You are on page 1of 4

A Fidelidade tradio e inovao do espectculo teatral: Molire e Racine abrem alas modernidade.

A dramaturgia francesa do sculo XVII foi buscar ao ideal clssico da tragdia e da comdia aristotlicas levando para as tbuas do palco mais uma vez a imitao (mmesis) da penosa realidade da vida e das aces humanas. As peas aqui tratadas, quer seja no carcter trgico da Berenice (1671) de Racine ou na ndole cmica d A crtica escola de mulheres, (1663) de Molire, ambas entoam diferentes vozes sociais que se insurgem contra alguns aspectos polmicos como os valores morais, normas sociais e mtodos teolgicos que inquietam o homem moderno do sculo XVII. Desde logo, no drama raciniano aprofundado na moralidade predomina o temor e a piedade embora representados de uma forma simples para melhor instalar a nova realidade da vida, que Racine transforma a partir dos elementos antigos em novas impresses e modos de agitar os sentimentos dos homens. No entanto, tambm, Molire que no nascera para o trgico, trata os problemas srios de uma forma cmica e acaba por criar uma comdia de costumes ou de personagem para corrigir os vcios de seu tempo. Porquanto, na poca em que Lus XIV (1638-1715) se torna um mecena mpar das artes, utilizando todos os meios artsticos como instrumentos polticos, financiando em particular Molire e Racine que estes dignificam a nao francesa e transformam a opinio pblica. Este ensaio resulta de uma reflexo sobre a tragdia e a comdia a partir de textos1, que, apesar da sua evoluo circunstancial, conservam no fundo o mesmo escopo transformador e catalisador da condio humana. Numa primeira fase ser tratada a questo da veracidade na tradio aristotlica, na segunda fase sero abordados os agentes catalisadores da tragdia desenvolvidos por Racine na pea intitulada Berenice e os da comdia de Molire com A Crtica escola de Mulheres e na ltima fase destaque ser dado inovao da arte cnica destes gnios da cena dramtica seiscentista francesa. A imitao (mmesis) para Aristteles algo de instintivo ao homem. Assim sendo, este se expressa artisticamente reproduzindo a realidade que o cerca, ou seja, imitando essa realidade atravs de um processo de representao. Posto que a arte imitao (mmesis) da realidade [] As leis da obra de arte sero, portanto, alm de imitao do universal verossimilhana e necessidade coerncia interior dos elementos da representao artstica, ntimo sentimento do contedo, evidncia e vivacidade de expresso. A arte , pois, produo mediante a imitao; e a diferena entre as vrias artes estabelecida com base no objecto ou
1 2

Esttica Teatral, Textos de Plato a Brecht (com Monique Borie, Martine de Rougemont e Jacques Scherer), Lisboa 1982: pp.117-129.

Conforme artigo sobre Aristteles. Mundo dos Filsofos. Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof Mantido por Carlos Duarte, 1997-211. Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm 3 . in Esttique Teatrale de Jacques Scherer & Outros. Paris. Cedes, 1982 p.22 e ss.

no instrumento de tal imitao.2. Com isso a mmesis ganhou tambm o estatuto de imitao de escritores cannicos, cujos gneros, linguagem e estilo foram mimetizados por muitos artistas. Essa forma de mmesis est largamente presente na produo potica e teatral a partir da Renascena. Quanto estrutura da cena dramtica, sabemos que a esttica clssica exigia uma unidade de tom, cmico ou trgico, imposta conforme o gnero, uma unidade de aco, de tempo e de lugar, uma biensance e moderao pela verossimilhana. Enquanto que Racine (1639-1699) o grande mestre do gnero trgico na Frana que leva perfeio a regra das trs unidades (ao, tempo e lugar) inspirado no teatro antigo ele retira a ideia dos valores universais de modo que o drama de sua Berenice tambm o drama da humanidade. Porm, em relao divergncia das fontes-histrico-literrias, a pea de Racine, objecto central deste estudo comparativo, organiza-se no universo da incerteza inspirada na tradio de Suetnio, priviligiando uma transcendncia sobre as personagens cuja recproca influncia e dramtica existncia inspiram a compaixo de todos. Nesta verso Berenice toma a dianteira voz de demarcao inovadora entre vrios apectos, no primado da verossimilhana, ainda no despojamento da aco trgica at ao ponto da tragdia poder ser recusada como tal vista daqueles que teorizam com um final feliz. A sua verso de Berenice apaixonar tanto mais na vibrao meldica das frases muito breves ou muito longas do verso fragmentado numa mtrica prosaicamente tratada, auxiliada sugestivamente por um lxico inesperado de to simples, e a poesia aproximando a conversao e vice-versa, tal como uma conversa de espectador na emoo. Racine mergulha o personagem do imperador nas lgrimas ambguas e raras, que a biensance mal consente, liberta a tragdia de uma apriorstica aco moral aprofundando-se numa moralidade que pode bem constituir uma insuspeitada interpretao activa aos moralistas do seu tempo. O modo epocal seiscentista de dizer o texto na esfera raciniana muito particular, pois o dramaturgo trabalha os prprios limites do verso que transgride, para se tonificar no ritmo e na mais pura expressividade. O mundo que o dramaturgo recria na livre conveno em que se fundem o alexandrino e a naturalidade de uma conversa entre amantes descobre nos limites da regra que infringe para melhor a envolver. Molire, pseudnimo de Jean Baptiste Poquelin (1622-1673) o dramaturgo e actor considerado expoente mximo da comdia francesa, inspirado de incio na comdia dellarte e em Terncio, criou a comdia de costumes e de personagens. No mbito da problemtica que nos ocupa, o autor no se defende no prefcio da obra criticada ou na obra seguinte como habitual, mas decide em sua defesa responder polmica suscitada com a apresentao da sua
1 2

Esttica Teatral, Textos de Plato a Brecht (com Monique Borie, Martine de Rougemont e Jacques Scherer), Lisboa 1982: pp.117-129.

