You are on page 1of 16

1.0.

INTRODUO

Este relatrio foi elaborado de acordo com os contedos aprendidos em sala na disciplina de Cincias dos Materiais no semestre passado e da disciplina de MCMA, atravs do experimento de Cristalizao de Sulfato de Cobre realizado em laboratrio. A anlise simplifica-se na formao de cristais de sulfato de cobre a partir de uma soluo liquida sobressaturada de gua destilada e sulfato de cobre. Ao longo do relatrio veremos o processo experimental detalhadamente, resultados e discusso. Atravs da soluo coletada podemos observar no aparelho microscpio a formao de micro cristais instantaneamente, o qual foi muito interessante; depois de 24 horas de descanso da soluo podemos observar a formao de macro cristais visveis a olho nu. A anlise da formao de cristais muito importante, pois as maiorias dos materiais slidos usados no nosso dia-a-dia so de formao cristalina, com este estudo podemos melhorar cada vez mais a produo, obter novos tcnicas de produo e novos materiais para atender especficas aplicaes.

2.0. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O experimento se baseia em observar a formao de cristais a partir de uma soluo lquida supersaturada, e exemplificar a diferena entre monocristal e policristal. O experimento consiste em, basicamente, dois grandes procedimentos, preparo da amostra e registro fotogrfico por microscpio. Abaixo esto as etapas do processo de preparo da amostra: Colocar 100 ml, ou aproximado, de gua destilada em um Becker de 500 ml (figura 1); Colocar o Becker sobre a Chapa de aquecimento (figura 2), que consiste em um boto para regular a temperatura e um boto para regular a velocidade; Colocar o termmetro dentro da gua (figura 3). Quando a temperatura da gua atingir 70C, ou aproximado, diminuir a temperatura da chapa para que possa manter constante em 70C ou aproximado; Adicionar aos poucos 50 gramas, ou aproximado, de sulfato de cobre (figuras 4 e 5); Misturar at se obter uma soluo homognea; Colocar no Becker alguma heterogeneidade qualquer (figura 6), cobrir o Becker (figura 7) e aguardar aproximadamente 24 horas para que os cristais se formem; Retirar a gua do Becker com um funil e filtros (figura 8) e descart-la em um recipiente adequado (figura 9) Colocar sobre uma lmina de vidro, uma gota da soluo ainda quente, esperar a cristalizao do sulfato de cobre (secar a soluo) e colocar no microscpio para fazer o registro fotogrfico (figura 10); Deixar o experimento resfriar dentro do equipamento capela.

A seguir sero demonstrados os procedimentos acima com as respectivas imagens.

Figura 1: Becker de 500 ml.

Figura 2: Chapa de aquecimento.

Figura 3: Termmetro

Figura 4: Sulfato de cobre.

Figura 5: Sulfato de cobre.

Figura 6: Heterogeneidade qualquer.

Figura 7: Becker coberto.

Figura 8: Funil e filtros.

Figura 9: Recipiente para descarte.

Figura 10: Registro fotogrfico no microscpio.

3.0. DEFINIES

A seguir veremos algumas definies que sero importantes para a anlise de nossa amostra em relao ao estudo de micro e macrocristais.

3.1. MONOCRISTAL POLICRISTAL Odesenvolvimentode um slido cristalino atravs do resfriamento de um lquido acontececom a formao de ncleos de cristais e seu posterior crescimento independenteuns dos outros. medida que os cristais crescem, o volume do lquido diminui e os diferentes cristais se aproximam. Cada cristal que cresce tem uma orientao diferente de sua estrutura cristalina. Depois de completamentematerializado, o slido formado cristais crescidos com

diferentes orientaes que se encaixam em um arranjo tridimensional, ocupando totalmente o espao. Cada um destes cristais chamado de gro e o material dito ser policristalino. A interface entre dois gros adjacentes denominada de contorno de gro que podem ser vistos sob o microscpio aps o ataque qumico do material por um reagente apropriado. O reagente ataca primeiramente os contornos de gro, formando um baixo relevo que espalha diferentemente a luz incidente no microscpio, tornando-os visveis. Os contornos de gro so regies de alta energia, pois marcam o encontro de regies com diferentes orientaes cristalinas. H maior concentrao de defeitos na rede cristalina. Quando o material formado por um nico cristal (uma nica orientao cristalina), ou gro, ele dito monocristalino. Monocristais podem ser crescidos em condies controladas de solidificao. Alguns produtos comerciais so monocristalinos. Existem materiais monocristalinos naturais, como algumas gemas. Propriedades que apresentam anisotropia em monocristais podem ser isotrpicas em policristais. Isto ocorre porque todas as direes so equivalentes, pois em todas elas h um grande nmero de gros aleatoriamente orientados.

10

3.2. NUCLEAO HOMOGNEA E HETEROGNEA Ao processo de nucleao que ocorre a partir de uma fase homognea se d o nome de nucleao homognea. Na nucleao homognea a partcula pode ser nucleada em qualquer ponto do sistema, pois no existem stios preferenciais para a nucleao. Denomina-se nucleao heterogneaa transformao que ocorre sobre stios favorveis (substratos), que so catalisadores do processo de nucleao. Os stios favorveis podem ser superfcies, contornos de gro, partculas de impurezas (partculas de 2 fase), etc., e so chamados de agentes nucleadores.

3.3. SOLUO SATURADA

As solues saturadasincluemuma quantidade de soluto dissolvido igual sua solubilidade naquela temperatura, isto , excesso de soluto, em relao ao valor do coeficiente de solubilidade, no se dissolve, e constituir o corpo de fundo.

