblicas para crianas e adolescentes e de mobilizar a sociedade.

Objetivo Estratgico 7.2 Apoiar a participao da sociedade civil organizada em fruns, movimentos, comits e redes, bem como sua articulao nacional e internacional para a incidncia e controle social das polticas de direitos humanos de crianas e adolescentes e dos compromissos multilaterais assumidos

16

EIXO 5 GESTO DA POLTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANAS E ADOLESCENTES


Diretriz 08 - Fomento e aprimoramento de estratgias de gesto da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes fundamentadas nos princpios da indivisibilidade dos direitos, descentralizao, intersetorialidade, participao, continuidade e co-responsabilidade dos trs nveis de governo. Objetivo Estratgico 8.1 - Estabelecer mecanismos e instncias para a articulao, coordenao e pactuao das responsabilidades de cada esfera de governo na gesto do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

Diretriz 09 Efetivao da prioridade absoluta no ciclo e na execuo oramentria das trs esferas de governo para a Poltica Nacional e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes, garantindo que no haja cortes oramentrios. Objetivo Estratgico 9.1 - Dotar a poltica dos direitos humanos de crianas e adolescentes de recursos suficientes e constantes para implementao das aes do Plano Decenal, com plena execuo oramentria. Objetivo Estratgico 9.2 Estabelecer e implementar mecanismos de cofinanciamento e de repasse de recursos do Fundo da Infncia e adolescncia entre as trs esferas de governo, na modalidade Fundo a Fundo, para as prioridades estabelecidas pelo plano decenal, de acordo com os parmetros legais e normativos do Conanda.

Diretriz 10 Qualificao permanente de profissionais para atuarem na rede de promoo, proteo e defesa dos direitos de crianas e adolescentes. Objetivo Estratgico 10.1 Formular e Implementar uma poltica de formao continuada, segundo diretrizes estabelecidas pelo Conanda, para atuao dos operadores do sistema de garantias de direitos, que leve em conta a diversidade regional, cultural e tnico-racial. Diretriz 11 Aperfeioamento de mecanismos e instrumentos de monitoramento e avaliao da Poltica e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes, facilitado pela articulao de sistemas de informao. Objetivo Estratgico 11.1 Desenvolver metodologias e criar mecanismos institucionais de monitoramento e avaliao da poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes e do seu respectivo oramento.

Objetivo Estratgico 11.2 Universalizar o Sistema de Informao para Infncia e adolescncia - Sipia, mediante a co-responsabilidade do poder pblico, em articulao com outras bases de dados nacionais sobre crianas e adolescentes.

17

Diretriz 12 Produo de conhecimentos sobre a infncia e a adolescncia, aplicada ao processo de formulao de polticas pblicas. Objetivo Estratgico 12.1 Fomentar pesquisas no campo da promoo, proteo e defesa dos direitos humanos de crianas e adolescentes, com a difuso pblica de seus resultados. Objetivo Estratgico 12.2 - Identificar, apoiar e difundir prticas inovadoras no campo da promoo, proteo e defesa dos direitos humanos de crianas e adolescentes, visando o intercmbio de experincias para o aperfeioamento de polticas pblicas. Objetivo Estratgico 12.3 - Promover o intercmbio cientfico, nacional e internacional, entre as instituies de ensino, pesquisa e extenso nos temas relativos a crianas e adolescentes.

Diretriz 13 Cooperao internacional e relaes multilaterais para implementao das normativas e acordos internacionais de promoo e proteo e defesa dos direitos da criana e do adolescente.
Objetivo Estratgico 13.1 - Incluir clausulas de proteo aos direitos da criana e do adolescente nos acordos multilaterais.

Objetivo Estratgico 13.2 - Desenvolver de parcerias e cooperao tcnica entre Estados para implementao da Conveno dos Direitos da Criana e adolescente.

OBS:

Esse

material

est

disponvel

no

site

do

Conanda

<http://www.direitosdacrianca.org.br>

18

4.3. Textos Orientadores:

A partir do objetivo geral Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a populao em geral para a implementao e monitoramento da Poltica Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e

Adolescentes, o Conanda prope os textos abaixo para contribuir com a reflexo.

MOBILIZAO A mobilizao social um mecanismo legtimo de consolidao da democracia e da participao popular, o envolvimento no de um ou dois indivduos, mas da sociedade em geral em prol de um objetivo e a participao conjunta da comunidade, empresas, governos e organizaes sociais para o enfrentamento e a erradicao de problemas sociais, polticos e econmicos. Precisamos resgatar o significado democrtico do poder de mobilizao da sociedade para a efetivao e garantia dos direitos humanos das crianas e dos adolescentes. A exemplo da dcada de 80 quando, para a insero e aprovao do Artigo 227 da Constituio Federal e, a posteriori, do Estatuto da Criana e do Adolescente, foram colhidas mais de 1 milho e meio de assinaturas, fruto das diversas formas de mobilizao social. A mobilizao ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide agir com um objetivo comum, buscando resultados desejados por todos. O objetivo levar a discusso para sociedade, apresentando diagnsticos, informaes, dados e possibilitando a construo de novas formas de pensar sobre os direitos conquistados. Um exemplo

