You are on page 1of 15

1 Qual dos documentos apresentados a seguir no necessita ser mantido sob a responsabilidade do Inspetor de Soldagem?

? (a) Controle de Desempenho de Soldadores e Operadores de Soldagem.. (b) Registro da Qualificao de Procedimento de Soldagem. (c) Relao de Soldadores ou Operadores de Soldagem Qualificados. (d) Instruo de Ensaio e Inspeo de Soldagem . (e) Numero de lote do material utilizado no ensaio de liquido penetrante. 2 Qual das alternativas apresentadas a seguir no necessita ser citada no documento Rel atrio de Inspeo de Produtos? (a) Especificao do metal de base. (b) Localizao do equipamento no interior da fbrica, aps sua instalao. (c) Norma de projeto de fabricao. (d) Norma do fabricante do equipamento. (e) Tipo de equipamento (exemplo: vaso de presso, tubulao, etc...). 3 Das alternativas apresentadas a seguir, identifique a informao que no precisa constar no documento Relatrio de Inspeo de Produtos? (a) Concluso do relatrio. (b) Descrio do produto ou equipamento. (c) Objetivo da inspeo. (d) Nome do inspetor de soldagem Nvel 2, com seu respectivo nmero de identificao, responsvel pela soldagem do produto ou equipamento. (e) Resultados da inspeo, contendo comentrios claros e relevantes. 4 No que diz respeito ao documento Controle de Desempenho de Soldadores e Operadores de Soldagem pode-se afirmar que: (a) Para um melhor controle da qualidade, o documento deve ser atualizado semanalmente. (b) Documento baseia-se no percentual de radiografias aprovadas. (c) Tem por objetivo avaliar a produtividade de cada soldador em um determinado perodo de tempo. (d) Documento que permite controlar a assiduidade dos soldadores e operadores de soldagem. (e) Documento que deve integrar o conjunto de documentos referentes qualificao do soldador ou operadores de soldagem. 5 Qual das alternativas apresentadas a seguir no precisa ser informada durante o preenchimento do documento Controle de Desempenho do soldador ou Operador de Soldagem, marque a alternativa correta. (a) Identificao do Soldador ou Operador de Soldagem. (b) Data da realizao da avaliao dos resultados dos ensaios radiogrficos e/ou ultrassnicos. (c) Numero de quantidade de radiografias aprovadas em um determinado perodo de tempo. (d) Localizao do defeito no interior da junta soldada. (e) Somatrio das extenses de juntas consideradas reprovadas pelo ensaio ultrassnico em um determinado perodo de tempo.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

6 Qual das alternativas apresentadas a seguir no precisa constar no documento Relao de Soldadores e Operadores de Soldagem Qualificados (norma de qualificao: ASME IX) ? (a) Progresso de soldagem. (b) Processo de soldagem. (c) Nome do Soldador ou Operador de Soldagem. (d) Nmero do RQPS referncia. (e) Nmero do EPS referncia. 7 Analisando o documento Relao de Soldadores e Operadores de Soldagem Qualificados (conforme a norma de qualificao: ASME IX), identifique o parmetro de soldagem que informa um valor nico e no uma faixa de valores. (a) P-Number. (b) Uso de cobre-junta. (c) F-Number. (d) Espessura do metal de base (T). (e) Espessura do metal depositado (t). 8 Assim que foi dada a noticia (em uma fbrica contendo 50 soldadores) que um determinado procedimento de soldagem foi qualificado, indique o nmero de soldadores que j estariam aptos a soldar de acordo com aquele procedimento? (a) Nenhum (0). (b) 1 (c) 2 (d) 25 (e) 50 9 No que diz respeito qualidade de um procedimento de soldagem, assinale a alternativa correta. (a) Na soldagem de uma junta, necessitando usar um valor de temperatura de preaquecimento superior ao limite estabelecido no procedimento de soldagem a permisso para o uso dessa nova temperatura s poder ser dado pelo Engenheiro de Soldagem daquela fbrica. (b) Um procedimento de soldagem qualificado no significa que as soldas, que sero produzidas sob suas informaes, ento sempre isentas de descontinuidades. O soldador na grande maioria das vezes, o maior responsvel pela gerao de defeitos nas juntas soldadas. (c) Na soldagem de uma junta, necessitando usar um consumvel de soldagem de F-Number superior aquele estabelecido no procedimento de soldagem, a permisso para a troca s poder ser realizada pelo fiscal da obra. (d) Em uma situao de produo, quando uma determinada varivel, que dever ser empregada na soldagem de uma junta, est fora dos limites estabelecidos no procedimento de soldagem, basta que uma chapa de teste de produo seja soldada com o novo valor daquela varivel e, em caso de resultados satisfatrio dos ensaios mecnicos, esta varivel poder ser adotada na produo a partir daquele momento. (e) Na soldagem de uma junta, necessitando usar um valor de intensidade de corrente eltrica acima do limite superior da faixa estabelecida no procedimento de soldagem, a permisso para o uso do novo valor s poder ser dada pelo Inspetor de Soldagem Nvel 2.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

