You are on page 1of 45

REFERENCIAL DE FORMAO

rea de Formao Itinerrio de Formao

814. Servios Domsticos


81402. Geriatria
Designao:

Sada Profissional

Agente em Geriatria 2

Nvel de Formao:

Modalidades de desenvolvimento

Educao e Formao de Adultos Tipologias de nvel bsico Formao Contnua

Observaes

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

ndice

1. Introduo

2. Perfil de Sada

3. Organizao do Referencial de Formao

4. Metodologias de Formao

5. Desenvolvimento da Formao 5.1. Formao de Base Unidades de Competncia 5.2. Formao Tecnolgica Unidades de Formao de Curta Durao (UFCD)

8 8 11

6. Alternativa para a Organizao da Formao Unidades Capitalizveis 6.1. Unidades de Formao Capitalizveis 6.2. Matriz de Correspondncia Unidades Capitalizveis/Unidades de Formao de Curta Durao

28 28 42

7. Sugesto de Recursos Didcticos

43

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

2/45

1. INTRODUO Existe, actualmente, uma crescente preocupao com a qualidade de vida dos cidados e muitas das mutaes nos actuais modos de vida fazem emergir novas necessidades e um aumento de procura dos servios pessoais, colectivos e sociais de proximidade. Estes servios surgem tambm muitos associados necessidade de criao de estruturas de apoio famlia, que facilitem a conciliao entre trabalho e famlia, uma exigncia acrescida face a uma taxa de actividade feminina to elevada como a da populao portuguesa. Este um sector em forte expanso, quer em nmero de entidades, quer em nmero de trabalhadores. A abordagem a este sector tem passado por uma associao entre o emprego nos servios de proximidade e a criao de emprego para desempregados ou outros grupos desfavorecidos. Esta associao no tem favorecido a requalificao e a imagem social destes empregos, sendo esta uma rea de actividade que apresenta, ainda, intervenes pouco estruturadas e de natureza informal, em alguns casos com situaes de elevada fragilidade tcnica e precariedade laboral. Esta orientao hoje muito debatida, num quadro de crescentes exigncias de qualidade destes servios. De facto, as actividades dos servios de proximidade exigem competncias que algumas das populaes desfavorecidas no possuem partida, competncias tcnicas especficas, mas tambm competncias pessoais e sociais fundamentais neste tipo de servios onde a proximidade e a componente relacional so elementos essenciais. Independentemente dos seus destinatrios, a formao nesta rea apresenta cada vez mais nveis crescentes de exigncia. A interveno pblica nestas reas tem-se tornado de natureza essencialmente reguladora, definindo critrios mnimos de qualidade e premiando as intervenes de melhor qualidade e de mais elevada eficcia, no mbito da crescente transferncia de responsabilidades do Estado para a sociedade civil. Por outro lado, tem-se verificado, recentemente, uma tendncia para novas formas de financiamento destas reas, designadamente o financiamento directo ao utilizador e no entidade prestadora. Esta mudana transfere para o cliente/utilizador novas responsabilidades na escolha do servio, o que se reflecte numa procura mais exigente e numa oferta necessariamente mais qualificada. Neste contexto, revela-se fundamental uma oferta de formao profissional especfica que permita aumentar as competncias e criar condies para uma insero profissional estvel dos trabalhadores que exercem de forma qualificada a sua actividade profissional, reforando a relao entre qualidade do emprego, profissionalizao e qualidade dos servios. Tal facto assume maior premncia numa rea de actividade na qual o grau de escolaridade e de qualificao dos seus trabalhadores , ainda e em geral, bastante reduzido.

(Fonte: IQF (2005) O Sector dos Servios de Proximidade: servios de aco social. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formao)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

3/45

2. PERFIL DE SADA
Descrio Geral

O/a Agente em Geriatria o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurana e deontologia profissional, garante o equilbrio pessoal e institucional no relacionamento interpessoal do dia a dia com pessoas idosas e outros profissionais e complementa o cuidado da pessoa idosa nas suas vertentes fsica, mental e social.
Actividades Principais

Reconhecer o quadro conceptual bsico que caracteriza o envelhecimento na sociedade actual e diferentes contextos sociais. Cuidar e vigiar pessoas idosas, seleccionando e realizando actividades de animao/ocupao com os mesmos, no seu prprio domiclio e em contexto institucional. Zelar pelo bem-estar da pessoa idosa, pelo cumprimento das prescries de sade e dos cuidados de alimentao e higiene no seu domiclio e em contexto institucional.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

4/45

3. ORGANIZAO DO REFERENCIAL DE FORMAO

Educao e Formao de Adultos (EFA)1


NVEL B1 NVEL B2 NVEL B3

Formao de Base

Cidadania e Empregabilidade

(CE)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

REAS DE COMPETNCIAS - CHAVE

Linguagem e Comunicao

(LC)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

LEA 25h

LEB 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

LEA 25h

LEB 25h

Matemtica para a Vida (MV)


Tecnologias da Informao e Comunicao

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

(TIC)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

rea de Carcter Transversal APRENDER COM AUTONOMIA


40 h

Cdigo 3536 3537 3538 3539 3540


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Velhice - ciclo vital e aspectos sociais Quadro da psicologia evolutiva Sade da pessoa idosa - cuidados bsicos Deontologia e tica profissional Animao - conceitos, princpios e tcnicas

UFCD

Horas
50 50 25 25 50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 25

Formao Tecnolgica2

3541 3542 3543 3544 3545 3546 3547 3548 3549 3550 3551 3552

Animao no domiclio e em Instituies - planificao de actividades Animao no domiclio e em Instituies - tcnicas e actividades Psicologia da velhice Sade da pessoa idosa - preveno de problemas Higiene da pessoa idosa no domiclio Preveno e primeiros socorros Nutrio e diettica no domiclio Sade - necessidades individuais em contexto institucional Higiene da pessoa idosa em lares e centros de dia Alimentao da pessoa idosa em lares e centros de dia Animao em lares e centros de dia Patologia e efeitos psicossociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa

Os cursos EFA implicam obrigatoriamente a passagem por um processo de Reconhecimento e Validao de Competncias (RVC), associado a uma carga horria entre 25 e 40 horas. A formao em Contexto Real de Trabalho (FCRT) pode estar integrada na Formao Tecnolgica (sendo obrigatria para activos desempregados -120 horas).
Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

REFERENCIAL DE FORMAO

5/45

Cdigo
Formao Tecnolgica

UFCD (cont.)
18 19 20 Sade mental na 3. idade Animao em Instituies de sade Animao da pessoa idosa com doena mental

