You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR- UECE

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE (1o DIA)


LOCAL DE PROVA

PROVA I e PROVA II ESPECFICAS 07 de fevereiro de 2010 DURAO: 04 HORAS INCIO: 09h00min

N0 da identidade do candidato Nome do candidato

TRMINO: 13h00min

N0 de inscrio

N0 de ordem
ASSINATURA DO CANDIDATO

Leia com ateno todas as instrues abaixo e as do INTERIOR deste caderno de provas. Dessa leitura e do cumprimento do que est escrito pode depender sua aprovao. O tempo de durao desta prova de 4 (quatro) horas, nelas estando includo o tempo necessrio para a realizao de todos os procedimentos realizados em sala e o preenchimento do Carto de Registro Grafolgico e do Carto-Resposta.

01. 02.

Este caderno contm 20 questes e a folha de REDAO, correspondentes s PROVAS ESPECFICAS I e II. Administre corretamente seu tempo para as duas provas. Por questo de segurana, voc receber o Carto de Registro Grafolgico e, quando solicitado pelo fiscal, escreva no espao apropriado deste Carto, nas duas formas indicadas, a seguinte frase: Todas as flo res foram sementes um dia. Examine se o seu caderno de provas est completo ou se h falhas ou imperfeies grficas que causem qualquer dvida. A CEV poder no aceitar reclamaes aps 30 minutos do incio da prova. Em caso de troca de prova, ao receber sua nova prova, verifique atentamente se esta no contm falhas ou imperfeies, quer na ordem das questes quer na ordem das opes. A CEV/UECE no poder ser responsabilizada por erros advindos dessa troca de provas. proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer parte de seu corpo. No entanto, o gabarito preliminar e o enunciado das questes desta prova estaro disponveis na pgina da CEV (www.uece.br), a partir das 17 horas do dia 7 de fevereiro de 2010, e sua grade de respostas estar disponvel tambm na pgina da CEV/UECE (www.uece.br), a partir das 17 horas do dia 11 de fevereiro de 2010.

03.

04.

05.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

Leia com ateno todas as instrues abaixo.


O tempo utilizado para esta leitura est includo no tempo de durao da prova.
01. Para fazer sua prova, voc est recebendo um caderno contendo as propostas de REDAO, 20 (vinte) questes de mltipla escolha, numeradas de 01 a 20 (PROVA II), FOLHA DE RASCUNHO DA REDAO e, em separado, a FOLHA DEFINITIVA para a REDAO. 02. Cada uma das questes apresenta um enunciado seguido de 4 (quatro) opes, das quais somente uma a verdadeira. 03. Por questo de SEGURANA para o candidato e em virtude de razes logsticas e operacionais, o caderno de prova deve ser necessariamente assinado no local indicado. 04. Decorrido o tempo determinado pela CEV, ser distribudo o carto-resposta, o qual ser o nico documento vlido para a correo da prova objetiva. A FOLHA DEFINITIVA ser o nico documento vlido para a correo da Redao. 05. Ao receber o carto-resposta, verifique se o seu nome e o nmero de sua inscrio esto corretos. Reclame imediatamente, se houver discrepncia. 06. Assine o carto-resposta no espao reservado no cabealho. 07. No amasse nem dobre o carto-resposta para que ele no seja rejeitado pela leitora ptica, pois no haver substituio desse carto-resposta. 08. Marque suas respostas pintando completamente o quadradinho correspondente alternativa escolhida, conforme o que se segue: 09. Ser anulada a resposta que contiver emenda, rasura, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada por questo, ou, ainda, aquela que, devido marcao, no consiga ser identificada pela leitora, uma vez que a correo da prova se d por meio eletrnico. 10. vedado o uso de qualquer material, alm da caneta de tinta azul ou preta, para marcao das respostas. 11. A comunicao entre candidatos implicar a eliminao dos envolvidos. 12. No ser permitido ao candidato, durante a realizao da prova, portar armas; aparelhos eletrnicos de qualquer natureza; bolsas; livros, jornais ou impressos em geral; bons, chapus, leno de cabelo, bandanas ou outros objetos que impeam a visualizao completa das orelhas. Aos candidatos com cabelos longos, poder ser solicitado que descubram as orelhas, para sua perfeita visualizao, a ttulo de inspeo, tantas vezes quantas forem julgadas necessrias. Tambm poder ser utilizado o detector de metais no candidato, a qualquer momento, sempre que se julgar necessrio. 13. vedado o uso de telefone celular ou de qualquer outro meio de comunicao. O candidato que for flagrado portando aparelho celular, durante o perodo de realizao da prova, ou, ainda, aquele candidato cujo aparelho celular tocar, mesmo estando embaixo da carteira, ser, sumariamente, eliminado do concurso. 14. O candidato poder interpor recurso administrativo contra o gabarito oficial preliminar, a formulao ou o contedo de questes da prova. O prazo para interposio de recursos comea no dia 09/02/2010 e finda no dia 10/02/2010. 15. Os recursos sero dirigidos ao Presidente da CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da UECE, no Campus do Itaperi, Av. Paranjana, 1700, no horrio das 08 s 12 horas e das 13 s 17 horas (nos dois dias citados para tal).

