You are on page 1of 10

I. Introduo Fsica. 1.

(ENEM 2010 suplementar)

A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte- americanos e europeus a perguntas relacionadas compreenso de fatos cientficos pelo pblico leigo. Aps cada afirmativa, entre parnteses, aparece se a afirmativa Falsa ou Verdadeira. Nas trs colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos trs grupos sobre esses afirmativas. De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relao aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato cientfico sobre: a) b) c) d) e) a ao dos antibiticos. a origem do ser humano. os perodos da pr-histria. o deslocamento dos continentes. o tamanho das partculas atmicas.

Coletnea de exerccios de Fsica do ENEM (2008 a 2012) Professor Osvaldo Dias Venezuela. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) divulga continuamente dados referentes qualidade do ar na regio metropolitana de So Paulo. A tabela apresentada corresponde a dados hipotticos que poderiam ter sido obtidos pela CETESB em determinado dia. Se esses dados fossem verdicos, ento, seria mais provvel encontrar problemas de visibilidade a) b) c) d) e) no Parque Dom Pedro II. em So Caetano do Sul. em Congonhas. em Osasco. em Pinheiros.

2. (ENEM 2009 cancelado) O p de caf jogado no lixo caseiro e, principalmente, as grandes quantidades descartadas em bares e restaurantes podero transformar em uma nova opo de matria prima para a produo de biodiesel, segundo estudo da Universidade de Nevada (EUA). No mundo, so cerca de 8 bilhes de quilogramas de p de c af jogados no lixo por ano. O estudo mostra que o caf descartado tem 15% de leo, o qual pode ser convertido em biodiesel pelo processo tradicional. Alm de reduzir significativamente emisses prejudiciais, aps a extrao do leo, o p de caf ideal como produto fertilizante para jardim. Revista Cincia e Tecnologia no Brasil , n- 155, jan. 2009. Considere o processo descrito e a densidade do biodiesel igual a 900 kg/m3. A partir da quantidade de p de caf jogada no lixo por ano, a produo de biodiesel seria equivalente a: a) b) c) d) e) 1,08 bilhes de litros. 1,20 bilhes de litros. 1,33 bilhes de litros. 8,00 bilhes de litros. 8,80 bilhes de litros.

II. Movimento Vertical no Vcuo. 4. (ENEM 2009 cancelado) O Super-homem e as leis do movimento

3. (ENEM 2009 cancelado)

KAKALIOS, J. The Physics of Superheroes

, Gothan Books, USA, 2005.

Uma das razes para pensar sobre fsica dos super-heris , acima de tudo, uma forma divertida de explorar muitos fenmenos fsicos interessantes, desde fenmenos corriqueiros at eventos considerados fantsticos. A figura ao lado mostra o Super-homem lanando-se no espao para chegar ao topo de um prdio de altura H . Seria possvel admitir que com seus superpoderes ele estaria voando com propulso prpria, mas considere que ele tenha dado um forte salto. Neste caso, sua velocidade final no ponto mais alto do salto deve ser zero, caso c ontrrio, ele continuaria subindo. Sendo g a acelerao da gravidade, a relao entre a velocidade inicial do Superhomem e a altura atingida A altura que o Super-homem alcana em seu salto depende do quadrado de sua velocidade inicial porque: a) a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar ao quadrado. b) o tempo que ele permanece no ar diretamente proporcional acelerao da gravidade e essa diretamente proporcional velocidade. c) o tempo que ele permanece no ar inversamente proporc ional acelerao da gravidade e essa inversamente proporcional velocidade mdia. d) a acelerao do movimento deve ser elevada ao quadrado, pois existem duas aceleraes envolvidas : a acelerao da gravidade e a acelerao do salto. e) a altura do seu pulo proporcional sua velocidade mdia multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar, e esse tempo tambm depende da sua velocidade inicial. 5. (ENEM 2011) Para medir o tempo de reao de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experincia: I. Mantenha uma rgua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da rgua esteja situado na extremidade inferior. II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mo, em forma de pina, prximos do zero da rgua, sem toc-la. III. Sem aviso prvio, a pessoa que estiver segurando a rgua deve solt-la. A outra pessoa deve procurar segur-la o mais rapidamente possvel e observar a posio onde conseguiu segurar a rgua, isto , a distncia que ela percorre durante a queda. O quadro seguinte mostra a posio em que t rs pessoas conseguiram segurar a rgua e os respectivos tempos de reao.

