You are on page 1of 27

Apostila de Preveno de Risco em Equipamentos Mveis - RAC 3

Gerncia de Segurana e Sade Ocupacional Diretoria de Pelotizao

NDICE

1. Objetivo ................................................................................................... 3 2. Campo de Aplicao.............................................................................. 3 3. Referncias............................................................................................. 3 4. Definies e Conceitos ......................................................................... 3 4.1. Definio de Equipamentos Mveis .................................................. 3 4.2. Outras Definies............................................................................... 6 5. Requisitos para as pessoas ................................................................. 7 5.1. Sade ................................................................................................. 7 5.2. Capacitao ....................................................................................... 7 6. Requisitos para Instalaes e Equipamentos.................................... 8 6.1. Equipamentos Mveis........................................................................ 8 6.2. Caminhes Fora de Estrada.............................................................. 9 6.3. Outros Caminhes ........................................................................... 10 6.4. Trator de Esteira para as reas de Prospeco Mineral................ 11 6.5. Vias de Circulao Interna............................................................... 11 7. Requisitos para Procedimentos......................................................... 12 7.1. Documentao ................................................................................. 12 8. Regras de Conduo, Circulao e Sinalizao .............................. 13 8.1. Empregados ..................................................................................... 13 8.2. Pr-Operao................................................................................... 14 8.3. Operao.......................................................................................... 15 8.4. Manuteno de Equipamentos mveis ........................................... 19 8.5. Meio Ambiente ................................................................................. 20 9. Reconhecimento e controle dos riscos associados ....................... 21 9.1. Tipos de Riscos................................................................................ 21

1. Objetivo
Estabelecer procedimentos especficos para a execuo de atividades que utilizam equipamentos mveis, na DIPE, tendo por finalidade maior, a preservao da vida das pessoas.

2. Campo de Aplicao
Aplica-se a todos os equipamentos mveis, sejam estes, prprios ou de empresas contratadas da Vale.

3. Referncias
INS-0021DECG Instruo para Requisitos de Atividades Crticas; Diretrizes para as aes de Capacitao Definidas pela Instruo de RAC; PRO 00005 GACOP Operao de Equipamentos Mveis.

4. Definies e Conceitos
4.1. Definio de Equipamentos Mveis
So equipamentos de grande ou pequeno porte, que so utilizados para diversos servios, tais como:

Escavao; Construo de estradas; Servios de extrao em minas; Transportes em indstrias e comrcios;

diversos

segmentos

das

So considerados equipamentos mveis para a aplicao deste procedimento:

Escavadeiras; Ps Carregadeiras; Tratores de Esteiras e de Pneus; Motoniveladoras; Motoscreiper; Retro escavadeiras; Caminhes Brook e de Caambas; Caminhes de Carroceria e Carretas; Caminho Vcuo; Caminho Woma; Caminho Comboio;

Quando o equipamento mvel no estiver na lista supracitada, uma avaliao preliminar de riscos dever ser realizada para orientar e determinar os requisitos aplicveis.

