You are on page 1of 18

08/07/2013

Introduo
2

MATERIAS DE CONSTRUO CIVIL I

JULIO ROBERTO USZACKI JUNIOR Engenheiro Civil e de Segurana do Trabalho

Aprendeu-se mais a respeito do vidro e de seu processamento nos ltimos 30 anos que durante toda a histria precedente da tecnologia. Os vidros so hoje utilizados em quase todos os aspectos das atividades humanas: em casa, na cincia, na indstria e mesmo em arte, pois eles podem ser ajustados s suas finalidades. O vidro uma substncia slida e amorfa que apresenta temperatura de transio vtrea (temperatura que separa o comportamento slido do comportamento lquido em um slido amorfo). Podem ter diversos graus de finalidades, eles podem filtrar, conter, transmitir ou resistir s radiaes eletromagnticas pertencentes a quase todas as faixas do espectro.

Historia do Vidro
3

Figura: Ampola de vidro de necrpole Romana do sculo 4


4

Vidro no Brasil

O historiador Caio Plnio II (27-79 D.C.), em sua obra "Historia Natural", atribuiu o descobrimento do vidro a mercadores fencios que desembarcaram nas costas da Sria e, necessitando de fogo, improvisaram foges, usando blocos de salitre (trona) sobre a areia. Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substncia lquida e brilhante, que se solidificava imediatamente: o vidro. Com a tcnica de fole aplicada ao forno, introduzida no Egito, conseguiu-se aumentar o calor e assim tornar a massa vtrea mais malevel - mas o vidro, at o sc. VI A.C., era produzido em escala reduzida para uso e adorno exclusivo dos nobres. A descoberta da tcnica do sopro (fabricao de vidro oco garrafas, potes, copos, bulbos, etc.) na Sria e em Alexandria, quando Roma j estendia seu domnio sobre o Oriente Mdio, marca um grande momento na histria do vidro.

A histria da indstria do vidro no Brasil iniciou-se com as invases holandesas (1624/35), em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada por quatro arteses que acompanharam o prncipe Maurcio de Nassau. A oficina fabricava vidros para janelas, copos e frascos.

Figura : Fundada em 1882, no RJ, a Fbrica Esbrard foi a primeira grande indstria de vidro nacional e sua especialidade era produo de garrafas, frascos, copos e outros cristais.

Vidro no Brasil
5 6

Composio do Vidro

At o sculo XX a produo de vidro era essencialmente artesanal, utilizando os processos de sopro e de prensagem, sendo as peas produzidas uma a uma. Em 1895, foi fundada em So Paulo a Vidraria Santa Marina, hoje um dos grandes grupos industriais do pas. O acelerado processo de industrializao do pas na dcada de 50 atraiu investimentos do exterior para o setor vidreiro. Hoje, mais de 200 empresas produzem vidro no Brasil, 24 das quais integralmente automatizadas, atendendo aos mercados interno e externo, competindo em condies de igualdade com empresas do exterior.

Os vidros so obtidos pela fuso a altas temperaturas de uma mistura de areia siliciosa, soda(carbonato de sdio) e cal. Em seu processo de fabricao tambm podem entrar outras substancias, tais como feldspato, boratos, barita, mnio, etc. Por vidros entende-se um produto fisicamente homogneo obtido pelo resfriamento de uma massa inorgnica em fuso, que enrijece sem cristalizar atravs do resfriamento contnuo de viscosidade. um solido no cristalino, que apresenta temperatura de transio vtrea, AMORFO.

08/07/2013

Composio do Vidro
8

Fuso da fase amorfa; A partir desse momento o material deixa de ser solido e tem caracterstica de uma borracha.

Composio do Vidro
9 10

Composio do Vidro

As matrias primas que compem o vidro so divididas em:

Vitrificantes:
so

A maior parte dos vidros encontrados no mercado pertence a uma das categorias abaixo:
Sodo-clcico(Soda-lime glass) Abrange quase 90% de todo o vidro produzido e a mais barata das suas formas. Tem menor resistncia a bruscas variaes de temperaturas e a compostos qumicos corrosivos. Aplicao:

Embalagens

usados para dar maior caracterstica massa vidrosa e so compostos de anidrito slico, anidrito brico e anidrito fosfrico. a finalidade de facilitar a fuso da massa silcea, e so compostos de xido de sdio e xido de potssio. a funo de impedir que o vidro composto de silcio e lcalis seja solvel, e so: xido de clcio, xido de magnsio e xido de zinco.

Fundentes:
possuem

Estabilizantes:
tm

em geral: garrafas, potes e frascos Vidro plano: indstria automobilstica, construo civil e eletrodomsticos.