2 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

PROVA I: REDAO PROVA II: LINGUA PORTUGUESA 20 QUESTES

Marque seu carto-resposta, pintando completamente o quadrinho correspondente sua resposta, conforme o modelo:

Ao sair definitivamente da preenchido e assinado; (2) (DEFINITIVA). Dever, ainda, correspondente, ao candidato redao.

sala, o candidato dever entregar: (1) o carto-resposta o caderno de prova assinado; (3) a folha para a redao assinar a folha de presena. Ser atribuda nota zero, na prova que no entregar seu carto-resposta ou sua folha definitiva de

proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer parte de seu corpo.

PROVA I: REDAO
Prezado(a) candidato(a), Em consonncia com os estudos atuais da linguagem, criou-se, por ocasio do Vestibular 2009.1, a revista fictcia UECE JOVEM, com o objetivo de contextualizar a escrita dos candidatos. Neste Vestibular 2010.1, retoma-se essa revista imaginria como suporte para as propostas de escrita. Os candidatos devero colaborar com a edio do segundo nmero da revista, que escolher um texto para cada uma das seguintes sees: Opinio; Perfis; Turismo. Veja como participar da seleo, lendo as instrues abaixo. INSTRUES
1. Leia os textos a seguir, que trazem informaes e opinies diversas sobre diferentes aspectos da vida brasileira nos dias atuais.

TEXTO 1

TEXTO 2

Brasil assume liderana contra aquecimento global

Definitivamente, o Brasil est na moda O meu retorno terra brasilis aps andanas pelas bandas lusitanas me permitiu ter a clara percepo de que, definitivamente, o Brasil est na crista da onda no mundo inteiro. E a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olmpicos de 2016 a cereja no bolo que faltava para que o nosso pas tivesse certeza disso. Bem entendido, antes que os meus crticos leitores conjecturem, no se trata de ufanismo tupiniquim por parte desse Escriba que vos fala apesar do inevitvel sentimento de regozijo pelo fato de ser um carioca da gema(...). Mas tudo indica que chegou a hora e a vez do Brasil mostrar ao mundo a que veio http://josemauronunes.wordpress.com/2009/10/02/defi nitivamente-o-brasil-esta-na-moda/

Jean-Pierre Langellier Enviado especial a Manaus O Brasil se posiciona resolutamente na liderana da luta contra o aquecimento climtico. Agora assumindo com orgulho um papel de lder entre os pases do Sul, o presidente Lula quer chegar a Copenhague com um texto que tenha fora de lei, prova de sua vontade poltica. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u6480 54.shtml

3 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

TEXTO 3
Brasil tem problemas de pas pobre e obrigao de rico

TEXTO 4
Estmulo eltrico cura mal de Parkinson em roedores Tcnica criada por cientista brasileiro pode ser testada em humanos j em 2010 Mtodo, que consiste em implantar um eletrodo na medula espinhal, ser antes aplicado em macacos num experimento em Natal (RN) RAFAEL GARCIA FOLHA SP DA REPORTAGEM LOCAL Uma tcnica para tratar os sintomas do mal de Parkinson com suaves impulsos eltricos na medula espinhal teve sucesso num experimento com camundongos e poder ser testada em humanos j em 2010. O mtodo, descrito hoje em estudo no peridico Science, foi ideia do neurocientista paulista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, da Carolina do Norte (EUA). a segunda vez na histria que o trabalho de um brasileiro destaque de capa da publicao centenria.
http://blogdofavre.ig.com.br/2009/03/estimulo-eletrico-curamal-de-parkinson-em-roedores/