Escavadeira

P - Carregadeira

Moto niveladora

Trator de esteira

Motoescreiper

Retro escavadeira

Caminho fora de estrada

Outros Caminhes

4.2. Outras Definies


Atividade Crtica: atividade considerada de alto risco de fatalidade. Operador: Empregado Vale ou contratada, capacitada e habilitada para operar determinado tipo de equipamento. Empregado Habilitado: Pessoa habilitada em conformidade com as categorias especficas determinadas no Cdigo de Trnsito Brasileiro; Empregado Qualificado: Pessoa capacitada mediante curso especifico ministrado por profissional habilitado, por empresa ou por fabricantes de equipamentos, instituies de ensino privadas ou pblicas. Empregado Apto: Pessoa habilitada, qualificada e aprovada nos treinamentos tericos e prticos de equipamentos mveis e na avaliao mdica. Empregado Autorizado: Pessoa apta portando carto de autorizao com anuncia formal do Gerente de rea ou Gestor de Contrato. Carto de Autorizao: Documento que evidencia a autorizao do empregado Vale ou de contratada a operar determinado tipo de equipamento. Anlise de Falha: o exame lgico e sistemtico de um item que falhou, para identificar e analisar o mecanismo, a causa e as conseqncias da falha (NBR 5462-1994). Permisso para Operao com Equipamentos Mveis (PO): Lista de verificao de condicionantes para operao, sendo especfica para cada tipo de equipamento mvel. Ficha de Cadastro de Equipamentos Mveis: formulrio para cadastramento de equipamentos mveis. Cabine: habitculo fechado, climatizado, e destinado ao operador do equipamento. Dossi de Equipamento: pasta arquivo contendo toda a documentao referente ao equipamento: plano e cpia de manuteno realizada, e anlise de falhas. Cambo: dispositivo de ferro, rgido, utilizado no reboque de outro equipamento.

5. Requisitos para as pessoas


5.1. Sade
Realizar exames mdicos para comprovar a capacidade laboral para a atividade de operar equipamentos mveis. Os exames devem considerar os seguintes aspectos crticos: Sistema nervoso (viso acuidade, campo visual, viso estereoscpica; audio, acuidade, equilbrio e coordenao motora); Aparelho cardiovascular (freqncia e ritmo cardacos e presso arterial); Anamnese clnico ocupacional visando identificar alteraes do sono, psicolgicas e psiquitricas. Esses exames devem fazer parte do Programa de Sade Ocupacional.

5.2. Capacitao
Os profissionais que executam atividades em equipamentos mveis devem realizar os seguintes cursos:

Preveno de Riscos em Equipamentos Mveis; Direo Preventiva, para operadores de equipamentos mveis que se deslocam sobre rodas, no importando a via.

Rota de Capacitao

Noes de Primeiros Socorros

Permisso de trabalho Bsico

Preveno de Riscos em Equipamentos Mveis

Direo Preventiva(*)

6. Requisitos para Instalaes e Equipamentos


6.1. Equipamentos Mveis
Os equipamentos mveis tais como: escavadeiras, ps-carregadeiras, tratores de esteira/pneus, motoniveladoras, motoescreiper, retro escavadeiras, caminhes fora de estrada devem ser equipados com os seguintes itens:

Proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do equipamento (ROPS Roll Over Protective Structure), exceto para escavadeiras; Proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador contra queda de materiais (FOPS Falling Objects Protective Structure); Cinto de segurana; Rdio de comunicao bidirecional para equipamentos mveis nas reas de minerao; Buzina; Placa de identificao com a capacidade mxima permitida, quando aplicvel; Sinalizao de identificao; Alarme para manobras em marcha r (quando aplicvel); Luz auxiliar para operao noturna;
8

Extintores de incndio; Sistema automtico de deteco e supresso de incndio; Alternativas de fuga/desembarque do equipamento para casos de emergncia; Cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel), exceto para silvicultura e Supresso vegetal; Assento regulvel com sistemas de amortecimento e atenuao da vibrao (para o operador); proteo para as partes mveis; Pra-brisas, exceto para silvicultura e supresso vegetal.

Nota especial
A instalao de sistema automtico de deteco e supresso de incndio facultativa para os equipamentos de pequeno porte em que a cabine de operao esteja localizada a menos de 1,8 m em relao ao nvel do solo.

6.2. Caminhes Fora de Estrada


Alm dos requisitos estabelecidos para equipamentos mveis em geral, os caminhes fora de estrada devem dispor de:

Sistema de alerta de proximidade; Cinto de segurana de trs pontos para todos os ocupantes (no permitida a utilizao de presilhas); Cmeras de vdeo para eliminao de pontos cegos e para melhoria da visibilidade; Iluminao auxiliar que permita manter a efetividade das cmeras de vdeo em condies adversas; Dispositivo(s) com informaes sobre posio, carga, temperatura e presso dos pneus, velocidade do veculo; Dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula; Dispositivo indicador de posio de bscula; Dispositivo indicador fsico de bscula baixa.

