You are on page 1of 9

PSICOLOGIA SOCIAL E POLTICAS DE EXISTNCIA: FRONTEIRAS E CONFLITOS" Trabalhos Completos do XV Encontro Nacional da ABRAPSO

Ttulo: Grupo Teraputico de Crianas - ampliando o contexto da interveno

Autores:

Elisangela Rossi Graduanda de psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS elis_rossi@yahoo.com.br

Jos Augusto Kirch Psiclogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS jakirch@hotmail.com

Mariana Allgayer Graduanda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS mariana.all@gmail.com

INTRODUO

Este trabalho tem como objetivo apresentar estratgias de interveno criadas pelo servio de psicologia de uma Unidade Bsica de Sade (UBS) de Porto Alegre, na ateno e cuidado em sade de crianas encaminhadas para atendimento psicolgico. Dentre estas estratgias, dissertaremos sobre a criao de um espao coletivo como dispositivo teraputico. O grupo teraputico infantil formado na UBS possibilita que a criana seja olhada em suas questes, que no seja o prprio sintoma, desmistificando o diagnstico emprico que trazido pelos cuidadores ou conceitual quando encaminhados por profissionais da sade. Na elaborao deste processo consideramos que os sintomas apresentados pelas crianas falam de outras demandas relacionadas a questes do entorno social e dos

atravessamentos institucionais que compem o universo infantil, tais como a famlia e a escola. Sendo assim, desenvolvemos tambm outras aes que contam com a interlocuo com as escolas do territrio e o trabalho com os pais e cuidadores . Ao longo desta trajetria nos deparamos com a dificuldade de engajamento dos pais no processo teraputico e da resistncia dos cuidadores, de alguns profissionais da equipe e das escolas modalidade de atendimento grupal. A experincia nos colocou o desafio de sair do ideal de atendimento individual e de legitimar o grupo como espao teraputico. Por fim, percebemos que a participao daqueles envolvidos no cuidado da criana fundamental para o desmembramento da queixa, a tranversalizao do sintoma e para que o projeto teraputico se efetive.

INFNCIA CONTEMPORNEA E PRODUO DE DEMANDA PARA ATENDIMENTO PSICOLGICO

O grupo teraputico infantil que iremos dissertar brevemente, ocorre em uma Unidade Bsica de Sade (UBS) de Porto Alegre/ RS, que dispe de uma equipe multiprofissional composta por mdicos, enfermeiras, assistente social, psiclogos, agentes comunitrias de sade, dentistas e tcnicos. No territrio h trs escolas, sendo duas delas de Ensino Fundamental e uma de Ensino Fundamental e Mdio, e ainda uma escola infantil. A partir da prtica de estgio profissional de psicologia na mesma UBS, observamos um grande nmero de pais, assim como encaminhamentos de escolas e de outros profissionais da equipe de sade em busca de atendimento psicolgico infantil individual. Os pedidos de atendimento em sua maioria estavam relacionados a comportamentos agressivos, falta de limites, hiperatividade e, por conseqncia dificuldades de aprendizagem e de relacionamento com o outro, numa faixa etria de sete a dez anos. Observamos, atravs da demanda apresentada neste contexto, que as questes que motivavam os encaminhamentos eram comuns a vrias crianas e pertinentes a subjetividade infantil contempornea. Portanto, compreendemos que fundamental considerar a criana no universo cultural, uma vez que o sujeito criado na e pela cultura. Assim, considerando-se a cultura individualista e capitalista atual, evidencia-se uma infncia com dificuldade de construir conhecimentos e realizar trocas nos espaos coletivos. Consequentemente, h pouco ou nenhum, dilogo entre crianas, famlia e outros espaos institucionais compartilhados com adultos. Pereira e Souza (1998) destacam a seguir alguns fragmentos dessa produo cultural que enunciam a subjetividade infantil contempornea:
Criana pequena com agenda lotada. A televiso que se transforma em bab. Os pais ausentes. Carinho transformado em objeto. O tamagoshi e a afetividade objetificada. Erotizao da infncia. Sexualidade. Publicidade. Cultura do consumo. O outdoor anuncia: Xtrim. Pra quem tem, beijinho, beijinho. Pra quem no tem, tchau, tchau! Individualismo desencadeado pela ausncia do outro. Apagamento

da relao de alteridade. Criana sozinha. Criana que manda nos pais. (PEREIRA & SOUZA, 1998, p.37).