Composio do Vidro
11 12

Composio do Vidro

Vidro ao chumbo(lead glass)


Contm quase 20% de chumbo em sua composio. o preferido para aplicaes eltricas devido a sua excelente capacidade de isolao. No suporta bruscas variaes de temperaturas. Aplicao:

Copos,

Vidro Boro-silicato
Contm pelo menos 5% de xido de Boro em sua composio. Tem alta resistncia a variaes de temperaturas e a compostos qumicos corrosivos. Aplicao:

Lmpadas,

taas, clices, ornamentos, peas artesanais (o chumbo confere mais brilho ao vidro).

oleodutos (pipelines), vidro fotocromtico, utenslios de laboratrios e utenslios domsticos resistentes a choque trmico.

08/07/2013

Composio do Vidro
13 14

Fabricao de Placa de Vidro (Float - Glass Process)

Vidro alumino-silicato (Aluminosilicate Glass)


Contm xido de alumnio em sua composio. similar ao boro-silicato, mas tem maior resistncia a produtos qumicos, suporta alta temperatura e mais difcil de ser produzido. Aplicao:

quando

misturado com um condutor eltrico, usado em circuitos eltricos como resistncia.

Desenvolvido em 1952 por Alastair Pilkington, ao servio da Pilkington Brothers (UK), revolucionou a indstria do vidro plano (at ento produzido por estiramento mecnico que envolvia polimento final). 85 % do vidro em placa obtido por este processo com 800.000 ton./semana

15

Fabricao de Placa de Vidro (Float - Glass Process)

16

Fabricao de Placa de Vidro (Float - Glass Process)

Estgio 1 : Forno de Fuso

Estgio 2: Banho Float

A mistura de areia com os demais componentes do vidro dirigida at o forno de fuso atravs de correias transportadoras. Com temperatura de at 1.600C, a composio fundida, afinada e condicionada termicamente, transformando-se numa massa pronta para ser conformada numa folha contnua

A massa derramada em uma piscina de estanho lquido, em um processo contnuo chamado "Float Bath"( Banho Float). Devido diferenas de densidade entre os materiais, o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duas superfcies. Essa a condio para que a qualidade ptica superior do vidro float seja atingida.

A partir desse ponto determinada a espessura do vidro, atravs da ao do top roller e da velocidade da linha. Quanto maior a velocidade da linha, menor a espessura resultante.

17

Fabricao de Placa de Vidro (Float - Glass Process)

18

Fabricao de Placa de Vidro (Float - Glass Process)

Estgio 3 - Galeria de Recozimento

Estgio 4 - Inspeo Automtica

Perfil de tenses do vidro observada na Galeria de Recozimento. Em seguida, a folha de vidro entra na galeria de recozimento, onde ser resfriada controladamente at aproximadamente 120C e, ento, preparada para o corte.

Antes de ser recortada, a folha de vidro inspecionada por um equipamento chamado "scanner", que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. Caso haja algum defeito decorrente da produo do vidro, ele ser automaticamente refugado e posteriormente reciclado.

Estgios 5, 6 e 7 : Recorte, empilhamento e armazenagem.

O recorte realizado em processo automtico e em dimenses pr-programadas. As chapas de vidro so empilhadas automaticamente e pacotes prontos para serem expedidos e armazenados.

08/07/2013

20

Fabricao: Sopro, Prensagem, Extruso

Soprado
No caso do vidro soprado, a fabricao feita no interior de um forno, onde se encontram os paneles. Quando o material est quase fundido, por volta de 1.500 C, o operrio imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, aps dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matria incandescente.

19

Moldao por Centrifugao


21 22

Fabricao: Sopro, Prensagem, Extruso

1) Vidro em fuso depositado no molde 2) A rotao espalha homogeneamente o material pela superfcie do molde

Prensado Soprado:
a formao no molde feita atravs da compresso de vidro com auxlio de um pino de prensagem. Normalmente utilizado para embalagens de boca larga como potes de alimentos.

Moldao por Sopro


23 24

Fabricao: Sopro, Prensagem, Extruso

1) 2) 3) 4)

Deposio vidro na cavidade Compresso da pr-forma Transferncia da pr-forma para molde de sopro Sopragem da pr-forma

Prensagem com Cilindros:

O vidro prensado no pode ter as duas faces paralelas relativamente brilhantes queimadas do processo de flutuao; mas, pode ser produzido em pequenas e econmicas partidas de vidros de diferentes composies em geral caracterizados por uma superfcie moldada e uma spera. A prensagem compreende 5 estgios de fabricao:
Fuso Prensagem Resfriamento Corte Estocagem

08/07/2013

Moldao por Prensagem


25 26

Fabricao: Sopro, Prensagem, Extruso

1) Deposio de vidro em fuso 2) Compresso 3) Acabamento

Extruso:

A massa colocada numa extrusora, tambm conhecida como maromba, onde compactada e forada por um pisto ou eixo helicoidal, atravs de bocal com determinado formato. Como resultado obtm-se uma coluna extrudada, com seo transversal com o formato e dimenses desejadas. Em seguida, essa coluna cortada, obtendo-se desse modo peas como tijolos vazados, blocos, tubos e outros produtos de formato regular.

