You are on page 1of 12

1

ARTIGO ORIGINAL

PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAO FSICA QUE ATUAM NA REA DE MUSCULAO E GINSTICA LOCALIZADA NAS ACADEMIAS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ PROFILE PROFESSIONAL OF PHYSICAL EDUCATION THAT THEY ACT IN THE AREA OF MUSCULAR ACTIVITY IS GYMNASTIC LOCATED IN THE ACADEMIES OF THE CITY OF CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ CARNEIRO, Ronan da Silva MOREIRA, Luiz Otvio Rangel NETO, Osvaldo Luiz Cardoso de Melo NEVES, Mrio Lisboa SANTOS, Fbio Ricardo Cambuhy WILLEMAN, Jocirley Peanha
Programa de Ps Graduao Lato Sensu da Universidade Gama Filho Curso de Treinamento de Fora e Musculao

Resumo A orientao profissional na prtica de atividade fsica um dos fatores importantes na qualificao do trabalho e na interveno do treinamento de fora. Este estudo veio analisar o perfil dos profissionais de Educao Fsica e teve como alvo os que atuavam na rea de musculao e ginstica localizada das academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Realizou-se uma pesquisa de campo com o objetivo de traar o perfil do profissional, com nfase na sua capacitao para atender os alunos das academias. Para isso, foram levantados dados com relao formao e interveno do profissional no processo de treinamento dos alunos. A pesquisa envolveu uma amostra de 89 profissionais e 27 academias. Todos os outros dados esto associados importncia do estudo, pois, servem para quantificar e qualificar o profissional participante do processo de interesse salutar aos alunos e financeiros dos investidores. PALAVRAS-CHAVE: perfil profissional, musculao, ginstica localizada. Abstract The professional orientation in practice of physical activity it is one of the important factors in the qualification of the work and in the intervention of the training of force. This study vein to analyze the physical education professionals' profile and he had as objective the ones that acted in the muscular activity area and located gymnastics of the academies of the city of Campos dos Goytacazes/RJ. He took place a field research with the objective of drawing the professional's profile, with emphasis in his/her training to assist the students of the academies. For that, they were lifted up data regarding the formation and the professional's intervention in the process of the students' training. The research involved a sample of 89 professionals and 27 academies. All the other data are associated to the importance of the study, because, they are to quantify and to qualify the participant professional of the process of salutary interest to the students and financial of the investors. KEY WORD: professional profile, muscular activity, located gymnastics.

2 Introduo Considerada como um importante fator na vida dos indivduos, a Educao Fsica apresenta aspectos que lhe conferem caractersticas para sua

profissionalizao. Entre eles so destacados dois que so a existncia de um conhecimento especializado e tcnico e a existncia de uma competncia especial para devida aplicabilidade, possibilitando que seus valores e benefcios sejam efetivos a sociedade, (CONFEF, Resoluo 25/00). Dentre estes conhecimentos ressaltamos o treinamento de fora que uma valncia fsica que recentemente tem sido abordada no campo da cincia. Existem inmeros artigos cientficos, publicados nos mais diversos peridicos especficos da rea, publicaes estas que vem fazer com que possamos atuar com mais segurana e exatido no processo de treinamento dos alunos. Faz-se ento importante leitura e estudo dos mesmos para que possamos intervir de forma coerente e obtermos melhores resultados. Segundo Novaes e Vianna (1998), o crescente aumento do nmero de participantes nos programas de treinamento das academias, fez com que os profissionais atuantes na rea, passassem a ter maior preocupao com o embasamento e conscincia das necessidades e expectativas dos seus alunos. Entretanto, no se sabe o grau de qualificao destes profissionais. O Conselho Federal de Educao Fsica (CONFEF) determina que o profissional no processo de interveno deve: diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar mtodos e tcnicas motoras diversas, aperfeioar, orientar e ministrar os exerccios fsicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiolgico orgnico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal. E no que tange a orientao, o profissional deve proceder para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilizao, a educao, a expresso e esttica do movimento, a preveno de doenas, a compensao de distrbios funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporais, a auto-estima, a cidadania, a manuteno das boas condies de vida e da sade da sociedade. Torna-se ento necessrio qualificar o profissional com formao acadmica ou profissionalizante administrado pelo Conselho de Educao Fsica e tambm a filiao destes profissionais atuantes no mercado de trabalho para que tal possa

3 fazer parte do mesmo e atuar com total legalidade. Fazendo assim, com que a credibilidade e qualidade profissional sejam elevadas e respeitadas. Objetivo do Estudo O objetivo do presente estudo o de averiguar e analisar o perfil dos profissionais de Educao Fsica com relao a sua formao e interveno no processo de treinamento dos alunos nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

Relevncia do estudo Este trabalho importante, porque possibilitar que tanto os profissionais quanto os que utilizam o seu trabalho possam analisar a capacitao para permitir uma melhor colocao profissional, proporcionando um trabalho de qualidade e mo-de-obra especializada.

