You are on page 1of 36

SUMRIO

enfoque
pontos pontos de de vista vista

O Livro Didtico: Velho Tema, Revisitado Marisa Lajolo

A Questo do Luiz Felippe

Livro Perret

Didtico Serpa

O Livro Didtico de Estudos Sociais e a Concepo de Cidadania Eloisa de Mattos Hfling

resenhas O Cotidiano do Livro Didtico na Escola: resenhas e os Alunos Lcia Maria Moraes Moyss

as Caractersticas do Livro Didtico

O Estado da Arte do Livro Didtico no Brasil Barbara Freitag et alii

bibliografia painel

O Livro Didtico

Notcias Educacionais

ENFOQUE

O LIVRO DIDTICO: VELHO TEMA, REVISITADO Marisa Lajolo*

Eu nasci aqui no mato Vivi sempre a trabai, Neste meu pobre recato, Eu no pude estud. No verd de minha idade S tive a felicidade De d um pequeno ensaio In dois livro do iscrit, O famoso profess Filisberto de Carvaio. No primero livro havia Belas figuras na capa, E no comeo se lia: A p, o dedo do Papa, Papa, pia, dedo, dado, Pua, o pote de melado, Da-me o dado, a fera m E tantas coisas bonita Qui o meu corao parpita Quando eu pega a rescord.

Foi os livro de val Mais mai que vi no mundo, Apenas daquele aut Li o premero e o segundo; Mas, porm, esta leitura, Me tir da treva escura, Mostrando o caminho certo, Bastante me protegeu; Eu juro que Jesus deu Sarvao a Felisberto.1

Ser que ainda d para discutir o livro didtico sem enrubescer? E se acaso for possvel evitar o rubor de quem escreve sobre o assunto, ser possvel no fazer enrubescer aos plidos e impvidos leitores? Talvez no seja. Talvez at o papel enrubesa palidamente, ao dar-se conta da redundncia do tema ou, o que pior, da inoperncia da discusso. Salvo momentos de lirismo escancarado, como o da epgrafe, em que Patativa do Assar nos faz reencontrar, atravs de seus versos, pedaos de uma infncia idealizada, j faz algum tempo que quem olha para o livro didtico no gosta do que v. E, em no gostando, se tem acesso letra impressa ou a qualquer tipo de audincia, toma da pena ou do microfone, e sai por a trombeteando crticas. No que tem toda razo.

Doutora em Educao pela Universidade de So Paulo e atualmente professora do Departamento de Teoria Literria do Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP.

1 ASSAR, Patativa do. Aos poetas clssicos. In: c. 4. ed. Petrpolis, Vozes, 1978. p.17-8.

.. Cante l que eu canto

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set. 1987

Por isso, talvez, parea que tudo j foi dito, e que o rubor e o tdio so inevitveis. Pois quem no sabe que o livro didtico contm incorrees graves quanto aos contedos que veicula, que refora ideologias conservadoras, que subestima a inteligncia de seu leitor/usurio, que aliena o professor de sua tarefa docente, que - no caso dos livros de Comunicao e Expresso - pirateia textos sem propagar direitos autorais, que direciona a leitura, que barateia a noo de compreenso e de interpretao, e muitos qus e muitos etctaras que, quem fregus do assunto, conhece bem? Parece que todos sabem. E se esse saber to universal, no seria mais sensato depor a pena (desligar a mquina seria uma metfora mais condizente com a ps-modernidade nossa...) ou mudar de assunto? Talvez fosseMas vou correr o risco de ficar corada e at aumentar a chance de enrubescer, declarando a inteno de desenvolver o tema de forma enviesada, com o que espero poupar - ao menos aos leitores - o dissabor de um caf requentado que este, sim, provoca sempre rubores da mais justa ira. explicitao de minhas intenes, segue-se o endosso de muitos dos que me precederam desenvolvendo verses variadas do tpico O livro didtico e..., ficando o preenchimento das reticncias por conta da imaginao do leitor. Qualquer que seja o termo que as preencha, no h dvida de que concluses possveis e at mesmo inevitveis so as j mencionadas de que o livro didtico de baixssima qualidade, que endossa e faz circular ideologias conservadoras, quequerequequs.... Concluses, para mim, acertadssimas. Assino embaixo. Uma vez estabelecido este acordo inicial, amplo e irrestrito, convm hierarquizar minhas alianas: pois claro que entre os que me precederam,

h aqueles com os quais concordo mais, e aqueles com os quais concordo menos. Dentre aqueles com quem concordo muito, em gnero, nmero e grau destaque grande para A Poltica do Livro Didtico, de Joo Batista Arajo e Oliveira, Snia Dantas Pinto Guimares e Helena Maria Bousquet Bomny.2 Trata-se, como se v, de uma obra escrita a muitas mos que, ao arregaarem as mangas para darem conta do recado, no pouparam flego prprio nem calos alheios. Ao analisar a poltica que envolve o livro didtico, ao acompanhar os diferentes desdobramentos, feies e prticas desta poltica ao longo dos anos, o texto final consegue inserir o livro didtico no nico contexto que permite perceber corretamente seu perfil complexo, multifacetado, sutil e ambguo. Contexto sem o qual qualquer discusso sobre ele - livro didtico - perde o sentido, apesar das intenes melhores ou piores que a inspiram. Talvez, porque este livro fira a corda correta, qual seja, a da poltica do livro didtico, ele teve uma carreira comercial muito menos espetaculosa do que outros, que caam bruxos e bruxas com fogos de artifcio. Ir, afinal, na pista das diferentes polticas que desemboca(ra)m no rendoso beco dos livros escolares na histria da educao brasileira mais recente, um cardpio que pode parecer indigesto para um pblico habituado a dietas mais leves. Mas, como preciso deste livro para dar o meu recado, tenham pacincia os meus leitores e saibam que nele se encontram informaes e idias da mais alta importncia. Passo agora a enumerar algumas delas, ressalvando, no meu direito de leitora que interpreta, o direito dos autores de discordarem da leitura que fiz de seu livro.
2 OLIVEIRA, Joo Batista Arajo et alii. A poltica do livro didtico. So Paulo, Summus, Campinas, EDUNICAMP, 1984.

Aprende-se l, por exemplo, que Comenius j falava do livro didtico; que este "gnero" representa uma fatia bastante considervel dos livros produzidos e consumidos no nosso Pas; que datam do Brasil de 1938 os primeiros esforos pela centralizao das providncias relativas ao livro de escola; que inmeras instncias federais e estaduais j montaram comisses para discuti-lo (CNLD, CELD, COLTED, INL, FENAME, FLE so algumas das siglas envolvidas); que os escndalos no setor so mais a norma que a exceo; e que, na ciranda de tantas discusses sempre recomeadas, j houve, inclusive, espao e tempo para vozes de bom senso que disseram que, com professores capazes, a rejeio dos maus ttulos seria espontnea. O livro se encerra propondo alguns itens para o prosseguimento do debate; dentre eles, destaco a oposio centralizao/descentralizao e a necessidade de envolvimento dos professores em todas as instncias da questo, uma vez que, como bem dizem os autores, "no h decreto, lei ou superviso que obrigue um professor a usar um livro ou material com o qual no esteja vontade, e, em grande parte, de cuja deciso de adoo no tenha participado".3 por permitir, fundamentadamente, centrar no professor a questo do livro didtico, que tomo a liberdade de ir de carona neste texto - repito fundamental, de Joo Batista Arajo e Oliveira, Snia Dantas Pinto Guimares e Helena Maria Bousquet Bomny. Pois o que tenho a dizer retoma isso. Face antigidade e ao descompasso da msica que rege a dana do livro didtico, os pecados acadmicos perdem o realce e empalidecem de modstia. Pois o escndalo de enfiar goela abaixo cinqenta mil livros indesejados dos professores muito mais srio do que escrever passarinho com c cedilha, definir sujeito como quem responde a pergunta quem? feita ao verbo, ou salpicar um houveram para dar conta da existncia de homens ilustres no friso da ptria. Tudo isso caf pequeno: nonadas, como diz mestre Guima, no incio do Grande Serto.
3 Idem, ibidem, p. 130.

Os cinqenta mil sim, que so um caso srio: to srio que, acaba indigesto; e fica mais indigesto ainda por ser prato constante na dieta (de sapos) que diariamente tm de engulir professores e professoras de carne e osso. Professores e professoras que, se leram at aqui, talvez comecem a perder a calma e as estribeiras, cobrando-me a promessa no cumprida: que vis esse - reclamam com razo - que repete o que j se sabe? De que adianta repetir a ladainha, se o santo no tem fora de operar milagres? Milagre mesmo seria, por exemplo, alterar a composio do cardpio, e mesmo acabar com a dieta forada... Pacincia, leitores, que prprio dos vieses o passo mido e o atalho mais longo. Se os santos no fazem o milagre, cumpre aos fiis faz-lo. O que comea por tirar as velas dos altares e acend-las para iluminar o caminho, reconhecendo, ao longo dele, os itinerrios mais adequados para chegar ao destino que se deseja. No esquecendo, sobretudo, de acomodar na bagagem, algumas hipteses que, por mais provisrias e descartveis que sejam, so fundamentais para se pr o p na estrada. A primeira destas hipteses pode constatar, por exemplo, que bom que o Estado d livros didticos populao escolar carente, que muito bom que seja o professor destes alunos que faa a escolha de tais livros, e que chega a ser excelente que a nvel de planejamento central, haja consenso de que assim mesmo que as coisas devem passar-se. Se esta hiptese verdadeira (ou ao menos provisoriamente aceitvel...) tempo, ento, que as velas iluminem as providncias necessrias para que, de hiptese, esta idia se converta em prtica. Providncias, por sua vez, inauguradas por reivindicaes unssonas e firmes que, como o brado herico retumbante do hino, se faam ouvir nos quatro cantos do Pas, em congressos, jornais de professores, assemblias, cursos de extenso e quantos mais espaos houver. Que se reivindique, isto , que se exija: 1. que a escolha dos livros didticos no se faa nem em cima da hora, nem em abstrato; que o Estado garanta que todo professor tenha acesso

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

a todos os livros que constituem o acervo dentre o qual sero escolhidos os livros a serem adotados;

2. a divulgao, com antecedncia de muitas semanas do prazo final para o resultado da seleo; que se assegure, neste prazo, que todos os professores tenham acesso real a exemplares dos livros em julgamento, e tempo suficiente, dentro das horas pelas quais o Estado lhe paga para, em conjunto com seus colegas, efetuar a seleo; 3. que as equipes, instncias, rgos e entidades da administrao central, encarregadas de organizar e gerenciar o processo de escolha do livro didtico, ponham nisso todo o empenho e competncia que demonstram para conseguir, por exemplo, as dezenas de assinaturas, rubricas, siglas e similares necessrias expedio de um certificado de freqncia a um msero curso de trinta horas; 4. que o Estado no deixe em mos de cada editora a tarefa de encaminhar aos professores os exemplares de seus livros que sero objeto da seleo. Pois no fica bem. E no se trata apenas de uma questo de etiqueta ou de elegncia: o caso que a no mediao do Estado acaba favorecendo as editoras maiores, que dispem de cadastros mais gordos e setores de divulgao mais geis. Alm disso, e com o perdo da parania, o catch-as-catch-you-can deixa livre um espao de manobras no qual pode ser irresistivelmente tentador desviar livros de editoras rivais;

claro que, em princpio, no lesa ningum que, alm de receber em vrias ocasies pacotes de livros didticos e paradidticos de algumas editoras, na semana de seu aniversrio, o professor receba uma gentil cartinha desejando-lhe parabns. Tambm, no estorva nem compromete que, em dezembro, um cartozinho bonito diga Boas Festas e Feliz Ano Novo ao mestre exausto, que recm fechou seu dirio de classe, encerrou a recuperao e deu o presente de seu amigo secreto, na inevitvel festa de fim de ano. Nada disso estorva nem lesa. O que estorva, compromete e lesa muito que as relaes do professorado com o produto da indstria editorial (da qual ele, professor, o intermedirio e ao mesmo tempo o consumidor) se desenvolvam exclusivamente atravs de um paternalismo rasgado. Se a temporada de caa-livre-ao-professor no se regulamenta por nenhum acordo entre cavalheiros, urgente e necessria a mediao do Estado, criando condies para a profissionalizao das relaes triangulares livro didtico/professor/indstria editorial. Na conjuntura atual, no ficam claros os limites entre a seduo, o engodo, a cooptao consentida e a seleo objetiva. E de pouco claros, tais limites acabam se obscurecendo completamente quando, muitas vezes, so os autores deste ou daquele livro didtico, e suas respectivas editoras, as estrelas de palco e de bastidores de seminrios, congressos, cursos e similares onde se discutem (ou se sugerem) critrios de avaliao do livro didtico. Se este assunto de puxo de orelhas em quem de direito, vale aqui tambm um pito nas associaes profissionais. Onde esto elas, quando o que est em jogo o direito de seus membros/associados/representados exercerem em condies dignas o direito de seleo de seu instrumento de trabalho cotidiano? Geralmente no esto. Ou, pelo menos, no esto com a mesma estridncia com que se fazem ouvir a propsito de outras situaes. No creio que esta funo seja menos poltica do que a discusso de salrios ou carreira. E tam-

5. que o Estado assuma a obrigao de garantir sociedade que a seleo dos livros, em cuja compra se investe tanto de nossos suados impostos, feita com seriedade e competncia. Centralizando, por exemplo, a atividade de seleo por regies e em escolas dotadas de bibliotecas, providenciando para que nestas haja vrios exemplares de todos os livros em exame para adoo, de forma que se profissionalize a relao do professor com o livro didtico, no momento da seleo. As prticas atualmente em curso so inadmissveis.

