You are on page 1of 39

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.

com/professoralexandremedeiros

DIREITO ADMINISTRATIVO PARA TRIBUNAIS1 CURSO INTENSIVO PROF. ALEXANDRE MEDEIROS2


Apostila preparada especialmente para os membros da fanpage: www.facebook.com/professoralexandremedeiros AULA III: 1. PODERES ADMINISTRATIVOS. 2. USO E ABUSO DE PODER. 3. QUESTES AULA III - SUMRIO:
1. PODERES ADMINISTRATIVOS, p. 4 1.1 PODER VINCULADO, p. 5 1.2 PODER DISCRICIONRIO, p. 5 1.3 PODER HIERRQUICO, p. 6 1.4 PODER DISCIPLINAR, p. 8 1.5 PODER REGULAMENTAR, p. 10 1.6 PODER DE POLCIA, p. 12 1.7 QUESTES GERAIS SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS (FCC), p. 24 1.8 MAIS QUESTES SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS (FGV), p. 28 2. USO E ABUSO DE PODER, p. 32 2.1 QUESTES SOBRE USO E ABUSO DE PODER, p. 35 3. MAIS QUESTES SOBRE PODERES, USO E ABUSO DE PODER (CESPE), p. 36

1 2

Apostila fechada em OUTUBRO/2013. Professor do Curso CEJUS (www.cejustv.com.br) (presencial/on-line); Curso JusPodivm/LFG; Curso mpar (Salvador-BA); Faculdade Ruy Barbosa (Salvador-BA); Faculdade Ansio Teixeira-FAT (Feira de Santana-BA). Coautor dos livros: (1) Lei de Improbidade Administrativa - Esquematizada - Comentrios Lei 8.429/1992, Editora Mtodo; (2) Lei 8.666/1993 Esquematizada, 2 edio, Editora Mtodo; (3) Legislao Aplicada ao MPU - Esquematizada, Editora Mtodo, 2 edio.

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


CONHEA AS OBRAS DO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS!!! Lei 8.666/1993 - Esquematizada, em coautoria com Janaina Carvalho, Ed. Mtodo:

Lei de Improbidade Administrativa - Esquematizada, em coautoria com Janaina Carvalho, Editora Mtodo:

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Legislao Aplicada ao MPU - Esquematizada, em coautoria com o Prof. Orman Ribeiro e Janaina Carvalho, Editora Mtodo:

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1. PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES POLTICOS (PODERES DE ESTADO) X PODERES ADMINISTRATIVOS


Atente-se, com HELY LOPES, para a diferena entre poderes polticos e poderes administrativos. Assim, enquanto os poderes polticos (Executivo, Legislativo e Judicirio) se identificam com os Poderes de Estado e s so exercidos pelos respectivos rgos constitucionais do Governo, os poderes administrativos se difundem por toda a Administrao e se apresentam como meios de sua atuao. Aqueles so poderes orgnicos, imanentes e estruturais do Estado, porque compem a estrutura do Estado e integram a organizao constitucional; estes (poderes administrativos) so contingentes e instrumentais, nascem com a Administrao e se apresentam diversificados segundo as exigncias do servio pblico, o interesse da coletividade e os objetivos a que se dirigem.

FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa)3 Diante de uma situao de irregularidade, decorrente da prtica de ato pela prpria Administrao pblica brasileira, possvel a esta restaurar a legalidade, quando for o caso, lanando mo de seu poder a) disciplinar, que se expressa, nesse caso, por meio de medidas corretivas de atuao inadequada do servidor pblico que emitiu o ato. b) de tutela disciplinar, em razo da atuao ilegal do servidor pblico, que faz surgir o dever da Administrao de corrigir seus prprios atos. c) de tutela, expresso de limitao de seu poder discricionrio e corolrio do princpio da legalidade. d) de autotutela, que permite a reviso, de ofcio, de seus atos para, sanar ilegalidade. e) de autotutela, expresso do princpio da supremacia do interesse pblico, que possibilita a alterao de atos por razes de convenincia e oportunidade, sempre que o interesse pblico assim recomendar. Conforme HELY LOPES MEIRELLES, so poderes administrativos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. PODER VINCULADO PODER DISCRICIONRIO PODER HIERRQUICO PODER DISCIPLINAR PODER REGULAMENTAR PODER DE POLCIA

FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - TRT - 18 Regio (GO) - Juiz do Trabalho)4 Considere as seguintes afirmaes: I. Controlar a atividade de rgos inferiores, inclusive avocando competncias que no sejam exclusivas do rgo subordinado. II. Editar normas para fiel execuo da lei.
3 4

Gabarito: D Gabarito: A

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


III. Aplicar penalidades queles que contratam com a Administrao. Correspondem ao exerccio de poder da Administrao a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) II, apenas. Registre-se, contudo, que, segundo MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, os poderes vinculado e discricionrio no existem como poderes autnomos, visto que a vinculao e a discricionariedade seriam, quando muito, apenas atributos de outros poderes ou competncias da Administrao. 1.1 PODER VINCULADO PODER VINCULADO: aquele que o Direito Positivo (a lei) confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando todos os elementos e requisitos necessrios sua formalizao, ou seja, no ato vinculado todos os requisitos ou elementos essenciais de validade (competncia, forma, motivo, objeto e finalidade) so vinculados ou regrados. NO H LIBERDADE. Este tema (vinculao) ser estudado com mais profundidade na aula sobre Atos Administrativos. 1.2 PODER DISCRICIONRIO PODER DISCRICIONRIO: o que o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo; discricionariedade liberdade de ao administrativa, dentro dos limites permitidos em lei; a faculdade discricionria distingue-se da vinculada pela maior liberdade que conferida ao administrador; se para a prtica de um ato vinculado a autoridade pblica est adstrita lei em todos os seus elementos formadores, para praticar um ato discricionrio livre, no mbito em que a lei lhe concede essa faculdade. A atividade discricionria encontra plena justificativa na impossibilidade de o legislador catalogar na lei todos os atos que a prtica administrativa exige e est relacionada com os conceitos de mrito e convenincia e oportunidade do ato administrativo. No ato discricionrio, ao menos os requisitos motivo e objeto so discricionrios. H MARGEM RELATIVA DE LIBERDADE. Contudo, essa discricionariedade nunca ser total, mas sempre relativa e parcial. Este tema (discricionariedade) ser estudado com mais profundidade na aula sobre Atos Administrativos.

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - TRT - 5 Regio (BA) - Juiz do Trabalho)5 (___) A discricionariedade administrativa no limitada pelo princpio da razoabilidade.

Gabarito: E

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.3 PODER HIERRQUICO PODER HIERRQUICO: conforme o Mestre HELY LOPES, o de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal; Hierarquia a relao de subordinao existente entre vrios rgos e agentes do Executivo, com distribuio de funes e garantias da autoridade de cada um. Segundo MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, a hierarquia estabelece uma relao de coordenao e subordinao entre os vrios rgos que integram a Administrao Pblica. O poder hierrquico tem por objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no mbito interno da Administrao; desse modo atua como instrumento de organizao e aperfeioamento do servio e age como meio de responsabilizao dos agentes administrativos, impondolhes o dever de obedincia; do poder hierrquico decorrem faculdades implcitas para o superior, tais como a de dar ordens e fiscalizar o seu cumprimento; a de delegar e avocar atribuies e a de rever os atos dos inferiores.

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo Direito)6 O poder hierrquico o poder de que dispe a administrao para organizar e distribuir as funes de seus rgos, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. Sobre a delegao e avocao de competncia, vale conferir os dispositivos abaixo, da Lei 9.784/99 (Processo Administrativo Federal), que regulam o tema e tm sido bastante cobrados em provas:

Lei 9.784/99 !!!


Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes. Art. 13. NO podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial.
6

Gabarito: C

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

CESPE 2013!!!7
1(CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Pblico) A organizao administrativa baseia-se nos pressupostos da distribuio de competncias e da hierarquia, razo por que o titular de uma secretaria estadual, desde que no haja impedimento legal, pode delegar parte da sua competncia a outro rgo quando for conveniente em razo de determinadas circunstncias, como a de ndole econmica, por exemplo. 2(CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Quando uma autoridade administrativa delega parte de sua competncia, ela pode revog-la a qualquer tempo.

FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judicirio - Medicina - Neurologia)8 Considere sob o foco do poder hierrquico: I. Chamar a si funes originariamente atribudas a um subordinado significa avocar, e s deve ser adotada pelo superior hierrquico e por motivo relevante. II. A reviso hierrquica possvel, desde que o ato j tenha se tornado definitivo para a Administrao ou criado direito subjetivo para o particular. III. As delegaes quando possveis, no podem ser recusadas pelo inferior, como tambm no podem ser subdelegadas sem expressa autorizao do delegante. IV. A subordinao e a vinculao poltica significam o mesmo fenmeno e no admitem todos os meios de controle do superior sobre o inferior hierrquico. Est correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) II e IV. c) I, II e III. d) I e III. e) I, III e IV. ATENO!!! Lembre que no h hierarquia entre a Administrao Direta (U, E, DF e M) e as entidades da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista). A relao existente entre a Adm. Direta e a Indireta de tutela (ou controle), superviso ministerial ou controle finalstico.
7 8

Gabarito: 1.C; 2.C Gabarito: D

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Pblico)9 Os entes descentralizados esto submetidos ao controle hierrquico exercido pela administrao direta, j que o vnculo existente nessa relao jurdica o de subordinao. 1.4 PODER DISCIPLINAR PODER DISCIPLINAR: conforme HELY, a faculdade10 de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao; uma supremacia especial que o Estado exerce sobre todos aqueles que se vinculam Administrao por relaes de qualquer natureza, subordinando-se s normas de funcionamento do servio ou do estabelecimento que passam a integrar definitiva ou transitoriamente. Uma caracterstica do poder disciplinar seu DISCRICIONARISMO, no sentido de que no est vinculado a prvia definio da lei sobre a infrao funcional e a respectiva sano. Lapidar a lio de HELY LOPES no sentido de que: se determinada lei prev diversas penalidades administrativas para uma infrao, o poder discricionrio da Administrao se manifesta na escolha da penalidade que entender adequada ao caso ocorrente, dentre as enumeradas no texto. Mas, se a lei indica o processo de apurao dessas infraes, no pode a autoridade usar de outro meio de verificao, nem modificar o que est indicado. Na aplicao de penalidade, sua faculdade discricionria; no procedimento para a verificao da infrao, sua atividade vinculada ou regrada.

