You are on page 1of 15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

Questo 1 de 30
Disciplina: Pedagogia NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Quando a escola capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedaggico, pode propiciar uma educao de qualidade e exercer sua autonomia pedaggica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas aes e seus resultados. Sobre a autonomia construda, correto afirmar que: I- ocorre medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades. II- objetiva ampliar os espaos de deciso e participao da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instncias coletivas. III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno. IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades. O correto est somente em: Respostas A.I e IV. B.I, II e III. C.I e III. D.I, III e IV.

Questo 2 de 30
Disciplina: Pedagogia NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimenses pedaggica, administrativa, financeira e jurdica contribuem para o xito da organizao de seu trabalho. Numere a 2 coluna de acordo com a 1, relacionando as dimenses com suas caractersticas.

rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade

1/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

A seqncia correta est em: Respostas A.2, 3, 1 e 4. B.2, 4, 1 e 3. C.4, 3, 2 e 1. D.4, 3, 1 e 2.

Questo 3 de 30
Disciplina: Pedagogia NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A autonomia significa gesto centrada na escola, mas tambm aumento de flexibilidade, alteraes no sistema de controle e desburocratizao dos processos administrativos. Alm disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitir atender s necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que: Respostas A.a autonomia administrativa assim como, a autonomia curricular nem sempre supe a autonomia financeira, difcil de ser efetivada mesmo quando os sistemas de ensino fazem o repasse de verbas diretamente s escolas. B.a autonomia organizacional definida estruturalmente, dificilmente assegura o vnculo da escola com os demais nveis do sistema e, conseqentemente, no garante a sua liberdade de deciso s aes administrativas e pedaggicas. C.a autonomia da escola, como um todo, algo que se conquista, apesar de depender de instncias superiores. D.a autonomia deve ser compreendida tanto no nvel pedaggico como no nvel administrativo, pois a viabilizao de qualquer proposta pedaggica depende de medidas administrativas.

Questo 4 de 30
Disciplina: Pedagogia No campo pedaggico, o planejamento escolar tem-se constitudo em uma das importantes atividades, cuja caracterstica tem sido o seu carter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuao:
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 2/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

I. Realizar diagnstico e anlise parcial da realidade da escola, buscando informaes da comunidade. II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a poltica e as diretrizes do sistema escolar com as intenes, expectativas e decises da equipe da escola. III. Propor atividades permanentes de reflexo e ao. IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcanados. V. Prever contnua ao, reflexo e deliberao dos educadores sobre a prtica em curso. Esto corretas apenas: Respostas A.I e III B.II, III e IV C.II, III e V D.I, IV e V E.IV e V

Questo 5 de 30
Disciplina: Pedagogia processo de organizao escolar dispe de elementos constitutivos que so, na verdade, instrumentos de ao mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ao, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira. ( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenao do esforo coletivo do pessoal da escola. ( 2 ) Organizao ( ) Processo de explicitao dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los. ( 3) Direo/Coordenao ( ) Aes de capacitao e aperfeioamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competncias. ( 4 ) Formao continuada ( ) Comprovao e reflexo do funcionamento da escola. ( 5 ) Avaliao ( ) Atividade que envolve a racionalizao de recursos e a viabilizao de condies para realizar o que foi planejado. ( 6 ) Pesquisa A seqncia correta : Respostas A.5, 4, 1, 6, 2 B.4, 3, 5, 2, 1 C.5, 2, 4, 3, 1 D.6, 3, 5, 4, 2 E.3, 1, 4, 5, 2

Questo 6 de 30
Disciplina: Pedagogia Uma gesto escolar democrtica e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoo de princpios bsicos. Nesse sentido, podem ser considerados princpios bsicos dessa gesto: I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa. II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 3/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

III. O processo de tomada de decises deve basear-se em informaes concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus mltiplos aspectos. IV. Constante aperfeioamento profissional, poltico, cientfico e pedaggico para parte da equipe escolar. V. Avaliao compartilhada. Esto corretas apenas: Respostas A.I, II e III B.III e V C.II e IV D.I, II e V E.I, III e IV

Questo 7 de 30
Disciplina: Pedagogia Assinale a alternativa correta: Respostas A.Pesquisas na rea da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento est associado apenas construo do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos. B.Pesquisas na rea da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento est associado apenas construo do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais. C.Pesquisas na rea da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento est associado tanto construo do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos. D.Pesquisas na rea da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subrbios, no est associado a nenhum discurso.

