You are on page 1of 9

Alecrim-do-campo

Nome cientfico: Baccharis dracunculifolia DC. Sinonmia popular: Vassourinha Sinonmia cientfica: Baccharis bracteata Hook. & Arn. amlia: Compositae !artes usadas: olhas" ramos !rincpio ati#o: $ermacreno%D" biciclo&ermacreno" deri#ados prenilados do 'cido coumarnico" artepilina C e deri#ados do 'cido cin(mico. !ropriedade terap)utica: Anti%inflamat*ria. +ndica,-o terap)utica: ebre" problemas hep'ticos" disfun,-o estomacal e feridas.

.ri&em
Nati#o da Am/rica do Sul.

Descri,-o
!lanta daninha mais conhecida pelo nome 0alecrim do campo1" di*ica com as infloresc)ncias masculinas e femininas. 2 um arbusto perene 3ue pode atin&ir at/ 4 m de altura e cresce espontaneamente em 'reas de pasta&ens 5por isso / tamb/m considerada planta in#asora6 no 7stado de S-o !aulo e em todo o Brasil. Sua resina / coletada e processada por abelhas" especialmente abelhas da esp/cie Scaptotrigona conflita" 3ue produ8em a conhecida pr*polis #erde" assim denominada pelo e9cesso de clorofila % 3ue / t-o cobi,ada pelo mercado internacional" sobretudo o :apon)s" por conter propriedades antiinflamat*rias" antimicrobianas" antio9idante e antitumoral. ;uase n-o e9istem subst(ncias naturais descobertas recentemente 3ue se tornaram populares e foco de pes3uisa cientfica do 3ue a pr*polis #erde e a #ermelha.

<ma caracterstica dos compostos fen*licos das pr*polis analisadas e da esp/cie #e&etal de B. dracunculifolia foi a alta propor,-o de artepilina C e outros deri#ados do 'cido cin(mico. Com base nas e#id)ncias fito3umicas" B. dracunculifolia foi identificada como a principal fonte #e&etal das pr*polis produ8idas nos estados de S-o !aulo e =inas $erais. 7ssa / possi#elmente a ra8-o de muitas ind>strias terem sido construdas em torno da pr*polis. As principais 'reas de aplica,-o de pr*polis na medicina s-o as doen,as respirat*rias e c(ncer" al/m de outras doen,as e enfermidades causadas por radicais li#res.

Curiosidade

?amos de alecrim%do%campo s-o amarrados em fei9es e utili8ados como # limpe8a de cin8as de fo&-o a lenha. !ossi#elmente essa / a ra8-o da plan @#assourinha@.

<so medicinal
Amplamente utili8ada na medicina caseira com a infus-o das folhas para problemas hep'ticos" disfun,-o estomacal e como anti%inflamat*rio. Seus componentes 3umicos est-o sendo estudados para combate ao c(ncer. Al&uns estudos indicam 3ue a planta tem potencial como fitoter'pico para tratamento de >lcera &'strica. 7studos de literatura relatam o uso medicinal e reli&ioso do 0alecrim%do%campo1 comerciali8ado em mercados e feiras li#res no ?io de Aaneiro" assim como a utili8a,-o das folhas para feridas e o uso dos ramos" em decocto" como antifebril. Seus *leos essenciais s-o compro#adamente efica8es contra al&umas bact/rias. =at/rias publicadas na $lobo ?ural 5#e:a Referncias6 destacam a perspecti#a de se e9trair a pr*polis #erde diretamente do alecrim%do%campo ao in#/s de coletar a produ,-o das abelhas. Se&undo estudos" o controle de 3ualidade da pr*polis / complicado 3uando a produ,-o / feita pelas abelhas" uma #e8 3ue a composi,-o 3umica desse produto est' su:eita a di#ersas #aria,Bes sa8onais como a coleta de mat/ria%prima pelos insetos ao lon&o das esta,Bes do ano. Al/m disso" a sali#a da abelha 3ue /

misturada durante o preparo da resina tamb/m interfere na produ,-o. A' isso n-o ocorre no culti#o da planta" o 3ue poderia padroni8ar a fabrica,-o de rem/dios. Conse&uiu%se compro#ar em testes preliminares feitos in #itro 3ue os e9tratos do alecrim%do%campo ti#eram a mesma ati#idade 3ue a pr*polis #erde ao impedir a prolifera,-o do Streptococcus mutans" o principal a&ente causador da c'rie. <m outro estudo descobriu 3ue o alecrim%do%campo tamb/m tem propriedade antio9idante sobre os neutr*filos" um tipo de c/lula 3ue prote&e o or&anismo contra infec,Bes. A planta conse&ue @se3uestrar@ radicais li#res respons'#eis pelo processo de en#elhecimento e doen,as como artrite e o mal de Al8heimer.

.utros usos
A madeira ser#e para lenha. 2 uma planta pioneira" r>stica" indicada para re&enerar 'reas de&radadas.

ornece sombreamento para pl(ntulas de 'r#ores mais sens#eis. !rodu8 &rande 3uantidade de sementes.

Colabora,-o

Carsila San&ior&i ?osenfeld" Comunic*lo&a" S-o !aulo 5S!6. DEF4.

?efer)ncias

Constituintes 3umicos e ati#idade farmacol*&ica de Baccharis dracunculifolia DC. Baccharis dracunculifolia" the main botanical source of Bra8ilian &reen propolis" displaGs antiulcer acti#itG. ?eser#a Vello8ia =atamba Nectar

You might also like