CESPE 2013!!!11
1(CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Pblico) No mbito do poder disciplinar, a administrao pblica possui discricionariedade para decidir se apurar, ou no, infrao funcional cometida por servidor. 2(CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judicirio - Oficial de Justia Avaliador) A atribuio conferida a autoridades administrativas com o objetivo de apurar e punir faltas funcionais, ou seja, condutas contrrias realizao normal das atividades do rgo e irregularidades de diversos tipos traduz-se, especificamente, no chamado poder hierrquico. 3(CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) O poder disciplinar se caracteriza por uma limitada discricionariedade quando confere administrao poder de escolha da pena a partir do exame da natureza e gravidade de eventual infrao praticada por servidor pblico faltoso.

Gabarito: E H autores que discordam do entendimento de que o poder disciplinar seria uma faculdade da Administrao. Para eles, tal afirmao no verdadeira, pois h dever (e no faculdade) na apurao e na punio da conduta afrontosa dos deveres funcionais, podendo incidir discricionariedade apenas na escolha e quantificao da sano a ser imposta. 11 Gabarito: 1.E; 2.E; 3.C
10

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa)12 Entre os poderes atribudos Administrao pblica insere-se o denominado poder disciplinar, que corresponde ao poder de a) impor restries atuao de particulares, em prol da segurana pblica. b) coordenar e controlar a atividade de rgos inferiores, verificando a legalidade dos atos praticados. c) editar normas para disciplinar a fiel execuo da lei. d) organizar a atividade administrativa, redistribuindo as unidades de despesas. e) apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos. Registre-se, ainda com Hely Lopes Meirelles, que a diferena entre a sano penal e disciplinar no de grau, mas de substncia, pois aquela (penal) tem fundamento no Direito Penal, enquanto esta (disciplinar), no Direito Administrativo. ATENO!!! Um aspecto que tem sido bastante recorrente nas provas diz respeito incidncia do poder disciplinar particulares sujeitos disciplina interna da Administrao Pblica, ou seja, particulares que possuem um vnculo especfico com o poder pblico, decorrente, p. ex., de um contrato. Neste sentido, veja as questes abaixo.

CESPE E FCC!!!13
1(CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padro I) Suponha que um particular vinculado administrao pblica por meio de um contrato descumpra as obrigaes contratuais que assumiu. Nesse caso, a administrao pode, no exerccio do poder disciplinar, punir o particular. 2(FCC-ANA-JUD-TRT-11R-JAN-2012) A Administrao Pblica, ao tomar conhecimento de infraes, cometidas por estudantes de uma escola pblica, utiliza-se de um de seus poderes administrativos, qual seja, o poder disciplinar. Nesse caso, a Administrao Pblica (A) poderia utilizar-se de tal poder contra os estudantes da escola pblica. (B) no poderia utilizar-se de tal poder, porm, pode impor sanes aos estudantes, com fundamento no poder de polcia do Estado. (C) poderia utilizar-se de tal poder, no entanto, ele est limitado fase de averiguao, no cabendo Administrao, nessa hiptese, punir. (D) no poderia utilizar-se de tal poder, vez que ele somente aplicvel aos servidores pblicos. (E) poderia utilizar-se de tal poder, que, nessa hiptese, ser discricionrio, ou seja, pode a Administrao escolher entre punir e no punir. 3 (CESPE-2008-ABIN-Oficial de Inteligncia) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria do servio pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente.

12 13

Gabarito: E Gabarito: 1.C; 2.A; 3.C

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.5 PODER REGULAMENTAR (NORMATIVO) V - PODER REGULAMENTAR (NORMATIVO): a faculdade de que dispem os Chefes do Poder Executivo de explicar a lei para sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia, ainda no disciplinada por lei (Hely Lopes Meirelles). um poder inerente e privativo do Chefe do Executivo (CF, art. 84, IV), e, por isso mesmo, indelegvel a qualquer subordinado: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo;

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - MPU - Tcnico Administrativo)14 denominado regulamento executivo o decreto editado pelo chefe do Poder Executivo federal para regulamentar leis.

FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Administrativa)15 O poder regulamentar da Administrao pblica consiste em a) impor restries atuao de particulares, em benefcio da coletividade, nos limites da lei. b) controlar a atividade de rgos inferiores, dando ordem a subordinados e verificando a legalidade dos atos praticados. c) editar normas complementares lei, para a sua fiel execuo. d) organizar a atividade administrativa, inclusive com a avocao de competncias e criao de rgos. e) apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos e particulares que contratam com a Administrao. Registre-se que o poder regulamentar limitado lei que ele visa disciplinar, no podendo, portanto, um regulamento alterar, revogar ou exorbitar o comando legal. Neste sentido, estabelece a CF, em seu art. 49, inc. V, que: da competncia exclusiva do Congresso Nacional: sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo Direito)16 O poder regulamentar confere administrao a prerrogativa de editar atos gerais para complementar ou alterar as leis. Os decretos autnomos, por sua vez, diferentemente dos decretos de execuo, so considerados como atos primrios, pois regulamentam diretamente a Constituio, e no uma lei.

14 15

Gabarito: C Gabarito: C 16 Gabarito: E

10

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Atualmente, nossa Carta Magna prev a edio de decreto autnomo em seu art. 84, inc. VI, com a redao dada pela EC n. 32/2001: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; Importante salientar que, em se tratando da edio de decretos autnomos, a competncia pode ser delegada, por fora do pargrafo nico do art. 84 da CF. Veja: Art. 84: Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes. A edio de decretos autnomos, como atos primrios, diretamente hauridos do texto constitucional, independentemente de lei, consubstanciam a denominada reserva normativa administrativa (matrias que somente podem ser reguladas por ato administrativo), ou reserva de Administrao. Por fim, registre-se que, para alguns autores, a exemplo CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO, o decreto ou regulamento autnomo ou independente no figura reconhecida pelo Direito Brasileiro.

FCC 2013!!!17
1 (FCC - 2013 - AL-PB - Procurador) O chamado poder regulamentar autnomo, trata-se de a) exerccio de atividade normativa pelo Executivo, disciplinando matria no regulada em lei, de controversa existncia no direito nacional. b) poder conferido aos entes federados para legislar em matria administrativa de seu prprio interesse. c) atividade normativa exercida pelas agncias reguladoras, nos setores sob sua responsabilidade. d) prerrogativa conferida a todos os Poderes para disciplinar seus assuntos interna corporis. e) atividade normativa excepcional, conferida ao Conselho de Defesa Nacional, na vigncia de estado de defesa ou estado de stio. 2 (FCC - 2012 - MPE-AL - Promotor de Justia) Embora haja controvrsia acerca da existncia do poder regulamentar autnomo em nossa ordem constitucional, fato que a Constituio Federal autoriza o Chefe do Poder Executivo Federal a dispor diretamente, mediante decreto, sobre a) anistia ou remisso de tributos. b) regime disciplinar dos militares. c) organizao e funcionamento da administrao federal, desde que eventual aumento de despesa decorrente da criao de cargos ou rgos esteja contemplada na lei de diretrizes oramentrias. d) requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra. e) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos.
17

Gabarito: 1.A; 2.E; 3.E; 4.A

11

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


3 (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Decreto do Poder Executivo Municipal restringiu a circulao de veculos em determinado horrio em permetro identificado da cidade, sob o fundamento de que a restrio seria necessria para melhoria da qualidade do ar na regio, comprovadamente inadequada por medidores oficiais. A medida, considerando que o poder executivo municipal tenha competncia material para dispor sobre a ordenao do trfego e seja constitucionalmente obrigado a tutela do meio ambiente, a) expresso da faceta disciplinar do poder regulamentar, que pode se prestar a restringir a esfera de interesses dos administrados, com vistas ao atendimento do interesse pblico. b) expresso do poder disciplinar, na medida em que houve limitao, ainda que legal, dos direitos individuais dos administrados. c) insere-se no poder normativo do Executivo Municipal, que pode editar atos normativos autnomos disciplinando os assuntos de interesse local da comunidade. d) excede o poder regulamentar, que se restringe disciplina de organizao administrativa do ente, devendo essas disposies constarem de lei formal. e) insere-se no poder regulamentar do Executivo, se as disposies do decreto municipal estiverem explicitando normas legais que estabeleam as diretrizes de ordenao do sistema virio com vistas a preservao da qualidade do ar. 4 (FCC-2013-TRT- 1 R (RJ) - ANALISTA JUDICIRIO - MANDADOS) A Administrao pblica editou um decreto organizando o segmento imobilirio de sua administrao. A medida a) constitucional, desde que no tenha implicado em criao de rgo ou aumento de despesa. b) inconstitucional, tendo em vista que a autonomia da administrao pblica para tanto estaria restrita a extino de cargos vagos. c) constitucional, desde que tenha havido autorizao legislativa e que no tenha implicado extino de cargos, ainda que vagos. d) inconstitucional, na medida em que o executivo no possui competncia para edio de decretos autnomos em decorrncia de seu poder regulamentar, nem para organizar a administrao pblica. e) inconstitucional, tendo em vista que a organizao da administrao deve ser promovida por meio de lei. 1.6 PODER DE POLCIA Conceito: Para HELY LOPES, poder de polcia a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado; podemos dizer que o poder de polcia o mecanismo de frenagem de que dispe a Administrao Pblica para conter os abusos do direito individual. Vale salientar que o poder de polcia no se baseia em qualquer vnculo especfico do administrado para com a Administrao, ao contrrio, fundamenta-se ele em um vnculo geral. Basta o fato de algum habitar o territrio de um ente poltico (nacional, regional ou local) e estaria, desde j, sujeito s atividades de polcia nele desenvolvidas.

FGV 2013!!!
(FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X)18 Oscar titular da propriedade de um terreno adjacente a uma creche particular. Aproveitando a expanso econmica da localidade, decidiu construir
18

Gabarito: B

12

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


em seu terreno um grande galpo. Oscar iniciou as obras, sem solicitar prefeitura do municpio X a necessria licena para construir, usando material de baixa qualidade. Ainda durante a construo, a diretora da creche notou que a estrutura no apresentava solidez e corria o risco de desabar sobre as crianas. Ao tomar conhecimento do fato, a prefeitura do municpio X inspecionou o imvel e constatou a gravidade da situao. Aps a devida notificao de Oscar, a estrutura foi demolida. Assinale a afirmativa que indica o instituto do direito administrativo que autoriza a atitude do municpio X. a) Tombamento. b) Poder de polcia. c) Ocupao temporria. d) Desapropriao.

FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa)19 Considere a atuao da Administrao pblica: I. suspenso temporria de particular contratado pela admisso para participar de licitao. II. interdio de restaurante em face de risco sade pblica. III. edio de decreto contendo normas complementares para execuo de lei. A relao correta entre a atuao da Administrao e o poder que a autoriza

CESPE 2012!!!
(CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo)20 As sanes impostas pela administrao a servidores pblicos ou a pessoas que se sujeitem disciplina interna da administrao derivam do poder disciplinar. Diversamente, as sanes aplicadas a pessoas que no se sujeitem disciplina interna da administrao decorrem do poder de polcia.

19 20

Gabarito: A Gabarito: C

13

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


ESAF 2012!!!
(ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle)21 A Coluna I abaixo traz exemplos de atos punitivos da Administrao enquanto que na Coluna II encontram-se os fundamentos de sua prtica. Correlacione as colunas para, ao final, assinalar a opo que contenha a sequncia correta.

a) 1 / 1 / 2 / 2 b) 2 / 1 / 2 / 2 c) 1 / 2 / 2 / 1 d) 1 / 2 / 2 / 2 e) 2 / 2 / 1 / 2 O poder de polcia se destina ao pblico interno e/ou externo da Administrao. Neste sentido, ilustra MARCELO ALEXANDRINO, Tambm com relao ao pblico-alvo, a doutrina tradicional afirma que os atos de polcia so atos de efeitos externos (os atos de aplicao de sanes de efeitos internos seriam os praticados no exerccio do poder disciplinar). Entretanto, no impossvel imaginarmos um ato de polcia que tenha como destinatrio a prpria Administrao Pblica. Basta imaginarmos a aplicao de multas e outras medidas coercitivas adotadas pelos rgos de fiscalizao ambiental, como o IBAMA, contra uma sociedade de economia mista federal, como a PETROBRS. Podemos exemplificar, ainda, como incidncia do poder de polcia ao pblico interno, a situao em que a Adm. Pb. municipal exige alvar de licena da Adm. Pblica estadual para que esta construa uma obra pblica no territrio municipal. O CESPE e a ESAF j se posicionaram favoravelmente incidncia do poder de polcia contra o prprio poder pblico. Neste sentido, confira a questo e a anlise abaixo: (CESPE-ANALISTA-IBAMA-JAN-2009) (___) A atividade de fiscalizao ambiental tpico ato administrativo que expressa o poder de polcia, pois diz respeito restrio, limitao, ao condicionamento e ordenao de atividades desempenhadas por particulares. O gabarito preliminar foi C - CERTO. Aps os recursos, o CESPE anulou o item sob o fundamento de que Embora o item possa ser, em geral, considerado correto, uma vez que o poder de polcia atua em maior parte contra os particulares, certo tambm que possa ser exercido contra o prprio poder pblico, o que ensejaria duas respostas possveis.
21

Gabarito: C

14

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Conceito legal: fornecido pelo art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional CTN: Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. O motivo de o CTN dar o conceito de poder de polcia decorre do fato de constituir o exerccio desse poder um dos fatos geradores da taxa (art. 145, II, da CF e art. 77 do CTN), que uma espcie de tributo.

FCC 2013!!!
(FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio - rea Judiciria)22 Durante regular fiscalizao, fiscais de determinada municipalidade identificaram que um estabelecimento comercial do setor de bares e restaurantes estava utilizando indevidamente a calada para instalao de mesas e cadeiras. Os agentes municipais, considerando que estavam devidamente autorizados pela lei, no correto desempenho de suas funes, a) apreenderam as mesas e cadeiras e multaram o estabelecimento, no exerccio de seu poder disciplinar. b) interditaram o estabelecimento, no exerccio de seu poder de tutela administrativa. c) apreenderam as mesas e cadeiras irregulares e multaram o estabelecimento, no exerccio do poder de polcia. d) multaram o estabelecimento e determinaram a instaurao de processo de interdio do estabelecimento, como expresso de seu poder hierrquico. e) interditaram o estabelecimento e apreenderam todo o mobilirio da calada, como expresso de seu poder de autotutela. Sentidos: amplo: condicionamento da liberdade e propriedade ao interesse coletivo. Abrange atos do Poder Legislativo e Executivo. restrito: as intervenes gerais e abstratas (como os regulamentos) e concretas e especficas (como as autorizaes e licenas). Abrange apenas atos do Poder Executivo.

Delegado e originrio: Poder de polcia originrio: aquele exercido pela administrao direta, ou seja, pelos rgos integrantes da estrutura das diversas pessoas polticas da Federao (Unio, estados, Distrito Federal e municpios).

22

Gabarito: C

15

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Poder de polcia delegado aquele executado pelas pessoas administrativas do Estado, isto , pelas entidades integrantes da administrao indireta (como as autarquias e fundaes pblicas).

LEMBRE-SE: As limitaes decorrentes do exerccio do poder de polcia so incidentes sobre bens, direitos ou atividades, no sobre pessoas. Polcia Administrativa X Polcia Judiciria

POLCIA ADMINISTRATIVA POLCIA JUDICIRIA


Insta frisar, ainda, que Polcia Administrativa no se confunde com Polcia Judiciria. A primeira, em geral, preventiva23 (p. ex.: proibindo o porte de arma ou a direo de veculos automotores) e tem como objeto a propriedade e a liberdade. Como vimos, incide apenas sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, que repressiva, sim, incide sobre pessoas, estas sujeitas s normas processuais penais. Conforme lvaro Lazzarini (in RJTJ-SP, v. 98:20-25), a linha de diferenciao est na ocorrncia ou no de ilcito penal. Com efeito, quando atua na rea do ilcito puramente administrativo (preventiva ou repressivamente), a polcia administrativa. Quando o ilcito penal praticado, a polcia judiciria que age. Outra diferena: a polcia judiciria privativa de corporaes especializadas (polcia civil), enquanto a polcia administrativa se reparte entre diversos rgos da Administrao, incluindo, alm da prpria polcia militar, os vrios rgos de fiscalizao aos quais a lei atribua esse mister, como os que atuam nas reas da sade, educao, trabalho, previdncia e assistncia social (Maria Sylvia).

ESAF 2012!!!
(ESAF - 2012 - MDIC - Analista de Comrcio Exterior)24 Correlacione as colunas I e II, distinguindo as polcias administrativa e judiciria. Ao final, assinale a opo que contenha a sequncia correta para a coluna II. a) 1, 1, 2, 1, 2 b) 2, 2, 1, 1, 1 c) 1, 2, 1, 2, 1 d) 2, 1, 2, 2, 1 e) 1, 2, 2, 1, 1

23

Embora seja, em regra, preventivo, o poder de polcia estaria sendo exercido repressivamente, p. ex., quando se apreende a arma usada indevidamente, se exige a licena do motorista infrator, so apreendidos produtos farmacuticos deteriorados, alimentos imprprios para o consumo etc. 24 Gabarito: D

16

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Exclusividade: o poder de regular e de policiar se difunde entre todas as Administraes interessadas, provendo cada qual nos limites de sua competncia territorial. A regra, entretanto, a exclusividade do policiamento administrativo; a exceo a concorrncia desse policiamento (Hely Lopes). Razo do poder de polcia: o interesse social. Fundamento: supremacia geral que o Estado exerce em seu territrio sobre todas as pessoas, bens e atividades. Objeto: todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou por em risco a segurana nacional, exigindo, por isso mesmo, regulamentao, controle e conteno pelo Poder Pblico. Finalidade: a proteo ao interesse pblico (valores materiais, bem como o patrimnio moral e espiritual do povo, expresso na tradio, nas instituies e nas aspiraes nacionais da maioria que sustenta o regime poltico adotado e consagrado na Constituio e na ordem vigente). Extenso: muito ampla, abrangendo desde a proteo moral a aos bons costumes, a preservao da sade pblica, o controle de publicaes, a segurana das construes e dos transportes, at a segurana nacional em particular. Da a diviso da polcia administrativa em vrios ramos: polcia de segurana, das florestas, das guas, de trnsito, sanitria etc25 Limites: os limites do poder de polcia administrativa so demarcados pelo interesse social em conciliao com os direitos fundamentais do indivduo assegurados na CF (art. 5), atravs de restries impostas s atividades do indivduo que afetam a coletividade, cada cidado cede parcelas mnimas de seus direitos comunidade, recebendo em troca servios prestados pelo Estado. Lembre-se, no entanto, que o poder de polcia administrativa tambm pode ocorrer, excepcionalmente, de forma repressiva e atravs da edio de atos normativos concretos. Atributos ou Caractersticas: discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade: discricionariedade traduz-se na livre escolha, pela Administrao, da oportunidade e convenincia de exercer o poder de polcia, bem como aplicar as sanes e empregar os meios conducentes a atingir o fim colimado, que a proteo de algum interesse pblico. A discricionariedade do poder de polcia reside no uso da liberdade legal da valorao das atividades policiadas e na graduao das sanes aplicveis aos infratores. Observe-se que o ato de polcia no sempre discricionrio; a discricionariedade a regra geral. A licena para construir, p.ex., um ato expedido no uso do poder de polcia e vinculado. autoexecutoriedade, ou seja, a faculdade de a Administrao decidir e executar diretamente sua deciso por seus prprios meios, sem interveno do Judicirio, outro atributo do poder de polcia; no uso desse poder, a Administrao impe diretamente as medidas ou sanes de polcia administrativa necessrias

25

Segundo CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO, Resumidamente, pode-se dizer que a Polcia Administrativa prope-se a salvaguardar os seguintes valores: a) de segurana pblica; b) de ordem pblica; c) de tranqilidade pblica; d) de higiene e sade pblicas; e) estticos e artsticos; f) histricos e paisagsticos; g) riquezas naturais; h) de moralidade pblica; i) economia popular.

17

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


conteno da atividade antissocial que ela visa a obstar. Registre-se, no entanto, conforme a, que o poder de polcia administrativa no ir finalizar em todas as situaes, com a autoexecutoriedade26, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir determinao administrativa. Alguns autores desdobram em: * exigibilidade: utilizao de meios indiretos de coao (ex.: multa). Necessidade de previso em lei. * executoriedade: utilizao de meios diretos de coao (ex.: destruio de coisas, demolio de obra irregular, interdio de estabelecimento; apreenso de mercadorias). Desnecessidade de previso especfica em lei.