pouco que venha depois dela. Vm juntas, naquela perspectiva dialtica de que o externo se torna interno, a forma se metamorfoseia em contedo e, da mo boca se perde a sopa, como j proclamava mestre Machado, que sabia das coisas. 6. a rediscusso da questo da obsolescncia do livro didtico. Ao questionar-se, por exemplo, se um livro deve ter sua adoo fixada por um nmero qualquer de anos (trs ou cinco, por exemplo...) sempre haver quem salte o pescoo da discusso, argumentando que a mobilidade da produo de conhecimento impe uma caducidade rpida ao livro didtico, uma vez que necessrio que ele (livro didtico) reflita/contenha/incorpore, em resumo, articule-se com os avanos da cincia. O argumento srio e slido. E seria at verdadeiro, se a relao do livro didtico com a produo de conhecimento fosse a relao de dilogo constante e profundo que tal argumento faz supor. Mas acontece que no . Quem conhece livro didtico, sabe que tal articulao no existe, ou melhor, que quando existe costuma ser uma articulao degradada: at que as formulaes de ponta das vrias reas de conhecimento ancorem no porto seguro do livro didtico, transcorre um certo tempo... na realidade, muito mais tempo do que aquele que o bom senso sugere como vida til de um livro. Na rediscusso proposta da obsolescncia do livro didtico, o que est em jogo no so as vantagens ou desvantagens de que um mesmo exemplar seja usado por um ou mais joezinhos ou mariazinhas da mesma famlia. O que est em jogo a necessidade de se compatibilizar a relao de custo de um processo de seleo srio, com o benefcio de uma maior eficincia educacional. s em vez de anual, a seleo de livros didticos ocorrer de dois em dois ou de trs em trs anos, reduz-se pela metade ou pela tera parte os gastos envolvidos no processo de seleo que, repetindo, para ser srio, tem de envolver muita gente, durante um certo tempo, e ter asseguradas

condies de infra-estrutura. Ainda no mesmo sentido, atente-se para o fato de que, via de regra, o que se advoga e/ou se anuncia como necessidade de atualizao recobre, muitas vezes, a velha poltica empresarial de obsolescncia planejada: e semelhana de saias e automveis, o consumo do livro modelito-do-ano se impe por razes que nada tm de didticas nem de acadmicas, muito embora seja, nestes termos e em nome delas, defendidas. Uma observao mais detalhada de como os livros de Comunicao e Expresso incorporaram novas formulaes da Lingstica e da Teoria Literria pode ser eloqente para ilustrar o que estou tentando dizer. A noo de criatividade, seguida de perto pela de funes da linguagem, acompanhada esta da de nveis de fala representam a incorporao, ao livro didtico posterior aos anos sessenta/setenta, de conceitos e categorias formulados no bojo de estudos e pesquisas desenvolvidos no mbito acadmico dos estudos da linguagem. A incluso delas em livros didticos de qualquer srie de qualquer grau, no obstante louvvel sob muitos aspectos, foi impotente para deflagrar a reorganizao de todos os contedos do livro didtico, tornando, assim, muitas vezes contraditrias e sem sentido as atividades escolares patrocinadas pela escola a partir de propostas do livro didtico. Assim, por exemplo, a questo de criatividade, convocada a partir dos anos sessenta na formulao de exerccios de produo escrita, coexiste bem com a apresentao de estilos literrios que "dependem" do momento histrico em que ocorrem... enquanto isso, a discusso dos diferentes nveis de fala se deixa acompanhar, sem pudores (e sem explicaes) de normas de concordncia verbal e nominal que, num passe de mgica, apagam a noo scio-lingstica de multiplicidade de expresses convivendo pacificamente em diferentes situaes de discurso... e as diferentes funes da linguagem, esquecendo a fraterna coexistncia em que ocorrem, so pretexto para exerccios to dogmticos como aqueles que - algumas pginas antes ou depois - pedem que o aluno diga que rvore trisslabo, proparoxtona e que mais advrbio... Mas tudo isso so s exemplos.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set. 1987

Ou mera questo lateral, espcie de gancho para retornar discusso central: que a maior ou menor vida til de um livro didtico no obstaculizada pela relao que deve (e que mais do que deve, pode) haver entre as pesquisas de ponta e a incorporao destas pelo material didtico. Tal longevidade maior talvez seja essencial para que se possa pensar em formas mais complexas, srias, seguras e eficientes de avaliao do livro didtico. Pois a melhor qualidade deste viabiliza um ensino de melhor qualidade, o qual, por depender tambm da qualidade do livro escolar pode, conseqentemente, ter nele um poderoso aliado ou um adversrio respeitvel. Retorna cena nesse momento, o papel importante que entidades de professores podem desempenhar. No s as que congregam professores em geral como ANDES ou APEOESP, mas tambm as que se voltam para professores de determinadas reas, como APLL, ALB, APQ, FNLIJ e outras. Estas todas, e demais similares nacionais podem e devem patrocinar uma prtica constante de anlise de livros didticos, que, por ser constante e inserida na poltica de tais instituies, construiro um saber coletivo muito mais efetivo do que o que se tem em vigor e que preside os momentos de escolha de livros didticos. E por tabela (ou por acrscimo, como prometem os Evangelhos...) uma tal inciativa contribuir decisivamente para a formao poltica do professor. Entre os passos necessrios para a instaurao desta prtica, um dos mais urgentes o recolhimento e divulgao de tudo o que j foi escrito e discutido sobre livro didtico. Recolhendo, catalogando e pondo em circulao tais estudos, fica viabilizada, em todos os nveis, a formao de equipes e grupos de professores comprometidos com um trabalho de maior alcance do que congressos, cursos de reciclagem e semanas de planejamento. E, se estes grupos criarem formas de multiplicar seu trabalho junto com os professores que esto com a mo na massa (isto , com o livro na mo), o processo de seleo acabar por contextualizarse numa prtica profissional consistente na qual a seleo de instrumentos de trabalho no se far independentemente de uma filosofia educacional: pois s no interior dela e no interior de uma familiaridade grande com a disciplina que se leciona (leitura, qumica ou histria, no importa)

que se introjetam critrios slidos de avaliao. A partir disso, no se precisa mais recorrer nem competncia nem autoridade do especialista. Este, muito embora tenha coisas a dizer a respeito do livro didtico, no pode ser solicitado aleatoriamente, como uma espcie de UTI de reserva para momentos de crise, seu ponto de vista e sua relao com o livro didtico s raramente so homlogos ao do professor. De lambuja, este trabalho de maior flego, a pretexto da seleo do livro didtico, pode propiciar ainda outras vantagens: permitir perceber-se, por exemplo, que a avaliao do livro didtico - ao contrrio do que faz supor a alegre caa a contedos ideolgicos mais grosseiramente evidentes - relaciona-se intimamente com problemas educacionais muito srios e tem muito pouco a ver com a efemeridade dos critrios que, a cada ano, emanam de uma ou de outra instncia do aparelho educacional brasileiro. No seria impossvel esperar-se, a mdio prazo, que um professorado, assim envolvido numa discusso consistente de livro didtico, tivesse condies de influir muito mais decisivamente na qualidade deste livro didtico. O boicote aos maus livros, a denncia sistemtica, pblica e segura dos erros, absurdos e preconceitos encontrados nos textos tornariam a relao dos professores com as editoras uma relao de controle de qualidade, extremamente vivel e produtiva, numa sociedade como a nossa, em que o livro didtico uma mercadoria como outra qualquer. Caso contrrio, pode ser difcil superar os impasses da situao atual, quando conquistas to importantes e to duramente conseguidas - como o direito de selecionar o livro com o qual vai trabalhar - tm sua fora de interferncia na realidade educacional diminuda pelo cruzamento (nem um pouco ingnuo ou casual) dos canais competentes. Pois o direito que tem o professor de escolher o livro com o qual vai trabalhar choca-se, na prtica, com a falta de condies concretas de exercer este direito. Mas como tal direito est formalmente assegurado, a situao atual legitima um processo que realmente no ocorre ou que, por

ocorrer de forma viciada, traveste de escolha consciente o que , muitas vezes, uma imposio consentida. No faz tanto tempo assim, os meios educacionais brasileiros menos empedernidos ficaram chocados com o lamentvel equvoco (?!) que proporcionou aos livros de uma determinada editora chances muito maiores de serem escolhidos do que os livros de outras editoras. Tambm recentssima a polmica sobre um livro de Comunicao e Expresso que, condenado a fogueiras cvicas em alguns torres mais verde-amarelos da ptria amada, despertou imediatamente a simpatia de educadores mais liberais, que viram, no arbtrio ideolgico, uma espcie de fiana da qualidade do livro em questo... em conseqncia, multiplicaram-se - em congressos e similares - moes de apoio ao tal livro como se ter incorrido na ira dos conservadores remisse o livro de feies to autoritrias quanto outras, s que com o sinal invertido. Pois no se pode esquecer que a produo do livro didtico leva sempre em conta a imagem que a escola tem de si mesma. E devolvendo escola tal imagem, conta - como contou, no caso em discusso - com a adeso apressada de quem come gato por lebre, gosta e ainda elogia o guisado. Se, num certo momento, a denncia sistemtica do contedo ideolgico do livro didtico foi a forma possvel de atuar num segmento da cultura brasileira extremamente penalizado pelas condies de sua existncia mais recente - o ensino - parece que a lio que se extraiu disso foi to apressada e mal digerida quanto as lies que passam e cobram os livros didticos, objeto destes estudos: no se aprendeu o fundamental, qual seja, que o modo de ser do livro didtico necessariamente conservador. E, se alternativas radicais que pregam a abolio pura e simples do livro didtico talvez sejam, ao menos por ora, inexeqveis (e por isso se tornam inoportunas...), a constatao do fardo conservador do livro didtico no pode ser imobilizante. Muito pelo contrrio, tem de dar o tom e o rumo das discusses.

Nesta linha, uma sada aconselhvel evitar a discusso frontal, que relaciona diretamente e sem mediao a qualidade do livro didtico qualidade do ensino brasileiro e se pergunta (como no poema de Drummond: "sem interesse pela resposta"): como ter bons livros sem ter bons professores e vice-versa? Mas antes que o susto ou o tdio de uma discusso to viciada como esta espante meus (raros?) leitores remanescentes, que j ouviram e bocejaram discusso similar relativa a ovos e galinhas, sugiro que a abordagem mais significativa da questo e o encaminhamento mais instigante de suas respostas possam nascer de sua contextualizao no mbito mais amplo e complexo da poltica cultural do Pas, que, ao que parece, tropeou sempre em livros didticos, professores e escolas. Tropeou tanto que s vezes caiu de trombalho, como se ver pela ltima visita ao tema livro didtico, percorrendo agora seus aposentos mais antigos. preciso historizar a questo. Para ficar-se apenas no que se v a olho nu, sem sofisticaes de pesquisas mais trabalhosas, pode-se comear a viagem no ano de 1888, da libertao dos escravos e vspera da proclamao da Repblica. Foi nesse ento que Raul Pompia publicou O Ateneu. No romance, de entremeio a evocaes de seus dias escolares, ele refere-se de passagem produo de livros didticos daquele tempo. E aprendemos com ele que somos dignos herdeiros de uma situao que j comeou sem jeito. Ao recuperar as lembranas de sua vida escolar, vivida sob a batuta de Aristarco Argolo de Ramos (nome ficcional de Ablio Csar Borges, o Baro de Macabas, grande educador do Imprio), Raul Pompia conta como eram produzidos os livros escolares daquela poca. E o modo como eles eram produzidos no perde sua verossimilhana nem sua atualidade quando projetado para um sculo adiante, ou seja, o ano que vem: "O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida famlia do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o Imprio com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas provncias, conferncias em diversos pontos da cidade, a pedidos, sustncia, atochando a imprensa dos lu-

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

garejos, caixes, sobretudo, de livros elementares, fabricados s pressas, com o esbaforido concurso de professores prudentemente annimos, caixes e mais caixes de livros cartonados em Leipzig, inundando as escolas pblicas de toda a parte com a sua invaso de capas azuis, rseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, ofereciase ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da Ptria. Os lugares que os no procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontnea, irresistvel! E no havia seno aceitar farinha daquela marca para o po do esprito. E engordavam as letras, fora daquele po. Um benemrito. No admira que em dias de gala, ntima ou nacional, festas do colgio ou recepes da coroa, o largo peito do grande educador desaparecesse sob constelaes de pedraria, opulentando a nobreza de todos os honorficos berloques."4 O texto eloqente. E dolorosamente contemporneo. O procedimento que ele relata muito semelhante a algumas prticas que vivemos hoje, quando o acesso ao livro didtico depende ainda de iniciativas que pouco ou nada tm a ver com as reais necessidades - por exemplo - do professorado de Caetetuba-do-Mato-Adentro. Prudentes professores annimos um eufemismo irnico que recobre um modo de produo indecoroso que persiste ainda - embora atualizado - em certos livros contemporneos que se fazem muito mais custa de tesoura-e-cola do que custa de pesquisa e reflexo prprias. Sem contar a meno apropriao indevida do trabalho alheio, que submerge na autoria assumida de quem ganha os direitos autorais, mesmo que resumidos aos honorficos e cintilantes berloques... Abandonando bastidores e oficinas de elaborao do livro didtico, virase a esquina do sculo XX e cai-se na outra ponta da moeda. A autobiografia de Graciliano Ramos retoma o assunto, trana os fios e lana novas luzes sobre ele. Nascido em 1892, nas secas e ensolaradas Alagoas, mestre Graa retrata em Infncia (obra editada em 1945) os percalos de uma meninice

sofrida, na qual os livros - em particular os escolares - so origem de sofrimentos ainda maiores: "Um grosso volume escuro, cartonagem severa. Nas folhas delgadas, incontveis, as letras fervilhavam, midas, e as ilustraes avultavam num papel brilhante, como rastro de lesma ou catarro seco. Principiei a leitura de m vontade. E logo emperrei na histria de um menino vadio que, dirigindo-se escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia deles opinies sisudas e bons conselhos. - Passarinho, queres tu brincar comigo? Forma de perguntar esquisita, pensei. E o animalejo, atarefado na construo de um ninho, exprimia-se de maneira ainda mais confusa. Ave sabida e imodesta, que se confessava trabalhadora em excesso e orientava o pequeno vagabundo no caminho do dever. Em seguida vinham outros irracionais, igualmente bem intencionados e bem falantes. Havia a moscazinha, que morava na parede de uma chamin e voava toa, desobedecendo s ordens maternas. Tanto voou que afinal caiu no fogo. Estes dois contos me intrigaram com o Baro de Macabas. Examinei-lhe o retrato e assaltaram-me pressgios funestos. Um tipo de barbas espessas, como as do mestre rural visto anos atrs. Carrancudo, cabeludo. E perverso. Perverso com a mosca inocente e perverso com os leitores."5 Esta escola de que Graciliano Ramos fala nossa conhecida, no mesmo? aquela mesma escola de Raul Pompia, perdida nos confins da Ptria, esfaimada de alfabeto, que foi inundada pelos livros escolares cuja produo O Ateneu relata to desencantadamente... So os mesmos livros, cuja desastrosa utilizao em classe Graciliano Ramos comenta aqui.

