You are on page 1of 20

PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL: EVOLUO E DIFERENAS ESTADUAIS1

Alfredo Tsunechiro2 Clia Regina Roncato Penteado Tavares Ferreira3 Luiz Moricochi2

RESUMO
O objetivo geral do trabalho analisar a evoluo da produtividade da cultura do milho nos principais estados produtores do Brasil e verificar as diferenas estaduais de produtividade, associando-as com alguns de seus condicionantes, visando ampliar o conhecimento do potencial e das limitaes de cada regio. Foram utilizados dados da safra principal (primeira safra), da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) para os Estados de So Paulo, Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Gois, os quais contriburam com 83,61% da produo nacional em 1995. Para a anlise das diferenas de produtividade entre estados utilizou-se do teste no-paramtrico de Friedman, complementado pelas Comparaes Mltiplas. Os resultados obtidos mostram que a produtividade mdia brasileira no perodo 1961-95 apresentou taxa geomtrica de crescimento de 1,97% ao ano, com os maiores aumentos em Gois, com 2,65% ao ano e em So Paulo, com 2,30% ao ano e os menores crescimentos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 1,51% e 1,93% ao ano, respectivamente. Santa Catarina, detentora das maiores produtividades mdias nas dcadas de 60 e 70, perdeu posio para outros estados na dcada de 80. Observaram-se diferenas estatisticamente significativas de produtividade entre estados. H evidncias de que o emprego de sementes selecionadas e fertilizantes, tipos de cultivo (simples, consorciado ou outro) e tamanho da rea plantada sejam fatores que, isoladamente ou conjugados entre si, contribuem, parcialmente, para as diferenas estaduais de produtividade e sua evoluo no perodo analisado. Palavras-chave: cultura do milho, produtividade, estados brasileiros.

PRODUCTIVITY IN CORN CROPS IN BRAZIL: EVOLUTION AND DIFFERENCES PER STATES SUMMARY
The general objective of this paper is to analyze the evolution of corn yielding in the main producing states of Brazil, as well as to verify the states' differences in productivity, thereby relating them to their causes, aiming to enlarge the knowledge on each region's potentialities and limitations. First crop data from Fundao Instituto de Geografia e Estatstica (IBGE) was used for the states of Sao Paulo, Parana, Santa Catarina, Rio Grande do Sul and Goias, which accounted for about 83.61 percent of the Brazilian corn production in 1995. For the analysis of differences in productivity among states, the non-parametric test of Friedman was used and complemented by the Multiple Comparisons method. Results revealed that the Brazilian average productivity in the 1961-95 period showed a geometric growth rate of 1.97 percent a year and different rates among states, highlighting the states of Goias (2.66% a year) and Sao Paulo (2.30% a year). The lowest growth rates were observed in Santa Catarina and Rio Grande do Sul states, with 1.51% and 1.93% per year, respectively. The state of Santa Catarina, which had been responsible for highest yielding in the sixties and seventies, lost its position to other states in the eighties. Statistically significant differences in yielding among states were also observed. There is evidence that isolated or combined factors, such as the use of selected seeds and fertilizers, different cropping systems or the magnitude of the tilted

Trabalho referente ao projeto SPTC 16-005/92. Uma verso preliminar do trabalho, intitulada "Anlise da Evoluo e das Diferenas Estaduais de Produtividade de Milho no Brasil", foi apresentada no XIX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado em Porto Alegre, RS, no perodo de 09 a 14/08/92. Recebido em 23/04/96. Liberado para publicao em 10/06/96.
2

Engenheiro Agrnomo, MS, Pesquisador Cientfico do Instituto de Economia Agrcola. Engenheiro Agrnomo, Pesquisador Cientfico do Instituto de Economia Agrcola.

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

118

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

area partially contribute to the states' differences in yielding, as well as to their evolution in the period analyzed. Key-words: corn crop, productivity, Brazilian states.

1 - INTRODUO Diversos estudos sobre modernizao da agricultura tm enfocado a questo das fontes do crescimento da produo, como o que analisa a cultura do milho em nvel de Brasil em diferentes perodos (PATRICK, 1975) e o que compara as produtividades de diversas culturas no Estado de So Paulo (NORONHA; ASSEF; SEVER, 1972). Os trabalhos de SILVA; FONSECA; MARTIN (1979), HOMEM DE MELO (1983) e MONTEIRO (1985) analisam a evoluo do rendimento do milho e de outras culturas com evidncia de resultados de investimentos em pesquisa agrcola. VENCOVSKY & GARCIA (1983), alm desse aspecto dos condicionantes da produtividade, analisam algumas caractersticas estruturais da produo. ALVES & CONTINI (1988) discutem as alternativas de crescimento da produo via expanso da fronteira agrcola e via aumento da produtividade. MORICOCHI et al. (1989) avaliam o potencial de produo e produtividade da cultura do milho no Estado de So Paulo atravs da anlise dos estratos de rea e das diferenas regionais. MONTEIRO (1990) analisa a produo brasileira na dcada de 80, enfocando as relaes entre tamanhos de propriedade e de rea colhida e os rendimentos da cultura do milho. FERREIRA & VICENTE (1988) constataram que existem grandes diferenas de produtividade entre as Divises Regionais Agrcolas (DIRAs) do Estado de So Paulo, destacando-se Ribeiro Preto como a mais produtiva. VICENTE (1994), atravs das variveis climticas, tecnolgicas e anlise do conglomerado, fatorial, discriminante e de regresso, procura modelar o rendimento do milho no Estado de So Paulo, de 1958 a 1988, visando subsidiar previses de safras. O presente estudo pretende contribuir para aumentar o conhecimento sobre a evoluo da produtividade da cultura do milho no Brasil e a existncia ou no de regies (estados) onde essa cultura apresenta produtividades significativamente diferentes das outras, possibilitando colaborar na identificao de potencialidades e limitaes de cada regio produtora. O conhecimento desses indicadores de desempenho podero fornecer subsdios para a formulao de polticas pblicas de fomento produo, como alocao de crdito de custeio e para tomada de deciso gerencial da indstria
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

de insumos e da agroindstria do milho.

2 - OBJETIVOS O objetivo geral do trabalho analisar o desempenho da cultura do milho nos principais estados produtores do Brasil. Especificamente, pretende-se: a) calcular e confrontar as taxas de crescimento da produtividade da cultura do milho com as da rea e da produo nos seis estados maiores produtores nas dcadas de 60, 70 e 80 e na primeira metade da de 90; b) comparar as produtividades entre os estados maiores produtores; c) analisar a contribuio da rea e do rendimento para o incremento da produo de milho nos estados, no perodo 1961-95; d) descrever alguns fatores condicionantes das diferenas estaduais de produtividade; e e) comparar o desempenho da produo de milho no Brasil com o de outros pases grandes produtores e exportadores.

3 - MATERIAL E MTODOS A descrio sobre os dados utilizados, as respectivas fontes e os mtodos de anlise so apresentados a seguir.