emblemtico disso o dia 18 de maio, que representa um marco claro de

19

uma ao mobilizadora e articuladora que impulsionou no Brasil uma renovada conscincia em relao ao tema do abuso e explorao sexual. Portanto, so as mobilizaes que possibilitam as pessoas mudarem de hbitos e transformarem suas realidades. A exemplo disso, temos a luta dos atores do sistema de garantias de direitos no intuito de mudar a cultura em relao ao trabalho infantil, que se perpetua no Brasil por sculos, sustentado por um concepo histrica e cultural que valoriza o trabalho como uma forma de educar e construir valores desde a infncia. A articulao e mobilizao tentam pautar a sociedade para transformar os paradigmas de prticas sociais que perduram durante sculos,

especialmente no que se refere ao tratamento destinado s crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade, prticas essas naturalizadas e banalizadas, muitas vezes no entendimento de que represso e castigos so formas adequadas de educao e de transmisso de valores. Nesses 21 anos de Estatuto da Criana e do Adolescente, diversos programas e servios foram criados, implementados e desenvolvidos,

respondendo aos princpios da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, cuja base iluminou a legislao brasileira. Precisamos fortalecer o que j conquistamos e, a partir da Poltica Nacional dos Direitos Humanos da Criana e do Adolescente e do Plano Decenal, consolidar o que falta para concretizar o artigo 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente. Durante esse perodo, a sociedade no ficou estagnada os avanos foram resultados do processo de mobilizao social em torno da temtica dos direitos humanos de crianas e adolescentes. Agora se faz necessrio rever a caminhada e descobrir novos caminhos. Como diz Tiago de Mello: No tenho caminho novo. O que tenho de novo o jeito de caminhar. Podemos dizer que temos a lei mais avanada do mundo em relao aos direitos humanos de crianas e adolescentes, inclusive copiada por outros pases. Alm disso, h acordos internacionais dos quais nosso pas 20

signatrio. O que nos falta ento? CRIAR NOVOS CAMINHOS para a articulao e mobilizao junto aos diversos atores da sociedade e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente, para que esses direitos sejam efetivamente garantidos. O Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA, previsto no art. 88 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 ECA, foi criado pela Lei n 8.242, de 12 de outubro de 1991 e regulamentado pelo Decreto n 5.089 de 20 de maio de 2004, em conformidade com as Resolues n 105/2005 e n 113/2006, tendo como uma de suas atribuies buscar a integrao e a articulao com os Conselhos Estaduais, do DF, Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente, Conselhos Tutelares, os diversos Conselhos Setoriais, rgos estaduais, do DF e municipais e entidades no-governamentais, apoiando-os para tornar efetiva a aplicao dos princpios, das diretrizes e dos direitos estabelecidos em lei. Nesse intuito, precisa resgatar seu papel de mobilizao, principalmente neste momento de construo das Polticas de Direitos Humanos e Planos Decenais nas trs esferas de governo. Existem vrias formas de mobilizar a sociedade para um tema ou um objetivo comum. A sociedade se mobiliza por meio de campanhas na mdia, passeatas, conferncias, seminrios, fruns, audincias e atos pblicos, coleta de assinaturas e manifestaes em geral. O mais importante conhecer todas as formas e os canais mais efetivos para realizar as aes com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno de uma causa no nosso caso, a causa da criana e do adolescente. A Conferncia uma das formas de mobilizao, a exemplo da 8 Conferncia Nacional que resultou no dilogo e na participao de mais de 65 mil pessoas, 1/3 das quais adolescentes. A Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes foi debatida em 2.611 Conferncias Municipais, 260 Regionais/Territoriais e 26 Estaduais e do Distrito Federal.

21

A mobilizao dos adolescentes tem sido o grande diferencial nas Conferncias. Durante o processo de mobilizao que culminou na 8 Conferncia Nacional, estima-se que houve a participao de mais de 22 mil crianas e adolescentes. O CONANDA, dando continuidade ao processo de

mobilizao e participao infanto-juvenil, deliberou, por Resoluo, sobre a presena de crianas e adolescentes nas Comisses Organizadoras das Conferncias Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais. A partir da proposio dos adolescentes membros da Comisso Organizadora da 9 Conferncia Nacional, o CONANDA deliberou pela realizao de conferncias livres1 que acontecero nos municpios envolvendo crianas e adolescentes nos seus espaos de convivncia. Somos convocados (as) a construir juntos (as) o novo jeito de caminhar. Precisamos ressignificar Conselhos Associaes, a de Pais forma de trabalhar Conselhos Governos,

coletivamente, Setoriais,

convocando Redes,

Direitos, e Mes,

Fruns,

Empresrios, para a grande marcha em prol da concretizao dos Direitos Humanos das Crianas e Adolescentes de nosso Pas.