Questo do Estudo Identificar o perfil dos profissionais de Educao Fsica que atuam na rea de musculao e ginstica localizada com relao sua formao e interveno no processo de treinamento dos alunos nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

Subquestes do Estudo Objetivando traar o perfil dos profissionais de musculao e ginstica localizada, optou-se por elaborar sub-questes no estudo, com determinadas categorias de anlise, facilitando, assim a construo terica do modelo proposto. I. Quanto formao do profissional: Sexo, rea de atuao, Formao acadmica, Atualizao, especializao e domnio das tecnologias mais recentes, Perodo decorrente da formao, Perodo de atuao na rea e Registro no Conselho Regional de Educao Fsica. II. Quanto interveno do profissional no processo de treinamento do aluno: Objetivos dos alunos com relao ao treinamento de fora, Programao das aulas e Avaliaes propostas.

4 Metodologia Este tpico ocupa-se dos procedimentos metodolgicos que foram adotados na presente pesquisa. Inclui aspectos referentes ao modelo de estudo, instrumento de medida, populao e coleta de dados. A metodologia utilizada neste estudo foi a da pesquisa descritiva. Para melhor organizao aplicaram-se dois questionrios contendo quatorze perguntas que foram estudadas a partir de tratamento estatstico descritivo. Foram entrevistadas 89 profissionais de Educao Fsica que atuam na rea de musculao e ginstica localizada.

Populao e Formato de Seleo da Amostra A amostra foi probabilstica intencional e constitui-se como populao para esta pesquisa de campo, 27 academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, o critrio de incluso e excluso destas academias foi aleatrio, sendo entrevistados todos os professores das mesmas, atuantes na rea de musculao e ginstica localizada, totalizando 89 profissionais.

Instrumento de Medida Com a inteno de se atingir o propsito do estudo, os instrumentos de pesquisa adotados foram dois questionrios, constitudos de uma lista de perguntas fechadas, que buscavam informaes de ordem pessoal e que apresentavam questes sobre o tema a ser investigado. Nesse sentido, as perguntas versaram sobre a formao do profissional (ANEXO I) e sobre a interveno dos mesmos (ANEXO II).

Pr-teste Em seguida, a ttulo de se averiguar a fidedignidade, utilizou-se um estudopiloto para certificar-se da clareza e objetividade do instrumento de pesquisa, os questionrios continham 14 perguntas sendo que, 8 delas relacionadas formao do profissional (ANEXO I) e as demais com relao interveno dos mesmos (ANEXO II). O pr-teste foi realizado em uma das academias que fez parte da pesquisa oficial, 12 profissionais responderam ao questionrio, individualmente, sem interferncia do pesquisador no encontrando dificuldade para tal.

5 Coleta de Dados O processo de coleta de dados aconteceu entre o dia 2 a 18 de julho do ano de 2002 nas academias: Estao Sade, Projex, Corpo & Energia, Oficina do Corpo, Goitacaz, Universitria, Flexus, Lamezion, Performance, Arte Fsica, Phisical, Jorge Renato, Espao do Corpo, Link, Aquacenter, Loro, Bruno, TKD, Star, Corpo Malhado, Vitrine do Corpo, Sesc, Tnis Club, Agenor, Boa Forma, Biotipo e Academia Musculao para Todos. Cada pesquisador aplicou os questionrios em uma regio, sendo distribudo proporcionalmente os questionrios aos nmeros de profissionais atuantes em cada academia. Foi utilizado o seguinte procedimento para coleta de dados: os profissionais foram escolhidos a partir da sua rea de atuao, responderam ao questionrio sem interferncia dos pesquisadores.