6.3. Outros Caminhes


Os caminhes em geral, com dois ou mais eixos, tais como: traado, articulado, caamba, basculante, tanque, comboio, toco e guindaste veicular articulado devem possuir os seguintes requisitos:

Cinto de segurana do tipo trs pontos para todos os ocupantes do veculo (no permitida a utilizao de presilhas) Todos os equipamentos mveis devero estar com esta conformidade at 01 de janeiro 2011. Extintor de incndio com carga de p ABC; Encosto de cabea para os todos ocupantes do veculo; Sistema retardador de velocidade; Sistema de registro de velocidade; Vidro dianteiro laminado; Alerta sonoro de r acoplado ao sistema de acionamento de marcha r; Luz auxiliar para operao noturna; Retrovisores externos; Limpadores de pra-brisa; Buzina; Dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula (quando aplicvel); Dispositivo indicador de posio de bscula (quando aplicvel); Dispositivo para aterramento, quando transportando substncias inflamveis e explosivos; Adesivos refletivos (2 cores) de sinalizao em todos os lados do veculo; Cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel); Indicao da capacidade de carga.

Os caminhes que trafegam em reas de minerao devem possuir tambm os seguintes requisitos:
Trao em no mnimo 4 rodas para caminhes que possuam trs ou mais eixos; Dispositivo(s) com informaes sobre posio, carga e velocidade do veculo; Rdio de comunicao (bidirecional).

10

6.4. Trator de Esteira para as reas de Prospeco Mineral


O trator de esteira para as reas de prospeco mineral deve ser equipado com os seguintes itens:

Proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do veculo (ROPS Roll Over Protective Structure) e contra queda de materiais (FOPS Falling Objects Protective Structure); Cinto de segurana; Placa de identificao com a capacidade mxima permitida; Luz auxiliar para operao noturna; Extintores de incndio; Alternativas de fuga/desembarque do equipamento para casos de emergncia; Proteo para as partes mveis.

6.5. Vias de Circulao Interna


As vias de circulao interna devem atender aos seguintes requisitos, conforme definido no plano de trnsito:

Sinalizao; Barreiras fsicas segregando reas para movimentao de pedestres estacionamento de equipamentos mveis; Sinalizao das linhas areas para facilitar a identificao pelos operadores; Sinalizao para controle de acesso nas duas entradas dos tneis de via nica;

11

Sinalizao refletiva adequada nos cruzamentos com vias onde trafegam veculos automotores; Iluminao adequada que permita a visualizao de pessoas e outros equipamentos nas operaes noturnas realizadas em reas de minerao e em locais com visibilidade comprometida; Leiras colocadas ao longo de estradas, escavaes e pontos de disposio de estril em pilha (as leiras devem possuir no mnimo a metade da altura do maior dimetro da roda dentre os equipamentos utilizados).

7. Requisitos para Procedimentos


7.1. Documentao
Elaborao e atualizao de um inventrio dos equipamentos mveis, com as seguintes informaes: Identificao individualizada; Setor responsvel; Fabricantes; Ano de fabricao; Capacidade de carga; Finalidade de uso; Itens de segurana. Elaborao de plano de trnsito. Seguir Regulamento Interno de Trnsito (Quando aplicvel). Procedimento de Equipamentos Mveis O equipamento mvel de contratada antes de acessar pela primeira vez rea da Vale, dever ser inspecionado pelo Gestor do contrato ou pessoa por ele designada, preenchendo um formulrio que far parte do dossi do equipamento. Todo equipamento mvel deve conter aviso de proibio de transporte (carona) de pessoas, com exceo queles que forem projetados de fbrica para isto.