IMPLEMENTAO

H 23 anos, a Constituio Federal de 1988 consagrou um referencial histrico nos ideais de participao social, inserindo no cenrio poltico da modernidade a figura dos Conselhos Deliberativos de Polticas Pblicas, como uma reivindicao fundamental da sociedade por direitos e melhorias das condies de vida da populao. O Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente Conanda, desde sua criao, em 1991, vem atuando em favor da formulao e implantao de uma poltica para infncia e adolescncia no pas,
1

Orientaes sobre conferncias livres no item 5.4.

22

empenhou-se nessa tarefa, juntamente com os Conselhos Estaduais, do DF, Municipais, Frentes e Fruns de Defesa, alm das instituies da sociedade civil. Resultado desta longa trajetria hoje a poltica nacional dos direitos humanos de crianas e adolescentes e um plano decenal a ser implementado

O avano do movimento em favor dos direitos infanto-juvenis na orientao poltica propositiva tem sido observado em vrios nveis,

sobressaindo-se nas conferncias, sendo estes espaos momentos de grande potencial multiplicador e propositor de inmeras deliberaes. As normas que orientam a participao da sociedade organizada na formulao das polticas para infncia e adolescncia, por meio destas Conferncias, foram

estabelecidas pelo regimento Interno do CONANDA.

As Conferncias so instncias colegiadas, de carter deliberativo, que possibilitam o exerccio do controle social no mbito do poder executivo, tendo como objetivo avaliar a situao da poltica de promoo, proteo e defesa dos direitos da criana e do adolescente e propor as diretrizes desta poltica em cada nvel de governo, constituindo-se no mais importante frum de participao democrtica da populao. Sua periodicidade estabelecida pelo Conanda, de trs em trs anos, conforme Resoluo n 144. Os Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente formulam e deliberam as polticas de promoo, proteo e defesa, com atuao independente da esfera governamental, embora faam parte de sua estrutura e tenham representantes do governo. onde se manifestam os Os Conselhos ento so os legtimos espaos interesses dos diferentes segmentos sociais,

possibilitando a negociao de propostas e o direcionamento de recursos para diferentes prioridades.

Em 2009 o Conanda convocou a 8 Conferncia Nacional dos Direitos com o objetivo de formular a Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes e o Plano Decenal. E agora, em 2011, convoca a 9

23

Conferncia com o objetivo de mobilizar, implementar e monitorar a Poltica e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

Mas o que implementar e como implementar?

Faz-se necessrio compreender que a implementao da Poltica e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes depende de uma srie de aes e compromissos por parte dos governos: compromisso tico, vontade poltica de transformao e prioridade no investimento de recursos pblicos. Outro ponto crucial no processo de fortalecimento da implementao da Poltica e do Plano Decenal est na cooperao essencial entre governo, sociedade civil, mdia e setor empresarial, elaborada a partir de alianas estratgicas, gerando aes convergentes, inter-complementares e sinrgicas.

A participao de crianas e adolescentes durante todo o processo de implementao da Poltica e do Plano no pode ser esquecida. Desenvolver um ambiente democrtico, sem manipulao, que contribua para o

desenvolvimento pessoal e social da criana e do adolescente favorece a formao para a sua autonomia, autoconfiana e autodeterminao,

considerando que, nesta fase da vida, eles esto especialmente empenhados na construo da sua identidade pessoal e social. Trata-se de desencadear um processo que proporcione o amadurecimento do conceito e da prtica da cidadania na vida de crianas e adolescentes do Brasil.

Outros indicativos importantes na implementao da Poltica:

1. O planejamento das aes do conselho no controle social inclui o acompanhamento e a fiscalizao da implementao da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de crianas e adolescentes e do plano decenal pelo rgo gestor, Fruns de Defesa, alm das instituies de atendimento DEFESA E PROMOO. 24

2. O

Conselho

deve

pautar,

em

reunies

plenrias,

discusso,

deliberao, acompanhamento e fiscalizao da execuo dos objetivos, aes e metas estabelecidas no plano decenal. 3. Incidir nas discusses sobre o PPA, a LDO e a LOA antes de seu envio ao Legislativo. 4. A poltica deve estar baseada no plano decenal, e vinculada ao ciclo oramentrio, incluindo objetivos, indicadores, cronogramas e

oramentos claros. 5. A poltica precisa estar vinculada legislao. Ao vincular a poltica lei, os objetivos da poltica podem ter melhor penetrao e potencial de efetivao. 6. Todo o processo necessita de monitoramento da implementao das polticas tendo como base sistemas confiveis de informao sobre procedimentos rotineiros que avaliem os servios e que monitorem a implementao das polticas ao longo do tempo. importante enfatizar que esses princpios devem nortear tanto os governos federal, estadual, DF e municipal, quanto s instituies da sociedade civil.