e) velocidade da rgua constante, o que provoca uma passagem linear de tempo. III. Grficos 6. (ENEM 2008)

O grfico ao lado modela a distncia percorrida, em km, por uma pessoa em certo perodo de tempo. A escala de tempo a ser dotada para o eixo das abscissas depende da maneira como ess a pessoa se desloca. Qual a opo que apresenta a melhor associao entre meio ou forma de locomoo e unidade de tempo, quando so percorridos 10 km? a) carroa semana b) carro dia c) caminhada hora d) bicicleta minuto e) avio segundo 7. (ENEM 2010 segunda aplicao) Rua da Passagem Os automveis atrapalharam o trnsito. Gentileza fundamental. No adianta esquentar a cabea. Menos peso do p no pedal.

Disponvel em: http://www.br.geocites.com. Acesso em: 1 fev. 2009. A distncia percorrida pela rgua aumenta mais (metro) rapidamente que o tempo de reao porque a : a) energia mecnica da rgua aumenta, o que a faz cair mais rpido. b) resistncia do ar aumenta, o que faz a rgua cair com menor velocidade. c) acelerao de queda da rgua varia, o que provoca um movimento acelerado. d) for a peso da rgua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.

O trecho da msica, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupao com o trnsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitria de uma seguradora brasileira. Considere dois automveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t = 0 s, quando avisam um semforo amarelo (que indica ateno, parada obrigatria ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do grfico, que representa a velocidade de cada automvel em funo do tempo. As velocidades dos veculos variam com o tempo em dois intervalos: (I) entre os instantes 10 s e 20 s; (II) entre os instantes 30 s e 40 s. De acordo com o grfico, quais so os mdulos das taxas de variao da velocidade do veculo 2 conduzido pelo motorista imprudente, em m/s , nos intervalos (I) e (II), respectivamente?

a) 1,0 e 3,0 b) 2,0 e 1,0 c) 2,0 e 1,5 d) 2,0 e 3,0 e) 10,0 e 30,0 , 8. (ENEM 2008) O grfico abaixo mostra a rea desmatada da Amaznia, em a cada ano, no perodo de 1988 a 2008.

10. (ENEM 2008) Observa-se que, de 1975 a 2005, houve aumento quase linear do consumo de energia eltrica. Se essa mesma tendncia se mantiver at 2035, o setor energtico brasileiro dever preparar-se para suprir uma demanda total aproximada de: a) b) c) d) e) 405 GWh. 445 GWh. 680 GWh. 750 GWh. 775 GWh.

11. (ENEM 2008) -

As informaes do grfico indicam que a) o maior desmatamento ocorreu em 2004. b) a rea desmatada foi menor em 1997 que em 2007. c) a rea desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001. d) a rea desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998. e) o total de rea desmatada em 1992, 1993 e 1994 maior que 60000km. O grfico a seguir ilustra a evoluo do consumo de eletricidade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no perodo de 1975 a 2005 e deve ser considerado nas prximas duas questes. 9. (ENEM 2008)

A passagem de uma quantidade adequada de corrente eltrica pelo filamento de uma lmpada deixa-o incandescente, produzindo luz. O grfico abaixo mostra como a intensidade da luz emitida pela lmpada est distribuda no espectro eletromagntic o, estendendo-se desde a regio do ultravioleta (UV) at a regio do infravermelho. A eficincia luminosa de uma lmpada pode ser definida como a razo entre a quantidade de energia emitida na forma de luz visvel e a quantidade total de energia gasta para o seu funcionamento. Admitindo-se que ess as duas quantidades possam ser estimadas, respectivamente, pela rea abaixo da parte da c urva correspondente faixa de luz visvel e pela rea abaixo de toda a curv a, a eficincia luminosa dessa lmpada seria de aproximadamente: a) b) c) d) e) 10%. 15%. 25%. 50%. 75%.