Horas
25 50 50

3553 3554 3555

Nota A formao tecnolgica dos nveis B1 e B2 atribui uma certificao de formao profissional de nvel 1. O acesso a esta sada profissional s possvel atravs da concluso de um curso EFA B2+B3 ou B3.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

6/45

4. METODOLOGIAS DE FORMAO A organizao da formao com base num modelo flexvel visa facilitar o acesso dos indivduos a diferentes percursos de aprendizagem, bem como a mobilidade entre nveis de qualificao. Esta organizao favorece o reingresso, em diferentes momentos, no ciclo de aprendizagem e a assuno por parte de cada cidado de um papel mais activo e de relevo na edificao do seu percurso formativo, tornando-o mais compatvel com as necessidades que em cada momento so exigidas por um mercado de trabalho em permanente mutao e, por esta via, mais favorvel elevao dos nveis de eficincia e de equidade dos sistemas de educao e formao. A flexibilizao beneficia, assim, a construo de percursos formativos de composio e durao variveis conducentes obteno de qualificaes completas ou de construo progressiva, reconhecidas e certificadas. A nova responsabilidade que se exige a cada indivduo na construo e gesto do seu prprio percurso impe, tambm, novas atitudes e competncias para que este exerccio se faa de forma mais sustentada e autnoma. As prticas formativas devem, neste contexto, conduzir ao desenvolvimento de competncias profissionais, mas tambm pessoais e sociais, designadamente, atravs de mtodos participativos que posicionem os formandos no centro do processo de ensino-aprendizagem e fomentem a motivao para continuar a aprender ao longo da vida. Devem, neste mbito, ser privilegiados os mtodos activos, que reforcem o envolvimento dos formandos, a auto-reflexo sobre o seu processo de aprendizagem, a partir da partilha de pontos de vista e de experincias no grupo, e a co-responsabilizao na avaliao do processo de aprendizagem. A dinamizao de actividades didcticas baseadas em demonstraes directas ou indirectas, tarefas de pesquisa, explorao e tratamento de informao, resoluo de problemas concretos e dinmica de grupos afiguram-se, neste quadro, especialmente, aconselhveis. A seleco dos mtodos, tcnicas e recursos tcnico-pedaggicos deve ser efectuada tendo em vista os objectivos de formao e as caractersticas do grupo em formao e de cada formando em particular. Devem, por isso, diversificar-se os mtodos e tcnicas pedaggicos, assim como os contextos de formao, com vista a uma maior adaptao a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem individuais, bem como a uma melhor preparao para a complexidade dos contextos reais de trabalho. Esta diversificao de meios constitui um importante factor de sucesso nas aprendizagens. Revela-se, ainda, de crucial importncia o reforo da articulao entre as diferentes componentes de formao, designadamente, atravs do tratamento das diversas matrias de forma interdisciplinar e da realizao de trabalhos de projecto com carcter integrador, em particular nas formaes de maior durao, que contribuam para o desenvolvimento e a consolidao de competncias que habilitem o futuro profissional a agir consciente e eficazmente em situaes concretas e com graus de complexidade diferenciados. Esta articulao exige que o trabalho da equipa formativa se faa de forma concertada, garantindo que as aprendizagens se processam de forma integrada. tambm este contexto de trabalho em equipa que favorece a identificao de dificuldades de aprendizagem e das causas que as determinam e que permite que, em tempo, se adoptem estratgias de recuperao adequadas, que potenciem as condies para a obteno de resultados positivos por parte dos formandos que apresentam estas dificuldades. A equipa formativa assume, assim, um papel fundamentalmente orientador e facilitador das aprendizagens, atravs de abordagens menos directivas, traduzido numa interveno pedaggica diferenciada no apoio e no acompanhamento da progresso de cada formando e do grupo em que se integra.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

7/45

5. DESENVOLVIMENTO DA FORMAO
5.1. Formao de Base - Unidades de Competncia

LC

Linguagem e Comunicao

B1

Interpretar e produzir enunciados orais de carcter ldico e informativo-funcional. Interpretar textos simples, de interesse para a vida quotidiana. Produzir textos com finalidades informativo-funcionais. Interpretar e produzir as principais linguagens no verbais utilizadas no quotidiano. Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos. Interpretar textos de carcter informativo e reflexivo. Produzir textos de acordo com tcnicas e finalidades especficas. Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a finalidades variadas.

B2

B2 (LE)

Compreender e usar expresses familiares e/ou quotidianas. Compreender frases isoladas e expresses frequentes relacionadas com reas de prioridade imediata. Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informaes simples e directa sobre assuntos que lhe so familiares. Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opinies. Interpretar textos de carcter informativo-reflexivo, argumentativo e literrio. Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos. Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a contextos diversificados, de carcter restrito ou universal. Compreender, quando a linguagem clara e estandardizada, assuntos familiares e de seu interesse. Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e de seu interesse. Compreender as ideias principais de textos relativamente complexos sobre assuntos concretos. Descrever experincias e expor brevemente razes e justificaes para uma opinio ou um projecto

B3

B3 (LE)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

8/45

TIC

Tecnologias de Informao e Comunicao

B1

Operar, em segurana, equipamento tecnolgico, usado no quotidiano. Realizar operaes bsicas no computador. Utilizar as funes bsicas de um programa de processamento de texto. Usar a Internet para obter e transmitir informao. Operar, em segurana, equipamento tecnolgico diverso. Realizar, em segurana, operaes vrias no computador. Utilizar um programa de processamento de texto. Usar a Internet para obter e transmitir informao. Operar, em segurana, equipamento tecnolgico, designadamente o computador. Utilizar uma aplicao de folhas de clculo. Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentao de informao. Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informao.

B2

B3

MV

Matemtica para a Vida

B1

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

B2

B3

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

9/45

CE

Cidadania e Empregabilidade

B1

Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade. Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade. Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade.

B2

B3

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

10/45

5.2. Formao Tecnolgica Unidades de Formao de Curta Durao (UFCD)

UFCD 1

Velhice ciclo vital e aspectos sociais

Carga horria 50 horas

Objectivo(s)

Identificar os problemas que se colocam pessoa idosa na actualidade. Descrever a velhice do ponto de vista fsico, psicolgico e social, distinguindo-se das outras 2 idades de vida. Identificar o quadro conceptual bsico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se ir desenvolver. Reconhecer e relacionar os diferentes aspectos sociais da velhice.

