You are on page 1of 10

O incio do exerccio de atividade, com a entrega/ submisso da respetiva declarao de incio de atividade, um momento de crucial importncia para o estabelecimento

o de um clima de maior confiana entre os contribuintes e a Autoridade Tributria e Aduaneira AT e que deve facilitar, de modo sensvel, as interaes subsequentes.

e a senha de acesso e procedendo do seguinte alnea a) do n. 1 do art. 2. do Cdigo do IVA, exceto se a mesma exceder o limite previsto nas modo: alneas e) e f) do n. 1 do art. 29. do mesmo Incio > Cidados > Entregar >Declaraes Cdigo (25.000). > Atividade > Incio de Atividade

Poder depois consultar, no Portal das Finanas AS QUESTES MAIS FREQUENTES a sua situao relativamente atividade para A AT procura maior eficincia, maior a qual se encontra registado, procedendo do Como efetuado o meu enquadramento inicial em sede de IRS? disponibilidade e maior proximidade com os seguinte modo: cidados e agentes econmicos, de modo a tornar mais simples, rpido e econmico o cumprimento Cidados > Consultar > Situao cadastral Em funo dos elementos constantes da declarao de incio de atividade, o contribuinte atual > Dados de atividade das obrigaes fiscais e aduaneiras. fica enquadrado num dos dois regimes de Ateno: a entrega da declarao determinao do rendimento da categoria B: Pretendemos, deste modo, guiar o contribuinte no permanecer pendente de cumprimento dos seus deveres e colocar ao seu Regime Simplificado confirmao s ficando disponvel dispor alguns esclarecimentos sobre obrigaes Regime de Contabilidade Organizada para consulta depois de recolher, declarativas e de pagamento. para o Portal das Finanas, o cdigo de fiabilizao que lhe ser remetido por correio O enquadramento inicial em cada um dos regimes atrs referidos efetua-se com base na soma do ENTREGA DA DECLARAO DE INCIO DE para o seu domiclio fiscal. valor ilquido esperado das vendas e prestaes de ATIVIDADE A declarao pode ainda ser entregue em qualquer servio ou outros rendimentos que previsivelmente Nos termos do art. 112. do Cdigo do IRS e art. servio de finanas ou nas lojas do cidado, sem seriam obtidos se a atividade fosse desenvolvida 31. do Cdigo do IVA, as pessoas singulares que necessidade de preenchimento de impressos, durante todo o ano (Quadro 9 - campos 18 e 19). pretendam exercer uma atividade empresarial sendo a informao recolhida diretamente para o ou profissional devem apresentar, antes do seu sistema de registo de contribuintes. incio, a declarao de incio de atividade. Devemos salientar que no h lugar entrega da A declarao de incio de atividade pode ser declarao de incio de atividade quando se trate entregue atravs do Portal das Finanas, em sesso de pessoas sujeitas a IVA pela prtica de uma s segura, indicando o nmero de identificao fiscal operao tributvel (ato isolado), nos termos da

Regime de Contabilidade Organizada Formas de determinao do rendimento


Se a soma dos valores inscritos no campo 18 (volume de vendas anual estimado) e no campo 19 (valor anual ilquido dos restantes rendimentos da categoria B) for superior a 150.000, o enquadramento far-se- no Regime de Contabilidade Organizada.

Regime Simplificado
Se a soma dos valores inscritos no campo 18 (volume de vendas anual estimado) e no campo 19 (valor anual ilquido dos restantes rendimentos da categoria B) for igual ou inferior a 150.000, o enquadramento far-se- no Regime Simplificado. Pode neste caso o contribuinte optar pelo regime de Contabilidade Organizada, devendo para isso assinalar o Quadro 19 da declarao de incio de atividade.

Caractersticas dos Regimes

O Regime de Contabilidade Organizada caracteriza-se pela determinao do rendimento da categoria B ser efetuada com base na contabilidade, de acordo com as regras estabelecidadas no Cdigo de IRC e com as adaptaos previstas no Cdigo do IRS.