12

8. Regras de Conduo, Circulao e Sinalizao


8.1. Empregados
Ter na cabine do equipamento o conjunto de EPI obrigatrio (capacete com jugular, culos, abafador de rudo e calado de segurana) para uso quando sair do equipamento em rea operacional; proibido fumar dentro da cabine dos equipamentos, independente se estiverem parados ou em funcionamento; proibida a realizao da atividade sob o efeito do lcool, substncias psicoativas ou medicamentos que causem distrbios do sistema nervoso central. Informar ao superior imediato qualquer alterao do seu estado fsico psicolgico (comportamentais, emocionais ou situacionais) ou limitaes transitrias de sade que representem risco para o exerccio da atividade; Para operar equipamento mvel o profissional deve possuir no mnimo Carteira Nacional de Habilitao categoria C, salvo as exigncias contidas no Cdigo Nacional de Trnsito; Possuir os cursos de Noes de Primeiros Socorros, Permisso de Trabalho Bsico, Preveno de Riscos em Equipamentos Mveis e Direo Preventiva (*); Constitui falta grave passar a direo ou controle do equipamento para pessoas no autorizadas, exceo quando em treinamento assistido; Caso o operador no esteja em condies de operar o equipamento, dever imediatamente estacionar o equipamento mvel em local adequado e comunicar a sua Superviso ou Responsvel; Em caso de emergncia ligar para 3333.5190 ou pelo ramal interno 190.

13

8.2. Pr-Operao
O operador do equipamento mvel deve preencher uma lista de verificao das condies de segurana do equipamento mvel, antes de iniciar sua jornada de trabalho.

Exemplo de Check-List:

14

proibido acessar e descer do equipamento em movimento; Somente acessar e descer dos equipamentos se posicionando de frente para escada e com o calado limpo; Mantenha sempre um contato de trs pontos com os degraus e corrimos; Emitir sinal sonoro de advertncia sempre que for iniciada a operao (incluindo troca de turno, ps abastecimento ou manuteno) e para avisos de presena em situaes de riscos; Somente Iniciar a movimentao do equipamento quando no houver pessoas trabalhando na rea de servio; Utilizar o equipamento somente em atividades para as quais o mesmo foi projetado; Os testes incluem a verificao da atuao dos dispositivos de segurana, com os respectivos registros. Todos os equipamentos mveis devem ser testados antes de retornarem ao uso. Os testes incluem a verificao da atuao dos dispositivos de segurana, com os respectivos registros; Se o condutor se ausentar de sua rea rotineira de trabalho por um perodo superior a 15 dias, independente do motivo, deve ser orientado sobre as condies de trfego antes de retornar sua rotina de trabalho.

8.3. Operao
proibida a operao de equipamentos mveis nos locais onde exista a permanncia de quaisquer pessoas; No transitar em reas reservadas circulao de pedestres e, em reas de manuteno de equipamentos mveis; Na operao de descarregamento em bordas, taludes e paredes, os equipamentos mveis devem se aproximar da face em ngulos retos.

15

Quando o equipamento mvel no estiver em uso e descarregado, as partes mveis (lminas, conchas e lanas) devem ser posicionadas no solo; Quando estacionado fora do local designado para o equipamento, o operador deve desligar o motor, retirar a chave da ignio e trancar as portas sinalizando com cones e/ou pontaletes o local; obrigatrio manter os faris acesos durante a movimentao de equipamentos mveis independente do horrio da atividade. So proibidas: patinagem dos pneus, arrancadas bruscas e freadas violentas e trnsito por faces (lminas de terras deixadas por moto niveladoras);

Nas proximidades de obstculos areos do tipo: linhas de transmisso, viadutos, pontes e coberturas de oficinas, deve-se garantir condies adequadas de segurana.

A presena de pessoas no interior do equipamento mvel deve respeitar o nmero de assentos disponveis e todos os ocupantes devem usar o cinto de segurana.

