You are on page 1of 16

BIOGRAFIAS: CONSTRUO E RECONSTRUO DA MEMRIA

Wilton Carlos Lima da Silva* RESUMO: A partir de questes sobre construo social da memria, apresentadas por Maurice Halbwachs, Pierre Nora e Michael Pollak, buscamos oferecer alguns subsdios para a percepo do biografismo, as prticas narrativas que envolvem a seleo, descrio e anlise de uma trajetria individual, como forma de apreenso do passado. PALAVRAS-CHAVE : Biografia; memria; Maurice Halbwachs; Pierre Nora; Michael Pollak. ABSTRACT : From questions about the social construction of memory, presented by Maurice Halbwachs, Pierre Nora and Michael Pollak, we offer some subsidies to the perception of biographysm, narrative practices involving the selection, description and analysis of an individual trajectory, in order to apprehension of the past. KE Y WORDS: Biography; memory; Maurice Halbwachs; Pierre Nora; Michael Pollak. Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos tm sido campees em tudo. (lvaro de Campos, Poema em linha reta.) lvaro de Campos nasceu, ao final do sculo XIX, em pequena cidade portuguesa, onde recebeu uma educao vulgar de Liceu, mas que lhe permitiu estudar engenharia mecnica e naval na Esccia. Tornou-se um homem alto e magro, desses que parecem ligeiramente curvados, com a pele entre o branco e o moreno, de cabelos lisos e culos. Nunca exerceu a profisso de engenheiro, por no suportar viver confinado em escritrios. Viajou ao Oriente, conhecendo a ndia e a China, que declarou no valerem muito a pena serem vistas. Tinha um temperamento triste e foi uma personalidade do no (VASCONCELOS, 1953).
* Professor Assistente Doutor da UNESP, Campus de Assis. E-mail: wilton@ assis.unesp.br.

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, p. 151-166, jul./ dez. 2009.

Universidade Federal da Grande Dourados

Fernando Pessoa fez pequenas biografias imaginrias para seus heternimos, e descreveu dessa forma aquele que a crtica literria aproxima com maior facilidade do criador, ressaltando a proximidade de temas entre a obra assinada pelo primeiro e a ltima fase do segundo onde ambos parecem compartilhar o supremssimo cansao, ssimo, ssimo, ssimo, / cansao em meio a palavras de solido, descrena, nostalgia, estranheza e perplexidade1 (PAIS, 1984; QUADROS, 1999). Um outro heternimo, Alberto Caeiro, disse em seus versos: Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, No h nada mais simples. Tem s duas datas - a da minha nascena e a da minha morte. Entre uma e outra cousa todos os dias so meus2. Versos que falam sobre a impossibilidade de se narrar uma vida, e que parecem condenar a ambio biogrfica como o pecado de algum desejar se apropriar daquilo que no lhe pertence no impediram Fernando Pessoa (em carta a Adolfo Casais Monteiro) informar que Caeiro teria nascido em Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida no campo. No teve profisso nem educao quase alguma... Era louro sem cor, olhos azuis; morreram-lhe cedo o pai e a me, e deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos. Vivia com uma tia velha, tia-av. Morreu de tuberculose em 1915. A preocupao de Fernando Pessoa em dotar seus heternimos de uma historicidade pode tanto estar relacionado a necessidade delimitar enfaticamente as particularidades de estilo de cada um, se tornando mais uma forma de diferenciao atravs de uma vida imaginada, quanto pela percepo do autor de que aquilo que ele mesmo chamou de drama em gente era necessrio para a construo de identidades e alteridades em sua prpria poesia. Mais discutida do que as origens da heteronomia no poeta portugus a temtica do biografismo, um gnero literrio e historiogrfico no qual o hibridismo origina paixes, censuras e tenses. Entendo como biografismo as prticas narrativas que envolvem a seleo, descrio e anlise de uma trajetria individual a partir de diversos enfoques e metodologias que permitem sua incorporao atravs do roO Poema em Linha Reta tem um narrador que se mostra tanto reflexivo quanto irnico e crtico a respeito de si e do mundo, apontando para a necessidade social da manuteno da auto-imagem e de proteo da intimidade e desencantando-se com o cinismo social. 2 CAEIRO, Alberto. Poemas inconjuntos. In: Revista Atena, n. 5, fev. 1925. Os versos teriam sido escritos entre 1913-1915,em uma Europa de tempos sombrios.
1