Apresentao e Anlise dos Dados Observe nos quadros a seguir todas as caractersticas analisadas sobre o perfil dos profissionais de Educao Fsica com relao sua formao acadmica e interveno no processo de treinamento dos alunos nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

QUADRO 1 QUANTO A FORMAO DO PROFISSIONAL


SEXO MASCULINO FEMININO MUSCULAO GINSTICA LOCALIZADA MUSCULAO E GINSTICA SIM NO SIM NO JORNAIS E REVISTAS PUBLICAES CIENTFICAS LIVROS CURSOS MENOS DE 1 ANO DE 1 A 3 ANOS DE 3 A 5 ANOS MAIS DE 5 ANOS NO RESPONDEU 84.27% 15.73% 78.65% 11.24% 10.11% 70,79% 29.21% 39.33% 60.67% 47.19% 34.83% 71.91% 77.52% 17.98% 30.34% 3.37% 16.85% 30.34%

REA DE ATUAO FORMAO ACADMICA ESPECIALIZAO NA REA DE ACADEMIA ATUALIZAO PROFISSIONAL

TEMPO DE FORMAO ACADMICA

6
MENOS DE 1 ANO DE 1 A 3 ANOS DE 3 A 5 ANOS MAIS DE 5 ANOS SIM NO 6.74% 40.45% 12.36% 40.45% 50.56% 49.44%

TEMPO DE ATUAO NA REA POSSUI REGISTRO NO CREF

QUADRO 2 QUANTO A INTERVENO DO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE TREINAMENTO DO ALUNO


COMPETITIVO ESPECIAIS ESTTICA PREPARAO FSICA PROFILTICO PSICOLGICO RECREATIVO TERAPEUTICO TREINAMENTO NO RESPONDEU SIM NO AVALIAO DADOS CIENTFICOS FEELING 1.12% 2.25% 25.04% 14.61% 10.11% 6.74% 1.12% 7.87% 11.24% 19.10% 93.26% 6.74% 75.28% 23.59% 29.21% 4.49% 40.45% 26.97% 26.97% 1.12% 13.48% 25.84% 33.71% 26.97% 58.42% 76.40% 3.37% 16.85% 5.61% 48.31% 34.83% 4.49%

PRINCIPAL OBJETIVO DO ALUNO COM RELAO ATIVIDADE PRATICADA

PROGRAMAO DAS AULAS BASE DE DADOS PARA FORMULAO DAS AULAS

NO RENOVA TEMPO PARA RENOVA MENSALMENTE RENOVAO DOS RENOVA BIMESTRALMENTE PROGRAMAS RENOVA TRIMESTRALMENTE DOS ALUNOS RENOVA ANUALMENTE NO REAVALIA TEMPO PARA REAVALIAO DO REAVALIA MENSALMENTE CONDICIONAMENTO REAVALIA BIMESTRALMENTE DOS ALUNOS REAVALIA TRIMESTRALMENTE ANAMNESE ANTROPOMETRIA CARDIO-PULMONAR TIPOS DE FLEXIBILIDADE AVALIAES NEUROMUSCULAR REALIZADAS PERCENTUAL DE GORDURA POSTURAL RISCO CORONARIANO

7 Apresentao e Discusso dos Resultados Contemplando o objetivo proposto de averiguar e analisar a insero mercadolgica dos profissionais de Educao Fsica, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, temos: QUADRO 1 - Quanto formao do profissional. Dos profissionais pesquisados, 84,27% so do sexo masculino e 78,65% atuam apenas na rea de musculao. Dentre os profissionais atuantes 29,21% no possui formao acadmica, apenas 39,33% possuem especializao na rea de academia e 34,83% atualizamse atravs de publicaes cientficas. A Carta Brasileira de Educao Fsica afirma que os profissionais de Educao Fsica devem: possuir uma formao acadmica slida, estar organizados nos Conselhos Regionais de Educao Fsica e, permanentemente, envolver-se em programas de aprimoramento tcnico-cientfico e cultural. Dos entrevistados, 49,44% no esto registrados no CREF, importante ressaltar que com a promulgao da Lei 9.696/98 e a delegao de poder ao Sistema CONFEF/CREFs, para garantir que a sociedade seja atendida por profissionais qualificados, todos aqueles que dinamizam ou ministram exerccios fsicos de qualquer natureza devem registrar-se nos respectivos CREFs para obterem sua habilitao. QUADRO 2 - Prosseguindo com a anlise dos dados, estudou-se a interveno do profissional no processo de treinamento dos alunos. Observa-se que, no total de 89 pesquisados, apontou-se esttica como sendo o objetivo mais procurado dos alunos ao ingressarem nas academias, totalizando 25,04%. Ao rever literatura direcionada ao tema (Novaes, 1991: Novaes 1995: Novaes e Netto 1996: Novaes, 1998 e Novaes, 2001) os autores, asseguraram a presena do objetivo esttica corporal, como sendo o valor orientador daqueles que procuram uma academia. A segunda maior insero est entre os que no responderam a questo, representando 19,10%, questiona-se o no entendimento da questo ou falha no processo de interveno, pois, observa-se no quadro que 93,26 % dos entrevistados fazem programao das aulas o que nos leva a entender que os objetivos dos alunos so observados para organizao das mesmas. A ltima questo estudada versou sobre os tipos de avaliaes empregadas para medir o condicionamento dos alunos. Pensar que a avaliao um ato final do