4 POMPIA, Raul. O Ateneu. 3. ed. So Paulo, Melhoramentos, 1963, p.3.

5 RAMOS, Graciliano. Infncia. 17. ed. Rio de Janeiro, 1981. p. 126-7.

E se serve de algum consolo a idia de que letras percebidas como rastro de lesma ou catarro seco no mataram em casulo o velho mestre Graa, ao tempo em que ele ia escola, desconsola muito a idia de que depoimentos como o seu so bem mais freqentes do que pede o sossego dos educadores. E comea-se a confirmar que... faz tempo que quem olha para o livro didtico no gosta do que v... No gosta, talvez porque nossos livros escolares j nasceram errados. Melhor dizendo: nossos livros escolares chegaram aqui errados, trazidos que foram pelos colonizadores. Mas mesmo com tantos erros, aprendemos: aprendemos, por exemplo, que assim como era inevitvel que houvesse eco, nos livros de antigamente, de polmicas e questes de antigamente, inevitvel que ecoem, nos livros de hoje, questes e polmicas de hoje. Em outras estantes da biblioteca, ficamos sabendo que, se os mtodos atuais de censura e crtica aos livros didticos indesejveis aos olhos da pedagogia oficial so sem dvida mais corteses, a tarefa censria essencialmente a mesma que aqui aportou nas caravelas portuguesas. Exemplo, incrdulo leitor? Expulsos os jesutas no sculo XVIII, ficou tambm proibida toda a pedagogia jesutica que inclua, evidentemente, os livros didticos inspirados por ela, mesmo quando tais livros ocupavam-se de disciplinas aparentemente to pouco polmicas quanto o grego, o latim e a retrica... Com a palavra Laerte Ramos de Carvalho que, estudando as reformas pombalinas na instruo pblica registra que: "Concomitantemente, procurou Diretor-Geral proibir o ensino pelos antigos mtodos. Os professores que teimavam em ensinar pela Arte do Pe. Alvarez, com o auxlio dos demais livros proibidos, eram recolhidos priso e obrigados a assinar um termo no qual juravam que nunca mais se ocupariam do ensino do Latim no Reino e seus domnios. Os livros proibidos, fossem pertencentes biblioteca dos professores, fossem das livrarias,

eram recolhidos e algumas vezes, queimados."6 Os depoimentos poderiam multiplicar-se. Mas como a multiplicao deles representaria um srio risco de tdio e enrubescimento para meus gentis leitores, fica-se por aqui. Acreditando, por gentileza final, que os depoimentos, se multiplicados, se fragmentariam em muitas vezes. Nostlgicas algumas, como a de Patativa do Assar. Iradas muitas, como as de Raul Pompia e Graciliano Ramos. Insatisfeitas, perplexas, s vezes perdidas, outras, como as de ns todos. E a excurso ao passado nos introduziu em outra dimenso do assunto. Dimenso fluida onde cabe a queixa, a denncia, a proposta, o apelo. Em conjunto, todos os fragmentos escrevem os primeiros captulos de uma histria que vivemos todos os que lidamos, de qualquer lado da pgina, nas linhas e nas entrelinhas, com livros didticos. E esta histria nos mostra, enfim, que no somos uma gerao particularmente castigada pelos livros didticos com os quais nos foi dado conviver. Nem somos culpados, nem estamos sozinhos. Vivemos, isto sim, um momento particular de uma histria - a histria do livro didtico brasileiro - que longa, cheia de desacertos e desencontros, e de algumas apostas e esperanas. E aprendemos, contemplando desencontros e desacertos, a destrinchar e assumir o papel que hoje precisamos viver para, vivendo-o, dar um sentido poltico ao que sentiram e fizeram os que nos precederam. Pois s com a histria e na histria as discusses sobre o livro didtico tema antiqssimo aqui revisitado - ampliam seu alcance e se inserem no contexto mais amplo no qual explodem em luzes que iluminam no este ou aquele livro desta ou daquela disciplina, mas a poltica cultural do Pas que, entre broas de milho e orquestras sinfnicas, acaba orquestrando a dana que, revelia ou voluntariamente, danamos todos.
6 CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instruo pblica. So Paulo, Saraiva, EDUSP, 1978. p. 120-1.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

PONTOS DE VISTA

A QUESTO DO LIVRO DIDTICO Luiz Felippe Perret Serpa* A educao brasileira, nas trs ltimas dcadas, dentre os seus mltiplos problemas, defronta-se com a questo do livro didtico. Outrora o auxiliar principal do professor na sua tarefa pedaggica cotidiana, a partir da dcada de 60, o livro didtico passou a representar um papel determinante no dia-a-dia do professor. A questo fundamental, apesar da complexidade da soluo, sintetiza-se na necessidade de elaborao de uma poltica que permita resgatar o livro didtico em seu verdadeiro papel de auxiliar principal do professor. Preocupada com a questo, a Universidade Federal da Bahia organizou e coordenou trs encontros sobre o livro didtico, com a participao de professores, instituies do sistema educacional, editores, livreiros e autores durante os anos de 1984 a 1986. Esses encontros tiveram caractersticas distintas. O I Encontro Estadual, com a participao de diversos municpios do interior, ocorreu durante trs dias em Salvador, com uma srie de exposies, mesas-redondas e grupos de trabalho. O II Encontro constituiu-se como um processo. Num primeiro momento, realizaram-se encontros regionais no interior; num segundo momento, com os documentos dos diversos encontros do interior, realizou-se o encontro em Salvador.

O III Encontro ocorreu com outra metodologia. Foram realizados encontros no interior, organizados e coordenados pelas comisses locais, com a participao de professores da Universidade Federal da Bahia. Esses encontros desenvolveram-se em forma de oficinas de avaliao e criao de material didtico por rea de conhecimento. Este artigo pretende, a partir de uma anlise da experincia dos encontros promovidos pela Universidade Federal da Bahia, dimensionar a questo do livro didtico no contexto da educao baiana, em particular, e da educao brasileira, em geral.

Anlise dos encontros do livro didtico na Bahia De imediato, a anlise destes encontros indica que existem dois nveis para a questo em pauta: um nvel de poltica educacional, compreendendo aspectos que no esto ligados diretamente com o livro didtico. Um outro nvel, relativo poltica do livro didtico, envolvendo aes vinculadas diretamente com a questo. Na verdade, os dois nveis so interdependentes, mas talvez tenham um certo grau de autonomia, o que permitiria pensar na possibilidade de se tomar decises em relao poltica do livro didtico sem modificar significativamente a poltica educacional. Considerando-se as caractersticas de cada encontro, nossa anlise se deter no II Encontro do Livro Didtico na Bahia, realizado em 1985, porque este encontro desenvolveu-se como um processo. Tomaremos como referncia de anlise o documento do II Encontro do Livro Didtico na Bahia, composto dos documentos finais dos encontros regionais de Santo Antnio de Jesus, Vitria da Conquista, Ilhus, Barreiras, Jequi e Lenis.

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

A poltica educacional O nvel da poltica educacional aparece em todos os eventos regionais sob diferentes aspectos, porm sempre constituindo-se como a razo que tornou o livro didtico o elemento central da prtica educativa: "Em decorrncia da falta de conscincia profissional, despreparo do professor, carga horria excessiva, falta de biblioteca, laboratrios, falta de recursos didticos e financeiros e pssimo salrio, o livro didtico se tornou o elemento central da prtica educativa."1 As consideraes acima envolvem a formao do professor, a poltica salarial e condies materiais e financeiras da escola como fatores do desvio do papel do livro didtico. Assim, pode-se imaginar que o resgate de seu verdadeiro papel requer uma poltica educacional que reformule a formao do professor, estabelea uma poltica salarial para o magistrio e faa maiores investimentos para a melhoria das condies materiais da escola. O documento do II Encontro do Livro Didtico na Bahia chega2 a elaborar recomendaes relativas pr-escola, alfabetizao, construo de escolas, limitao de alunos por classe, a concurso pblico para a carreira do Magistrio, eliminao de rodzio nas escolas pelo prejuzo que causa aos alunos, eleio direta para o cargo de diretor de escola e a programas de reciclagem do professor. Somente na aparncia tais recomendaes no esto ligadas ao resgate do verdadeiro papel do livro didtico. A preocupao com a pr-escola e com a alfabetizao significa uma menor probabilidade de evaso da escola e da repetncia no curso por parte da criana e um maior preparo para o processo de aprendizagem. A construo de escolas e a eliminao do rodzio so aes que, se articuladas, significariam uma maior
1 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Santo Antnio de Jesus, 1985. mimeo. 2 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Ilhus, 1985. mimeo.

permanncia de tempo da criana na escola, o que acarretaria uma maior vivncia com o ambiente de aprendizagem. As recomendaes vinculadas ao concurso pblico, eleio direta dos diretores e aos programas de reciclagem do professor significariam uma melhoria de qualidade do professor, porque profissionalizariam a carreira do magistrio e eliminariam influncias poltico-partidrias sobre a escola e a indicao de docentes. Percebe-se claramente que, a nvel da poltica educacional, os professores participantes do II Encontro do Livro Didtico na Bahia, nos seus diferentes Encontros Regionais, reivindicam: profissionalizao do professor, nfase na pr-escola e alfabetizao para um maior preparo da criana para o processo de aprendizagem, maior permanncia de tempo da criana na escola, assistncia tcnica permanente ao professor, eliminao de influncias poltico-partidrias sobre o sistema educacional e melhores condies materiais para as escolas. Acreditamos que, com esses parmetros da poltica educacional, o livro didtico certamente ocuparia o papel de auxiliar da prtica educativa. Se o livro didtico viesse a ocupar seu verdadeiro papel na prtica educativa, o que o professor prope como poltica do livro didtico no documento do II Encontro? Com essa pergunta, introduzimos o outro nvel da questo. A poltica do livro didtico A anlise dos documentos apresenta dimenses relevantes da questo. Com o objetivo de sistematizar essas dimenses, discriminamos cada uma delas: - Escolha e distribuio do livro didtico. Sob esse aspecto, todos os encontros regionais, componentes do II Encontro do Livro Didtico na Bahia, desenvolveram crticas tanto ao procedimento da escolha quanto ao da distribuio do livro didtico.