Relatrio da ONU diz que pas precisa combater desigualdade e pobreza internas, e aumentar ajuda a naes de renda mais baixa O Brasil aparece, no plano de aes do Projeto do Milnio das Naes Unidas lanado nesta terafeira, como um pas em que persistem graves problemas de pobreza e desigualdade, mas que j tem alguns papis similares aos do mundo desenvolvido como doao de recursos e cooperao tcnica a pases de renda ainda mais baixa.
http://www.pnud.org.br/gerapdf.php?id01=938

2. A partir das ideias veiculadas nos textos que voc leu e de outras que fazem parte do seu conhecimento, escolha a seo com a qual voc deseja colaborar e, em seguida, desenvolva a proposta explicitada na seo escolhida. SEO I: Opinio PROPOSTA: Assuma o papel de editor: considerando a temtica j anunciada O Brasil nos dias atuais - escreva um texto para constituir o editorial da revista. Defenda seu ponto de vista, apresentando argumentos capazes de dar sustentao sua tese. Lembre-se de que as declaraes s so vlidas se comprovadas com argumentos convincentes. SEO II: Perfis PROPOSTA: Se voc concorda com a ideia de que o Brasil vive atualmente uma histria de sucesso, conforme visto nos textos 1, 3 e 4, deve pensar que essa histria feita pelos cidados brasileiros, sejam eles famosos ou no. Trace o perfil de algum que voc considera um(a) verdadeiro(a) cidado() brasileiro(a) atual. SEO III: Turismo PROPOSTA: Nesta seo, a revista veicular uma reportagem apresentando o Brasil como um pas que merece ser conhecido por turistas estrangeiros e nacionais. Escreva um texto para ser inserido nessa reportagem. Voc poder falar das caractersticas do Pas ou poder chamar a ateno para aspectos ambientais e culturais de uma regio especfica.

4 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

RASCUNHO DA REDAO
Se desejar, utilize esta pgina para o rascunho de sua redao. No se esquea de transcrever o seu trabalho para a folha especfica da Prova de Redao.

Esta pgina no ser objeto de correo.


NO ESCREVA NAS COLUNAS T e F

T
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

TOTAL
5 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

PROVA II: LINGUA PORTUGUESA


Texto 1 INTRODUO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Em geral acreditamos que existe uma ntida linha divisria entre o real e o imaginrio, entre o fato e a fico: territrios claramente demarcados em nossas vidas. Mas ser que assim mesmo? Os escritores tero dvidas. Frequentemente partem da realidade um episdio histrico, um personagem conhecido, um fato acontecido - para, a partir da, construrem suas histrias. Uma experincia que tive muitas vezes ao longo de minha trajetria literria. Mas confesso que no estava preparado para a verdadeira aventura, que teve incio quando, anos atrs, e a convite de editores da Folha de So Paulo, comecei a escrever textos ficcionais baseados em notcias de jornal. No , obviamente, algo novo; j aconteceu muitas vezes. Mas, praticada sistematicamente, essa atividade foi se revelando cada vez mais surpreendente e fascinante. Descobri que, atrs de muitas notcias, ou nas entrelinhas destas, h uma histria esperando para ser contada, histria essa que pode ser extremamente reveladora da condio humana. O jornal funciona, neste sentido, como a porta de entrada para uma outra realidade virtual, por assim dizer. Neste momento o texto jornalstico, objetivo e preciso, d lugar literatura ficcional. mentira, dir o leitor. Bem, no propriamente mentira; so histrias que esqueceram de acontecer. O que o escritor faz recuper-las antes que se percam na imensa geleia geral composta pelos nossos sonhos, nossas fantasias, nossas iluses. Este livro contm vrias das histrias assim escritas. Espero que o leitor as tome como um convite para ingressar no inesquecvel territrio do imaginrio.

