You are on page 1of 2

Grafita: Baterias; Aditivos de Carbono; Panelas de carbono; Escovas de Carbono; Catalises;

Tecidos e Fibras; Conerturas; Candinhos; Eletrodos; "Foils"; Retardantes de Fogo; Materiais de Frico; Clulas de Combustvel; Moldes; Ladles; Lubrificantes; Tintas; Lpis; Metalurgia; Refratrios; Retortas; Metalurgia de moldagem; Negro de Moldagem; Sinterizao; Refratrios; Cadinho, moldes, panelas de fundio; Tijolos refratrios; Tijolos refratrios; Tijolos magnesita-carbono; Refratrios Al Grafita; Revestimentos de freios; Baterias, pilhas secas; Baterias alcalinas; Escova de carvo; Revestimento condutor; Explosivos; Grafita Expandida; Grafita Laminada; Lubrificantes; Moderador de nutron; Lpis. (Referencia: MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA - MME. SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAO E TRANSFORMAO MINERAL-SGM - PRODUTO 41. A Minerao Brasileira - Perfil da Grafita, CONSULTOR Emlio Lobato. Setembro de 2009).

Enxofre: O enxofre usado em mltiplos processos industriais como, por exemplo, na


produo de cido sulfrico para baterias, fabricao de plvora evulcanizao da borracha. O enxofre tambm tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes. Os sulfitos so usados para branquear o papel e como conservantes em bebidas alcolicas. O tiossulfato de sdio utilizado em fotografia como fixador j que dissolve obrometo de prata; e o sulfato de magnsio (sal Epsom) tem usos diversos como laxante, esfoliante ou suplemento nutritivo para plantas e na produo de sulfureto de hidrognio (cido sulfdrico). (Referencia: http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2010/05/importancia-e-aplicacoes-do-enx ofre-s.html - Visualizado em 15 de novembro de 2013)

Galena: A galena uma das mais importantes fontes de chumbo para o homem, o qual tem
como utilizao: Inseticida, impermeabilizante, verniz, pigmento, aditivo de plstico, catalisador de fotopolimerizao, pigmento de tintas, borracha, plstico, cermica, ligas metlicas, tintas para impresso, fotografia, fixador em corantes, sensibilizador para fotografia, explosivos, baterias e acumuladores, cermicas, esmaltes, tintas, vernizes, baterias e acumuladores. (Referencia: http://www.crq4.org.br/?p=texto.php&c=a_importancia_do_chumbo_na_historia Visualizado em 15 de novembro de 2013)

Pirita: A pirita tem sido usada, tradicionalmente, na fabricao de ao: o ferro contido nela
extrado por meio de tratamento trmico cuidadosamente controlado. Dela, a indstria tambm obtm o cido sulfrico, utilizado no refino de petrleo, em fertilizantes, tintas e explosivos. De forma geral, a pirita pode ser convertida tambm, atravs de processos hidrometalrgicos e pirometalrgicos, em produtos comerciais tais como sais sulfato frrico e ferroso e xidos de ferro. Na indstria da minerao a pirita muitas vezes explorada devido presena de ouro ou cobre associados. A pirita um importante reservatrio mineral de enxofre e matria-prima na fabricao de sulfato ferroso e cido sulfrico. As clulas solares hoje so caras porque so difceis de fabricar e usam matrias-primas Caras. J a pirita barata e ambientalmente benigna. A pirita de ferro - obtida a partir do beneficiamento seletivo do carvo mineral aplicada com sucesso em processos industriais, principalmente para

correo do teor de enxofre no ferro fundido, objetivando adequar sua qualidade aos nveis requeridos. Tambm utilizado em diversos processos industriais como fonte de enxofre. Apresentada ao mercado na forma granular. (Referencia: http://entendendoageologiaufba.blogspot.com.br/2012/03/pirita.html Visualizado em 15 de novembro de 2013) -

Calcopirita: Uma fonte de cobre. Na antiguidade o cobre era empregado em armas e


utenslios, medida que se processou o desenvolvimento industrial, suas qualidades tornaram-no um material de aplicaes diversificadas. um timo condutor de calor e eletricidade (superado somente pela prata), tendo uso extenso - cerca de 55% da produo em fios eltricos. Alm disso, fcil de ser trabalhado e resistente s intempries. Seus sais so empregados na agricultura como fungicidas. As ligas como outros metais tm grande importncia comercial (principalmente as feitas com o estanho e o zinco - originando o bronze e o lato, respectivamente), embora seja muito freqente seu uso em forma pura. (Referencia: http://colegiometa.yolasite.com/resources/Metalurgia%20dos%20Principais% 20Metais.pdf Visualizado em 15 de novembro de 2013.

Hematita: Na indstria para obteno de ferro, na fabricao de pigmentos, parafusos,


pregos, panelas, ferramentos, eixos de motores, em joalheria, material para polimento e em catalizadores. (Referencia: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/geologia/aplicacoes_minerais/h ematita.html Visualizado em 15 de novembro de 2013)

Fluorita: Como fluxo na fabricao do ao, vidros, esmaltao de utenslios de cozinha, na


preparao do cido fluordrico, na cermica (na ornamentao de vasos e pratos), instrumentos pticos (em lentes e prismas). Usada na metalurgia do alumnio (preparo da criolita artificial), nos compostos orgnicos (agente dispersor de inseticidas), na siderurgia como fundentes, como pedra ornamental (com uma grande variedade de cores), na preparao do ao, na obteno do cido fluordrico de onde se tira flor e trio, bem como na indstria de vidros, esmalte, instrumentos pticos. (Referencia: http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/fluorita .pdf Visualizado em 15 de novembro de 2013)

Gipsita: Gesso para moldes cermicos, odontolgicos, estatuetas, estuque etc.; fabricao
de cido sulfrico, cimento Portland, para neutralizar o excesso de cloreto de sdio nas terras cultivveis, para diminuir a rapidez de pega do cimento Portland, carga para papel, tintas etc.; fundente de minrios de nquel; purificao de gua para fabricao de cerveja; quando na forma macia e compacta (alabastro) usado par fins ornamentais, incorporado na fabricao do cimento. Tambm em fornos, moldes, ortopedia, construo civil (forros) etc. (Referencia: http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/sulfatos/gipsita.html - Visualizado em 15 de novembro de 2013)

You might also like