FCC!!!
(FCC-TCNICO-TRE-TO-FEV-2011) correto afirmar:
27

No que concerne ao poder de polcia,

(A) vedada a utilizao de meios diretos de coao. (B) Constitui-se somente por atividades preventivas. (C) puramente discricionrio. (D) Incide sobre pessoas. (E) possvel a utilizao de meios indiretos de coao. coercibilidade, isto , a imposio coativa das medidas adotadas pela Administrao, constitui tambm atributo do poder de polcia. Realmente, todo ato de polcia imperativo, admitindo at o emprego da fora pblica para seu cumprimento, quando resistido pelo administrado; no h ato de polcia facultativo para o particular, pois todos eles admitem a coero estatal para torn-los efetivos, e essa coero tambm independe de autorizao judicial; a prpria Administrao que determina e faz executar as medidas de fora que se tornarem necessrias para a execuo do ato ou aplicao da penalidade administrativa. Como j dito, a atributo da coercibilidade do ato de polcia justifica o emprego da fora fsica quando houver oposio do infrator, mas no legaliza, por bvio, a violncia desnecessria ou desproporcional resistncia, que em tal caso pode caracterizar o excesso de poder e o abuso de autoridade nulificadores do ato praticado e ensejadores das aes civis e criminais para reparao do dano e punio dos culpados. (Hely Lopes) Meios de Atuao: atuando a polcia administrativa de maneira preferentemente preventiva, ela age atravs de ordens e proibies, mas, e sobretudo, por meio de normas limitadoras e sancionadoras da conduta daqueles que utilizam bens ou exercem atividades que possam afetar a coletividade estabelecendo as denominadas limitaes administrativas.

26 27

Prova de Analista do Ministrio Pblico da Unio/2004 rea processual. Gabarito: E

18

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


Segundo MARIA SYLVIA, so meios de atuao do poder de polcia: 1. atos normativos em geral: leis, decretos, resolues, portarias instrues; 2. atos administrativos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas.

FCC!!!28
1 (FCC-PROCURADOR-TCE-SP-ABR-2011) O poder de polcia expressa-se, em sentido amplo, por meio de (A) medidas repressivas, no compreendendo medidas preventivas. (B) medidas gerais preventivas de limitao de direitos, podendo ser discricionrias quando no previstas em lei. (C) atos administrativos concretos limitadores do exerccio de direitos e atividades individuais em carter geral e abstrato. (D) atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicao da lei ao caso concreto. (E) medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e Licenas. 2 (FCC-PROCURADOR MUNICIPAL-SP-JULHO-2008) exemplo de ato administrativo praticado pela Administrao Pblica Municipal no exerccio de seu poder de polcia preventivo: (A) imposio de multa pela no apresentao de livros fiscais tempestivamente. (B) autorizao para circulao excepcional de veculo durante o horrio de rodzio. (C) declarao de utilidade pblica ou de interesse social para fins de desapropriao. (D) interdio de estabelecimento comercial em funcionamento irregular. (E) apreenso de mercadorias comercializadas em bancas de comrcio clandestino. Podemos citar o alvar (instrumento da licena ou da autorizao para a prtica de ato, realizao de atividade ou exerccio de direito dependente de policiamento administrativo) como um dos principais meios de atuao do poder de polcia. Fala-se, ainda, na polcia de posturas, que se consubstancia em preceitos emanados exclusivamente do poder legislativo municipal, geralmente codificados, contendo regras de proceder dos muncipes. As posturas municipais tratam principalmente das atividades comerciais, questes de transportes urbanos, das construes, dos usos dos logradouros pblicos e de outras questes de interesse do municpio.

28

Gabarito: 1.D; 2. B

19

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


ATENO: ALVAR
Consoante MARIA SYLVIA, alvar o instrumento pelo qual a Administrao Pblica confere licena ou autorizao para a prtica de ato ou exerccio de atividade sujeitos ao poder de polcia do Estado. Ou seja, alvar o instrumento da licena e da autorizao. Ele a forma, o revestimento exterior do ato; a licena e a autorizao so o contedo do ato. Assim, possvel afirmar que o alvar pode ter um contedo vinculado (licena) ou discricionrio (autorizao). Graficamente:
Autorizao ou Licena
Alvar

Observe-se que, segundo a ESAF29, O exerccio do Poder de Polcia no , na sua essncia, condizente nem compatvel com a prtica de ato administrativo que seja do tipo negocial . Sanes: vrias so as sanes cabveis, com a observncia, por bvio, da ampla defesa, como: (a) multa; (b) interdio de atividade; (c) fechamento de estabelecimento; (d) demolio de construo irregular; (e) embargo administrativo de obra; (f) inutilizao de gneros; (g) apreenso e destruio de objetos etc. Condies de validade (limites): so as mesmas do ato administrativo comum, ou seja, a competncia, a finalidade e a forma, acrescidas da proporcionalidade da sano e da legalidade dos meios empregados pela Administrao. Ciclo de polcia: o ciclo de polcia se desenvolve em quatro fases, na ordem seguinte: 1. a ordem de polcia; 2. o consentimento de polcia; 3. a fiscalizao de polcia; 4. a sano de polcia.

29

Prova de Analista de Compras da Prefeitura do Recife/2003.

20

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


QUESTES CICLO DE POLCIA!!!30
1(ESAF-ANALISTA JURDICO-SEFAZ-CE-2007) O Poder de Polcia exercido em quatro fases que consistem no ciclo de polcia, correspondendo a quatro modos de atuao. Assinale a opo que contenha a ordem cronolgica correta do ciclo de polcia. a) Sano/fiscalizao/ordem/consentimento de polcia. b) Ordem/consentimento/sano/fiscalizao de polcia. c) Fiscalizao/sano/consentimento/ordem de polcia. d) Consentimento/ordem/fiscalizao/sano de polcia. e) Ordem/consentimento/fiscalizao/sano de polcia. 2(ESAF-AGENTE EXECUT.-CVM-DEZ-2010) A coluna I contm alguns exemplos de atos administrativos praticados no exerccio do poder de polcia. A coluna II contm as fases do ciclo de polcia que culminam na prtica dos atos administrativos listados na coluna I. Correlacione as colunas I e II e, ao final, assinale a opo que expresse a correlao correta. a) 3, 1, 2, 3, 1 b) 1, 2, 3, 1, 2 c) 2, 2, 3, 1, 2 d) 3, 1, 2, 1, 3 e) 2, 1, 3, 2, 1

3(ESAF-AFT-MAR-2010) Ao exercer o poder de polcia, o agente pblico percorre determinado ciclo at a aplicao da sano, tambm chamado ciclo de polcia. Identifique, entre as opes abaixo, a fase que pode ou no estar presente na atuao da polcia administrativa. a) Ordem de polcia. b) Consentimento de polcia. c) Sano de polcia. d) Fiscalizao de polcia. e) Aplicao da pena criminal. 4 (CESGRANRIO-BR_DISTRIBUIDORA-DIREITO-SET-2008-ADAPTADA) ( ) O poder de polcia exteriorizado por meio de ordens de polcia, consentimentos de polcia (tais como licenas e autorizaes), fiscalizao de polcia e sano de polcia. Diante de tudo quanto exposto, estamos aptos, agora, para compreendermos o conceito de poder de polcia fornecido por CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO: poder de polcia administrativa atividade da Administrao Pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere) a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo.

30

Gabaritos: 1.E ;2. A; 3.B; 4.CERTO

21

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


POSSVEL A DELEGAO DO PODER DE POLCIA A PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO, PARTICULARES E EMPRESAS ESTATAIS???
Embora o exerccio do poder de polcia seja tpico do regime jurdico administrativo (regime de direito pblico), alguns autores entendem possvel a sua delegao a pessoas de direito privado, desde que integrantes da Administrao Pblica. Neste sentido, ensina JOS DOS SANTOS CARVALHO FILHO: Observe-se que a existncia da lei o pressuposto de validade da polcia administrativa exercida pela prpria Administrao Direta e, desse modo, nada obstaria que servisse tambm como respaldo da atuao de entidades paraestatais, mesmo que sejam elas dotadas de personalidade jurdica de direito privado . O que importa, repita-se, que haja expressa delegao na lei pertinente e que o delegatrio seja entidade integrante da Administrao Pblica. Do mesmo modo, DIGENES GASPARINI diz que A regra a indelegabilidade da atribuio de polcia administrativa. (...) Embora essa seja a regra, admite-se a delegao desde que outorgada a uma pessoa pblica administrativa, como a autarquia, ou a uma pessoa governamental, como a empresa pblica. Em sentido contrrio, EDIMUR FERREIRA DE FARIA leciona que Inicialmente, oportuno registrar que s a Administrao direta, nas trs esferas da Administrao Pblica, e as autarquias so dotadas de competncia para exercer a polcia administrativa. Hoje, as fundaes de direito pblico, por serem verdadeiras autarquias, podem, ao nosso ver, desempenhar essa funo. As demais entidades integrantes da Administrao indireta e as concessionrias de servios pblicos no se revestem de competncia para exercer a polcia administrativa.

CESPE!!!
(CESPE-OAB-MAIO-2008)31 (___) O poder de polcia no pode ser delegado a pessoas de direito privado, ainda que sejam integrantes da administrao pblica, pois elas no so dotadas do poder de imprio necessrio ao desempenho da atividade de polcia administrativa.

ATENO!!!
AS BANCAS TM ENTENDIDO, EM GERAL, A EXEMPLO DA FCC E DO CESPE, QUE O PODER DE POLCIA NO PODE SER DELEGADO A PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO NEM A PARTICULARES.

FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - TST - Tcnico Judicirio - rea Administrativa)32 Pode exercer poder de polcia a) a Receita Federal do Brasil. b) a Petrleo Brasileiro S.A. PETROBRAS. c) o Banco do Brasil S.A. d) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES.
31 32

Gabarito: C-CERTO. Gabarito: A

22

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


e) o Servio Federal de Processamento de Dados SERPRO. No devemos confundir, no entanto, delegao do poder de polcia propriamente dito com a prtica de atos materiais prvios (ex.: fotossensores no trnsito) ou posteriores (ex.: demolio de obra) ao efetivo poder de polcia. A prtica de atos materiais, consistente na etapa de fiscalizao do poder de polcia, pode ser objeto de delegao a particulares. Veja, neste sentido, a questo abaixo do CESPE:

CESPE!!!
(CESPE-ANALISTA-JUDICIRIA-TER-ES-2011)33 Ainda que no lhe seja permitido delegar o poder de polcia a particulares, em determinadas situaes, faculta-se ao Estado a possibilidade de, mediante contrato celebrado, atribuir a pessoas da iniciativa privada o exerccio do poder de polcia fiscalizatrio para constatao de infraes administrativas estipuladas pelo prprio Estado.