Assim, pensamos na construo de um espao coletivo como dispositivo teraputico que pudesse trabalhar estas questes, desmembrando o sintoma que at ento era visto apenas como individual e patolgico, para a compreenso de que tais problemticas so tambm sintomas do social. A partir desta compreenso buscamos dialogar e construir uma abordagem teraputica que mobilizasse tanto a equipe profissional, quanto os espaos institucionais (escola, famlia, cuidadores) da comunidade que atravessam a infncia.
A subjetividade deixa ento de habitar suposta interioridade, imaginrios indivduos, ou respeitveis privacidades, e passa a viver e produzir-se nos complexos processos coletivos que se desenvolvem numa diversidade de instituies, organizaes, grupos, comunidades, e em diversas formaes coletivas, discursivas, legitimadas ou no, dominantes ou minoritrias (RAGGIO, 1998,p.323)

Apontamos aqui, para uma questo tica do profissional (independente da rea de atuao), o qual solicitado que supra uma demanda, que a de silenciar o sintoma. Assim, o diagnstico, considerado isoladamente do coletivo, pode demonstrar-se precipitado ou at mesmo instituindo uma criana como diferente, doente e discriminada:
No dizemos que uma criana que tem problemas de conduta ou aprendizagem no exprima uma problemtica individual ou talvez familiar, mas sustentamos que o diagnstico individual antes que tcnico, poltico. Isto significa a necessidade de analisar a implicao dos profissionais envolvidos em um sistema perverso, onde atualmente as demandas so muito mais patolgico-sociais que tcnico-individuais.(VOLNOVICH, 1995, p.19).

Na tentativa de construir um fazer que no distancie a clnica da poltica, pretendemos com tal aproximao, convocar estes espaos institucionais e atores a voltar seu olhar para a criana, a cuidar e a zelar pelo seu desenvolvimento, que requer necessariamente uma rede de apoio articulada que proporcione e garanta os direitos bsicos, conforme prev o ECA (BRASI,1990).

PLANEJANDO A AO Para viabilizar a proposta de criao do grupo teraputico infantil, inicialmente compusemos a coordenao com dois estagirios de psicologia e uma residente da enfermagem. O critrio que utilizamos para escolher as crianas foi as que estavam na lista de espera para atendimento teraputico individual, de sete a dez anos e que se beneficiariam de um espao teraputico em grupo, pensando em trabalhar a singularidade na diversidade. Ou seja, a questo central aqui infncia e no a classificao diagnstica muito comum nos grupos que trabalham dentro dos pressupostos biomdicos.

Huguet (1995) em relao aos critrios de seleo, aponta que todas as crianas so agrupveis, exceo de irmos no mesmo grupo ou mais de duas crianas muito agressivas, o que pode desestabilizar o grupo. A mesma autora coloca ainda que importante que seja um grupo misto, e que a diferena de idade entre os componentes no seja superior a trs anos.

Antes de iniciar o Grupo, solicitamos a toda equipe de profissionais da UBS que fizessem um desenho sobre a infncia. A partir destes desenhos elaboramos um convite personalizado para entregar pessoalmente a cada criana que faria parte deste grupo atravs de visitas domiciliares. Deste modo, de um lado acionamos a construo de uma rede interna aproximando a equipe com a infncia. E de outro, sair pra rua nos possibilitou uma insero maior na comunidade assim como conhecer alguns aspectos deste territrio.