O Regime Simplificado carateriza-se pela determinao do rendimento da categoria B ser efetuada pela aplicao de cueficientes ao total das vendas, prestaes de servios ou outros rendimentos: i. 0,20 ao valor das vendas de mercadorias e de produtos e prestao de servios de atividades hoteleiras e similares, restaurao e bebidas, bem como dos subsdios destinados explorao; 0,75 ao valor dos restantes rendimentos.

ii. O enquadramento no Regime de Contabilidade obrigatrio quando os proveitos estimados ou efetivamente obtidos for superior 150.000, sendo o mesmo efetuado anualmente face ao total dos proveitos do ano anterior. Se aqueles proveitos tiverem sido inferiores a 150.000 o contribuinte automaticamente enquadrado no Regime Simplificado, podendo optar pelo Regime da Contabilidade at ao fim do ms de maro. Desde que se mantanham as condies para a validade dessa opo (proveitos inferiores a 150.000) o periodo minmo de permanncia no Regime de Contabilidade por opo de 3 anos, prorrogvel por iguais periodos. Quando o enquadramento no Regime da Contabilidade decorrer de obrigao legal, se o total dos proveitos obtidos em determinado ano forem inferiores a 150.000, no ano seguinte o contribuinte automaticamente enquadrado no Regime Simplificado, podendo obtar pelo Regime da Contabilidade at ao fim do ms de maro. Esta opo manifestada na Declarao de Alteraes (Quadro 19).

Perodo de Tributao

Desde que se mantenham as condies do enquadramento no Regime Simplificado, ou seja, os proveitos serem inferiores a 150.000, o periodo minmo de permanncia de 3 anos, prorrogvel por iguais periodos.

Decorrido cada periodo minmo de 3 anos no Regime Simplificado, o contribuinte pode optar pelo Regime da Contabilidade at ao fim do ms de maro do ano sguinte ao termo do referido periodo. Esta opo manifestada na Declarao de Alteraes (Quadro 19). Ainda que esteja a decorrer o trinio, o enquadramento no Regime Simplificado cessa se for ultrapassado o limite de 150.000 em dois anos consecutivos, ou quando seja num nico ano, em montante superior de 25% ( 187.500), sendo o contribuinte automaticamente enquadrado, por obrigao legal, no Regime da Contabilidade, a partir do ano seguinte ao da verificao daqueles factos.

Mudanas de Regime

Face aos elementos expressos na declarao de incio de atividade, em que regime de IVA posso ser enquadrado? Pode ficar enquadrado num dos seguintes regimes de IVA:

Regime Normal de Tributao

Regime Especial de Iseno do art. 53.

Regime Especial dos Pequenos Retalhistas (R.E.P.R.) Fica enquadrado no Regime Especial dos Pequenos Retalhistas (R.E.P.R.) se reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

Fica enquadrado no Regime Normal se reunir os Fica enquadrado em IVA regime de iseno seguintes requisitos: do art. 53. se reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos: Exera uma atividade sujeita a IVA; A atividade no seja isenta nos termos do art. No possua, nem seja obrigado a possuir 9. do Cdigo do IVA; contabilidade organizada, para efeitos de IRS; No rena os requisitos do art. 53. do Cdigo No pratique operaes de importao, do IVA ou, reunindo essas condies, opte pelo exportao ou atividades conexas; regime normal; No efetue transmisses de bens ou prestaes No rena os requisitos do art. 60. do Cdigo de servios previstas no anexo E do Cdigo do IVA ou, reunindo essas condies, opte pelo do IVA (Lista dos bens e servios do setor de regime normal. desperdcios, resduos e sucatas reciclveis); No indique um volume de negcios que, anualizado, seja superior a 10.000 ou, no caso Regime de Iseno do art. 9. de preencher as condies de enquadramento no Regime Especial dos Pequenos Retalhistas, um volume de negcios igual ou superior a 12.500. Fica enquadrado no Regime de Iseno do art. 9. do Cdigo do IVA se a atividade exercida estiver elencada naquele artigo, independente- (No caso de sujeitos passivos que iniciem a sua mente dos montantes auferidos. atividade, o volume de negcios a tomar em

