You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU - UESPI NCLEO DE ESPERANTINA CURSO: LICENCIATURA PLENA EM NORMAL SUPERIOR DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR NA EDUCAO

INFANTIL PROFESSORA: ANTONIA CLIA ALUNA: SANDRA MARIA DOS SANTOS SILVA

ESTGIO SUPERVISIONADO

pela Prof Neuza Maria de Arajo.

Esperantina, dezembro de 2003

A fora e a compreenso foram o estimulo trabalho. Dedico este trabalho principalmente a Deus e a meus filhos: Eduardo e Henrique. para a concretizao deste

Sandra 2

SUMRIO

Introduo ............................................................................................................. 05 Objetivo ................................................................................................................. 06 Desenvolvimento ................................................................................................... 07 Concluso ............................................................................................................... 11 Referncias Bibliogrficas .................................................................................... 12 Anexos .................................................................................................................... 13

INTRODUO

O presente relatrio tem por finalidade descrever as atividades decorrentes no estgio supervisionado realizado pela aluna Sandra Maria dos Santos Silva, Acadmica do Curso Licenciatura Plena em Normal Superior da Universidade Estadual do Piau UESPI, perodo especial, Plo Esperantina. O referido estgio foi realizado na Unidade Escolar Sinharinha Lages (Rede Municipal), que est localizada na Localidade Bela Vista (Zona Rural), Municpio de Batalha, a mesma oferece os cursos de Educao Infantil e Ensino Fundamental de 1a 8a srie, nos turnos manh, tarde e noite. O referido estgio teve incio no dia 22 de setembro de 2.003, com trmino no dia 16 de outubro de 2.003, nesse perodo foram desenvolvidas as etapas de observao, planejamento, regncia e preparao do relatrio. Sendo esse estgio parte obrigatria do contedo do curso, na disciplina Estgio Curricular na Educao Infantil, com carga horria de 800 horas, subdivididas em 400 horas para uma das habilitaes, sendo que s 200 horas na educao infantil, est dividida em 60 horas de fundamentao terica, 140 horas de estgio supervisionado, obedecendo a seguinte distribuio: 20 horas para observao do local do estgio, 40 horas disponvel para planejamento didtico-pedaggico, 60 horas exclusivamente regncia em sala de aula e 20 horas para a preparao do relatrio.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho relatar, de forma sucinta, as experincias vividas no decorrer do Estgio Supervisionado na Educao Infantil, realizado na Unidade Escolar Sinharinha Lages. Alm disso, evidenciar a importncia na formao de cidados responsveis, conscientes e participativos em nossa sociedade.

O estgio supervisionado foi desenvolvido na Escola Municipal Sinharinha Lages, situada no povoado Bela Vista, Batalha PI, Zona Rural, tendo acesso pela rodovia PI 117, telefone (086) 383-2100. A referida escola construda com tijolos e telhas de cermica, madeira serrada, piso de cimento, janelas e portas de madeira de cor azul marinho. A mesma dispe de 05 (cinco) sala de aula, 01 (um) ptio para eventos (festividades), 02 (dois) banheiros recm construdos, 01 (uma) diretoria interligada a 01 (um) depsito local no apropriado, pois mal arejado, 01 (uma) cantina para preparao da merenda escolar. Todos os cmodos esto sendo utilizados, pois a escola foi contemplada no programa PAPE (Programa de Apoio a Prdios Escolares), e passou recentemente por uma reforma que tornou as salas de aulas num lugar agradvel e adequado a sua clientela. H que se considerar que faltam alguns cmodos que so necessrios e a escola ainda no dispe como: 01 sala de uso exclusivo para os docentes, 01 depsito, 01 diretoria, pois as reunies so realizadas no ptio da escola. Em relao ao material de uso da escola, a mesma dispe de carteiras, 01 fogo de 06 bocas, 02 filtros, copos, pratos, colheres, tachos, bacias, potes, 01 mimeografo, 01 mquina de escrever sem utilidade, 01 geladeira, 01 televiso 14, 02 aparelho de som, faltando assim: mesas e cadeiras para os professores, arquivos, bebedouros para os docentes e discentes. A observao da sala foi realizada no dia 22/09/2003 a 25/09/2003, observou-se que a referida escola funciona Ensino Infantil e Fundamental de 1a a 8a srie, sendo que Ensino Infantil de 1 a 4 srie nos turnos manh e tarde e de 5 a 8 no turno noite. Os alunos da Educao Infantil se encontram na faixa etria de 03 a 06 anos de idade, onde predomina o masculino. Nem todos pertencem famlia do bairro, apresentam dificuldades de relacionamento com os colegas, com rendimento bom, tendo alguns com dificuldades de aprendizagem. 6

