You are on page 1of 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Nome: Marize Schons Disciplina: Direito, Moralidade e Legalidade.

As polticas de criao de bancos de dados de DNA de criminosos e o biopoder. !iopoder marca a passagem do poder disciplinar do s"culo #$# para uma outra estrat"gia de governa!ilidade no s"culo ## onde a gest%o do &stado " esta!elecida na identidade !iol'gica. Desta (orma, ocorre ) racionaliza*%o e individualiza*%o das caracter+sticas vitais da e,ist-ncia humana, considerando, assim a vida como um o!.eto pol+tico e de direito. /ortanto a governa!ilidade age so!re a conduta individual e coletiva em nome de certos o!.etivos estatais . . 0lguns &stados modernos est%o utilizando estudos de DN0 e desenvolvendo !anco de dados para a classi(ica*%o das in(orma*1es gen"ticas so!re os criminosos para a investiga*%o criminal. Deste modo, o DN0 " visto como a estrutura !iol'gica mais relevante para a identidade humana, visto 2ue representa o m3,imo da individualiza*%o. 0 partir de uma produ*%o de conhecimento so!re os indiv+duos atrav"s da ci-ncia se esta!elece uma classi(ica*%o social e, segundo 4runo Latour 56789:, uma vigil;ncia !urocr3tica< estatal do corpo e da identidade. /ortanto, essa utiliza*%o de !anco de dados de DN0:
(...)produz conhecimento sobre os indivduos e sobre a sua identidade individual e social atravs de uma identidade gentica, que sobretudo numrica, conferindo primazia biologia, em detrimento do contexto social e biogr fico, potenciando, atravs desta classifica!"o e da cria!"o de perfis sociogenticos, uma crescente marginaliza!"o dos membros mais vulner veis da popula!"o# (/ol+ticas de
identidade: per(il de DN0 e a identidade gen"tico<criminal, p3g. =>7:

&ssa pol+tica de in(ormatiza*%o de DN0 de criminosos cria uma individualiza*%o !iol'gica 5M0?@0D AS$LB0, CD6D: visando a preven*%o do crime atrav"s do uso !urocr3tico e pol+tico do corpo 5F U?0ULE, 6799: para a identi(ica*%o de indiv+duos potencialmente criminosos. Segundo o artigo Eecnologia de DN0 e os Suspeitos e F?riminososG Gen"ticos, a pol+tica dos !ancos de dados produz uma e,plica*%o do comportamento criminoso em termos gen"ticos e n%o s'ciopol+ticos legitimando a distin*%o de grupos "tnicos a partir de per(is individuais. No primeiro semestre do ano de CD6C o governo !rasileiro sancionou a lei 2ue cria !anco de dados de criminosos no pa+s, o!rigando assim a identi(ica*%o de condenados por crimes violentos. 0 de(ini*%o das regras do !anco de dados contou com a participa*%o de organiza*1es de Direitos @umanos e do Minist"rio /H!lico. &ntretanto, segundo o Di3rio (icial da Uni%o emitido dia C7 de maio de CD6C, o cruzamento de dados gen"ticos no 4rasil n%o deve levar ao per(il de uma pessoa, mas sim ) associa*%o do seu DN0 com o crime 2ue ela responde. &sse pro.eto surge, segundo o .ornal o Glo!o, por conta do !ai,o +ndice de crimes de homic+dios solucionados no 4rasil 5apenas IJ:, en2uanto em outros pa+ses da &uropa 2ue usam o !anco de dados de DN0 apresentam uma ta,a de at" 7DJ de casos solucionados.

F U?0ULE, Michel. F0ula de 69 de Mar*o de 679KG. $n: $m %efesa da &ociedade. ?urso no ?ollLge de France. S%o /aulo, Martins Fontes, CDDC. L0E UR, 4runo. ?i-ncia em 0*%o. UN&S/. S%o /aulo, CDDD. L /&S, Eatiana. Dilma sanciona lei 2ue cria !anco de DN0 de criminosos no pa+s 5online:. Dispon+vel via: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-dosul/noticia/2012/05/dilma-sanciona-lei-que-cria-banco-de-dna-de-criminososno-pais.html. Data de 0cesso: 6> de .unho de CD6>. M0?@0D , @elena A S$LB0, Susana. Eecnologia de DN0 e os Suspeitos e F?riminososG Gen"ticos. Dispon+vel em: http:MMNNN.esocite.org.!rMeventosMtecsocCD66Mcd< anaisMar2uivosMpd(sMartigosMgtDDI<tecnologiade.pd( . Data de 0cesso: 6> de .unho de CD6> M0?@0D , @elena, S$LB0, Susana, 0M R$M, 0nt'nio. /ol+ticas de identidade: per(il de DN0 e a identidade gen"tico<criminal. 'n lise &ocial, (oimbra, vol. #LB, CD6D. R04$N O, /aul e R S&, NiPolas. F )oltica * +rabalho. conceito de 4iopoder @o.eG. $n:

You might also like