Propriedades do Vidro
27 28

Propriedades Mecnicas

Resistncia ao Impacto:

As propriedades intrnsecas e essenciais do vidro so: transparncia e durabilidade. Outras propriedades tornam-se significantes de acordo com o uso que colocado ao material.

Um vidro temperado com 6 mm de espessura suporta o impacto de uma esfera de ao de 1 kg, caindo de 2 metros de altura. J os vidros comuns, no suportariam o impacto dessa mesma esfera, caindo de uma altura de 30 cm.

Propriedades Mecnicas
29 30

Propriedades Mecnicas

Densidade:

Resistncia flexo:

2500 kg/m3.
Ex.:

1m de vidros com 4mm tem assim uma massa de 10 kg.

40 MPa (N/mm) para um vidro float, 20 a 200 MPa (N/mm) para um vidro temperado.

Resistncia compresso:

1000 N/mm2 ou 1000 MPa.


Ex.:

para quebrar um cubo de vidro com 1 cm de aresta, a carga necessria da ordem de 10 toneladas.

08/07/2013

Propriedades Mecnicas
31 32

Propriedades Mecnicas

Mdulo de Young

E = 7 x 1010 Pa = 70 Gpa
Este

Coeficiente de Poisson contrao lateral)

(coeficiente

de

Y=0,2
um provete alongado por ao duma tenso mecnica, verifica-se uma retrao da sua seco. O coeficiente de Poisson , a razo entre a retrao unitria da seco na direo perpendicular ao sentido do esforo e o alongamento unitrio na direo do esforo.
Quando

mdulo exprime a fora de trao que seria teoricamente necessrio aplicar a um corpo de prova de vidro para lhe produzir um alongamento igual ao seu comprimento inicial.

Propriedades Fsicas
33 34

Propriedades Fsicas

Resistncia a Choques Trmicos:

Transparncia:

Com 6 mm de espessura, um vidro temperado resiste a choques trmicos de at 600C, os vidros comuns no suportam variaes de temperatura acima de 60C.

A transparncia um fenmeno complexo. A natureza da luz e a variao na transmisso e absoro experimentada por materiais diferentes do aos diferentes vidros seus desempenhos e usos. Varia entre os diferentes tipos de vidros.

Propriedades Fsicas
35 36

Propriedades Trmicas

ndice de Refrao:
a medida da quantidade de luz que flexionada quando passa atravs do vidro e comparativamente constante para os vidros. O ndice de refrao para o vidro varia de acordo com o comprimento de onda da radiao considerada e o ndice de todos os vidros diminui com o aumento do comprimento de onda.

Temperatura mxima de trabalho para os pontos de tenso tpicos so:


Vidros de soda-cal - 520C Vidros de borossilicato - 515C Slica fundida (pyrex) - 987C

Condutividade Trmica:

Expressa o quo rapidamente o calor passa atravs de um material, medido aqui em W/mC. Essa propriedade varia muito nos materiais. O valor para o vidro gira em torno de 1,02 W/mC. So valores muito baixos comparados com 71,0 W/mC do ferro e 218,5 do alumnio.

08/07/2013

Outras Propriedades
37 38

Outras Propriedades

Dureza e fragilidade elevada:

Isolante

possui resistncia deformao plstica e ao desgaste mecnico, mas tende a quebrar quando sofre choques ou batidas.

Essencialmente inerte:

no reage, no participa efetivamente de uma reao qumica.

Biologicamente inativo:

inerte.

A l de vidro um dos melhores materiais para o tratamento acstico, podendo ser usada na isolao acstica, a fim de evitar a transferncia de uma onda sonora de um ambiente para o outro ou na absoro acstica, que um tratamento aplicado visando melhorar a qualidade acstica dos ambientes

Outras Propriedades
39

Resistncia Corroso

Exemplo:
Ponte

Neal, ao sul de Pittsfield, uma cidade no centro do Maine, nos Estados Unidos. Em lugar de vigas de concreto ou ao, a estrutura consiste de 23 arcos formados por um tecido de carbono e fibra de vidro. Trata-se de tubos com o dimetro de 30 cm que foram inflados, dobrados na forma necessria e reforados com uma resina plstica, e depois instalados lado a lado e recheados com concreto, como se fossem gigantescos canelones.
40

41

42

08/07/2013

43

Quanto a Transparncia
44

Vidro Transparente

CLASSIFICAO DOS VIDROS

possibilita uma visualizao com clareza, pela falta de barreiras visuais atravs do mesmo.

Vidro Translcido

O processo de fabricao do vidro translcido composto da aplicao de uma camada de tinta sobre a superfcie do vidro que incorporada ao mesmo no processo de tmpera.

