You are on page 1of 27

Engenharia de Reservatrios

Curso: Engenharia de Minas Professor: Luiz Carlos Lobato dos Santos (lclsantos@ufba.br)

Maio/2010

Tpicos:
Propriedades dos fluidos; Propriedades das rochas; Fluxo de lquidos em meios porosos; Fluxo de gases em meios porosos; Mecanismos de produo; Balano de materiais em reservatrios de gs; Balano de materiais em reservatrios de leo; Estimativa de reservas; Mtodos convencionais de recuperao secundria; Mtodos especiais de recuperao secundria.

Introduo propriedade dos fluidos:


Introduo; Petrleo; Comportamento de fases; Tipos de reservatrios de petrleo.

Introduo:
As propriedades dos fluidos existentes nos reservatrios de petrleo constituem importantes informaes para o estudo do comportamento desses reservatrios.

Determinao experimental Laboratrio.

Motivos econmicos ou operacionais Equaes de estado, cartas ou correlaes empricas.

Petrleo:
Do latim petra (pedra) e oleum (leo), o petrleo no estado lquido uma substncia oleosa, inflamvel, menos densa que a gua, com cheiro caracterstico e cor variando entre o negro e o castanho-claro. O petrleo constitudo, basicamente, por uma mistura de compostos qumicos orgnicos: parafinas (saturados - alcanos), olefinas (insaturados ex.: alcenos) e aromticos (ex.: benzeno).

Classificao do petrleo
Dependendo de sua densidade, os leos so classificados pelo American Petroleum Institute API em vrios graus, sendo os com maior graduao petrleos mais leves. Como exemplo, um leo de 17 API pesado e um de 30 API mais leve.

As propriedades fsico-qumicas dependem de sua composio qumica anlise composicional ou anlise composicional resumida.
Frao Temperatura de Ebulio (C) At 40 40 175 175 235 235 305 305 400 400 510 Acima de 510 Composio aproximada C1 C2 C3 C4 C5 C10 C11 C12 C13 C17 C18 C25 C26 C38 C38+ Usos

Gs Residual Gs liquefeito de petrleo GLP Gasolina Querosene Gasleo leve Gasleo pesado Lubrificantes Resduo

Gs combustvel Gs combustvel engarrafado, uso domstico e industrial. Combustvel de automveis, solvente. Iluminao, combustvel de avies a jato. Diesel, fornos. Combustvel, matria-prima para lubrificantes. leos lubrificantes. Asfalto, piche, impermeabilizantes.

Alm dos hidrocarbonetos mencionados, o petrleo apresenta outros constituintes em menor percentual, compostos orgnicos contendo elementos qumicos como nitrognio, enxofre, oxignio (chamados genericamente de compostos NSO) e metais, principalmente nquel e vandio.
CONTAMINANTE: Compostos Sulfurados Compostos Nitrogenados Orgnicos Orgnicos ELEMENTO QUMICO PRESENTE: Enxofre (S) Nitrognio (N) PREJUZO: Corroso, Toxidez, Poluio. Reteno de gua emulsionada, Contaminao de catalisadores, Alterao da colorao de produtos finais. Acidez, Corrosividade, formao de gomas, odor. Agresso a materiais, Contaminao de catalisadores.

Compostos Oxigenados Compostos Metlicos

Orgnicos

Oxignio (O)

Orgnicos

Metais (principalmente Ni e V)

leo e gs natural
O estado fsico de uma mistura de hidrocarbonetos depende no s da sua composio, mas fundamentalmente das condies de presso e temperatura a que a mesma est submetida. leo: a parte que permanece no estado lquido quando uma mistura lquida de hidrocarbonetos levada das condies de reservatrio para as condies de superfcie. Gs natural: o nome dado s misturas de hidrocarbonetos que, quando esto nas condies de superfcie, se apresentam na forma gasosa. No reservatrio estas misturas podem se apresentar tanto na forma gasosa como dissolvida no leo.

Comportamento de fases:
Estados fsicos ou fases: formas em que uma substncia pode se apresentar. So definidas pelas condies de presso e temperatura. Comportamento das fases: estudo das mudanas de fases das substncias. O comportamento das fases um aspecto da maior importncia para o entendimento do comportamento dos reservatrios de petrleo.

Vaporizao de uma substncia pura (presso constante)


Ex.: gua

Diagrama de fases de uma substncia pura

Curva de equilbrio lquido-vapor ou de vaporizao; O ponto de orvalho coincide com o ponto de bolha; Ponto crtico: maior ponto de presso em que as duas fases coexistem.

Vaporizao de uma mistura (presso constante)

Diagrama de fases de uma mistura

Curva dos pontos de bolha e curva dos pontos de orvalho; O ponto de orvalho NO coincide com o ponto de bolha; Ponto crtico: ponto de encontro das duas curvas.

Importante: Cada mistura possui o seu diagrama de fases particular.

Tipos de reservatrios de petrleo:


De forma geral os reservatrios so classificados como: Reservatrios de leo; Reservatrios de gs.

Reservatrios de leo

leo saturado (ou saturado em gs) - 1 leo subsaturado (ou subsaturado em gs) - R

Ponto de bolha Ponto de saturao Presso de bolha Presso de saturao

leo de baixa contrao e leo de alta contrao


Refere-se reduo do volume do lquido ocorrida em decorrncia da liberao do gs que se encontrava dissolvido.

leo de baixa contrao

leo de alta contrao

Gs mido

Reservatrios de gs

Gs seco Gs retrgrado

Classificao dada jazida de petrleo que contm uma mistura de hidrocarbonetos que se encontra no estado gasoso nas condies de reservatrio. O ponto da mistura dentro do diagrama de fases situa-se a direita da temperatura crtica.

Reservatrios de gs mido
Reservatrio que produz certa quantidade de lquido quando a mistura submetida ao processo de separao.

Reservatrios de gs seco
Reservatrio que produz quantidade desprezvel de lquido quando a mistura submetida ao processo de separao.

Reservatrios de gs retrgrado
Reservatrio de gs cuja temperatura situa-se entre a temperatura crtica e a cricondenterma.

O fenmeno retrgrado ocorre no interior da rocha-reservatrio.

Classificao dos reservatrios atravs a razo gs/lquido de produo (RGL)

RGL = Quociente entre a vazo instantnea de gs pela vazo instantnea de leo, ambas medidas em condies padro. Condies padro (standard std) Reservatrio de leo: RGL 900 m3 std / m3 std; Reservatrio de gs mido: 900 m3 std / m3 std < RGL < 18000 m3 std / m3 std Reservatrio de gs seco: RGL 18000 m3 std / m3 std RGL (outras unidades): Brasil (ANP): 1 atm (1,033 kgf/cm2) e 20oC EUA: 14,7 psia (1 atm) e 60oF

SCF Standard Cubic Feet = STB Stock Tank Barrel

Representao geral dos vrios tipos de reservatrios

Reservatrios de leo e gs

Reservatrio de leo com capa de gs

Reservatrio de gs

Exerccio 1

Resp.: Reservatrio de leo de baixa contrao

Exerccio 2

Resp.: Reservatrio de gs mido

You might also like