3.1 - Material Os dados bsicos de rea cultivada e produo do milho analisados nesta pesquisa foram obtidos da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), publicados em SILVA; CASER; VICENTE (1990) para o perodo de 1961-84 e do LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRODUO AGRCOLA (1986-95), tambm do IBGE, para o perodo de 1985-95. Foi considerada a safra principal (a primeira safra). Os dados de outros pases foram obtidos de PRODUCTION YEARBOOK (1988-94), da Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO). Os Estados analisados so So Paulo, Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

119

Gois, os quais, em conjunto, responderam, em 1995, por 83,61% da produo e por 66,69% da rea cultivada de milho no Brasil, considerando-se apenas a primeira safra de cada ano.4 As informaes sobre condio do produtor, tipo de cultivo, tecnologia aplicada e magnitude da rea colhida do produto, nos estados selecionados, foram obtidos do CENSO AGROPECURIO (1970-85), do IBGE.

a) 1961-65 e 1976-80; b) 1976-80 e 1991-95; e c) 1961-65 e 1991-95; No caso dos principais pases produtores de milho, confrontaram-se os subperodos de 1961-65 e 1990-94. Para comparar os rendimentos da cultura do milho nos principais estados produtores, utilizou-se o

3.2 - Mtodos O comportamento da rea cultivada, produo e produtividade da cultura do milho analisado atravs do clculo da taxa geomtrica mdia anual de crescimento (TGC), obtida atravs de regresso linear, cujos procedimentos e aplicao encontram-se em PINO et al. (1992). Essa anlise foi realizada para o perodo 1961-95 e para os subperodos 1961-70, 197180 e 1981-90. Calculou-se a contribuio da rea (CA) e a contribuio do rendimento (CR) para o aumento da produo, conforme VERA FILHO & TOLLINI (1979), atravs das frmulas: CA = (At - Ao).Ro.100/(Pt - Po) CR = 100 - CA onde: At = rea mdia, em hectare, do ltimo perodo; Ao = rea mdia, em hectare, do primeiro pero do; Ro = rendimento mdio, em tonelada por hectare, do primeiro perodo; Pt = produo mdia, em tonelada, do ltimo perodo; Po = produo mdia, em tonelada, do primeiro perodo; Para os estados analisados calculou-se a contribuio da rea e do rendimento relacionando os seguintes subperodos 5:

2 teste de Friedman ( de Friedman) de acordo com CAMPOS (1976), conforme descrito a seguir. Dentro de cada bloco (mdia trienal da produtividade), procede-se classificao conjunta dos k tratamentos (nmero de estados) dando ordem 1 menor e ordem k maior delas. Define-se:

2 r

O desempenho da segunda safra (safrinha) de milho no foi analisado, por se constituir em atividade extempornea, desenvolvida em poca no recomendada pelas instituies de pesquisa e sujeita a riscos de frustrao da produo. As estimativas da rea e da produo da segunda safra, em 1995 no Brasil, foram de, respectivamente, 1.655,7 mil hectares, correspondentes a 11,83% da rea total (primeira e segunda safras) e 3.503,2 mil toneladas (9,66% da produo total), conforme o IBGE.
5

Os subperodos foram considerados levando-se em considerao a tendncia da produtividade mdia do milho no Brasil, indicada na figura 1. Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

onde: Ri a soma das ordens atribudas aos dados do tratamento i, nos n blocos (nmero de mdias trienais de produtividade) e 12 uma constante; r o valor nmero atribudo para cada tratamento (r=1,2,3,4,5 e 6). Consideram-se duas hipteses: Ho: R1 = R2 = R3 = R4 = R5 = R6, ou seja, os rendimentos mdios da cultura do milho nos principais estados produtores so iguais entre si; e Ha: pelo menos em dois estados os rendimentos mdios do milho diferem entre si. Para complementar os resultados ou as concluses obtidas pelo teste de Friedman, quando se rejeita Ho, utilizam-se as Comparaes Mltiplas, procurando com isso, localizar as possveis diferenas entre pares de tratamentos. Os recursos dessas comparaes so limitados, pois elas permitem apenas confrontar os tratamentos dois a dois, no sendo possvel, portanto, a comparao entre grupos de tratamentos. Nas comparaes envolvendo todos os pares de tratamentos, consideram-se os k . (k & 1) 2 pares de tratamentos e determina-se para cada diferena: * Ri - Rj * sendo (i = 1, 2, ..., k-1) (j = i+1, ..., k) onde Ri e Rj representam as somas das ordens atribudas ao tratamento i e j, respectivamente, nos n blocos. Os resultados obtidos so, ento, comparados com as diferenas mnimas significativas (teste de Friedman),

k 12 R 2i&3n (k% 1) nk (k% 1) i 1

120

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

conforme CAMPOS (1976). Quanto ao poder do teste de Friedman, segundo SIEGEL (1979), embora inexista indicao do poder exato da prova, Friedman reporta os resultados de 56 anlises, nas quais foi impossvel concluir se o 2 r era mais ou menos rigoroso que o teste F, em funo da semelhana dos resultados obtidos, conforme FERREIRA & VICENTE (1988). Para anlise das produtividades, utilizou-se de mdias mveis trienais, considerando-se o perodo de 1960-62 a 1993-95. Analisou-se, tambm, o subperodo de 1980-82 a 1993-95, para verificar o comportamento da produtividade nos estados, no perodo mais recente. A anlise dos dados do CENSO AGROPECURIO (1970-85), do IBGE, relacionados com a condio do produtor (proprietrio, arrendatrio, parceiro, ocupante), tecnologia aplicada (utilizao de semente comum ou melhorada, defensivo, fertilizante e irriga-

o) e tamanho da lavoura (em sete classes de rea colhida), baseou-se nas parcelas de cultivo simples, visando reduzir o efeito dessa caracterstica, muito diferenciada entre os estados, na produtividade da cultura do milho.

4 - RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados das anlises obtidas so apresentados e discutidos a seguir.

4.1 - Taxas de Crescimento da Produtividade da Cultura do Milho Constatou-se na anlise do perodo de 196190 que a taxa de crescimento da produo de milho passou de 4,93% ao ano na dcada de 60, para 2,64% na de 70 e 1,87% na de 80. O crescimento da produtividade no compensou o decrscimo da taxa de expanso da rea plantada nessas trs dcadas (Tabela 1). Essa tendncia se inverteu a partir do segundo ano da dcada de 90 com a produo de milho em nvel de Brasil passando de 2.323kg/ha em 1992 para 2.690kg/ha em

TABELA 1 - Taxa Geomtrica Anual de Crescimento da rea, Produo e Rendimento da Cultura do Milho nos Principais Estados Produtores, Brasil, 1961-951 1961-70 1971-80 Estado rea Produo Rendimento rea Produo Rendimento Gois 6,61 5,27 -1,26 8,74 12,25 3,21 Minas Gerais 2,00 2,33 0,32 1,51 4,98 3,24 So Paulo 2,85 5,59 2,66 -3,80 -1,48 2,28 Paran 7,54 9,94 2,23 1,37 2,50 1,26 Santa Catarina 6,26 6,18 -0,09 5,04 6,99 1,85 Rio Grande do Sul 3,52 2,98 -0,53 1,03 1,20 0,17 Brasil 4,00 4,93 0,90 1,30 2,64 1,32 1981-90 1961-95 Estado rea Produo Rendimento rea Produo Rendimento Gois 2,76 6,29 3,43 3,77 6,52 2,65 Minas Gerais -1,11 0,15 1,27 0,11 2,29 2,18 So Paulo 0,31 1,45 1,13 -0,30 1,98 2,30 Paran -1,87 -0,84 1,05 2,12 4,24 2,08 Santa Catarina -1,25 0,17 1,43 3,42 4,98 1,51 Rio Grande do Sul -1,53 -0,14 1,41 0,64 2,58 1,93 Brasil 0,31 1,87 1,56 1,37 3,37 1,97
1

Fonte: Elaborada a partir de SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRO DUO AGRCOLA (1986-95). 1995, ou seja, com acrscimo de 15,80% no perodo (Figura 1).
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Foi considerada a safra principal.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