Conforme artigo sobre Aristteles. Mundo dos Filsofos. Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof Mantido por Carlos Duarte, 1997-211. Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm 3 . in Esttique Teatrale de Jacques Scherer & Outros. Paris. Cedes, 1982 p.22 e ss.

comdia A Escola de mulheres (1662) com uma nica pea cmica estruturada em sete cenas em prosa com o ttulo A crtica escola de mulheres (1663) a partir da qual o mundo do teatro no seria mais o mesmo. Uma certeza paira no esprito de Molire o desejo de rivalizar e de superar algumas regras clssicas sem que isso afecte a sua criatividade, ou o tratamento de assuntos diversos, ou a prtica dos estilos, ou ainda os tipos de comdias que no seu jeito divertido de abrir as gavetas das realidades sociais tem como principal inteno a de agradar. No primado das teorias da arte dramtica e de sua esttica teatral Molire dava a rplica aos defensores das prticas cannicas do teatro atravs do personagem de Dorante Quando se pintam heris, faz-se o que se quer. So retratos a capricho, em que no se obriga parecena (). Quando, porm, se tem de pintar o homem, preciso pint-lo segundo ele . indispensvel que o retrato se assemelhe; e se do pincel no sai cousa que faa logo reconhecer a gente do nosso sculo, o autor nada fez., Molire, 1928:171. As comdias de Molire constituem uma exposio da hipocrisia da sociedade francesa da poca, o que o tornou alvo de muitas crticas por reprovar os costumes da sociedade do seu tempo em magna diverso. guisa de concluso, podemos perceber que nas obras aqui tratadas os autores no s imitaram como superaram as particularidades dos antigos recriando e inovando o sistema dramtico teatral que, segundo a Potica (captulo IV) de Aristteles, tanto a comdia resultava dos flicos entoados em honra do deus Dionsio como a tragdia representada por actores provocava a catarsis ou purificao das paixes por parte dos espectadores. Constatase que mais do que a bsica fonte comum de todo o dramaturgo, espectculo humano no que ele tenha de especfico de um espao e de um momento, mas igualmente na sua intemporalidade, o comparatismo promove, hoje um entendimento da criao literria que permite dilogos entre autores antigos e modernos e mesmo se algumas das suas tentaes graves ou veniais nos precipitam para paralelismos enganosos, o olhar liberta-nos de reducionismos, ensinando-nos no fundo o exemplo do cosmopolitismo intelectual e da universidade do teatro que Bharata lembrou: a imitao do mundo uma regra de teatro3.

1 2

Esttica Teatral, Textos de Plato a Brecht (com Monique Borie, Martine de Rougemont e Jacques Scherer), Lisboa 1982: pp.117-129.

Conforme artigo sobre Aristteles. Mundo dos Filsofos. Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof Mantido por Carlos Duarte, 1997-211. Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm 3 . in Esttique Teatrale de Jacques Scherer & Outros. Paris. Cedes, 1982 p.22 e ss.

Referncias bibliogrficas: Borie, Monique; Rougemont, Martine de; Scherer, Jacques. Esttica Teatral, Textos de Plato a Brecht. Traduo de Helena Barbas. Edio da Fundao Calouste Gulbenkian. Lisboa, 1996; Molire (1928) Escola das mulheres. Crtica da Escola das mulheres. Tradutor: Guedes de Oliveira. Porto : Lello & Irmo, 1928:171. Webgrafia: Marinho, Cristina. O alexandrino enquanto grito: Brnice de Racine. Universidade do Porto. Editora Centro de Estudos Teatrais da Universidade do Porto.2008 Disponvel em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10216.pdf. Acessado em:18/05/2013; Tavares, Margarida. Sobre o Natural e o Actor. Aulas Abertas. Disponvel em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/192/1/PAR_n03_art9.pdf. 18/05/2013; Acessado em:

Vieira, Paulo. O Laboratrio das incertezas.Ensaios sobre o Teatro. Joo Pessoa: Editora Universitria, UFPB. Paraba, Brasil, 2011. Disponvel em: http://www.paulovieira.art.br/arquivos/ensaios/laboratorio_das_incertezas.pdf. Acessado em: 18/05/2013.

1 2

Esttica Teatral, Textos de Plato a Brecht (com Monique Borie, Martine de Rougemont e Jacques Scherer), Lisboa 1982: pp.117-129.

Conforme artigo sobre Aristteles. Mundo dos Filsofos. Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof Mantido por Carlos Duarte, 1997-211. Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm 3 . in Esttique Teatrale de Jacques Scherer & Outros. Paris. Cedes, 1982 p.22 e ss.

You might also like