12. (ENEM 2008)

A racionalizao do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um perodo crtico, conhecido como apago, que exigiu mudanas de hbitos da populao brasileira e resultou na maior, mais rpida e significativa economia de energia. De acordo com o grfico, conclui-se que o apago ocorreu no binio : a) b) c) d) e) 1998-1999. 1999-2000. 2000-2001. 2001-2002. 2002-2003.

b) A seleo da velocidade, controlada pela presso nos dentes da engrenagem. c) O controle do sentido da velocidade tangencial, permitindo, inclusive, uma fcil leitura do seu valor. d) A determinao do movimento, devido ao carter aleatrio, cuja tendncia o equilbrio. e) A escolha do ngulo a ser girado, sendo possvel, inclusive, medi-lo pelo nmero de dentes da engrenagem. V. Foras em Trajetrias Curvilneas 14. (ENEM 2010) O Brasil pode se transformar no primeiro pas das Amricas a entrar no seleto grupo das naes que dispem de trens-bala. O Ministrio dos Transportes prev o lanamento do edital de licitao internacional para a construo da ferrovia de alta v elocidade Rio-So Paulo. A viagem ligar os 403 quilmetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estao da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponvel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009. Devido alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que ser percorrido pelo trem o dimensionamento das curvas. Considerando-s e que uma acelerao lateral confortvel para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1g, em que g a acelerao da gravidade (considerada igual a 10m/s ), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mnimo de, aproximadamente, a) 80 m. b) 430 m. c) 800 m. d) 1600 m. e) 6400 m. VI. Energia 15. (ENEM 2011)

Suponha que o universo tenha 15 bilhes de anos de idade e que toda a sua histria seja distribuda ao longo de 1 ano o calendrio csmico , de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendrio csmico equivaleriam a cerca de 1 bilho de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1 de janeiro a zero hora no calendrio csmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro s 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o perodo em que oc orreram alguns eventos importantes nesse calendrio. Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o perodo em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posio indicada pela seta de nmero: a) b) c) d) e) 1. 2. 3. 4. 5.

IV. Movimentos Circulares 13. (ENEM 2011) Partculas suspensas em um fluido apresentam continua movimentao aleatria, chamado movimento browniano, causado pelos choques das partculas que compem o fluido. A ideia de um inventor era construir uma srie de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitao das partculas ao seu redor. Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotao, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimtrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que j foi testado, mostrado a seguir.

Atleta atinge certa altura.

Atleta cai em um colcho.

Atleta corre com a vara.

Atleta apoia a vara no cho.

A explicao para a engrenagem com trava :

necessidade

do

uso

da

Uma das modalidades presentes nas olimpadas o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta esto representadas na figura: Desprezando-se as foras dissipativas (resistncia do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possvel, ou seja, o mximo de energia seja conservada, necessrio que

a) O travamento do motor, para que ele no se solte aleatoriamente.

a) a energia cintica, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elstica representada na etapa IV. b) a energia cintica, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV. c) a energia cintica, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III. d) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elstica, representada na etapa IV. e) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elstica, representada na etapa III. 16. (ENEM 2009 simulado)

cientfico mais caro e mais complexo da humanidade tinha dado seus primeiros passos rumo simulao do Big Bang, a grande exploso que originou o universo. A plateia, formada por jornalistas e cientistas, comemorou com aplausos assim que o primeiro feixe de prtons foi injetado no interior do Grande Colisor de Hadrons (LHC Large Hadrons Collider), um tnel de 27 km de circunferncia construdo a 100 m de profundidade. Duas horas depois, o segundo feixe foi lanado, em sentido contrrio. Os feixes vo atingir velocidade prxima da luz e, ento, colidiro um com o outro. Essa coliso poder ajudar a decifrar mistrios do universo. CRAVEIRO, R. "Mquina do Big Bang" ligada. Correio Braziliense, Braslia, 11 set. 2008, p. 34. (com adaptaes). Segundo o texto, o experimento no LHC fornecer dados que possibilitaro decifrar os mistrios do universo. Para analisar esses dados provenientes das colises no LHC, os pesquisadores utilizaro os princpios de transformao da energia. Sabendo desses princpios, pode-se afirmar que a) as colises podem ser elsticas ou inelsticas e, em ambos os casos, a energia cintica total se dissipa na coliso. b) a energia dos aceleradores proveniente da energia liberada nas reaes qumicas no feixe injetado no interior do Grande Colisor. c) o feixe de partculas adquire energia cintica proveniente das transformaes de energia ocorridas na interao do feixe com os aceleradores. d) os aceleradores produzem campos magnticos que no interagem com o feixe, j que a energia preponderante das partculas no feixe a energia potencial. e) a velocidade das partculas do feixe irrelevante nos processos de transferncia de energia nas colises , sendo a massa das partculas o fator preponderante. 18. (ENEM 2009 simulado) A figura a seguir ilustra as principais fontes de emisses mundiais de gs carbnico, relacionando-as a nossas compras domsticas (familiares).