152 152

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

mance histrico, das memrias pessoais (autobiografias e testemunhos), da literatura escolar e das biografias propriamente ditas3. A construo de uma biografia exige o dilogo com as diferentes formas de controle simblico do tempo e da individualizao nas sociedades humanas, na busca de traduzir uma experincia de durao e estruturas imaginativas que relacionam uma vida e suas relaes com a cultura na qual se insere uma vida pstuma na qual mortos e vivos dialogam a partir das heranas dos primeiros e das carncias dos segundos. A existncia de uma biografia sintoma dessa curiosidade na qual diferentes espectadores e narradores se envolvem em concesses ao voyeurismo. Em meio s discusses tericas sobre a legitimidade dos mtodos e das ambies das biografias enquanto manifestao da cultura tal fato tem sido pouco estudado no meio acadmico, ou seja, a crescente demanda scio-cultural pelas publicaes de natureza biogrfica, no qual intelectuais, polticos, aventureiros, cientistas, poetas, escritores e artistas passam a ser alvo da curiosidade pblica sobre esses indivduos ou sua poca na esperana de encontrar no outro um reflexo de si mesmo no tem sido encarada como objeto4 . A produo bibliogrfica do biografismo brasileiro tradicionalmente vincula-se a uma humanizao da histria e a criao de uma pedagogia moral e cvica, com um volume relativamente tmido quando comparado com outros biografismos nacionais de obras que a partir de metodologias e enfoques semelhantes na produo historiogrfica, no romance histrico, nas memrias pessoais, na literatura escolar e nas biografias no sentido estreito do termo.
3

BOAS (2006, p. 21) cita a forma de classificao das biografias de Luis Viana Filho as dividindo entre simples relao cronolgica de fatos relativos algum, trabalhos no quais, ao par duma (sic) vida, se estuda determinada poca, trabalhos nos quais descrio duma (sic) existncia se conjugam apreciaes crticas sobre a obra do biografado; e trabalhos em que a narrao da vida constitui o objetivo primacial e a convenes e pressupostos ocidentais do gnero para Norman Denzin 1) textos biogrficos devem ser escritos tendo-se outros textos biogrficos em mente; 2) dar importncia s influncias de gnero e classe; 3) estabelecer origens familiares como o ponto zero da histria da pessoa em foco; 4) o autor deve interpretar a histria da pessoa; 5) demarcar momentos da vida em questo a fim de atingirem uma coerncia; e 6) pessoas so reais e possuem vidas reais que podem ser mapeadas e significadas. 4 Uma revista semanal, em 1995, j apontava o crescimento desse segmento no mercado editorial, que s perdia para as publicaes de auto-ajuda tanto que entre julho de 1994 e julho de 1995 haviam sido lanados 181 biografias, o que significa uma a cada dois dias, e quatro a cada semana. (VEJA, 26/07/1995)
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

153

Universidade Federal da Grande Dourados

Mas a reconstruo de uma trajetria individual (quer de outro ou prpria) significa tambm a percepo de uma rede de relaes a partir da idia de individualidade, com diferentes temporalidades (o ontem e o hoje), vnculos e pertencimentos que dizem respeito tanto sobre quem se escreve, quem escreve e para quem se escreve. Uma referncia negativa recorrente ao biografismo se relaciona com sua imediata vinculao narrativa apologtica de homens da elite econmica, poltica ou religiosa, que so retratados como extraordinrios. Embora esse tipo de enfoque seja o mais tradicional, por si s se mostra o mais empobrecido dos enfoques possveis, e resultado de um reducionismo a muito superado. Em um texto adorvel, em formato de carta, o cronista Paulo Mendes Campos enderea, a partir de comentrios sobre o livro Alice no Pas das Maravilhas, conselhos para uma menina que completa quinze anos, Maria da Graa, e em determinado momento comenta:
Disse o ratinho: A minha histria longa e triste! Ouvirs isso milhares de vezes. Como ouvirs a terrvel variante: Minha vida daria um romance. Ora, como todas as vidas vividas at o fim so longas e tristes, e como todas as vidas dariam romances, pois o romance s o jeito de contar uma vida, foge, polida mas energeticamente, dos homens e das mulheres que suspiram e dizem: Minha vida daria um romance! Sobretudo dos homens. Uns chatos irremediveis, Maria. (CAMPOS, 1979, p. 75).

Concordamos com o cronista em que todas as vidas vividas at o fim so longas e tristes, e como todas as vidas dariam romances, assim como poderiam originar uma biografia, e a historiografia recente tem demonstrado como indivduos comuns podem ser dotados de uma significativa densidade narrativa sobre suas pocas, ou ainda, como indivduos notveis no so slidos monolitos de virtudes, mas seres humanos dotados de complexas dimenses e relaes que esto ligadas aos contextos em que viveram e nos quais suas memrias foram construdas e reconstrudas. Particularmente nos interessa a forma como a memria, quer como notoriedade quer como esquecimento, construda ao longo do tempo e no interior de diferentes grupos, assim, por exemplo, inevitvel perceber que muitos livros ou autores que gozam de igual prestgio em um mesmo perodo podem ter destino distinto ao longo do tempo, quando uns conseguem manter vivo o interesse que despertam e levar busca do

