You are on page 1of 6

MEMORIAL DESCRITIVO ESTGIO II SRIES INICIAIS

VALESCA DOS SANTOS GOMES Prof. Orientador (a): Joseane do Canto Dalpiaz Centro Universitrio Leonardo Da Vinci UNIASSELVI Curso de licenciatura em Pedagogia (PED 0083) Estgio II Sries Iniciais 05/07/12

1 INTRODUO

Este memorial tem como objetivo, relatar brevemente o estagio de sries iniciais do ensino fundamental, elaborado por exigncia do curso e licenciatura do Centro Universitrio Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) que foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Iracema Vizzotto entre os dias (28) vinte e oito de maio (1) primeiro de Junho do ano de 2012, em uma turma de 4 ano B do ensino fundamental, com o nmero de 28 alunos, sendo esses compostos por 11 meninas e 17 meninos, com a professora regente da turma Naira Adriana dos Santos Fraga com a seguinte formao: Magistrio, Letras, Ps Graduao em psicopedagogia institucional, orientao e administrao escolar. O estagio foi realizado em dupla, pelas docentes: Valesca dos Santos Gomes e Fernanda Lima da Silva Nunes. Tivemos como rea de concentrao as metodologias de ensino, com o enfoque no tema COMPORTAMENTO.

Conforme o combinado com a professora regente, foram trabalhados os seguintes temas: Portugus( leitura, construo e interpretao do mesmo, substantivos prprios, comuns e diviso silbica), matemtica (as quatro operao simples:adio, subtrao,multiplicao e diviso).

Elaboramos as aulas seguindo os contedos propostos pela professora regente, sem perder o enfoque do tema da pesquisa do nosso estgio, portanto, elaboramos atividades que inclussem em seu contexto nosso objetivo de pesquisa dos quais sero descritos com maiores detalhes no decorrer deste memorial.

2 COMPORTAMENTOS QUE DIFICULTAM A APRENIZAGEM

Nosso estagio foi elaborado tendo como rea e concentrao comportamentos que dificultam a aprendizagem, durante a pesquisa para a fundamentao terica, tivemos a oportunidade de enriquecer nosso conhecimento podendo conhecer mais profundamente a opinio e os estudos realizados por grandes tericos e estudiosos da rea da pedagogia sobre o comportamento infantil no contexto escolar e seus reflexos na aprendizagem da criana em sala de aula.

Foram focados durante nosso estagio comportamentos como a auto-estima e a timidez, por estarem mais presentes no cotidiano escolar e por vezes, por ser algo muito comum entre as crianas e at mesmo entre o corpo docente, acaba por se tornar um comportamento comum no espao escolar. Esse tipo de comportamento, muitas vezes quando no detectado pela escola ou at mesmo pela famlia, pode vir a desencadear demais comportamentos como a agressividade.

A timidez escolar, em particular, representa um dos motivos mais frequentes de consulta de crianas entre 8 e 12 anos. A timidez pode afetar todos os setores da vida da criana, tanto as condutas socializadas quanto as mentalizadas. A timidez reflete no apenas a tendncia comportamental (retraimento, evitao das relaes sociais), mas tambm a tendncia intrapsquica (branco de memria, capacidade de pensar...). (MARCELLI, 1998, p. 240).

Procuramos durante nossas aulas, desenvolver prticas em grupos das quais os alunos pudessem se relacionar e interagir um com os outros. Em nossa primeira aula, desenvolvemos uma atividade em que os alunos deveriam construir uma histria. No primeiro momento pedimos para que todos fizessem um grande circulo em sala de aula com suas mesas, a seguir distribudos algumas fichas com figuras variadas como animais, plantas, objetos etc. logo, sugerimos que cada um criasse uma histria com a figura retirada e a l-se em voz alta para a turma. A reao de negao da turma foi imediata, houve muita resistncia para que a atividade pudesse ser realizada, podemos observar a angustia de alguns alunos por terem que se expor a leitura perante os colegas deixando evidente a sua baixa auto-estima e timidez, interferindo no processo e aprendizagem e interao com os colegas.

Na segunda aula, propomos que a turma formasse grupos de seis oito alunos para realizarmos a atividade proposta, com a ajuda de todos realizamos a construo de um tabline, um dos recursos de material concreto utilizado para a memorizao da tabuada, os alunos embora muito agitados por se tratar de um material novo e desconhecido, tiveram a oportunidade de serem solidrios uns com os outros na construo do material. A aula foi muito produtiva, pois, possibilitou novas descobertas para a classe. Podemos observar que o tabline pode auxiliar de maneira satisfatria alunos que apresentavam uma grande dificuldade nas disciplina de matemtica.