121

te a primeira metade da dcada de 90, houve uma reverso destas tendncias (Figura 2). Minas Gerais e Santa Catarina apresentaram incrementos da taxa de crescimento do rendimento entre as dcadas de 60 e 70 e quedas na dcada de 80, voltando a crescer nos anos 90. exceo de Gois, os demais estados apresentaram taxas negativas de crescimento da rea de milho a partir da dcada de 80, por efeito-substituio por outras atividades mais rentveis economicamente. Em So Paulo, por exemplo, a cultura do milho cedeu 48,9% da rea para a cana-de-acar e 45,7% para a laranja no perodo 1981-92 (CASER coord., 1994). FIGURA 1 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Primeira Safra, Brasil, 1961-95. Fonte: Elaborada a partir de dados bsicos de SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRODUO AGRCOLA (1986-95). No perodo 1961-95, os melhores desempenhos da produtividade foram apresentados por Gois (taxa de crescimento de 2,65% a.a.) e So Paulo (2,30%) e os piores por Santa Catarina (1,51%) e Rio Grande do Sul (1,93%) (Tabela 1 e Figura 2). As maiores taxas de crescimento da rea foram apresentadas por Gois e Santa Catarina, com 3,77% e 3,42% ao ano, respectivamente. Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com o esgotamento das fronteiras agrcolas e o processo de substituio do milho por outras atividades mais rentveis, praticamente no tiveram crescimento da rea. So Paulo, pelas mesmas razes, teve reduo de rea. Gois apresentou taxa excepcionalmente alta de crescimento da produo (12,25% ao ano) na dcada de 70, face conjugao de elevadas taxas de expanso de rea e de rendimento, de 8,74% e 3,21%, respectivamente. A taxa de crescimento da produtividade apresenta incrementos sucessivos, passando de -1,26% ao ano na dcada de 60, para 3,21% em 70, 3,43% em 80, persistindo a tendncia de crescimento na dcada de 90. O mesmo comportamento verificado com o rendimento no Rio Grande do Sul, embora a taxas mais modestas (Figura 2). So Paulo e Paran apresentaram tendncias contrrias s de Gois e Rio Grande do Sul, com redues sucessivas da taxa de crescimento anual da produtividade da cultura at a dcada de 80. Contudo, duranAgricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

4.2 - Comparao da Produtividade entre Estados Os resultados do teste de Friedman para o perodo 1961-95 indicam a existncia de diferenas significativas na produtividade dos estados. Constata-se a alternncia entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul nas piores posies da ordenao dos rendimentos (Tabela 2). De acordo com o resultado das Comparaes Mltiplas do teste de Friedman, Santa Catarina apresenta, no perodo 1961-95, a maior soma das ordens entre os estados considerados, sendo significativamente diferente da de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Isso significa que no perodo considerado foi o Estado que apresentou, com maior freqncia, produtividades mais elevadas, graas ao desempenho nas dcadas de 60 e 70. Os quatro Estados detentores dos maiores ndices de produtividade (Santa Catarina, So Paulo, Paran e Gois) no diferem entre si, significativamente, em termos de rendimento mdio. O mesmo raciocnio vlido na comparao entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Tabelas 2 e 3). Para o subperodo 1981-95, os resultados revelam a permanncia de Minas Gerais e Rio Grande do Sul nas posies inferiores da ordenao dos rendimentos. Contudo, constatou-se a perda da posio de Santa Catarina que, de primeiro lugar nas dcadas de 60 e 70, passou quarta posio, ficando em primeiro lugar So Paulo, seguido de Gois e Paran (Tabelas 2 e 3).

122

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

FIGURA 2 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Primeira Safra, por Estado, Brasil, 1961-95. Fonte: Elaborada a partir de dados bsicos de SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTE
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

123

MTICO DA PRODUO AGRCOLA (1986-95). TABELA 2 - Produtividade Mdia e suas Respectivas Ordens1 e Resultados do Teste de Friedman para a Cultura do Milho nos Principais Estados Produtores do Brasil, 1960-62 a 1993-95 (em kg/ha)
Mdia trienal Gois Minas Gerais (2) (1) (1) (1) (1) (1) (2) (2) (2) (1) (1) (1) (2) (2) (2) (1) (1) (2) (2) (2) (1) (1) (2) (1) (2) (2) (2) (2) (1) (2) (2) (3) (1) (1) So Paulo 1.536 1.548 1.406 1.453 1.507 1.713 1.743 1.708 1.776 1.716 1.840 1.863 2.011 1.985 2.038 2.100 2.050 2.044 2.080 2.277 2.407 2.496 2.495 2.487 2.426 2.547 2.661 2.799 2.700 2.656 2.684 2.830 2.797 3.137 R3 = 160 (3) (3) (3) (3) (3) (5) (6) (4) (4) (4) (5) (5) (5) (5) (5) (4) (5) (6) (6) (4) (4) (6) (6) (6) (6) (6) (6) (5) (5) (5) (5) (6) (3) (3) Paran 1.541 1.566 1.529 1.562 1.573 1.655 1.693 1.727 1.802 1.820 1.878 1.875 1.829 1.850 1.958 2.113 1.861 1.781 1.910 2.328 2.467 2.330 2.239 2.273 2.194 2.353 2.342 2.524 2.456 2.342 2.543 2.763 3.212 3.396 R4 = 150 (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (5) (5) (5) (6) (6) (4) (4) (4) (5) (4) (4) (4) (5) (5) (5) (5) (5) (3) (4) (4) (4) (3) (4) (4) (5) (5) (5) Santa Catarina 1.858 1.832 1.789 1.802 1.750 1.771 1.715 1.783 1.810 1.833 1.810 1.820 2.030 2.187 2.350 2.398 2.178 1.952 2.004 2.394 2.597 2.236 2.153 2.135 2.310 2.276 2.304 2.492 2.574 2.314 2.417 2.582 3.127 3.271 R5 = 164 (6) (6) (6) (6) (6) (6) (5) (6) (6) (6) (4) (4) (6) (6) (6) (6) (6) (5) (5) (6) (6) (4) (3) (3) (4) (3) (3) (3) (4) (3) (3) (4) (4) (4) Rio Grande do Sul 1.351 1.380 1.337 1.353 1.356 1.418 1.337 1.301 1.292 1.347 1.351 1.357 1.387 1.471 1.522 1.567 1.489 1.319 1.352 1.610 1.831 1.860 1.793 1.906 1.734 1.763 1.606 1.942 2.083 1.940 2.101 2.181 2.722 2.852 R6 = 50 (1) (2) (2) (2) (2) (2) (1) (1) (1) (2) (2) (2) (1) (1) (1) (2) (2) (1) (1) (1) (2) (2) (1) (2) (1) (1) (1) (1) (2) (1) (1) (1) (2) (2)

1960-62 1.622 (5) 1.373 1961-63 1.660 (5) 1.350 1962-64 1.672 (5) 1.279 1963-65 1.740 (5) 1.300 1964-66 1.671 (5) 1.297 1965-67 1.623 (3) 1.372 1966-68 1.593 (3) 1.356 1967-69 1.561 (3) 1.340 1968-70 1.536 (3) 1.356 1969-71 1.456 (3) 1.275 1970-72 1.466 (3) 1.293 1971-73 1.497 (3) 1.252 1972-74 1.646 (3) 1.478 1973-75 1.783 (3) 1.514 1974-76 1.880 (3) 1.542 1975-77 1.860 (3) 1.449 1976-78 1.653 (3) 1.451 1977-79 1.740 (3) 1.532 1978-80 1.867 (3) 1.559 1979-81 2.082 (3) 1.695 1980-82 2.101 (3) 1.765 1981-83 2.102 (3) 1.819 1982-84 2.192 (4) 1.798 1983-85 2.233 (4) 1.851 1984-86 2.392 (5) 1.919 1985-87 2.528 (5) 2.061 1986-88 2.656 (5) 2.101 1987-89 2.904 (6) 2.152 1988-90 2.736 (6) 1.994 1989-91 2.932 (6) 2.097 1990-92 2.955 (6) 2.169 1991-93 2.458 (2) 2.490 1992-94 3.587 (6) 2.506 1993-95 3.783 (6) 2.593 Soma das ordens 1960-62 a 1993-95 R1 = 137 R2 = 53 2 Valor do x r = 118,55, significante ao nvel de 1,0%. Soma das ordens 1980-82 a 1993-95 R1 = 67 R2 = 23 2 Valor do x r = 51,40, significante ao nvel de 1,0%.
1

R3 = 72

R4 = 61

R5 = 51

R6 = 20

Os valores entre parnteses indicam ordenao crescente dos rendimentos estaduais no ano agrcola. Foi considerada a safra principal.