154 154

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

aprofundamento e da renovao do conhecimento sobre estes, outros se desgastam e so redimensionados de forma negativa e abandonados ao esquecimento ou a indiferena. Construo, afirmao e desaparecimento de uma obra se relacionam com um tempo de apropriao, de definio de um cnone literrio, no qual o tempo da memria, diferenciado do tempo cronolgico, se relaciona com uma dinmica dual de aproximao e afastamento - o autor e o texto so sacralizados, tornam-se referncias obrigatrias, modelos e exemplos, mas passam a serem mais reverenciados do que lidos, mais imaginados do que conhecidos, domnio de uma monumentalidade que os afasta da realidade mundana e os transformam em produtos da imaginao criadora. O mesmo ocorre com personagens que a histria oficial acolhe como smbolos cvicos, em um processo de afirmao de valores e referncias no qual as grandes datas e os grandes feitos se ligam aos homens extraordinrios que permite ao passado legitimar o presente, em um processo de construo da memria que na maioria das vezes se distancia da vigilncia crtica e fidelidade ao passado. Quando Levi-Strauss lana algumas questes sobre a forma como mito e histria se relacionam nas sociedades indgenas do Canad, discutindo a organizao interna da narrativa mtica, sua representatividade dentro de uma cultura com identidades diversas (famlias, cls e tribos) ou a relao entre narrador, verdade e subjetivao, est oferecendo elementos para pensarmos nosso prprios mitos e a forma como nos apropriamos da memria no simples coincidncia que, segundo o autor, os ndios utilizam-se de uma reafirmao de seus mitos como forma de atingir determinados objetivos como a de que sua lngua e a sua mitologia sejam ensinadas na escola elementar e utilizar as tradies lendrias para fundamentar reivindicaes territoriais, polticas e outras, enquanto a memria histrica, apropriada diferentemente por diversos grupos, tambm pode responder por objetivos semelhantes ou correlatos (LEVI-STRAUSS, 1987, p. 51-54). necessrio em relao aos povos indgenas, ainda segundo LeviStrauss, entender seus mitos como parte da construo do passado que esses grupos consciente e inconscientemente fazem e que uma arqueologia de salvamento, ou seja, a busca de indcios materiais e o estabelecimento de correspondncias entre os diferentes relatos possibilitaria no s a comFronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

155

Universidade Federal da Grande Dourados

preenso de cada grupo em si mas tambm o aprimoramento do saber historiogrfico5.


No ando longe de pensar que, nas nossas sociedades, a Histria substitui a Mitologia e desempenha a mesma funo, j que para as sociedades sem escrita e sem arquivos a Mitologia tem por finalidade assegurar, com um alto grau de certeza a certeza completa obviamente impossvel -, que o futuro permanecer fiel ao presente e ao passado. Contudo, para ns, o futuro deveria ser sempre diferente, e cada vez mais diferente do presente, dependendo (de) algumas diferenas, claro, das nossas preferncias de carter poltico. (LEVI-STRAUSS, 1987, p. 64).

A memria talvez possa ser uma forma de manuteno de mitos, mas que desenvolvem uma caracterstica dinmica, de manuteno e transformao que permite a presena do passado a partir do presente, que seleciona e representa em termos individuais e coletivos e experincia vivida e seu significado em processos de construo de identidades e alteridades, do contraste do eu e do outro, de ns e eles6. Maurice Halbwachs, socilogo que pretendeu formar uma sociologia da memria coletiva identifica essa dimenso da vida social como uma mitologia dinmica que para alm do indivduo formaria uma estrutura social moldada pelas relaes de fora entre diferentes grupos sociais que determinam o que no deve ser esquecido7.
5

O conceito de mito poltico, que tem um papel secundrio no presente trabalho, une em duas palavras as grandes questes metafsicas do nascimento, sexualidade e morte, do ritual, do local e da origem, com as questes pragmticas do poder e da dominao. Nessa convergncia ocorre um processo de naturalizao, que nega a sua historicidade e sua temporalidade, atravs do que eventos ou personagens se tornam sempre presentes ou repetitivos a partir de uma universalizao de referencias na estrutura social. Barthes (1989) discute a forma de mascaramento que se estabelece com o mito na sociedade contempornea, como na publicidade ou na poltica, a partir de um processo de desfigurao (mais prximo da deformao do que do ocultamento), pois aquilo que smbolo apresentado como fato e ostensivamente reafirmado a um conjunto de receptores do discurso. Esse processo de desfigurao permite ainda o que Eliade (1986, p. 52) caracterizou como a mobilidade da origem, ou seja, aquilo que o smbolo representa no esta somente no passado supostamente vivido, mas no futuro desejado. Para uma viso panormica sobre o mito poltico recomendamos a leitura de Miguel (1998). 6 Existe uma produo terica no s extensa, mas tambm diversa e profunda sobre a memria, com perspectivas que delimitam especificidades e generalidades que atravessam os campos da histria, das cincias sociais, da filosofia, da psicologia, das neurocincias, entre outros. Parece proveitoso identificar algumas categorias e conceitos utilizados nas reflexes sobre a memria, e apontar seus limites e possibilidades quando relacionadas com a construo biogrfica, particularmente no trabalho do socilogo Maurice Halbwachs, do historiador Pierre Nora e do socilogo Michel Pollak. 7 Diz Halbawachs (2004, p. 75-76): a lembrana em larga medida uma reconstruo do passado com a ajuda de dados emprestados do presente, e alm disso, preparada por outras reconstrues feitas em pocas anteriores e de onde a imagem de outrora manifestou-se j bem alterada.

