You are on page 1of 8

Azedinha

Nome cientfico: Oxalis acetosella L. Sinonmia popular: Oxlida-azeda Sinonmia cientfica: Acetosella alba (D.Don !untze "amlia: Oxalidaceae #artes usadas: "ol$as frescas #rincpio ati%o: &cido asc'rbico( mucila)em( oxalatos (cido oxlico e oxalato cido de potssio . #ropriedade terap*utica: "ebrfu)a( diur+tica( refrescante( depurati%as nas inflama,-es intestinais e da bexi)a (nefrites ( expectorante( adstrin)ente( desopilantes e descon)estionantes do f)ado (indicado na ictercia ( antiescorb.tico pelo teor de %itamina /. 0ndica,1o terap*utica: 0nflama,-es intestinais e da bexi)a( constipa,1o( feridas( )en)i%ite( febre.

Ateno
N1o confundir esta azedin$a (Oxalis acetosella L. com outra azedin$a (Rumex acetosa L

Nome em outros idiomas


Sauer2lee: alem1o Acederilla( alelu3a: espan$ol All+luia: franc*s 4ood sorrel: in)l*s Acetosella: italiano

Partes usadas
"ol$as frescas. As fol$as secas perdem 5uase todas as suas propriedades terap*uticas.

Uso medicinal
#or suas propriedades febrfu)a( diur+tica e refrescante + muito apreciada por todos a5ueles 5ue se %oltam para a natureza para curar e pre%enir os seus males. O seu sabor cido + muito a)rad%el. 6uem 5uiser uma cura branda( mas contnua( contra as inflama,-es intestinais e da bexi)a pode misturar al)umas fol$as frescas 7 salada. 8icas em %itamina /( as fol$as s1o tamb+m um rem+dio eficaz contra a constipa,1o. #ara uso externo( ela possui um efeito adstrin)ente em feridas( a9udando com isso a uma cicatriza,1o mais rpida. /ompressas de fol$as esma)adas ser%em para reduzir os inc$a,os. Anti)amente as fol$as frescas eram masti)adas para curar casos de )en)i%ite.

Dosagem indicada
Abscessos frios (cataplasma : misturar um pun$ado de fol$as frescas( cozidas e mornas( com uma col$er de azeite purssimo( aplicando sobre o abscessos com um peda,o de )aze. Diurtico (decoc,1o : fer%er por : minutos( :;) de fol$as em um litro de )ua. /onsumir o l5uido frio( em calicezin$os durante o dia. 0nfus1o: com as mesmas doses da decoc,1o( obter um medicamento mais sua%e. Febre (decoc,1o : fer%er em um litro de )ua <;) de fol$as. Ado,ar um pouco e beber em calicezin$os durante o dia. Intestinos (inflama,-es( decoc,1o : colocar em uma panelin$a =:) de azeite com :;) de fol$as frescas de azedin$a( >:) de fol$as frescas de ceref'lio( >:) de fol$as de alface e >:) de fol$as de beterraba. "er%er tudo at+ 5ue as fol$as este9am cozidas. #assar o l5uido por um peda,o de tela( apertando bem para extrair todo o l5uido. ?eber uma col$er de $ora em $ora at+ a inflama,1o desaparecer.

Uso culinrio
@m pun$ado de fol$as frescas picadas pode ser adicionado 7 saladas( conferindo-l$es um a)rad%el e estimulante sabor cido. #ode tamb+m ser utilizado para enri5uecer o sabor de sopas de le)umes e mol$os.

Contraindicaes, efeito colateral


A planta( utilizada por propriedades estimulantes desde a anti)uidade( de%e ser usada com modera,1o. #or ter um alto teor de cido oxlico( de%e-se limitar o uso principalmente por a5ueles 5ue sofrem de clculos renais. /ontraindicado tamb+m em casos de )astrite. A importante n1o exceder a dose para e%itar efeitos t'xicos. O consumo exa)erado desta planta induz a sintomas de intoxica,1o. O cido oxlico contido nesta planta na forma de oxalato cido de potssio reduz a absor,1o do clcio por parte do or)anismo.

Curiosidades

O nome do )*nero oxalis %em do )re)o 'xos( vinagre( de%ido 7 caracters condimentar de suas fol$as e o termo + refor,ado pelo nome da esp+cie.

8efer*ncias

Plantas medicinais. "ran,ois ?alm+. The Macdonald Enc clo!edia of Medicinal Plants. 8oberto /$ie9. "uide to #erbs $ %!ices. Simon B Sc$uster. Plantas medicinais. Cn Dol2 B Cir Stodola. Plantas &ue curam. Editora Fr*s. Plantas Flores medicinales. Aldo #oletti.

Plantas medicinales. Grau( Cun)( HIn2er. "eheimnisse und #eil'r(fte der Pflanzen. 8eaderJs Di)est.

You might also like