10 Qual das alternativas apresentadas a seguir no considerada uma norma (ou cdigo) de projeto? (a) ASME Seo VIII Diviso 1. (b) API 1104 (c) AWS D1.1 (d) ASME B31.4 (e) ASME Seo I 11 Analisando as propriedades fsicas e mecnicas de um ao carbono em funo da temperatura, assinalar a alternativa incorreta. (a) O coeficiente de dilatao trmica do ao diminui, quando a temperatura aumenta. (b) O limite de escoamento do ao diminui, quando a temperatura aumenta. (c) A dureza do ao diminui, quando a temperatura aumenta. (d) O mdulo de elasticidade do ao diminui, quando a temperatura diminui. (e) A tenacidade do ao diminui, quando a temperatura diminui. 12 Das alternativas apresentadas a seguir, indique aquela que no uma medida de preveno para controle de deformao. (a) Empregar chanfro do tipo em V, em meio V ou em J. (b) Adotar o uso de soldas descontinuas sempre que possvel. (c) Empregar seqncia de soldagem que distribuam melhor o calor produzido durante a soldagem. (d) Usar baixa energia de soldagem (aporte trmico). (e) Utilizar a tcnica disposio dorso a dorso 13 Das alternativas apresentadas a seguir, assinale aquela que no um fator que influencia na deformao de uma junta soldada. (a) Propriedades fsicas e mecnicas do material. (b) Grau de restrio da junta. (c) Tenses internas encontradas na junta. (d) Energia de soldagem introduzida na junta durante a soldagem. (e) Aplicao de pr-aquecimento e ps-aquecimento na junta. 14 Quanto classificao AISI 310S, identifique a alternativa correta. (a) Apresenta em sua composio qumica 0,310%C. (b) Apresenta em sua composio qumica 0,310%S. (c) Apresenta em sua composio qumica 3,10%Cr. (d) Apresenta microestrutura austentica. (e) Apresenta em sua composio qumica 3,10%Ni. 15 Quanto ao estudo dos metais de base, sabe-se que o volume da ASTM de identificao 00.01 um ndice geral. Em relao a este volume, identifique a alternativa correta. (a) Listagem identificando todos os volumes das normas ASTM. (b) ndice remissivo de todos os assuntos includos nos volumes. (c) Listagem alfa-numrica das normas includas nos volumes. (d) As alternativas (a) e (b) esto corretas. (e) As alternativas (a), (b) e (c) esto corretas.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