Finalmente, cabe lembrar que o Conanda estar, a partir de 2011, realizando a 9 Conferncia Nacional dos Direitos Humanos de Criana e do Adolescente, que tem como objetivo mobilizar o sistema de garantia de direitos e a populao em geral para a implementao e monitoramento da Poltica Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

A realizao da Conferncia Nacional precisa provocar um real impacto direto na vida de crianas e adolescentes e na execuo das polticas para essa populao. muito importante que as etapas municipal/DF e estadual da Conferncia possam articular-se de forma consistente, pois preciso avanar na elaborao produzir polticas pblicas que gerem qualidade de vida para a populao infanto-juvenil.

25

MONITORAMENTO

O monitoramento uma das aes mais importantes no processo de controle social. O Brasil vive inegavelmente um avano nas polticas pblicas de promoo, proteo e defesa dos direitos de crianas e adolescentes, todavia a cultura de monitoramento ainda no uma prtica. Podemos apontar alguns fatores que dificultam a adoo deste instrumento: falta de clareza das metas a serem atingidas por cada Programa, Projeto e Poltica; diferenas ambientais e culturais e dificuldades estruturais e de recursos financeiros e humanos que possibilitem um olhar e uma prtica mais qualificada do processo de avaliao.

Temos de ser capazes de construir caminhos criativos que nos possibilitem uma atuao e compromisso para alm das decises das polticas, temos de criar um ambiente social propcio e integral afirmao dos direitos humanos de crianas e adolescentes e, principalmente, pensar em estratgias e mecanismos de monitoramento.

Para que nosso olhar seja mais qualificado precisamos resgatar alguns pontos importantes no processo: conhecer as fontes de dados existentes para que a partir delas possamos definir os indicadores; definir metodologia de monitoramento e avaliao; ter clareza e tornar pblica as metas a serem atingidas por cada programa/poltica; definir cronograma das etapas de monitoramento e avaliao.

Ao construir nossas estratgias de monitoramento torna-se importante, que os termos e palavras sejam claros indicando quais so as aes previstas. Precisamos criar indicadores que possibilitem uma anlise mais objetiva da realidade. Neste sentido, os indicadores precisam ter as seguintes 26

caractersticas: ser de fcil montagem e clculo; factveis; aproveitar o que j existe, determinar quantidades reais a serem medidas e analisadas, serem transparentes e claros; serem adequados ao problema em questo; olhar especialmente os pontos mais vulnerveis e ter de fato ligao com o temaproblema tratado.

Todas essas caractersticas contribuem para um efetivo monitoramento e possibilitam uma real ao alinhadora e qualificadora da Poltica e do Plano Decenal. Aos municpios competem estabelecer as estratgias de

monitoramento do referido Plano, pois imprescindvel a participao de todos os entes federados, considerando o Brasil um pas de dimenses continentais e a autonomia poltica-administrativa de seus entes.

Desse modo, o contexto da 9 Conferncia Nacional o Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente se torna o ator realmente fundamental para articular e mobilizar a sociedade local para desenvolver uma anlise qualificada do andamento da garantia dos direitos de crianas e adolescentes.

27

PARTE II

OPERACIONALIZAO

28

1 DA REALIZAO DAS CONFERNCIAS

A 9 Conferncia dos Direitos da Criana e do Adolescente ocorrer em trs etapas, (i) em mbito Municipal, Regional ou Territorial, (ii) Estadual e no Distrito Federal e (iii) Nacional. Teremos na preparao para a 9 Conferncia Nacional as Conferncias Livres Municipais de Crianas e Adolescentes2, que ocorrero em diversos espaos, a fim de garantir o maior nmero de participao de crianas e adolescentes. As etapas das conferncias municipais/regionais/territoriais,

estaduais/DF e nacional da 9 Conferncia dos Direitos da Criana e do Adolescente sero realizadas nos perodos a seguir: ETAPAS Conferncias Municipais, Regionais ou Territoriais DETALHAMENTO Por municpio, individualmente, ou por grupos de municpios de uma mesma regio/territrio. Nos Municpios conforme realidade local (Centro de Conferncias Livres Municipais de Crianas e de Adolescentes internao, Aldeias indgenas, Comunidades quilombolas, Escolas pblicas e particulares, instituies de promoo, proteo e defesa, Assentamentos). Cabe ao Conselho Conferncias Estaduais/Distrital Estadual/Distrital definir a participao dos delegados municipais. De 01 de fevereiro a 15 de maio de 2012. Antes da data programada para a Conferncia de seu municipio. De 10 de agosto at 13 de novembro de 2011 PERODO

Fica facultada aos Estados a realizao de Conferncias Livres.

29

Conferncia Nacional

Participao definida conforme critrios estabelecidos no item 07.

De 11 a 14 de julho de 2012.