Seja retalhista (pessoa singular). Considera-se retalhista, o sujeito passivo cujo volume de compras de bens destinados a venda sem transformao atinja pelo menos 90% do volume de compras (volume de compras definitivamente tomado em conta para efeitos de IRS); No possua nem seja obrigado a possuir contabilidade organizada para efeitos de IRS; No indique um volume de compras superior a 50.000; No efetue importaes, exportaes ou atividades com elas conexas; No efetue operaes intracomunitrias; Efetuando prestaes de servios, no isentas de imposto, o seu valor anual no exceda 250; A atividade no consista na transmisso dos bens ou prestao dos servios mencionados no considerao estabelecido de acordo com a previso efetuada relativa ao ano civil. Quando o perodo em anexo E do Cdigo do IVA.
referncia for inferior ao ano civil deve converter-se o volume de negcios relativo a esse perodo num volume de negcios anual correspondente). Consultar OFC 30138/2012 (de 27/12)

Quais so as obrigaes decorrentes do meu enquadramento em IVA? Regime Normal Obrigao de apresentar: Declarao de alteraes, sempre que ocorra qualquer alterao aos dados constantes no registo de contribuinte, no prazo de 15 dias a contar da data da alterao. Declarao peridica, nos seguintes prazos estabelecidos no art. 41. do Cdigo do IVA: i. Se enquadrado no regime trimestral, at ao dia 15 do 2. ms seguinte ao trimestre do ano civil a que respeitam as operaes; ii. Se enquadrado no regime mensal, at ao dia 10 do 2. ms seguinte quele a que respeitam as operaes; i. At ao dia 20 do ms seguinte quele a que o valor acrescentado, so obrigados a possuir respeitam as operaes, se enquadrado no caixa postal eletrnica e a comunic-la administrao tributria no prazo de 30 dias a regime mensal de declarao peridica; contar da data do incio de atividade ou da data ii. At ao dia 20 do ms seguinte ao final do do incio do enquadramento no regime normal do trimestre civil a que respeitam as operaes, imposto sobre o valor acrescentado, quando o se enquadrado no regime trimestral de mesmo ocorra por alterao. declarao peridica; ou, at ao dia 20 do ms seguinte, se o montante total das operaes Obrigao de liquidar imposto nas operaes referidas, durante o trimestre civil em curso que realiza. ou em qualquer dos quatro trimestres civis Obrigao de pagamento do imposto apurado anteriores, for superior a 50.000. na declarao peridica (o pagamento efetuado Declarao de cessao, no prazo de 30 dias no prazo da entrega da declarao peridica). a contar da data da cessao, quando deixar de Obrigao de emitir fatura, fatura-recibo ou exercer a atividade.* fatura simplificada que deve ser: Anexos Declarao Anual de informao i. Processada por sistemas informticos, contabilstica e fiscal. Deve apresentar os anexos devendo todas as menes obrigatrias ser L, M, N, O e P, se tiver contabilidade organizada. inseridas pelo respetivo programa informtico H dispensa da entrega dos referidos anexos, se de faturao; estiver no regime simplificado do IRS. ii. Pr-impressa em tipografias autorizadas pelo Ministro das Finanas, obedecendo a um sistema de numerao unvoca;
(cont.)

