You are on page 1of 16

> Cdigo de tica

> Cdigo de tica

Protocolo
Nome:

N Matrcula: Declaro ter recebido um exemplar do Cdigo de tica do IPT. Comprometo-me a l-lo cuidadosamente e cumprir diligentemente as orientaes nele contidas. Ele contm as diretrizes bsicas para a conduta no Instituto.

Ciente/de acordo,

data: ____/____/____

1. Introduo
O senso comum coloca tica como um ideal de conduta humana que se insere no processo de desenvolvimento da civilizao. Assim, ela orienta cada pessoa nas suas decises sobre o que bom e correto, visando ao bem comum. Embora cada pessoa possa ter o seu prprio padro de valores ticos, eles devem ser compatveis com os valores da instituio qual pertence, fazendo com que a tica institucional e a tica pessoal se tornem inseparveis. O Cdigo de tica do IPT uma declarao de princpios que dizem respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, envolvendo empregados e interlocutores com os quais o Instituto mantm relaes profissionais. Este documento tem por finalidade despertar a conscincia de todos e de todas sobre valores ticos universais, alm de sinalizar as expectativas do IPT em relao a esses valores. As orientaes contidas neste Cdigo de tica oferecem parmetros prtica do trabalho dos empregados e daqueles que mantm relaes profissionais com o IPT. Desse modo, fundamentam a imagem da Instituio perante toda a sociedade e a comunidade cientfica e tecnolgica. Este Cdigo de tica um instrumento de apoio a decises, embasa atitudes para manuteno da confiana da sociedade nos servios prestados pelo IPT e traduz o compromisso do Instituto com o comportamento tico. Por esta razo, cumprir o Cdigo de tica dever das partes envolvidas diretamente com o IPT e os instrumentos de regulamentao interna que complementam os princpios aqui expressos.

2. Objetivos
Estabelecer referncias para a conduta pessoal e profissional dos empregados do Instituto, independentemente do cargo ou da funo que ocupem. Criar um padro de relacionamento interno e externo com os diferentes interlocutores com os quais o Instituto mantm relaes profissionais.

3. Ao Institucional
O IPT contribui para o desenvolvimento sustentvel, para a proteo do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da populao do Estado de So Paulo e do Pas, produzindo conhecimentos nos campos da cincia, tecnologia e inovao, gerando produtos e servios e formando recursos humanos nas mais diversas reas. Para garantir a sua contribuio ao Estado e ao Pas, o Instituto utiliza recursos provenientes de projetos, da prestao de servios ao setor produtivo e da dotao oramentria do Estado de So Paulo, buscando sempre a excelncia no atendimento sociedade.

4. Princpios ticos
Os princpios ticos universais remetem a documentos que j alcanaram consenso internacional, como a Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948, que um pressuposto de todas as constituies contemporneas de inspirao democrtica. O Cdigo de tica do IPT inclui tanto princpios universais quanto recomendaes especficas. O princpio tico fundamental que norteia a atuao do IPT o respeito vida em todas as suas formas, manifestaes e situaes, podendo ser traduzido nas seguintes recomendaes especficas: a verdade, a honestidade, a integridade, a transparncia, a justia e a equidade, a responsabilidade, a iseno, o zelo profissional, o mrito e o rigor cientfico em suas atividades tecnolgicas e a manuteno dos compromissos com os clientes, inclusive aqueles relacionados ao sigilo de informaes. Com base nesses princpios, os seus empregados e aqueles que mantm relaes profissionais com o IPT devem pautar suas relaes pelo respeito recproco, lealdade, esprito de colaborao e solidariedade.

5. Princpios Constitucionais
Por integrar a Administrao Pblica Indireta, o IPT regido pelos princpios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. A legalidade implica que o Instituto somente pode fazer o que a lei o autoriza. Em razo da impessoalidade, favorecimentos ou perseguies so inaceitveis. A moralidade determina que as decises, ainda que legais, no podem afrontar as ideias gerais da tica e da honestidade. Pela ampla divulgao dos atos praticados pelo Instituto, ou seja, pela publicidade, confere transparncia aos seus atos. A eficincia se traduz na necessidade de alcanar os melhores resultados pela utilizao otimizada dos recursos. O comportamento tico promovido interna e externamente, assegurando-se que todas as atividades desenvolvidas no IPT atendam legislao ptria.

6. Abrangncia
Este Cdigo de tica aplica-se aos empregados, aos diretores, aos membros dos Conselhos de Administrao, Orientao e Fiscal e queles que mantm relaes profissionais com o IPT.