Da mesma forma, elaboramos um convite para os pais ou responsveis destas crianas, para uma reunio anterior ao incio do Grupo. Tal encontro foi pensado a fim de esclarecer aos cuidadores quais os objetivos deste Grupo e que benefcios poderia trazer para seus filhos. Tambm ressaltamos a importncia destes pais participarem do grupo para pais (que j vinha ocorrendo semanalmente na Unidade), pois so eles que passam a maior parte do tempo com seus filhos, tendo assim um papel fundamental na educao dos mesmos. Contratamos algumas questes como a responsabilidade em traz-los e busc-los dos encontros que ocorrem semanalmente com uma hora de durao, bem como respeitar o horrio de incio e fim. O encontro descrito acima foi fundamental para dar incio ao Grupo uma vez que muitos desses cuidadores tinham a expectativa de atendimento individual para estas crianas. Assim este espao tambm teve o propsito de se falar sobre o porqu do atendimento em grupo e resgatar algumas questes da infncia e a importncia do brincar nesta etapa da vida. Colocamos a famlia claramente como pea chave em qualquer mudana possvel na vida das crianas, na tentativa de devolver aos pais esse papel de cuidado, esse lugar de algum que sabe algo, que sabe da criana de quem cuida. Deixamos claro nosso objetivo de construir junto a eles e outros pais estratgias para modificar os relacionamentos deles com seus filhos. Nesse movimento, deslocamos o papel do psiclogo, daquele que pode resolver as questes emocionais, daquele que parece ter as repostas prontas, daquele que tem o poder de mudar as pessoas. Colocamo-nos disponveis para auxiliar no processo, mas sem garantias de que sem o comprometimento deles curaramos seus filhos. As escolas foram tambm includas: visitas foram realizadas a fim de apresentar a proposta do grupo, alm de visitas posteriores que de forma mais individualizada para a avaliao do processo de cada criana. Procuramos as escolas principalmente, porque mais da metade de nossos atendimentos a crianas so solicitaes das escolas. Alm disso, tnhamos o objetivo de acompanhar de perto as crianas que apresentavam alguma dificuldade de aprendizagem, podendo nestes casos estabelecer reunies sistemticas com as professoras para conversar e trocar idias, na busca de estratgias de cuidado coletivas e individuais.

Nossa tentativa foi sempre construir redes de cuidado para estas crianas e famlias, tentando estabelecer parcerias entre escola, famlia e unidade de sade. A relao com as escolas acontece de modo sistemtico, mas ainda muito dependente da nossa visita e da nossa disponibilidade e iniciativa. Da mesma forma que a colaborao das instituies e dos professores tem ocorrido de modo muito diferente em cada caso.

POR QUE GRUPO? Nas diferentes demandas que se constroem, vemos o sintoma da criana como algo que transborda a ela, esses pedidos falam de tantos outros que esto atravessados e implcitos nas relaes familiares e tambm na relao com a instituio escola. Pensamos primeiramente que esse sintoma social, fala de um modo de viver na contemporaneidade. Por isso, no h como trat-lo de modo individual desconectado do plano coletivo, como se fosse sintoma da criana, como se no tivesse a dizer tambm de tudo aquilo que faz dela estar ali, endereada a psicologia.