Vidro Opaco

no permite a propagao da luz.

Quanto a Transparncia
45 46

Quanto a Segurana

Vidro Jateado

Vidro Temperado (Tempera do vidro)


Processo que consiste em aquecer o material a uma temperatura crtica e depois resfri-lo rapidamente. Produz um sistema de tenses que aumenta a resistncia, induzindo tenses de compresso na superfcie. Este vidro tem como caracterstica partir-se em pequenas partculas no apresentando, no entanto, ngulos cortantes. Assim, classificado de no estilhavel e como tal considerado um vidro de segurana.

A tcnica de jatear vidros antiga e j passou por diversas evolues. Atualmente feita em cabina fechada, sem contato com o artista. No existe mais a utilizao da areia, mas de ps abrasivos mais eficientes e menos txicos.

Quanto a Segurana
47 48

Quanto a Segurana

Vidro Temperado (Tempera do vidro)

Vidro Temperado (Tempera do vidro)

Processos de Fabricao
Fabricao

Processos de Fabricao
Fabricao

Por Fluxo de Ar

Por Fluxo de Ar

Arrefecimento superficial por fluxo de ar, aps aquecimento prximo da temperatura de amaciamento (cerca de 680C para vidros de silicatos sodo-clcicos). Para que ocorra ruptura agora necessrio ultrapassar as tenses superficiais de compresso que se opem tenso aplicada.

A placa de vidro entra num forno de aquecimento.

08/07/2013

Quanto a Segurana
49 50

Quanto a Segurana

Vidro Temperado (Tempera do vidro)

Vidro Temperado (Tempera do vidro)

Processos de Fabricao
Fabricao

Processos de Fabricao
Fabricao

Por Fluxo de Ar

por Tratamentos Qumicos Superficiais

Aps o aquecimento a placa entra numa cmara onde fica sujeita a uma corrente de ar que a arrefece a superfcie rapidamente.

O vidro (alumino-silicato de sdio) imerso durante cerca de 16 horas num banho de nitrato de potssio que se encontra a cerca de 400C. Os ons de K+ (maiores do que os de Na+) vo substituir parte dos ons Na+

Quanto a Segurana
51 52

Quanto a Segurana

Vidro Temperado (Tempera do vidro)

Vidro Laminado

Tenses de compresso superfcie


O

vidro tratado desta forma apresenta uma maior resistncia (cerca de 5x).

Constitudo por duas ou mais lminas de vidros intemperadas por uma ou mais pelculas de polivinil butiral (pvb).

Propriedades
Em caso de quebra, os fragmentos ficaro presos ao butiral, reduzindo o risco de laceraes e queda de vidros. So excelentes filtros de raios ultravioletas. Melhoram o desempenho acstico de um envidraamento.

Aplicaes
cabines

de ducha, elementos corta - fogo, janelas, montras, caixas de bancos, fachadas cortina, campos de squash, coletores solares, painis acsticos, paragens de autocarro.

Quanto a Segurana
53 54

Quanto a Segurana

Vidro Laminado

Vidro Aramado

Laminado simples
Indicado

Estes vidros so, considerados de segurana, pois, no caso de partirem, os pedaos ficam agarrados malha de ao. Processo de Fabricao

para locais onde se queira evitar o risco de queda de lascas ou laceraes e penetrao de objetos.

Passa-se o vidro em fuso, junto com uma malha metlica atravs de um par de rolos, ficando a malha no centro do vidro. Sua caracterstica principal a resistncia ao fogo. resistente corroso, no se decompe, nem enferruja. Portas corta-fogo, janelas, dutos de ventilao vertical e passagens para sada de incndios. Locais sujeitos a impactos abusivos, bem como onde a queda de lascas de vidro representa risco para os usurios.

Ex.: Automveis, fachadas de edifcios, portas, etc.

Propriedades

Laminado mltiplo
Indicado

Aplicao

para casos de severas exigncias de segurana.


Ex.: Aeronaves, torres de segurana, aeroportos, etc.

08/07/2013

55

Quanto ao Acabamento Da Superfcie

56

Quanto ao Acabamento Da Superfcie

Vidro liso ou estirado

Vidro Esmaltado

Vidro recosido trabalhado.

comum

Float,

no

Vidro gravado

obtido atravs da aplicao de esmaltes vitrificveis, fundido durante o processo de tmpera.

a gravao de vidros, utilizando-se o processo de jato de areia, considerada como um processo de eroso mecnica do vidro. Pode ser usado em ajustes residenciais e comerciais: portas, janela, armrio de parede, parede de divisria, telas de chuveiro, e assim por diante.

Vidro Impresso
A massa fundida passa atravs de cilindros de laminao. Estes cilindros esto gravados com motivos ornamentais. A massa de vidro ao passar atravs deles, adquire a impresso dos motivos ornamentais e a espessura desejada. Aplicaes

Aplicaes

Janelas, Portas, Divisrias.