16 Quais tipos de metais so classificados pela norma AISI (American Iron and Steel Institute)? (a) Aos carbono. (b) Ferro fundido. (c) Aos de baixa liga e alta resistncia. (d) Aos cromo-molibdnio. (e) Aos inoxidveis. 17 A seguir, so apresentadas 5 alternativas, entre as quais uma no representa um gs combustvel empregado no corte a gs. Assinale-a. (a) Gasolina (sob a forma de vapor); (b) Argnio; (c) Propano; (d) Propileno; (e) Acetileno; 18 No processo de corte a plasma h um tipo de gs (ou mistura) usado na formao do plasma e um outro tipo de gs usado como gs de proteo. Identifique a alternativa incorreta. (a) Gs de proteo na soldagem do alumnio: mistura de Argnio + H 2 ; (b) Gs de plasma na soldagem do ao inoxidvel: CO2; mistura de Argnio + CO2 + O2; (c) Gs de proteo na soldagem do ao carbono: Argnio puro; mistura de Argnio + CO2; (d) Gs de plasma na soldagem do Titnio: Argnio puro; (e) Gs de plasma de metais no-ferrosos: mistura de N2 + H2. 19 Qual dos equipamentos apresentados a seguir no pertence ao conjunto necessrio para realizar cortes a plasma? (a) Fornecimento de gases (cilindros ou tanques); (b) Sistema para refrigerao da tocha base de agua; (c) Tocha de corte; (d) Fonte de alta frequncia; (e) Fonte de energia (Retificador/Gerador) 20 Das alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que no um consumvel de soldagem. (a) Arame tubular; (b) Gs de proteo; (c) Arame slido; (d) Eletrodo de tungstnio; (e) Fluxo para o processo arco submerso. 21 Citar a atividade do inspetor de Soldagem Nvel 1: (a) Avaliar resultados dos ensaios mecnicos quando se testam soldadores. (b) Interpretar requisitos de normas tcnicas. (c) Analisar certificados de qualidade de materiais de base e de consumveis de soldagem. (d) Elaborar e utilizar a relao de soldadores qualificados e IEIS. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

22 Quanto atribuio do inspetor de soldagem N1, podemos afirmar que: (a) Verificar se as dimenses, ajustagem e preparao das juntas esto de acordo com as normas e especificaes tcnicas, os procedimentos de soldagem, as instrues de fabricao e/ou execuo e os desenhos; (b) Verificar, avaliar e registrar a organizao e a atualizao do arquivo de documentos tcnicos, no tocante a soldagem; (c) Definio do tipo, quantidade e fases de execuo de chapas de teste, acompanhamento da execuo e conformidade com a quantidade especificada; (d) Verificar e analisar os resultados dos ensaios no-destrutivos. (e) Nenhuma das alternativas anteriores. 23 Os processos de soldagem por eletroescria (ESW) e por eletrogs (EGW) so semelhantes em muitos aspectos. Assinale a alternativa que diferencia ambos os processos. (a) Uso de sapatas de cobre para reteno da poa de fuso; (b) Os metais de adio podem ser tanto arame slido como arame tubular; (c) Mesmos tipos de fontes de calor; (d) A soldagem feita em um nico passe; (e) A ZTA das juntas soldadas por ambos os processos apresentam gros extremamente grosseiros. 24 O que polaridade direta? (a) o tipo de ligao para soldagem com corrente alternada, onde os eltrons deslocam-se para a pea. (b) o tipo de ligao para soldagem com corrente contnua, onde os eltrons deslocam-se da pea para o eletrodo. (c) o tipo de ligao para a soldagem com corrente contnua, onde os eltrons deslocam-se do eletrodo para a pea. (d) o depsito efetuado com movimento lateral. 25 A partir do ciclo trmico de um determinado ponto A apresentado no grfico a seguir, vrias informaes podem ser obtidas. Das alternativas apresentadas, marque a afirmativa incorreta.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

(a) O procedimento de soldagem adotado exigia um pr-aquecimento de 200C. (b) A taxa de aquecimento no intervalo 400 800 C foi de 80 C/s. (c) A taxa de resfriamento no intervalo 400 800 C foi de, aproximadamente, 40C/s. (d) Pela temperatura mxima atingida no ponto A, conclui-se que este ponto encontra-se no interior da Zona Termicamente Afetada. (e) O procedimento de soldagem no solicitava a realizao de um ps aquecimento 26 Uma medio realizada com um paqumetro apresentou a leitura representada na figura a seguir. Com base nessa figura, qual foi a medida obtida?