Uma das formas de trabalhar e desestabilizar o sintoma individual fortalecer uma tica do coletivo. Assim, o grupo teraputico infantil pode funcionar como um importante espao, no qual as crianas podem manifestar seus desejos, viver a infncia Um ambiente que acolhe suas questes e possibilita a construo de algo que v alm das coisas prontas (TV, DVD, vdeo game), que possibilite a sustentao de limites, o processo de alteridade e a manuteno do Ethos (do grego morada o que para os gregos torna o homem humano). O terapeuta neste lugar responsvel pela sustentao dessa morada, onde as coisas podem acontecer, a angstia circular. A idia de coletivo a troca, a possibilidade de potencializar a criana e no procurar seus problemas. Assim, o grupo teraputico possibilita que ela seja olhada em suas questes, e que no seja o prprio sintoma, desmistificando o diagnstico emprico que trazido pelos cuidadores ou conceitual quando encaminhados por profissionais da sade. O grupo uma forma de experimentar algo com os componentes e encontrar possibilidades diferentes, construindo novas alternativas, modos de subjetivao e existncia. Bleichmar (1995) descreve o dispositivo grupal como algo que proporciona a criana por um lado um continente, um lugar de projeo e de expresso, e por outro lado, um enquadre figurativo, uma armao simblica dos sistemas de relao com o semelhante. E, portanto, nossa funo como operadores de grupo estaria centrada em favorecer ao mximo esses objetivos. Ressaltamos a idia do grupo como forma de trabalhar a subjetividade contempornea infantil, e de preveno sade. Pensando na diversidade e singularidade dessas crianas rompendo com o paradigma cartesiano/biomdico que busca a cura dos sintomas atravs de modelos classificatrios e com o foco na doena acarretando numa rotulao, discriminao, medicalizao e patologizao precoces. O acontecer grupal trabalha para a criao de solidariedade, para propiciar expresses mltiplas e pode ser uma mquina de produo de singularidade (LANCETTI, 1995).

Mquina esta que ganha fora no encontro, onde existem os mais variados fluxos em jogo.

Segundo Volnovich (1995), a infncia intensamente instituinte, devido a transversalidade do desejo que lhe autoriza este carter. Por esse motivo o grupo com crianas um meio de ampliar a transversalidade sublimatria, que une a criana a sua liberdade. Apostamos neste dispositivo de cuidado, especialmente acompanhado de toda a rede que nos propomos a construir. Fernndez (2006) props o conceito de dispositivo grupal, no qual os grupos so tidos como um campo de problemticas. H uma multiplicidade de sentidos no acontecer grupal e muitos destes escapam do registro de seus integrantes. Desse modo, existe uma abertura para que possamos olhar para os diferentes atravessamentos existentes no grupo, o que comporta um espao para diversas questes sejam trabalhadas, como as referentes casa, a escola, a famlia, os amigos e a rua. Podemos ento, em determinados momentos ocupar estes espaos sociais diversos, mas estabelecendo a questo do grupo tambm como um espao legtimo nas relaes sociais dessas crianas.
Observa-se que em qualquer grupo humano produzem-se movimentos muito diversos ressonncias fantasmticas, processos identificatrios e transferenciais, intensos sentimentos de amor-dio em todos os seus matizes, jogos de papis (bodes expiatrios, lderes etc); constroem-se produes lingsticas que disparam mltiplas inscries de sentido; geram-se apropriaes de sentido em diferentes graus de violncia simblica; instituem-se mitos, iluses e utopias; suas regras de funcionamento organizam redes de significaes imaginrias que inscrevem o grupo em sua posio institucional e do forma a seus contratos; pem-se em ao jogos de poder, hierarquias e apropriaes materiais (FERNNDEZ, p. 168, 2006).

O grupo tem sido potente tambm para iniciarmos uma discusso sobre as escolas, sobre a educao formal e seu papel na vida das crianas. No territrio os encontros tem tambm podido aproximar os pais da unidade de sade e permite que os pais se organizem tambm como comunidade, resgatando o poder sobre aquilo que pblico e coletivo, como as escolas do territrio, os servios de sade da unidade, entre outras instituies em comum para estes cidados

O grupo como ferramenta pside transversalizao do sintoma A psicologia historicamente no Brasil esteve ligada a uma prtica individualizante, que por muito tempo formou psiclogos para o trabalho em clnicas privadas, direcionado a uma populao restrita. Alm disso, deste o sculo XIX, a cincia psicolgica emprega uma perspectiva objetivo-positivista, ou interno-subjetiva, mantendo a dicotomia entre indivduo e sociedade, enfatizando a separao entre sujeito, grupo e social (BENEVIDES, 2005). medida que novas formas de fazer sade foram sendo pensadas e garantidas pela sociedade brasileira atravs da reforma sanitria, a psicologia inicia sua participao primeiramente na reforma psiquitrica e aos poucos vai se inserido em outros campos. Esses novos lugares de fazer-psi,