156 156

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

O esquema explicativo de Halbwachs (1990) apresenta a forma como o indivduo se apropria da memria coletiva, ao se identificar com os acontecimentos pblicos que so representativos para seu grupo, embora o socilogo francs mantenha-se tributrio do contraste entre a reconstruo social da memria, que por estar emaranhada s vivncias seria subjetiva, e a memria histrica, que por ser escrita e incorporada ao cnone, detinha o status de objetiva. Halbwachs (1990, p. 80-81) separa claramente histria e memria ao atribuir segunda uma dimenso de vivncia (fsica ou afetiva) e identidade de um grupo, enquanto primeira, escrita e impessoal, seria a expresso de um esforo exterior:
[...] fix-las por inscrito em uma narrativa seguida uma vez que as palavras e os pensamentos morrem, mas os escritos permanecem. Se a condio necessria, para que haja memria, que o sujeito que se lembra, indivduo ou grupo, tenha o sentimento de que busca suas lembranas num movimento contnuo, como a histria seria uma memria, uma vez que h uma soluo de continuidade entre a sociedade que l esta histria, e os grupos testemunhas ou atores, outrora, dos fatos que ali so narrados?

A influncia do pensamento de Durkheim, a partir dos conceitos de conscincia coletiva e de solidariedade grupal, permitiram a Halbwachs propor modelos explicativos da forma como diferentes grupos se sucedem na manuteno da memria e da histria:
[...] do passado somente, aquilo que ainda est vivo ou capaz de viver na conscincia do grupo que a mantm. Por definio, ela no ultrapassa os limites deste grupo. Quando um perodo deixa de interessar ao perodo seguinte, no um mesmo grupo que esquece uma parte de seu passado: h, na realidade, dois grupos que se sucedem. A histria divide a seqncia dos sculos em perodos, como se distribui o contedo de uma tragdia em vrios atos. Porm, enquanto que numa pea, de um ato para outro, a mesma ao prossegue com os mesmos personagens, que permanecem at o desenlace de acordo com seus papis, e cujos sentimentos e paixes progridem num movimento ininterrupto, na histria se tem a impresso de que, de um perodo a outro, tudo renovado, interesses em jogo, orientao dos espritos, maneiras de ver os homens e os acontecimentos, tradies tambm e perspectivas para o futuro, e que se, aparentemente reaparecem os mesmos grupos, porque as divises exteriores, que resultam dos
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

157

Universidade Federal da Grande Dourados

lugares, dos nomes e tambm da natureza geral das sociedades, subsistem. (HALBWACHS, 1990, p. 81).

Na perspectiva de Halbwachs, se h uma diferena clara entre memria e histria devido ao fato de que no processo de apreenso da segunda ocorre uma descontinuidade entre o seu pblico e os diversos grupos, testemunhas ou atores nela abordados.
Ela (histria) obedece, assim fazendo, somente a uma necessidade didtica de esquematizao. Parece que ela considera cada perodo como um todo, independente em grande parte daquele que o procede e daquele que o segue, porque ela tem uma tarefa, boa, m ou indiferente, a cumprir. Enquanto essa obra no estiver acabada, enquanto tais situaes nacionais, polticas, religiosas no tenham desenvolvido todas as conseqncias que comportavam no levando em conta as diferenas de idade, tanto jovens como os velhos se limitariam ao mesmo horizonte. Uma vez concluda, e que novas tarefas se ofeream ou se imponham, a partir deste momento as geraes que vm se encontram numa outra vertente diferente das precedentes. (HABLWACHS, 1990, p. 82-83).

Burke (2000) aponta, embora de forma verdadeira mas no original, para a ruptura da viso historiogrfica tradicional sobre as relaes entre histria e memria, na qual o historiador era guardio de uma memria pblica de grandes fatos e homens notveis, e que d lugar uma nova perspectiva, no s fragmentria em diversas identidades e narrativas, mas tambm condicionadas socialmente pela seleo consciente e/ou inconsciente e pelos desafios da interpretao. Para Burke (2000) o avano historiogrfico em relao s idias de Maurice Halbwachs, no qual mantm-se a perspectiva da construo coletiva, mas incorpora-se a diversidade, a fragmentao, a multiplicidade de discursos e atores sociais, o que possibilita pensar em uma histria social da memria que d conta dos processos conscientes e inconscientes dos testemunhos e tradies assim como tambm dos registros histricos de modo que uma perspectiva histrica da memria deve considerar sua dimenso como fonte histrica e como fenmeno histrico assim como os princpios de lembrana e esquecimento entre diferentes grupos e tempos. Se nos parece inquestionvel a influncia da sociologia durkheiminiana no modelo explicativo de Halbwachs, no qual a memria individual derivada de uma memria coletiva, a partir do pertencimento grupal do indivduo e da existncia dos mecanismos de coeso social, isso no descarta a existncia de conflitos, influncias e negociaes8 atravs das quais o passa-

158 158

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

do transformado em uma imagem engajada em outras imagens. (HALBWACHS, 1990, p. 75-78). Torna-se enriquecedor a diferenciao entre memria, passado e histria9, em uma distino que ser posteriormente retomada por Nora (1993):
A histria no todo o passado, mas tambm no tudo aquilo que resta do passado. Ou, se o quisermos, ao lado de uma histria escrita, h uma histria viva que se perpetua ou se renova atravs do tempo e onde possvel encontrar um grande nmero dessas correntes antigas que haviam desaparecido somente na aparncia. (HALBWACHS, 1990, p. 67).