Para exemplificar, transcrevemos o seguinte trecho: "A maior polmica girou em torno da forma de escolha e distribuio dos livros didticos s escolas pblicas. Foi unnime a aceitao da idia de que ao invs da distribuio de livros ser feita pelo PLIDEF, que seja destinada uma verba anual a cada escola para que a direo compre os livros escolhidos pelos professores e posteriormente faam prestao de contas ao PLIDEF."3 O mesmo Encontro Regional de Barreiras recomenda: - Distribuio gratuita de livros didticos e paradidticos para as bibliotecas das escolas. - Que as editoras sejam mais pontuais em encaminhar aos professores as obras recm-lanadas, a fim de que possam examin-las com critrio e tempo suficientes antes de adot-las. - Descentralizao da escolha do livro didtico e que a FAE funcione como coordenadora e no como co-editora de livros. - Distribuio gratuita do livro didtico de todas as reas de estudo. Percebe-se, em relao escolha e distribuio do livro didtico, que os professores pleiteiam melhores condies para realizar a escolha do livro didtico e uma descentralizao do processo de distribuio, redimensionando o papel da FAE como organismo coordenador, evitando o papel de co-editor, papel esse que implica subsdio governamental para uma atividade empresarial. - Indstria do livro. Em todos os encontros regionais, desenvolveram-se crticas extenso do modelo econmico brasileiro - altamente concentrador de renda pela
3 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Barreiras. 1985. mimeo.

sua economia de escala - poltica de produo do livro didtico. Na verdade, essa poltica tem privilegiado um pequeno grupo de editoras que, subsidiadas pelo governo atravs de co-edies, tm um mercado garantido para sua produo. A disputa desse mercado tem produzido grandes distores, como o excessivo nmero de ttulos e a interferncia dos interesses da indstria do livro sobre a escolha dos livros didticos nos sistemas educacionais. Como exemplo, citamos o seguinte trecho de um dos documentos regionais4: "Pela primeira vez em Vitria da Conquista, os professores questionaram problemas como a produo centralizada do livro didtico que, de uma certa maneira, cria uma relao de poder que tenta transmitir a ideologia de uma classe dominante que coerente com a de uma sociedade capitalista e discriminatria, imposta atravs das editoras e da poltica governamental, acrescida pelo compromisso das pequenas livrarias com os grandes grupos editoriais. Verificou-se que esta situao centralizada numa poltica do livro didtico vem ocorrendo desde a poltica implantada com a COLTED antes de 1964, durante o perodo de 1964 a 1985 com a FENAME, e j apresenta falhas com o advento da Nova Repblica atravs da FAE." Em sntese, no que diz respeito indstria do livro, os professores pleiteiam um redimensionamento do papel da FAE, transformando-a de fornecedora de subsdios para as editoras em instituio de assistncia tcnica e financeira de material didtico para as escolas. - Regionalizao do livro didtico. Esse pleito constante em todos os documentos finais dos encontros regionais componentes do II Encontro do Livro Didtico na Bahia.
4 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Vitria da Conquista. 1985. mimeo.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

O fundamento do pleito encontra-se na afirmativa de que os livros didticos adotados no retratam a realidade vivida pelos alunos. Por outro lado, os professores reivindicam uma poltica de incentivo intelectual e financeiro capaz de emular a produo de material didtico dentro da prpria escola, realizada pelos alunos e professores. Essa reivindicao baseia-se no que ocorre, de fato, nas escolas onde professores e alunos elaboram materiais didticos em condies precrias de assistncia tcnica e financeira. A dimenso da regionalizao do livro didtico apresenta dois aspectos importantes: um deles a articulao da produo de nvel nacional com a produo regional e local e o outro a criao de mecanismos de apoio e estmulo elaborao de material didtico local e regional. Os professores no II Encontro do Livro Didtico na Bahia j propem algum encaminhamento para esses aspectos, como a seguinte recomendao5: "Elaborar livros (para complementao), aproveitando redaes e pesquisas de alunos e professores a respeito de nosso municpio (histria, arquitetura, paisagem, flora e fauna, folclore, etc.)." A conjugao dessa recomendao com a proposta do Encontro Regional de Barreiras que consistiu em reivindicar "um programa de incentivo de livros paradidticos enfocando temas da regio, lendas, costumes e tradies, com o apoio do CNPq e da Pr-Memria para fomentar a criao e divulgao dos valores culturais das micro-regies estaduais" conduz a uma estratgia de apoio e estmulo elaborao de material didtico local e regional e convivncia entre produo local e regional com a produo nacional. Foi no HI Encontro do Livro Didtico na Bahia, realizado em 1986, sob forma de oficinas de produo e anlise de material didtico por rea de
5 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Lenis, 1985. mimeo.

conhecimento, que se explicitou a estratgia de abordagem dos aspectos referentes regionalizao do livro didtico. As oficinas de produo e avaliao de material didtico formariam o laboratrio, mediador da produo didtica local e regional com a produo nacional6. Esse laboratrio, em nvel regional, articulado com as bibliotecas pblicas da regio, seriam os pontos de fomento para a produo, anlise e distribuio do material didtico na regio, envolvendo a produo do livro didtico em nveis nacional, regional e local. - Qualidade do livro didtico. Compreendemos como qualidade do livro didtico uma vasta gama de aspectos que vo desde a qualidade grfica at o contedo, incluindo-se ainda a ideologia subjacente do texto e a metodologia proposta. Os professores, em geral, tm uma apreciao negativa em relao qualidade do livro didtico. O texto transcrito a seguir, extrado do documento final do Encontro Regional de Ilhus, ilustra a posio dominante dos professores: "H uma grande quantidade de livros didticos, de vrias reas ou disciplinas, com conceitos ou errados ou mal formulados ou incompletos, o que confunde o aluno e o desestimula a pegar no livro para estudar. Isto muito freqente, sobretudo nos livros de Cincias do 10 grau. H tambm muito livro mal redigido que peca ora pelo excesso de dados absolutamente suprfluos, ora pela sntese extrema que impede a captao e compreenso do assunto por parte do aluno. Isto ocorre com mais freqncia nos manuais de Histria, Estudos Sociais, OSPB e Geografia, o que refora o desinteresse pelo livro. Para a maioria dos professores falta seqncia lgica e clareza em boa parte deles, mas no se tm en6 PROPOSTA de Continuidade de Trabalho sobre o Livro Didtico na Bahia, documento escrito por Luiz Felippe Perret Serpa e Nelson de Luca Pretto, a partir da reunio da Comisso Estadual do Livro Didtico, reunida na Faculdade de Educao da UFBA em 17/7/86 - Salvador-BA. mimeo.

contrado melhores opes. Foram detectados claramente, sobretudo nos livros de Cincias Exatas e Biolgicas, a falta de estmulo e de exigncia ao raciocnio do aluno, como, por exemplo, a descrio de experincias, em lugar da proposta de faz-las. A ideologia burguesa predomina de modo absoluto nos textos que contm srias discriminaes em relao s mulheres, s minorias raciais e aos jovens. As ilustraes so inadequadas (por exemplo, aparelhos em desuso ilustrando livros de Cincia) e, muitas vezes, excessivas, visando apenas a preencher pginas em detrimento de um bom texto. Raramente se encontra um livro bem ilustrado. Quanto ao polmico item do livro do professor, houve unanimidade contra aquele que se resume a dar respostas s questes propostas, embora tenha sido salientado que ele ainda uma garantia de acerto para muitos professores... muito bem vindo, entretanto, aquele manual do professor que fornece subsdios para um aprofundamento do contedo por parte do professor ou que d pistas em relao s possveis formas de se trabalhar com o assunto."7

Tratava-se de um pai de nove filhos, residente nos Alagados, bairro resultante de uma invaso em Salvador, que, em seu depoimento, defendia a permanncia por dois anos de qualquer livro didtico adotado na escola, com o objetivo de ser usado por irmos de sries vizinhas. Declarava que a permanncia de um livro didtico adotado por mais de dois anos no era aconselhvel, em face da dinmica da sociedade moderna. Esse depoimento coloca, com clareza, o confronto do aspecto econmico-familiar com o da atualidade pedaggica do livro didtico adotado, uma questo no observvel em dcadas passadas. Em sntese, a anlise dos documentos do II Encontro do Livro Didtico na Bahia mostra que os professores reconhecem a necessidade de mudanas fundamentais na poltica educacional brasileira para que o livro didtico volte a ocupar o seu verdadeiro papel na prtica educativa. Os professores consideram, ainda, que essas mudanas na poltica educacional brasileira no so suficientes, porque, mesmo que o papel do livro didtico seja resgatado, sero necessrias ainda grandes modificaes na sua politica, que abrangem a produo, a distribuio e sua utilizao nas escolas. A questo do livro didtico Estamos em condies, aps essa anlise, de elaborar algumas consideraes sobre a questo do livro didtico. Podemos construir uma lgica compreendendo trs categorias extradas das proposies dos professores participantes dos encontros do livro didtico na Bahia. Do conjunto de proposies envolvendo a formao do professor, a poltica salarial do magistrio, o pleito de concurso pblico para a carreira do magistrio e a necessidade de programas de reciclagem de professores, construmos a categoria profissionalizao do professor. De outro conjunto de proposies envolvendo o pleito de melhores condies materiais e financeiras para a escola, de maior ateno pr-escola

Constata-se, nesse texto, que vrios aspectos sobre a qualidade do livro" didtico esto presentes: os conceitos, a redao, o no-dimensionamento dos dados, a falta de seqncia lgica, a falta de estmulo ao raciocnio do aluno, a ideologia que acarreta discriminao, a inadequao das ilustraes e a natureza do manual do professor. Um outro questionamento importante, ligado qualidade do livro didtico, prende-se ao livro descartvel. Em um dos encontros, o depoimento de um pai de aluno foi exemplar em relao a esse aspecto e saiu publicado, em separado, no Boletim-FACED da Universidade Federal da Bahia8.

7 II Encontro do Livro Didtico na Bahia - Documento Final do Encontro Regional de Ilhus, 1985. mimeo. 8 Depoimento de um pai de aluno, no Seminrio do Livro Didtico, em 12 dez. 1984. UFBA, Boletim-FACED (2), dez. 1984.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

e alfabetizao, da necessidade de construo de escolas, da limitao de alunos por classe, da eliminao de rodzio nas escolas e da eleio direta para o cargo de diretor de escola, formalizamos a categoria qualidade-quantidade dos sistemas de ensino de 10 e 2 graus. Finalmente, temos a categoria livro didtico, que compreende o conjunto de proposies elaboradas pelos professores em torno da escolha, da distribuio, da regionalizao, da indstria e da qualidade do livro didtico, essa ltima envolvendo contedo, editorao, ideologia e metodologia contidos nos livros. As trs categorias, surgidas da discusso em torno do livro didtico, demonstram a no autonomia da questo. Na verdade, esperaramos que a questo do livro didtico existisse como um recorte da poltica educacional, se todos os pontos abordados em torno da discusso do assunto pudessem ser classificados na categoria Livro Didtico. Assim, a questo do livro didtico constituiu-se, na verdade, em uma vertente da questo da poltica educacional do governo nas ltimas dcadas. Mesmo a questo da poltica educacional do governo pode ser interpretada como uma vertente das polticas sociais das ltimas dcadas, as quais podem ser caracterizadas como assistencialistas, sob o ponto de vista social estrito; sob o ponto de vista do modelo econmico, as polticas sociais do governo caracterizaram-se como formas de subsidiar o desenvolvimento industrial do respectivo setor, incentivando a formao de poucos grupos empresariais que exploravam e detinham a produo do setor. Essa orientao ocorreu nas ltimas dcadas tanto com a poltica do livro didtico quanto com a da merenda escolar, se considerarmos apenas polticas do setor educacional. Se analisarmos outras polticas sociais do governo, verificaremos a ocorrncia da mesma caracterstica, ou seja, polticas sociais assistencialistas, sob o ponto de vista social estrito e fornecedora de subsdios para grupos empresariais, sob o ponto de vista econmico. Foi assim com polticas como a da habitao, a da alimentao e a da sade.

Para demonstrar a procedncia de nossa apreciao, consideraremos a categoria livro didtico e o seu conjunto de proposies para compreendermos a questo. O pleito de um redimensionamento da FAE pressuporia uma mudana nas caractersticas das polticas sociais do governo porque sugere que aquela passe a ser um rgo coordenador das aes envolvendo material didtico e que se vincule mais aos sistemas de ensino de 10 e 20 graus e menos indstria do livro. Essa proposta exigiria do governo um novo enfoque em suas polticas sociais, o que significaria uma ordem social do Estado qualitativamente distinta da existente no momento. A regionalizao do livro didtico, conceituada como uma estratgia de articulao entre a produo didtica local e regional com a produo nacional, significaria uma ao descentralizadora que envolveria mudanas qualitativas na poltica educacional do governo. Seria pouco provvel que o governo realizasse transformaes qualitativas na sua poltica educacional, mantendo outras polticas sociais centralizadas e de carter assistencialista. Assim, a regionalizao do livro didtico acarretaria uma mudana qualitativa nas polticas sociais do governo. Mais relevante ainda a necessidade de mudanas no modelo econmico, pois aes descentralizadas para a regionalizao do livro didtico e a proposio de redimensionamento da FAE exigiriam um modelo econmico com caracterstica distributiva. Essa exigncia se apia ao carter concentrador do modelo e modificaria o papel do Estado na gesto da poltica econmica, o que implicaria a elaborao de mudanas na ordem econmica. As proposies envolvendo a qualidade do livro didtico articulam-se com a ordem poltica do Estado. Os livros didticos, tanto em seu contedo e metodologia como na ideologia transmitida, representam a ordem poltica do Estado autoritrio e centralizador. Ao se propor que os livros didticos sejam redimensionados, considerando o componente histrico do contedo e da metodologia de cada rea do conhecimento9 e a abordagem
9 PRETTO, Nelson de Luca. A cincia nos livros didticos. Salvador, CED-UFBA, Ed. da Unicamp, 1985.

do carter discriminatrio da ideologia subjacente, estaramos reivindicando uma mudana na ordem politica do Estado, ou seja, uma transformao para o Estado democrtico. As outras categorias - profissionalizao do professor e qualidade-quantidade dos sistemas de ensino de 19 e 29 graus - so vertentes mais imediatas da poltica educacional do governo no contexto de suas polticas sociais. Pesquisas na Universidade Federal da Bahia10, nos ltimos trs anos, mostram a situao em que se encontram a profissionalizao do professor e a qualidade-quantidade dos sistemas de ensino de 10 e 20 graus no estado. A transformao dessa situao, mesmo que haja uma deciso poltica de mud-la em nvel estadual, vai requerer uma nova ordem poltica, econmica e social do Estado brasileiro, alm da determinao e competncia do governo estadual. uma obra para vrios governos.

Creio que, se generalizarmos essa situao para todo o Nordeste, no estaremos incorrendo em erro. Em sntese, a discusso da questo do livro didtico passa pela poltica educacional do governo nas ltimas dcadas, a qual traduz o enfoque assistencialista de suas polticas sociais, as quais, por seu turno, expressam o modelo econmico de desenvolvimento nesse mesmo perodo. As categorias lgicas construdas na discusso da questo do livro didtico apontam para a necessidade de se construir uma nova ordem poltica, econmica e social para a sociedade, a qual s poder ser obtida com uma nova ordem jurdica do Estado brasileiro. o que esperamos da Assemblia Nacional Constituinte.