demandam certa ampliao da clnica tradicional, pois esto diretamente ligados com a dimenso coletiva da sade. A clnica ampliada um dispositivo potencializador deste novo modo de fazer sade, no qual privilegia-se a autonomia e o vnculo com a populao. Nesta perspectiva, a clnica ampliada incorpora o conceito de escuta como um processo no qual o profissional da sade ajuda o usurio a reconstruir (e respeitar) os motivos que ocasionaram o seu adoecimento e as correlaes que ele estabelece entre o que sente e a sua vida. Esta escuta complexa e considera os vnculos e afetos tanto dos profissionais quanto dos usurios (BRASIL, 2004). Trata-se de uma clnica na relao. Neste processo de transformao das prticas em sade, o conceito de clnica ampliada aparece como vetor que impulsiona os profissionais em sade a re-pensarem a construo da clnica. Segundo, Cunha (2007) a clnica ampliada a transformao da ateno individual e coletiva, que possibilita a compreenso e o trabalho de mltiplos aspectos do sujeito na sua complexidade. Retomando a especificidade da psicologia neste universo, relembremos que, esses novos campos de trabalho tambm deslocam e desterritorilizam o fazer-psi. Como mencionado anteriormente, o psiclogo chamado a trabalhar com aquilo que pblico e no privado, com uma equipe multidisciplinar, atravessado por diferentes modos de fazer-sade, nos mais variados settings teraputicos, convocado a produzir modos de cuidado em sade com pessoas e em lugares diversos, mltiplos e singulares. Sendo assim, impossvel pensar esta prtica clnica deslocada de um posicionamento ticopoltico. Benevides (2005) aponta para trs compromissos ticos prioritrios nas aes dos psiclogos no SUS. O primeiro deles a inseparabilidade da clnica da poltica, do individual do coletivo, afirmando que a produo de subjetividade se d no plano coletivo, das multiplicidades, do pblico. O segundo princpio explcito tambm na poltica de humanizao do SUS, no qual a produo de sade implica simultaneamente na produo de sujeitos autnomos e co-responsveis por sua vida. A interface da psicologia se d a partir da certeza de que ao inventar-se, ao produzir novos modos de subjetivao o sujeito inventa seu mundo e vice-versa. E por ltimo, aparece a responsabilidade da psicologia em colocar seu saber em jogo, e com outros saberes, outras disciplinas inventar outros modos de sade possvel, construir da intercesso dos saberes algo singular. Porm, algumas tenses se formaram com a equipe que questionava: o porqu da enfermagem em um grupo teraputico de crianas? Tambm perguntavam se no seria mais apropriado o atendimento individual, e quais as vantagens deste grupo. Relacionaram a falta de tempo e vagas ao grupo, pois atenderamos um nmero grande de crianas no mesmo horrio. Afirmamos a nossa perspectiva quanto ao potencial do grupo, mas ainda sentimos a necessidade de trabalhar estas questes de modo mais aprofundado com a equipe, visto que existe um descrdito do grupo por parte dos profissionais. A clnica tradicional ainda pulsa como a melhor soluo que as cincias da sade tm para oferecer. Esse movimento de resistncia tambm acontece quando fizemos a proposta de grupo, no como alternativa a atender a quantidade de demanda, mas como uma alternativa qualitativa a ateno da demanda. Optamos pelo grupo, porque acreditamos na potncia dele como modo de ateno aquelas crianas e suas famlias.