Ou ainda:
[...] porque geralmente a histria comea somente no ponto onde acaba a tradio, momento em que se apaga ou se decompe a memria social. Enquanto uma lembrana subsiste, intil fix-la por escrito, nem mesmo fix-la, pura e simplesmente. Assim, a necessidade de escrever a histria de um perodo, de uma sociedade, e mesmo de uma pessoa desperta somente quando eles j esto muito distantes no passado, para que se tivesse a oportunidade de encontrar por muito tempo ainda em torno de si muitas testemunhas que dela conservem alguma lembrana. (HALBWACHS, 1990, p. 80).

nas bordas de fronteiras entre histria, memria e tradio que se percebem aproximaes e afastamentos entre as leituras de Halbwachs (1990) e Nora (1993). De certa forma Nora (1993) se aproxima da afirmao de Halwachs (1990) de que a histria comea somente do ponto onde acaba a tradio, como se a histria surgisse da deteriorizao da memria social, e de certa forma radicaliza essa idia ao identificar os lugares da memria. No entanto, se Halbwachs (1990) entende que a memria incorporada pela histria de acordo com que os grupos que a sustentam desaparecem, Nora (1993) identifica no processo de incorporao pela histria a causa da diluio da memria.
8

A dinmica social da memria percebida como fragmentria, mltipla, provisria, movente, pois criada pelas relaes entre diferentes grupos e h tantos grupos quantas so as origens dos diferentes tempos. No h nenhum deles que se imponha a todos os grupos. (HALWACHS, 1990, p. 113) 9 Em relao distino entre a memria autobiogrfica e a memria histrica, Halbwachs (1990, p. 55) as diferencia, atribuindo primeira uma relao de apoio com a segunda, pois toda histria de vida faz parte da histria em geral, mas adverte que se a segunda mais ampla tambm resumida e esquemtica, enquanto que a primeira nos apresentaria um quadro bem mais contnuo e denso.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

159

Universidade Federal da Grande Dourados

Nora (1993) estabelece um dilogo inevitvel com Halbwachs (1990) ao discutir a forma como a memria uma experincia de apropriao do vivido por diferentes grupos, sendo portanto afetiva, atual e criativa, em contraste com uma histria que se corporifica no registro contido nas exigncias de distanciamento e crtica, de forma racional, nostlgica e limitada.
A histria reconstruo sempre problemtica e incompleta do que no existe mais. A memria um fenmeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente; a histria, uma representao do passado. Porque afetiva e mgica, a memria no se acomoda a detalhes que a confortam; ela se alimenta de lembranas vagas, telescpicas, globais ou flutuantes, particulares ou simblicas, sensvel a todas as transferncias, cenas, censura ou projees. A histria, porque operao intelectual e laicizante, demanda anlise e discurso crtico. A memria instala a lembrana no sagrado, a histria liberta, e a torna sempre prosaica. A memria emerge de um grupo que ela une, o que quer dizer, como Halbwachs o fez, que h tantas memrias quantos grupos existem; que ela , por natureza, mltipla e desacelerada, coletiva, plural e individualizada. A histria, ao contrrio, pertence a todos e a ningum, o que lhe d uma vocao para o universal. A memria se enraza no concreto, no espao, no gesto, na imagem, no objeto. A histria s se liga s continuidades temporais, s evolues e s relaes das coisas. A memria um absoluto e a histria s conhece o relativo. (NORA, 1993, p. 09).

Nora (1993, p. 7) aponta para a fora com que o presente busca guardar traos e vestgios como forma de minimizar sua voracidade diluidora, diminuindo a distncia entre a memria coletiva e a histria em uma sociedade condenada ao esquecimento pela forma vertiginosa com que se transforma e pela insistncia em registrar, arquivar e sintetizar a experincia passada, de modo tal que aquilo que lembrado apenas vestgio de algo preservado justamente porque deixou de existir. Nora (1993, p. 8) contrape a manuteno de dinmicas da memria que se mostram integradas e inconsciente de si mesmas, capazes de organizar espontaneamente o presente, e outras, nas quais o passado se dilui como herana e no antigamente dos ancestrais e no tempos indiferenciado dos heris, das origens e do mito, sendo que em ambas a histria se converteu somente vestgio ou trilha. Tal qual o sentido atribudo por Jorge Luis Borges frase latina magister dixit que expressava no a rigidez da palavra escrita, mas a flexibilidade da palavra falada10, Nora (1993) positiva a relao direta entre experincia social e memria, que evolui na dialtica da lembrana e do esquecimen-