FCC!!!34
1. (FCC-ANA-MAN-TRT14-ABR-2011) O poder de polcia (A) possui, como meio de atuao, apenas medidas de carter repressivo. (B) delegado limitado aos termos da delegao e se caracteriza por atos de execuo. (C) sempre discricionrio. (D) no inerente a toda Administrao, no estando presente, por exemplo, na esfera administrativa dos Municpios. (E) no tem como um de seus limites a necessidade de observncia aos princpios da proporcionalidade e razoabilidade. 2. (FCC-ANA_ADM-TRE-AM-JAN-2010) No que se refere ao Poder de Polcia, considere as afirmaes abaixo. I. Tem como meios de atuao os atos normativos e os atos administrativos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto. II. Na rea de atuao administrativa, tem por escopo punir os infratores da lei penal. III. Possui como atributos a legalidade, a necessidade e a proporcionalidade. IV. A licena constitui modalidade de ato de polcia vinculado. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, III e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV.

33 34

Gabarito: C Gabarito: 1.B; 2. C

23

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.7 QUESTES GERAIS SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS (FCC) 1 (FCC - 2012 - TST - Analista Judicirio - rea Administrativa) Exemplifica adequadamente o exerccio de poder disciplinar por agente da administrao a a) interdio de restaurante por razo de sade pblica. b) priso de criminoso efetuada por policial, mediante o devido mandado judicial. c) aplicao de penalidade administrativa a servidor pblico que descumpre seus deveres funcionais. d) aplicao de multa de trnsito. e) emisso de ordem a ser cumprida pelos agentes subordinados. 2 (FCC - 2012 - TRT - 20 REGIO-SE- Juiz do Trabalho) A respeito dos poderes da Administrao, correto afirmar que o poder a) de polcia constitui atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regule a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente, entre outros, segurana e tranquilidade pblica. b) hierrquico fundamenta a avocao, pela Administrao direta, de matrias inseridas na competncia das autarquias a ela vinculadas. c) regulamentar autoriza a edio, pelo Chefe do Executivo, de normas complementares lei, admitindo-se o regulamento autnomo para matria de organizao administrativa, incluindo a criao de rgos e de cargos pblicos. d) de polcia exercido pelo Poder Executivo, por intermdio da autoridade competente, mediante a edio de normas gerais criando obrigaes para toda a coletividade, disciplinadoras de atividades individuais, concernentes, entre outros, segurana, higiene, ordem e aos costumes. e) hierrquico, tambm denominado disciplinar, corresponde ao poder conferido aos agentes pblicos para emitir ordens a seus subordinados e aplicar as sanes disciplinares no expressamente previstas em lei. 3 (FCC-PROCURADOR-TCE-SP-ABR-2011) Em relao aos poderes da Administrao Pblica, correto afirmar que o poder

a) normativo decorrncia do poder vinculado da Administrao, na medida em que s admite a prtica de atos expressamente previstos em lei. b) normativo reflexo do poder discricionrio nos casos em que dado Administrao Pblica o poder de substituir a lei em determinada matria. c) disciplinar decorrente do poder de polcia administrativo, na medida em que admite a aplicao de sanes a todos os particulares. d) disciplinar, no que diz respeito aos servidores pblicos, decorrente do poder hierrquico, na medida em que se traduz no poder da Administrao de apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos sujeitos sua disciplina. e) regulamentar, quando decorrente do poder hierrquico, discricionrio, porque no encontra estabelecidos em lei as hipteses taxativas de sua incidncia. 4 (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio-PE- Analista Judicirio) A interdio de estabelecimento comercial privado por autoridade administrativa constitui exemplo do exerccio do poder a) disciplinar. b) regulamentar. c) normativo. d) hierrquico. e) de polcia. 5 (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio-PE- Analista Judicirio - rea Judiciria) Constitui exemplo do poder disciplinar da Administrao pblica a) a imposio de restries a atividades dos cidados, nos limites estabelecidos pela lei. b) a imposio de sano a particulares que contratam com a Administrao. c) a edio de atos normativos para ordenar a atuao de agentes e rgos administrativos. d) a edio de regulamentos para a fiel execuo da lei. e) o poder conferido s autoridades de dar ordens a seus subordinados e rever seus atos.

24

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


6 (FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio rea Judiciria) A atividade da Administrao consistente na limitao de direitos e atividades individuais em benefcio do interesse pblico caracteriza o exerccio do poder a) regulamentar, exercido mediante a edio de atos normativos para fiel execuo da lei e com a prtica de atos concretos, dotados de autoexecutoriedade. b) de polcia, exercido apenas repressivamente, em carter vinculado e com atributos de coercibilidade e auto- executoriedade. c) disciplinar, exercido com vistas aplicao da lei ao caso concreto, dotado de coercibilidade e autoexecutoriedade. d) de polcia, exercido por meio de aes preventivas e repressivas dotadas de coercibilidade e autoexecutoriedade. e) disciplinar, consistente na avaliao de convenincia e oportunidade para aplicao das restries legais ao caso concreto, o que corresponde denominada autoexecutoriedade. 7 (FCC - 2012 - INSS - Perito Mdico Previdencirio) Quando a Administrao Pblica limita direitos ou atividades de particulares sem qualquer vnculo com a Administrao, com base na lei, est atuando como expresso de seu poder a) hierrquico. b) de polcia. c) normativo. d) regulamentar. e) disciplinar. 8 (FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio rea Judiciria) De acordo com Maria Sylvia Zanella di Pietro, o poder regulamentar uma das formas de expresso da competncia normativa da Administrao Pblica. Referido poder regulamentar, de acordo com a Constituio Federal, a) competncia exclusiva do Chefe do Poder Executivo, que tambm pode editar decretos autnomos, nos casos previstos. b) admite apenas a edio de decretos executivos, complementares lei. c) compreende a edio de decretos regulamentares autnomos sempre que houver lacuna na lei. d) admite a delegao da competncia originria em carter geral e definitivo. e) compreende a edio de decretos autnomos e regulamentares, quando houver lacuna na lei. 9 (FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio rea Judiciria) Considerando que sejam atributos do poder de polcia a discricionariedade, a coercibilidade e a autoexecutoriedade, da qual so desdobramentos a exigibilidade e a executoriedade, correto afirmar: a) A discricionariedade est presente em todos os atos emanados do poder de polcia. b) A exigibilidade compreende a necessidade de provocao judicial para adoo de medidas de polcia. c) A autoexecutoriedade prescinde da coercibilidade, que pode ou no estar presente nos atos de polcia. d) A coercibilidade traduz-se na caracterizao do ato de polcia como sendo uma atividade negativa, na medida em que se presta a limitar a atuao do particular. e) O poder de polcia pode ser exercido por meio de atos vinculados ou de atos discricionrios, neste caso quando houver certa margem de apreciao deixada pela lei. 10 (FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judicirio Contabilidade) Considere sob o foco do poder hierrquico: I. Chamar a si funes originariamente atribudas a um subordinado significa avocar, e s deve ser adotada pelo superior hierrquico e por motivo relevante. II. A reviso hierrquica possvel, desde que o ato j tenha se tornado definitivo para a Administrao ou criado direito subjetivo para o particular. III. As delegaes quando possveis, no podem ser recusadas pelo inferior, como tambm no podem ser subdelegadas sem expressa autorizao do delegante. IV. A subordinao e a vinculao poltica significam o mesmo fenmeno e no admitem

25

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


todos os meios de controle do superior sobre o inferior hierrquico. Est correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) II e IV. c) I, II e III. d) I e III. e) I, III e IV. 11 (FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo) Determinado dirigente de autarquia estadual passou a orientar a atuao da entidade para fins diversos daqueles que justificaram a criao da entidade. Para a correo dessa situao, o ente instituidor da autarquia dever exercer o poder a) Disciplinar. b) Normativo. c) Regulamentar. d) De reviso ex oficio. e) de tutela. 12 (FCC - 2012 - TJ-PE - Oficial de Justia Judiciria e Administrativa) No que se refere aos poderes administrativo, discricionrio e vinculado, INCORRETO afirmar: a) Mesmo quanto aos elementos discricionrios do ato administrativo h limitaes impostas pelos princpios gerais de direito e pelas regras de boa administrao. b) A discricionariedade sempre relativa e parcial, porque, quanto competncia, forma e finalidade do ato, a autoridade est subordinada ao que a lei dispe. c) Poder vinculado aquele que o Direito Positivo a Lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao, mas lembrando a dificuldade de se encontrar um ato administrativo inteiramente vinculado. d) A atividade discricionria encontra plena justificativa na impossibilidade de o legislador catalogar na lei todos os atos que a prtica administrativa exige. e) Na categoria dos atos administrativos vinculados, a liberdade de ao do administrador ampla, visto que no h necessidade de se ater enumerao minuciosa do Direito Positivo para realiz-la. 13 (FCC - 2012 - TJ-PE - Oficial de Justia Judiciria e Administrativa) Em matria do poder de polcia de que dispe a Administrao Pblica, considere: I. A finalidade do poder de polcia se restringe defesa do Estado e de sua Administrao, conferindo-lhe poderes para anular liberdades pblicas ou direitos dos cidados. II. O poder de polcia tem atributos especficos, peculiares, e tais so a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade, mas passveis de controle em geral. III. No poder de polcia originrio e no delegado observa-se que o primeiro pleno no seu exerccio e consectrio, ao passo que o segundo limitado nos termos da delegao e se caracteriza por atos de execuo. IV. As condies de validade do poder de polcia so diferentes as dos demais atos administrativos comuns porque limitadas proporcionalidade da sano e legalidade dos meios empregados pela Administrao. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II e III. e) II, III e IV. 14 (FCC - 2012 - TRT - 11 Regio-AM - Analista Judicirio - rea Judiciria) A Administrao Pblica, ao tomar conhecimento de infraes, cometidas por estudantes de uma escola pblica, utiliza-se de um de seus poderes administrativos, qual seja, o poder disciplinar. Nesse caso, a Administrao Pblica a) poderia utilizar-se de tal poder contra os estudantes da escola pblica.

26

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


b) no poderia utilizar-se de tal poder, porm, pode impor sanes aos estudantes, com fundamento no poder de polcia do Estado. c) poderia utilizar-se de tal poder, no entanto, ele est limitado fase de averiguao, no cabendo Administrao, nessa hiptese, punir. d) no poderia utilizar-se de tal poder, vez que ele somente aplicvel aos servidores pblicos. e) poderia utilizar-se de tal poder, que, nessa hiptese, ser discricionrio, ou seja, pode a Administrao escolher entre punir e no punir.