(a) 11,3 cm (b) 1,03 mm (c) 1,3 cm (d) 11,3 mm (e) 10,3 mm 27 Necessitando medir a garganta de uma solda em ngulo, observe os instrumentos localizados a seguir e indique qual deles seria o mais indicado para realizar esta medio. A B

RESPOSTA

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

(a) A (b) B (c) C (d) D (e) E


28 Quais elementos abaixo so os principais causadores de fissurao a quente dos aos carbono e baixa liga? (a) Carbono e nibio. (b) Fsforo e enxofre. (c) Enxofre e cromo. (d) Mangans e molibdnio. (e) Fsforo e nibio. 29 Observando a junta soldada apresentada no croqui a seguir, identifique as diferentes regies e zonas existentes

a) 1- Metal Base; 2- ZTA; 3- Zona de Fuso; 4- Zona Fundida; 5- Zona de Ligao. b) 1- Metal Base; 2- ZTA; 3- Zona Fundida; 4- Zona de Fuso; 5- Zona de Ligao. c) 1- Zona de Fuso; 2- Metal Base; 3- ZTA; 4- Zona de Ligao ; 5- Zona Fundida. d) 1- Metal Base; 2- Zona Fundida; 3- Zona de Ligao; 4- ZTA; 5- Zona de Fuso. e) 1- Metal Base; 2- ZTA; 3- Zona de Ligao; 4- Zona Fundida; 5- Zona de Fuso.

30 Em relao aos diferentes tipos de consumveis de soldagem, assinale a alternativa correta.


(a) Vareta de solda: tipo de metal de adio utilizado para soldagem ou brasagem, sobre o qual aplicado um revestimento do tipo neutro; (b) Eletrodo nu: metal de adio consistindo de um metal no ligado (puro), produzido apenas sob a forma de arame; (c) Eletrodo revestido: consumvel consistindo de uma alma de eletrodo, sobre a qual um revestimento aplicado. Este revestimento tem apenas duas funes: formar uma atmosfera protetora e abrir o arco eltrico; (d) Eletrodo tubular: (tambm chamado de Arame Tubular) um metal de adio consistindo de um tubo metlico oco, cujo uso de um gs de proteo externo essencial para a sua aplicao; (e) Fluxo: composto mineral granular, cujo objetivo proteger a poa de fuso, purificar a zona fundida, modificar a composio qumica do metal de solda, influenciando suas propriedades mecnicas.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

31 Os desenhos apresentados a seguir mostram a distribuio de calor (em forma percentual) produzida no processo TIG (GTAW), tanto na ponta do eletrodo de tungstnio, quanto na pea, em funo do tipo de corrente e polaridade empregada. Assinale qual a distribuio correta de calor, enquanto o arco eltrico permanecer aberto.

Corrente Contnua Polaridade Direta CC(-) C

Corrente Alternada D

Corrente Contnua Polaridade Inversa CC(+) E

Corrente Alternada RESPOSTA.

(a) A (b) B (c) C (d) D


Corrente Contnua Polaridade Direta CC(-)

(e) E

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

32 De acordo com a simbologia apresentada a seguir, informe a espessura (T) da pea localizada no plano vertical.

(a) T = 10 mm (b) T = 11 mm (c) T = 12 mm (d) T = 13 mm (e) T = 25 mm 33 Das definies apresentadas abaixo, assinale a alternativa correta. (a) Margem da solda: juno entre a face da solda e o metal de solda; (b) Corpo de prova: amostra retirada e identificada da chapa ou tubo de teste, quando se objetiva conhecer as propriedades mecnicas, entre outras propriedades da junta soldada; (c) Escria: resduo metlico proveniente da fuso do fluxo ou revestimento e tambm de impurezas provenientes do metal de adio; (d) Abertura da raiz: mxima distncia que separa os componentes a serem unidos por soldagem ou processos afins. (e) Solda: unio localizada de metais, produzido pelo aquecimento dos mesmos a uma temperatura adequada, com ou sem aplicao de presso, havendo a obrigatoriedade de se empregar um metal de adio.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

34 Dos diferentes tipos de Smbolos Suplementares criados pela norma AWS A2.4, identifique a alternativa incorreta. Smbolo Significado Solda com perfil convexo A