Questo 8 de 30
Disciplina: Pedagogia NAS QUESTES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A teoria interdisciplinar da educao enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espao onde esta se desenvolve e a forma de interveno didtica. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parnteses. Assinale depois, a alternativa que contm a seqncia correta, de cima para baixo: ( ) O novo papel do professor de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas prticas pedaggicas lance mo da pesquisa como princpio educativo e assim, forme novos sujeitos crticos e reflexivos. ( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ao conjunta de grupo, que visa a formao do cidado, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participao no processo. ( ) O professor prope atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informaes e dados novos para os debates em aula. Desde o incio, os alunos so colocados em situaes concretas, e so orientados para aprender na ao. ( ) O espao da sala de aula o espao privilegiado das construes e (re)construes. Deve constituir-se num ambiente de transmisso de valores socioculturais. A realidade social o ponto de partida dos fenmenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 4/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

( ) A (re)significao do espao escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensvel, rompe com a dimenso temporal e constri o desenho de formao do aluno e do professor. A seqncia correta : Respostas A.F, V, V, F, V B.V, V, V, F, V C.F, V, V, V, F D.V, V, F, V, F

Questo 9 de 30
Disciplina: Pedagogia Um dos mais dramticos problemas da educao escola brasileira o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta: Respostas A.Trata-se de uma estatstica nacional a respeito da reprovao nas sries iniciais do ensino, que continua muito alta. B.O fracasso escolar o resultado exclusivo de condies sociais desfavorecidas, j que ele desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade. C.O conceito relativo ao ideal de excelncia escolar que cada sociedade se impe, assim, podemos dizer que a prpria escola quem "produz" o fracasso. D.O fracasso, numa educao liberal como a nossa, de responsabilidade do indivduo, j que o ensino igual para todos (princpio republicano). E.O fracasso pode ser maquiado atravs dos Ciclos de Aprendizagem que, alis, foram criados com este objetivo.

Questo 10 de 30
Disciplina: Pedagogia NAS QUESTES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Conforme a Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial estabelecida na 32 Conferncia Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimnio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domnios: Respostas A.Esculturas e prticas sociais, rituais e festivais. B.Prdios histricos e conhecimentos e prticas relacionados com a natureza e o universo. C.Pintura e expresses orais. D.Artes do espetculo e as tcnicas prprias do artesanato local.

Questo 11 de 30
Disciplina: Pedagogia
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 5/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

A prtica administrativa e pedaggica e a organizao do currculo e das situaes de aprendizagem dos sistemas de ensino devero, de acordo com a LDB, estar em consonncia com os fundamentos estticos, polticos e ticos do novo ensino mdio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a: Respostas A.sensibilidade, igualdade e solidariedade B.sensibilidade, igualdade e identidade C.igualdade, solidariedade e diversidade D.identidade, diversidade e sensibilidade E.criatividade, identidade e igualdade

Questo 12 de 30
Disciplina: Pedagogia A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental composta por representantes da direo, da orientao educacional, da coordenao pedaggica e pelo professor regente da turma resolveu fazer as seguintes recomendaes para um aluno da 4. srie, que apresentava dificuldades de aprendizagem na rea de leitura e escrita, e para sua famlia: I procurar um professor particular para reforar o trabalho realizado em sala de aula; II maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa; III retirada da televiso e de sua diverso predileta, pelos pais, at que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno. Com base nessas recomendaes, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliao deve Respostas A.exigir a observao individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construo do conhecimento, refletindo e investigando razes para as dificuldades identificadas. B.ter como foco primordial o aluno e desconsiderar a organizao de tempos e espaos da escola para atendimento de situaes especficas. C.buscar abranger todos os aspectos do processo de conhecimento como construo histrica, singular e coletiva do sujeito D.promover o desenvolvimento no s do aluno, mas tambm do professor e de todas as dimenses da escola. E.resultar em reflexo constante de todos os segmentos que constituem o processo de ensino-aprendizagem, como forma de superar as dificuldades, reeducando os envolvidos

