You are on page 1of 15

Bananeira

Nome cientfico: Musa paradisiaca Famlia: Musaceae Partes usadas: A planta toda. Princpio ativo: cido ascrbico, tiamina, riboflavina, niacina. Indica o terap!utica: " ibras, fadi#a, altera$es nos batimentos cardacos, v%rios tipos de aler#ia, &PM, pris o de ventre, diarr'ia infantil.

(ri#em
N o se con)ece e*atamente a ori#em e classifica o bot+nica da banana. Muitos pes,uisadores consideram-na oriunda da sia meridional, da .ndia, onde ' cultivada )% mil!nios. (utros, da Am'rica tropical. Nossos ndios /% a cultivavam na 'poca do descobrimento do 0rasil.

1sp'cies alimentcias
A bananeira pertence ao #!nero Musa ,ue compreende 23 esp'cies. 4estas, apenas tr!s esp'cies s o alimentcias:

Musa paradisaca L. Musa sapientum Musa cavendish

4escri o
5 uma %rvore formada por fol)as cu/as bain)as supostas formam uma esp'cie de tronco, ,ue n o passa de um pseudotronco. ( fruto forma cac)os e, conforme a esp'cie, )% cac)os com mais de 633 frutas. As mais con)ecidas s o:

0anana-ouro: tem casca amarela e fina, com polpa tamb'm amarela. Mede de 7 a 8 cm. 5 li#eiramente encurvada. "on)ecida no Norte e Nordeste do pas com o nome de 9ina/%:, ' uma das mais cultivadas. 0anana-prata: tem casca de cor amarela e polpa creme, medindo de ;3 a ;7 cm. 5 a mais popular.

0anana nanica ou caturra: tem casca amarela e polpa brancacenta <creme=. 1m outras re#i$es, recebe o nome de banana d>%#ua ou nanic o. ( taman)o varia de ;6 a 63 cm. 5 a mais cultivada, principalmente em ? o Paulo. 0anana-ma : tem casca fina e amarela, polpa branca, macia e perfumada. Mede de 7 a ;3 cm. Por ser mais di#estiva, ' a mais indicada pelos pediatras para rec'mnascidos.

Nutrientes e Propriedades &erap!uticas


1ncontrada em ,uase todos os lu#ares do mundo, a fruta ' muito apreciado e saboroso. &rata-se, sem sombra de d@vidas, de uma das frutas mais populares e nutritivas entre todas as con)ecidas do planeta. ?uas propriedades ,umicas diferem pouco de uma variedade para outra. 1 ela ' con)ecida, tamb'm, como uma das frutas mais )i#i!nicas, pois ao descasc%-la n o ' necess%rio pe#ar na polpa. 1sta sua forma simples e altamente pr%tica ', inclusive, colocada pelos especialistas ,ue criam mveis e outras centenas de ob/etos de nosso uso di%rio como o 9e*emplo perfeito de desi#n:. ( mais importante ' con)ecer o seu conte@do nutricional e ver o ,ue ela nos oferece de especial no fortalecimento do corpo )umano e combate ou preven o A enfermidades. A banana ' muito rica em minerais e tem #rande ,uantidade de ferro, ,ue a/uda na )emo#lobina do san#ue, contra a anemia, principalmente em #r%vidas e crianas. 1la tem ma#n'sio, ,ue a/uda a combater muitas esp'cies de aler#ia B inclusive a febre do feno. ?e#undo pes,uisadores da Aleman)a, a in#est o de tr!s bananas m'dias fornece cerca de ;C3 m# de ma#n'sio. Mas o seu forte ' uma #rande ,uantidade de pot%ssio, mineral necess%rio para contra o muscular, evitando c ibras, fadi#a e altera$es nos batimentos cardacos. A banana ' fonte essencial de ener#ia e, sendo de f%cil acesso e tornando a refei o li#eira, passou a ser o alimento

ideal para os desportistas su/eitos aos #randes des#astes nos esforos fsicos. ( pot%ssio a/uda ainda na transmiss o dos impulsos nervosos e recomp$e a perda deste mineral nos casos de diabetes, au*ilia os pacientes com )ipertens o ou com problemas cardacos e, tamb'm, nos casos de diurese provocada em pessoas em re#ime de ema#recimento. A banana ainda possui o c%lcio t o necess%rio para fortalecimento dos ossos, dentes e as c'lulas do nosso corpo.