160 160

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

to, na qual ocorrem deformaes inconscientes e sucessivas, usos e manipulaes, longas latncias e revitalizaes repentinas. Justamente a partir desse movimento dialtico que se torna socialmente necessrio a construo coletiva e social dos lugares de memria que se convertem na manifestao material e simblica de referncias e identidades, nas quais se criam tenses entre tradio e experincia. A guarda e preservao da tradio se relaciona com duas dinmicas diferentes, a experincia e intimidade da memria e a reflexo que busca criar uma reconstituio a partir da produo historiogrfica, que convergem em direo de uma herana consolidada, na qual
[...] os lugares de memria (museus, arquivos, cemitrios e colees, festas, aniversrios, tratados, processo verbais, monumentos, santurios, associaes) nascem e vivem do sentimento que no h memria espontnea, que preciso criar arquivos, que preciso manter aniversrios, organizar celebraes, pronunciar elogios fnebres, notariar atas, porque essas operaes no naturais. por isso a defesa pelas minorias, de uma memria refugiada sobre focos privilegiados e enciumadamente guardados nada mais faz do que levar incandescncia a verdade de todos os lugares de memria. Sem vigilncia comemorativa, a histria depressa as varreria. So basties sobre os quais se escora. Mas se o que eles defendem no estivesse ameaado, no se teria, tampouco, a necessidade de constitu-los. Se vivssemos verdadeiramente as lembranas que elas envolvem, eles seriam inteis. E se, em compensao, a histria no se apoderasse deles para deform-los, transform-los, sov-los e petrific-los eles no se tornariam lugares de memria. este vai-e-vem que os constitui: momentos de histria arrancados do movimento da histria, mas que lhe so devolvidos. (NORA, 1993, p. 13).

Outra perspectiva que poderia se somar as anteriores a idia de memria subterrnea elencada por Pollak (1989 e 1992), ao tratar das formas de manuteno da memria entre grupos que de alguma forma sustentam memrias marginalizadas, no como material extinto, mas como
Pitgoras no deixou uma linha escrita. Conjectura-se que no queria atar-se a um texto. Queria que o seu pensamento continuasse vivendo e se ramificando, na mente dos seus discpulos, depois de sua morte. Da provm o magister dixit, que sempre mal empregado. Magister dixit no quer dizer o mestre disse, e fim de discusso. Um pitagrico proclamava uma doutrina que provavelmente no estava na tradio de Pitgoras, por exemplo, a doutrina do tempo cclico. Se algum o atalhava isso no est na tradio, ele respondia magister dixit, o que lhe permitia inovar. Pitgoras pensara que os livros atam, ou, para dizlo nas palavras da Escritura, que a letra mata e o esprito vivifica. (BORGES, 1999, p. 301-302).
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009
10

161

Universidade Federal da Grande Dourados

outra dimenso, que embora oculta significa um esforo de subverso no silncio e nas sutilezas de suas manifestaes, e que pode aflorar em momentos de crise atravs de sobressaltos bruscos e intensos. Embora dialogando com as idias de Halbwachs (1990), para quem as relaes entre memria e histria se dariam pela incorporao da primeira pela ltima a partir das ameaas do esquecimento (ou porque fossem deixando de existir ou os grupos que a mantinham iriam desaparecendo), Pollak (1989) identifica a memria como campo de disputa entre uma elaborao oficial (da memria oficial ou nacional) e as chamadas memrias subterrneas que sobrevivem em meio s camadas populares11. Quando Pollak (1989) identifica um processo de disputas entre a memria oficial e as memrias subterrneas est, partindo da concepo de multiplicidade da memria de Halbwachs (1990) e superando-a ao incorporar o papel do conflito na anlise do sistema social. A memria ganha sua dimenso de campo de afirmao de identidades, no qual as dimenses subterrneos seriam a expresso de grupos marginalizados, silenciados, minoritrios, que buscariam o reconhecimento de sua existncia, a afirmao de seus direitos e a apropriao de sua historicidade12. CONSIDE R AE S FINAIS A biografia como objeto de estudo permite a discusso sobre os vnculos sociais e histricos que se relacionam com a forma como o personagem teve sua obra e sua trajetria lembrada ou esquecida ao longo do tempo, sua vinculao com diferentes grupos e movimentos, a produo editorial, acadmica e jornalstica, o envolvimento de instituies, da
11

Outro socilogo francs tambm chamou a ateno para esse campo de luta, utilizandose do conceito de capital simblico uma das dimenses da memria: As diferentes classes e fraes de classe esto envolvidas numa luta propriamente simblica para imporem a definio do mundo social mais conforme os seus interesses, e imporem o campo das tomadas de posies ideolgicas reproduzindo em forma transfigurada o campo das posies sociais. Elas podem conduzir esta luta quer diretamente, nos conflitos simblicos da vida quotidiana, quer por procurao, por meio da luta travada pelos especialistas da produo simblica (produtores a tempo inteiro) e na qual est em jogo o monoplio da violncia simblica legtima [...], quer dizer, do poder de impor e mesmo inculcar instrumentos de conhecimento e de expresso (taxionomias) arbitrrios embora ignorados como tais da realidade social. (BOURDIEU, 1998, p. 11-12). 12 Pollak (1989, p. 205) relaciona a construo da identidade aos critrios de aceitabilidade, de admissibilidade, de credibilidade, e atravs da constante negociao direta com os outros.