No sculo XXI, racionalizar o uso da energia uma necessidade imposta ao homem devido ao crescimento populacional e aos problemas climticos que o uso da energia, nos moldes em que vem sendo feito, tem criado para o planeta. Assim, melhorar a eficincia no consumo global de energia torna-se imperativo. O grfico, a seguir, mostra a participao de vrios setores da atividade econmica na composio do PIB e sua participao no consumo final de energia no Brasil. PATUSCO, J. A. M. Energia e economia no Brasil 19702000. Economia & Energia, n. 35, nov./dez., 2002. Disponvel em:<http://ecen.com/eee35/energ-econom19702000.htm>. Acesso em: 20 mar. 2009. (com adaptaes). Considerando os dados apresentados, a fonte de energia primria para a qual uma melhoria de 10% na eficincia de seu uso resultaria em maior reduo no consumo global de energia seria: a) b) c) d) e) o carvo. o petrleo. a biomassa. o gs natural. a hidroeletricidade.

17. (ENEM 2009 simulado) Quatro, trs, dois, um... V! O relgio marcava 9h32min (4h32min em Braslia) nasala de comando da Organizao Europia de Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira da Sua com a Frana, quando o narrador anunciou o surgimento de um flash branco nos dois teles. Era sinal de que o experimento

Compre verde: como nossas compras podem ajudar a salvar o planeta. poca, n. 515, 31 maro 2008.

Com base nas informaes da figura, observado que as emisses de gs carbnico esto diretamente ligadas s compras domsticas. Deste modo, deduz-se das relaes de produo e consumo apresentadas que a) crescimento econmico e proteo ambiental so polticas pblicas incompatveis. b) a reduo da atividade industrial teria pouco impacto nas emisses globais de gs carbnico. c) os fluxos de carbono na biosfera no so afetados pela atividade humana, pois so processos cclicos. d) a produo de alimentos, em seu conjunto, diretamente responsvel por 17% das emisses de gs carbnico. e) haveria decrscimo das emisses de gs carbnico se o consumo ocorresse em reas mais prximas da produo. 19. (ENEM 2008) Uma fonte de energia que no agride o ambiente, totalmente segura e usa um tipo de matria prima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil um pas privilegiado por ter o tipo de ventilao necessria para produzi-la. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas. poca. 21/4/2008 (com adaptaes).

e) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatt-hora obtido das termeltricas. 20. (ENEM 2009 cancelado) A energia geotrmica tem sua origem no ncleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem . 4 000 C Essa energia primeiramente produzida pela decomposio de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotrmicas, a gua, aprisionada em um reservatrio subterrneo, aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas presses, podendo atingir temperaturas de at 370 C sem entrar em ebulio. Ao ser liberada na superfcie, presso ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou giseres. O vapor de poos geotrmicos separado da gua e utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A gua quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinizao. HINRICHS, Roger A. Energia e Meio Ambiente . So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado). Sob o aspecto da converso de energia, as usinas geotrmicas: a) funcionam com base na converso de energia potencial gravitacional em energia trmica. b) transformam inicialmente a energia solar em energia cintica e, depois, em energia trmica. c) podem aproveitar a energia qumica transformada em trmica no processo de dessalinizao. d) assemelham-se s usinas nucleares no que diz respeito converso de energia trmica em cintica e, depois, em eltrica. e) utilizam a mesma fonte primria de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas. 21. (ENEM 2010) A eficincia de um processo de converso de energia definida como a razo entre a produo de energia ou trabalho til e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficincia geral ser igual ao produto das eficincias das etapas individuais. A entrada de energia que no se transforma em trabalho til perdida sob formas no utilizveis (como resduos de calor).Aumentar a eficincia dos processos de converso de energia implica economizar recursos e combustveis. Das propostas seguintes, qual resultar em maior aumento da eficincia geral do processo? a) Aumentar a quantidade de combustvel para queima na usina de fora. b) Utilizar lmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade. c) Manter o menor nmero possvel de aparelhos eltrico sem funcionamento nas moradias. d) Utilizar cabos com menor dimetro nas linhas de transmisso a fim de economizar o material condutor. e) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmisso e lmpadas fluorescentes nas moradias. 22. (ENEM 2010) Deseja-se instalar uma estao de gerao de energia eltrica em um municpio localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difcil acesso. A cidade cruzada por um rio, que fonte de gua para consumo, irrigao das lavouras de subsistncia e pesca. Na regio, que possui pequena extenso territorial, a incidncia solar alta o ano todo. A