Cabines

de ducha,

57

Quanto ao Acabamento Da Superfcie

58

Quanto ao Acabamento Da Superfcie

Vidro Laminado
Fabricado com duas ou mais chapas de vidro comum, unidas com calor e sob presso (autoclavados), com uma ou mais pelculas de material plstico, de modo que, quando quebradas, mantm os estilhaos (iguais aos do vidro comum) aderidos pelcula. Em certos casos especificamente exigido pela ABNT . Aplicaes

Vidro Espelhado
Constitudo por um a base de vidro comum, qual so adicionadas camadas de prata refletiva, cobre protetor, pintura anticorrosiva e pintura cinzenta de acabamento. O vidro apresenta elevadas reflexes luminosa e visual. Aplicaes

Controle

grades externas, passagem pblica.

coberturas

sobre

Solar

Outros Tipos de Vidros


59 60

Outros Tipos de Vidros

Vidro Refratrio

Vidro Colorido

Vidro especial tambm chamado vidro borossilicato. Esse vidro resistente a choques trmicos, suportando tanto altas quanto baixas temperaturas.

Vidro Antirreflexo
Composto por dois vidros extra claros, entre os quais so colocados materiais afim de diminuir significativamente a reflexo luminosa do vidro para cerca de 10 vezes menos, em relao a um vidro comum de espessura idntica. Aplicaes

vidros coloridos ou termo- absorvente so produzidos pela introduo de xidos metlicos na massa de vidro, que produzem as cores: verde, azul, cinza e bronze, e reduzem a transmisso solar, aumentando a absoro do vidro.

Janelas, Expositores de Museus.

10

08/07/2013

Outros Tipos de Vidros


61 62

Outros Tipos de Vidros

Espelhos
Os espelhos comuns so formados por uma camada de prata, alumnio ou amlgama de estanho, que depositada quimicamente sobre a face posterior de uma lmina de vidro, e por trs coberta com uma substncia protetora. A arquitetura utiliza largamente, dois tipos de espelhos: o produzido a partir do float e os chamados vidros espies. Os vidros espies so encontrados em estabelecimentos penais, hospitais psiquitricos, entre outros.

Vidros de Duplo Envidraamento


So o conjunto de pelo menos dois vidros separados por uma cmara de gs. O conjunto garantido pela dupla selagem

A primeira, A segunda,

para no haver troca gasosa. para garantir a estabilidade do conjunto.

Este sistema faz com que o duplo envidraamento seja um timo isolante trmico e acstico.

Outros Tipos de Vidros


63 64

Outros Tipos de Vidros

Paineis de Vidro Polivysion


Representam um avano tecnolgico na rea. Com um simples toque de boto, a lmina de cristais lquidos ativada, deixando o vidro transparente. Desativado, fica opaco, com aparncia leitosa. Constitudos por duas chapas de vidro, unidas por uma lmina de cristal lquido, so fornecidos em dimenses de at 950 x 2400 mm, podendo ter espessuras variveis de 8 a 14 mm.

Outros Tipos de Vidros


65 66

Outros Tipos de Vidros

Vidros Tcnicos
Compostos por matrias-primas diferentes e no so de fcil reciclagem. Aplicaes

Lmpadas

incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratrio, para ampolas, para garrafas trmicas, vidros oftlmicos e isoladores eltricos.

11

08/07/2013

Outros Tipos de Vidros


67 68

Outros Tipos de Vidros

Vidros Domsticos

Vidro Antlio
um cristal reflexivo que se inclui na categoria dos vidros de controle solar. Enquanto cristal reflexivo, o Antlio cumpre trs funes bsicas

melhor maior

Usados em utenslios como louas de mesa, copos, xcaras, e objetos de decorao como vasos. Composto de uma lmina interna de vidro temperado e duas lminas externas de vidros comuns. A pea de vidro craquelado tem uma textura cheia de trincas, que ao entrar em contato com a luz ambiente, produz um efeito especial.

Vidro Craquelado

controle de insolao conforto visual efeito esttico requintado.

Outros Tipos de Vidros


69 70

Outros Tipos de Vidros

Vidro Resistente Ao Fogo

Vidro Colorescente
So fabricados tanto pelo processo artesanal de sopro quanto pelo impresso, atravs da mistura de dois ou mais vidros de cores distintas, que apresentam aspectos de cores misturadas. A tenso aplicada na juno das duas placas produz um impressionante trabalho artstico no material vtreo, com aparncia quase tridimensional.

Os vidros resistentes ao fogo sem malha metlica so vidros laminados compostos por vrias lminas intercaladas com material qumico transparente, que se funde e dilata em caso de incndio.