162 162

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

promoo de diferentes eventos e de acontecimentos especficos, alm de caracterizando-a como documento, mdia e manifestao poltica e cultural. Diversos estudos apontaram e discutiram o biografismo, desde suas origens literrias, seus vnculos com o subconsciente, suas relaes com o individualismo, os aspectos formais e literrios dessa forma de narrativa, suas ligaes com a indstria cultural, entre sentenas seguras sobre seus muitos vcios e poucos mritos13. A biografia como objeto de anlise oferece muitas questes a serem respondidas: os limites da idia de verdade e de representao, o papel social do mito, as relaes entre pblico e privado, as ligaes entre a narrativa e sua poca, entre diversas outras. Pensar o biografismo como forma particular de memria, dialogando com as idias de Halbwachs (1990), Nora (1993) e Pollak (1989) poderia oferecer pelo menos trs questes que nos parecem dignas de reflexo. A primeira deriva da constatao de que a existncia de uma biografia supe a ampla utilizao de foras sociais pela manuteno de uma memria, ou de um certo tipo de memria, no qual um indivduo no somente uma unidade, mas parte de um grupo e representao de ideais e expectativas que j no so subterrneas, mas que convivem junto a outras manifestaes de superfcie. A segunda, desdobrada da constatao de que esse indivduo, encarado como notvel e por si s visto como diferenciado dentro do grupo e da sociedade da qual faz parte, no representando, a priori, grupos marginalizados, silenciados, minoritrios, tambm esta situado em um campo de disputa no qual memria e esquecimento tambm se estabelecem em relao a sua trajetria de outros de seu mesmo grupo. De tal modo que as transformaes histricas e sociais podem privilegiar diferentes notveis em diferentes contextos, de modo que prpria memria oficial se altera ou se mostra capaz de incorporar variantes ou
13

O artigo j clssico de BOURDIEU (1986) sobre as construes da narrativa biogrfica e do peso da trajetria no percurso individual lembrana obrigatria quando nos referimos aos vcios do gnero, ao falar de iluso biogrfica e criao artificial de sentido. Mas Bourdieu, original em seu argumento, no nico ou pioneiro em sua crtica Freud, em carta-resposta a Arnold Zweig, ex-paciente, amigo e correspondente do psicanalista, que lhe pedia autorizao para escrever uma biografia do pai da psicanlise recusa de forma enftica o pedido: Aquele que empreende uma biografia est comprometido com mentiras, dissimulao, hipocrisia, disfarces, bajulao... A verdade biogrfica no existe... (Carta de Freud a Arnold Zweig, citada por Ernest Jones, bigrafo oficial do psicanalista, apud YORKE, Clifford. Review: Anna Freud: A Biography By Elisabeth Young-Bruehl, In: The International Journal of Psychoanalys, n. 71, p. 167, 1990).
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

163

Universidade Federal da Grande Dourados

mesmo contradies. E, finalmente, em terceiro, a percepo de que o biografismo um objeto propcio para se constatar a multiplicidade de significados e expectativas que uma mesma matria narrativa, uma trajetria individual, pode assumir em diferente obras/ autores/ pocas. Artigo recebido em 2 de setembro de 2009. Aprovado em 10 de outubro de 2009. REFERNCIAS
ABREU, Regina. A fabricao do imortal: memria, histria e estratgias de consagrao no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. ABREU, Regina. Entre a nao e a alma: quando os mortos so comemorados. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, 1994. ALBERTI, Verena. Literatura e autobiografia: a questo do sujeito na narrativa. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 66-81, 1991. BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 1989. BOAS, Srgio Vilas. Biografismo: reflexes sobre as escritas da vida. So Paulo: UNESP, 2008. BORGES, Jorge Luis. A Cabala. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Globo, 1999. v. III. BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misrias da biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005. BOURDIEU, Pierre. A iluso biogrfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana. Usos & abusos da histria oral. Rio de Janeiro: FGV, 1986. ______. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1974. ______. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. BURKE, Peter. A inveno da biografia e o individualismo renascentista. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, p 1- 14, 1997. ______. A escrita da histria: novas perspectivas. So Paulo: UNESP, 1992. ______. Histria como memria social. In: Variedades de histria cultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. CAMPOS, Paulo Mendes. Para Maria da Graa. In: Para gostar de ler, crnicas. So Paulo: tica, 1979. v. 4. CANDAU, Joel. Memria e identidad. Buenos Aires: Edicones Del Sol, 2008. CHAUSSINAND-NOGARET, Guy. Biografia. In: BURGUIRE, Andr (Org.). Dicionrio das Cincias Histricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