Ditaminas
De/amos as vitaminas encontradas nesta fruta: A <betacaroteno=, necess%ria para o funcionamento do sistema imunol#ico, a/udando a diminuir o tempo de dura o das doenas. Ditamina " <%cido ascrbico=, ,ue a/uda a aumentar a imunidade e oferece prote o contra o c+ncerE 0; <tiamina=, ,ue a/uda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, m@sculos e cora oE 06 <riboflavina=, ,ue a/uda na cicatriFa o das feridas, e a 07 <niacina=, ,ue interfere no metabolismo das #orduras e a@cares.

(utros benefcios
1la ' ideal para inte#rar a dieta de mul)eres ,ue sofrem de sndrome da tens o pr'-menstrual <&PM=. A banana ma combate o colesterol e a/uda a evitar pris o de ventre. Gma pes,uisa vinda da In#laterra, informa ,ue a in#est o de bananas forma um fermento di#estivo, do tipo diet'tico, ,ue prote#e contra o c+ncer do estHma#o. AlcaliniFa o san#ue no caso da acideF no estHma#o, facilitando a di#est o. 1stimula os rins na depura o de elementos t*icosE no caso de infec o do f#ado, a/uda no fortalecimento celular. A banana ', tamb'm, tima para combater a diarr'ia infantil, sendo o rem'dio provido pela NatureFa para facilmente cur%la. ?endo assim, a dieta A base de banana, comumente recomendada pelos pediatras, ' ade,uada B diF o professor Iilliam 0. Jreenou#) III, da Ko)ns LopMins GniversitN e

presidente da Funda o Internacional para a ?a@de da "riana.

Oefer!ncia
FOAN"(, P. P. As Incrveis 50 Frutas com Poderes Medicinais. Pelin#ton Pobo Franco, escritor, pes,uisador, ,umicofitolo#ista <"uritiba, PO=.

Gso medicinal da bananeira


&odas as partes da bananeira t!m aplica$es medicinais. As flores s o usadas na bron,uite, disenteria e em @lceras. As flores coFidas s o dadas aos diab'ticos. A seiva adstrin#ente da planta ' empre#ada em casos de )isteria, epilepsia, lepra, febre, )emorra#ia, disenteria e diarr'ia a#uda, sendo tamb'm aplicada em )emorridas, picadas e mordidas de insetos e outros animais. As fol)as novas s o utiliFadas em compressas para ,ueimaduras e outras afec$es da pele. As cinFas adstrin#entes da casca verde e das fol)as s o utiliFadas no tratamento da disenteria e diarr'ia e tamb'm em @lceras mali#nas. As raFes s o administradas em desordens di#estivas, disenteria e em outras doenas. A mucila#em da semente da banana ' utiliFada nos casos do catarro e diarr'ia na .ndia.

"uriosidade

4evido a sua reprodu o contnua, a bananeira ' considerada pelos )indus como um smbolo de fertilidade e prosperidade, e as fol)as e frutas s o depositadas nas escadarias das casas onde ocorrem os casamentos.

A bananeira ' fre,uentemente plantada no canto de um campo de arroF como um amuleto de prote o. Mul)eres malaias ban)am-se com uma decoc o de fol)as de bananeira por ;7 dias aps o parto. Lavaianos primitivos usavam a planta /ovem como uma Qbandeira da paFQ durante as #uerras.

"olabora o
&radu o: M%rio ?'r#io ?i#rist <Mestrando em Jen'tica e Mel)oramento de Plantas - IA"R?P=.

Oefer!ncia
Purdue GniversitN

You might also like