Contedos
Velhice - ciclo vital Velhice e tarefas do desenvolvimento psicolgico Teorias sobre o envelhecimento psicossocial Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler Do jovem adulto meia-idade Tarefas evolutivas do jovem adulto Mudana no campo dos interesses e no sistema de valores Casamento e seus ajustamentos Carreira profissional e seus ajustamentos Famlia e seus ajustamentos A meia-idade e as tarefas evolutivas Aspectos estruturais e funcionais da meia-idade Velhice - aspectos sociais A velhice e a sociedade Velhice e envelhecimento: Conceitos e anlise Mitos da velhice . incio da velhice e aptides da velhice . negatividades da velhice . isolamento e solido na velhice Atitudes, mitos e esteretipos Definies Ideias pr-concebidas Atitudes relacionadas com a pessoa idosa Mitos e esteretipos - perigos potenciais Representaes da morte Problemas sociais da velhice Reconhecimento, perspectiva e reflexo sobre problemas que se colocam pessoa idosa na actualidade . a situao no princpio do sculo . a velhice e o ps-guerra A pessoa idosa no final do sculo XX

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

11/45

UFCD 1

Velhice ciclo vital e aspectos sociais

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Velhice - socializao e papis sociais Aspectos sociais da velhice Socializao e papis sociais Preparao para a velhice: os papis de transio Velhice o os novos papis sociais O modo de vida das pessoas de idade As condies de vida A satisfao de viver Processo de envelhecimento/sensibilizao problemtica da pessoa idosa O ser velho no ciclo da vida Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano A reforma Coabitao/conflito de geraes Respostas institucionais Pensar novas respostas A pessoa idosa noutras civilizaes

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

12/45

UFCD 2

Quadro da psicologia evolutiva

Carga horria 50 horas

Objectivo(s)

Reconhecer os princpios bsicos de psicologia evolutiva, dando particular nfase velhice como etapa do desenvolvimento humano. Reconhecer, caracterizar e distinguir as diferentes redes de apoio disponveis e possveis de serem utilizadas junto de pessoas idosas. Reconhecer a importncia das pessoas idosas na forma como contribuem para uma cidadania interveniente e responsvel.

Contedos
Velhice - psicologia evolutiva A velhice no quadro da psicologia evolutiva Conceito de psicologia evolutiva Conceito de tarefas evolutivas O estudo da velhice no campo da psicologia evolutiva O estudo cientfico do processo de envelhecimento Redes de apoio As pessoas idosas e o meio ambiente A diversidade do meio ambiente A famlia e a comunidade As Instituies formais . caracterizao e natureza das Instituies formais . institucionalizao das pessoas de idade . a vida quotidiana nas Instituies Grupos e Instituies de ajuda Da famlia aos amigos: a presena da rede informal As novas formas de solidariedade Formais Informais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

13/45

UFCD 3

Sade da pessoa idosa cuidados bsicos

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer alguns aspectos do envelhecimento da populao. Descrever as caractersticas do Agente em Geriatria. Descrever os processos de comunicao e observao. Prestar cuidados que proporcionem conforto pessoa idosa.

Prestao de cuidados bsicos Envelhecimento da populao Promoo da qualidade de vida metas da Organizao Mundial de Sade Envelhecimento fsico e psicolgico Agente em Geriatria Caractersticas inerentes ao Agente em Geriatria Relaes humanas Cuidados a ter em considerao relativos . higiene pessoal . apresentao pessoal . linguagem . atitude Processos de comunicao e observao Caractersticas da comunicao e observao Elementos do processo de comunicao Princpios da observao Jogos e simulaes Reflexo sobre a pessoa idosa Conforto da pessoa idosa Sono e repouso Cama simples e cama articulada

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

14/45

UFCD 4

Deontologia e tica profissional

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer e aplicar os princpios fundamentais da deontologia e tica profissional, na funo de acompanhamento de pessoas idosas. Reconhecer e respeitar os direitos da pessoa humana.

Princpios fundamentais Deontologia e tica profissional Actos lcitos e ilcitos Actos legtimos e ilegtimos Responsabilidade Segredo profissional Direitos da pessoa humana Direitos da pessoa humana e da pessoa idosa em particular A vida e a morte O Agente em Geriatria e a morte

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

15/45

UFCD 5

Animao conceitos, princpios e tcnicas

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer a importncia de comunicar e de compreender a pessoa idosa. Reconhecer a importncia da animao nas actividades com idosos. Identificar e organizar instrumentos e tcnicas especficas na rea da animao da pessoa idosa. Reconhecer a importncia da socioterapia como forma integradora da pessoa idosa.

Comunicao: anlise transacional Anlise estrutural Anlise das transaces Carcias Posies existenciais Jogos psicolgicos Estruturao do tempo Argumento de vida Contrato Animao A importncia da animao como terapia na manuteno e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integrao na comunidade Perfil do animador Tcnicas de animao Tcnicas de animao de grupos Motivao Dinmica de grupos Avaliao da aplicao das tcnicas Elaborao de um guio de entrevista Socioterapia Importncia da socioterapia Trabalho produtivo e trabalho ldico Importncia do lazer Lazer e actividade A 3. idade numa perspectiva preventiva

UFCD 6

Animao no actividades

domiclio

em

Instituies

planificao

de

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Planificar actividades de animao com pessoas idosas no domiclio e em Instituies.

Planificao de actividades Elaborao de um plano de actividades Definio de objectivos Identificao de recursos humanos, materiais e logsticos Definio de responsabilidades/tarefas Seleco de critrios de avaliao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

16/45

UFCD 7

Animao no domiclio e em Instituies tcnicas e actividades

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Desenvolver actividades de animao com pessoas idosas, no seu domiclio e em meio institucional.

Tcnicas e actividades de animao Rotinas dirias Higiene Culinria Costura Jardinagem Actividades ligadas ou no a anteriores profisses Artesanato local Aspectos socioculturais das regies

UFCD 8

Psicologia da velhice

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Enunciar a importncia da gerontopsicologia no reconhecimento dos problemas que se colocam pessoa idosa. Reconhecer a importncia da sexualidade na velhice.