Fonte: Elaborada a partir de SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRO
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

124

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

DUO AGRCOLA (1986-95). TABELA 3 - Resultados das Comparaes Mltiplas do Teste de Friedman para a Cultura do Milho nos Principais Estados Produtores, Brasil, Perodo de 1960-62 a 1993-95 e Subperodo de 1980-82 a 1993-95 Perodo/Estado 1960-62 a 1993-95 Santa Catarina So Paulo Paran Gois Minas Gerais Rio Grande do Sul Perodo/Estado 1980-82 a 1993-95 So Paulo Gois Paran Santa Catarina Minas Gerais Rio Grande do Sul
1 2

Soma das ordens1 164 a 160 a 150 a 137 a 53 b 50 b Soma das ordens2 72 a 67 a 61 a 51 a b 23 b c 20 c

As somas das ordens assinaladas pela mesma letra no diferem entre si a 1,0% de probabilidade. As somas das ordens assinaladas pela mesma letra no diferem entre si a 3,0% de probabilidade.

Fonte: Elaborada a partir de dados da tabela 2.

4.3 - Contribuies da rea e do Rendimento para o Aumento da Produo A decomposio do crescimento da produo do milho em dois componentes (rea e rendimento) permite verificar as diferenas regionais quanto incorporao de tecnologia no processo produtivo. Considerando-se o perodo como um todo (1991-95 em relao a 1961-65), em termos de regies brasileiras, o crescimento da produo do milho foi bastante diferenciado quanto s contribuies da rea e do rendimento. So Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram aumentos de produo apoiados fortemente no incremento da produtividade, enquanto Santa Catarina cresceu base de expanso da rea cultivada. Gois e Paran tiveram menor contribuio da rea (cerca de 35%) e maior do rendimento (em torno de 65%) (Tabela 4). A anlise dos dados mais recentes mostrou que houve grandes progressos no processo produtivo dessa cultura. Parece fazer sentido as expectativas de alguns
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

tcnicos de que, a qualquer momento, poder ocorrer o boom do milho, semelhana do que aconteceu com a soja a partir da dcada de 70, dependendo, evidentemente, de vrios fatores, inclusive do mercado externo. Com efeito, a anlise dos dados da produo de milho sugere que, enquanto na dcada de 70, comparativamente dcada anterior, o aumento de produo tenha se verificado mais com a expanso da rea cultivada, nos anos mais recentes, essa situao se altera. De fato, o aumento observado na produo de milho na segunda metade da dcada de 70, comparativamente primeira metade da de 60, mostrou que o acrscimo de rea foi responsvel por cerca de 63% desse incremento, sendo atribudo 37% aos ganhos na produtividade. Por outro lado, quando se comparam os dados da dcada de 90 com os do perodo correspondente da dcada de 60, observa-se que os ganhos de produtividade responderam por 70% do aumento de produo do cereal, creditados os 30% restantes expanso de rea. Esses ganhos de produtividade esto sendo mais acentuados quando os parmetros de referncias so os perodos

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

125

ainda mais TABELA 4 - Contribuio da rea e do Rendimento para o Aumento da Produo de Milho, nos Principais Estados Produtores e Brasil, 1961-95 rea mdia (ha) Estado Gois Minas Gerais So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil Estado Gois Minas Gerais So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil
1

Contribuio da rea (%)1 1991-95 (c) (b/a) (c/b) (c/a)

1961-65 (a)

1976-80 (b)

300.824 805.254 784.075 1.419.657 1.701.773 1.513.657 1.164.531 1.082.540 1.074.000 1.086.302 2.102.535 2.161.834 367.244 1.034.285 1.032.701 1.408.985 1.706.440 1.832.434 7.813.673 11.361.998 12.044.330 Rendimento mdio (kg/ha) 1961-65 (d) 1.683 1.325 1.491 1.555 1.822 1.362 1.294 1976-80 (e) 1.852 1.543 2.128 2.029 2.193 1.441 1.534 1991-95 (f) 3.619 2.535 3.012 3.054 2.884 2.491 2.376

86,59 -2,92 35,02 36,48 -23,98 6,38 -24,98 -2,05 -8,12 60,41 5,22 34,00 75,10 -0,49 51,99 75,35 8,56 21,69 62,57 9,42 29,67 Contribuio do rendimento (%)1 (e/d) 13,41 63,52 124,98 39,59 24,90 24,65 37,43 (f/e) 102,92 123,98 102,05 94,78 100,49 91,44 90,58 (f/d) 64,98 93,62 108,12 66,00 48,01 78,31 70,33

Ver mtodo de clculo no texto (item 3.2).

Fonte: Elaborada a partir de SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRO DUO AGRCOLA (1986-95). recentes: a contribuio do rendimento no Brasil para o aumento da produo foi de cerca de 90% entre os qinqnios 1976-80 e 1991-95. Em nvel estadual, em termos de rendimento, na comparao dos citados qinqnios, ganha destaque o Estado de Minas Gerais, seguido por Gois, So Paulo e Santa Catarina. A despeito do Estado de Gois estar colocado em segundo lugar, chama ateno o seu desempenho pelo fato de j partir de nvel de produtividade mais elevado do que o de Minas Gerais. cultura do milho em cada estado com as respectivas produtividades fsicas. As evidncias indicam que esses fatores condicionantes, isoladamente ou conjugados entre si, podem se constituir em elementos facilitadores ou inibidores da melhoria tecnolgica da cultura e, em conseqncia, produzir efeito nos respectivos nveis de produtividade fsica. A condio do produtor com maiores nveis de produtividade em Gois, Minas Gerais e So Paulo o arrendatrio, enquanto nos estados sulinos (Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) o proprietrio. As participaes mais expressivas dos arrendamentos na cultura do milho em 1985 foram em So Paulo, com 17,2% da rea colhida, e em Gois, com 12,9%. As maiores participaes dos proprietrios foram em Minas Gerais (88,8% da rea), Santa Catarina (85%) e Rio Grande do Sul (83,7%). As demais condies do

4.4 - Alguns Condicionantes das Diferenas Estaduais de Produtividade Neste item analisa-se a hiptese da existncia de correlao entre alguns fatores caractersticos da
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

126

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

produtor so de reduzida expresso (Tabela 5). Os diferenciais de produtividade entre proTABELA 5 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Segundo a Condio do Produtor, Tipo de Cultivo, Tecnologia Aplicada e Tamanho da Lavoura, So Paulo e Brasil, 1985 (continua) Discriminao1 Geral Condio do produtor Proprietrio Arrendatrio Parceiro Ocupante Tipo de cultivo Cultivo simples (ou "solteiro") Cultivo associado (ou consorciado) Outros cultivos Tecnologia aplicada S semente comum Semente comum e defensivo S semente melhorada Semente comum e adubao Semente melhorada e defensivo Semente comum, defens. e adub. Semente melhorada e adubao Semente melh., defens. e adub. Semente melh., irrig. e adub. Sem. melh., irrig., defens. e adub. Tamanho da lavoura Com menos de 10ha Com 10 a menos de 20ha Com 20 a menos de 50ha Com 50 a menos de 100ha Com 100 a menos de 200ha Com 200 a menos de 500ha Com 500ha e mais
1 2