De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, inclui-se o fato de: a) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. b) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas. c) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. d) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas.

estao em questo ir abastecer apenas o municpio apresentado. Qual forma de obteno de energia, entre as apresentadas, a mais indicada para ser implantada nesse municpio de modo a causar o menor impacto ambiental? a) Termeltrica, pois possvel utilizar a gua do rio no sistema de refrigerao. b) Elica, pois a geografia do local prpria para a captao desse tipo de energia. c) Nuc lear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas no afetaria a populao. d) Fotovoltaica, pois possvel aproveitar a energia solar que chega superfcie do local. e) Hidreltrica, pois o rio que corta o municpio suficiente para abastecer a usina construda. VII. Gravitao 23. (ENEM 2010) Jpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfrio sul estranhamente vazio. Observe a regio em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

verificou que a sua rbita elptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, correto afirmar que a) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais. b) Coprnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto poltico do Rei Sol. c) Coprnico viveu em uma poca em que a pesquisa cientfica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades. d) Kepler estudou o planeta Marte para atender s necessidades de expanso econmica e cientfica da Alemanha. e) Kepler apresentou uma teoria cientfica que, graas aos mtodos aplicados, pde ser testada e generalizada. VIII. Hidrosttica 25. (ENEM 2009 cancelado) O uso da gua do subsolo requer o bombeamento para um reservatrio elevado. A capacidade de bombeamento (litros/hora) de uma bomba hidrulica depende da presso mxima de bombeio, conhecida como altura manomtrica H (em metros), do comprimento L da tubulao que se estende da bomba at o reservatrio (em metros), da altura de bombeio h (em metros) e do desempenho da bomba (exemplificado no grfico). De acordo com os dados a seguir, obtidos de um fabricante de bombas, para se determinar a quantidade de litros bombeados por hora para o reservatrio com uma determinada bomba, deve-se: 1- Escolher a linha apropriada na tabela correspondente altura ( h ), em metros, da entrada da gua na bomba at o reservatrio. 2 - Escolher a coluna apropriada, correspondente ao comprimento total da tubulao ( L ), em metros, da bomba at o reservatrio. 3 - Ler a altura manomtrica ( H ) correspondente ao cruzamento das respectivas linha e coluna na tabela. 4- Usar a altura manomtrica no grfico de desempenho para ler a vazo correspondente.

Disponvel em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 12 maio 2010 (adaptado). A aparncia de Jpiter tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera uma no hemisfrio norte e outra no hemisfrio sul. Como o gs est constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que captada pelos telescpios, no espao ou na Terra. O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alterao a) b) c) d) e) na temperatura da superfcie do planeta. no formato da camada gasosa do planeta. no campo gravitacional gerado pelo planeta. na composio qumica das nuvens do planeta. na densidade das nuvens que compem o planeta.

24. (ENEM 2009) Na linha de uma tradio antiga, o astrnomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em rbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razovel os problemas astronmicos da sua poca. Vrios sculos mais tarde, o c lrigo e astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543), ao encontrar inexatides na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circulamente em torno dele. Por fim, o astrnomo e matemtico alemo Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos,

Disponvel em: http://www.anauger.com.br . Acesso em: 19 mai. 2009 (adaptado).

Considere que se deseja usar uma bomba, cujo desempenho descrito pelos dados acima, para encher um reservatrio de 1.200 L que se encontra 30 m acima da entrada da bomba. Para fazer a tubulao entre a bomba e o reservatrio seriam usados 200 m de cano. Ness a situao, de se esperar que a bomba consiga encher o reservatrio: a) b) c) d) e) entre 30 e 40 minutos. em menos de 30 minutos. em mais de 1 h e 40 minutos. entre 40 minutos e 1 h e 10 minutos. entre 1 h e 10 minutos e 1 h e 40 minutos.

26. (ENEM 2009) O controle de qualidade uma exigncia da sociedade moderna na qual os bens de consumo so produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade so determinados parmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O lcool combustvel um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adio de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agncia Nacional de Petrleo (ANP), o lcool combustvel deve ter densidade entre 0,805 g/cm e 0,811 g/cm algumas bombas de combustvel a densidade do lcool pode ser verificada por meio de um densmetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o lcool est fora da faix a permitida. Na imagem, so apresentadas situaes distintas para trs amostras de lcool combustvel.