Gerontopsicologia Aspectos biolgicos e psicolgicos no envelhecer Emoes e velhice Motivao Personalidade: tipologias Tarefas evolutivas da velhice Ajustamentos psicossociais da velhice Fase final da vida/reflexo sobre a morte e o luto Aspectos cognitivos do envelhecimento Velhice e aprendizagem Avaliao das funes cognitivas Modificaes nas funes cognitivas . inteligncia, memria e aprendizagem . resoluo de problemas e criatividade A sexualidade na velhice Factores que influenciam a mudana de comportamento sexual na velhice Crise da menopausa Sexualidade depois dos 60 anos Amor e sexualidade na pessoa idosa

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

17/45

UFCD 9

Sade da pessoa idosa preveno de problemas

Carga horria 50 horas

Objectivo(s)

Reconhecer a importncia dos factores que contribuem para a promoo da sade. Reconhecer os problemas de sade mais comuns na terceira idade. Identificar o estado do doente terminal em domiclio, aplicando os mtodos e as tcnicas de avaliao e preveno. Prestar cuidados, sob orientao, ao idoso em fase terminal.

Contedos
Promoo da sade Conceito de sade Higiene corporal Alimentao e nutrio Exerccio fsico Hbitos txicos Higiene do meio fsico e social Adaptao domiciliria e preveno de acidentes Reabilitao e reinsero social Vacinas Doenas crnico-degenerativas: aspectos preventivos Controlo da medicao Problemas de sade Problemas cardiovasculares Hipertenso arterial Angina de peito Enfarte do miocrdio Acidentes vasculares cerebrais Problemas respiratrios Problemas gastrointestinais Problemas hematolgicos e oncolgicos Problemas endocrinolgicos Problemas genito-urinrios Problemas musculoesquelticos Problemas neurolgicos e sensoriais Problemas dermatolgicos Problemas oftalmolgicos Problemas infecciosos Mtodos e tcnicas aplicados ao doente em estado terminal Abordagem compreensiva e multidimensional Critrios de incluso Degradao funcional mtodos de avaliao e preveno Cuidados em fase terminal A higiene O conforto O apoio Actuao aps a morte Corpo Famlia Formalidades

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

18/45

UFCD 10

Higiene da pessoa idosa no domiclio

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Executar cuidados de higiene totais e parciais pessoa idosa, conforme o seu grau de dependncia. Descrever e executar medidas de higiene geral relativas ao meio ambiente que envolve a pessoa idosa.

Cuidados de higiene Cuidados parciais Cabelo Pele Ouvidos Olhos Boca - prtese, dentes e lngua Mos Ps Unhas Perneo e rgos genitais Cuidados totais Banho na banheira/chuveiro Banho na cama A pessoa idosa dependente A pessoa idosa independente Higiene geral Limpeza e desinfeco do quarto Limpeza e desinfeco das instalaes sanitrias Limpeza e desinfeco das cozinhas Limpeza e desinfeco de outras instalaes Limpeza e desinfeco do material de uso na higiene individual Limpeza e desinfeco das mos Esterilizao e desinfeco Lixos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

19/45

UFCD 11

Preveno e primeiros socorros

Carga horria 50 horas

Objectivo(s)

Identificar os factores e utilizar as medidas que contribuem para a preveno de lceras de presso. Reconhecer e utilizar medidas de preveno do risco de acidente para a pessoa idosa no domiclio. Identificar alguns factores que contribuem para o isolamento e imobilidade da pessoa idosa. Actuar em situaes de emergncia.

Contedos
lceras de presso Conceito de lcera de presso Processo de desenvolvimento Classificao Factores de risco Cuidados com a pele Posicionamento Transporte e manipulao do idoso Risco de acidente Quedas Intoxicaes Atropelamentos Incndios Isolamento e imobilidade Envelhecimento fsico e psicolgico Sedentarismo/desporto Hbitos culturais/animao Exerccio fsico e mobilidade Patologias vrias Hipertenso arterial Diabetes Arterial Diabetes Primeiros socorros Primeiros socorros Asfixia Hemorragia Traumatismo Fracturas Queimaduras Reanimao cardio-respiratria

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

20/45

UFCD 12

Nutrio e diettica no domiclio

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Preparar uma ementa equilibrada segundo as necessidades da pessoa idosa, respeitando a qualidade do armazenamento e a higiene dos alimentos.

Preparao de ementas Importncia dos alimentos Grupos de alimentos e seus constituintes Apresentao das refeies Dietas mais comuns Fornecimento de refeies Ambiente Apresentao Higiene dos alimentos e da sua confeco Higiene da cozinha Higiene do manipulador Higiene dos preparados Armazenamento, conservao e validade dos alimentos Frescos Enlatados Congelados Secos Sugestes de dietas Nutrio para pessoas idosas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

21/45

UFCD 13

Sade necessidades individuais em contexto institucional

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Executar os cuidados de higiene totais e parciais da pessoa idosa. Executar as medidas de higiene geral relativas ao meio ambiente que envolve a pessoa idosa. Executar as medidas de promoo do bem-estar da pessoa idosa. Reconhecer a realidade das Instituies de apoio pessoa idosa.

Cuidados de higiene Cuidados parciais Cuidados totais Higiene geral Limpeza e desinfeco dos espaos e instalaes Limpeza e desinfeco dos equipamentos e materiais Medidas de promoo do bem-estar Limpeza e desinfeco individual e colectiva Preveno das lceras de presso Preveno do risco de acidentes Preveno do isolamento e imobilismo da pessoa idosa Utilizao de meios de primeiros socorros Adequao de ementas Distribuio e fornecimento das refeies Acompanhamento de refeies Situaes de emergncia Geriatria - prticas profissionais Observao participativa do quotidiano Anlise e compreenso das situaes observadas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

22/45

UFCD 14

Higiene da pessoa idosa em lares e centros de dia

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Executar os cuidados de higiene da pessoa idosa e do meio envolvente.

Cuidados de higiene da pessoa idosa Higiene corporal da pessoa idosa Cuidados de higiene e conforto totais Cuidados de higiene e conforto parciais Grau de dependncia da pessoa idosa Higiene do ambiente Cuidados de limpeza e arrumao do quarto . cama . cho . roupa . objectos pessoais Cuidados de limpeza e arrumao da casa de banho . loias . cho . roupa . objectos pessoais Lavandaria Colaborao nas tarefas de lavandaria . lavagem e secagem de roupa Preparao e arrumao da roupa da pessoa idosa Levantamento das necessidades de vesturio de uso pessoal da pessoa idosa

UFCD 15

Alimentao da pessoa idosa em lares e centros de dia

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Colaborar na preparao e confeco de refeies.

Cuidados na alimentao da pessoa idosa Auxiliar a refeio Colaborao na preparao e confeco das refeies Restries dietticas e condicionantes fsicas da pessoa idosa

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

23/45

UFCD 16

Animao em lares e centros de dia

Carga horria horas

Objectivo(s) Contedos

Desenvolver actividades de animao/ocupao de tempos de lazer.