01.
Escrevendo a introduo de um livro de sua autoria, Moacyr Scliar focaliza um dos problemas da literatura: os limites entre o real e o ficcional. Sobre esses dois territrios o real e o ficcional , considere as proposies abaixo, com base no raciocnio que o autor desenvolve no texto. I. Existe, para qualquer pessoa, clara demarcao entre realidade e fico. O trabalho dos escritores de fico situa-se no territrio da fantasia.

II.

III. O real est fora das preocupaes do escritor. correto o que se declara A) apenas em I e II. B) apenas em III. C) em I, II e II. D) apenas em II.

02.
Indique a opo em que se traduz corretamente o que Moacyr Scliar denomina de verdadeira aventura (linha 14). A) Escrever textos puramente ficcionais, ou seja, literrios. B) Criar um texto ficcional, partindo de uma notcia de jornal. C) Escrever sistematicamente para o jornal Folha de So Paulo. D) Escrever textos jornalsticos, isto , textos no ficcionais.

(Moacyr Scliar. Histrias que os jornais no contam. Introduo.)

03.
6 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

Reflita sobre a dicotomia literatura x no literatura e assinale a opo em que todas as palavras esto, no texto de Moacyr Scliar, relacionadas somente com a literatura: A) imaginrio (linha 3); territrios (linha 4); histrias (linha 10); aventura (linha 14); textos ficcionais (linha 17); histria (linha 24); histrias que esqueceram de acontecer (linhas 34-35). B) imaginrio (linha 3); fico (linha 3); histrias (linha 10); textos ficcionais (linha 17); histria (linha 25); outra realidade (linha 29); histrias que esqueceram de acontecer (linhas 34-35). C) imaginrio (linha 3); fato (linha 3); fico (linha 3); histrias (linha 10); textos ficcionais (linha 17); histria (linha 25); realidade - virtual (linhas 2930); histrias que esqueceram de acontecer (linhas 34-35); inesquecvel territrio do imaginrio (linhas 43-44). D) imaginrio (linha 3); fico (linha 3); histrias (linha 10); textos ficcionais (linha 17); histria (linha 25); a porta de entrada para uma outra realidade (linhas 28-29); uma outra realidade (linha 29); histrias que esqueceram de acontecer (linhas 34-35).

A) V, V, F, F. B) V, V, V, F. C) F, V, V, F. D) V, F, V, F.

05.
Marque a alternativa que explica o sentido da expresso histrias que esqueceram de acontecer (linhas 34-35). A) Certos detalhes que a censura no permite que os jornais publiquem e que os ficcionistas expem em suas narrativas. B) Detalhes que os escritores consideram interessantes, mas que, por economia literria, no incluem em suas histrias. C) Desdobramentos que os fatos noticiados suscitam e os escritores captam e transformam em elementos narrativos. D) Elementos autobiogrficos sempre inseridos pelo escritor no fato noticiado para assim construir sua fico.

04.
Considere o excerto seguinte: Descobri que, atrs de muitas notcias, ou nas entrelinhas destas, h uma histria esperando para ser contada, histria essa que pode ser extremamente reveladora da condio humana (linhas 22-27). Assinale (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se afirma a partir da interpretao desse enunciado. ( ) Notcias de jornal expressam a essncia humana. As notcias podem servir de inspirao para o ficcionista. O texto literrio capaz de revelar o que se esconde na alma humana. A notcia expressa sempre um fato real e traz informaes precisas.

Texto 2 MENSAGEM DE NATAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 7 Um carto de Natal com um desenho colorido de Papai Noel e uma menina, postado em 1914, chegou a seu destino na cidade americana de Oberlin, no estado do Kansas, depois de ficar extraviado durante 93 anos. O carto, datado de 23 de dezembro de 1914, tinha sido enviado a Ethel Martin, de Oberlin. Ethel Martin nunca chegou a ler a mensagem de

A sequncia correta, de cima para baixo,

Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

14 15 16

Natal. Ela morreu antes de receber o carto. (17/12/2007)