Por percebermos a grande dificuldade encontrada pelos alunos na disciplina de matemtica, elaboramos para a terceira aula um circuito matemtico com o objetivo de estimular a turma trabalhar em equipe e concomitantemente poder aprender de forma ldica a disciplina de matemtica. A aula foi um sucesso, os alunos trabalharam em equipe, apesar da agitao constante dos alunos, estes demonstraram grande interesse pela atividade. Ficaram muito entusiasmados quando souberam que cada equipe ganharia uma medalha de acordo com a sua classificao. No final da atividade, aps terem concludo o circuito, distribumos as medalhas para todas as equipes, sendo estas divididas em: medalha de ouro para o primeiro lugar, de prata para o segundo, e bronze para o terceiro lugar.

Para quarta aula, elaboramos explicaes sobre o que era um acrstico, logo aps propomos a turma a construo de um correio da amizade onde os alunos deveriam, em forma de amigo secreto, escrever uma carta ao seu colega fazendo um acrstico com o nome do mesmo. Notamos que, para alguns alunos, principalmente os meninos, houve uma grande dificuldade em demonstrar sentimentos e elogiar o colega. Ocorreu durante a atividade agressividade verbal entre os alunos, que por vezes devido a baixa auto estima no conseguiam expor seus sentimentos. No mais, o restante dos alunos demonstraram grande entusiasmo durante a atividade, o correio ficou exposto na sala de aula para que os colegas pudessem utilizar durante o ano.

Na quinta aula, levamos os alunos para o auditrio da escola para que pudessem assistir ao filme RANGO, que fala sobre a amizade, das questes ambientais relacionadas ao uso da gua, de auto estima e o quanto esta influencia na conquista de

nossos ideais. Os alunos assistiram ao filme e aps puderam refletir sobre as questes abordadas no filme. Aps o recreio, arrumamos a sala de aula e preparamos para os alunos uma confraternizao para nossa despedida, os alunos ficaram muito felizes e, demonstraram muito carinho e gratido atravs de cartas que nos foram entregues durante a festinha.

3 CONSIDERAES FINAIS

O estgio de sries iniciais, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Iracema Vizzoto, em Capo da Canoa, veio a acrecentar muitos conhecimentos a respeito da prtica docente. Ao nos apresentarmos na escola de estgio fomos muito bem recebidas. Durante todo o processo de visita, apresentao, observao e prtica me senti acolhida por todo o grupo escolar incluindo professores e alunos. Agradeo a professora titular Naira Adriana dos Santos Fraga, diretora, vice-diretora, supervisoras e orientadora, cozinheiras, enfim, toda a equipe da escola por terem tido pacincia e por terem colaborado de alguma forma para o bom desenvolvimento das atividades de estgio. Atravs deste estgio de docncia nas sries iniciais pude analisar de maneira mais concreta a prtica em sala de aula. De acordo com o tema que escolhemos para nossa pesquisa pude ter uma viso mais ampla de como isso se d na pratica escolar, pude notar que crianas que apresentam alteraoes em seu comportamento como a baixa autoestima e a timidez apresentam uma maior dificuldade de relacionamento com os colegas tornando-se muitas vezes, por ainda no terem a maturidade necessria para resolver suas questes, tendo atitudes agressivas e as vezes at mesmo apresentam-se deprimidos diante de algumas situaes. Tive a oportunidade de durante este estgio, refletir sobre minha formao e chegar enfim a concluso de que realmente esta a profiso que pretendo seguir, as experincias que tive em sala de aula foram muito ricas e pude perceber o

quanto um simples gesto ou um olhar mais sensivel do professor pode ajudar crianas que apresentam problemas no comportamento. Por fim, concluo que ser um bom professor mostrar-se disposto a lidar com as diferenas e procurar ser sensivel as mesmas para poder ajudar seus alunos de maneira correta ajudando-os a superar suas dificuldades e podendo avalia-los da maneira mais justa possivel.

REFERENCIAS CURY, Augusto Jorge. Dez leis para ser feliz: ferrramentas para se apaixonar pela vida. Rio de Janeiro: Sextant, 2003. FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia No. So Paulo: Olho Dgua, 1993. GOTIZENS, Concepcion. A disciplina escolar: preveno e intervenes nos problemas de comportamento. 2 Edio, Porto Alegre, Editora Artmed, 2003. MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infncia de Ajuriaguerra. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. PIMENTEL, Elizabeth. O poder da palavra dos pais. So Paulo: Hagnos, 2006. TIBA, Iami. Disciplina, limite na medida certa. So Paulo, Editora Gente, 1996. MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infncia de Ajuriaguerra. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.disponivel em http://www.psicologandonaweb.blogspot.com/2008/transtorno-da-timidez.htm

You might also like