-----------------------

------------------------------------------------

Solda em todo contorno

-----------------------

-----------------------------------------------Solda no campo

----------------------

------------------------------------------------

Espaador

Cobre-junta

(a) A (b) B (c) C (d) D (e) E

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

35 A sequncia correta da localizao dos elementos na simbologia de END abaixo :

(a) A Cauda, B Linha de referncia, C Garganta efetiva, D Solda no campo, E Solda em todo contorno, F Linha de chamada. (b) A Cauda, B Linha de referncia, C Comprimento da solda, D Solda no campo, E Solda em todo contorno, F Linha de chamada. (c) A Cauda, B Linha de referncia, C Comprimento da seo a ser examinada, D Solda no campo, E Solda em todo contorno, F Linha de chamada. (d) A Cauda, B Linha de referncia, C Comprimento da seo a ser examinada, D Ensaio a executar no campo, E Ensaio a executar em todo contorno, F Linha de chamada. (e) B Cauda, A Linha de referncia, C Comprimento da seo a ser examinada, D Ensaio a executar no campo, E Ensaio a executar em todo contorno, F Linha de chamada. 36 Quanto importncia da realizao de ensaio mecnicos em materiais metlicos, assinale a alternativa incorreta. (a) A determinao das propriedades mecnicas geralmente obtida atravs de ensaios mecnicos, qumicos e metalgraficos de corpo de prova. (b) Os resultados dos ensaios mecnicos de um determinado material metlico servem como referncia para futuras qualificaes (homologao) de metais de adio, de procedimentos de soldagem, entre outras qualificaes. (c) Os ensaios mecnicos so considerados como ensaios destrutivos, pois, na grande maioria das vezes, provocam a quebra ou inutilizam a pea ensaiada. (d) Os tipos de corpos de prova, suas dimenses e formas, procedimentos de ensaio so estabelecidos por normas tcnicas aplicveis, podendo ser brasileiras ou estrangeiras. 37 Das alternativas apresentadas a seguir, identifique a descontinuidade que, muitas vezes, no consegue ser detectada pelo ensaio macrogrfico. (a) Mordedura. (b) Trinca. (c) Poro. (d) Incluso de escoria. (e) Falta de penetrao.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

38 Como pode ser definido o termo Macrografia? (a) Tcnica que permite observar, atravs de lentes especiais, uma superfcie de um corpo de prova ou de uma pea, encontrando-se esta devidamente lixada, sendo posteriormente atacada pela aplicao de um reativo apropriado. (b) Tcnica que permite observar uma superfcie plana de um corpo de prova ou de uma pea, superfcie esta que no precisa ser preparada para o ensaio. Basta a aplicao de um reativo apropriado na regio de interesse para a realizao completo do ensaio. (c) Tcnica simples que permite observar a superfcie de um corpo de prova ou de uma pea, bastando apenas fazer o uso de lixo dgua na regio de interesse. (d) Tcnica simples que permite observar a superfcie de um corpo de prova ou de uma pea, bastando apenas aplicar, sobre a regio de interesse, um reativo apropriado durante um perodo de tempo. (e) Tcnica que permite observar uma superfcie plana de um corpo de prova ou de uma pea, encontrando-se esta devidamente lixado, sendo posteriormente atacada pela aplicao de um reativo apropriado. 39 Quais os consumveis utilizados no processo TIG: (a) Varetas e gases (b) Eletrodos e gases. (c) Fluxos e gases. (d) Varetas revestidas e fluxos. (e) Varetas revestidas. 40 Em relao aos corpos de prova relativos aos diferentes tipos de ensaios conduzidos em uma qualificao de procedimento de soldagem (junta de topo), assinale a alternativa incorreta. (a) A localizao dos corpos de prova ao longo da junta soldada ir depender da norma de qualificao utilizada. (b) O eixo dos corpo de prova referentes aos ensaios de dobramento, trao, impacto, entre outros, sempre perpendicular ao eixo da junta soldada. (c) Os tipos de ensaio a serem realizados em uma qualificao de um procedimento de soldagem dependem da norma de qualificao utilizada. (d) Todos os corpos de prova so retirados da pea de teste perpendicularmente ao eixo da junta soldada, exceo dos corpos de prova referentes ao ensaio de trao que se localizam no mesmo eixo da junta soldada. (e) Caso o ensaio de impacto seja requerido, a quantidade de corpo de prova e as localizaes do entalhe devem ser informadas na norma de qualificao.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