Questo 13 de 30
Disciplina: Pedagogia Sobre a gesto democrtica da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa). ( ) Democratizar a educao, tambm, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo comeam a se configurar, facilitadas pela presena do computador na vida de um grande contingente de crianas, mas no de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de excluso social. A gesto tecnolgica deve ser includa no processo de gesto democrtica da escola. ( ) A discusso sobre autonomia da Escola e gesto democrtica passa pela definio de responsabilidades do poder pblico: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famlias, alunos e comunidade. ( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratizao da educao tm colocado o foco sobre o vnculo sistmico entre educao, conhecimento e desenvolvimento e a nfase no ensino fundamental e mdio, no profissional e no desenvolvimento tecnolgico. ( ) Os novos padres de gesto educacional fortalecem a gesto e ampliam a autonomia atravs do compromisso na elaborao e
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 6/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

implementao do Projeto Poltico-Pedaggico da escola. ( ) O foco na escola leva o estado a definir aes de polticas educacionais voltadas gesto democrtica, autonomia escolar, ao financiamento da educao e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e contedos com vistas incluso social. Assinale a alternativa que contm a seqncia correta. Respostas A.VVFFV. B.VVVVV. C.FVFVV. D.VFVFF. E.FVVFV

Questo 14 de 30
Disciplina: Pedagogia Ocupa-se dos valores: Respostas A.A teoria epistemolgica. B.A teoria antropolgica. C.A teoria axiolgica. D.A teoria construtivista. E.A teoria sociolgica.

Questo 15 de 30
Disciplina: Pedagogia Ocupa-se dos valores: Respostas A.A teoria epistemolgica. B.A teoria antropolgica. C.A teoria axiolgica. D.A teoria construtivista. E.A teoria sociolgica.

Questo 16 de 30
Disciplina: Pedagogia A cultura da infncia est presente no dia-a-dia da pr-escola. Para que haja a valorizao dessa cultura e o estmulo s produes da criana, necessrio que haja, tambm, a valorizao e o respeito cultura do professor. Para que isso acontea, efetivamente, a instituio de Educao Infantil deve trabalhar: Respostas A.analisando as histrias de vida dos responsveis, para melhor entender o comportamento e as preferncias das crianas. B.pesquisando as diferentes culturas das comunidades do entorno, promovendo visitas e levando as crianas a conhecerem suas origens C.considerando os contedos programticos exigidos pelas secretarias de educao no que diz respeito a artes, movimento, msica e natureza e sociedade
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 7/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

D.elaborando, coletivamente, objetivos educacionais que sejam o fruto da contnua interao entre os profissionais, levando em conta as diferentes culturas E.elaborando e programando a proposta pedaggica da escola baseada nas expectativas dos responsveis.

Questo 17 de 30
Disciplina: Pedagogia De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discusso sobre a importncia da gesto democrtica na Escola Pblica surgiu a partir da dcada de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir. I. Visando atender as presses populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficcia, excelncia e eficincia, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedaggicas. II. A Educao Bsica constituda pela Educao Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Mdio, sendo direito pblico e subjetivo. III. A luta pela democratizao da educao bsica assume aspecto de ampla defesa do direito escolarizao para todos, universalizao do ensino e defesa de maior participao da comunidade na gesto da Escola. Assinale a alternativa que contm a resposta correta. Respostas A.Apenas a I est correta. B.Apenas a II est correta. C.Apenas a III est correta. D.II e III esto corretas. E.I, II e III esto corretas.