17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67

Para ele, o fim do ano era sempre uma poca dura, difcil de suportar. Sofria daquele tipo de tristeza mrbida que acomete algumas pessoas nos festejos de Natal e de Ano Novo. No seu caso havia uma razo bvia para isso: aos setenta anos, solteiro, sem parentes, sem amigos, no tinha com quem celebrar, ningum o convidava para festa alguma. O jeito era tomar um porre, e era o que fazia, mas o resultado era melanclico: alm da solido, tinha de suportar a ressaca. No passado, convivera muito tempo com a me. Filho nico, sentia-se obrigado a cuidar da velhinha que cedo enviuvara. No se tratava de tarefa fcil: como ele, a me era uma mulher amargurada. Contra sua vontade, tinha casado, em 31 de dezembro de 1914 (o ano em que comeou a Grande Guerra, como ela fazia questo de lembrar), com um homem de quem no gostava, mas que pais e familiares achavam um bom partido. Resultado desse matrimnio: um filho e longos anos de sofrimento e frustrao. O filho tinha de ouvir suas constantes e ressentidas queixas. Coisa que suportava estoicamente; no deixou, contudo, de sentir certo alvio quando de seu falecimento, em 1984. Este alvio resultou em culpa, uma culpa que retornava a cada Natal. Porque a me falecera exatamente na noite de Natal. Na vspera, no hospital, ela lhe fizera uma confisso surpreendente: muito jovem, apaixonara-se por um primo, que acabou se transformando no grande amor de sua vida. Mas a famlia do primo mudara-se e ela nunca mais tivera notcias dele. Nunca recebera uma carta, uma mensagem, nada. Nem ao menos um carto de Natal. No dia 24 pela manh ele encontrou um envelope na caixa do correio. Como em geral no recebia correspondncia alguma, foi com alguma estranheza que abriu o envelope. Era um carto de Natal, e tinha a falecida me como destinatria. Um velhssimo carto, uma coisa muito 8

(Moacyr Scliar. Histrias que os jornais no contam.)

06.
As narrativas que compem a obra Histrias que os jornais no contam so rotuladas de crnicas. Mesmo sabendo-se que crnica e conto s vezes se confundem, questiona-se esse rtulo para o texto Mensagem de Natal, que apresenta traos de conto. Esto expostas abaixo caractersticas desses dois gneros. Assinale, dentre elas, as que se encontram no texto e que permitem classific-lo como conto. 1) Explorao de episdios curiosos, geralmente de domnio pblico, que acontecem no cotidiano e que chamam a ateno. 2) Narratividade como marca essencial.

Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

3) Concentrao do espao e do tempo em decorrncia de um nico ncleo de tenso. 4) Mergulho no ntimo da personagem, para captar suas angstias de ordem social, existencial, comportamental, imaginria, etc.

Tem-se uma histria contada em terceira pessoa, por um narrador neutro, imparcial e distanciado dos fatos, caractersticas que aproximam a linguagem do poema da linguagem isenta e objetiva do texto jornalstico. O texto, por ser curto, intensifica o drama narrado, principalmente porque aproxima as manifestaes de vida da personagem de sua trgica morte. O primeiro verso, excessivamente longo, seguido do segundo, tambm longo, contrasta com os trs versos seguintes: curtos, simtricos entre si, com ritmo uniforme e morfologicamente homogneos trs pretritos perfeitos do indicativo na terceira pessoa do singular. Verifica-se, no poema, entre o morro onde a personagem morava e a lagoa onde morreu, a sugesto de uma oposio entre o alto e o baixo, que pode estender-se para representar uma oposio entre a riqueza e a pobreza, o comeo e o fim, a vida e a morte. A identificao da personagem tem significao textual: um nome comum Joo , que, de certa forma, dissolve o indivduo na generalidade do grupo; um apelido substituindo o sobrenome, o que sugere sua condio social e a pouca importncia da distino familiar.

( 5) Uso da linguagem coloquial e inclinao para o humor e para o lirismo. 6) Natureza ensastica, isto , analtica ou interpretativa. 7) Tendncia rpida perda de interesse, em decorrncia da explorao de um fato circunstancial. 8) Reduzido nmero de personagens. ( A sequncia correta, de cima para baixo, a seguinte: A) 1, 2, 6, 8. B) 1, 2, 3, 8. C) 2, 3, 4, 8. D) 2, 3, 4, 7. (

07.
Para escrever Mensagem de Natal, Moacyr Scliar tomou por base uma notcia de jornal. Como disse o autor no texto 1, escrever literatura a partir de notcias no uma prtica nova. A propsito, h, na literatura brasileira, um famoso poema intitulado Poema tirado de uma notcia de jornal, da autoria de Manuel Bandeira.