10 Essas pesquisas compreendem: a) o trabalho educativo desenvolvido pelas escolas de classes multisseriadas, na zona rural, na Bahia, e sua adequao s reais necessidades do grupo humano a que pertencem, coordenada por Dilza Atta; b) levantamento, estudo e anlise dos instrumentos de alfabetizao utilizados na zona rural do Estado da Bahia, coordenado por Terezinha Fres Burnham; c) evaso, repetncia e distoro idade-srie: um estudo de caso sobre causas e medidas de conteno em escolas de 10 grau do Estado da Bahia, coordenado por Robert Evan Verhine; d) movimentos populares por educao escolar pblica na grande Salvador- periodo 1975/1985, coordenado por LuizFelippe Perret Serpa; e) uma srie de artigos envolvendo a pr-escola, a alfabetizao, a formao do professor, creches e escolas comunitrias publicados no Boletim-FACED da Universidade Federal da Bahia, no periodo de 1985/1986.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

O LIVRO DIDTICO DE ESTUDOS SOCIAIS E A CONCEPO DE CIDADANIA Eloisa de Mattos Hfling* O acesso e permanncia na escola pblica de boa qualidade hoje insistentemente colocado como horizonte para todo cidado brasileiro, como um dos elementos de efetivao do exerccio de cidadania. A estas colocaes, mais atuais e prementes do que nunca, deve ser sempre incorporada a discusso de como internamente, dentro da escola, trabalhado o preparo para o, e o prprio, exerccio da cidadania. Ou seja, a escola, em termos de direito civil acessvel a todo cidado, tem que ser colocada como objetivo e instrumento no processo de participao do sujeito na sociedade, isto , no processo de conquista de sua real cidadania. Num momento em que se faz fundamental reivindicar insistentemente condies para o exerccio pleno da cidadania para todos, numa sociedade to desigual como a brasileira, que vive um processo de alterao de suas leis maiores, consideramos importante ter sempre presente o que seria conceitualmente essa cidadania, sob pena de encamparmos uma bandeira cujo rtulo vai se esvaziando e perdendo de vista seu contedo e at mesmo seus limites. Consideramos importante relembrar as razes do conceito que se defende hoje para cidadania, e como esta concepo aparece na escola e nos livros didticos de Estudos Sociais, que o nosso objeto neste artigo.1
* Professora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 1 Este trabalho desenvolvido em maior amplitude por ns se encontra detalhado em HFLING, E. M. O livro didtico em estudos sociais. Campinas, UNICAMP, 1986.

Autores considerados clssicos no tratamento de cidadania e participao, como Marshall e Pizzorno, foram a fonte para estas colocaes.2 Historicamente, o conceito de cidadania pode ser desmembrado em trs aspectos: elemento civil, elemento poltico e elemento social. possvel localizar o aparecimento e a formao de cada elemento em diferentes pocas, certamente sem rigidez cronolgica - mesmo porque em muitas situaes histricas eles esto juntos, amalgamados. Os direitos civis, que correspondem aos direitos necessrios liberdade individual - liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e f, de direito propriedade, justia, etc. - formaram-se fundamentalmente no sculo XVIII. Os direitos polticos - participao no exerccio do poder poltico como membro, representante ou representado, de um rgo poltico; direito de votar e ser votado, etc. -, no sculo XIX. E o mais recente deles, os direitos sociais, que implicam todos os direitos relacionados a um mnimo de bem-estar social do indivduo na sociedade, surgiram com fora no sculo XX. Aos diferentes elementos da cidadania esto estreitamente ligados determinadas instituies sociais, basicamente. Assim, aos direitos civis, os tribunais de justia; aos direitos polticos, partidos e entidades polticas; aos direitos sociais, o sistema educacional e os servios sociais. Independentemente da conceituao de cidadania desenvolvida por diferentes autores, em suas razes liberais, dois pontos podem ser indicados como consensuais: cidadania corresponde a direito - e dever - participao; e cidadania diz respeito a um sistema de igualdade. Ou seja, quando se fala em cidadania, trata-se, em ltima anlise, da natureza da
2 MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, Zahar, 1967; PIZZORNO, A. Participacin y cambio social en Ia problemtica contempornea. Buenos Aires, Ed. Siap, 1975.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

participao que o indivduo tem na sociedade em que vive. E esta participao, mesmo que teoricamente apenas, possvel em bases iguais para todos os cidados. Assim, Marshall, sistematicamente citado em trabalhos atuais sobre cidadania, admite que existe uma "igualdade humana bsica", associada participao integral na comunidade, alcanada atravs da cidadania, que existiria mesmo numa sociedade com uma desigualdade inerente, como a sociedade de classes. As desigualdades podem ter o aval de "legitimidade em termos de cidadania democrtica, desde que no sejam muito profundas, mas ocorram numa populao unida numa civilizao nica; e desde que no sejam uma expresso de privilgio hereditrio.3 A cidadania carrega consigo uma "igualdade inerente" que estaria acima das desigualdades provenientes da situao econmica, e que aproximaria os "homens livres" ligados por um patrimnio comum - a civilizao - e protegidos por uma lei comum. O fato de pessoas diferentes receberem salrios diferentes no deve interferir no direito que todos tm de desfrutar as vantagens oferecidas por um sistema social. Esta coexistncia de desigualdades de renda e igualdade de participaro to possvel para Marshall que o autor faz colocaes como esta:"(...; se o gerente pode ter um dia livre para assistir a um jogo de futebol, por que no o trabalhador? O gozo comum um direito comum".4 Tal condio de igualdade, associada concepo de cidadania, relativizada por Pizzorno, que considera possvel a configurao de "reas de igualdade" no interior de um grupo solidrio em torno de interesses comuns, o que possibilita uma ampla participao dos elementos do grupo. Para o autor, "s se participa quando se est entre iguais".5 So colocaes que diferem das de Marshall. A igualdade como condio de participao na sociedade est presente nos dois autores, mas en3 MARSHALL, T. H. Op. cit, p.108. 4 MARSHALL, T. H. Idem, ibidem, p.11Z 5 PIZZORNO, A. Op. cit, p.47.

quanto Marshall admite a existncia ampla desta igualdade entre todos os cidados que gozam do status de pertencer a uma mesma comunidade, independentemente de sua posio social, para Pizzorno a igualdade aparece nos "sistemas de solidariedade"6, em situaes criadas em torno de um objetivo comum, onde as desigualdades deixam de aparecer, pelo menos circunstancialmente. Na perspectiva de Pizzorno, o fato de mais cidados terem direito participao amplia o espectro das desigualdades, medida que cada um participa livremente com suas caractersticas individuais, ou seja, com suas propriedades, sua renda, com seu prestgio, enfim, com a cota de poder que sua posio social lhe confere. A anlise da participao poltica, entendida amplamente como uma das "pertinncias civis" que podem ter os indivduos que participam da sociedade, desenvolvida por Pizzorno7, permite-nos concluir que, quanto mais elevada a posio social de uma pessoa, melhores possibilidades ela ter de participao em diferentes nveis e circunstncias, estando presente em diferentes atividades. O poder de influncia que uma atividade possibilita a um indivduo se reflete automaticamente sobre outras que ele desempenha. Por esta situao favorecida, o indivduo ter maior "capacidade" e maior interesse em participar politicamente - participao esta sempre entendida amplamente - usufruindo das facilidades de contato que tem em diferentes esferas.
6 Sobre "sistema de interesse", "sistema de solidariedade" e possibilidades de participao no interior deles, ver PIZZORNO, A. Op. cit, p.35-38. 7 Pizzorno explica a participao poltica por dois modelos bsicos: o "modelo de conscincia de classe" e o "modelo da centralidade". Pensando em termos de participao numa sociedade de classes, atravs de canais considerados "normais" e "legais" - que normalmente no levam a movimentos coletivos de confrontao com o sistema - o "modelo de centralidade" o instrumental mais adequado. o contexto no qual nos localizamos neste artigo, tratando de sistema educacional e livro didtico. O "modelo de centralidade" tem como elemento bsico a posio social do indivduo que medida atravs da correlao de diferentes fatores como renda, profisso, instruo, nvel de posio social e a posio do indivduo em relao ao "centro" do grupo - mais prximo ou mais distante - o que determinaria suas possibilidades de participao neste grupo.

As anlises sobre cidadania e participao desenvolvidas por Marshall e Pizzorno nos parecem insatisfatrias quanto possibilidade real de participao que pode ter o indivduo no seio de uma sociedade de classes. Em uma sociedade capitalista as decises so centralizadas no mbito das classes e grupos dominantes. Estes exercem um grau decisivo de poder e de controle sobre os meios de deciso poltica, tanto fora como no interior do Estado. Atuam fora e sobre o Estado atravs de presses que fazem s empresas e organizaes polticas, sociais e culturais criadas e mantidas por estes grupos. E atuam no interior do Estado atravs da representao direta nas cpulas polticas, administrativas, etc. Vale lembrar o papel e a fora do loby privatista em relao educao na Assemblia Constituinte hoje. Os indivduos com melhores posies na hierarquia vertical da diviso do trabalho - e do capital - so tambm os melhores colocados na hierarquia das tomadas de deciso. So alijados do processo - a no ser quando criam mecanismos prprios de presso - os indivduos que no se incluem nas posies privilegiadas da estrutura social, e que representam a maioria de seus membros. Nestes termos, consideramos altamente questionvel a colocao de que os direitos de cidadania podem ser exercidos igualmente por todos aqueles que fazem parte de uma mesma sociedade, especialmente de uma sociedade de classes como a brasileira, incontestavelmente desigual. O que pretendemos ressaltar com esta "retomada conceitual" so os limites que a prpria conceituao - historicamente desenvolvida - de cidadania coloca, em suas razes liberais. Logicamente reconhecemos as possibilidades e a importncia do exerccio efetivo da cidadania na direo da transformao das condies sociais consideradas injustas. Mais que isso, consideramos a conquista desta cidadania plena uma tarefa fundamental para todos ns, hoje, em todas as instncias. Ainda assim, insistimos nos limites que a prpria concepo de cidadania defendida na atualidade carrega historicamente, quanto perspectivas de alterao de um sistema de classes. que se coloca na discusso que nos propusemos a desenvolver neste artigo que nem mesmo "esta" cidadania a escola atualmente consegue

desenvolver e estimular. Presente no objetivo geral do ensino de primeiro e segundo graus, expresso na Lei n9 5.692,de 1971,o "preparo para o exerccio consciente da cidadania" considerado como um dos objetivos primeiros a ser alcanado por Estudos Sociais, desde sua origem. E conhecer como este objetivo desenvolvido, em Estudos Sociais, foi o elemento disparador de nossas reflexes. Focalizando nossa anlise em livros didticos de Estudos Sociais de primeira a quarta srie do primeiro grau, percebemos a presena marcante, com excees, de uma "no-orientao" para o exerccio da cidadania, em outros termos, uma no-orientao para a participao real na sociedade em que vive o aluno. Se considerarmos que as diretrizes oficiais para a educao se refletem nos contedos veiculados pelos livros didticos de maneira geral; se considerarmos que o livro didtico, pela amplitude de sua utilizao em sala de aula, indica o contedo que desenvolvido na disciplina, detectando a natureza da cidadania que estimulada junto ao aluno-leitor, estamos detectando tambm as contribuies dadas pelos Estudos Sociais e pela escola para a preparao do indivduo para o "exerccio consciente da cidadania". Uma das maneiras eficazes de no contribuir para o preparo do cidado lesar o aluno de um conhecimento o mais real possvel da sociedade em que ele vive, da histria desta sociedade, do processo de formao e transformao dela, etc. - condies essenciais para uma atuao efetiva do indivduo, em termos sociais e coletivos, e condies que a escola brasileira hoje est longe de desenvolver. A no-participao, ou mais grave, a "pseudo-participao", sugerida por diferentes caminhos. Seja pela anlise idealista, esttica e fragmentada que os autores fazem da realidade social - e que , em ltima anlise, o prprio contedo de Estudos Sociais; seja pela viso do mundo - parcial - dos autores, que passada como normatizadora da realidade; seja pela ausncia de questionamentos sobre situaes que o aluno pode vi-

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set. 1987

venciar diretamente (escola, familia, trabalho, etc); seja pela no valorizao da opinio do aluno; seja pela proposio de atividades castradoras do desenvolvimento de habilidades intelectualmente significativas para o aluno, etc. Assim, as relaes sociais mais profundas so omitidas para se tratar as pessoas como indivduos em si, no colocados concretamente na estrutura social onde ocupam diferentes posies, as quais determinam a natureza das relaes estabelecidas. Esta concepo torna possvel que as relaes entre o branco e o negro no Brasil Colnia, por exemplo, sejam mostradas isentas de contradies: era um relacionamento at equilibrado, entre pessoas diferentes, e no entre um grupo na posio de colonizador e o outro na de colonizado, posies que inevitavelmente tornam ilusrio o equilbrio nas relaes entre os dois grupos. A forma idealizada de mostrar a realidade aparece constantemente nos livros. Assim, comum a presena de esteretipos bem conhecidos, como o homem do campo, apresentado como o homem puro, simples, sem ambies, que recebe de volta tudo o que dispendeu na "terra abenoada"; ou o ndio, como aquele personagem de procedimentos rudimentares e primitivos no afeito s exigncias do trabalho e nem s tarefas sistemticas; ou o brasileiro, como o homem sempre bem humorado, criativo, mais improvisador e menos "rigoroso" em suas atitudes. Na mesma perspectiva, desvinculadas do movimento da sociedade, as transformaes sociais aparecem como resultado da interferncia de grandes personagens da nossa histria; estes carregam, em si mesmos, a possibilidade de transformaes sociais, estando sistematicamente ausente deste processo o "cidado comum", o que no personagem ilustre. Via de regra, a participao nos movimentos sociais analisada e avaliada a partir de resultados mensurveis e observveis que tenham alcanado estes movimentos, esvaziando-se toda a ao de denncia, de difuso de posies diferentes, de possibilidade de movimentao de setores da sociedade, que inevitavelmente ocorrem no seio de um movimento social, independentemente do "resultado final" que possa apresentar.