Declarao recapitulativa, quando efectue transmisses intracomunitrias de bens e/ou prestaes de servios a sujeitos passivos doutros Estados-Membros, a localizadas por aplicao da regra do lugar da sede, estabelecimento estvel ou domiclio para o qual os servios so prestados, Outras Obrigaes: constante da alnea a) do n. 6 do art. 6. do CIVA. enviada por transmisso eletrnica de Nos termos do art. 19. n. 9 da Lei Geral dados, nos seguintes prazos: Tributria (LGT), os sujeitos passivos residentes enquadrados no regime normal do imposto sobre

Quais so as obrigaes decorrentes do meu enquadramento em IVA? (cont.) Regime Normal iii. Emitida por via eletrnica (fatura eletrnica), sob reserva de aceitao pelo destinatrio, desde que seja garantida a autenticidade da sua origem, a integridade do seu contedo e a sua legibilidade para efeitos de auditoria, considerando-se cumpridas essas exigncias se adotada uma assinatura eletrnica avanada ou um sistema de intercmbio eletrnico de dados; iv. As faturas simplificadas podem ainda ser emitidas por outros meios eletrnicos, nomeadamente mquinas registadoras, terminais eletrnicos ou balanas eletrnicas, com registo obrigatrio das operaes, desde que contenham os elementos referidos no n. 2 do art. 40. do CIVA; Regime Especial Iseno do art. 53. do Cdigo do IVA Declarao de alteraes, sempre que ocorra qualquer alterao aos dados constantes no registo de contribuinte, no prazo de 15 dias a contar da data da alterao.

Regime do art. 9. do Cdigo do IVA Declarao de alteraes, sempre que ocorra qualquer alterao aos dados constantes no registo de contribuinte, no prazo de 15 dias a contar da data da alterao.

Declarao de cessao, no prazo de 30 dias Declarao de cessao, no prazo de 30 dias a contar da data da cessao, quando deixar de a contar da data da cessao, quando deixar de exercer a atividade.* exercer a atividade.* Dispensa das demais obrigaes decorrentes Dispensa das demais obrigaes decorrentes do Cdigo do IVA, incluindo a de liquidar imposto. do Cdigo do IVA, incluindo a de liquidar imposto.

Dispensa de emisso de fatura, fatura Obrigatoriedade de emisso de fatura, fatura simplificada ou fatura-recibo. No entanto, simplificada ou fatura-recibo com a meno IVA quando emitidas, as mesmas devem obedecer ao regime de iseno. disposto no art. 36. ou 40 do Cdigo do IVA, nomeadamente conter a meno IVA - Isento v. O preenchimento e a emisso das faturas- art. 9.. recibo (antigo recibo verde eletrnico), aprovadas pela Portaria 426-B/2012, efetuam-se obrigatoriamente no Portal das Finanas.

* Quando deixar de exercer uma determinada atividade para iniciar outra diferente, a declarao a entregar a declarao de alteraes e no a de cessao.

(cont.)

Quais so as obrigaes decorrentes do meu enquadramento em IVA? (cont.) Regime Especial Pequenos Retalhistas (R.E.P.R) Art. 60. do Cdigo do IVA

Estando enquadrado no Regime Normal, posso passar ao Regime Especial de Iseno do art. 53. do Cdigo do IVA?

