You are on page 1of 2

Frum

Veja que o autor constri uma sntese da histria da educao de surdos. Interprete essa imagem e construa uma reflexo sobre ela articulando com o texto lido por voc nessa aula. Inclua sua reflexo no frum. Procure refletir: como a forma de pensar de cada poca influenciou o modo como os surdos e a lngua de sinais eram vistos? Comente a reflexo apresentada por um colega , considerando os aspectos abordados por ele. Ateno: este comentrio deve ser relevante em termos qualitativos, apresentando a sua viso crtica sobre o assunto.

A histria do processo de aprendizagem dos surdos caracterizada por muitos preconceitos, passando, ainda hoje, por importantes processos de desenvolvimento. A imagem apresentada relata esse processo, muitas vezes conduzido por pensamentos radicais e pouco pedaggicos. Durante a Antiguidade e Idade Mdia, os surdos eram considerados seres totalmente incapazes do ponto de vista da cidadania, sendo cerceados em qualquer tipo de comunicao que estabelecessem e poucos textos medievais relatam curas milagrosas da surdez. no incio do sculo XVI que pesquisas sobre o processo pedaggico de aprendizagem dos surdos comeam a ser realizadas. Muitas vezes, as formas de educao dos surdos eram mantidas em sigilo, conhecidas apenas pelos prprios pedagogos que as aplicavam, devido revolta por trabalharem totalmente sozinhos. Assim muitos trabalhos se perderam. A educao dos surdos, nesta poca, era caracterizada pela forte inteno de ensin-los a falar, para que compreendessem e pudessem se comunicar com a sociedade em que estavam inseridos. Era muito presente a preocupao em fazer com que o surdo transparecesse socialmente que no era surdo, evitando uma srie de excluses.O processo educacional do surdo tambm focava no ensino da escrita, alm da fala. No sculo XVIII ocorre uma forte separao entre os educadores oralistas e gestualista. Os primeiros defendiam o ensino que prima pela fala dos surdos, como um processo de superao de suas dificuldades, tornando-os aptos convivncia social. Os gestualistas apresentavam uma posio mais tolerante frente s dificuldades com a lngua falada e foram sensveis o suficiente para perceber que mesmo sem falar, os surdos eram capazes de desenvolver uma comunicao que promovesse o seu

desenvolvimento, da mesma forma que acontece com o conhecimento obtido atravs da fala. Precebe-se que antes de querem promover o desenvolvimento psicopedaggiso dos surdos, os gestualistas apresentam um forte respeito por estes cidados e por seus limites. Assim, configuram-se as duas principais orientaes educacionais dos surdos, sendo divergentes e que se opem at a atualidade. Em 1878, ocorreu o I Congresso Internacional Sobre a Instruo de Surdos, em Paris / Frana, que garantiu o direito dos surdos de assinarem documentos legais. Em 1880, ocorreu o segundo encontro, em Milo, sendo encerrado com a abilio do ensino pela linguagem gestual. Essa postura foi adotada pelo mundo durante o sculo seguinte, colocando o getualismo a margem da educao dos surdos. Na dcada de 50, do sculo XX, surge a possibilidade de protetizar crianas surdas, promovendo assim a oralidade. O mtodo oralista muito limitado, mesmo com a utilizao das prteses, no apresentando evolues significativas no desenvolvimento da educao dos surdos. Na dcada de 60 surgem estudos das formas de comunicao estabelecidas por comunidades surdas. Era muito comum o desenvolvimento gestual nestas comunidades, mesmo que a margem da sociedade oralista. Na dcada de 70, surge a proposta educacional chamada de comunicao total, a qual permite ao surdo a utilizao de sinais, da leitura orofacial, do alfabeto digital, permitindo a expresso desses cidados das formas que julgarem mais adequadas, nas mais diversas situaes. Mesmo com toda essa mudana de paradigmas, ao longo da histria, a grande maioria da sociedade no surda desconhece esse processo e agem de forma preconceituosa. A sociedade, como um todo, ainda tem muito o que evoluir em relao aprendizagem e comunicao dos surdos.

You might also like