A sequncia correta, de cima para baixo, A) V, V, F, F, F. B) F, V, F, V, F. C) V, F, V, F, V.

Joo Gostoso era carregador de feira livre e [morava no morro da Babilnia num [barraco sem nmero. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e [morreu afogado. Considere as declaraes abaixo, feitas sobre o poema, e assinale (V) ou (F) conforme essas declaraes sejam VERDADEIRAS ou FALSAS.

D) V, V, V, V, V.

08.
Assinale a opo que faz uma afirmao verdadeira sobre a mais forte tendncia da literatura produzida por Moacyr Scliar e pela qual o autor mais conhecido.

9 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

A) Desenvolve, como Dalton Trevisan e Rubem Fonseca, a prosa urbana, destacando os problemas da solido, da violncia e da marginalizao. B) Como Murilo Rubio e Jos J. Veiga, destaca-se pela explorao da narrativa fantstica, que se caracteriza pela invaso do mbito do natural pelo mbito do sobrenatural. C) Ao lado de Ana Miranda, trabalha o romance histrico nos moldes modernos, com a crtica de costumes, o desvelamento dos aspectos dissolutos da vida privada e as motivaes mesquinhas das aes dos poderosos, sem desprezar, no entanto, a qualidade de heri de algumas personagens histricas. D) Como Osman Lins, cultiva a narrativa intimista, com especulaes filosficas, privilegiando os dramas existenciais que atormentam os componentes da classe mdia, eleitos personagens recorrentes.

Considerando o excerto acima, marque (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se declara. ( ) O emprego de esta (mensagem) e esta (promessa) uma marca da intromisso da voz do narrador (de terceira pessoa). O pronome esta prprio do discurso direto a fala da personagem , por isso no deveria, em tese, aparecer no contexto em destaque. As duas ltimas frases do excerto so exemplos clssicos de discurso indireto livre confunde-se a fala do narrador com a fala da personagem. O pronome esta, pelas perspectivas da gramtica tradicional, deveria ser substitudo por aquela: Aquela mensagem e aquela promessa jamais tinham chegado a seu destino.

A sequncia correta, de cima para baixo, A) V, V, F, F. B) V, F, V, F. C) F, V, V, V. D) V, V, V, V.

09.
Marque a opo que faz uma afirmao INCORRETA a respeito dos pargrafos que compem o conto (a partir da linha 17). A) O primeiro pargrafo apresenta a personagem, caracterizando-a do ponto de vista interior e focalizando seus dramas existenciais. B) O segundo pargrafo, ao apresentar uma retrospectiva do passado, parece justificar o comportamento da personagem e os fatos do presente. C) O terceiro, o quarto, o quinto e o sexto pargrafos constituem o presente da narrativa em relao introspeco do pargrafo dois. D) O sexto pargrafo traz o desfecho da narrativa e surpreende pelo inesperado da situao e pela incoerncia em relao aos pargrafos anteriores.

11.
Considere as proposies abaixo, que falam sobre a personagem do texto - o filho. I. H, no texto, uma indicao clara de que a amargura e a melancolia do homem eram decorrentes, principalmente, de sua condio de solteiro.

II. Ao falar da convivncia do homem com a me, o narrador parece querer justificar a vida do primeiro pelo comportamento da segunda. III. Apesar de amargurado e melanclico, o homem era uma criatura que ainda tinha esperana na vida. correto o que se declara A) apenas em II e III. B) apenas em I e II. C) em I, II e III. D) apenas em III.

10.
Observe com ateno o excerto transcrito do texto 2: Esta mensagem e esta promessa jamais tinham chegado a seu destino. Mas de algum modo o recado chegara a ele. Por qu? Que secreto desgnio haveria atrs daquilo? (linhas 79-84)

10 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

12.
Observe os comentrios sobre o emprego de (d)aquele na expresso referencial daquele tipo de tristeza mrbida (linha 19). I. Indica uma referncia ao passado distante, feita pela personagem.