Questo 18 de 30
Disciplina: Pedagogia A organizao do ensino em ciclos, com regime de progresso continuada, no supe diminuio ou eliminao de mecanismos de avaliao. Ao contrrio, este regime demanda uma ampliao das prticas de avaliao em seus diferentes nveis e tipos, visando melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes nveis de avaliao est a institucional que, num mbito interno, em regime de progresso continuada, deve ter como objetivo: Respostas A.estabelecer critrios de seleo de alunos para a passagem entre sries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola. B.analisar os procedimentos pedaggicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientaes e corrigir trajetrias, a partir de definies do conselho de escola. C.oferecer subsdios para a composio do projeto polticopedaggico da instituio e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnsticos e de regras de reteno. D.medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados Secretaria Estadual de Educao. E.elaborar relatrios sintticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gesto, constituindo- se como documentos a serem apresentados comunidade escolar.

Questo 19 de 30
Disciplina: Pedagogia
implementao das aes de nmero 5 levantam as seguintes
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 8/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

questes para a escola: I participao, tomando a escola como espao de atuao pblica dos alunos; II normas e regras, enfatizando-as como organizao coletiva; III projetos, favorecendo a compreenso da multiplicidade de aspectos que compem a realidade; IV valores morais, legitimando o pensamento dos professores e demais autoridades. Esto corretas as questes:

Respostas A.I e II, apenas. B.II e IV, apenas. C.I, II e III, apenas. D.I, II e IV, apenas. E.II, III e IV, apenas.

Questo 20 de 30
Disciplina: Pedagogia Uma das alternativas abaixo no diz respeito efetivao do princpio de gesto democrtica na escola. Assinale-a. Respostas A.Participao e envolvimento dos profissionais da educao na discusso e elaborao do projeto pedaggico. B.Vinculao entre educao escolar, o trabalho, a prtica social, incluso e projetos de acelerao C.Participao e envolvimento da comunidade escolar e local na composio dos conselhos escolares D.Articulao entre famlia e comunidade criando processos de integrao entre sociedade escola E.Envolvimento da comunidade escolar e usuria na tomada de decises e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.

Questo 21 de 30
Disciplina: Pedagogia

rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade

9/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

Resultados como estes supem, da parte do professor, a disponibilidade para o desenvolvimento de competncias, dentre as quais se destaca a de ser participante da administrao escolar. Segundo Perrenoud (2000), uma atuao profissional com nfase nesta competncia significa: Respostas A.estabelecer normas administrativas e manter contato com os rgos centrais do sistema de ensino. B.elaborar planos de curso e ministrar aulas dos vrios componentes curriculares. C.compor a administrao dos recursos da escola e a coordenao da instituio, com todos os seus parceiros. D.preparar o regimento interno da instituio e estabelecer as bases curriculares. E.firmar parcerias com a famlia e a comunidade e fiscalizar as escolas do entorno.

Questo 22 de 30
Disciplina: Pedagogia

A qualidade da ao docente se torna explcita em cada dimenso da docncia. Segundo Rios (1992), estas dimenses so: Respostas A.tcnica, esttica, poltica e tica. B.potica, prtica, terica e pedaggica. C.social, afetiva, cognitiva e motora.
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 10/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

D.racional, subjetiva, criativa e relacional. E.biolgica, psquica, metacognitiva e transcendente.

Questo 23 de 30
Disciplina: Pedagogia

O projeto pedaggico favorece o desenvolvimento de um trabalho escolar de qualidade quando : Respostas A.produzido pela equipe de gesto escolar, executado pelos docentes e voltado para os alunos. B.calcado nos pressupostos da LDB, referendado pelas autoridades governamentais e produzido pelos discentes. C.construdo pela Secretaria de Educao, produtor de autonomia escolar e incentivador de uma prtica social transformadora. D.executado pelos docentes, voltado para a comunidade local e pautado numa concepo neoliberal. E.elaborado coletivamente, democratizador do ensino e um instrumento em permanente construo.

Questo 24 de 30
Disciplina: Pedagogia

As afirmaes abaixo dizem respeito ao interesse e motivao dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 11/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

I Uma aprendizagem de enfoque profundo aquela em que o aluno demonstra inteno de compreender e forte interao com o contedo, dependendo unicamente da predisposio e motivao do educando. II Na aprendizagem de enfoque superficial, h inteno de cumprir os requisitos da tarefa e ausncia de reflexo sobre os propsitos ou estratgias. III O que o aluno traz a cada situao concreta no se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve tambm aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representaes que faz de si, dos outros e do ambiente. IV A motivao e o interesse esto relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante. De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, so corretas as afirmaes: Respostas A.I e II, apenas. B.I e III, apenas. C.II e III, apenas. D.III e IV, apenas. E.II, III e IV, apenas.