16

Nas reas de manuteno de equipamentos mveis, devem-se estabelecer vias de circulao de equipamentos e pessoas.

proibido parar ou estacionar:


Sob redes eltricas; Perto de bordas de taludes; Nas vias de acesso dos equipamentos mveis; Sob transportadores de correias; Em reas de risco de inundao e deslizamento; Em caladas e faixas de pedestres; Em rotas de fuga; Prximo aos sistemas de combate de incndio

17

O equipamento mvel para transitar nas vias internas de circulao de veculos automotores deve faz-lo conforme regulamento interno de trnsito do local em que estiver operando. A rea responsvel por equipamento mvel deve estabelecer um plano de gerenciamento de fadiga para os operadores de equipamentos mveis, que operam, no mnimo, 70% da jornada de trabalho. proibido utilizar telefone celular ou o rdio de comunicao durante a operao de equipamento. Na necessidade de rebocar outro equipamento deve-se fazer a ART do servio juntamente com o Supervisor ou com o responsvel pela equipe;

Em caso de excesso de poeira, chuva ou neblina que comprometa a visibilidade redobre a ateno e reduza a velocidade. Caso se mantenha a persistncia da condio adversa, pare o equipamento em local seguro, ligue o alerta e avise o Supervisor ou o Responsvel pela operao;

18

8.4. Manuteno de Equipamentos mveis


proibido executar manuteno em equipamento mvel se este no estiver devidamente desligado e com todas as fontes de energia bloqueadas. Em necessidade de execuo da manuteno dos equipamentos mveis na rea, deve-se fazer o uso de baldes/ bandejas para conteno de eventuais derramamentos de leo, se necessrio drenar todo o leo e/ou graxa antes da interveno para manuteno. Aps termino da manuteno todo resduo de manuteno deve ser recolhido e descartado em local apropriado conforme EPS 0010 GADSP. Todos os equipamentos mveis devem ser testados antes de retornarem ao uso. O responsvel pelo equipamento dever manter atualizado um plano de inspeo e manuteno em conformidade com o especificado pelo fabricante; O equipamento antes de retornar atividade, aps manuteno, dever ser testado, principalmente quanto aos itens de segurana; Nenhum equipamento mvel que apresentou anormalidade deve retornar a operar sem que sejam investigadas formalmente as causas da falha; Nenhuma interveno de manuteno pode ser realizada no equipamento mvel pelo operador sem capacitao; No permitido consertar pneus nos locais de operao.

19

8.5. Meio Ambiente


Danos ambientais, tais como: vazamento de leo lubrificante, leo diesel ou motor diesel desregulado com emisso de fumaa negra ou branca em excesso, comunique com o supervisor/ou central de operaes. Sempre que for observado elevao de material particulado (poeira) solicite a irrigao com o caminho PIPA. Se a bscula estiver com acmulo de material agarrado, o operador dever realizar a limpeza da mesma em local apropriado. Acionar o caminho pipa. Emisso de Fumaa Preta Risco sade humana. Enviar equipamento para manutenes preventivas/ corretivas. Alterao da qualidade da gua. Acionar o supervisor, que dever providenciar p bio blue, ps e bombonas para recolher o material; Se for em grande quantidade ligue 190 e acione os bombeiros; Esgotamento dos recursos naturais no renovveis.

20

9. Reconhecimento e controle dos riscos associados


Deve-se realizar anlise de risco da tarefa e emitir permisso de trabalho aps consulta a procedimento local que estabelea requisitos operacionais adequados atividade, de maneira a controlar e/ou eliminar esses riscos.

9.1. Tipos de Riscos Tombamento

21

Capotamento

22

Atropelamento

23

Coliso frontal, traseira e lateral

24

Contato com equipamentos ou linhas areas

25

Deficincia de visibilidade

26

Incndio

27

You might also like