A) O homem ainda tinha esperana de uma mudana em sua vida; desejava uma companhia para fugir da solido; queria despachar aquele carto de qualquer jeito. B) O homem queria celebrar o Natal nem que fosse com uma desconhecida; era um ingnuo; vira na mulher uma segunda me. C) O homem ainda acreditava na vida e no amor; via na mulher algum que poderia estar sofrendo como ele e esperando uma oportunidade para mudar de vida; acreditava no milagre do Natal. D) O homem tinha muita f e esperana; como uma criana, ainda acreditava em um presente de Papai Noel; queria uma mulher que pudesse, como sua me, dar-lhe alegria.

II. Sugere que o narrador acredita que aquela informao faz parte do conhecimento de mundo do leitor. III. Aponta para alguma coisa que j foi dita no texto ou ainda vai ser dita. correto o que se diz A) apenas em I e II. B) apenas em II e III. C) apenas em II. D) apenas em III.

15.
Em Era um carto de Natal, e tinha a falecida me como destinatria. Um velhssimo carto, uma coisa muito antiga, amarelada pelo tempo (linhas 65-68), o narrador emprega a expresso um carto de Natal; depois, substitui essa expresso por um velhssimo carto e, por fim, torna a substitu-la por uma coisa muito antiga, amarelada pelo tempo.

13.
Considere as proposies sobre o uso do advrbio estoicamente (linha 45). I. Modifica o processo expresso pela forma verbal resistiu.

II. Contribui significativamente para traar o perfil da personagem filho. III. Mantm relao semntica com o trecho No se tratava de tarefa fcil: como ele, a me era uma mulher amargurada (linhas 3335). Est correto o que se declara A) apenas em I. B) apenas em I e II. C) apenas em II e III. D) em I, II e III.

Assinale a assertiva INCORRETA sobre os elementos que entram no processo referencial que acontece no excerto transcrito. A) O artigo indefinido um em um carto de Natal indica que o referente ainda no aparecera no texto. B) Com a expresso um velhssimo carto, alm de retomar o referente, o narrador o altera, expressando uma reao afetiva. C) Na segunda retomada do referente, o narrador emprega o substantivo coisa, que empresta uma conotao negativa ao referente. D) Os adjetivos antiga e amarelada, no contexto em questo, no tm valor sensorial, somente valor afetivo.

14.
A ao final do homem oferecer a uma desconhecida o carto de Natal endereado me pode abrir o texto a vrias leituras. Indique a opo em que todas as leituras so autorizadas pelo texto.

11 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

Texto 3 NO LIBERTE O MONSTRO QUE EXISTE EM VOC A vida em estado natural: "Solitria, pobre, srdida, embrutecida e curta" 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Engana-se quem pensa que civilidade uma matria relacionada a senhores pomposos e mesas cobertas de talheres esquisitos. Mas verdade que o tema foi tratado por cavalheiros com quilometragem de pelo menos alguns sculos. Tudo o que disseram, porm, sobre a necessidade de convenes sociais para promover a boa convivncia e administrar conflitos permanece de urgente contemporaneidade. Quando Schopenhauer, o gigante da filosofia alem do sculo XIX, dizia que as pessoas deveriam seguir o comportamento do porco-espinho - se fica muito perto de seus pares, morre espetado; se fica muito longe, morre de frio -, no estava pensando no uso do telefone celular em pblico, mas bem que poderia. Thomas Hobbes, um dos gnios do pensamento poltico produzidos pela Inglaterra, constatou no sculo XVII que em estado natural, sem as construes sociais, "a vida do homem solitria, pobre, srdida, embrutecida e curta". Em outras palavras, um congestionamento em So Paulo em dia de chuva. Por isso, emergem leis necessrias, entre as quais que "os homens cumpram os pactos que celebrarem" (e no parem em fila dupla, por exemplo) e "no declarem dio ou desprezo pelo outro por atos, palavras, atitude ou gesto" (e no faam perfis falsos na internet). Especialistas em tica, comportamento e controle dos monstros interiores fazem anlises e sugestes nesse pequeno manual das virtudes da civilidade.