Outros Tipos de Vidros


71 72

Fibra de Vidro

Cristal
o mais nobre dos tipos de vidro, por causa de sua pureza e qualidade. A instalao do cristal deixa o ambiente "clean", alm de proteger contra as aes nocivas dos raios ultravioletas quando o cristal colorido. A sua utilizao mais comum em portas, janelas, divisrias e armrios. Tambm h possibilidade de jateamento artstico.

Material produzido basicamente a partir da aglomerao de finssimos filamentos flexveis de vidro com resina polister (ou outro tipo de resina) e posterior aplicao de uma substncia catalisadora de polimerizao. Caractersticas Mais Importantes

Leveza, Reciclagem, No apodrecimento, Baixa condutividade trmica; Higiene, Resistncia alta a agentes qumicos, Fora mecnica; Caractersticas eltricas, Incombustibilidade; Estabilidade dimensional, Compatibilidade com matrizes orgnicas; Permeabilidade de Dieltricos, Integrao de funes.

12

08/07/2013

Tipos de Fibras de Vidro


73 74

Tipos de Fibras de Vidro

Roving
So os filamentos de vidro. o tipo mais econmico de fibra de vidro. O uso mais comum em um dispositivo que picota e espalha o fio sobre a superfcie do molde. Desenvolvido para ser aplicado pistola (spray-up). caracterizado pela facilidade de corte, baixo nvel de eletricidade esttica, boa disperso, rpida molhabilidade, boa reteno de propriedades mecnicas em ambientes agressivos e ausncia de fibras brancas no laminado.

Roving Modo

Cargas especficas para aplicaes em pastilhas de freios, lonas e peas onde a carga de vidro tem que ser do tipo E (resistncia eltrica e qumica). Carga objetivando reforo de peas em polister e epxi, onde a aplicao de fibras mais longas impede a boa homogenizao da mistura final.

Chopped Strand

Tipos de Fibras de Vidro


75 76

Outros Tipos de Vidros

Fibra Picada

Mantas
Tem como objetivo dar resistncia mecnica aos laminados com resinas polister e epxi em geral. A manta constituda de fios picados, mais ou menos com 5 (cinco) cm, distribudos aleatoriamente e prensados com silano. Aplicao:

Na Na

So filamentos picotados em pedaos bem pequenos, de 2 a 6 mm, para serem usados na fabricao de "flakes" de revestimentos especiais anticorrosivos, como carga funcional em alguns laminados e em plstico injetado.

indstria txtil para produo de tecidos. eletricidade como material isolante. Na indstria qumica como filtro. Na construo civil como isolante trmico e acstico.

Outros Tipos de Vidros


77 78

Outros Tipos de Vidros

Bloco de Vidro / Tijolo de Vidro

Pastilhas de Vidro
Aplicveis em ambientes internos e externos, secos e molhados, em superfcies planas ou curvas. Apresentam coeficientes de dilatao trmica quase nula. isolante eltrico, cuja condutividade quase zero. A absoro de gua pelas pastilhas de vidro menor que 0,05% ou seja, praticamente nula, principalmente se comparada absoro observada pelos concorrentes cermicos, que dez vezes maior.

Duas peas de vidro retangulares ou quadradas, em forma de prato, so fabricadas e unidas por fuso e o ar no espao entre elas desidratado e evacuado. Por fim, as bordas so revestidas de plstico, para obter melhor vedao.

13

08/07/2013

79

Vidros Na Engenharia Civil


80

VIDROS NA ENGENHERIA

Presente em fachadas, coberturas, pisos, divisrias, portas, escadas e paredes, o vidro conquista cada vez mais espao na construo civil. O emprego do vidro na construo civil vem crescendo desde meados de 1980. A tecnologia de produo e beneficiamento do vidro plano tem possibilitado maior garantia de segurana, controle acstico e economia de energia, iluminao e temperatura, aos mais arrojados projetos arquitetnicos.

A Utilizao Do Vidro em Edifcios


81 82

A Utilizao Do Vidro em Edifcios

Energia

Conforto Trmico

Inverno
efeito

A determinao do balano energtico de um envidraado feita com base em trs variveis: perdas de calor, ganhos solares, luz solar. Ganhos solares dependem da radiao solar. Quando o fluxo solar incide sobre um vidro uma parte refletida, outra absorvida, e outra transmitida.

de parede fria. Soluo: vidros duplos evita a formao de condensao sobre o vidro. palas fixas; estores exteriores, toldos; vidros com baixo fator solar.

Vero
usar

A Utilizao Do Vidro em Edifcios


83 84

A Utilizao Do Vidro em Edifcios

Acstico
O isolamento aumenta se for aumentada a espessura do vidro, vidro duplo de diferentes espessuras. O caixilho deve separar os dois vidros, por materiais que sejam amortecedores acsticos.