GABARITO: 1-C 11 - E 2-A 12 - E 3-D 4-E 5-B 6-D 7-B 8-A 9-E 10 - D

13 - D

14 - A

27

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


1.8 MAIS QUESTES SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS (FGV) 1 (FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X) Oscar titular da propriedade de um terreno adjacente a uma creche particular. Aproveitando a expanso econmica da localidade, decidiu construir em seu terreno um grande galpo. Oscar iniciou as obras, sem solicitar prefeitura do municpio X a necessria licena para construir, usando material de baixa qualidade. Ainda durante a construo, a diretora da creche notou que a estrutura no apresentava solidez e corria o risco de desabar sobre as crianas. Ao tomar conhecimento do fato, a prefeitura do municpio X inspecionou o imvel e constatou a gravidade da situao. Aps a devida notificao de Oscar, a estrutura foi demolida. Assinale a afirmativa que indica o instituto do direito administrativo que autoriza a atitude do municpio X. a) Tombamento. b) Poder de polcia. c) Ocupao temporria. d) Desapropriao. 2 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado VIII) Com a finalidade de minimizar as consequncia s dos problemas de trnsito na cidade X, o Pref eito estabeleceu, por meio de decreto de nature za genrica e abstrata, restries circulao de veculos na regio central, proibindo a circulao de veculos e as operaes de carga e descarga n o perodo compreendido entre 6h e 22h, de segund a a sextafeira, em dias teis, na rea de abrangncia especifi cada. Face a esse fato, a Associao Empresarial do ra mo de transporte de mercadorias procura um advogado para orientla na proteo de seus interesses. Com base na hiptese apresentada, assinale a altern ativa que indica a linha de atuao mais apropriada proposta pelo advogad o. a) Impetrao de mandado de segurana contra o Decreto, ao argumento de que faltaria ao Munic pio competncia normativa para estabelecer a refe rida restrio. b) Ajuizamento de ao de conhecimento com pedido de antecipao dos efeitos da tutela juri sdicional com a finalidade de suspender os efei tos do Decreto, ao argumento de vcio de razoabi lidade/proporcionalidade. c) Impetrao de mandado de segurana contra o Decreto, ao argumento de vcio de razoabilidade/proporcionalidade. d) Ajuizamento de ao de conhecimento com pedido de antecipao dos efeitos da tutela juri sdicional com a finalidade de suspender os efei tos do Decreto, ao argumento de que faltaria a o Municpio competncia normativa para estabel ecer a referida restrio. 3 (FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) Joo, sem solicitar permisso ou autorizao ao Poder Pblico, inaugurou uma rdio comunitria, por meio da qual pretendia prestar servio de radiodifuso. Constatado o fato, o Poder Executivo, sem prvia oitiva de Joo, interditou a rdio, interrompendo as transmisses, e lacrou os aparelhos. Considerando a jurisprudncia dos Tribunais Superiores acerca da matria, assinale a afirmativa correta. a) O ato praticado pelo Executivo configura sano administrativa e ilegal, pois o interessado possui direito a prvio contraditrio e ampla defesa. b) O ato praticado pelo Executivo configura sano administrativa e vlido, pois o interessado no possua permisso ou autorizao para operar rdio comunitria. c) O ato praticado pelo Executivo configura medida cautelar da Administrao, inerente ao poder de polcia, e ilegal, pois o interessado possui direito a prvio contraditrio e ampla defesa. d) O ato praticado pelo Executivo configura medida cautelar da Administrao, manifestao do poder de polcia administrativa preventiva, e

28

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


vlido, pois a rdio operava sem permisso ou autorizao. e) O ato praticado pelo Executivo ilegal, pois, alm de no ter havido o prvio contraditrio, no h necessidade de autorizao ou permisso para a prestao de servios de radiodifuso. 4 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado VII) correto afirmar que o poder de polcia, conf erindo a possibilidade de o Estado limitar o exerccio da liberdade ou das faculdad es de proprietrio, em prol do interesse pblico, a) gera a possibilidade de cobrana de preo pblic o. b) se instrumentaliza sempre, e apenas, por meio d e alvar de autorizao. c) para atingir os seus objetivos maiores, afasta a razoabilidade, em prol da predominncia do interesse pblico. d) deve ser exercido nos limites da lei, gerando a possibilidade de cobrana de taxa. 5 (FGV - 2008 - Senado Federal - Tcnico Legislativo - Processo Legislativo) Assinale a afirmativa incorreta. a) Embora seja uma prerrogativa estatal, o poder de polcia no permite a imposio de restries propriedade, para no ser ofendido o princpio da reserva legal. b) Decretos e regulamentos editados no exerccio do poder regulamentar no podem conter comandos normativos, que so privativos de lei. c) As razes sobre as quais se funda o administrador para praticar atos decorrentes do poder discricionrio no esto sujeitas apreciao judicial, por serem privativas da Administrao. d) A ofensa a normas restritivas decorrentes do poder de polcia no acarreta a aplicao de sanes administrativas, a menos que haja m-f por parte do infrator. e) O poder regulamentar tem por fim complementar as leis e permitir a sua execuo, sendo exercido pelo Chefe do Poder Executivo por meio de decretos e regulamentos. 6 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - II) A doutrina costuma afirmar que certas prerrogativas postas Administrao encerram verdadeiros poderes, que so irrenunciveis e devem ser exercidos sempre que o interesse pblico clamar. Por tal razo so chamados poder-dever. A esse respeito correto afirmar que: a) o poder regulamentar amplo, e permite, sem controvrsias, a edio de regulamentos autnomos e executrios. b) o poder disciplinar importa administrao o dever de apurar infraes e aplicar penalidades, mesmo no havendo legislao prvia. c) o poder de polcia se coloca discricionrio, conferindo ao administrador ilimitada margem de opes quanto sano a ser, eventualmente, aplicada. d) o poder hierrquico inerente ideia de verticalizao administrativa, e revela as possibilidades de controlar atividades, delegar competncia, avocar competncias delegveis e invalidar atos, dentre outros. 7 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - II) O poder de polcia, conferindo a possibilidade de o Estado limitar o exerccio da liberdade ou das faculdades de proprietrio, em prol do interesse pblico a) gera a possibilidade de cobrana, como contrapartida, de preo pblico. b) se instrumentaliza sempre por meio de alvar de autorizao. c) afasta a razoabilidade, para atingir os seus objetivos maiores, em prol da predominncia do interesse pblico. d) deve ser exercido nos limites da lei, gerando a possibilidade de cobrana de taxa. 8 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - II) No mbito do Poder discricionrio da Administrao Pblica, no se admite que o agente pblico administrativo exera o Poder discricionrio

29

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


a) quando estiver diante de conceitos legais e jurdicos parcialmente indeterminados, que se tornam determinados luz do caso concreto e luz das circunstncias de fato. b) quando estiver diante de conceitos legais e jurdicos tcnico- cientficos, sendo, neste caso, limitado s escolhas tcnicas, por bvio possveis. c) quando estiver diante de conceitos valorativos estabelecidos pela lei, que dependem de concretizao pelas escolhas do agente, considerados o momento histrico e social. d) em situaes em que a redao da Lei se encontra insatisfatria ou ultrapassada. 9 (FGV - 2008 - Senado Federal - Policial Legislativo Federal) Analise as afirmativas abaixo: I. O poder regulamentar se caracteriza pelas restries que impe liberdade e propriedade, impedindo a fruio de alguns direitos. II. No regime punitivo dos servidores pblicos fundamental que o administrador aplique sano proporcional gravidade da infrao. III. A penalidade de demisso do servio pblico no pode ser aplicada ao servidor antes que este tenha sido punido previamente com sano menos grave. Assinale: a) se nenhuma afirmativa estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente a afirmativa II estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 10 (FGV - 2008 - Senado Federal - Operador de TV) Analise as afirmativas a seguir: I. O poder de polcia implica restries e condicionamentos liberdade e propriedade. II. A complementao das leis com o objetivo de permitir a sua execuo se concretiza pelo exerccio do poder regulamentar. III. O poder discricionrio, por traduzir atividade administrativa, s pode ser exercido no mbito do Poder Executivo. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas a afirmativa I estiver correta. d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. 11 (FGV - 2008 - Senado Federal - Tcnico Legislativo - Administrao) Assinale a afirmativa incorreta. a) Embora seja uma prerrogativa estatal, o poder de polcia no permite a imposio de restries propriedade, para no ser ofendido o princpio da reserva legal. b) Decretos e regulamentos editados no exerccio do poder regulamentar no podem conter comandos normativos, que so privativos de lei. c) As razes sobre as quais se funda o administrador para praticar atos decorrentes do poder discricionrio no esto sujeitas apreciao judicial, por serem privativas da Administrao. d) A ofensa a normas restritivas decorrentes do poder de polcia no acarreta a aplicao de sanes administrativas, a menos que haja m-f por parte do infrator. e) O poder regulamentar tem por fim complementar as leis e permitir a sua execuo, sendo exercido pelo Chefe do Poder Executivo por meio de decretos e regulamentos. 12 (FGV - 2010 - CODESP-SP - Advogado) ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. MANDADO DE SEGURANA. AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO DE RDIO COMUNITRIA. INRCIA DA ADMINISTRAO PBLICA. ABUSO DO PODER DISCRICIONRIO. RECURSO ESPECIAL NO-PROVIDO. 1. entendimento pacfico nesta Corte que a autorizao do Poder Executivo indispensvel para o regular funcionamento de emissora de radiodifuso, consoante o disposto nas Leis 4.117/62 e 9.612/98

30

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


e no Decreto 2.615/98. 2. Entretanto, em obedincia aos princpios da eficincia e razoabilidade, merece confirmao o acrdo que julga procedente pedido para que a Anatel se abstenha de impedir o funcionamento provisrio dos servios de radiodifuso, at que seja decidido o pleito administrativo da recorrida que, tendo cumprido as formalidades legais exigidas, espera h mais de dois anos e meio, sem que tenha obtido uma simples resposta da Administrao. 3. Recurso especial no provido. REsp 1062390 / RS. Relator Ministro BENEDITO GONALVES (1142) rgo Julgador T1 - PRIMEIRA TURMA. Data do Julgamento 18/11/2008. Data da Publicao/Fonte. DJe 26/11/2008. Do texto acima descrito, correto concluir que a) a discricionariedade uma garantia que tem o agente pblico para atuar margem da lei na escolha dos critrios de convenincia e oportunidade. b) a discricionariedade uma atuao legtima e em nenhuma hiptese pode ser passvel de controle pelo Poder Judicirio. c) o controle do poder discricionrio no caso se deu com visvel violao ao princpio da separao dos Poderes. d) o poder discricionrio da Administrao Pblica no inviabiliza o controle do Poder Judicirio, principalmente quando existe expressa violao ao princpio da razoabilidade. e) o controle de legalidade, exercido, no caso concreto, pelo Poder Judicirio, viola o princpio da autonomia administrativa porque examinou o mrito do ato administrativo. 13 (FGV - 2008 - TCM-RJ - Procurador) O Municpio do Rio de Janeiro exigiu a demolio de prdio particular ameaado de ruir. Tal ato: a) encontra fundamento no poder de polcia dos Entes Federados. b) encontra fundamento no poder discricionrio dos Entes Federados. c) abusivo por violar o direito de propriedade. d) emulativo, por atentar ao domnio privado. e) configura autoexecutoriedade indireta defesa em lei.