Alm disso, vem normalmente acompanhada de uma conotao negativista por causa do desarranjo e desarmonia que provocam na estrutura social. Os padres de comportamento valorizados so os desenvolvidos e reforados entre as classes privilegiadas, enfatizando-se a harmonia entre as relaes sociais. H um modelo implcito de famlia onde o pai geralmente tem uma profisso liberal; a me no trabalha fora de casa e cuida dos filhos e das atividades domsticas o dia todo, com muita pacincia e dedicao; os filhos ou fazem a "lio de casa" ou brincam, obedecendo as ordens emitidas pelos pais. O trabalho no aparece na vida da criana, o que contradiz a realidade de grande parte das crianas brasileiras em idade escolar. Em termos gerais, a sociedade brasileira aparece como harmnica e homognea, onde existe igualdade de participao, onde os brasileiros tm comportamentos, sentimentos, expectativas de vida padronizados, independentemente de sua situao de classe e at mesmo da regio do Brasil onde vivem. E ainda, a participao do aluno desencorajada at mesmo pelas questes metodolgicas das atividades que os livros apresentam, tal como a nfase na solicitao de respostas que se resumem a repetir palavras que j esto no texto, assinalar alternativas corretas, relacionar colunas diferentes, fazer palavras cruzadas, e pouco mais que isso. So atividades que no solicitam do aluno a elaborao de respostas, interpretaes, solues, relacionamento entre informaes, em suma, no solicitam do aluno um posicionamento em relao s questes abordadas. Em nossa interpretao, os livros didticos de Estudos Sociais, em sua maioria, contribuem pouco ou nada em relao ao preparo para o exerccio da cidadania, numa disciplina onde a tnica deveria ser nessa direo, deveria ser a discusso, interpretao e possvel interferncia dos alunos (ou pelo menos disponibilidade para tal) nos rumos da sociedade em que vivem, objetivando situaes sociais mais justas e condies de vida mais igualitrias, condies mnimas para a conquista e o aperfeioamento do exerccio pleno da cidadania na sociedade brasileira.

RESENHAS

FREITAG, Barbara et alii. C estado da arte do livro didtico no Brasil. Braslia, INEP/REDUC, 1987. 129p. Procurando analisar, criticar, avaliar e sintetizar a trajetria do livro didtico no Pas, nos ltimos vinte anos, Barbara Freitag, Valria Rodrigues e Wanderly Ferreira partem do pressuposto de que este estudo "no pode ser feito isoladamente, focalizando-se o livro didtico em si". Ao contrrio, buscam considerar o contexto geral do sistema educacional, a produo cultural e literria e como as questes referentes ao tema so tratadas nos demais pases. A anlise da legislao sobre o assunto remonta dcada de trinta, por ser a partir deste perodo que os decretos e leis aparecem com mais freqncia, apesar de aparentemente desordenados, e por ser, tambm, a partir de ento "que se desenvolve, no Brasil, uma politica educacional consciente, progressista, com pretenses democrticas e aspirando a um embasamento cientfico". O Instituto Nacional do Livro (INL) criado em 1937 contando com uma coordenao voltada especificamente para o livro didtico. Em 1938, ocorre a primeira definio oficial do livro didtico e a criao da Comisso Nacional do Livro Didtico (CNLD), posteriormente ampliada em 1939 e fortalecida em 1945 com a funo de realizar, inclusive, o controle poltico e ideolgico. Com o regime militar, intensificam-se as relaes com os norte-americanos. Assinam-se diversos contratos entre o Ministrio da Educao e Cultura e a Agncia Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional. Esses contratos passam a ser conhecidos como acordos MEC/USAID e, Concomitantemente, criada a Comisso do Livro Tcnico e do Livro Didtico (COLTED). No obstante tenham sido denunciados na poca por possibilitar aos americanos o controle do mercado do livro didtico e ideolgico "de uma

fatia substancial do processo educacional brasileiro" os acordos MEC/USAID foram incrementados. A Fundao Nacional do Material Didtico (FENAME) criada em 1968. Extingue-se a COLTED em 1971 com a criao do Programa do Livro Didtico (PLID), subordinado ao INL, que a partir de 1976 assumido pela FENAME. Com o lanamento das diretrizes bsicas do Programa do Livro Didtico - Ensino Supletivo (PLIDEF) em 1980, aparece, explicitamente, pela primeira vez, a "vinculao da poltica governamental do livro didtico com a criana carente". Em 1983, com a Fundao de Assistncia ao Estudante (FAE), ocorre a centralizao da politica assistencialista do governo, pois passam para o arcabouo administrativo da FAE diversos programas que abrangem desde o livro didtico s bolsas de estudo e alimentao escolar. Em 1984, criado o Comit de Consultoria para a rea didtico-pedaggica, composto de cientistas e polticos. Mesmo sem os poderes das comisses anteriores (CNLD e COLTED) o Comit pouco durou, sendo extinto em 1985. Sua atuao restringiu-se a "algumas sugestes, discutidas ainda com o primeiro presidente da FAE. Elas acabaram sendo parcialmente integradas" nova legislao, que busca alm de "corrigir algumas anomalias" a "descentralizao administrativa do Programa Nacional do Livro Didtico, sugerindo que a escolha do livro seja feita pelo professor que o utiliza em sala de aula". Antes de passarem para o segundo capitulo que trata da poltica do livro didtico, as autoras chamam a ateno para a falta de "uma memria das polticas pblicas desenvolvidas em relao ao livro didtico no ministrio competente" pois sua histria no foi sistematizada pelos rgos do MEC e, nem tampouco, pelos intelectuais brasileiros.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

A politica do livro didtico abordada, inicialmente, a partir do debate desenvolvido a respeito de sua centralizao. No obstante a centralizao proporcionar a racionalizao do processo decisrio, "um rgo centralizado mais vulnervel corrupo, registrada em praticamente todas as questes responsveis pelo livro didtico, tendo de enfrentar o lobby das editoras, o favorecimento em licitaes, o uso do material didtico para campanhas eleitorais, favoritismos do poder local", alm de impossibilitar a manifestao de outras tendncias polticas e ideolgicas. Ainda neste tema discutida a regionalizao do livro didtico. Uns querem que o professor confeccione em sala de aula o material didtico de que necessita, abolindo o livro didtico. Outros, mais moderados, desejam a "adequao do contedo do livro didtico, especialmente a cartilha de alfabetizao, especificidade cultural e lingstica da regio em questo. Por extenso, foi ainda includa no projeto da regionalizao a adequao das cartilhas s caractersticas especficas das crianas ditas carentes que vivem nas periferias urbanas e nas reas rurais, em condies de pobreza". No final da dcada de setenta, alguns estados passaram a encorajar a idia da cartilha regional. Essa idia ganhou novo alento com a disposio do MEC de promover, em dez estados das regies Norte e Nordeste, pesquisa participante, visando a elaborao dessa cartilha. No entanto, os executores dos projetos chegaram a resultados distintos. Apesar dos riscos de a cartilha regional exacerbar as desigualdades existentes, por privilegiar um universo cultural restrito, existem experincias bem sucedidas, como a Cartilha da Amaznia, eficaz h mais de sete anos, certamente, graas ao fato de o material de ensino ser determinado pelo comportamento do aluno e o Projeto Alfa, desenvolvido por Ana Maria Poppovic, no incio da dcada de setenta, em So Paulo. Inicialmente o projeto contou com o apoio da Secretaria de Educao de So Paulo, que distribua, gratuitamente, o material didtico, nas escolas da grande So Paulo. Este material chegou a ser includo nas listas de

ofertas da FENAME, mas "apesar de sua eficcia pedaggica, comprovada por mais de uma dcada" foi retirado das listas e, o projeto, desativado, por ser considerado de alto custo financeiro. Aps comentarem os diversos erros tericos e metodolgicos do Projeto ABC, desenvolvido em Braslia, e o excelente trabalho realizado em Porto Alegre pela equipe do GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educao, Metodologia de Pesquisa e Ao), que tem obtido ndice de aprovao acima de noventa por cento, as autoras ressaltam que a regionalizao da cartilha exige, alm de um estudo terico e metodologicamente bem fundamentado, condies estruturais propcias, como alto nvel de qualificao dos profissionais da educao, um sistema educacional que disponha de recursos financeiros suficientes para assegurar o desenvolvimento do projeto segundo altos padres de qualidade e lembra que a regionalizao do livro didtico s faz sentido para os nveis iniciais de alfabetizao. Ao discutirem a avaliao do livro didtico e a polmica travada em torno do livro descartvel, as autoras sugerem que a avaliao do livro didtico deixe de ser feita por comisses ou instituies estatais, evitando-se, assim, que sejam manipuladas pelos interesses das editoras, dos polticos fisiolgicos e clientelistas e dos aparelhos repressores do Estado, e passe a ser realizada por "comisses mistas, integradas por representantes de todos os setores da sociedade, como vem sendo praticado em alguns pases como a Sua, ustria e Alemanha Federal." Ao patrocinar o uso do livro descartvel em todo o territrio nacional, o governo militar imps, no s o livro em si, como material didtico, mas tambm, uma concepo psicolgica que tolhe o desenvolvimento do raciocnio, criatividade e da dimenso crtica, inculcando um modelo de comportamento mecnico e robotizado: "os livros descartveis baseados nas teorias psicolgicas do stimulus-response procuram transformar os alunos em 'cezinhos pavlovianos' que 'salivam' de acordo com os estmulos dosados pelos livros". "A moderna psicologia da criana rejeita essa concepo do comportamento e aprendizado humano, sugerindo um modelo terico alternativo,

de outra qualidade. Trata-se, via de regra, de modelos cognitivos que tm uma viso dinmica do processo de aprendizado, em que a criana tenha um papel ativo na construo do seu conhecimento baseado em uma interao da criana com seu meio". As autoras advertem para a necessidade de se realizar uma reviso psico-pedaggica e de contedo do livro para que as novas medidas, tomadas em 1985, reintroduzindo o livro durvel, possam alcanar resultados desejados. Ao analisarem a poltica do livro didtico para os carentes, as autoras chamam a ateno para o fato de ser comparativamente "mais fcil, ao governo, investir em programas assistencialistas do que buscar a superao das contradies profundas que caracterizam a estrutura de classes brasileira" e que a assistncia criana carente tem, na verdade, camuflado a real inteno do Estado: amparar o mercado editorial brasileiro. A economia do livro didtico quase no tem sido discutida pelos polticos, tcnicos e cientistas brasileiros, "contrastando negativamente com seus colegas estrangeiros". A interferncia do Estado no processo de produo do livro didtico chega a surpreender. Alm de comprar a matria-prima (estoques reguladores de mercados), determina o seu contedo, compra e divulga-o (listas de ofertas) e o distribui para as escolas atravs do correio e frete de transporte. A FAE comprou, em 1986, aproximadamente 45 milhes de livros didticos. Destes, aproximadamente 41 milhes (92,2%) "foram fornecidos por apenas dez editoras" e o restante (7,8%) deixado "para quase 400 editoras que participam do mercado". Aps mostrar que o livro didtico tem sido o grande negcio das editoras e livrarias e que "no Brasil uma mercadoria produzida pela indstria cultural", pois tem assumido as suas caractersticas de produo em massa, padronizao, perecibilidade e carter ideolgico, as autoras

passam a analisar os estudos referentes ao contedo. Os estudos sobre o contedo do livro didtico so numerosos. O primeiro trabalho bem fundamentado teoricamente, 0 Ensino da Leitura: o Mtodo e a Cartilha, de Rafael Grisi, datado de 1951. Nele o "autor analisa a fundo os pressupostos da psicologia behaviorista, mostrando sua inadequao para os processos de aprendizado da leitura e escrita (...) mostra a necessidade de desvincular a cartilha do associacionismo de Pavlov e Skinner em favor da teoria da Gestalt de Hohler e Wertheimer que viriam inspirar a moderna psicologia gentica" e conclui com a denncia de que as cartilhas baseiam-se em concepes psicolgicas obsoletas. Aps descrever os principais trabalhos em andamento, quais so, onde esto e quem os realiza, as autoras detm-se em analisar, separadamente, os dois grupos em que se dividem os enfoques das pesquisas: o psico-pedaggico e o ideolgico. Os estudos psico-pedaggicos "demonstram um grau elevado de maturao terica, sofisticao metodolgica e seriedade cientfica, acompanhando a discusso travada internacionalmente sobre a qualidade dos livros didticos. Seus autores j assimilaram a tendncia apontada por Case & Bereiter (1984) e Piouret (1981) de fortalecimento da fundamentao cognitivista". No entanto, os autores dos livros didticos, editores e burocratas insistem em no os ouvir, preferindo incorrer, sistematicamente, nas mesmas falhas que a comunidade cientfica vm denunciando desde a dcada de quarenta e, mais intensamente, nos ltimos dez anos. Contrastando com pesquisadores da Frana, Argentina e Unio Sovitica, percebe-se que os cientistas brasileiros "no se apropriaram de uma srie de alternativas de interpretaes do texto infantil usado na escola, sugeridas por autores como Bettelheim (1976), Bettelheim & Zelan (1981) e Benjamin (1984)". Com relao ao enfoque ideolgico das anlises de contedo dos livros didticos, destaca-se que, apesar da heterogeneidade temtica dos estudos (violncia, discriminao racial, nacionalismo, esteretipos masculinos e femininos, questo da mulher, modelos culturais, etc), h uma "certa fixao terica em Althusser e Gramsci por um lado e Bonnazzi &