Certas ligas estanho-chumbo com composio especfica formam um euttico simples, o que significa que uma liga com essas caractersticas s e comporta como uma substncia pura, com um ponto de fuso definido, no caso 183 C. Essa uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fuso dos metais que compem esta liga (o estanho puro funde a 232 C e o chumbo puro a 320 C), o que justifica sua ampla utilizao na soldagem de componentes eletrnicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mnimo e mximo das densidades para essas ligas so de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectiv amente. As densidades do estanho e do chumbo so 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote contendo 5 amos tras de solda estanho-chumbo foi analisado por um tcnico, por meio da determinao de sua composio percentual em massa, cujos resultados esto mostrados no quadro a seguir. Com base no texto e na anlise realizada pelo tcnico, as amostras que atendem as normas internacionais so: a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e V. e) IV e V. 28. (ENEM 2011)

A respeito das amostras ou do densmetro, pode-se afirmar que a) a densidade da bola escura deve ser igual a 0,811 g/cm. b) a amostra 1 possui densidade menor do que a permitida. c) a bola clara tem densidade igual densidade da bola escura. d) a amostra que est dentro do padro estabelecido a de nmero 2. e) o sistema poderia ser feito com uma nica bola de densidade entre 0,805 g/cm e 0,811 g/cm 27. (ENEM 2011)

Um tipo de vaso s anitrio que vem substituindo as vlvulas de descarga est esquematizado na figura a seguir. Ao acionar a alavanca, toda a gua do tanque escoada e a umenta o nvel no vaso, at cobrir o sifo. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a presso. Assim, a gua desce levando os rejeitos at o sistema de esgoto. A vlvula da caixa de desc arga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relao s vlvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de gua. Faa voc mesmo. Disponvel em: http://www.facavocemesmo.net. 2010. Acesso em: 22 jul. A caracterstica de funcionamento que garante essa economia devida a) b) c) d) e) altura do sifo de gua. ao volume do tanque de gua. altura do nvel de gua no vaso. ao dimetro do distribuidor de gua. eficincia da vlvula de enchimento do tanque.

29. (ENEM 2010) Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro macio colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas escultura e tentaram pux-la para cima, sem sucesso. Se a piscina for preenchida c om gua, ficar mais fcil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a a) escultura flutuar. Dessa forma, os homens no precisaro fazer fora para remover a escultura do fundo. b) escultura ficar com peso menor. Dessa forma, a intensidade da fora necessria para elevar a escultura ser menor. c) gua exercer uma fora na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem para anular a ao da fora peso da escultura. d) gua exercer uma fora na escultura para baixo, e esta passar a receber uma fora ascendente do piso da piscina. Esta fora ajudar a anular a ao da fora peso na escultura. e) gua exercer uma fora na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta fora se somar fora que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma fora ascendente maior que o peso da escultura. 30. (ENEM 2011)

a) A temperatura da gua pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. b) Uma me coloca a mo na gua da banheira do beb para verificar a temperatura da gua. c) A chama de um fogo pode ser usada para aumentar a temperatura da gua em uma panela. d) A gua quente que est em uma caneca passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura. e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de gua que est em seu interior com menor temperatura do que a dele. 32. (ENEM 2009 cancelado) A gua apresenta propriedades fsico-qumicas que a coloca em posio de destaque como substncia essencial vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades trmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporizao. Esse calor latente refere-se quantidade de calor que deve ser adicionada a um lquido em seu ponto de ebulio, por unidade de massa, para convert-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da gua igual a 540 c calorias por grama. A propriedade fsico-qumica mencionada no texto confere gua a capacidade de a) servir como doador de eltrons no processo de fotossntese. b) funcionar como regulador trmico para os organismos vivos. c) agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. d) transportar os ons de ferro e magnsio nos tecidos vegetais. e) funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos. X. Calorimetria 33. (ENEM 2009 cancelado) A Constelao Vulpcula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Jpiter, concentra vapor de gua na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. A gua sempre est l, de alguma fo rma, mas s vezes por outros tipos de nuvens, afirmaram os astrnomos do Spitzer Science Center possvel que seja escondida (SSC), com sede em Pasadena, Califrnia, responsvel pela descoberta. A gua foi detectada pelo espectrgrafo infravermelho, um aparelho do telescpio espacial Spitzer. Artigo I. Correio Braziliense , 11 dez. 2008 (adaptado). De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de gua em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporizao infere-se que: a) se h vapor de gua no planeta, certo que existe gua no estado lquido tambm. b) a temperatura de ebulio da gua independe da pres so, em um local elevado ou ao nvel do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius. c) o calor de vaporizao da gua o calor necessrio para fazer 1 k g de gua lquida se transformar em 1 kg de vapor de gua a 100 graus Celsius. d) um lquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulio normal, mas de forma nenhuma nesse lquido haver formao de bolhas. e) a gua em uma panela pode atingir a temperatura de ebulio em alguns minutos, e necessrio muito menos tempo para fazer a gua vaporizar completamente. 34. (ENEM 2009 cancelado) Em grandes metrpoles, devido a mudanas na superfcie terrestre asfalto e concreto em excesso, por