Para Paulon (2004), a clnica contempornea demanda ampliaes: dos modos de habitar territrios suspendendo a existncia de determinados saberes a priori; dos modos de compreenso da clnica como campo; das ferramentas de interveno com ousadia, ampliar o carter transgressor e ampliar a vida. Ampliar neste mundo de possibilidades possveis na modernidade pode ser um risco, mas se construdo com tica pode ser a chance de criao de uma clnica contempornea

CONSIDERAES FINAIS Os grupos so ferramentas da clnica quando produzem novos modos de cuidado e de vida para seus participantes, que so construdos atravs do conhecimento tcnico, mas tambm do conhecimento da vida, dos usurios, da comunidade e possveis em relao histria, o territrio, a cultura e todas as instituies que cada sujeito coloca em jogo. Deixamos um pouco o lugar da clnica individual, privada, que cuida das emoes, sentimentos, experincias, sonhos e fantasmticas mais intimas e profundas, para darmos espao a uma psicologia que quer dialogar. Psicologia que quer saber da escola, da famlia, da histria e que acredita que todos estes atores fazem parte da construo de pequenas rupturas e desvios nos modos de viver j enrijecidos. Neste processo existe ainda a possibilidade de problematizar o sintoma da criana, mostrando que ele fala de um modo de vida que existe hoje, contemporneo. Isto no significa no olhar para isto, mas convoca o olhar de todos aqueles implicados de alguma forma com a criana, na co-responsabilidade de cuidar. O grupo de crianas e de pais foram assim dispositivos que potencializaram mudanas no apenas no acontecimento grupal (dispositivo-grupo), mas tambm como possibilidade de um trabalho coordenado pela psicologia, na tentativa de construir uma clnica possvel e conectada a realidade da sade pblica. Pensarmos nos psis como cartgrafos pode ser um modo de estarmos pensando nosso trabalho tambm na sade pblica, onde no cartografamos apenas nossas intervenes, mas tambm como elas foram produzidas, em que contexto, com que pessoas, em qual equipe, em qual mundo. E atravs da prtica potencializarmos dispositivos de vida. Por fim, pesamos que os grupos extrapolam o espao do setting grupal e, para este lugar ser potente so necessrias mltiplas intervenes com a rede, neste caso com a equipe de sade, com os pais, com as escolas, etc. A psicologia dentro desta rede, torna-se uma potente ferramenta de fazer clnica ampliada, buscando coletivizar as questes psi provocando um movimento de deslocamento do sintoma individual e a sua transversalizao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BENEVIDES, Regina. A psicologia e o sistema nico de sade: quais interfaces?. Psicologia & Sociedade, 2005, vol.17, n. 2. BENEVIDES, Regina. Dispositivos em ao: o grupo. In: LANCETTI, A. (Org.). SadeLoucura n6.So Paulo: Hucitec, 1997. p. 183-191.

BRASIL, Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL. HumanizaSUS - A Clnica Ampliada. Ministrio da Sade - SecretariaExecutiva. Ncleo Tcnico da Poltica Nacional de Humanizao. Srie B. Textos Bsicos de Sade - Braslia DF 2004. BLEICHMAR, Emilce Dio. Psicoterapia de grupo de crianas. In: Grupos, infncia e subjetividade. Huguet, Cludio R.; Volnovich, Jorge. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1995. CUNHA, Gustavo Tenrio. A Clnica Ampliada. In: A construo da clnica ampliada Ateno Bsica. Editora Hucitec, So Paulo, 2007. FERNNDEZ, Ana Maria. O campo Grupal: notas para uma genealogia. So Paulo: Martins Fontes, 2006. PAULON, Simone. Clnica Ampliada: Que(m) demanda ampliaes? In:FONSECA, T.G.; ENGELMAN, S. (Orgs). Corpo Arte e Clnica. Porto Alegre: UFRGS, p. 259274, 2004. PEREIRA, Rita Marisa Ribes; SOUZA, Solange Jobim. Infncia, Conhecimento e Contemporaneidade. In: Infncia e produo cultural. Campinas, SP, Papirus, 1998, p.37). RAGGIO, Alejandro. Sintoma Social: as dimenses de uma problemtica. In: Psicanlise e sintoma social. So Leopoldo, Unisinos, 1998, p.323. VOLNOVICH. In: Grupos, infncia e subjetividade. Huguet, Cludio R.; Volnovich, Jorge. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1995.

You might also like