You are on page 1of 4

Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica

Conselho Nacional de Juventude Regimento Interno do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve1


Das reunies Art. 1 O Conselho Nacional de Juventude - Conjuve se reunir ordinariamente quatro vezes ao ano ou por convocao extraordinria, nos termos dispostos pelo decreto 5.490 de 14 de julho de 2005. 1 As reunies do Conjuve, com pauta previamente comunicada aos seus integrantes sero convocadas por seu Presidente ou, por delegao deste, pelo Secretrio-Executivo. 2 As convocaes para as reunies ordinrias do Conselho sero feitas com, no mnimo, quinze dias de antecedncia. 3 O quorum para instalao da reunio de 30 conselheiros titulares. Art. 2 O Plenrio do Conselho ou o Presidente em acordo com o Vice-Presidente podero convocar reunies extraordinrias com o prazo de dez dias de antecedncia. Art. 3 Participaro com direito a voz e voto das reunies plenrias os conselheiros titulares, somente com direito a voz os conselheiros suplentes. Pargrafo nico. Fica facultado ao plenrio e ao Presidente convidar cidados para as reunies do Conjuve. Art. 4 As reunies ordinrias ocorrero prioritariamente em Braslia ou em outras localidades por deliberao do plenrio. Pargrafo nico. Os Grupos de Trabalho e Comisses podero promover seminrios ou encontros regionais sobre temas constitutivos de sua agenda, com a colaborao da Secretaria Nacional de Juventude. Art. 5 As reunies do Conjuve sero dirigidas pelo Presidente, Vice-Presidente e pelo Secretrio-Executivo. Art. 6 Na ausncia do Presidente, as reunies do Conselho sero presididas pelo Vice Presidente. Pargrafo nico. Na ausncia do Vice-Presidente as reunies sero dirigidas pelo Secretrio-Executivo em conjunto com um conselheiro da sociedade ad referendum do plenrio.

Texto aprovado pelo Plenrio em 23 de setembro de 2005 e alterado na 7 Reunio Ordinria, em 16 de maro de 2007.

Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica

Conselho Nacional de Juventude


Art. 7 O Plenrio do Conselho deliberar nas seguintes formas: I- Acordo: deliberaes por consenso dos titulares presentes em reunio do Plenrio. II - Recomendao: deliberao por maioria absoluta dos conselheiros titulares, trinta e um membros. III - Indicao: maioria simples do plenrio, metade mais um dos presentes. Art. 8 As intervenes durante a discusso das matrias no Conjuve devero ter durao de trs minutos. Pargrafo nico. Por deciso da plenria, o tempo das intervenes poder ser ampliado, tal como permitidas reinscries. Art. 9 Os trabalhos das sesses plenrias tero a seguinte seqncia: I - verificao da presena e da existncia de quorum para instalao do colegiado; II - aprovao da ata da sesso anterior; III - leitura e aprovao da pauta; IV - apresentao, discusso e deliberao das matrias agendadas; V - encerramento.

Do Plenrio Art. 10. So atribuies do Plenrio: I - aprovar a pauta das reunies; II - analisar e aprovar as matrias em pauta; III - eleger o Presidente e o Vice-Presidente; IV. Indicar entre os conselheiros uma comisso para analisar os casos relativos perda do mandato; V - decidir sobre perda dos mandatos dos Conselheiros a partir do relatrio da comisso; VI - constituir Grupos de Trabalho e indicar os respectivos integrantes; VII - aprovar relatrio anual de atividades; VIII - propor, analisar e aprovar o Regimento Interno do Conselho e suas futuras modificaes; IX - Decidir sobre os casos omissos neste regimento. Dos Conselheiros Art. 11. So atribuies dos Conselheiros: I - participar do Plenrio, dos Grupos de Trabalho e Comisses para os quais forem designados; II - propor a criao de grupos de trabalho e indicar nomes para sua integrao; III - exercer outras atividades que lhes sejam atribudas pelo Plenrio ou diretamente pelo Secretrio - Executivo, por delegao do Presidente. Pargrafo nico. A ausncia s sesses plenrias deve ser justificada em comunicao por escrito Presidncia com antecedncia de, no mnimo, trs dias, ou nos trs dias posteriores sesso, por falta imprevisvel.

Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica

Conselho Nacional de Juventude


Art. 12. So atribuies dos Suplentes: I - substituir os conselheiros titulares nas reunies plenrias em caso de ausncia dos mesmos, tendo, o mesmo direito a voto no exerccio da titularidade. II - ser designado para grupos de trabalho e comisses. Dos Grupos de Trabalho e Comisses Art. 13 Os Grupos de Trabalho, compostos por at 1/5 dos conselheiros, so destinados ao estudo e elaborao de propostas sobre temas especficos que sero submetidas ao plenrio. 1 Os Grupos de Trabalho no ultrapassaro a 1/5 do total de conselheiros, salvo excepcionalidades deliberadas pelo plenrio. 2 Ser definido no ato da criao do Grupo de Trabalho, seus objetivos especficos, sua composio e prazo para concluso do trabalho em funo da complexidade dos temas a ele cometidos. 3 Cada Grupo de Trabalho ter um coordenador e um relator que sero sempre escolhidos entre os integrantes do poder pblico e da sociedade civil. Art. 14 facultado aos Grupos de Trabalho a criao de Comisses como forma de facilitar o seu funcionamento.

Do Presidente e do Vice

Art. 15. O Presidente e o Vice-Presidente, conselheiros titulares do Conjuve, sero eleitos por seus pares para mandato de um ano. Pargrafo nico. Em caso de substituio do conselheiro titular, durante o exerccio do mandato de Presidente ou vice-Presidente, caber ao Plenrio do Conselho realizar uma nova eleio para o cargo em questo. Este novo mandato obedecer ao perodo necessrio para complementar um ano, a contar da posse do seu antecessor. Art. 16 So atribuies do Presidente, alm dos termos dispostos no Art. 9 do decreto 5.490 de 14 de julho de 2005: I - representar o Conjuve; II - cumprir e zelar pelo cumprimento das deliberaes do Conjuve; III - aplicar este Regimento Interno; IV - convocar, presidir e coordenar as reunies do Conjuve; V - preparar em conjunto com o Vice-Presidente e o Secretrio Executivo a pauta das reunies; VI - decidir em primeira instncia sobre as questes de ordem; VII - delegar competncias ao Secretrio - Executivo quando necessrio.

Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica

Conselho Nacional de Juventude


Art. 17 So atribuies do Vice-Presidente: I - substituir o Presidente nos seus impedimentos; II - representar o Conjuve II - dirigir as reunies do Plenrio do Conjuve em conjunto com o Presidente e o SecretrioExecutivo;

Do Secretrio-Executivo Art. 18 Conforme decreto 5.634 de 1 de fevereiro de 2005 o Secretrio Executivo ser nomeado pelo Secretrio Nacional de Juventude. Art. 19 Compete ao Secretrio-Executivo: I - convocar, por solicitao do Presidente, as reunies do Plenrio do Conselho, dos Grupos de Trabalho e Comisses; II - preparar em conjunto com o Presidente e o Vice-Presidente a pauta das reunies; III - executar outras competncias que lhe sejam atribudas pelo Presidente assim como pelo Plenrio. IV - dar ampla publicidade a todos os atos deliberados no Conjuve; V - adotar ou propor medidas que objetivem o aperfeioamento dos servios afetos ao Conselho; VI - decidir ou opinar sobre assuntos de sua competncia; VII - Compor a mesa diretora do Conjuve. Art. 20. As dvidas e os casos omissos neste regimento sero resolvidos pelo Plenrio do Conjuve, pela mesa diretora ou pelo Presidente, ad referendum do Plenrio.

You might also like