Gois kg/ha 2.033 2.202 2.554 2.447 2.342 2.260 1.666 1.833 1.459 1.511 1.611 1.770 1.814 1.676 2.451 2.570 1.728 2.745 1.689 1.813 2.149 2.524 2.781 2.798 2.365 %2 100,0 79,9 12,9 2,3 4,9 60,1 34,3 5,6 7,1 3,4 2,2 6,1 1,3 10,0 20,4 48,8 0,1 0,4 22,4 10,0 19,3 15,6 14,9 13,0 4,8

Minas Gerais kg/ha 1.518 1.701 2.076 1.915 1.617 1.725 1.315 1.395 1.122 1.168 1.433 1.420 1.323 1.718 1.891 2.062 2.112 2.305 1.563 1.617 1.764 1.961 2.208 3.015 1.976 %2 100,0 88,8 5,8 2,1 3,3 46,5 38,1 15,4 12,4 2,1 7,7 9,3 3,1 4,4 32,9 26,4 0,2 0,9 44,4 15,3 18,4 10,1 6,6 3,8 1,4

So Paulo kg/ha 2.399 2.404 2.649 2.480 2.187 2.444 1.719 1.901 1.476 1.553 1.824 1.979 2.053 2.186 2.409 2.734 2.768 3.149 2.098 2.278 2.468 2.578 2.731 2.803 2.778 %2 100,0 74,0 17,2 5,7 3,1 93,0 3,5 3,5 3,8 0,2 4,7 4,4 0,9 2,5 46,2 34,5 0,6 1,8 24,1 13,4 22,2 15,5 12,0 9,4 3,4

Excetuando-se o total geral e o tipo de cultivo, os demais itens referem-se ao cultivo simples. Participao percentual da rea total da cultura em cultivo simples.

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

127

Fonte: Elaborada a partir do CENSO AGROPECURIO (1985).

TABELA 5 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Segundo a Condio do Produtor, Tipo de Cultivo, Tecnologia Aplicada e Tamanho da Lavoura, So Paulo e Brasil, 1985 (concluso) Discriminao1 Geral Condio do produtor Proprietrio Arrendatrio Parceiro Ocupante Tipo de cultivo Cultivo simples (ou "solteiro") Cultivo associado (ou consorciado) Outros cultivos Tecnologia aplicada S semente comum Semente comum e defensivo S semente melhorada Semente comum e adubao Semente melhorada e defensivo Semente comum, defens. e adub. Semente melhorada e adubao Semente melh., defens. e adub. Semente melh., irrig. e adub. Sem. melh., irrig., defens. e adub. Tamanho da lavoura Com menos de 10ha Com 10 a menos de 20ha Com 20 a menos de 50ha Com 50 a menos de 100ha Com 100 a menos de 200ha Com 200 a menos de 500ha Com 500ha e mais
1 2

Paran kg/ha 2.139 2.396 2.340 2.232 2.023 2.362 1.626 1.742 1.769 1.837 2.183 1.951 2.380 2.301 2.498 2.933 2.633 3.385 2.217 2.270 2.377 2.568 2.775 2.904 2.842 %
2

Santa Catarina kg/ha 2.284 2.354 2.141 2.174 2.070 2.320 2.121 2.441 1.792 1.769 2.350 1.890 2.431 2.026 2.521 2.552 1.484 2.688 2.321 2.435 2.219 1.938 2.158 2.474 %
2

Rio Grande do Sul kg/ha 1.703 1.833 1.672 1.514 1.656 1.796 1.539 1.859 1.490 1.088 1.759 1.627 1.260 1.483 2.030 1.818 2.544 2.080 1.880 1.643 1.554 1.706 1.663 1.857 2.923 %2 100,0 83,7 5,4 6,3 4,6 49,1 39,0 11,9 11,9 2,9 10,0 8,5 3,7 3,1 41,5 17,6 0,2 0,4 65,3 16,8 10,6 4,0 2,2 0,9 0,2

100,0 79,5 8,6 7,4 4,5 67,6 19,4 13,0 16,2 0,5 26,0 4,5 2,3 1,3 26,9 21,8 0,0 0,3 42,2 18,4 18,2 9,0 6,1 4,5 1,6

100,0 85,0 4,7 5,0 5,3 47,7 30,9 21,4 12,4 0,2 20,8 10,1 0,8 2,1 41,8 11,2 0,1 0,1 65,9 19,4 10,2 3,0 1,2 0,3 -

Excetuando-se o total geral e o tipo de cultivo, os demais itens referem-se ao cultivo simples. Participao percentual da rea total da cultura em cultivo simples.

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

128

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

Fonte: Elaborada a partir do CENSO AGROPECURIO (1985).

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

129

prietrios e arrendatrios so relativamente pequenos (menos de 10%), exceto em Gois e Minas Gerais, onde os arrendatrios produziram 16% e 22% mais por hectare que os proprietrios, respectivamente, em 1985. Essa caracterstica deve estar associada ao tamanho da lavoura (rea colhida), conforme ser analisado mais adiante. O tipo de cultivo outro fator que pode influenciar a produtividade da cultura, dependendo de outras caractersticas como o tamanho da lavoura. Os cultivos simples (ou "lavouras solteiras") predominam em regies com estrutura fundiria mais uniforme e nos estratos de rea plantada de maiores portes. Essas condies favorecem o desenvolvimento de sistemas de produo mais eficientes no emprego dos fatores de produo, com impacto positivo na produtividade da cultura. O Estado de So Paulo se destaca no cultivo simples, com 93% da rea colhida em 1985, cuja produtividade superou em pelo menos 28% de outros tipos de cultivo (associado, intercalado, misto e ignorado) (Tabela 5). Em Gois e Paran, o cultivo simples participou com, respectivamente, 60,1% e 67,6% da rea total de milho em 1985 e superou outros cultivos em termos de produtividade em 23% em Gois e 36% no Paran. Nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os maiores rendimentos foram obtidos em outros cultivos, mas com diferenciais menos acentuados que nos casos anteriores. Nestes dois estados e, em menor proporo, em Minas Gerais e Paran, esse tipo de cultivo est fortemente associado ao pequeno tamanho da lavoura e criao de pequenos animais, notadamente sunos e aves de corte. O cultivo associado ou outro tipo (intercalado, misto ou ignorado), predominante em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, praticado por pequenos agricultores que, dada a limitao da rea para cultivo, realizam o plantio consorciado de duas culturas temporrias, como a do milho com a do feijo, com o propsito de dimimuir o risco de produo. Nesse sentido, a manuteno desse tipo de cultivo ao longo dos anos impede ou dificulta a adoo de pacotes de inovaes tecnolgicas que propiciem aumentos de produtividade com reduo de custos unitrios. Observa-se uma correlao direta entre o aumento do diferencial de produtividade do cultivo simples com outros cultivos e o aumento da participao do cultivo simples na rea total da cultura do milho, no perodo entre 1970 e 1985 (Tabela 6). Esse comportaAgricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