7. Condutas inaceitveis no IPT


7.1 A Instituio considera inaceitvel o assdio moral, atendendo ao exposto na Lei Estadual nmero 12.250, de 09/02/2006, que veda o assdio moral no mbito da administrao pblica estadual direta, indireta e fundaes pblicas. luz da referida lei, considera-se assdio moral toda ao, gesto ou palavra, praticados de maneira repetitiva por agente, servidor, empregado ou qualquer pessoa que, abusando da autoridade que lhe conferem suas funes, tenha por objetivo ou efeito atingir a autoestima e a autodeterminao do servidor, com danos ao ambiente de trabalho, ao servio prestado ao pblico e ao prprio usurio, bem como evoluo, carreira e estabilidade funcional do servidor, especialmente: (1) determinando o cumprimento de atribuies estranhas ou de atividades incompatveis com o cargo que ocupa, ou em condies e prazos inexequveis; (2) designando para o exerccio de funes triviais quem exerce funes tcnicas, especializadas, ou aquelas para as quais, de qualquer forma, se exijam treinamento e conhecimento especficos; (3) apropriando-se do crdito de ideias, propostas, projetos ou de qualquer trabalho de outrem; (4) aes, gestos e palavras que impliquem: (a) desprezo, ignorncia ou humilhao ao servidor, que o isolem de contatos com seus superiores hierrquicos e com outros servidores, sujeitando-o a receber informaes, atribuies, tarefas e outras atividades somente por meio de terceiros; (b) sonegao de informaes que sejam necessrias ao desempenho de suas funes ou teis sua vida funcional; (c) divulgao de rumores ou comentrios maliciosos, bem como prtica de crticas reiteradas ou subestimao de esforos, que atinjam a dignidade do servidor e (d) exposio do servidor a efeitos fsicos ou mentais adversos, em prejuzo de seu desenvolvimento pessoal e profissional.

7.2 Igualmente inaceitveis so a prtica de constrangimento, a partir da superioridade hierrquica, ou qualquer outra forma de presso para obter vantagem ou favorecimento sexual; o favorecimento nas relaes entre pessoas; a ofensa privada ou em pblico e o cerceamento da liberdade de expresso. 7.3 A Instituio repudia atos ofensivos moral e aos bons costumes, prticas como o uso do cargo ou de informaes privilegiadas em benefcio pessoal ou de terceiros, ou em prejuzo do Instituto ou de terceiros, tratamento discriminatrio em razo de raa, cor de pele, origem, etnia, nacionalidade, posio social, convico poltica, idade, religio, orientao sexual e a utilizao dos sistemas de comunicao disponveis para o trabalho com fins particulares ou de divulgao de trotes, boatos, pornografia, propaganda religiosa ou poltico-partidria. 7.4 So rechaadas, ainda, as prticas de receber vantagens pessoais de terceiros pela prtica profissional na Instituio e o exerccio inadequado do cargo ou funo, que inclui o desrespeito ao presente Cdigo de tica.

10

8. Comit de tica
8.1 responsabilidade do Comit de tica: Propor um regulamento que defina as atribuies e as responsabilidades a ele delegadas pela alta direo do IPT. Dar continuidade implementao do Programa de Gesto tica do IPT. Revisar, bienalmente, o Programa de Gesto tica e o Cdigo de tica na busca de seu aprimoramento. Dar ampla divulgao ao Cdigo de tica do IPT. Orientar e aconselhar os empregados e aqueles que mantm relaes profissionais com o Instituto sobre a tica profissional no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. Receber consultas, denncias e representaes formuladas contra pessoas que integram o pblico interno da Instituio, desde que devidamente fundamentadas. Atuar com iseno e transparncia ao fundamentar e julgar a falta tico-profissional, observando sempre os interesses maiores do IPT e da sociedade. O Comit de tica, sempre que julgado necessrio, envolver os diferentes departamentos do IPT para auxili-lo na apurao de ocorrncias e infraes e, dependendo da natureza e da complexidade dos objetos de anlise, poder contar com conselheiros ad hoc, profissionais externos ao IPT, convidados para auxiliar o Comit na compreenso do problema, norteando sua atuao pelos requisitos de confidencialidade adotados pelo Comit. Encaminhar relatrio conclusivo do Comit de tica, com anlise dos fatos, ao Diretor Presidente do IPT, a fim de que possa julgar a eventual necessidade de instaurar processo administrativo disciplinar ou outras medidas. Dirimir dvidas a respeito da interpretao das normas do Cdigo de tica e orientar sobre casos omissos; Apresentar relatrio semestral sobre as suas atividades Diretoria Colegiada do IPT; Coordenar o processo sucessrio dos membros do Comit de tica. 11