8 julgamento e no de um meio para se observar o progresso algumas vezes um engano. Outro conceito errneo pensar em avaliao como sinnimo de medida, que na realidade, apenas uma parte do processo da avaliao (Marins e Giannichi, 1996). Ao observar as avaliaes realizadas pelos respondentes obteve-se maiores resultados para avaliao de anamnese 58,42%, percentual de gordura 48,31% e postural de 34,83%, mesmo esses valores sendo significativos com relao aos resultados obtidos, no contemplam outra afirmao feita por Marins e Giannichi (1996), que dizem que: para determinar se os objetivos esto, ou no, sendo alcanados, diferentes tcnicas e instrumentos de avaliao devem ser empregados, para se poder medir e avaliar o indivduo como um todo.

Concluses As interpretaes que se seguem so relacionadas populao-alvo e tm aproveitamento apenas indicativo. A presente anlise se refere, basicamente, a uma descrio quantitativa de caractersticas gerais de uma determinada amostra. De acordo com as informaes adquiridas na anlise dos questionrios, a correspondncia com resultados obtidos e dentro das condies do presente trabalho, podemos concluir que por meio deste estudo, pde-se ter uma melhor idia do real comportamento dos profissionais na sua formao e atuao. Esse trabalho veio caracterizar o profissional atuante nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes, analisando os procedimentos de interveno e o grau de formao dos mesmos para posterior averiguao da credibilidade do trabalho oferecido. A hiptese levantada quanto formao profissional nos mostra que a maioria dos atuantes, na rea pesquisada, do sexo masculino e que a maior parte atua na rea de musculao, sendo que existe um percentual de quase 30% no formados e apenas, 39,33% esto especializados ou especializando-se. O Profissional de Educao Fsica, pela natureza e caractersticas da profisso que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educao Fsica, possuidor da Cdula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimenses de seu campo de atuao profissional, o que supe pleno domnio do conhecimento da Educao Fsica (conhecimento cientfico, tcnico e pedaggico), comprometido com

9 a produo, difuso e socializao desse conhecimento a partir de uma atitude crtico-reflexiva. Fica ento o questionamento de porque dentro da amostra encontram-se 49,44% de pessoas atuando sem o credenciamento no Sistema CONFEF/CREFs, visto que com a promulgao da Lei n 9.696, de 01 de setembro de 1998, que regulamenta a profisso de Educao Fsica e cria o Conselho Federal e os Regionais de Educao Fsica, uma nova perspectiva se abriu aos profissionais da rea. Se at ento, o exerccio profissional, principalmente na rea no-formal, era permitido a qualquer pseudoprofissional, a partir dessa data, somente os egressos de curso superior em Educao Fsica podero exercer a profisso, pois, sero os nicos a terem condies de se inscreverem nos Conselhos Regionais, ressalvando-se os que at aquela data (01/07/1998) tiverem seus direitos garantidos. Quanto interveno destes profissionais, nota-se maior incidncia dos profissionais que programam suas aulas o que de grande relevncia, pois a programao que direciona o rendimento em relao aos objetivos propostos pelos alunos. Convm ressaltar que, segundo (Costa, 1998) o prazo mdio para podermos verificar alteraes significativas ocorridas na aptido fsica de trs meses, entende-se, ento, a reavaliao bimestral como forma de adaptao, mas no a reprogramao do treinamento mensalmente, isto , antes de ocorrerem adaptaes fsicas significativas. Os sujeitos da pesquisa apontam a avaliao antropomtrica, mensurao do percentual de gordura e a anamnese como sendo os tipos de avaliao mais adotados para detectar o grau de condicionamento atual e para o processo de reavaliao dos alunos. Essas medidas so importantes, porm, como j afirmado por Marins e Giannichi (1996), elas so apenas parte de um processo de avaliao do indivduo num todo.

Recomendao Aps todo esse trabalho, e, ainda, tendo em vista as questes pertinentes Educao Fsica, com base nas determinaes do CONFEF/CREFs e Lei n 9.696/98, sugere-se como recomendao: que o Conselho Federal de Educao Fsica atente quanto a compatibilizao entre os profissionais atuantes e os registrados, promovendo os critrios decorrentes da lei aos profissionais e instituies para que se articule o processo de formao e exerccio profissional.

