You are on page 1of 7

Vincent Carpentier

A IDaDE MDia
passo a passo
Marie de Monti
Traduo de Ilustraes de

Julia da Rosa Simes

Para Marion, Renart, o pobre Ysengrin e todas as crianas da Idade Mdia

Copyright 2010 by Actes Sud/Inrap Graa atualizada segundo o Acordo Ortogrco da Lngua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Ttulo original Le Moyen ge petits pas Preparao Ana Maria Alvares Reviso Luciana Baraldi Luciane Helena Gomide

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Carpentier, Vincent A idade mdia passo a passo / Vincent Carpentier ; ilustraes a edio de Marie de Monti ; traduo de Julia da Rosa Simes. 1 So Paulo : Companhia das Letras, 2012. Ttulo original: Le Moyen ge tetits pas.
ISBN

978-85-359-2159-5

1. Civilizao Medieval 2. Idade Mdia Histria 3. Idade Mdia Vida social e costumes I. Monti, Marie de . II. Ttulo. 12-08785 ndices para catlogo sistemtico: 1. Idade Mdia : Histria 909.07
CDD-909.07

2012 Todos os direitos desta edio reservados EDITORA SCHWARCZ S.A. Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32 04532-002 So Paulo SP Brasil Telefone: (11) 3707-3500 Fax: (11) 3707-3501 www.companhiadasletras.com.br www.blogdacompanhia.com.br

Sumrio
Uma Idade Mdia localizada entre a Antiguidade e o Renascimento Mil anos de Idade Mdia, quanta histria! A Idade Mdia dos historiadores e a dos arquelogos As trs ordens: os que oram, os que combatem, os que trabalham As elites: rei, bispos, abades, senhores O feudo e o senhorio Solos e paisagens Campos e fazendas As aldeias O trabalho no campo Da cidade antiga medieval Viver na cidade: os bairros, as casas, as lojas, os monumentos No ventre das cidades, a descoberta de vestgios de vida Cristo, do batismo morte O clero Os gigantes da Idade Mdia: os castelos forticados Os gigantes da Idade Mdia: catedrais e abadias Uma economia em transformao Tcnicas e indstria Artesos, ofcios e corporaes Feiras e mercados Estradas, caminhos e portos Toneladas de objetos! O tempo de uma vida: nascer, crescer, envelhecer e morrer Quando tudo d errado: a guerra, a peste, a fome Cenas da Idade Mdia Na Europa A Idade Mdia no mundo Teste p. 6 p. 8 p. 10 p. 12 p. 14 p. 18 p. 20 p. 24 p. 26 p. 28 p. 30 p. 32 p. 36 p. 38 p. 40 p. 42 p. 46 p. 48 p. 50 p. 54 p. 56 p. 58 p. 60 p. 62 p. 64 p. 66 p. 70 p. 72 p. 76

Uma Idade Mdia localizada entre a Antiguidade e o Renascimento


Na maior parte da Europa, a Idade Mdia durou mil anos, do sculo VI ao XV. um perodo muito longo se comparado com a Antiguidade galo-romana (cinco a seis sculos, dependendo da regio), que o precedeu, e a Idade Moderna (trs sculos).

Uma idade das trevas? Esses dez sculos constituem uma idade do meio, situada entre a queda do Imprio Romano e o incio do Renascimento. Antigamente, os historiadores consideravam a Idade Mdia um perodo de decadncia entre a prestigiosa Antiguidade e o Renascimento, quando os europeus reatam com a civilizao antiga, no s nas artes, como na poltica e at na organizao econmica.
6

Uma idade das trevas? Por muito tempo, o incio da Idade Mdia tambm foi considerado um episdio catastrco, marcado pelo impacto de violentas invases de numerosos povos pagos* de origem nrdica ou oriental: hunos, burgndios, godos e vndalos, francos, alamanos e saxes, vikings...

O que ?

A palavra pago designa os povos brbaros, isto , estrangeiros ao mundo grego e romano, que no acreditam no deus nico dos cristos, mas num panteo de diversas divindades, como Wotan, Odin ou Thor. O paganismo desaparece progressivamente durante a Alta Idade Mdia, depois do batismo de Clvis, rei dos francos, e da converso desse povo.

Desde a Antiguidade, povos do leste e do norte da Europa migraram em ondas rumo ao oeste. A partir do sculo III, alguns deles comearam a se instalar nas fronteiras do Imprio Romano, em um movimento que terminou no incio do sculo X, marcando o m do Imprio Romano e o incio da chamada Idade Mdia. Em 410, os visigodos do rei Alarico saquearam Roma antes de entrar na Glia, ao mesmo tempo que os francos, os vndalos, os alanos, os burgndios. Trs sculos mais tarde, tiveram incio as migraes vikings. Eles subiam o curso dos rios com seus barcos, pilhavam cidades e monastrios.

Invases brbaras ou grandes migraes?

Mil anos de Idade Mdia, quanta histria!


Essa Idade Mdia que dizem tenebrosa, com seu desle de guerras, misria, ignorncia e pestes, um captulo bastante extenso dos livros de histria, repleto de riqueza nos mais diversos campos da cultura!
Tirar o p da Idade Mdia Os especialistas nesse perodo, chamados de medievalistas, querem acabar com a imagem que antes se tinha da Idade Mdia. Eles nos revelam outra Idade Mdia, que est muito distante daquele perodo medieval fantasioso, sempre reinventado, com seus castelos, cavaleiros, princesas e monstros.

Os perodos da Idade Mdia Na verdade, no houve uma, mas diversas Idades Mdias, s quais damos nomes variados: primeira ou segunda, central, adulta, feudal, merovngia, carolngia ou capetngia, romana e gtica, poca das catedrais ou dos principados! Muitas vezes distinguem-se Alta e Baixa Idade Mdia, ocorridas, respectivamente, antes e depois do ano mil. Considera-se que ela comea no incio do sculo VI e que se encerra no m do sculo XV. Na verdade, nenhum acontecimento especco marcou bruscamente seu incio e seu m: essas datas so teis aos historiadores para medir mudanas de que as mulheres e os homens da Idade Mdia no tinham conscincia!

Na Escandinvia, uma meia Idade Mdia!

A Idade Mdia no teve a mesma durao em toda a Europa! Na Escandinvia, por exemplo, o perodo que vai de 400 a 793 corresponde Idade do Ferro germnica. Essa no uma Idade Mdia para os escandinavos, pois no houve Antiguidade romana nos pases do norte! Depois, de 793 a 1066, vem a Era Viking, que chega ao m com a conquista da Inglaterra pelos normandos. A Idade Mdia na Escandinvia s comea em 1066, portanto, e termina por volta de 1523.

You might also like