2 - DO RESULTADO DAS CONFERNCIAS

Lgica da Construo das Aes

Considerando que o Plano Nacional de Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes constitudo por cinco eixo, quais sejam: Eixo 1 - Promoo dos Direitos de Crianas e adolescentes; Eixo 2 Proteo e Defesa dos Direitos; Eixo 3 Protagonismo e Participao de Crianas e Adolescentes; Eixo 4 Controle Social da Efetivao dos Direitos e Eixo 5 Gesto da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes, cada municpio dever encaminhar ao respectivo estado, uma ao de mobilizao, uma ao de implementao e uma ao de monitoramento para cada um dos eixos elencados. Os estados devero seguir a mesma lgica ao elaborarem suas aes e encaminh-las Conferncia Nacional.

3 DOS PARTICIPANTES DA 9 CONFERNCIA NACIONAL

Os(as) participantes da 9 Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente sero divididos em trs categorias:

1. Delegados(as) com direito a voz e voto; 2. Convidados(as) com direito a voz mas sem direito a voto; 3. Observadores(as) que acompanham as discusses sem direito a voz e voto.

30

3.1. Dos Critrios Para Escolha dos(as) Delegados(as):

Para a participao da 9 Conferncia Nacional, o CONANDA definiu o nmero de 62 (sessenta e dois) delegados(as) por Estado/DF, que devem ser eleitos(as) na Conferncia Estadual/DF, assim representados:

16 (dezesseis) adolescentes, considerando a diversidade de idade, tnico racial, religiosa, territorial (urbano e rural), gnero, em situao de rua, em conflito com a lei, em abrigamento, orientao sexual; sendo que destes 16 (dezesseis) necessariamente 1 (um) adolescente com deficincia e 5 (cinco) adolescentes que contemplem as diversidades no que diz respeito a participao de comunidades tradicionais, assentamentos e reas rurais (indgenas, povos da floresta, ciganos), sendo compreendido pelo menos dois destes grupos; 6 (seis) Conselheiros Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente garantindo a paridade, sendo de municpios diferentes; 6 (seis) Conselheiros Tutelares de municpios diferentes; 4 (quatro) Conselheiros Estaduais dos Direitos da Criana e do Adolescente, garantindo a paridade; 4 (quatro) representantes de Conselhos Setoriais Municipais, a partir de sua atuao na rea da criana e do adolescente; 4 (quatro) representantes de Conselhos Setoriais Estaduais (educao, sade, assistncia social e o quarto ser definido pelo Conselho Estadual, a partir de sua atuao na rea da criana e do adolescente); 3 (trs) representantes de rgos municipais de polticas de atendimento de criana e adolescente; 3 (trs) representantes de rgos estaduais de polticas de atendimento de criana e adolescente; 2 (dois) representantes de entidades de promoo, proteo, defesa e controle de direitos de crianas e adolescentes; 2 (dois) representantes do Frum Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente; 31

2 (dois) representantes de Universidades, desde que vinculados aos ncleos de extenso, estudos e pesquisas sobre violncia ou criana e adolescente3; 1 (um) Juiz Titular da Infncia e Juventude; 1 (um) Promotor de Justia da Infncia e Juventude; 1 (um) Defensor Pblico ou dativo da Infncia que atue na Vara da Juventude da Defensoria Pblica; 1 (um) Delegado Titular da Delegacia Especializada de Criana e

Adolescncia de Proteo ou Apurao de Ato Infracional; 1 Parlamentar Estadual/DF da Frente Parlamentar dos Direitos da Criana e do Adolescente ou na ausncia, um representante da Comisso de Direitos Humanos; 1 (um) parlamentar municipal (vereador) 1 (um) Profissional de educao, preferencialmente professor(a) da

educao bsica; 1 (um) Profissional de sade, com atuao direta com criana e

adolescente; 1 (um) Profissional de assistncia social, com atuao direta com criana e adolescente.

Ao nmero fixo alocado a cada Estado, descrito no pargrafo acima, acrescentam-se delegados adultos e adolescentes variveis da seguinte forma:

a) At 50 municpios, acrescentam-se mais 2 delegados adultos e 2 delegados adolescentes;

b) De 51 municpios at 100 municpios, acrescentam-se mais 4 delegados adultos e 4 delegados adolescentes;

O representante da academia deve se inscrever mediante carta de apresentao do reitor da Universidade para represent-la na Conferncia.

32

c) De 101 municpios at 200 municpios, acrescentam-se mais 8 delegados adultos e 8 delegados adolescentes;

d) De 201 municpios at 300 municpios, acrescentam-se mais 16 delegados adultos e 16 delegados adolescentes;

e) Mais de 300 municpios, mais acrescentam-se mais 32 delegados adultos e 32 delegados adolescentes.

As vagas acrescidas pelos critrios adotados sero destinadas da seguinte forma: 70% para Conselhos Municipais, 20% Conselhos Estaduais/DF e 10% Fruns Estaduais dos Direitos da Criana e do Adolescente e devero obedecer paridade. Os Estados e municpios devem contemplar, em sua delegao, a diversidade quanto raa, ao gnero, orientao sexual, a pessoas com deficincia e etnia (tais como indgenas, quilombolas e ciganos).