Segurana

Vidro recozido
obtido

por fuso dos seus componentes e sada do forno recozido para eliminar as tenses interiores

Vidro aramado Vidro temperado


obtido

a partir do vidro recozido. Estilhaa-se em pequenos fragmentos. ou mais chapas de vidro colado entre si pela interposio de uma pelcula de plstico colada por presso e calor.

Vidro estratificado
duas

14

08/07/2013

85

Normatizao Sobre o Uso de Vidros Nas Construes

86

Normatizao Sobre o Uso de Vidros Nas Construes

Ao escolher qualquer tipo de vidro, arquiteto ou especificador devem atentar para as normas tcnicas relativas ao uso dos diversos tipos de produtos. A principal delas a NBR 7199, que trata do projeto, execuo e aplicaes de vidros na construo civil. Para cada aplicao especfica h uma norma prpria; por exemplo, a NBR 14207 fala sobre vidros para boxes de banheiros, enquanto a NBR 14488 refere-se a vidros para tampos de mesa.

Principais Normas Brasileiras sobre o uso do vidro nas construes civis.

NBR 7199:1989 Projeto, execuo e aplicaes de vidros na construo civil NBR 14207:2009 Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurana NBR 14488:2010 Tampos de vidro para mveis Requisitos e mtodos de ensaio

Patologias
87 88

Patologias Disposies construtivas

Os vidros tm de ser trabalhados e colocados respeitando as disposies feitas pelas normas tcnicas, observando-se quatro regras bsicas na aplicao:
Folga Calo, Dimensionamento Acabamento das bordas.

Os caixilhos devem disposies gerais:


obedecer

seguintes

As duas primeiras dizem respeito sua relao com a estrutura; o dimensionamento diz respeito sua funo; por fim, quanto s bordas, estas devem ser lapidadas, para eliminar as microfissuras e dificultar as possveis propagaes de trincas.

Suficientemente rgido para no se deformar; Quando houver previses de deformaes estruturais na obra, deve-se tornar o caixilho independente da estrutura; No caso de caixilho e as molduras metlicos, devem ser inoxidveis ou protegidos contra a oxidao. Os caixilhos de madeira e de concreto devem receber pelo menos uma camada de pintura de fundo em todo o rebaixo; Os rebaixos devem estar isentos de umidade, gordura, oxidao, poeira ou outras impurezas. Em qualquer dos casos anteriores, as camadas de pintura devem estar adequadamente secas, antes da colocao da chapa de vidro.

Patologias Disposies construtivas


89 90

Tecnologia na Construo Civil

Envidraamento
No permitido o contato das bordas das chapas de vidro entre si, com alvenaria ou peas metlicas; A fixao das chapas de vidro deve ser tal que impea o seu deslocamento em relao aos elementos de fixao, excetuados os casos em que o projeto prev movimentao; No caso de claraboias ou telhados para iluminao de passagem ou locais de trabalho, a vidraa deve ser adequadamente protegida com telas metlicas ou outros dispositivos e quando no o for, o vidro deve ser de segurana aramado ou laminado;

Engenheiros desenvolveram o tijolo de vidro vazado conhecido tambm como elemento vazado que surgiu como opo de janela que ao mesmo tempo em que permite que entre claridade dentro da casa tambm permite a ventilao de maneira que no interfira na estrutura do prdio. Este tipo de tijolo vazado pode ser usado em escritrios, casas, edifcios, escolas, lavanderia, edculas, rea de servio, ginsio de esportes, pavilhes industriais, corredores de prdios, salas de espera e em qualquer lugar onde seja necessrio o seu uso.

15

08/07/2013

Tecnologia na Construo Civil


91 92

Pelculas Para Vidros Laminados e De Superfcie

Vantagens do Elemento de Vidro Vazado


Os elementos de vidro vazado so prticos de fcil limpeza, vedao total contra chuva e pssaros, no requer manuteno tipo pintura ou acabamento e deixa sua obra mais bonita. As caractersticas do tijolo de vidro vazado so:

Beleza

As pelculas desenvolvidas para vidros destinados indstria da construo civil so, basicamente, de dois tipos:
Filmes de polivinil butiral (PVB), utilizados para laminao, E de polister, aplicados na superfcie.

e Leveza

Transparncia Ventilao

Alm de suas caractersticas tcnicas, que permitem a produo de vidros de segurana, elas conferem aos projetos arquitetnicos apelo esttico, devido a sua gama de cores e desenhos

Pelculas para Vidros Laminados e de Superfcie


93 94

Esmalte Para Vidros

A aplicao da pelcula feita manualmente, mas exige mo-de-obra especializada para trabalhar com lminas, rodos e lquidos especiais. Antes da aplicao do filme, necessrio limpar a superfcie do vidro com soluo ligeiramente cida. Como a pelcula muito fina, qualquer resduo no vidro pode ficar aparente. importante utilizar produtos especficos.