10 Referncias Bibliogrficas CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA: tica e Competncia Profissional: II Frum Nacional das Instituies de Ensino Superior em Educao Fsica. Rio de Janeiro: Ano I, edio especial, agosto de 2002. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA: Carta Brasileira de Educao Fsica. Rio de Janeiro, 2002. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA:[on line]. Disponvel na Internet via http://www.confef.org.br/. Arquivo capturado em 04 janeiro 2003. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA:[on line]. Disponvel na Internet via http://www.confef.locaweb.com.br/confef/extranet/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol =82. Arquivo capturado em 05 janeiro 2003. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA:[on line]. Disponvel na Internet via http://www.confef.locaweb.com.br/confef/extranet/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol =25. Arquivo capturado em 05 janeiro 2003. COSTA, M. G. da: Ginstica Localizada para Grupos Heterogneos. Rio de Janeiro: Sprint editora, 1998. MARINS, J. C. B. & GIANNICHI, R. S.: Avaliao & Prescrio de Atividade Fsica. Rio de Janeiro: Shape editora, 1996. NOVAES, J. S. & VIANNA J. M.: Personal Training e Condicionamento Fsico em Academia. Rio de Janeiro: Shape editora, 1998. NOVAES, J. S.: Ginstica em academia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Shape editora, 1991. NOVAES, J. S.: Esttica: O Corpo nas Academias. Rio de Janeiro: Shape editora, 2001. RABELO, D.J.: Critrios de Autenticidade Cientfica. In: A Prtica da Avaliao Fsica. Rio de Janeiro: Shape editora, 1999.

11 ANEXO I Com o objetivo de coletar dados para o trabalho monogrfico, um grupo de alunos da UGF vem por meio deste questionrio, pesquisar o perfil dos profissionais de Educao Fsica que atuam na rea de musculao e ginstica localizada com relao sua formao e interveno no processo de treinamento dos alunos nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

QUANTO FORMAO PROFISSIONAL

1. Qual o seu sexo? ( ) Masculino ( ) Feminino

2. Em qual rea voc atua? ( ) Musculao ( ) Ginstica Localizada ( ) Musculao e Ginstica

Localizada

3. formado em Educao Fsica? ( ) SIM ( ) NO

4. Possui ou est cursando ps-graduao relacionada rea de academia? ( ) SIM ( ) NO

5. Quais so os meios que voc utiliza para se atualizar perante as mudanas na rea de Educao Fsica? ( ) Jornais/revistas ( ) Publicaes cientficas ( ) Livros ( ) Cursos

6. H quanto tempo est formado(a) em Educao Fsica? ( )Menos de 1 ano ( )De 1 a 3 anos ( )De 3 a 5 anos ( )Mais de 5 anos

7. H quanto tempo est trabalhando com musculao e/ou ginstica? ( )Menos de 1 ano ( )De 1 a 3 anos ( )De 3 a 5 anos ( )Mais de 5 anos

8. registrado no Conselho Regional de Educao Fsica? ( ) SIM ( ) NO

12 ANEXO II Com o objetivo de coletar dados para o trabalho monogrfico, um grupo de alunos da UGF vem por meio deste questionrio, pesquisar o perfil dos profissionais de Educao Fsica que atuam na rea de musculao e ginstica localizada com relao sua formao e interveno no processo de treinamento dos alunos nas academias da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

QUANTO INTERVENO DO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE TREINAMENTO DO ALUNO

1. Qual(is) o principal(is) objetivo(s) dos alunos com relao ao treinamento de fora? ( ( ) Profiltica ( )Recreativa ( )Teraputica ( )Psicolgica ( )Especial

) Esttico Treinamento (

) Competitivo (

) Preparao Fsica

2. Suas aulas de musculao e/ou ginstica localizada so programadas? ( ) SIM ( ) NO

3. Em que se baseia para formular as suas aulas? ( ) Avaliao Fsica ( ) Dados cientficos ( ) Feeling

4. Faz renovao dos programas de treinamento dos seus alunos? ( ( ) No faz renovao ) Renovao Trimestral ( ) Renovao Mensal ( ( ) Renovao Bimestral

) Outros ____________________________

5. Faz avaliaes peridicas dos alunos? ( ( ) No faz avaliao ) Trimestralmente ( ( ) Mensalmente ( ) Bimestralmente

) Outros ____________________________

6. Qual(is) o(s) tipo(s) de avaliao(es) (so) feita(s)? ( ( ) Neuromuscular ( ) Antropomtrica ( ) Cardio-Pulmonar ( ) Risco Coronariano ( ) Flexibilidade ) Anamnese ( ( ) Postural ) % Gordura

Corporal.

You might also like