GABARITO: 1-B 2-B 3-D


12 - D

4 NULA (D)
13 A

5 NULA (A)

6-D

7-D

8-D

9-C

10 - D

11 NULA (A)

31

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


2. USO E ABUSO DE PODER O uso do poder a prerrogativa da autoridade, mas o poder h que ser usado normalmente, sem abuso; usar normalmente do poder empreg-lo segundo as normas legais, a moral da instituio, a finalidade do ato e as exigncias do interesse pblico; o poder confiado ao administrador pblico para ser usado em benefcio da coletividade administrada, mas usado nos justos limites que o bem-estar social exigir. O abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas; o abuso de poder sempre uma ilegalidade invalidadora do ato que o contm; o abuso de poder pode tanto revestir a forma comissiva como a omissiva, porque ambas so capazes de afrontar a lei e causar leso a direito individual do administrado. O gnero abuso de poder reparte-se em duas espcies: o excesso de poder e o desvio de finalidade, como veremos a seguir: Excesso de Poder: ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas; o excesso de poder torna o ato arbitrrio, ilcito e nulo; essa conduta abusiva tanto se caracteriza pelo descumprimento frontal da lei, quando a autoridade age claramente alm de sua competncia, como, tambm, quando ela contorna dissimuladamente as limitaes da lei, para arrogar-se poderes que no lhe so atribudos legalmente. Desvio de Finalidade (desvio de poder): verifica-se quando a autoridade, embora atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico; assim a violao ideolgica da lei, ou por outras palavras, a violao moral da lei, colimando o administrador pblico fins no queridos pelo legislador, ou utilizando motivos e meios imorais para a pratica de um ato administrativo aparentemente legal.

Ensina MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, O excesso de poder ocorre quando o agente pblico excede os limites de sua competncia; por exemplo, quando a autoridade, competente para aplicar a pena de suspenso, impe penalidade mais grave, que no de sua atribuio; ou quando a autoridade policial se excede no uso da fora para praticar ato de sua competncia. Constitui, juntamente com o desvio de poder, que vcio quanto finalidade, uma das espcies de abuso de poder. Este pode ser definido, em sentido amplo, como o vcio do ato administrativo que ocorre quando o agente pblico exorbita de suas atribuies (excesso de poder) ou pratica o ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei (desvio de poder). Tanto o excesso de poder como o desvio de poder podem configurar crime de abuso de autoridade, quando o agente pblico incidir numa das infraes previstas na Lei n 4.898, de 9-12-65, alterada pela Lei n 6.657, de 5-6-79, hiptese em que ficar sujeito responsabilidade administrativa e penal, podendo ainda responder civilmente, se de seu ato resultarem danos patrimoniais. Vale tecer, ainda, alguns comentrios sobre a omisso da Administrao, visto que a mesma pode representar aprovao ou rejeio da pretenso do administrado, tudo dependendo do que dispuser a norma pertinente; o silncio no ato administrativo; conduta omissiva da Administrao que, quando ofende direito individual ou coletivo dos administrados ou de seus servidores, sujeita-se

32

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


correo judicial e reparao decorrente de sua inrcia. Assim, a inrcia da Administrao, retardando ato ou fato que deva praticar, tambm configura-se como abuso de poder, que enseja correo judicial e indenizao ao prejudicado.

CESPE 2013!!!
(CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa)35 Considere que determinado agente pblico detentor de competncia para aplicar a penalidade de suspenso resolva impor, sem ter atribuio para tanto, a penalidade de demisso, por entender que o fato praticado se encaixaria em uma das hipteses de demisso. Nesse caso, a conduta do agente caracterizar abuso de poder, na modalidade denominada excesso de poder.

FGV 2013!!!
(FGV-ANALISTA-ADM-TJAM-2013)36 A autoridade competente pratica um ato administrativo que ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia de suas finalidades administrativas. O fragmento indica: a) uso de poder b) abuso de poder c) exerccio do poder vinculado d) exerccio do poder hierrquico e) exerccio do poder de polcia

FCC 2012!!!
(FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico-ALTERADA)37 Sobre os princpios orientadores da administrao pblica (____) A conduta administrativa com motivao estranha ao interesse pblico caracteriza desvio de finalidade ou desvio de poder.

FCC!!!38
1 (FCC-ANA-CONTA-TRE-AL-FEV-2010) O abuso de poder (A) no pode ser combatido por meio de Mandado de Segurana. (B) caracteriza-se na forma omissiva, apenas. (C) no se configura se a Administrao retarda ato que deva praticar, sendo certo que essa conduta caracteriza mera falha administrativa. (D) pode se configurar nas modalidades de excesso de poder e desvio de finalidade ou de poder. (E) embora constitua vcio do ato administrativo, nunca causa de nulidade do mesmo.

35 36

Gabarito: C Gabarito: B 37 Gabarito: CERTO 38 Gabarito: 1.D; 2.D

33

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


2 (FCC-ANA_ADM-TRE-AM-JAN-2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: (A) ato redundante e desvio de execuo. (B) usurpao de funo e vcio de poder. (C) excesso de poder e ato de discricionariedade. (D) excesso de poder e desvio de poder. (E) falta de poder e excesso de atribuio.

34

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


2.1 QUESTES SOBRE USO E ABUSO DE PODER 1 (CESPE - 2012 - PC-CE - Inspetor de Polcia Civil) Com relao aos poderes e atos administrativos, julgue os itens subsequentes. (__) O abuso do poder pela autoridade competente invalida o ato por ela praticado, devendo a invalidade ser reconhecida somente por controle judicial. 2 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio) Acerca dos poderes administrativos e do uso e abuso do poder, julgue os itens subsecutivos. (__) Caracteriza desvio de finalidade, espcie de abuso de poder, a conduta do agente que, embora dentro de sua competncia, se afasta do interesse pblico, que deve nortear todo o desempenho administrativo, para alcanar fim diverso daquele que a lei lhe permitiu. 3 (CONSULPLAN - 2012 - TSE - Tcnico Judicirio) Sobre Ato Administrativo, Abuso de Poder e Poder de Polcia, analise cada uma das afirmativas, assinalando aquela que for verdadeira. a) O mrito do ato administrativo est sempre presente nos atos discricionrios, o que no acontece nos atos vinculados. b) So exemplos de atos administrativos discricionrios a licena para construir e a autorizao para porte de arma. c) Na Administrao Pblica, o abuso de poder apresenta- se unicamente de forma comissiva, seja por excesso ou desvio de poder. d) O poder de polcia exercido com vinculao estrita, obedecendo s limitaes da lei relativamente competncia, forma, fins, motivos e objeto. 4 (CESPE - 2012 - TJ-AL - Auxiliar Judicirio)No tocante aos poderes da administrao e ao uso e abuso do poder, assinale a opo correta. a) O poder regulamentar da administrao pblica manifesta-se por meio de atos de natureza normativa, instituidores de direito novo de forma ampla e genrica, com efeitos gerais e abstratos, expedidos em virtude de competncia prpria dos rgos estatais. b) Decorrem do poder de polcia da administrao pblica os atos que se destinam limitao dos interesses individuais em favor do interesse pblico, sendo a autoexecutoriedade a principal caracterstica de todas as medidas de polcia. c) Segundo a doutrina, o abuso de poder, que pode assumir duas formas, comissiva ou omissiva, efetiva-se quando a autoridade competente, ao praticar ou omitir ato administrativo, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas, circunstncias em que o ato do agente somente poder ser revisto pelo Poder Judicirio. d) A prerrogativa de que dispe a administrao pblica para no s ordenar e coordenar, mas tambm para corrigir as atividades de seus rgos e agentes resulta do poder hierrquico, cujo exerccio limita-se ao controle de legalidade. e) A administrao, no exerccio do poder disciplinar, apura infraes e aplica penalidades aos servidores e particulares sujeitos disciplina administrativa, por meio do procedimento legal, assegurados o contraditrio e a ampla defesa.

GABARITO:

1.

E;

2.

C;

3.

A;

4.