164 164

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

Universidade Federal da Grande Dourados

DALSSIO, Mrcia Mansor. Memria: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. In: Revista Brasileira de Histria, So Paulo: Marco Zero/ANPUH, v. 13, n. 25/ 26, p. 97103, set. 1992/ ago. 1993. DIAS DUARTE, Luiz Fernando. A construo social da memria moderna. Trs ensaios sobre pessoa e modernidade. In: Boletim do Museu Nacional, Rio de Janeiro, n. 41, ago. 1983. (Nova Srie: Antropologia). DOSSE, Franois. El arte de la biografia. Mxico: Universidad Ibero Americana, 2007. ELIADE, Mircea. A regenerao do tempo. In: ______. Mito do eterno retorno. So Paulo: Mercuryo, 1992. ______. Mito e realidade. So Paulo: Perspectiva, 1986. FERREIRA, Tania Maria Tavares Bessone da Cruz. Histria e prosografia. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTRIA - ANPUH-RJ, 10., 2002. Anais Eletrnicos... Disponvel em: < ww.rj.anpuh.org/ A nais/ 2002/ Conferencias/ Ferreira%20Tania%20M%20T%20B.doc> . Acesso em: 15 fev. 2009. FOURNIER, Marcel. Para reescrever a biografia de Marcel Mauss... In: Rev ista Brasileira de Cincias Sociais, v. 18, n. 52, p. 5-13, jun. 2003. GALVO, Walnice Nogueira. A voga do biografismo nativo. In: Estudos Av anados, USP, So Paulo, 19 (55), p. 351-366, 2005. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiv a. So Paulo: Vrtice, 1990. HISGAIL, Fani (org.). Biografia: sintoma da cultura. So Paulo: Hacker Editores/ Cespuc, 1996. KOFES, Suely. Itinerrio, em busca de uma trajetria. In: Uma trajetria, em narrativ as. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. LE GOFF, Jacques. Memria. In: Histria e memria. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994. LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiogrfico: de Rosseaus a Internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008. LEVI, Geovanni. Usos da biografia. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana. Usos e abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. LEVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edies 70, 1987. LLOSA, Mario Vargas. A verdade das mentiras. So Paulo: Arx, 2004. LORIGA, Sabina. Biographical and historical writing in the 19th and 20th Centuries. Transitions to Modernity Colloquium. The MacMillan Center, Yale University, 18 fev. 2008. Disponvel em: < http://www.yale.edu/ macmillan/ transitionstomodernity/ papers/ SabinaLoriga.pdf> . Acesso em; 12 maio 2009. MIGUEL, Luis Felipe. Em torno do conceito de mito poltico. Revista DADOS, Rio de Janeiro: IUPERJ - Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, 1998.
Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

165

Universidade Federal da Grande Dourados

MOMIGLIANO, Arnaldo. History and biography. In: FINLEY, Moses (Org.). The legacy of Greece. Oxford: University of Oxford Press, 1984. MUSIEDLAK, Didier. Biografia e histria. Reflexes metodolgicas. In: Revista Esboos, Florianpolis: UFSC, n. 15, p. 103-109, 2006. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. In: Projeto Histria, So Paulo: PUC, n. 10, p. 07-28, dez. 1993. PAIS, Amlia Pinto. Para compreender Fernando Pessoa. 1. ed. Porto: Areal Editores, 1999. POLLAK, Michael. Memria, esquecimento, silncio. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. QUADROS, Antnio. Fernando Pessoa - vida, personalidade e gnio. 2. ed. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1984. (Col. Estudos Portugueses, n. 15). SANTOS, Myrian. O pesadelo da amnsia coletiva. Um estudo sobre os conceitos de memria, tradio e traos do passado. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 3, ano 8, out. 1993, ANPOCS 23. SCHMIDT, Benito Bisso. A biografia histrica: o retorno do gnero e a noo de contexto. In: GUAZZELLI, Csar Augusto Barcellos et al. Questes de teoria e metodologia da histria. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 121-129. ______. Biografia: um gnero de fronteira entre a Histria e a Literatura. In: RAGO, Margareth; GIMENES, Renato A. O. Narrar o passado, repensar a histria. Campinas: IFCH UNICAMP, 2000. p. 193-202. SELIGMANN-SILVA, Mrcio. Reflexes sobre a memria, a histria e o esquecimento. In: ______. Histria, memria, literatura. O testemunho na era das catstrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003. p. 59-85. VASCONCELOS, Mario Cesariny de. Louvor e simplificao de lv aro de Campos. Lisboa: Contraponto, 1953. VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografias: conceitos alternativos em construo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.

166 166

Fronteiras, Dourados, MS, v. 11, n. 20, jul./dez. 2009

You might also like