You are on page 1of 4

Cincias da Natureza 5 Ano BLOCO 1 Diversidade de seres vivos e suas interaes com o meio Unidade 1 Diversidade nos animais

ais Locomoo

1.2 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS LOCOMOO


Como se deslocam os animais?
A locomoo a capacidade que um animal tem de se descolar. - Os rgos responsveis pelo movimento so os msculos e os ossos. - Os ossos ligam-se entre si pelas articulaes. Os animais podem deslocar-se no solo, no ar ou no mar. A locomoo permite-lhes procurar alimento, abrigo e fugir dos predadores, procurar locais e parceiros para a reproduo ou deslocar-se para outras regies.

Como se deslocam os animais no solo?


A forma como os animais se deslocam no solo est relacionada com o modo como apoiam as patas e com a forma do seu corpo. A velocidade a que os animais se deslocam no solo tanto maior quanto menor for a superfcie dos membros que nele assentam. Existem vrios tipos de locomoo no solo: Animais que apoiam toda a extenso da pata no solo Forma de locomoo lenta.

Marcha

EX: O homem apoia toda a extenso do p no solo. O urso apoia toda a extenso da pata no solo.

Animais que apoiam no solo apenas os dedos ou as extremidades dos dedos.

Corrida

EX: Os ces e os gatos apoiam no solo apenas os dedos. O cavalo, o veado deslocam-se ainda com maior rapidez porque apoiam no solo apenas o ultimo osso do dedo a falange, protegida por um casco

Salto

Modo de locomoo de alguns animais como a r ou a pulga. Possuem caractersticas, tais como: - Os membros traseiros so maiores e mais desenvolvido. - Os membros traseiros esto dobrados em forma de Z, quando esto em repouso. Quando se estendem funcionam como uma mola projetando o animal para cima e para a frente. a forma de locomoo dos animais que rastejam, apoiando o ventre no solo.
EX: Muitos desses animais no tem membros como o caso da cobra. Outros rpteis como o lagarto e o crocodilo possuem membros curtos e laterais que no conseguem suportar o peso do corpo. Alguns invertebrados como a minhoca ou a lesma tambm se deslocam por reptao, por contrao dos msculos.
Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Reptao

Cincias da Natureza 5 Ano BLOCO 1 Diversidade de seres vivos e suas interaes com o meio Unidade 1 Diversidade nos animais Locomoo

Como se deslocam os animais no ar?


Os animais que se deslocam no ar possuem adaptaes prprias: - Adaptaes das aves: Corpo aerodinmico - corpo em forma de fuso, alongado e com as patas para trs; Penas cobrem-lhes o corpo, dando proteo e facilitando o voo. Asas transformaes dos membros anteriores. Ossos ocos ossos longos e delgados, cheios de ar, que tornam o corpo mais leve. Quilha prolongamento do externo que contribui para a forma aerodinmica, onde se inserem os fortes msculos motores das asas. Sacos areos estruturas ligadas aos ossos ocos e aos pulmes, que constituem uma reserva de ar que auxilia o voo.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias da Natureza 5 Ano BLOCO 1 Diversidade de seres vivos e suas interaes com o meio Unidade 1 Diversidade nos animais Locomoo

- Adaptaes dos insetos: Possuem asas membranosas e leves. Asas reforadas por nervuras de quitina e movidas por msculos fortes, ligados ao exosqueleto.

- Adaptaes dos morcegos: Os morcegos so os nicos mamferos com a capacidade de voar. Tem os membros anteriores transformados: os antebraos e os quatro dedos so muito alongados e esto unidos entre si por uma prega de pele que se liga tambm aos membros posteriores e cauda membrana alar. Possuem quilha e fortes msculos peitorais.

Como se deslocam os animais na gua?


Os animais que se deslocam na gua possuem adaptaes prprias: - Adaptaes dos peixes: Possuem forma fusiforme. Escamas orientadas de frente para trs de forma a diminuir a resistncia da gua. Barbatanas localizadas em diferentes partes do corpo.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias da Natureza 5 Ano BLOCO 1 Diversidade de seres vivos e suas interaes com o meio Unidade 1 Diversidade nos animais Locomoo

- Adaptaes dos mamferos aquticos: Apresentam forma fusiforme. Membros e cauda transformados em barbatanas.

- Adaptaes dos anfbios e das aves aquticas: Os dedos dos membros posteriores esto ligados, de forma a facilitar a locomoo na gua - membrana interdigital.

- Adaptaes dos invertebrados aquticos: Possuem rgos locomotores prprios e formas diversas de locomoo na gua ou sobre os fundos e as rochas.

Animais como a lula e a medusa, contraem os msculos e expulso a gua do seu interior deslocam-se por propulso.

Animais como a estrela-do-mar e o ourio-do-mar possuem um sistema de tubos internos que formam ps ambulacrrios, terminados em ventosas.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

You might also like