Sim, desde que se verifiquem as condies Declarao de alteraes, sempre que ocorra Devem efetuar o pagamento do imposto at ao exigidas pelo referido art. 53., devendo, nesse qualquer alterao aos dados constantes no dia 20 do 2. ms seguinte a cada trimestre do caso, entregar a declarao de alteraes em janeiro (e s em janeiro) do ano seguinte quele registo de contribuinte, no prazo de 15 dias a ano civil, atravs do modelo P2. em que se verificaram aqueles condicionalismos, contar da data da alterao. produzindo efeitos a partir de 1 de janeiro do ano Declarao de cessao, no prazo de 30 dias No havendo imposto a pagar, devem, no da apresentao. Consultar OFC 30138/2012 (de a contar da data da cessao, quando deixar de mesmo prazo, entregar no respetivo Servio de 27/12) Finanas a declarao mod. 1074. exercer a atividade.* E se deixar de reunir as condies para Os sujeitos passivos enquadrados no R.E.P.R. Devem ainda apresentar no Servio de Finanas enquadramento no Regime Especial de no liquidam imposto nas suas vendas, mas tm competente, em triplicado e at ao ltimo dia Iseno do art. 53. do Cdigo do IVA? do ms de maro de cada ano, uma declarao de entregar imposto nos cofres do Estado. relativa s aquisies efetuadas no ano civil Nesse caso, deve apresentar a declarao de alteraes nos seguintes prazos: Para apurar o imposto que devem entregar, anterior (mod.1074). aplicam o coeficiente de 25% ao valor do imposto Em janeiro do ano seguinte quele em que suportado nas aquisies de bens para venda tenha atingido um volume de negcios superior a sem transformao. O apuramento do imposto 10.000, ficando enquadrado no regime normal, feito em cada trimestre. a partir de 1 de fevereiro do ano da apresentao da referida declarao, o que o obriga Nas faturas, faturas simplificadas ou faturasliquidao do IVA, com referncia s operaes recibo devem fazer constar IVA no confere efetuadas a partir de tal data. De notar que o direito deduo. volume de negcios o efetivamente verificado no ano anterior. Quando o periodo em referncia for inferior ao ano civil, feita a converso para um volume de negcios anual, tendo em conta o * Quando deixar de exercer uma determinada atividade para iniciar outra diferente, a declarao a entregar a declarao nmero de meses de atividade exercida.
de alteraes e no a de cessao.

No prazo de 15 dias a contar do momento em RENDIMENTOS PROFISSIONAIS que se deixem de verificar as demais condies para poder beneficiar deste regime especial de Modelo 8 iseno. (livro de registo de servios prestados) Modelo 9 Posso passar do Regime Especial dos (livro de registo de despesas e de operaes Pequenos Retalhistas (R.E.P.R.) do art. 60. ligadas a bens de investimento) do Cdigo do IVA para o Regime Normal? RENDIMENTOS EMPRESARIAIS Sim, a alterao ao volume de compras ou a prestao de servios, no isenta, de valor Modelo 1 anual superior a 250 entre outros, originam a (livro de registo de compras de mercadorias) mudana do R.E.P.R. para o Regime Normal. No Modelo 2 caso de ultrapassagem do volume de compras (livro de registo de matrias-primas e de devem apresentar: consumo) Modelo 3 Declarao de alteraes durante o ms (livro de registo de vendas de mercadorias) de janeiro do ano civil seguinte quele a que Modelo 4 respeitam tais volumes de compras, passando (livro de registo de vendas de produtos fabricados) ao regime normal a partir do perodo de imposto Modelo 5 seguinte quele em que obrigatria a entrega (livro de registo de servios prestados) da declarao. Modelo 6 (livro de registo de despesas e de operaes Ex.: Entrega da declarao de alteraes em ligadas a bens de investimento) janeiro > passagem ao regime normal em abril. Modelo 7 (livro de registo de mercadorias, matrias-primas Quais so os livros de registo que devo e de consumo, de produtos fabricados e outras utilizar? existncias data de 31 de dezembro de cada ano) Caso no tenha contabilidade organizada, deve possuir os seguintes livros de registo:

Regime Especial dos Pequenos Retalhistas (R.E.P.R.) Modelo 10 (livro de registo de compras, vendas e servios prestados) Modelo 11 (livro de registo de despesas gerais e operaes ligadas a bens de investimento)

Fica dispensado de utilizar os livros referidos se, no sendo obrigado a dispor de contabilidade organizada, possuir um sistema de contabilidade que satisfaa os requisitos adequados ao correto apuramento e fiscalizao do imposto.

