You are on page 1of 4

PROBLEMAS EM LETRAMENTO ACADMICO Roberto Mercs Prof.. Dr.

Ana Lcia Silva Souza UFBA ILUFBA LETA40- Oficina de leitura e produo de texto acadmico

Problemas relacionados ao letramento acadmico, ou de certa forma, a falta dele, algo recorrente nas universidades brasileiras, causando desconforto e estranhamento aos docentes, mas principalmente, ao corpo discente. No mundo acadmico, as prticas de letramento auxiliam a constituio dos sujeitos pertencentes a esse universo, j que suas formaes ocorrem, fundamentalmente, por meio de leituras e produo escrita. Os novos conhecimentos so propostos pela academia atravs de textos escritos em diversos gneros prprios. Todavia, esses formatos se tornam obstculos para muitos estudantes, mostrando a dificuldade em compreendlos e, por tanto, para produo de conhecimento baseados neles. Na maioria dos casos, espera-se dos estudantes um preparo, ou capacidade de leitura e produo de gneros textuais especficos do mundo acadmico, mesmo sendo evidente a pouca, seno nenhuma, familiaridade com tais produes. Estranheza essa devido ideologia de que se o indivduo possui as habilidades de escrita e leitura, consequentemente o mesmo seria capaz de ler e produzir gnero da esfera acadmica como: resenhas, teses, artigos, monografias etc. Entretanto,
so muitas as pessoas que, dominando magnificamente a lngua, sentem-se logo desamparadas em certas esferas da comunicao verbal, precisamente pelo fato de no dominarem, na prtica, as formas do gnero de uma dada esfera (BAKHTIN, 1997 apud MARINHO, 2010, p. 367).

Em outras palavras, uma pessoa cuja esteja inserida no universo acadmico no necessariamente estar apta compreenso e produo de textos pertencentes esfera artstica, por exemplo, somente com o domnio da lngua, sem que antes esta seja preparada atravs de letramento especfico. Para tal tarefa necessrio conhecimento de campo, leituras prvias, estabelecimento de relaes intertextuais e interdiscursivas, conhecimento de contexto histrico, do autor e sua obra, dentre outros.

Diante deste impasse, professores e estudantes deparam-se com os conceitos de letramentos, ou (por que no?) letramentos. SOARES atenta para a impreciso da literatura brasileira educacional em relao ao assunto, embora os autores citados por ela em Novas prticas de leitura e escrita: Letramentos na cibercultura conceituam letramento como prticas sociais de leitura e de escrita, para alm da aquisio do sistema de escrita, ou seja, para alm da alfabetizao. Este conceito refora a discusso levantada por MARINHO no texto supracitado. Entretanto, SOARES vai alm das esferas da leitura e escrita propriamente ditas, agregando os eventos relacionados com funes e usos de tais prticas, alm do impacto proporcionado por elas na sociedade e as condies daqueles que fazem parte dessa esfera. A autora acrescenta ainda que
[...] o pressuposto de que indivduos ou grupos sociais que dominam o uso da leitura e da escrita e, portanto, tm as habilidades e atitudes necessrias para uma participao ativa e competente em situaes em que prticas de leitura e/ou de escrita tm uma fora essencial, mantm com os outros e com o mundo que os cerca formas de interao, atitudes, competncias discursivas e cognitivas que lhes conferem um determinado e diferenciado estado ou condio de insero em uma sociedade letrada.(SOARES, 2002, p. 145)

Outro ponto em comum abordado nos textos a mudana de um cenrio extremamente voltado cultura escrita para um universo mais amplo englobando outras reas, emergindo assim variados tipos de letramentos, principalmente nas prticas de formao de professores. O letramento acadmico, foco fundamental em A escrita das prticas de letramento acadmico, deve se apropriar de diversas abordagens na apresentao, leitura e produo de gneros especficos. Para isso, um dos pontos essncias a definio da perspectiva enunciativa de um discurso para a definio de determinado gnero. De acordo com Bakhtin, a habilidade de leitura e produo de um gnero est inexoravelmente ligada experincia e insero do indivduo ou grupo social nas esferas que esses gneros produzem e deles necessitam. necessria a compreenso das condies de produo e das relaes de poder contidas no discurso acadmico. (BAKHTIN,1997 apud MARINHO, 2010, p.384)

Acredito que o maior problema a ideia de que os problemas de escrita desses gneros iriam embora se se tomar medidas especficas relacionadas a carncias oriundas dos ensinos fundamental e mdio. Os problemas referentes a letramento acadmico, como se pode perceber, no se restringe a uma falta de instruo unicamente gramatical e/ou lingustica, mas a inexperincia na leitura e escrita dos gneros que compem esse universo. E para, alm disso, uma questo da academia, como instncia de formao, implantar e definir em seus currculos o letramento acadmico como objeto de estudo (do que se trata e como se aprende?), para que assim possa inserir os recm-chegados membros em seu universo.

REFERNCIAS
SOARES, Magda. Novas prticas de leitura e escrita: Letramento na Cibercultura; In: Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>, acesso em dez. 2012.

______, Letramento: um tema em trs gneros., 2 ed, 7 reimpresso. Belo Horizonte:Autntica, 2013.

______, Lngua escrita, sociedade e cultura: relaes, dimenses e perspectivas, Revista Brasileira de Educao, n. 0, 1995, pp. 5 16. Disponvel em <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde0/rbde0_03_magda_becker_soares. pdf> , acesso em dez. 2012.

MARINHO, Marildes. Escrita nas prticas de letramento acadmico. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponvel em <http://wac.colostate.edu/siget/rbla/marinho.pdf>, acesso em jan. 2013.

You might also like