3.4. LIMITE DE SOLUBILIDADE

atravs docoeficiente de solubilidade que a quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura. Em relao soluo, deve-se ter em mente que quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada ser a soluo. Alm disso, cada substncia saturada numa determinada quantidade de solvente. As solues saturadas tambm podem ser com precipitado, quando sua quantidade de soluto maior em relao a seu coeficiente de solubilidade, e supersaturadas, quando a quantidade de soluto maior em relao ao coeficiente de solubilidade, porm, algum fator externo, como o aquecimento, pode dissolver o excesso. Uma determinada substncia pode ter diferentes solubilidades em temperaturas diferentes.

11

Figura 11: Grfico de solubilidade.

A maior parte das substncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura. Os gases, porm, tem sua solubilidade diminuda.

3.5. CONCENTRAO MAIS ELEVADA QUE O LIMITE DE SOLUBILIDADE

Se aquecermos a soluo saturada com corpo de fundo, o precipitado ir se dissolver totalmente, pois, a uma temperatura mais elevada, o seu coeficiente de solubilidade aumenta. Se deixarmos essa soluo em repouso, at ela voltar para a temperatura de 20C, obteremos uma soluo supersaturada, que muito instvel, pois contm mais soluto dissolvido do que o coeficiente de solubilidade naquela temperatura. Assim, se adicionarmos a ela um pequeno cristal do soluto, ocorrer precipitao, que a quantidade dissolvida acima da quantidade possvel para a saturao. A figura 11 mostra a curva obtida com dados extrados do Perrys Chemical Engenieers Handbook,demonstra a tendncia da curva de solubilidade do CuSO4.5h2O na gua.

12

Figura 12: Grfico de solubilidade do sulfato de cobre.

De acordo com o grfico, a 40C a soluo de sulfato de cobre citada acima ir se dissolver em apenas 45 g da soluo total. Ento, teremos uma concentrao de 0,45 g/ml de gua. Sendo que estamos dissolvendo em 100 ml de gua. C = massa / volume C = 45 / 100 C = 0,45 g/ml Com isso teremos um depsito de 35 g de sal no fundo do recipiente.

13

4.0. DISCUSSO E RESULTADOS

Depois de ter feito todos os procedimentos citados acima constatamos que o nosso experimento no obteve sucesso na formao de macrocristais, entretanto tivemos a formao de microcristais (figura 13). Alguns fatores podem ter contribudo para falha do experimento so elas : a gua utilizada no ser destilada "gua destilada sem concentrao de sais minerais, gua pura", falta de controle exato de temperatura ( a temperatura oscilava muito) e

quantidade de sulfato de cobre, pois, usamos como referencia quantitativa a tampa do recipiente. Como visto acima Cada cristal que cresce com uma orientao diferente so chamados de policristais o caso da figura 14, estrutura encontrada no experimento aps dissolver o sulfato de cobre foinotado formao de microscpica de cristais.

Figura 13: Microestrutura dos cristais formandosvista do microscpio aproximado 50 X.

14

Figura 14: Cristais aps dissolver sulfato de cobre em gua vistapor microscpio a 50 X.

Na figura 7 temos a soluo de mistura saturada sulfato de cobre dissolvido em gua, para provocar a nucleao usamos como agente heterogneo pedrinhas (figura 6).

15

5.0. CONCLUSO

Com esta experincia, conclumos que possvel sintetizar sais em laboratrio. No nosso caso, foi obtido o sal de sulfato de cobre. Durante o processo, foi possvel verificar um crescimento e desenvolvimento dos cristais de forma rpida e progressiva. Foram formados cristais de reduzidas dimenses, pois a sua precipitao deu-se rapidamente, o que fez com que os sais precipitassem quase que instantaneamente. Foi tambm possvel verificar, que alguns cristais se agregaram a outros durante uma cristalizao. Este processo condicionado pela temperatura, pela rede cristalina do mineral e pelo espao disponvel. Assim, o grupo pode aprender que existem alguns fatores condicionantes na formao dos cristais, como a agitao do meio, o tempo, o espao disponvel (o crescimento de cristais de uma determinada substncia depende do espao que estes tm para crescer. Quanto maior for o espao disponvel, mais os cristais da substncia se iro desenvolver segundo a forma geomtrica que lhe caracterstica), a temperatura e a rede cristalina do material.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=12&top=52 http://www.infoescola.com/quimica/solucoes/ http://www.e-agps.info/angelus/estruturas/indicegeral.htm http://www.ebah.com.br/content/ABAAAARWYAC/experiencia-cristalizacaosulfato-cobre-cuso4-5h2o


Van Vlack, H. Lawrence Princpio da Cincia dos Materiais p 50-58 Diciopdia X

17

CONTEDO
1.0. INTRODUO .................................................................................................................... 3 2.0. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL .............................................................................. 4 3.0. DEFINIES..................................................................................................................... 10 3.1. MONOCRISTAL POLICRISTAL ..................................................................................... 10 3.2. NUCLEAO HOMOGNEA E HETEROGNEA ..................................................... 11 3.3. SOLUO SATURADA ................................................................................................... 11 3.4. LIMITE DE SOLUBILIDADE ........................................................................................... 11 3.5. CONCENTRAO MAIS ELEVADA QUE O LIMITE DE SOLUBILIDADE ............ 12 4.0. DISCUSSO E RESULTADOS...................................................................................... 14 5.0. CONCLUSO .................................................................................................................... 16 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................................... 17

18

You might also like