39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52

Todo mundo pode aprender - e at lucrar com elas. "O stress causado em grande parte por relacionamentos humanos mal resolvidos. Se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, consequentemente, menos processos e pessoas doentes", diz o italiano Piero Massimo Forni. Professor da Universidade Johns Hopkins e um dos maiores especialistas mundiais no estudo da civilidade, ele at calculou o custo da falta dela nos Estados Unidos: 30 bilhes de dlares por ano. J pensaram se ele conhecesse o Congresso brasileiro?
(Revista VEJA. Edio 2137. 04/11/2009)

16.
Assinale a nica ideia que NO se pode inferir do texto 3. A) As regras de civilidade, universais e atemporais, devem ser obedecidas por todos. B) Entende-se por civilidade as formalidades que orientam a vida social. C) As sociedades necessitam de normas de civilidade, para uma convivncia pacfica. D) Os relacionamentos humanos mal resolvidos levam a guerras sangrentas.

17.
Da leitura do texto, pode-se concluir que, para Thomas Hobbes, as construes sociais so A) um mecanismo de sobrevivncia. B) uma arma de defesa para os pobres. C) um artifcio criado pelo homem moderno. D) um antdoto contra a maldade humana.

12 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE - COMISSO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV -

VESTIBULAR 2010.1 2a FASE 1o dia - 07/02/2010

18.
Em 1886, Robert Louis Stevenson publicou a novela Dr. Jekyll and Mr. Hyde, traduzida em portugus como O mdico e o monstro. Nessa novela, o protagonista apresenta duas personalidades: a de um mdico culto e generoso e a de um criminoso frio e desumano. Ao intitular o texto com o enunciado No liberte o monstro que existe em voc, o jornalista faz uma aluso ao famoso livro de Stevenson. Marque a nica assertiva que NO est sugerida no excerto. A) Todos os homens trazem dentro de si duas personalidades boas ou duas personalidades ms. B) Todos os homens, mesmo os aparentemente bons, podem liberar uma segunda natureza, m. C) Nem sempre o homem capaz de controlar sua segunda natureza a m que a qualquer momento pode emergir. D) Devemos cuidar para no deixar manifestar-se a segunda natureza a m que todos ns temos.

pomposos e mesas cobertas de talheres esquisitos (linhas 1-4) e o termo pensa (linha 1) repete-se entre que as pessoas deveriam seguir o comportamento do porco-espinho (linhas 13-15) e o termo dizia (linha 13).

20.
Considere o seguinte excerto: O stress causado em grande parte por relacionamentos humanos mal resolvidos. Se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, consequentemente, menos processos e pessoas doentes", diz o italiano Piero Massimo Forni. Professor da Universidade Johns Hopkins e um dos maiores especialistas mundiais no estudo da civilidade, ele at calculou o custo da falta dela nos Estados Unidos: 30 bilhes de dlares por ano. Assinale (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se diz a partir do excerto acima. ( ) O primeiro perodo poderia ser assim reescrito: Relacionamentos humanos mal resolvidos causam em grande parte o stress. O texto apresenta uma cadeia assim estruturada: maus relacionamentos >brigas>stress>processos e doenas. O pronome ele retoma o italiano Piero Massimo Forni. O elemento referencial (d)ela retoma civilidade. As aspas tm a funo de dar expresso em destaque um sentido especial.

19.
Assinale a opo em que est INCORRETO o que se afirma sobre as relaes sintticas entre as expresses destacadas. A) A relao que existe entre Schopenhauer (linha 12) e dizia (linha 13) a mesma que existe entre a forma verbal Engana-se e a expresso quem pensa que civilidade uma matria relacionada a senhores pomposos e mesas cobertas de talheres esquisitos (linhas 1-4). B) A expresso anlises e sugestes (linha 36) est para o termo fazem (linha 36) assim como a expresso os pactos que celebraram (linhas 29-30) est para o termo cumpram (linha 29). C) A relao que se estabelece entre perfis falsos (linhas 33-34) e faam (linha 33) a mesma que se estabelece entre leis necessrias (linha 28) e emergem (linha 28). D) A vinculao entre que civilidade uma matria relacionada a senhores

A sequncia correta, de cima para baixo, A) V, F, F, V, V. B) F, V, V, V, F. C) F, F, V, V, F. D) V, V, V, V, F.

13 Este caderno contm as propostas de REDAO, 20 questes da PROVA ESPECFICA II e espao para RASCUNHO DA REDAO. Administre corretamente seu tempo para as duas provas.

You might also like