You are on page 1of 3

- O Renascimento e a formao da mentalidade moderna.

OS NOVOS VALORES EUROPEUS

A - O Renascimento e a formao da mentalidade moderna: Renascimento: (nascer de novo) - Movimento literrio, artstico e filosfico inspirado na Antiguidade Clssica, iniciado no sc. XV na Itlia, que colocava o Homem no centro das atenes. - Este movimento iniciou-se em Itlia mas rapidamente se estendeu Frana, Inglaterra e Espanha. A Europa, nos sculos XV e XVI, despertou para um mundo novo, valorizando a vida e o Homem. Os novos valores o individualismo, o esprito crtico, a curiosidade cientfica - vo gerar uma nova mentalidade, fundamentada na valorizao do Homem.

Factores que deram origem ao Renascimento: 1. Prosperidade (desenvolvimento) econmica das vrias cidades comerciais

italianas (Florena, Gnova e Veneza) que competiam econmica e culturalmente entre si. 2. romanos. 3. Existncia de um forte mecenato exercido por senhores laicos e eclesisticos, Proximidade da Antiguidade Clssica. Vestgios, runas, livros e obras de arte gregos e

principalmente pelas famlias Mdicis e Sforza. 4. Rejeio da cultura medieval: criao de universidades, bibliotecas e academias.

MECENATO: Proteco dada a intelectuais e artistas por homens ricos. Este termo deriva de Mecenas, nome de um amigo e conselheiro do imperador romano Augusto, que desenvolveu um papel notvel na proteco das artes e das letras.

CARACTERSTICAS DA MENTALIDADE RENASCENTISTA: 1. ANTROPOCENTRISMO- o homem como centro de atenes e de estudo.

Antropos + centrismo (Renascimento) Homem Centro

Teo + centrismo (Medieval) Deus

2.

HUMANISMO valorizao do Homem atravs da inspirao nos modelos clssicos (at a o homem

estava ao servio de Deus) 3. 4. 5. 6. INDIVIDUALISMO interesse do Homem por si prprio, desejo de fama e glria. CLASSICISMO inspirao nos modelos clssicos greco-romanos. NATURALISMO - estudo da natureza baseada na observao e na experincia. ESPRITO CRTICO recusa do dogmatismo e do saber livresco.

HUMANISMO EUROPEU: Os humanistas eram normalmente indivduos provenientes da burguesia com um elevado grau de cultura. Dominavam o latim e o grego e inspiravam-se nos autores greco-latinos. Destacam-se como Humanistas no sc. XVI:

Erasmo de Roterdo (Pases Baixos) O elogio da loucura Thomas More (Ingls)? A utopia; Nicolau Maquiavel (Italiano) O Prncipe; Para a divulgao dos humanistas e das suas obras muito contribuiu: A inveno da imprensa, no sc. XV, por Gutemberg.

Miguel

de

Cervantes

(Espanhol)

D.

Quixote de la Mancha Shakespeare (ingls) Romeu e Julieta Lus de Cames Os Lusadas

o Vantagens: imprimir maior quantidade de livros, em menos tempo o que os tornava mais baratos, portanto mais acessveis a um maior nmero de pessoas.

A AMPLIAO DOS CONHECIMENTOS E O DESPERTAR DO CONHECIMENTO CIENTFICO Naturalismo Conhecimento da Natureza: - anlise de plantas e animais; - estudo da anatomia humana; - estudo do Mundo; - estudo dos astros. Mtodo cientfico: experimentalismo e sujeio ao esprito crtico de todos os dados em estudo.

REAS DO AVANOS SABER Nicolau Coprnico defendeu a teoria heliocntrica contra o Geocentrismo de Ptolomeu Andr Veslio estudou a circulao do sangue;

Astronomia

Medicina

Ambroise Par desenvolveu um mtodo de estancar hemorragias;

Matemtica

Pedro Nunes inventou o nnio e escreveu o livro O Tratado da Esfera Duarte Pacheco Pereira Esmeraldo de Situ Orbis (descreve a fauna e flora desconhecida na Europa bem como povos de culturas diferentes) Garcia da Orta escreveu Colquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais na ndia guia teraputico uso medicinal das plantas orientais

Geografia

Botnica

O Homem ideal do Renascimento que reuniu todos os saberes foi LEONARDO DA VINCI

You might also like