Como efetuar o pagamento do imposto da declarao peridica, nos prazos legalmente liquidado na sequncia da prtica de um ato previstos e anteriormente referidos. Pratico um Ato Isolado. Tenho de apresentar isolado? Local de entrega das declaraes declarao de incio de atividade? O pagamento do imposto efetuado em qualquer Nos atos isolados no est subjacente a inteno Servio de Finanas, at ao final do ms seguinte A declarao de incio de atividade, como referido de exercer uma atividade, ou seja, no h prtica ao da concluso da operao, atravs do impresso anteriormente, bem como a declarao de de pagamento modelo P2 ou atravs do Portal alteraes e a declarao de cessao, podem ser reiterada de uma atividade. entregues em qualquer servio de finanas, nas das Finanas, em: lojas do cidado ou no Portal das Finanas. O conceito de ato isolado -nos dado no art. 3. Incio > Cidados > Pagar > Documentos de do Cdigo do IRS que prescreve o seguinte: Pagamento > IVA > Guia de Pagamento P2, A declarao peridica do IVA deve ser entregue Consideram-se rendimentos provenientes de devendo para o efeito indicar o seu nmero de atravs do Portal das Finanas, procedendo-se do atos isolados, os que no resultem de uma prtica identificao fiscal e ter em seu poder a necessria seguinte modo: senha de acesso ao Portal das Finanas. previsvel ou reiterada. Incio > Cidados > Entregar > Declaraes > IVA > Declarao Peridica Daqui se conclui que no h lugar entrega da INFORMAES DIVERSAS declarao de incio de atividade quando se trate de pessoas sujeitas a IVA pela prtica de uma s Faturas-recibo (antigos Recibos Verdes Como comunicar com a Autoridade Tributria e Aduaneira AT operao tributvel (ato isolado) nos termos da Eletrnicos) alnea a) do n. 1 do art. 2. do Cdigo do IVA, exceto se a mesma exceder o limite previsto nas Consulte aqui as instrues sobre o Sistema Para comunicar com a AT, atravs do Portal das alneas e) e f) do n. 1 do art. 29. do mesmo de Emisso de Faturas-Recibo e respostas s Finanas, pode solicitar a senha de acesso em www.portaldasfinancas.gov.pt atravs da perguntas mais frequentes. Cdigo (25.000). opo Novo utilizador, no lado direito do ecr do computador, e preencher o formulrio de Inatividade Um Ato Isolado est sujeito a IVA? adeso com os seus dados pessoais, nos termos O ato isolado est sempre sujeito a IVA, no se lhe Para efeitos de IVA, considera-se que o sujeito que lhe so solicitados. aplicando o limite referido no art. 53. do Cdigo passivo se encontra sem atividade quando, num do IVA, podendo, no entanto, beneficiar da iseno determinado perodo de imposto, no realizou Pode, tambm, autorizar a AT a proceder ao prevista no art. 9. do Cdigo do IVA, caso se operaes tributveis (ativas ou passivas). Nesta envio de mensagens facultativas e de apoio ao situao, subsiste a obrigao de apresentao cumprimento voluntrio, atravs de SMS e de trate de uma operao interna ali enquadrvel. ATO ISOLADO

e-mail. Este servio totalmente gratuito, de carter pessoal e confidencial. No entanto, para que nos seja possvel prest-lo de forma segura, necessitamos que fiabilize o seu e-mail e o seu nmero de telemvel. Logo que o pedido da senha efetuado, so disponibilizados automaticamente dois cdigos: para fiabilizao de telemvel, por SMS para fiabilizao de e-mail, por correio eletrnico. Estes cdigos s podem ser confirmados no Portal das Finanas em Cidados > Outros Servios > Confirmao de Contatos aps a receo da senha de acesso ao Portal das Finanas, que enviada pelo correio, em envelope-mensagem, para o domiclio fiscal.

PARA MAIS INFORMAES: Contacte o Centro de Atendimento Telefnico (CAT) da Autoridade Tributria e Aduaneira, atravs do n. 707 206 707, todos os dias teis das 08H30 s 19H30; Dirija-se a um Servio de Finanas.

AT / setembro de 2013

You might also like