mento bem evidente em Gois, Paran, Minas Gerais e So Paulo, mormente nos dois primeiros Estados, onde a porcentagem da rea de cultura "solteira" aumenta acentuadamente. A exceo ficou por conta de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a participao do sistema de cultivo consorciado permaneceu praticamente inalterado no perodo 1970-85. Entre os fatores tecnolgicos que podem afetar significativamente a produtividade da cultura do milho, pela magnitude da participao na rea colhida, figuram o emprego de semente melhorada (ou comprada, conforme conceito do Censo Agropecurio), de adubo e de defensivo. A utilizao da irrigao tem sido inexpressiva na cultura, com as maiores participaes na rea colhida em So Paulo, com 2,4%, e em Minas Gerais, com 1,1%, em 1985. Dado o seu elevado custo, a irrigao tem sido usada para a produo de semente de milho, produto de maior valor especfico. O emprego de defensivos e fertilizantes ainda muito reduzido na maioria dos estados analisados. A participao da rea total cultivada em 1985 com uso apenas de sementes melhoradas ou apenas sementes comuns foi de, respectivamente, 26% e 16,2% no Paran, 20,8% e 12,4% em Santa Catarina, 10% e 11,9% no Rio Grande do Sul e 7,7% e 12,4% em Minas Gerais. Nota-se que, mesmo assim, somente com o emprego de sementes melhoradas, a produtividade cresce, em mdia, 25% em relao situao de uso de sementes comuns (Tabela 5). Constata-se, de modo geral, aumento significativo do emprego de sementes selecionadas e adubo na cultura do milho entre 1975 e 1980 e estabilizao no perodo seguinte. Os estados analisados com maiores percentuais de rea empregando sementes selecionadas e adubo em 1985 foram So Paulo (81,8%), Gois (56%) e Rio Grande do Sul (55,1%) e o Estado com menor ndice de utilizao foi o Paran, com 39,4% da rea empregando adubo e semente selecionada, de forma combinada (Tabela 7). Verifica-se que em Gois houve crescimento acentuado da rea que emprega sementes selecionadas entre 1975 e 1980. Entre 1980 e 1985 no houve incremento da rea que utiliza sementes selecionadas, mas aumento da rea adubada. Este fato pode ter influenciado positivamente o nvel de produtividade da cultura do milho naquele Estado. Quanto utilizao de sementes melhoradas,

130

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

TABELA 6 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Segundo o Tipo de Cultivo, Principais Estados Produtores, Brasil, 1970, 1975, 1980 e 19851 Discriminao Produtividade da rea total de milho (kg/ha) Var. % entre anos de censo Ano 1970 1975 1980 1985 1975/70 1980/75 1985/80 1970 1975 1980 1985 1975/70 1980/75 1985/80 1970 1975 1980 1985 1975/70 1980/75 1985/80 1970 1975 1980 1985 1970 1975 1980 1985 Gois 1.101 1.587 1.730 2.033 44,1 9,0 17,5 1.164 1.834 1.939 2.260 57,6 5,7 16,6 1.082 1.296 1.478 1.690 19,8 14,0 14,3 23,7 54,0 54,7 60,1 7,6 41,5 31,2 33,7 Minas Gerais 1.194 1.270 1.422 1.518 6,4 12,0 6,8 1.246 1.381 1.583 1.725 10,8 14,6 9,0 1.168 1.206 1.367 1.338 3,3 13,3 -2,1 33,6 36,6 36,3 46,5 6,7 14,5 15,8 28,9 So Paulo 1.684 1.994 2.204 2.399 18,4 10,5 8,8 1.706 2.031 2.236 2.444 19,1 10,1 9,3 1.551 1.648 1.866 1.808 6,3 13,2 -3,1 85,7 90,1 91,5 93,0 10,0 23,2 19,8 35,2 Paran 1.615 1.856 2.098 2.139 14,9 13,0 2,0 1.700 2.047 2.260 2.362 20,4 10,4 4,5 1.589 1.704 1.959 1.672 7,2 15,0 -14,7 23,7 44,2 46,2 67,6 7,0 20,1 15,4 41,3 Santa Catarina 1.782 2.280 2.299 2.284 27,9 0,8 -0,7 1.751 2.257 2.291 2.320 28,9 1,5 1,3 1.801 2.303 2.304 2.252 27,9 0,0 -2,3 57,1 51,0 39,3 47,7 -2,8 -2,0 -0,6 3,0 Rio Grande do Sul 1.192 1.354 1.563 1.703 13,6 15,4 9,0 1.188 1.358 1.566 1.796 14,3 15,3 14,7 1.194 1.351 1.561 1.613 13,1 15,5 3,3 30,4 39,8 39,8 49,1 -0,5 0,5 0,3 11,3

Produtividade da rea de cultivo simples (kg/ha) (a) Var. % entre anos de censo

Produtividade da rea de outros cultivos (kg/ha) (b) Var. % entre anos de censo

Porcentagem da rea de cultivo simples

Diferencial de produtividade entre (a) e (b) (%)


1

Cultivo simples: cultura "solteira"; outros cultivos: cultura consorciada, intercalada e outras.

Fonte: Elaborada a partir do CENSO AGROPECURIO (1970-85).

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

131

TABELA 7 - Tecnologia Empregada na Cultura do Milho, Principais Estados Produtores, Brasil, 1975, 1980 e 1985 (em porcentagem da rea plantada) Com semente comprada e aduCom semente comprada Com adubao bao Estado 1975 1980 1985 1975 1980 1985 1975 1980 1985 Gois Minas Gerais So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Brasil 47,2 53,6 72,6 36,8 61,6 45,7 37,6 61,1 64,2 84,0 63,4 77,3 73,1 54,2 61,6 66,2 87,7 68,0 76,0 72,1 53,3 44,8 48,1 70,9 12,2 26,0 34,0 26,7 65,6 63,6 86,6 34,3 54,1 66,4 45,3 75,0 66,2 89,4 46,5 60,0 65,7 43,7 35,9 32,1 58,5 6,1 19,7 21,8 18,6 53,6 49,2 76,9 26,7 45,7 55,6 36,8 56,0 52,0 81,8 39,4 49,7 55,1 35,6

Fonte: Elaborada a partir do CENSO AGROPECURIO (1975-85).

fertilizantes e defensivos, de forma combinada (semente comprada ou melhorada + adubao e semente melhorada + defensivos + adubao), o Estado de So Paulo se destaca dos demais, com 80,7% da rea colhida empregando esse conjunto de insumos (Tabela 5). Nos demais estados esse percentual varia de 48,7% (no Paran) a 69,2% (em Gois). Excentuando-se os reduzidos casos de uso de irrigao, essas combinaes so as que produzem as maiores produtividades na cultura do milho. Os dados censitrios de 1975 e 1985 mostram que em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao contrrio dos demais Estados, as produtividades no acusam os efeitos das diferentes combinaes de uso de insumos (Tabela 8). Mesmo levando-se em conta que todas as anlises da tecnologia empregada referem-se rea de cultivo simples, no foi possvel encontrar explicao para os comportamentos dos rendimentos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outra varivel, de natureza estrutural, que pode influenciar indiretamente a produtividade da cultura do milho a distribuio da rea colhida em estratos de tamanho da cultura. Com exceo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos demais Estados a produtividade crescente com o tamanho da rea colhida (Tabela 5). Nos dois estados sulinos citados, onde predominam pequenas reas de plantio (95,5% e 92,7%, respectivamente, da rea colhida em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com menos de 50 hectares) no h grandes diferenas de produtividade entre os estratos de tamanho de rea. A pequena rea de cultivo nesses estados est associada condio predominante do produtor (proprietrio) que obtm,
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

nesses estados, produtividades superiores s dos demais tipos de produtor. Entre os estados selecionados, apenas Gois e So Paulo apresentam proporo significativa (27,9% e 21,4%, respectivamente) da rea colhida em lavouras compreendidas no estrato de 100 a 500 hectares. Os demais estados apresentam expressiva parcela de reas menores que 10 hectares, tpicas de minifndios, destacando-se Santa Catarina, com 65,9% da rea colhida e Rio Grande do Sul, com 65,3% (Tabela 5). Essa caracterstica, combinada com o tipo de cultivo predominante (no-simples), pode explicar a baixa taxa de crescimento da produtividade da cultura nesses dois estados. Por outro lado, em Gois e So Paulo, principalmente, as maiores reas podem estar associadas ao cultivo por arrendatrios, os quais, pela sua prpria condio de produtor, necesssitam de altas produtividades para viabilizar seus empreendimentos.