Animao/ocupao de tempos de lazer Momentos de lazer Estimulao de competncias Ociosidade Contacto com o ambiente externo Instituio Participao nas actividades planeadas pela Instituio

UFCD 17

Patologia e efeitos psicosociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa

Carga horria 25 horas

Objectivo(s)

Identificar as patologias que conduzem hospitalizao da pessoa idosa. Detectar precocemente sinais de alterao ou equilbrio bio-psicossocial da pessoa idosa. Adquirir conhecimentos sobre a situao do doente terminal no hospital. Identificar consequncias psicolgicas e sociais da hospitalizao da pessoa idosa. Promover a autonomia da pessoa idosa.

Contedos
Patologias da pessoa idosa Patologia cardiovascular Patologia respiratria Patologia hematolgica e oncolgica Patologia neurolgica e sensorial Os acidentes Equilbrio bio-psicossocial da pessoa idosa A pessoa idosa portadora de doena crnica Sinais e sintomas Sinais de descompresso Agudizao da doena Situaes de emergncia Os acidentes As intoxicaes Internamento da pessoa idosa em estado terminal Abordagem multidimensional Cuidados especficos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

24/45

UFCD 17

Patologia e efeitos psicosociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa

Carga horria 25 horas

Contedos (Continuao)
Hospitalizao - efeitos psicossociais A pessoa idosa e o hospital Meio hospitalar Colegas de quarto Tcnicos e estruturas de apoio A hospitalizao Aspectos positivos/benefcios . tratamento . ganhos em sade Aspectos negativos . perda do quadro de referncias . famlia . aumento dos nveis de dependncia Autonomia da pessoa idosa Minimizar os efeitos das hospitalizaes na vida da pessoa idosa Nas actividades da vida . higiene e alimentao . sono . ocupao e conforto As visitas A famlia da pessoa idosa . apoio . informao . preparao/ensino O apoio extra-hospitalar O recurso a outros recursos da sociedade . apoio domicilirio . centro de dia . lar A alta mdica e continuidade da prestao de cuidados . consultas . medicao . exames/tratamentos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

25/45

UFCD 18

Sade mental na 3. idade

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar as questes relacionados com a sade mental em geral e com a sade mental da pessoa idosa em particular. Enunciar as noes de psicopatologia da pessoa idosa. Diferenciar os recursos comunitrios de apoio pessoa idosa com doena mental

Sade mental e recursos A sade mental na 3. idade Definio Promoo Sade mental e comunidade Psicopatologia da pessoa idosa O normal e o patolgico Conceito de doena mental Envelhecimento normal e patolgico Depresso na pessoa idosa Psicopatologia do delrio Perturbaes sensoriais e delrio Recursos comunitrios de apoio Respostas sociais velhice Sade e comunidade O hospital e o seu papel face pessoa idosa Outros recursos . famlia . apoio domicilirio . lares

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

26/45

UFCD 19

Animao em Instituies de sade

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer a importncia das actividades de ocupao / animao da pessoa idosa.

Animao em Instituies de sade Terapia ocupacional Objectivos Planificao Avaliao Tcnicas de ocupao Rotinas dirias . higiene . culinria . costura . jardinagem Actividades manuais . pintura . colagem . desenho . tecelagem . picotagem Actividades recreativas . passeios . festas . jogos Actividades fsicas . ginstica e jogos

UFCD 20

Animao da pessoa idosa com doena mental

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as tcnicas de animao com a pessoa idosa com doena mental.

Tcnicas de animao com a pessoa idosa com doena mental Tcnicas de animao de grupos Tcnicas especficas Musioterapia e expresso corporal Manuseamento de alguns materiais Avaliao das tcnicas/progressos teraputicos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

27/45

6. ALTERNATIVA PARA A ORGANIZAO DA FORMAO UNIDADES CAPITALIZVEIS 6.1. Unidades de Formao Capitalizveis

1.

Acompanhamento e animao da pessoa idosa


1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 Velhice - ciclo vital e aspectos sociais Quadro da psicologia evolutiva Sade da pessoa idosa - cuidados bsicos Deontologia e tica profissional Animao - conceitos, princpios e tcnicas Planificao de actividades de animao, no domiclio e em Instituies

275 horas
50 55 35 20 35 80

2.

Prestao de cuidados pessoa idosa no domiclio


2.1 Psicologia da velhice 2.2 Sade da pessoa idosa - preveno dos problemas 2.3 Actividades da vida diria - acompanhamento da pessoa idosa no domiclio

230 horas
35 60 135

3.

Prestao de cuidados pessoa idosa em lares e centros de dia


3.1 Sade - as necessidades individuais em contexto institucional 3.2 Prticas profissionais em geriatria

190 horas
50 140

4.

Prestao de cuidados pessoa idosa em Instituies de sade


4.1 Patologias e efeitos psicossociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa 4.2 Sade mental na 3. idade 4.3 Animao e adequao de actividades a diferentes patologias

190 horas
35 35 120

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

28/45

Unidade de Formao Itinerrio Geriatria Objectivos

1. Acompanhamento e animao da pessoa idosa Sada Profissional Agente em Geriatria

Planificar e desenvolver actividades de animao no domiclio e em Instituies, considerando: - Os cuidados bsicos de sade. - Os princpios fundamentais da deontologia e tica profissional. - Os aspectos da velhice no quadro da psicologia evolutiva respeitando os direitos da pessoa humana.

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.1. 50 horas

Velhice - ciclo vital e aspectos sociais Identificar os problemas que se colocam pessoa idosa na actualidade Descrever a velhice do ponto de vista fsico, psicolgico e social, distinguindo-a das outras 2 idades de vida Identificar o quadro conceptual bsico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se ir desenvolver

Velhice - ciclo vital Velhice e tarefas do desenvolvimento psicolgico Teorias sobre o envelhecimento psicossocial Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler Do jovem adulto meia-idade Tarefas evolutivas do jovem adulto Mudana no campo dos interesses e no sistema de valores Casamento e seus ajustamentos Carreira profissional e seus ajustamentos Famlia e seus ajustamentos A meia-idade e as tarefas evolutivas Aspectos estruturais e funcionais da meia-idade Velhice - aspectos sociais A velhice e a sociedade Velhice e envelhecimento: Conceitos e anlise Mitos da velhice . incio da velhice e aptides da velhice . negatividades da velhice . isolamento e solido na velhice Atitudes, mitos e esteretipos Definies Ideias pr-concebidas Atitudes relacionadas com a pessoa idosa Mitos e esteretipos - perigos potenciais Representaes da morte Problemas sociais da velhice Reconhecimento, perspectiva e reflexo sobre problemas que se colocam pessoa idosa na actualidade . a situao no princpio do sculo . a velhice e o ps-guerra A pessoa idosa no final do sculo XX

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

29/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.1.