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

Eco por outro, sem que a maioria dos estudos tenha conseguido desenvolver uma pesquisa metodologicamente e teoricamente original". Ainda neste tpico, as autoras analisam as principais questes tericas relativas ideologia do livro didtico; comentam algumas interpretaes ideolgicas, realizadas por pesquisadores brasileiros, de determinados textos didticos, tambm citados, e ressaltam a falta de comunicao entre os pesquisadores que tm como enfoque os aspectos psico-pedaggico-lingsticos e os pesquisadores que examinam o livro didtico sob o ngulo ideolgico. Vale transcrever, antes de passarmos para o captulo que trata do uso do livro didtico a posio das autoras diante da complexa polmica sobre a adequao do livro didtico a uma classe especfica (como muitos procuram fazer ao substiturem o contedo ideolgico burgus por um ideolgico obreirista): "A universalidade cultural, expressa na linguagem culta e nos padres estticos da grande literatura, , a nosso ver, o que de melhor a escola pblica pode oferecer criana carente para que ela adquira as condies cognitivistas e lingsticas de sair de sua condio de classe: condies necessrias, embora obviamente no suficientes. A escola e o livro didtico, que negaram essa universalidade criana oriunda das classes populares, esto reforando, com uma segregao cultural, a segregao scio-econmica em que ela j vive de fato. Pois o elemento da universalidade j contm, em seu bojo, todos os particularismos - o da criana carente e o da criana privilegiada - mostra seu entrelaamento no interior de uma sociedade de classes, e aponta o caminho para viver a contradio e super-la". Ao analisarem o uso do livro didtico, as autoras, constataram que professor e aluno no so considerados em nenhuma das etapas do processo que envolve o livro didtico, que vai da legislao crtica da comunidade cientfica.

O livro didtico chega ao aluno como um produto da indstria cultural, pronto para o consumo, mas sem considerar os seus nveis cognitivos, lingsticos e de informao. Os setores governamentais responsveis pela educao no tm investido nos professores, pois estes, mostram-se desinformados, no lem, mas tm condies intelectuais para avaliarem criticamente o livro que adotam e acabam subjugados pelos prprios livros, que deixam de ser instrumentos de ensino para tornarem-se a autoridade absoluta. Embora deixe muito a desejar, o livro didtico indispensvel em sala de aula. Sua manipulao, no entanto, depende de habilidade e do nvel de formao do professor. Para assegurar esta habilidade e formao aos educadores brasileiros, a universidade poderia contribuir melhorando os cursos de licenciatura, reciclando os profissionais do mercado, pesquisando sobre o sistema educacional e constituindo equipes de especialistas, objetivando elaborarovos livros com contedos mais universais e mais atualizados do ponto de vista cientfico". Alm da universidade, a sociedade, tambm, poderia participar dessa tarefa valorizando a educao e exercendo presses sobre o "governo e o legislador para que de fato valorizem politicamente a educao". Concluindo, as autoras insistem na necessidade de se encontrar uma soluo democrtica que envolva polticos, tcnicos, burocratas, pesquisadores, representantes de associaes, pais, alunos e professores e procure caminhar na direo do "livro didtico voltado efetivamente para o aprendizado criador da criana". Roberto Cossich Furtado

MOYSS, Lcia Maria Moraes. O cotidiano do livro didtico na escola: as caractersticas do livro didtico e os alunos. Braslia, INEP, 1985, 93p. O trabalho de pesquisa As Caractersticas do Livro Didtico e os Alunos, que Lcia Maria Moraes Moyss desenvolveu, faz parte de um dos subprojetos que compem o projeto O Cotidiano do Livro Didtico na Escola de Alves (1985) e tem por objetivo levantar informaes que possam ajudar a formar um quadro de referncia, o mais amplo possvel, sobre a utilizao do livro didtico nas escolas. A pesquisadora tece algumas consideraes, afirmando que pesquisas anteriores apontam que "o professor usa como um dos critrios bsicos para a escolha do livro didtico a possibilidade dele vir a ser um instrumento agradvel e til. Assim, por exemplo, um livro ilustrado e colorido pode pesar bastante na escolha, por parte do professor, pensando que tais caractersticas agradam ao aluno". Lcia Moyss afirma, tambm, que "no se tem notcias de nenhum trabalho publicado sobre o que pensam os nossos alunos a respeito dos livros didticos que os professores adotam. Se o aluno no consultado, de que forma o professor consegue chegar concluso de que determinados livros agradam mais do que outros?"... Diante dessa hiptese que a autora se props a realizar essa pesquisa com alunos das escolas pblicas de 1 grau, para saber quais so suas preferncias, suas idiossincrasias, suas opinies, suas crticas e at mesmo suas resistncias em relao a esse recurso didtico, cuja escolha tem sido feita revelia, isto , sem a participao dos usurios. Ela pretende saber, ainda: quais so, de fato, as caractersticas que um livro didtico deve ter para ser til e agradvel? Que aspectos so capazes de despertar nos alunos uma motivao para realizar as atividades envolvidas no processo de aprendizagem?

Face a estes questionamentos que a autora tentou, atravs do estudo de caso, sistematizar os conhecimentos a esse respeito, a partir do "aluno concreto e da forma como ele v o livro didtico", inclusive captando suas opinies e submetendo-as, posteriormente, a uma anlise crtica de especialistas. A pesquisadora, por falta de uma bibliografia especfica sobre o tema, tomou como fundamentao terica exatamente aqueles critrios que os professores dizem usar na escolha do livro didtico, que so: agradabilidade e utilidade. com base nestes dois aspectos e na literatura existente (Alves, 1985; Bettelheim, 1984; Saviani, 1981 e outros) que a autora desenvolveu o seu trabalho, esclarecendo que, em termos de reviso dos pressupostos tericos, foi dado maior nfase ao segundo aspecto dos critrios. Assim, livro til aquele que, apresentando o saber socialmente construdo de forma sistematizada, desafia permanentemente o aluno a questionar o mundo sua volta. o livro que favorece o debate, o questionamento; que no aceita respostas prontas e acabadas e que no raciocina pelo aluno. Segundo Saviani (1985), s para citar um dos autores utilizados por Lcia Moyss, o livro til aquele que serve como "elemento estimulador a professores e alunos, no sentido de aguar-lhes a capacidade criadora, levando-os a descoberta e usos de novos recursos, atravs de sugestes mltiplas e ricas". No que se refere metodologia, a pesquisadora selecionou seis escolas de 1 grau da rede pblica de Niteri e So Gonalo (RJ), compreendendo cinco grupos de alunos da 2a srie, trs da 3- e trs da 8-, num total de 11 grupos, visando identificar e analisar a percepo que seus alunos tm do livro didtico. Nesse universo, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: 1-) debates em grupos de alunos; 2a) observao dos alunos, utilizando o livro didtico em sala de aula e 3a) debates com professores, coordenadores e dirigentes das escolas, para analisar os resultados obtidos entre os alunos.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

A autora no esqueceu, tambm, de detalhar a caracterizao das escolas, dos professores e, de maneira especial, dos alunos que compem a amostra da pesquisa. Como resultados mais relevantes, verificou que: na 2- srie, "os alunos manifestaram desejo de que o livro didtico falasse de seu cotidiano de criana pobre", ou seja, do seu dia-a-dia; enquanto que, na 5- e 8- sries, os resultados evidenciaram que os alunos preferem livros que os levam a compreender aos que os foram a decorar; percebem que "o livro didtico nem sempre fala a verdade e que apresentam uma viso de mundo distante da realidade"; gostariam de "ser ouvidos na escolha do livro didtico" e, conseqentemente, serem considerados no como objetos, mas como sujeitos no processo de escolha; consideram imprescindvel a explicao do professor para entender o livro, sobretudo, em Matemtica, Histria e Geografia; apesar de expressarem um certo amor pelos livros, os alunos no hesitam em achar justa a medida que os obrigam a devolv-los no final do ano. Quanto ao aspecto ideolgico, constatou, ainda, que h uma contradio entre o que os livros pretendem inculcar nos alunos e o que pensam a esse respeito.

Esses resultados foram submetidos pela autora a dois tipos de anlise: uma mais quantitativa, objetivando caracterizar os sujeitos da pesquisa e outra qualitativa, para interpretar o material coletado luz das seguintes categorias: compreenso do material exposto no livro didtico; aspectos de apresentao; ideologia dos textos; relao afetiva entre o aluno e o livro; papel do professor e aquisio e posse do livro didtico. A pesquisadora, atravs dos instrumentos utilizados, a saber, formulrios, questionrios, roteiros de debates e fichas de observao em sala de aula, demonstrou ter conseguido obter os resultados esperados, no que se refere, especificamente, percepo, informaes, crticas e sugestes dos alunos de 10 grau sobre o processo da escolha do livro didtico. Ao concluir, a autora prope uma reflexo sobre os resultados que, a seu ver, merecem ser levados em considerao, e manifesta tambm, interesse em dar continuidade pesquisa, porm buscando informaes junto aos professores, para assim repensar melhor a questo da escolha do livro didtico na escola. Samuel Aureliano da Silva

BIBLIOGRAFIA

O Livro Didtico ABPAMOVICH, FANNY. O estranho mundo que se mostra s crianas. So Paulo, Summus, 1983. AFFONSO, Maria Eugnia. O crescimento (desordenado) do livro. Gazeta Mercantil: administrao e servios (3): 16, dez. 1981. AGUIAR, Vera Teixeira. Que livro indicar? Interesses do jovem leitor. Porto Alegre, Mercado Aberto/Instituto Estadual do Livro, 1979. ALBUQUERQUE, Francisco F. L. de. Que sabemos sobre o livro didtico? Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Braslia, 61(138):218-23, abr./jun. 1976. ALMEIDA, Lailson de. A histria do Brasil: por uma viso crtica. Revista da ETFRN, Natal (1):13-5, ago. 1985. ALVES, Nilda. O cotidiano do livro didtico: a articulao do contedo e do mtodo nos livros didticos. Braslia, INEP; Rio de Janeiro, FLACSO, 1987.-2V. et alii. O livro didtico na rea de comunicao e expresso: algumas idias. Leitura: teoria e prtica, Campinas (4):26-32, 1985. ANDRADE, Snia Maria Viegas de. O livro didtico. Caderno Pedaggico, Belo Horizonte, (1):47-54, ago. 1984. BALAU, Virgnia Lopes. Texto didtico: reflexo sobre anlise de contedo e anlise do discurso. So Paulo, PUC, 1982. tese (mestrado) BARBOSA, Jos Juvncio. Crnica do livro infame. ANDE, So Paulo, 5(10): 17-9, 1986.

BERTUSSI, Guadalupe Teresinha. A escolha do livro didtico: o modelo mexicano. Leia, So Paulo, 8(92), jun. 1986. BIBLIOGRAFIA nacional sobre leitura e livro didtico: 1980-1984. So Paulo, USP, Faculdade de Educao, 1984. mimeo. BITTENCOURT, Solange Torres. Livro didtico de portugus; diagnstico de uma realidade. Curitiba, UFPR, 1981. tese (mestrado) BOMNY, Maria Helena Bousquet. O livro didtico no contexto da poltica educacional. In: OLIVEIRA, J. B.A. et alii. A poltica do livro didtico. So Paulo, Summus, 1984. BONAZZI, Marisa & ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdades. So Paulo, Summus, 1980. BORGES, Gilberto Luiz de A. Utilizao do mtodo cientfico em livros didticos de cincias para o primeiro grau. Campinas, UNICAMP, 1982. tese (mestrado) BOSI, Ecla. Cultura de massa e cultura popular leituras operrias. Petrpolis, Vozes, 1973. BRASIL, Ministrio da Educao e Cultura. Poltica do livro didtico. Braslia, 1985. CARMO, Sandra Souza. O difcil dilogo com o livro infantil. Braslia, UnB, 1983. tese (mestrado) CASASSANTA, Theresinha & GONDIM, Maristela M. R. Sugestes para explorar a literatura infantil na 1a srie. AMAE Educando, Belo Horizonte, 13(128), dez. 1980.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set. 1987

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. So Paulo, 1984.

Quron,

Cincia e livros didticos de biologia. Educao & Sociedade, So Paulo, 7(22): 138-48, set./dez. 1986. FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Histria do Brasil: a verso fabricada nos livros didticos de 20 grau. So Paulo, PUC, 1981. O livro didtico de Histria do Brasil: algumas questes. Cadernos de Pesquisa, So Paulo (41):22-7, maio 1982. O livro didtico e o Estado. ANDE, So Paulo, 1(5):19-24, 1982. O livro didtico no Brasil. So Paulo, Global, 1982. A poltica do livro didtico a nvel da legislao. Plural, So Paulo, 3(6):25-41, jul./ago. 1980. , coord. Projeto Material Didtico. Campinas, UNICAMP; Braslia, INEP, 1987. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo, Cortez, 1982.