4.5 - Comparao com o Desempenho de Outros Pases A evoluo da produtividade da cultura do milho foi desigual, no apenas entre os estados brasileiros, mas tambm entre outros pases, selecionados entre os maiores produtores e exportadores (Tabela 9). Embora a cultura do milho tenha experimentado um grande desenvolvimento no Brasil, esse desempenho fica muito a desejar quando comparado com o de

132

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

TABELA 8 - Produtividade Mdia da Cultura do Milho, Segundo o Tipo de Semente e o Uso de Defensivos e Adubo, Principais Estados Produtores, Brasil, 1975 e 19851 Gois Discriminao Com defensivos e com adubao Sem defensivos e com adubao Com defensivos e sem adubao Sem defensivos e sem adubao Discriminao Com defensivos e com adubao Sem defensivos e com adubao Com defensivos e sem adubao Sem defensivos e sem adubao Discriminao Com defensivos e com adubao Sem defensivos e com adubao Com defensivos e sem adubao Sem defensivos e sem adubao
1

Minas Gerais Com semente comprada 1975 2.113 2.055 1.820 1.856 1985 2.570 2.451 1.814 1.611 Com semente prpria 1975 1.250 1.284 1.193 1.018 1985 1.718 1.420 1.168 1.122 Com semente comprada 1975 1.574 1.579 1.555 1.424 Paran Com semente prpria 1975 1.743 1.570 1.928 1.913 1985 2.301 1.951 1.837 Com semente comprada 1975 2.266 2.236 2.214 1985 2.933 2.498 2.380 2.183 1985 2.062 1.891 1.323 1.433

Com semente prpria 1975 1.657 1.645 1.334 1.212 1985 1.676 1.770 1.511 1.459

So Paulo Com semente prpria 1975 1.962 1.940 1.695 1.551 1985 2.186 1.979 1.553 Com semente comprada 1975 2.258 2.142 1.993 1985 2.734 2.409 2.053 1.824

1.476 1.855 Santa Catarina

1.769 2.239 Rio Grande do Sul

Com semente prpria 1975 1.936 2.044 2.013 1.918 1985 2.026 1.890 1.769 1.792

Com semente comprada 1975 2.391 2.554 2.326 2.421 1985 2.552 2.521 2.431 2.350

Com semente prpria 1975 1.146 1.324 1.078 1.272 1985 1.483 1.627 1.088 1.490

Com semente comprada 1975 1.401 1.569 1.231 1.488 1985 1.818 2.031 1.260 1.759

Cultivo simples.

Fonte: Elaborada a partir do CENSO AGROPECURIO (1975-85).

Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

133

TABELA 9 - rea, Produo e nosePrincipais Rendimento Estados da Cultura Produtores do Milho do Brasil, nos Principais 1961-65 Pases e 1990-94 Produtores e Exportadores (mdia qinqenal)
1961-65 Pas1 e Estado rea Produo Rendimento (1.000ha) (1.000t) (kg/ha) (a) 99.392 33.209 44.685 22.933 914 9.138 3.308 5.887 2.836 4.186 6.960 7.814 301 1.165 367 1.086 1.420 1.409 216.069 116.413 50.612 95.561 2.760 22.636 5.853 13.122 4.984 5.248 7.369 10.112 509 1.740 668 1.690 1.883 1.920 2.174 3.505 1.133 4.167 3.019 2.477 1.769 2.229 1.757 1.254 1.059 1.294 1.683 1.491 1.822 1.555 1.325 1.362 1990-942 rea Produo Rendimento (1.000ha) (1.000t) (kg/ha) (b) 130.243 46.075 83.577 27.793 1.736 21.127 2.975 3.328 2.176 3.507 7.192 12.704 801 1.130 1.024 2.113 1.494 1.785 507.641 279.117 212.550 212.656 12.725 96.301 8.730 9.432 9.051 10.031 15.398 27.568 2.560 3.100 2.805 6.067 3.467 4.183 3.895 6.059 2.543 7.622 7.291 4.558 2.986 2.884 4.087 2.846 2.143 2.167 3.231 2.747 2.721 2.857 2.312 2.341 Variao (b/a) (%) 79,16 72,87 124,45 82,91 141,50 84,01 68,80 29,39 132,61 126,95 102,36 67,47 91,98 84,24 49,34 83,73 74,49 71,88

ndice3

Total mundial Desenvolvidos Em desenvolvimento Estados Unidos Frana China Romnia Ex-URSS Argentina frica do Sul Mxico Brasil Gois So Paulo Santa Catarina Paran Minas Gerais Rio Grande do Sul
1

100 156 65 196 187 117 77 74 105 73 55 56 83 71 70 73 59 60

Pases desenvolvidos: Estados Unidos, Frana, Canad, Iugoslvia, Romnia, Ex-URSS e frica do Sul. Em desenvolvimento: os demais pases. 2 No caso da frica do Sul, no se consideraram os dados de 1992, ano de intensa seca no Pas. 3 Base: produtividade mdia mundial do perodo 1990-94=100.

Fonte: Elaborada a partir de PRODUCTION YEARBOOK (1988-94), SILVA; CASER; VICENTE (1990) e LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRODUO AGRCOLA (1986-95).

outros pases. Com efeito, a produtividade mdia da cultura do milho, no Brasil no perodo 1990-94 (2.167kg/ha), foi inferior mdia mundial (3.895kg/ha) e tambm menor que a obtida pelos pases em desenvolvimento (2.543 kg/ha) (Tabela 9). Entre os Estados da Regio Centro-Sul do Pas, apenas Minas Gerais e Rio Grande do Sul apresentaram rendimentos inferiores mdia dos pases em desenvolvimento. Os demais estados que compem essa regio (So Paulo, Gois,
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

Santa Catarina e Paran) apresentaram desenvolvimento mais favorvel no perodo analisado relativamente aos pases em desenvolvimento. A Argentina apresenta rendimento (4.087kg/ha) bem superior ao dos principais estados brasileiros de milho, embora sejam encontrados no Brasil (sobretudo em So Paulo, Paran e Gois) produtores com produtividades bem superiores mdia da Argentina. Isso sugere que, com o uso de tcnicas

134

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

agronmicas adequadas, consegue-se at mesmo suplantar a produtividade mdia obtida pela Argentina, pas bastante favorecido pelas condies de fertilidade natural de seus solos. Ainda dentro desse enfoque, estudo desenvolvido por MORICOCHI et al. (1989) mostrou que So Paulo tem condies de alcanar produtividade mdia potencial acima de 4.000kg/ha, com base no nos rendimentos obtidos em campos experimentais, mas tendo como referncia os parmetros de produtividade j obtidos nas mais diferentes regies de produo, levando-se em considerao as restries no s de ordem edafoclimticas como tambm as de natureza scio-econmicas dentro do prprio Estado. Quando se comparam as contribuies do rendimento e da rea para o aumento da produo de milho entre os perodos 1961-65 e 1990-94 nos mais diferentes pases, observa-se que a situao do Brasil melhor que a mdia dos pases em desenvolvimento, sendo de 63,75% a contribuio do rendimento no Pas contra 37,88% nos pases em desenvolvimento (Tabela 10). Observa-se grande inferioridade do Pas quando comparado com os maiores exportadores mundiais, como os Estados Unidos, Frana, Argentina e frica do Sul.