As

vagas

para

os

delegados(as)

da

Conferncia

Nacional

encaminhados pelas Conferncias Estaduais/DF devero respeitar os critrios acima descritos e na ausncia da representao de algum segmento, o Estado/DF NO poder compor com outra representao ficando desta forma a vaga descoberta.

relao

de

participantes dever

com ser

deficincia

que

necessitam ao

de

atendimento

especial

encaminhada

CONANDA

IMPRETERIVELMENTE at 25 de maio de 2012, juntamente com a relao de delegados(as) e convidados(as), observadas todas as

documentaes necessrias que sero solicitadas posteriormente.

As Conferncias Municipais e Estaduais/DF devem adotar os mesmos critrios de proporcionalidade e paridade na escolha de seus(suas)

delegados(as) para a 9 Conferncia Nacional, como indicado acima. 33

Os(as)

delegados)as)

da

Conferncia

Estadual/DF

devem

NECESSARIAMENTE ter participado da etapa municipal, exceo dos conselheiros representantes dos conselhos setoriais estaduais e do

representante da frente parlamentar estadual. Os(as) delegados(as) da etapa nacional devero participar da Conferncia Estadual/DF.

3.2. Da Participao dos Adolescentes Delegados(as)

A participao dos adolescentes na categoria de delegado(a) no dever restringir-se apenas aos adolescentes atendidos nos programas de

assistncia, mas dever contemplar tambm adolescentes representantes de entidades, instituies e movimentos representativos dos mesmos.

Considera-se adolescente toda pessoa entre doze e dezoito anos de idade, conforme o art. 2 da Lei N. 8069/1990.

A representao de delegados adolescentes no poder ser substituda por delegados adultos e vice-versa. Portanto, a unidade da federao que no tiver participao de adolescentes desde o mbito municipal, no poder enviar delegados adolescentes 9 Conferncia Nacional.

As conferncias municipais devero ser precedidas de conferncias livres com crianas e adolescentes, abordando os temas que sero discutidos durante a conferncia.

Nos municpios onde no ser realizada a conferncia municipal, o CMDCA ser encarregado da constituio de uma comisso permanente de adolescentes com o objetivo de legitimar a presena dos mesmos no processo das conferncias em todos os nveis.

34

3.3. Dos Delegados Natos

Os delegados na 9 Conferncia Nacional tero direito a voz e voto e devero ser eleitos nas Conferncias estaduais/DF.

Os Conselheiros do CONANDA, titulares e suplentes, os 27 (vinte e sete) adolescentes representantes dos Estados, e os representantes de rgos nacionais, indicados pelo CONANDA e 04 (quatro) representantes do Frum Nacional DCA so delegados natos 9 Conferncia Nacional, com direito a voz e voto.

3.4. Dos Suplentes dos(as) Delegados(as) Eleitos(as)

Cada unidade da federao dever eleger suplentes at o mesmo nmero dos(as) delegados(as), observada a paridade e a representao dos segmentos. Na substituio, dever ser observada a categoria do titular. O suplente somente participar da 9 Conferncia na ausncia do seu respectivo titular.

A substituio do(a) delegado(a) titular pelo suplente dever ser comunicada oficialmente pelo Conselho Estadual/DF ao CONANDA, at o dia 29 de junho de 2012. Em nenhuma hiptese ser realizada a inscrio de delegados(as) suplentes aps esta data limite para a substituio de titular por suplente.

3.5. Dos Convidados (posteriormente o Conanda enviar orientaes sobre o custeio das despesas desta modalidade de participao).

Os

Conselhos

Estaduais/DF

podero

indicar

como

convidado

Conferncia Nacional:

35

O(a) Secretrio(a) de Estado do rgo ao qual o Conselho est vinculado administrativamente; O(a) Secretrio(a) Executivo(a) do Conselho Estadual; At um(a) representante por Estado, por solicitao do prprio Estado.

As

indicaes

dos(as)

convidados(as)

estaduais

devero

ser

encaminhadas ao CONANDA at o dia 29 de junho de 2012.

O CONANDA convidar ainda representantes de rgos governamentais, de entidades no-governamentais, de organismos internacionais, agncias de notcias e outros conselhos, fruns, comits e redes. 3.6. Dos Observadores Podero participar como observadores nacionais ou internacionais pessoas com atuao relevante na poltica nacional dos direitos da criana e do adolescente. Todos os custos sero de responsabilidade do observador. Os interessados devero encaminhar a solicitao Comisso Organizadora at o dia 11 de maio de 2012, no endereo eletrnico

nonaconferenciadca@gmail.com, com cpia para conanda@sdh.gov.br ou por carta para CONANDA Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA, SCS Bloco B, Quadra 09, Lote C EDIFCIO PARQUE CIDADE CORPORATE TORRE A 8 andar, sala 803 Asa Sul Braslia/DF 70.308-200, que avaliar o pedido para deferir sobre a participao do solicitante.