8.2 O Comit de tica ser composto por 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) membros suplentes, do quadro de pessoal de carreira, mais o Presidente do Conselho de Representantes do IPT CRE/IPT (sendo o vice-presidente do CRE seu suplente oficial). 8.3 Dos 4 (quatro) membros titulares, 3 (trs), no mnimo, sero pesquisadores. A relao numrica mantm-se para o caso dos 4 (quatro) suplentes. O quarto integrante do Comit poder ser das demais carreiras do Instituto. 8.4 Os membros do Comit de tica (titulares e suplentes) no podem pertencer linha hierrquica da Instituio e sua assessoria, nem aos quadros de direo de entidades associativas e sindicais que atuem na Instituio; devem ter, pelo menos, 2 (dois) anos de trabalho no quadro do IPT e apresentar o seguinte perfil: (a) iseno de conflito de interesses, (b) transparncia no comportamento e nas atitudes, (c) honestidade e honradez, (d) discernimento para reconhecer e evitar conflitos de interesses, e (e) possuir pronturio de vida profissional isento de advertncias e punies de natureza tica, no estando envolvidos em deciso condenatria de natureza tica, transitada em julgado. 8.5 Os membros do Comit de tica no tero estabilidade, exceto quanto Presidncia e Vice-Presidncia do CRE, que j a detm institucionalmente e no recebero nenhum tipo de remunerao pela tarefa. 8.6 O mandato dos membros do Comit de tica ser de 4 (quatro) anos, com renovao de 50% (cinquenta por cento) de seus membros a cada 2 (dois) anos, sem reconduo. 8.7 Os membros do Comit de tica devero declarar-se impedidos de participar dos trabalhos do Comit, caso julguem que possa ocorrer conflito de interesses. 8.8 O Comit de tica contar com o apoio da Gerncia de Relaes Corporativas que se responsabilizar pelas tarefas operacionais e pela manuteno da memria do trabalho realizado pelos membros do Comit. Os critrios a serem adotados para a indicao daquele(a) que desempenhar estas atividades devem ser equivalentes aos explicitados no item 8.4. 12

9. Do Processo de Indicao do Comit de tica


9.1 Os profissionais do quadro de carreira do IPT encaminharo ao endereo eletrnico do Programa de Gesto tica, indicao de nomes para compor o Comit de tica. 9.2 Os nomes indicados sero analisados, pelo Comit de tica, tendo por referncia os critrios que definem o perfil dos postulantes (item 8.4). 9.3 Os nomes resultantes sero consultados, formalmente, sobre seu interesse em vir a compor o Comit de tica. 9.4 Os nomes que atenderem ao perfil definido e que aceitarem a indicao constaro de lista a ser divulgada, no IPT, por meio eletrnico. 9.5 Os profissionais do quadro de carreiras votaro em at 2 (dois) nomes de sua preferncia, sendo os demais considerados suplentes, na ordem e obedecendo ao disposto no item 8.3 (proporcionalidade). 9.6 O Comit de tica elaborar lista contendo o resultado da votao. 9.7 O Comit de tica encaminhar alta direo do IPT 6 (seis) nomes, exceto em caso de empate, quando podero haver mais de 6 (seis) nomes e, entre eles, a direo nomear 2(dois) titulares e 2 (dois) suplentes. 9.8 Caber ao Setor de Recursos Humanos, com o apoio do Setor de Tecnologia da Informao no que couber, a operacionalizao do processo de eleio.

13

10. Disposies transitrias


No primeiro pleito, os profissionais do quadro de carreiras votaro em at 4 (quatro) nomes de sua preferncia, sendo os demais considerados suplentes, na ordem e obedecendo ao disposto no item 8.3 (proporcionalidade). O Comit de tica encaminhar alta direo do IPT 8 (oito) nomes, exceto em caso de empate, quando podero haver mais de 8 (oito) nomes e, entre eles, a direo nomear 4 (quatro) titulares e 4 (quatro) suplentes. Dos 04 (quatro) membros eleitos no primeiro pleito para o Comit de tica, 50% (cinquenta por cento) exercero o cargo por 1 (um) ano e 50% (cinquenta por cento) exercero o cargo por 3 (trs) anos. Caber ao prprio Comit de tica definir quais sero esses membros. Esta disposio transitria faz-se necessria para que as eleies para o Comit de tica sejam realizadas sempre em conjunto com as eleies bienais do CRE e que, a partir da segunda eleio, a substituio de 50% (cinquenta por cento) dos membros eleitos seja realizada de maneira automtica a cada 2 (dois) anos.

11. Vigncia
O presente Cdigo de tica ter vigncia a partir de sua aprovao e comunicao aos empregados pela alta direo do IPT com ampla divulgao pelos canais institucionais.

So Paulo, 03 de novembro de 2010. 14

Contatos
Comit de tica

gestaoetica@ipt.br t. 3767 4560


Ouvidoria

ouvidoria@ipt.br t. 3767-4443 t. 0800 55 1619

15

You might also like