Com referencia ao planejamento escolar feito por semestre, realizado e ministrado por uma equipe da Secretaria, l feito registro de contedos e em algumas situaes, so feitas discusses referente ao planejamento, a durao de 01 a 03 dias. O calendrio escolar elaborado na secretaria e enviado as escolas. As atividades desenvolvidas so de formas flexveis, levando em conta a pluralidade cultural. J no que se refere atuao pedaggica o professor atua de forma democrtica e respeitando a individualidade de cada aluno. A avaliao feita mediante o acompanhamento, registro de cada aluno, no ensino infantil. O professor otimista e honra seus compromissos e motivador de seus alunos, usa adequadamente os recursos didticos e tem controle da disciplina. Alguns alunos mostram muito interesse em suas atividades desenvolvidas, usam a linguagem oral e esto se familiarizando com os trabalhos em grupo. O relacionamento entre professor X aluno afetuoso e aluno X aluno bom. Na situao pedaggica a escola dispe de: Turnos: Manh e Tarde 01 (uma) diretora; 05 (cinco) professores; 02 (duas) auxiliares.

Turno: Noite 01 (uma) diretora; 08 (oito) professores; 01 (uma) secretria; 02 (duas) auxiliares.

A escola oferece os cursos a nvel infantil e fundamental, funcionando nos trs turnos: Manh da pr-escola 2 srie, Tarde de 3 4, Noite 5 8. A escola funciona com 11 (onze) turmas nos trs turnos: Manh pr-escola alfabetizao 1 srie 2 srie 7

Tarde 3 srie 4 srie

Noite 5 A e B 6 A 7 A 8 A

Quanto proposta pedaggica, e o regimento interno no tem uma para cada unidade. Na poca foi elaborada uma para Zona Urbana e outra Zona Rural, sendo que s tive acesso a proposta da Zona Rural agora e cada escola tem uma realidade diferente. Pode se tomar como exemplo alguns dados: a situao fsica da escola, o nvel dos alunos, o modo de cada professor aplicar sua metodologia. Enfim tudo isso com certeza jamais ser igual de uma escola, pode at ser algumas partes, mas nunca em todas.

CONCLUSO

Atravs deste trabalho (Estgio Supervisionado), conclu o quanto gratificante e importante para uma boa formao do acadmico. Dediquei-me ainda mais aos meus estudos e s aprendi. Um Estgio desses faz-se necessrio na vida de um professor, s assim que nos aperfeioamos cada vez mais. Assim possvel ir construindo a prtica docente na perspectiva da ao refletida e transformadora, mediada pelo conhecimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Gondim, Maria da Salete Alves. Lpis na mo: Portugus: pr-escola, v. 3 / Maria da Salete Alves Gondim So Paulo: FTD, 1.993.

Gondim, Maria da Salete Alves. Lpis na mo: Matemtica: pr-escola, v. 3 / Maria da Salete Alves Gondim So Paulo: FTD, 1.995.

Gondim, Maria da Salete Alves. Lpis na mo: Estudo Sociais e Cincias: pr-escola, v. 3 / Maria da Salete Alves Gondim So Paulo: FTD, 1.996.

10

11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU - UESPI NCLEO DE ESPERANTINA CURSO: LICENCIATURA PLENA EM NORMAL SUPERIOR DISCIPLINA: ESTGIO CURRICULAR NA EDUCAO INFANTIL

ESTGIO SUPERVISIONADO

Acadmica: Sandra Maria dos Santos Silva

Relatrio

do

Estgio

Supervisionado

apresentado a Professora Antonia Clia, como requisito parcial para aprovao na disciplina de Estgio Curricular na Educao Infantil.

pela Prof Neuza Maria de Arajo.

Esperantina - dezembro de 2003


12

You might also like