4. DA PREPARAO E DA OPERACIONALIZACAO DA CONFERNCIA NACIONAL

A preparao e realizao da Conferncia sero coordenadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA, em

36

articulao com a Secretaria de Direitos Humanos SDH/Presidncia da Repblica.

4.1. Da Organizao e mobilizao das Etapas Estaduais/DF e Municipais

A metodologia de organizao e mobilizao ser estabelecida pelos conselhos de direitos da criana e do adolescente, em resoluo prpria, em sua esfera de atuao.

4.2. Da Preparao e da Operacionalizao das etapas estaduais/DF e Municipais

A partir da Resoluo de Convocao e com base nos Referenciais e Orientaes Bsicas para realizao da 9 Conferncia Nacional, os conselhos estaduais e do DF devem constituir com urgncia a Comisso Organizadora do evento, conforme deliberao da 195 Assemblia Ordinria do Conanda, observando a proporo de 1 (um) adolescente/criana para 2 (dois) adultos, sendo que os adolescentes indicados pelos estados para compor a Comisso Ampliada de Mobilizao sero os representantes natos nas Comisses Organizadoras das Conferncias Estaduais. Aps a criao da comisso organizadora da conferncia estadual e estabelecidos os critrios para participao na etapa estadual/DF, os conselhos municipais criaro suas comisses organizadoras. Estas comisses definiro a normatizao das condies de inscrio e credenciamento dos delegados, metodologia, local e data da realizao, programao e

Regimento Interno das suas conferncias.

Regimento Interno um conjunto de normas e critrios que iro nortear os trabalhos da Conferncia. Recomenda-se que no mesmo constem os seguintes pontos: objetivo, temrio, local, data, horrio,

37

metodologia, quem promove e realiza a conferncia, quem participa e em que condies. Os CMDCA podem estimular e apoiar a realizao de encontros preparatrios da conferncia municipal.

Nos municpios onde no ser realizada a conferncia municipal ainda assim o CMDCA ser encarregado da constituio da uma comisso que ter como objetivo escolher os representantes para a conferncia regional assim como estabelecer todos os contatos necessrios com aquela comisso organizadora (regional). Estas comisses devero contar com a presena de adolescentes no mesmo formato da Comisso Organizadora da 9 Conferncia Nacional ou seja, na proporo de 1 (uma) criana/adolescente para cada adulto membro da comisso. Caber ao Conselho Municipal decidir a organicidade desta Comisso observando, entretanto as orientaes bsicas deste texto sobre as conferncias estaduais/DF para a nacional.

4.3. Referncia da Delegao

Cada Estado participante dever indicar para a 9 Conferncia Nacional o(a) seu(sua) representante de referncia da Delegao Estadual que dever ser um delegado membro do Conselho Estadual (e o seu respectivo substituto) comunicando por meio eletrnico no e-mail

nonaconferenciadca@gmail.com com cpia para conanda@sdh.gov.br, ou correspondncia ao CONANDA at 29 de junho de 2012.

Qualquer alterao de delegados titulares e suplentes ser feita pela pessoa de referncia da delegao. Nesta fase de preparao que antecede a conferncia nacional, o Conselho Estadual dever indicar o nome, e-mail, telefone, at o dia 25 de maio de 2012, de um (a) funcionrio(a) da secretaria executiva ou conselheiro(a) para eventuais contatos e esclarecimentos.

38

A relao dos delegados estaduais dever ser feita por meio eletrnico ao e-mail nonaconferenciadca@gmail.com com cpia para

conanda@sdh.gov.br, at dia 25 de maio de 2012, identificando os delegados por categorias conforme definido no item 7.2.

4.4. Informaes Adicionais

Posteriormente o CONANDA enviar as informaes sobre quem ser responsvel pelos gastos com transporte, alimentao e hospedagem dos participantes da 9 Conferncia Nacional,

39

ANEXOS

1. Delegados por Unidade da Federao:

BRASIL/REGI ES E UNIDADE DA FEDERAO REGIO NORTE Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins REGIO NORDESTE Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia REGIO SUDESTE Minas

NMERO DE MUNICPI OS 449 52 22 62 15 143 16 139 1.793 217 223 184 167 223 185 102 75 417 1.668 853 352 50 48 50 48 54 48 54 530 62 62 54 54 62 54 54 50 78 256 78 DELEGADOS ADULTOS

DELEGADOS ADOLESCENT ES 142 20 18 20 18 24 18 24 260 32 32 24 24 32 24 24 20 48 136 48

TOTAL DE DELEGADOS

494 70 66 70 66 78 66 78 790 94 94 78 78 94 78 78 70 126 392 126 40

Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo REGIO SUL Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul CENTROOESTE Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal BRASIL 78 92 645 1.188 399 293 496 50 50 78 218 78 62 78 20 20 48 128 48 32 48 70 70 126 346 126 94 126

466

210

90

300

78

50

20

70

141 246 1 5.564

50 62 48 1.566

20 32 18 756

70 94 66 2.322

Fontes: IBGE contagem de populao 2007. Estimativa baseada na amostragem da contagem de populao do IBGE DE 2007 (0 h 18 ANOS)SEPLAN/CODEPLAN- PDAD 2004 Df - Estimativa para CRIAD 2007 baseada na populao total do IBGE 2007 e no percentual da CODEPLAN 2004.