Velhice - ciclo vital e aspectos sociais Reconhecer e relacionar os diferentes aspectos sociais da velhice

Velhice - socializao e papis sociais Aspectos sociais da velhice Socializao e papis sociais Preparao para a velhice: os papis de transio Velhice o os novos papis sociais O modo de vida das pessoas de idade As condies de vida A satisfao de viver Processo de envelhecimento/sensibilizao problemtica da pessoa idosa O ser velho no ciclo da vida Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano A reforma Coabitao/conflito de geraes Respostas institucionais Pensar novas respostas A pessoa idosa noutras civilizaes

1.2. 55 horas

Quadro da psicologia evolutiva Reconhecer os princpios bsicos da psicologia evolutiva, dando particular nfase velhice como etapa do desenvolvimento humano Reconhecer, caracterizar e distinguir as diferentes redes de apoio disponveis e possveis de serem utilizadas junto de pessoas idosas

Velhice - psicologia evolutiva A velhice no quadro da psicologia evolutiva Conceito de psicologia evolutiva Conceito de tarefas evolutivas O estudo da velhice no campo da psicologia evolutiva O estudo cientfico do processo de envelhecimento

Redes de apoio As pessoas idosas e o meio ambiente A diversidade do meio ambiente A famlia e a comunidade As Instituies formais . caracterizao e natureza das Instituies formais . institucionalizao das pessoas de idade . a vida quotidiana nas Instituies Grupos e Instituies de ajuda Da famlia aos amigos: a presena da rede informal As novas formas de solidariedade Formais Informais

Reconhecer a importncia das pessoas idosas na forma como contribuem para uma cidadania interveniente e responsvel

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

30/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.3 35 horas

Sade da pessoa idosa cuidados bsicos Reconhecer alguns aspectos do envelhecimento da populao Descrever as caractersticas do Agente em Geriatria

Prestao de cuidados bsicos Envelhecimento da populao Promoo da qualidade de vida metas da Organizao Mundial de Sade Envelhecimento fsico e psicolgico

Agente em Geriatria Caractersticas inerentes ao Agente em Geriatria Relaes humanas Cuidados a ter em considerao relativos . higiene pessoal . apresentao pessoal . linguagem . atitude Processos de comunicao e observao Caractersticas da comunicao e observao Elementos do processo de comunicao Princpios da observao Jogos e simulaes Reflexo sobre a pessoa idosa Conforto da pessoa idosa Sono e repouso Cama simples e cama articulada

Descrever os processos de comunicao e observao

Prestar cuidados que proporcionem conforto pessoa idosa

1.4 20 horas

Deontologia e tica profissional Reconhecer e aplicar os princpios fundamentais da deontologia e tica profissional, na funo de acompanhamento de pessoas idosas Reconhecer e respeitar os direitos da pessoa humana

Princpios fundamentais Deontologia e tica profissional Actos lcitos e ilcitos Actos legtimos e ilegtimos Responsabilidade Segredo profissional

Direitos da pessoa humana Direitos da pessoa humana e da pessoa idosa em particular A vida e a morte O Agente em Geriatria e a morte

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

31/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.5 35 horas

Animao - conceitos, princpios e tcnicas Reconhecer a importncia de comunicar e de compreender a pessoa idosa

Comunicao - anlise transacional Anlise estrutural Anlise das transaces Carcias Posies existenciais Jogos psicolgicos Estruturao do tempo Argumento de vida Contrato Animao A importncia da animao como terapia na manuteno e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integrao na comunidade Perfil do animador Tcnicas de animao Tcnicas de animao de grupos Motivao Dinmica de grupos Avaliao da aplicao das tcnicas Elaborao de um guio de entrevista Socioterapia Importncia da socioterapia Trabalho produtivo e trabalho ldico Importncia do lazer Lazer e actividade A 3 idade numa perspectiva preventiva

Reconhecer a importncia da animao nas actividades com pessoas idosas

Identificar e organizar instrumentos e tcnicas especficas na rea da animao da pessoa idosa

Reconhecer a importncia da socioterapia como forma integradora da pessoa idosa

1.6 80 horas

Planificao de actividades de animao, no domiclio e Instituies Planificar actividades de animao com pessoas idosas no domiclio e em contexto institucional Desenvolver actividades de animao com pessoas idosas no domiclio e em contexto institucional

Planificao de actividades Elaborao de um plano de actividades Definio de objectivos Identificao de recursos humanos, materiais e logsticos Definio de responsabilidades/tarefas Seleco de critrios de avaliao

Tcnicas e actividades de animao Rotinas dirias Higiene Culinria Costura Jardinagem Actividades ligadas ou no a anteriores profisses Artesanato local Aspectos socioculturais das regies

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

32/45

Unidade de Formao Itinerrio Geriatria Objectivos

2. Prestao de cuidados pessoa idosa no domiclio Sada Profissional Agente em Geriatria

Efectuar o apoio a pessoas idosas no domiclio, com recurso a uma higiene cuidada e a uma alimentao saudvel e equilibrada. Actuar em situaes de emergncia prestando os primeiros socorros.

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.1. 35 horas

Psicologia da velhice Enunciar a importncia da gerontopsicologia no reconhecimento dos problemas que se colocam pessoa idosa

Gerontopsicologia Aspectos biolgicos e psicolgicos no envelhecer Emoes e velhice Motivao Personalidade: tipologias Tarefas evolutivas da velhice Ajustamentos psicossociais da velhice Fase final da vida/reflexo sobre a morte e o luto Aspectos cognitivos do envelhecimento Velhice e aprendizagem Avaliao das funes cognitivas Modificaes nas funes cognitivas . inteligncia, memria e aprendizagem . resoluo de problemas e criatividade A sexualidade na velhice Factores que influenciam a mudana de comportamento sexual na velhice Crise da menopausa Sexualidade depois dos 60 anos Amor e sexualidade na pessoa idosa

Reconhecer a importncia da sexualidade na velhice

2.2. 60 horas

Sade da pessoa idosa preveno de problemas Reconhecer a importncia dos factores que contribuem para a promoo da sade