35

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


3. MAIS QUESTES SOBRE PODERES, USO E ABUSO DE PODER (CESPE) 1(CESPE/TRE-RJ/Tcnico/rea Administrativa / 2012) O poder de polcia, que decorre da discricionariedade que caracteriza a administrao pblica, limitado pelo princpio da razoabilidade ou proporcionalidade. 2(CESPE/TRE-RJ/Tcnico/rea Administrativa / 2012) O poder de polcia deriva do poder hierrquico. Os chefes de repartio, por exemplo, utilizam-se do poder de polcia para fiscalizar os seus subordinados. 3 (CESPE/TJ-RR/Tcnico Judicirio/2012) No exerccio do poder de polcia, a administrao age apenas de forma repressiva, aplicando sanes a condutas que infrinjam leis e regulamentos, uma vez que tal poder no se coaduna com medidas preventivas, inseridas, em regra, no mbito do poder regulamentar. 4 (CESPE/TJ-RR/Tcnico Judicirio/2012) Caracteriza desvio de finalidade, espcie de abuso de poder, a conduta do agente que, embora dentro de sua competncia, se afasta do interesse pblico, que deve nortear todo o desempenho administrativo, para alcanar fim diverso daquele que a lei lhe permitiu. 5 (CESPE/TJ-RR/Tcnico Judicirio/2012) Como fator que decorre do poder hierrquico, a relao de subordinao tem carter interno e se estabelece entre rgos de uma mesma pessoa administrativa; a vinculao, ao contrrio, possui carter externo e resulta do poder de superviso que os rgos detm sobre as entidades a eles vinculadas, como, por exemplo, o que uma secretaria de estado exerce sobre uma autarquia. 6 (CESPE/TJ-RR/Administrador/2012) Define-se poder discricionrio como o poder que o direito concede administrao para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo, estando a administrao, no exerccio desse poder, imune apreciao do Poder Judicirio. 7 (CESPE/TJ-AL/Auxiliar Judicirio/2012) No tocante aos poderes da administrao e ao uso e abuso do poder, assinale a opo correta. A) O poder regulamentar da administrao pblica manifesta-se por meio de atos de natureza normativa, instituidores de direito novo de forma ampla e genrica, com efeitos gerais e abstratos, expedidos em virtude de competncia prpria dos rgos estatais. B) Decorrem do poder de polcia da administrao pblica os atos que se destinam limitao dos interesses individuais em favor do interesse pblico, sendo a autoexecutoriedade a principal caracterstica de todas as medidas de polcia. C) Segundo a doutrina, o abuso de poder, que pode assumir duas formas, comissiva ou omissiva, efetiva-se quando a autoridade competente, ao praticar ou omitir ato administrativo, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas, circunstncias em que o ato do agente somente poder ser revisto pelo Poder Judicirio. D) A prerrogativa de que dispe a administrao pblica para no s ordenar e coordenar, mas tambm para corrigir as atividades de seus rgos e agentes resulta do poder hierrquico, cujo exerccio limita-se ao controle de legalidade. E) A administrao, no exerccio do poder disciplinar, apura infraes e aplica penalidades aos servidores e particulares sujeitos disciplina administrativa, por meio do procedimento legal, assegurados o contraditrio e a ampla defesa. 8 (CESPE/STJ/Analista/Judicirio/2012) O exerccio do poder de polcia administrativa um dos fatos geradores da cobrana de taxas, impostos e contribuies de melhoria. 9 (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial rea Administrativa - Cargo 1) Como resulta do sistema hierrquico, o poder disciplinar existe no mbito do Poder Executivo, mas no no dos poderes Legislativo e Judicirio, nos quais no h relaes de hierarquia ou de subordinao.

36

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


10 (CESPE/PC-CE/Inspetor de Polcia/2012) A concesso de licenas de localizao e funcionamento de estabelecimentos comerciais, de alvars e habite-se, entre outras atividades de polcia administrativa, compete aos estados e ao Distrito Federal. 11 (CESPE/MPE-RR/Promotor/2012) Assinale a opo correta a respeito do controle da administrao pblica e da improbidade administrativa. A) O recurso hierrquico prprio pode contemplar questes relacionadas ao mrito do ato administrativo. B) De acordo com o entendimento do STJ, o ato de improbidade administrativa praticado pelo agente que deixe de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo se confunde com o atraso na prestao de contas, prescindindo-se, para o seu enquadramento na lei de improbidade, da demonstrao do elemento subjetivo (m f ou dolo genrico) na conduta omissiva do agente poltico. C) O controle externo, exercido pelo Poder Legislativo com o auxlio do tribunal de contas, no abrange a aplicao de medidas sancionadoras, restringindo-se s corretivas, com a fixao de prazo para que o rgo adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei ou a sustao da execuo do ato impugnado. D) O controle administrativo, assim considerado o poder de fiscalizao que a administrao pblica, em sentido amplo, exerce sobre sua prpria atuao, abrange aspectos de legalidade e mrito e realizado exclusivamente de ofcio. E) O pedido de reconsiderao modalidade de recurso administrativo que permite o reexame do ato pela prpria autoridade que o emita, sendo estabelecido, para a deciso, o prazo, na esfera federal, de trinta dias, renovvel por igual perodo. 12 (CESPE/MPE-RR/Promotor/2012) Com relao aos poderes da administrao pblica, assinale a opo correta de acordo com o entendimento do STJ e da doutrina. A) O exerccio do poder de polcia passvel de delegao a pessoa jurdica de direito privado, a qual somente poder aplicar sanes administrativas ao administrado quando o ato praticado estiver previamente definido por lei como infrao administrativa. B) O ato administrativo decorrente do exerccio do poder de polcia autoexecutrio porque dotado de fora coercitiva, razo pela qual a doutrina aponta ser a coercibilidade indissocivel da autoexecutoriedade no ato decorrente do poder de polcia. C) A administrao pblica, no exerccio do poder de limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico, pode condicionar a renovao de licena de veculo ao pagamento de multa, ainda que o infrator no tenha sido notificado. D) O termo inicial do prazo prescricional da ao disciplinar a data em que o fato foi praticado. E) Nas situaes em que a conduta do investigado configure hiptese de demisso ou cassao de aposentadoria, a administrao pblica dispe de discricionariedade para aplicar penalidade menos gravosa que a de demisso ou de cassao. 13 (CESPE/AGU/2012) O AGU, utilizando-se do poder regulamentar previsto na CF, pode conceder indulto e comutar penas, desde que por delegao expressa do presidente da Repblica. 14 (CESPE/AGU/2012) Determinado municpio deferiu a um empreendedor alvar para a construo de um hotel de vinte andares. Entretanto, antes do incio da obra, sobrevieram normas de carter geral, limitando a apenas quinze andares as construes no local. Foi solicitado, ento, parecer jurdico sobre a legalidade de se revogar o primeiro alvar, para o devido cumprimento das novas regras urbansticas. (___) O parecer deve orientar o governo municipal a no revogar o alvar concedido ao empreendedor, visto que o seu deferimento gerou direito adquirido ao particular. 15 (CESPE/AGU/2012) Por serem atos de polcia administrativa, a licena e a autorizao,

37

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


classificadas, respectivamente, como ato vinculado e ato discricionrio, so suscetveis de cassao pela polcia judiciria. 16 (CESPE-ANALISTA-DIREITO-CPRM2013) A vinculao, definida em lei, confere administrao pblica o poder para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e os requisitos necessrios sua formalizao. 17 (CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padro I) Em decorrncia do poder regulamentar, a administrao pblica pode utilizar o regulamento autorizado para fixar normas tcnicas, de forma que um regulamento sobre temtica no prevista em lei, por exemplo, ser considerado vlido. 18 (CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padro I) No mbito interno da administrao direta do Poder Executivo, h manifestao do poder hierrquico entre rgos e agentes. 19 (CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Pblico) O poder regulamentar permite que a administrao pblica crie os mecanismos de complementao legal indispensveis efetiva aplicabilidade da lei, sendo ilegtima a fixao, realizada pelo poder regulamentar, que crie obrigaes subsidirias (ou derivadas) diversas das obrigaes primrias (ou originrias) contidas na prpria lei. 20 (CESPE - 2012 - DPE-AC - Defensor Pblico) O agente pblico que, ao editar um ato administrativo, extrapole os limites de sua competncia estar incorrendo em a) desvio da motivao do ato. b) avocao. c) excesso de poder. d) usurpao de funo pblica. e) desvio da finalidade do ato. 21 (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) O poder disciplinar se caracteriza por uma limitada discricionariedade quando confere administrao poder de escolha da pena a partir do exame da natureza e gravidade de eventual infrao praticada por servidor pblico faltoso. 22 (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) As sanes impostas pela administrao a servidores pblicos ou a pessoas que se sujeitem disciplina interna da administrao derivam do poder disciplinar. Diversamente, as sanes aplicadas a pessoas que no se sujeitem disciplina interna da administrao decorrem do poder de polcia. 23 (CESPE - 2012 - ANATEL - Tcnico Administrativo) Constatada falta cometida por servidor de agncia reguladora em procedimento disciplinar que lhe assegure a ampla defesa e o contraditrio, ter a administrao, no exerccio do poder disciplinar, uma discricionariedade limitada quanto escolha da pena a ser aplicada. 24 (CESPE - 2012 - IBAMA - Tcnico Administrativo) Mesmo estando no exerccio do poder disciplinar, a autoridade competente no pode impor penalidade administrativa ao agente pblico sem o devido processo administrativo. 25 (CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judicirio rea Judiciria) Assinale a opo correta com relao aos poderes hierrquico e disciplinar e suas manifestaes. a) As delegaes administrativas emanam do poder hierrquico, no podendo, por isso, ser recusadas pelo subordinado, que pode, contudo, subdeleg-las livremente a seu prprio subordinado. b) Toda punio disciplinar por delito funcional acarreta condenao criminal. c) No mbito do Poder Legislativo, o poder hierrquico manifesta-se mediante a distribuio de competncias entre a Cmara dos Deputados e o Senado Federal. d) O poder disciplinar da administrao pblica autoriza-lhe a apurar infraes e a aplicar penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa, assim como aos invasores de terras pblicas. e) A aplicao de pena disciplinar tem, para o superior hierrquico, o carter de um poder-dever,

38

DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE MEDEIROS www.facebook.com/professoralexandremedeiros


uma vez que a condescendncia na punio considerada crime contra a administrao pblica. 26 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador) Define-se poder discricionrio como o poder que o direito concede administrao para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo, estando a administrao, no exerccio desse poder, imune apreciao do Poder Judicirio. 27 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio) Caracteriza desvio de finalidade, espcie de abuso de poder, a conduta do agente que, embora dentro de sua competncia, se afasta do interesse pblico, que deve nortear todo o desempenho administrativo, para alcanar fim diverso daquele que a lei lhe permitiu. 28 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio) Como fator que decorre do poder hierrquico, a relao de subordinao tem carter interno e se estabelece entre rgos de uma mesma pessoa GABARITO: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. C E E C C E E E E E A B 13. C 14. E 15. E 16. C 17. E 18. C 19. E 20. C 21. C 22. C 23. C 24. C 25. E 26. E 27. C 28. C 29. C 30. C administrativa; a vinculao, ao contrrio, possui carter externo e resulta do poder de superviso que os rgos detm sobre as entidades a eles vinculadas, como, por exemplo, o que uma secretaria de estado exerce sobre uma autarquia. 29 (CESPE - 2012 - AGU - Advogado) O AGU, utilizando-se do poder regulamentar previsto na CF, pode conceder indulto e comutar penas, desde que por delegao expressa do presidente da Repblica. 30 (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Administrativa - Cargo 1) No exerccio do poder regulamentar, os chefes do Executivo no podem editar atos que contrariem a lei ou que criem direitos e obrigaes que nela no estejam previstos, sob pena de ofensa ao princpio da legalidade.

BONS ESTUDOS!!! BOA SORTE!!!


Prof. Alexandre Medeiros
www.facebook.com/professoralexandremedeiros
39

You might also like