41 Em relao s informaes que so encontradas em um Registro da Qualificao de Procedimento de Soldagem (RQPS), assinale a alternativa incorreta. (a) Valor do limite de escoamento obtido no ensaio de trao. (b) Registro da disposio dos passes no interior do chanfro. (c) Nmero de EPS correspondente. (d) Norma de qualificao. (e) Classificao AWS do consumvel de soldagem. 42 Como qualquer outro processo de soldagem, o processo com arame tubular tambm produz descontinuidades na regio da junta soldada. Das descontinuidades apresentadas a seguir, identifique aquelas que so produzidos especificamente pelo processo em questo. (a) Embicamento e Deformao angular; (b) Desalinhamento e Penetrao excessiva; (c) Rechupe de cratera e Reforo excessivo; (d) Falta de fuso e incluso de escria; (e) Sobreposio e respingo. 43 Correlacione e assinale a alternativa correta: I) Chanfro em V. II) Solda no campo. III) Solda em ngulo. IV) Junta com espaador. V) Solda de suporte. VI) Solda com projeo.

A SEQUNCIA CORRETA : (a) III VI II IV I VI. (b) II V III IV I VI. (c) II V III VI I IV. (d) III VI II V I IV. (e) II V III IV VI I

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

44 Qual dos metais (liga metlicas) listados a seguir no necessita do uso de fluxo e p metlico para ser cortado pelo processo a gs? (a) Ferro fundido; (b) Bronze; (c) Alumnio; (d) Ao, contendo 10%Ni; (e) Ao, contendo 0,15%C, contendo 0,3%Si e 1,5%Mn. 45 Assinale a alternativa incorreta no tocante aos procedimentos de soldagem pr-qualificados. (a) Todas as normas de qualificao disponibilizam um determinado nmero de procedimentos de soldagem pr-qualificados. (b) O procedimento de soldagem pr-qualificado s usado quando for permitido pela norma de qualificao de procedimentos, especificao, normas de fabricao, etc. (c) Procedimentos de soldagem pr-qualificados so procedimentos de soldagem que podem ser usados quando um fabricante mostra que possui experincia no emprego de certo materiais de base e consumveis de soldagem atravs de servios anteriormente executados. (d) Fica totalmente dispensado a realizao de ensaios mecnicos, quando da deciso do uso de procedimentos de soldagem pr-qualificados. (e) O impedimento do uso de um procedimento de soldagem pr-qualificado obriga o fabricante a qualificar o procedimento de soldagem por intermdio de ensaios visual, mecnico, radiogrficos, cujos os resultados devem ser avaliados, conforme os critrios estabelecidos pela norma de qualificao adotada. 46 Soldagem automtica o processo no qual toda a operao executada e controlada automaticamente. (a) Verdadeiro (b) Parcialmente Falso (c) Falso (d) Parcialmente Verdadeira (e) Nenhuma das alternativas anteriores. 47 O Irdio 192 usado em exames no-destrutivos emite: (a) Raios X. (b) Raios Gama. (c) Partculas altas. (d) Nutrons (e) Neutrinos 48 Metal de adio o metal ou liga a ser adicionado para a fabricao de uma junta soldada ou brasada: (a) Verdadeiro (b) Parcialmente Falso (c) Falso (d) Parcialmente Verdadeira (e) Nenhuma das alternativas anteriores.
WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

49 Quando executada uma solda de fuso sem a participao de metal de adio, denomina-se: (a) Solda de aresta. (b) Solda de selagem. (c) Solda autgena. (d) Solda homognea. (e) Solda de sela 50 No eletrodo E-309L o digito em destaque denomina-se um eletrodo: (a) De baixo carbono. (b) De baixo mangans. (c) Para aos inoxidveis ferrticos. (d) De baixo silcio. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

WWW.marcelopacheco.net (21) 2416-0396 / 92460274

You might also like