5 - CONCLUSES E CONSIDERAES FINAIS A taxa de crescimento da produo de milho no Brasil apresentou reduo durante o perodo de 1961-90, passando de 4,93% a.a.na dcada de 60, para 2,64% na de 70 e 1,87% na de 80, com o aumento da produtividade no compensando a reduo da taxa de incremento da rea cultivada. Entretanto, na primeira metade da atual dcada de 90, essa tendncia se inverte, com a produo crescendo a taxas mais elevadas que as dos perodos anteriores e tendo como fonte predominante de crescimento o aumento do rendimento da cultura. A produtividade nos seis Estados maiores produtores (Gois, Minas Gerais, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) evoluiu desigualmente nos ltimos 35 anos (1961-95). Os Estados de Gois e So Paulo apresentaram as maiores taxas de crescimento da produtividade e neste ltimo o aumento do rendimento foi responsvel pela totalidade do crescimento da produo. As menores taxas de incremento da produtividade foram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo que o primeiro Estado foi o que apresentou a menor contribuio do rendimento para o aumento da produo. Nos estados que apresentam os maiores per-

TABELA 10 - Contribuio da rea e do Rendimento para o Aumento da Produo de Milho, nos Pases Selecionados e Brasil, entre 1961-65 e 1990-94 Pas Total Mundial Desenvolvidos Em desenvolvimento Estados Unidos Frana China Romnia Ex-URSS Argentina frica do Sul Mxico Brasil Contribuio da rea (%) 23,00 27,72 62,12 17,30 24,90 40,31 -20,48 154,58 -28,51 -17,80 0,03 36,25 Contribuio do rendimento (%) 77,00 72,28 37,88 82,70 75,10 59,69 120,48 -54,58 128,51 117,80 99,97 63,75

Fonte: Elaborada a partir de dados da tabela 9. centuais de reas mdias e grandes (de 100 a 500 hecAgricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

tares de cultura), como Gois, Minas Gerais e So Pau-

Produtividade da Cultura do Milho no Brasil

135

lo, h participao maior de arrendatrios na produo do cereal. Esses produtores obtm, em geral, produtividades maiores que os proprietrios, pela prpria condio de empreendedores especializados na atividade, de cujo desempenho depende a sua rentabilidade econmica. Nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul h predominncia de pequeno produtor, cuja situao, associada prtica comum de cultivo em consrcio de culturas temporrias, no favorece a adoo de sistemas de produo mais eficientes. Contudo, nas dcadas de 60 e 70, Santa Catarina foi o Estado que apresentou os maiores rendimentos da cultura no Pas, resultante em grande parte do processo de integrao dessa atividade com a de produo de carne de sunos e de frangos de corte. Quando comparada com outros pases a produtividade da cultura do milho no Brasil fica muito a desejar, embora alguns dos principais Estados produtores (como So Paulo, Gois e Paran) apresentem rendimentos bastante elevados. A utilizao de insumos modernos, como sementes melhoradas, fertilizantes e defensivos, ainda baixa. Excetuando-se os reduzidos casos de uso de irrigao, os maiores rendimentos foram obtidos onde se utilizaram, conjuntamente, sementes melhoradas, fertilizantes e defensivos (ou sem este ltimo insumo). Considerando-se os diferenciais de produtividade entre as parcelas da rea que s utilizam sementes comuns e as que utilizam sementes melhoradas, defensivos e adubos, as maiores respostas tm sido verificadas nos Estados de Gois, Minas Gerais e So Paulo e as menores no Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Finalizando, teoricamente, o fato de uma determinada regio apresentar um ndice de contribuio maior do rendimento para o aumento de produo em relao a outra regio no significa que esteja num patamar maior de produtividade e nem necessariamente que seus recursos esto sendo aproveitados de forma mais eficiente. preciso ser levado tambm em considerao a lei dos rendimentos decrescentes da produtividade fsica dos recursos disponveis, que variam em funo dos tipos de solos e clima considerados. Esclarecendo melhor, isso pode significar que, a despeito de uma regio eventualmente apresentar uma produtividade baixa, essa poder ser a mxima que se pode obter com a tecnologia disponvel, dados os tipos de solo e clima considerados. Por outro lado,
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

regies que apresentam produtividades consideradas razoveis podero aumentar ainda mais esses nveis, com melhor aproveitamento dos recursos disponveis. Esse um assunto que merece ser pesquisado com maior profundidade.

LITERATURA CITADA ALVES, Eliseu & CONTINI, Elsio. A modernizao da agricultura brasileira. In: BRANDO, A. S.P. (Ed.) Os principais problemas da agricultura brasileira: anlise e sugestes. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1988. 420p. (Srie PNPE, 18). CAMPOS, Humberto de. Estatstica experimental no-paramtrica. Piracicaba: USP/ESALQ, 1976. 332p. CASER, Denise V. (Coord.) Evoluo regional das principais atividades agrcolas do Estado de So Paulo, 1969 a 1992. So Paulo: IEA, 1994. 60p. (Srie Informaes Estatsticas da Agricultura, 02/94). CENSO AGROPECURIO: Brasil. Rio de Janeiro: FIBGE, 1970, 1975, 1980 e 1985. : Gois; Minas Gerais; Paran; Rio Grande do Sul; Santa Catarina e So Paulo. Rio de Janeiro: FIBGE, 1970, 1975, 1980 e 1985. FERREIRA, Clia R.R.P.T. & VICENTE, Jos R. Rendimento de culturas no estado de So Paulo: evoluo recente e diferenas regionais. So Paulo: IEA, 1988, 34p. (Relatrio de Pesquisa, 24/88). HOMEM DE MELO, Fernando B. O problema alimentar no Brasil: a importncia dos desequilbrios tecnolgicos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 226p. (Coleo Estudos Brasileiros, 65). LEVANTAMENTO SISTEMTICO DA PRODUO AGRCOLA. Rio de Janeiro: FIBGE, 198695. MONTEIRO, Jos de A. A gerao de tecnologia agrcola no Brasil: ao e interao de grupos de

136

Tsunechiro; Ferreira; Moricochi

interesse. So Paulo: IPE/USP, 1985. 170p. . O milho no Brasil: consideraes econmicas. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v.14, n.164, p.5-8, 1990. MORICOCHI, Luiz et al. Potencial de produo e produtividade da agricultura paulista: o caso do milho. Agricultura em So Paulo, SP, v.36, n.1, p.127-148, 1989. NORONHA, Hermano F.; ASSEF, Luiz C.; SEVER, Fernando A. A. Comparao regional de rendimentos para 18 culturas no estado de So Paulo, 1967/68 a 1970/71. , SP, v.19, n.2, p.49-86, 1972. PATRICK, George F. Fontes de crescimento na agricultura brasileira: o setor de culturas. In: CONTADOR, Claudio R., (Ed.) Tecnologia e Rio de Janeiro: desenvolvimento agrcola. IPEA/INPES, 1975. p.89-110. (Srie Monogrfica, 17). PINO, Francisco A. et al. Algumas aplicaes do SAS em economia agrcola. Informaes Econmicas, SP, v.22, n.12, p.25-30, dez. 1992. PRODUCTION YEARBOOK. Roma: FAO, 1988-94. SIEGEL, Sidney. Estatstica no-paramtrica para So Paulo: as cincias do comportamento. McGraw Hill, 1979. 350p. SILVA, Gabriel L. S. P. da; CASER, Denise V.; VICENTE, Jos R. Estatsticas da agricultura brasileira. So Paulo: IEA, 1990. 200p. (Srie Informaes Estatsticas da Agricultura, 1/90). ; FONSECA, Maria A. S. da; MARTIN, Nelson B. Pesquisa e produo agrcola no Brasil. So Paulo: IEA, 1979. 78p. (Relatrio de Pesquisa, 17/79). VENCOVSKY, Roland. & GARCIA, Joo C. Situao e distribuio da cultura do milho no pas. In: SIMPSIO SOBRE PRODUTIVIDDE DO MILHO. Londrina, 02 - 04 ago. 1983. Anais... Londrina: IAPAR, 1983. p.5-19.
Agricultura em So Paulo, SP, 43(2):117-135, 1996.

VERA FILHO, Francisco & TOLLINI, Hlio. Progresso tecnolgico e desenvolvimento agrcola. In: VEIGA, Alberto, (Coord.) Ensaios sobre So Paulo: SA, poltica agrcola brasileira. 1979. p.87-136. VICENTE, Jos R. Uma aplicao de mtodos mul tivariados na previso de rendimentos do milho. Agricultura em So Paulo, SP, v.41, n.1, p.125147, 1994.

You might also like