Promoo da sade Conceito de sade Higiene corporal Alimentao e nutrio Exerccio fsico Hbitos txicos Higiene do meio fsico e social Adaptao domiciliria e preveno de acidentes Reabilitao e reinsero social Vacinas Doenas crnico-degenerativas: aspectos preventivos Controlo da medicao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

33/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.2

Sade da pessoa idosa preveno de problemas Reconhecer os problemas de sade mais comuns na terceira idade

Problemas de sade Problemas cardiovasculares Hipertenso arterial Angina de peito Enfarte do miocrdio Acidentes vasculares cerebrais Problemas respiratrios Problemas gastrointestinais Problemas hematolgicos e oncolgicos Problemas endocrinolgicos Problemas genito-urinrios Problemas musculoesquelticos Problemas neurolgicos e sensoriais Problemas dermatolgicos Problemas oftalmolgicos Problemas infecciosos Mtodos e tcnicas aplicados ao doente em estado terminal Abordagem compreensiva e multidimensional Critrios de incluso Degradao funcional mtodos de avaliao e preveno

Identificar o estado do doente terminal em domiclio, aplicando os mtodos e as tcnicas de avaliao e preveno Prestar cuidados, sob orientao, pessoa idosa em fase terminal

Cuidados em fase terminal A higiene O conforto O apoio Actuao aps a morte Corpo Famlia Formalidades

2.3. 135 horas

Actividades da vida diria acompanhamento da pessoa idosa no domiclio Executar cuidados de higiene totais e parciais pessoa idosa, conforme o seu grau de dependncia

Cuidados de higiene Cuidados parciais Cabelo Pele Ouvidos Olhos Boca - prtese, dentes e lngua Mos Ps Unhas Perneo e rgos genitais Cuidados totais Banho na banheira/chuveiro Banho na cama A pessoa idosa dependente A pessoa idosa independente

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

34/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.3

Actividades da vida diria acompanhamento da pessoa idosa no domiclio Descrever e executar medidas de higiene geral relativas ao meio ambiente que envolve a pessoa idosa Identificar os factores e utilizar as medidas que contribuem para a preveno de lceras de presso

Higiene geral Limpeza e desinfeco do quarto Limpeza e desinfeco das instalaes sanitrias Limpeza e desinfeco das cozinhas Limpeza e desinfeco de outras instalaes Limpeza e desinfeco do material de uso na higiene individual Limpeza e desinfeco das mos Esterilizao e desinfeco Lixos

lceras de presso Conceito de lcera de presso Processo de desenvolvimento Classificao Factores de risco Cuidados com a pele Posicionamento Transporte e manipulao do idoso Risco de acidente Quedas Intoxicaes Atropelamentos Incndios Isolamento e imobilidade Envelhecimento fsico e psicolgico Sedentarismo/desporto Hbitos culturais/animao Exerccio fsico e mobilidade Patologias vrias Hipertenso arterial Diabetes Primeiros socorros Primeiros socorros Asfixia Hemorragia Traumatismo Fracturas Queimaduras Reanimao cardio-respiratria

Reconhecer e utilizar medidas de preveno do risco de acidente para a pessoa idosa no domiclio

Identificar alguns dos factores que contribuem para o isolamento e imobilidade da pessoa idosa

Actuar em situaes de emergncia

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

35/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.3.

Actividades da vida diria acompanhamento de pessoas idosas no domiclio Preparar uma ementa equilibrada segundo as necessidades da pessoa idosa, respeitando a qualidade do armazenamento e a higiene dos alimentos

Preparao de ementas Importncia dos alimentos Grupos de alimentos e seus constituintes Apresentao das refeies Dietas mais comuns Fornecimento de refeies Ambiente Apresentao Higiene dos alimentos e da sua confeco Higiene da cozinha Higiene do manipulador Higiene dos preparados Armazenamento, conservao e validade dos alimentos Frescos Enlatados Congelados Secos Sugestes de dietas Nutrio para pessoas idosas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

36/45

Unidade de Formao Itinerrio Geriatria Objectivos

3. Prestao de cuidados pessoa idosa em lares e centros de dia Sada Profissional Agente em Geriatria

Desenvolver actividades com pessoas idosas, em lares e centros de dia, de forma a promover a participao e plena integrao dos mesmos, bem como prevenir problemas de sade.

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.1. 50 horas

Sade - necessidades individuais em contexto institucional Executar os cuidados de higiene totais e parciais da pessoa idosa Executar as medidas de higiene geral relativas ao meio ambiente que envolve a pessoa idosa Executar as medidas de promoo do bem-estar da pessoa idosa

Cuidados de higiene Cuidados parciais Cuidados totais

Higiene geral Limpeza e desinfeco dos espaos e instalaes Limpeza e desinfeco dos equipamentos e materiais

Medidas de promoo do bem-estar Limpeza e desinfeco individual e colectiva Preveno das lceras de presso Preveno do risco de acidentes Preveno do isolamento e imobilismo da pessoa idosa Utilizao de meios de primeiros socorros Adequao de ementas Distribuio e fornecimento das refeies Acompanhamento de refeies Situaes de emergncia Geriatria - prticas profissionais Observao participativa do quotidiano Anlise e compreenso das situaes observadas

Reconhecer a realidade das Instituies de apoio pessoa idosa

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

37/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.2 140 horas

Prticas profissionais em geriatria Executar os cuidados de higiene da pessoa idosa e do meio envolvente

Cuidados de higiene da pessoa idosa Higiene corporal da pessoa idosa Cuidados de higiene e conforto totais Cuidados de higiene e conforto parciais Grau de dependncia da pessoa idosa Higiene do ambiente Cuidados de limpeza e arrumao do quarto . cama . cho . roupa . objectos pessoais Cuidados de limpeza e arrumao da casa de banho . loias . cho . roupa . objectos pessoais Lavandaria Colaborao nas tarefas de lavandaria . lavagem e secagem de roupa Preparao e arrumao da roupa da pessoa idosa Levantamento das necessidades de vesturio de uso pessoal da pessoa idosa Cuidados na alimentao da pessoa idosa Auxiliar a refeio Colaborao na preparao e confeco das refeies Restries dietticas e condicionantes fsicas da pessoa idosa Animao/ocupao de tempos de lazer Momentos de lazer Estimulao de competncias Ociosidade Contacto com o ambiente externo Instituio Participao nas actividades planeadas pela Instituio