Em um experimento realizado para determinar a densidade da gua de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinammetro D com graduao de 0 N a 50 N e um cubo macio e homogneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibrao do dinammetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinammetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na gua do lago, at que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinammetro. Considerando que a acelerao da gravidade local de 10 m/s , a densidade de gua do lago, em g/cm, : a) b) c) d) e) 0,6. 1,2. 1,5. 2,4. 4,8.

IX. Termologia 31. (ENEM 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras calor e temperatura de forma diferente de como elas so usadas no meio cientfico. Na linguagem corrente, calor identificado como algo quente e temperatura mede a quantidade de calor de um corpo. Esses significados, no entanto, no conseguem explicar diversas situaes que podem ser verificadas na prtica. Do ponto de vis ta cientfico, que situao prtica mostra a limitao dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

exemplo formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenmeno a precipitao convectiva. Is so explica a violncia das chuvas em So Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centgrados de diferena em relao ao seu entorno. Revista Terra da Gente . Ano 5, n- 60, Abril 2009 (adaptado). As caractersticas fsicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificao, so a base para compreenso de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. Nas mesmas condies ambientais (temperatura, umidade e presso), uma quadra ter melhor conforto trmico se a) pavimentada com material de baixo calor especfico, pois quanto menor o calor especfico de determinado material, menor ser a variao trmica sofrida pelo mesmo ao receber determinada quantidade de calor. b) pavimentada com material de baixa capacidade trmica, pois quanto menor a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. c) pavimentada com material de alta capacidade trmica, pois quanto maior a capacidade trmica de determinada estrutura, menor ser a variao trmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor. d) possuir um sistema de vaporizao, pois ambientes mais midos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor dgua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alteraes trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). e) possuir um sistema de suco do vapor dgua, pois ambientes mais secos permitem uma mudana de temperatura lenta, j que o vapor dgua possui a capacidade de armazenar calor sem grandes altera es trmicas, devido ao baixo calor especfico da gua (em relao madeira, por exemplo). XI. Diagrama de Fases 35. (ENEM 2010) Sob presso normal (ao nvel do mar), a gua entra em ebulio temperatura de 100 C. Tendo por base essa informao, um garoto residente em uma cidade litornea fez a seguinte experincia:

Colocou uma caneca metlica contendo gua no fogareiro do fogo de sua casa. Quando a gua comeou a ferver, encostou cuidadosamente a extremidade mais estreita de uma seringa de injeo, desprovida de agulha, na superfcie do lquido e, erguendo o mbolo da seringa, aspirou certa quantidade de gua para seu interior, tapando-a em seguida. Verificando aps alguns instantes que a gua da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o mbolo da seringa, constatando, intrigado, que a gua voltou a ferver aps um pequeno deslocamento do mbolo. Considerando o procedimento anterior, a gua volta a ferver porque esse deslocamento: a) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa. b) provoca, por atrito, um aquecimento da gua contida na seringa. c) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulio da gua. d) proporciona uma queda de presso no interior da seringa que diminui o ponto de ebulio da gua. e) possibilita uma diminuio da densidade da gua que facilita sua ebulio. 36. (ENEM 2009) O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suficiente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para comear a subir para a atmosfera. Disponvel em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado). A transformao mencionada no texto a a) fuso. b) liquefao. c) evaporao. d) solidificao. e) condensao.

You might also like