EM ABERTO livro didtico. Debate televisionado sobre o livro didtico; realizao em 23/03/87, no Rio de Janeiro, organizado pelo INEP e FUNTEV. Participantes: Maria Helena Silveira (UFRJ), Suzie Sperber (UNICAMP), Eloisa Hfling (UNICAMP), Nilda Alves (UFF) e David Carraher (UFPE). EMEDIATO, L. F. Livro didtico: a cultura da espoliao. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 2 fev. 1979; O Estado de S. Paulo, So Paulo, 11 fev. 1979. ESPOSITO, Yara Lcia. Cartilhas e materiais didticos: critrios norteadores para uma poltica educacional. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, Braslia, INEP, 1984. FARIA, Ana Lcia G. de. Ideologia no livro didtico. 3 ed. So Paulo, Cortez, Autores Associados, 1985. 93p. (Coleo polmicas do nosso tempo). FERREIRO, Emilia. Reflexes sobre alfabetizao. So Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985.

Pedagogia del oprimido. Buenos Aires, Siglo XXI, 1972. FREITAS, Helena Costa Lopes de. Alfabetizao e universo cultural: anlise das cartilhas utilizadas nas escolas da cidade de Campinas. Campinas, UNICAMP, 1979. FUNDAO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CINCIAS - FUNBEC. Iniciao cincia: guia dos professores, So Paulo, EDART, 1974. Laboratrio bsico Polivalente de cincias para o primeiro grau: manual do professor. Rio de Janeiro, FENAME/PREMEM/DEF, 1978. Simpsio sobre o livro didtico: memria. So Paulo, 1983.

FLOREZANO, Maria Beatriz B. O professor e o livro didtico. Plural, So Paulo (6): 17-20, jul./ago. 1980. FONTES, Joaquim Brasil. O livro didtico e a boa comunicao. Leitura: teoria e prtica, Porto Alegre, 3(3) jul. 1984.

FRACALANZA, Hilrio. O conceito de cincia veiculado por atuais livros didticos de biologia. Campinas, UNICAMP, 1982. tese (mestrado)

FUNDAO NACIONAL DE MATERIAL ESCOLAR. PLIDEF: programa do livro didtico. Braslia, 1980. FUNDAO NACIONAL DE MATERIAL ESCOLAR. PLIDEF: programa do livro didtico. Braslia, 1980. Programa nacional do livro didtico. Braslia, 1976. FUNDAO PARA O LIVRO ESCOLAR. Treinamento: avaliao do livro texto. So Paulo, s.d. GASTELOIS, Maria Magdalena Leina. Contedo do livro didtico: possibilidades do livro didtico no encaminhamento de aprendizagem. Caderno Pedaggico, Belo Horizonte, 1:31-40, ago. 1984. GERALDI, Joo Wanderley, org. O texto na sala de aula. Cascavel, Assoeste/UNICAMP, 1984. GRILO, Rui Alves. Como escolher uma boa cartilha. Nova Escola, So Paulo, 1(5):36-41, ago. 1986. HFLING, Eloisa de Mattos. A concepo da cidadania veiculada em livros didticos de estudos sociais do primeiro grau. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Braslia, 65(149):201, jan./abr. 1984. O "NDIO" nas nossas escolas; relatrio final. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, 1985. 370p. KEIM, Ernesto Jacob. Abordagem das relaes entre os componentes ambientais nos livros didticos de 10 grau. Rio de Janeiro, UFRJ, 1984. 114p. tese (mestrado)

LENHARD, Rudolf. A ideologia nos livros escolares. Educao e Realidade, Porto Alegre, 8(2):93-102, maio/ago. 1983.

LIMA, Marley Rangel de. Construo e validao de instrumento de avaliao do livro didtico de estudos sociais. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 13(60):57-68, set./out. 1984. Construo e validao de um instrumento para avaliao do livro didtico de estudos sociais da 8a srie do 15 grau. Rio de Janeiro, UFRJ, 1983. 58p. tese (mestrado) O LIVRO didtico de comunicao e expresso; sua adequao a um ensino de qualidade. Rio de Janeiro, Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil, s.d. 105p. O LIVRO didtico no Brasil. So Paulo, Cmara Brasileira do Livro, 1981. mimeo. LORENZ, Karl M. Os livros didticos e o ensino de cincias na escola secundria brasileira no sculo XIX. Cincia e Cultura, So Paulo, 38(3):426-35, mar. 1986. MACEDO, Joana D'Arc de Paula. A cartilha e a produo de textos. Educao em Mato Grosso, Cuiab, 8(30):42-58,1985. MARIZ, Ceclia Loreto. Texto didtico e criana carente. Recife, PIMES, 1982. tese (mestrado) MATOS, Francisco Gomes & CARVALHO, Nelly. Como avaliar um livro didtico: lngua portuguesa. So Paulo, Pioneira, 1984. 78p. (Biblioteca pioneira de cincias sociais - educao. Srie estudos interdisciplinares).

LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola. So Paulo, USP, 1979. tese (doutorado)

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

MEDINA, L. A. A funo social do livro; uma politica integrada do livro. So Paulo, SNEL, 1976. v.1. MELO, Vanusa Barbosa de Figueiredo. O livro didtico; pontos a ponderar. Revista Pedaggica, Belo Horizonte, 1(2):4-6, mar./abr. 1983. Consideraes sobre o livro didtico. Revista Pedaggica, Beto Horizonte, 1(3):41-4, maio/jun. 1983.

OLIVEIRA, Joo Batista Arajo e. Cartilhas de alfabetizao e a regionalizao do livro didtico. Rio de Janeiro, ABT, 1984 mimeo. O livro didtico; os livros descartveis; exigncia pedaggica ou apenas um bom negcio? Cadernos de Pesquisa, So Paulo (44):90-4, fev. 1983. O livro didtico na escola de 19 grau. Braslia, 1985. mimeo.

MENEZES, Humberto Peixoto. A lingstica aplicada ao livro didtico de portugus. Legenda, Rio de Janeiro, 4(8):21-7,1984. MOLINA, Olga. Avaliao da inteligibilidade de livros didticos de 10 e 20 graus por meio da tcnica Cloze. So Paulo, USP, 1979. tese (doutorado) O livro didtico e as habilidades de estudo. Leitura: teoria e prtica, Porto Alegre, 3(4) dez. 1984. Quem engana quem: professor x livro didtico. Campinas, Papirus, 1987.133p. NASSIF, Luiz Alberto de Lima. O conceito de cincia veiculado por materiais didticos: uma anlise do curso de fsica do PSSC. So Paulo, PUC, 1976. tese (mestrado) NOSELLA, Maria de Lourdes Chagas Deir. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didticos. So Paulo, PUC, 1978. tese (mestrado) So Paulo, Cortez, Moraes, 1979. OLIVEIRA, Alade Lisboa de. Reflexes sobre o livro didtico. Caderno Pedaggico, Belo Horizonte, 1:13-26, ago. 1984. O livro didtico. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1986.

A pedagogia e a economia do livro didtico. Rio de Janeiro, ABT, 1983. 74p. Subsdios para uma poltica do livro didtico; documento de estudo. Rio de Janeiro, ABT/INEP, 1983. mimeo. OLIVEIRA, Joo Batista Arajo e. Trs perspectivas na avaliao dos livros didticos. Rio de Janeiro, ABT, 1984. 82p. O uso do livro didtico no processo educacional. Folha de S. Paulo, So Paulo, 13 jun. 1982. p.21. A poltica do livro didtico: sntese e mecanismos - verso preliminar. Braslia, INEP, 1982.

et alii. A poltica do livro didtico. Campinas, Summus/UNICAMP, 1984. OLIVEIRA, Joo Batista Arajo e & GUIMARES, Snia D. P. O livro didtico no 19 e no 20 graus. Rio de Janeiro, ABT, 1984.

OLIVEIRA, P. T. Livros didticos de leitura e interesses de escolares em leituras; contribuio para o ensino da psicologia da leitura. So Paulo, USP, 1972. tese (doutorado)

PACHECO, Dcio. Anlise dos exerccios propostos nos livros didticos de fsica adotados nas escolas de 2- grau de Campinas. Campinas, UNICAMP, 1979. tese (mestrado) Tarefa de escola: anlise dos exerccios propostos nos livros didticos. Campinas, Papirus, 1983.132p. PEREIRA, Carlos. O paraso dos didticos. Entrevista com o Presidente da FAE. Leia, So Paulo, 7(95) dez. 1986. PFROMM NETTO, Samuel et alii. O livro na educao. Rio de Janeiro, INL/Primor, 1974. PINTO, Ziraldo Alves. A funo educativa do livro didtico. Caderno Pedaggico, Belo Horizonte, 1:55-60, ago. 1984. POND, Glria et alii. O livro didtico na rea de comunicao e expresso. Leitura: teoria e prtica. Porto Alegre, 3(4) dez. 1984. PRETTO, Nelson de Luca. A cincia nos livros didticos. Campinas, UNICAMP/CED, 1985. O PROFESSOR e o livro didtico. Boletim do Departamento de Didtica, Araraquara, 3(3), 1984. Mesa redonda realizada no dia 3 de outubro de 1983 no Instituto de Letras, Cincias Sociais e Educao. REGO, Maria Filomena. O aprendizago da ordem: a ideologia dos textos escolares. Rio de Janeiro, Achiam, 1981. A didtica do poder: da ideologia nos textos escolares. Frum Educacional, Rio de Janeiro, 6(1) jan./mar. 1982. RIBEIRO, Zoya Dias. Falas e silncios no discurso pedaggico dos livros didticos: anlise dos esteretipos comportamentais masculino e feminino veiculados pelos livros didticos de comunicao e expresso do 10 grau. Fortaleza, UFC, 1961. tese (mestrado)

ROSEMBERG, Flvia. Anlise dos modelos culturais na literatura infanto-juvenil brasileira. So Paulo, Fundao Carlos Chagas, 1980. Discriminaes tnico-raciais na literatura infanto-juvenil brasileira. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro (63):131-43, out./dez. 1980. La famille dans les livres pour enfants. Paris, dition L'-

cole, 1976.
Literatura infantil e ideologia. So Paulo, Global, 1984. A mulher na literatura infanto-juvenil: reviso e perspectivas. Cadernos de Pesquisa, So Paulo (17):5-7, jun. 1976. ROSEMBERG, Lia. O livro didtico. ANDE, So Paulo, 1(1):36-8,1981. SANDRONI, Laura Constncia. O nacionalismo na literatura infantil no incio do sculo XX. Brasil: 1900-1910, Rio de Janeiro (2):107-22, 1980. SO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Educao. Anlise de cinco cartilhas das mais usadas no municpio de So Paulo. So Paulo, DEPLANS, 1981. SANTOS, Lucola Lecinio de Castro Paixo. A influncia do livro didtico na vida familiar do aluno das vrias camadas sociais. Caderno Pedaggico, Belo Horizonte, 1:27-30, ago. 1984. SCHEIBE, Leda. O livro didtico e as contradies do real. ANDE, So Paulo,5(10):20,1986. SILVA, Teresa Roserly Neubauer da. O livro didtico: reflexes sobre critrios de seleo e utilizao. Cadernos de Pesquisa, So Paulo (44):98-101, fev. 1983. Palestra proferida no XII Encontro Nacional do Livro Didtico, Braslia, dez. 1982.

Em Aberto, Braslia, ano 6, n. 35, jul./set 1987

SIMPSIO sobre o livro didtico; memria. So Paulo, FUNBEC, 1983. SISTO, F. F. Propostas metodolgicas subjacentes s cartilhas para alfabetizao de crianas. In: SEMINRIO Multidisciplinar de alfabetizao. Braslia, INEP, 1983. SPERBER, Suzi Frank. Uma concepo da educao e do livro didtico dependente do professor consciente e crtico. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 16(65):20-8, jul./ago. 1985. VERDE, Maria Eunice Ferreira Lima. O livro didtico e a formao do leitor: um estudo dos nveis de leitura requeridos pelos livros de terceira srie do 10 grau. So Carlos, UFSCar, 1985. tese (mestrado) VIEIRA, Alice. Resenha de como avaliar um livro didtico: lngua portuguesa, de Francisco Gomes de Matos e Nelly Carvalho. Leitura: teoria e prtica, Porto Alegre, 3(4) dez. 1984. WAGNER, Elsia da Silva. Literatura infantil na sala de aula. Letras de Hoje, Porto Alegre (36):56-73, jan. 1979. WAISSMANN, Srgio. Produo do livro didtico. Braslia, COEPE/FENAME, 1982: Palestra proferida no XII Encontro Nacional do Livro Didtico do 10 Grau, 12., Braslia, 13 dez. 1982, mimeo. WITTER, Geraldina Porto. Alfabetizao: lendo e escrevendo. Cartilha da Amaznia. In: SEMINRIO Multidisciplinar de Alfabetizao. Braslia, INEP, 1983.

WITTER, Geraldina Porto. Bases cientficas para a produo e avaliao de ilustrao de cartilhas. Boletim de Psicologia, So Paulo (80):32-9, 1981. ZANDONADE, llrio. O livro no ensino superior. Braslia, Faculdades Integradas da Catlica de Braslia, 1983. 14p. ZILBERMANN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982. Literatura infantil e ensino. Educao e Sociedade, So Paulo (8): 119-44,1981. A literatura infantil na escola. 2. ed. So Paulo, Global, 1982. O livro didtico e o ensino de literatura na escola: Leitura: teoria e prtica, Porto Alegre, 3(4), dez. 1984. O lugar do leitor na produo e recepo da literatura infantil. In: ZILBERMANN, Regina et alii. Literatura infanto-juvenil: um gnero polmico. Petrpolis, Vozes, 1983. A produo cultural para a criana. 2. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1984. & CADEMARTORI, Lgia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipao. 2. ed. So Paulo, tica, 1985.

You might also like