Colaborar na preparao e confeco de refeies

Desenvolver actividades de animao/ocupao de tempos de lazer

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

38/45

Unidade de Formao Itinerrio Geriatria Objectivos

4. Prestao de cuidados pessoa idosa em Instituies de sade Sada Profissional Agente em Geriatria

Reconhecer patologias da pessoa idosa. Identificar efeitos psicossociais decorrentes da hospitalizao. Acompanhar actividades, contribuindo para a promoo da participao efectiva e interaco entre pessoas idosas, em Instituies de sade. Desenvolver actividades de animao com pessoas idosas com doena mental, em Instituies de sade.
Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.1. 35 horas

Patologias e efeitos psicossociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa Identificar as patologias que conduzem hospitalizao da pessoa idosa Detectar precocemente sinais de alterao ou equilbrio bio-psicossocial da pessoa idosa

Patologias da pessoa idosa Patologia cardiovascular Patologia respiratria Patologia hematolgica e oncolgica Patologia neurolgica e sensorial Os acidentes

Equilbrio bio-psicossocial da pessoa idosa A pessoa idosa portadora de doena crnica Sinais e sintomas Sinais de descompresso Agudizao da doena Situaes de emergncia Os acidentes As intoxicaes Internamento da pessoa idosa em estado terminal Abordagem multidimensional Cuidados especficos

Adquirir conhecimentos sobre a situao do doente terminal no hospital Identificar consequncias psicolgicas e sociais da hospitalizao da pessoa idosa

Hospitalizao - efeitos psicossociais A pessoa idosa e o hospital Meio hospitalar Colegas de quarto Tcnicos e estruturas de apoio A hospitalizao Aspectos positivos/benefcios . tratamento . ganhos em sade Aspectos negativos . perda do quadro de referncias . famlia . aumento dos nveis de dependncia

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

39/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.1

Patologias e efeitos psicossociais decorrentes da hospitalizao da pessoa idosa Promover a autonomia da pessoa idosa

Autonomia da pessoa idosa Minimizar os efeitos das hospitalizaes na vida da pessoa idosa Nas actividades da vida . higiene e alimentao . sono . ocupao e conforto As visitas A famlia da pessoa idosa . apoio . informao . preparao/ensino O apoio extra-hospitalar O recurso a outros recursos da sociedade . apoio domicilirio . centro de dia . lar A alta mdica e continuidade da prestao de cuidados . consultas . medicao . exames/tratamentos

4.2. 35 horas

Sade mental na 3. idade Identificar as questes relacionadas com a sade mental em geral e com a sade mental da pessoa idosa em particular Enunciar as noes de psicopatologia da pessoa idosa

Sade mental e recursos A sade mental na 3. idade Definio Promoo Sade mental e comunidade

Psicopatologia da pessoa idosa O normal e o patolgico Conceito de doena mental Envelhecimento normal e patolgico Depresso na pessoa idosa Psicopatologia do delrio Perturbaes sensoriais e delrio

Diferenciar os recursos comunitrios de apoio pessoa idosa com doena mental

Recursos comunitrios de apoio Respostas sociais velhice Sade e comunidade O hospital e o seu papel face pessoa idosa Outros recursos . famlia . apoio domicilirio . lares

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

40/45

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.3 120 horas

Animao e adequao de actividades a diferentes patologias Reconhecer a importncia das actividades de ocupao/animao na pessoa idosa

Animao em Instituies de sade Terapia ocupacional Objectivos Planificao Avaliao Tcnicas de ocupao Rotinas dirias . higiene . culinria . costura . jardinagem Actividades manuais . pintura . colagem . desenho . tecelagem . picotagem Actividades recreativas . passeios . festas . jogos Actividades fsicas . ginstica e jogos Tcnicas de animao com a pessoa idosa com doena mental Tcnicas de animao de grupos Tcnicas especficas Musioterapia e expresso corporal Manuseamento de alguns materiais Avaliao das tcnicas/progressos teraputicos

Aplicar as tcnicas de animao com a pessoa idosa com doena mental

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

41/45

6.2. Matriz de correspondncia unidades capitalizveis/unidades de formao de curta durao

Unidades de Formao Capitalizveis


N. 1

Unidades de Formao de Curta Durao


N. 1a7

8 a 12

13 a 16

17 a 20

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

42/45

7. SUGESTO DE RECURSOS DIDCTICOS

Animao e lazer Teresa Ramilo, Instituto Monitor (videograma) Enquadramento Social do Idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Manual de Psicologia do Idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Psicologia do adulto e do idoso Helena Marchand, 2005 Psicologia do envelhecimento do idoso Jos H. Barros de Oliveira, Legis Editora, 2005 Psicologia do idoso Ana Castanho, Soforma Formao Profissional, 1999 Segredos em geriatria: respostas necessrias ao dia-a-dia: em round, na clnica, em exames orais e escritos Mary Ann Forciea e Risa Lavizzo-Mourey, Editora Artes Mdicas Sul (1998) Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

Actuao de emergncia em situao de engasgamento, febre e convulso (videograma) Cadeira de rodas (A): um suporte para a autonomia (videograma) Enfermagem e cuidados bsicos de sade Antnio Pedro Hortelo, Soforma Formao Profissional, 1999 (videograma) Higiene no idoso acamado (videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (Videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Manual de psicologia do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Manual do formador: Apoio a idosos em meio familiar Maria do Carmo Cabdo Sanches e Ftima Joo Pereira, Projecto Delfim, s.d. Manual tcnico de mobilizao do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (Videograma) Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma) Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Psicologia do adulto e do idoso Helena Marchand, 2005 Psicologia do envelhecimento do idoso Jos H. Barros de Oliveira, Legis Editora, 2005 Psicologia do idoso Ana Castanho, Soforma formao profissional, 1999 Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

43/45

Acolhimento de utentes e visitantes Teresa de Sousa, 1999 (videograma) Actuao de emergncia em situao de engasgamento, febre e convulso (videograma) Cadeira de rodas (A): um suporte para a autonomia (videograma) Enfermagem e cuidados bsicos de sade Antnio Pedro Hortelo, Soforma formao profissional, 1999 (videograma) Higiene no idoso acamado (videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (Videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Manual tcnico de mobilizao do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (Videograma) Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma) Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Psicologia do idoso Ana Castanho, Soforma formao profissional, 1999 Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

Acolhimento de utentes e visitantes (videograma) Cadeira de rodas (A): um suporte para a autonomia (videograma) Enfermagem e cuidados bsicos de sade (videograma) Higiene no idoso acamado (videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma) Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Interveno do animador social em idosos com limitaes e dependncias Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Manual tcnico de mobilizao do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

44/45

Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma) Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Psicologia do idoso Ana Castanho, Soforma formao profissional, 1999 Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Agente em Geriatria Nvel 2

45/45

You might also like