Quando necessitamos imprimir algo na superfcie do vidro utilizamos esmaltes especialmente produzidos para este fim. Um esmalte de vidro pode ser considerado como tendo trs componentes distintos:
Um fluxo que uma matriz de vidro fusvel a baixas temperaturas, Um pigmento que o elemento colorante, E um meio para aplicao.

Esmalte Para Vidros


95 96

Defeitos do Vidro / Desvantagens do Seu Uso

Na construo civil so empregados no s com efeito decorativo, muito explorado pelos arquitetos, mas tambm funcional quando se necessita diminuir ou mesmo eliminar a transmisso de luz atravs do vidro.

Tenses permanentes

Mau recozimento ou aperto excessivo do caixilho.

Variaes bruscas de espessura

Facilita o quebrar por gradiente trmico.

Bolhas e pedras. Estudo da superfcie

Riscas ou fissuras.

16

08/07/2013

Vantagens do Vidro
97 98

Classificao De Sucatas de Vidro

Material considerado extremamente nobre, o vidro possui inmeras qualidades que auxiliam ainda mais no desenvolvimento de novas formas de uso e aplicao. Principais atributos:

Reciclvel como Agregado para Cimento Portland

Estudos esto sendo feitos no intuito de verificar a possibilidade da utilizao de sucata de vidro em substituio a uma porcentagem dos agregados. Este tipo de reciclagem proporciona economia de agregados naturais que so os comumente utilizados para este fim. Para este fim, o vidro modo e/ou quebrado em cacos - esto sendo feitos estudos para a determinao da melhor maneira de inserir o vidro na pasta de cimento. Em pesquisa...

Vantagens

Reciclvel Retornvel Reutilizvel Higinico Inerte Impermevel Resistente Verstil Prtico

Processo de produo

Grau de desenvolvimento

Classificao De Sucatas de Vidro


99 100

Classificao De Sucatas de Vidro

Reciclvel Asfltico

Como Agregado Para Concreto

Reciclveis

A sucata de vidro utilizada na forma de cacos e adicionada ao concreto asfltico como se fosse um agregado comum. A vantagem neste caso a mesma do agregado para cimento Portland. Processo de produo. No h necessidade de nenhum equipamento especial para esta utilizao. Este processo j foi utilizado em algumas cidades americanas, mesmo assim ainda objeto de estudos e desenvolvimento.

Vantagens

Garrafas de bebida alcolica e no alcolica (refrigerantes, cerveja, suco, gua, vinho, etc); Frascos em geral ( molhos, condimentos, remdios, perfumes e produtos de limpeza); Potes de produtos alimentcios; Cacos de embalagens.

No Reciclveis

Grau de desenvolvimento

Espelhos, vidros de janela, box de banheiro, lmpadas, cristal; Ampolas de remdio, formas, travessas e utenslios de mesa de vidro temperado; Vidro de automveis; Tubos de televiso e vlvulas.

Reciclagem do vidro
101 102

Importncia Reciclagem do vidro

O vidro um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do vidro reciclado. O vidro reciclado tem praticamente todas as caractersticas do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua caractersticas e qualidade

A reciclagem do vidro de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ajudamos o meio ambiente, pois este material deixa de ir para aterros sanitrios ou para a natureza. No podemos esquecer que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

17

08/07/2013

Vantagens da Reciclagem do Vidro


103 104

Separao no processo de reciclagem

Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro sua separao por cores (mbar, verde, translcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separao de extrema importncia para a fabricao de novos objetos de vidro, pois garante suas caractersticas e qualidades.

Tipos de vidros reciclveis


105 106

Otimizao dos Vidros

Garrafas utilizadas de bebidas; Potes de alimentos Cacos de vidros Frascos de remdios Frascos de perfumes Vidros planos e lisos Pra-brisas Vidros de janelas Pratos, tigelas e copos

Existem materiais e tcnicas construtivas que so sinnimos de uma poca. J outros no apenas permeiam e caracterizam um perodo histrico, como se transformam em recursos atemporais, a ponto de serem tomados praticamente como insubstituveis. Esse o caso do vidro, um recurso que chegou para ficar na construo civil desde a segunda metade do sculo 19.

Otimizao dos Vidros


107 108

J que no possvel viver sem o vidro e que, na realidade, ele um dos mais fantsticos materiais postos disposio dos arquitetos, prefervel estud-lo, analisar suas caractersticas e utiliz-lo eficiente e eficazmente.

A Opo pelo vidro est cada vez maior devido ao relacionamento com as caractersticas, que nos proporciona como a translucidez, integrao com o meio externo, eficincia energtica (proporcionada pela reduo da necessidade de iluminao e uso de ar-condicionado), acstico e de segurana. Com as tcnicas atuais de fabricao podemos fabricar vidros com diversas caractersticas e para todos os tipos de finalidade.

18

You might also like