41

2. Cronograma de Atividades

Posteriormente o CONANDA enviar as informaes relativas ao cronograma de atividades para a 9 Conferncia Nacional.

3. Relatrio das Conferncias Estaduais /Distrital

Posteriormente o CONANDA enviar as informaes relativas aos relatrios para a 9 Conferncia Nacional.

4.

Orientaes

para

realizao

das

Conferncias

Livres

com

Adolescentes

APRESENTAO

O presente documento contm as informaes bsicas para realizao das Conferncias Livres com Crianas e Adolescentes para que sejam realizadas com eficincia e eficcia e atinjam os propsitos almejados.

O Conselho Municipal de Direitos de Crianas e Adolescentes responsvel por mobilizar as instituies para a realizao das Conferncias Livres com Crianas Adolescentes que devem acontecer antes das Conferncias

Municipais dos Direitos de Crianas e Adolescentes.

OBJETIVOS

Os objetivos das Conferncias Livres so de mobilizar e articular crianas e adolescentes quanto ao Estatuto da Criana e do Adolescente no contexto da 9 Conferncia Nacional dos Direitos de Crianas e Adolescentes e, escolher delegados/as para participao nas Conferncias Municipais. Nesse sentido, necessrio garantir a participao de crianas e adolescentes na comisso de organizao das conferncias Estaduais, do DF e Municipais. 42

CONTEXTUALIZAO

A partir das deliberaes da 8 Conferncia Nacional dos Direitos de Crianas e Adolescentes, temos a incumbncia de criar mais oportunidades para que crianas e adolescentes participem com maior efetividade do processo de construo das Conferncias relativas a seus direitos e responsabilidades. Dessa forma, 27 (vinte e sete) adolescentes foram convidados a participar do processo de preparao das conferncias e 5 (cinco) deles/as foram selecionados pelo prprio grupo de adolescentes para participar de toda essa construo.

com este esprito de maior participao e protagonismo que convidamos os Conselhos Estaduais, do DF e Municipal dos Direitos de Crianas e Adolescentes a mobilizar o maior nmero possvel de crianas e adolescentes para debater sobre seus direitos e deveres. necessrio ressaltar que as discusses tambm devem levar em conta o objetivo geral da 9 Conferncia Nacional dos Direitos de Crianas e Adolescentes Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a populao em geral para a implementao e monitoramento da Poltica Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes.

ORIENTAES GERAIS

Recomenda-se

que

as

Conferncias

Livres

sejam

realizadas,

preferencialmente, em escolas para que a mobilizao e articulao se faa tambm no mbito do setor de educao. E, tambm, em espaos de mobilizao no governamentais ou governamentais.

Sugerimos culturais/artsticas

que para

as

Conferncias a

Livres

promovam efetiva de

atividades crianas e

garantir

participao

adolescentes, considerando suas propostas de metodologia e linguagens. 43

O Conselho Municipal de Direitos de Crianas e Adolescentes dever preparar materiais para fomentar a discusso entre crianas e adolescentes (levando em conta os materiais disponibilizados pelo site do Conanda www.direitosdacrianca.org.br e, criar critrios para escolha dos delegados/as considerando a diversidade de faixa etria, raa/etnia, territorial, gnero, orientao sexual, religiosa, cultural. Soma-se a esta diversidade, a

necessidade de garantir que, pelo menos, uma criana ou adolescente com deficincia; alm de garantir a presena de, pelo menos, dois representantes de ribeirinhos, povos da floresta, ciganos, indgenas, de assentamentos, considerando, por bvio, a realidade do municpio.

Recomenda-se que as Conferncias Livres sejam realizadas em, pelo menos, um dia e que os debates sejam iniciados com dinmicas de apresentao e que toda a metodologia das atividades sejam construdas com crianas e adolescentes para a realizao de oficinas, rodas de conversa, atividades culturais, mesas com debates sempre envolvendo a participao efetiva de crianas e adolescentes nessas mesas.

RESULTADOS ADOLESCENTES

DAS

CONFERNCIAS

LIVRES

DE

CRIANAS

O produto final das Conferncias Livres poder ser entregue em forma de fotos, vdeos e demais materiais produzidos de acordo com as dinmicas escolhidas para os Conselhos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente. Caber esses Conselhos encaminhar os produtos para a Conferncia Municipal, Regional e/ou Estadual.

44

You might also like