Questo 25 de 30
Disciplina: Pedagogia A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traado, a equipe definiu os objetivos, a poltica e a organizao da ao. Os trechos abaixo foram extrados do plano. I Promover o encerramento do ano letivo com a participao das famlias dos discentes, a fim de aprofundar a interao famliaescola. II Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que sero encaminhados aos familiares com uma semana de antecedncia. III Realizar ampla divulgao das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicao, de acordo com os destinatrios. Assinale a opo que classifica corretamente um destes trechos do plano. Respostas A.

B.

C.

D.

rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade

12/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

E.

Questo 26 de 30
Disciplina: Pedagogia

A realidade profissional de Joana um produto das transformaes que vm ocorrendo no mundo do trabalho e da educao. Tais transformaes, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mnimo. Assinale a opo que apresenta, corretamente, caractersticas de cada um desses momentos do sistema capitalista. Respostas A.

B.

C.

D.

E.

Questo 27 de 30
Disciplina: Pedagogia
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 13/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

Numa reunio de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexo dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justia social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrrio leitura, argumentando que, para uma reunio de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares. Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente discusso proposta, qual deveria ter sido a contraargumentao da Diretora, com base na concepo de flexibilidade curricular? Respostas A.Esses valores devem estar presentes para a construo de um projeto de formao humana e no s intelectual. B.A discusso desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientao da Lei de Diretrizes e Bases. C.A compreenso desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientaes das polticas pblicas, quanto da implantao dos ciclos de aprendizagem. D.A reflexo sobre esses valores deve fazer parte da formao continuada dos professores, j que essa reflexo negligenciada nos cursos de formao. E.Os pais e responsveis pelos alunos exigem que a escola d formao moral s suas crianas discutindo esses valores.

Questo 28 de 30
Disciplina: Pedagogia "Estar implicado em um processo de inovao convida a tomar conscincia das diferentes fontes e formas de liderana." (Thurler, 2001). Entre estas, correto afirmar que, na liderana voltada para a(s): Respostas A.transformao, a meta a melhoria das competncias individuais e coletivas, objetivando mudana durvel na maneira de o grupo pensar e agir. B.posio no sistema social, a liderana se d por meio de uma delegao de poder pelo corpo docente, com tempo de exerccio limitado. C.formao ou acompanhamento, o Diretor da escola no interfere demais nas prticas de sala de aula e os professores manifestam lealdade s suas decises. D.cultura, a liderana exercida por lderes que acompanham e aconselham os docentes durante a implantao de inovaes. E.transaes, os lderes direcionam a maneira como os profissionais conseguem agir em coerncia com seus valores e crenas.

Questo 29 de 30
Disciplina: Pedagogia Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gesto o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando: Respostas A.a interiorizao e a apropriao ativas do processo de mudana pelos professores so acentuadas, em uma perspectiva de profissionalizao interativa. B.o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanas que deseja empreender.
rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade 14/15

26/09/13

Questes Pedagogia - papel-politico-pedagogico-e-organicidade | Rota dos Concursos

C.se delega poder coordenao pedaggica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores. D.se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos contedos curriculares e ao desenvolvimento docente. E.se amplia o campo de atuao de determinado professor que apresenta competncias para uma tarefa necessria escola.

Questo 30 de 30
Disciplina: Pedagogia Reconhecer o estabelecimento escolar como "organizao aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, tambm, que: Respostas A.o projeto de formao deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importncia social. B.a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formao que seja fundamentado na reflexo crtica em torno de um tema central. C.as estratgias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores. D.as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formao, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competncias no dia-a-dia da classe. E.as lacunas de formao dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formao contnua.

rotadosconcursos.com.br/disciplinas/pedagogia/papel-politico-pedagogico-e-organicidade

15/15

You might also like