You are on page 1of 5

AVALIAO DA APRENDIZAGEM NO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

LOPES, Elizangela Maria M.1 CAMPOS, Kiane de Araujo2 RESUMO: O que avaliao? Quais as diferenas entre teste, medidas e avaliao? Quais os tipos de avaliao? Quais os mitos e verdades que cercam a avaliao da aprendizagem? O que aprova Brasil, ANEC e ANRESC? Qual a importncia da avaliao no processo de ensino-aprendizagem como verificador na qualidade do ensino ministrado nas escolas pblicas, sobretudo no 5 ano do ensino fundamental? Estas so questes que este trabalho pretende levantar, uma vez que o tema avaliao da aprendizagem to importante para o ato de ensinar quanto para o processo de aprendizagem, mas aprendizagem com qualidade e no apenas apreenso e contedo. Para tanto, sero traadas algumas consideraes sobre o que pensam autores e pesquisadores como Fernandes e Luis Carlos de Freitas (2008) e Luckesi (2006), bem como Plano de Desenvolvimento da Educao: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referncia, temas, tpicos e descritores (2011) para compreenso da dimenso que a avaliao da aprendizagem pode alcanar no sistema educacional de ensino como um todo. PALAVRAS-CHAVE: Avaliao da Aprendizagem. Educao. Qualidade de Ensino.

ABSTRACT: What is evaluation? What are the differences between test, measures and evaluation? What kinds of assessment? What are the myths and truths surrounding the evaluation of learning? What is approves Brazil, ANEC and ANRESC? What is the importance of assessment in the teaching-learning process in teaching quality Checker taught in public schools, especially in the fifth grade of elementary school? These are questions that this work intends to raise, since the topic learning evaluation is so important for the Act of teaching as to the process of learning, but learning with quality and not just data entry and content. To do so, will be drawn some considerations about what they think authors and researchers such as Fernandes and Luis Carlos de Freitasl (2008) and Luckesi (2006), as well as the education development plan: Brazil: elementary school: reference arrays, themes, topics and keywords (2011) for understanding the dimension that the learning evaluation can achieve in the educational system of teaching as a whole. KEYWORDS: Evaluation of Learning. Education. Teaching Quality

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par IFPA.- elizangelamenezes4@gmail.com 2 Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par IFPA.

1.

INTRODUO Quando se pensa em avaliao, sobretudo no campo da educao, a primeira

coisa a vir a nossas mentes o peso que uma avaliao traz consigo para o aprendizado, para o conhecimento que se adquiriu e o uso que se faz desse conhecimento. Quando se coloca em xeque o que se foi capaz de aprender nos bancos escolares , sem sombra de dvida, um peso atroz para quem submetido a tal tarefa. Contudo, esta uma via de mo dupla, uma vez que dependendo dos resultados alcanados, o nome da instituio, dos professores e do prprio sistema educacional est, tambm, em xeque. Contudo, esta realidade nada animadora, tornou-se a tnica do processo ensino-aprendizagem em nosso pas, o que impacta diretamente no desempenho do educando, do educador e do sistema de ensino vigente. Mas o que interessa mesmo a promoo, a nota alcanada nos procedimentos avaliativos, que determinam se o aluno est ou no preparado para cursar a srie posterior.
Pais, sistema de ensino, profissionais da educao, professores e alunos, todos tm suas atenes centradas na promoo, ou no do estudante de uma srie de escolaridade para outra. O sistema de ensino est interessado nos percentuais de aprovao/reprovao do total dos educandos; os pais esto desejosos que seus filhos avancem nas sries de escolaridades; os professores se utilizam permanentemente dos procedimentos de avaliao como elementos motivadores dos estudantes [...] (LUCKESI, 2006, p. 18)

Em verdade, o que muito se tem confundido a noo de que avaliao a mesma coisa que exame, que nota a mesma coisa que desempenho escolar e, tambm, que as maiores notas so as medidas exatas de educao de qualidade e, por conseguinte, de aprendizagem efetiva. Estas so questes de semntica, podese dizer, mas que trazem em seu bojo um parmetro histrico de educao equivocada. Mas este no caso a ser discutido neste trabalho, nem a isso se prope este. Neste artigo, a proposta de discutir como a avaliao da aprendizagem vista e objetivada no 5 ano do ensino fundamental, uma vez que se trata de uma srie fundamental, que deveria preparar o aluno para o ensino fundamental maior. Dentre as metodologias adotadas neste ano/srie, est a Prova Brasil, que o

termmetro de aferio da aprendizagem dos alunos que esto deixando o 5 ano e passando para o 6 ano. Para que esta prova, mais conhecida como Provinha Brasil, porque se destina a alunos do 5 ano, consideradas ainda crianas, est amparada e sob a gide da ANEC e ANRESC, entidades que determinam os objetivos a serem alcanados e o percentual aceitvel de erro ou despreparo dos alunos de cada instituio pblica do Brasil. Esse tipo de comportamento educativo, pautado exclusiva e exaustivamente na aplicao e avaliaes e exames para obteno e resultados quantitativos, Luckesi (2006) denomina de pedagogia do exame, que tornou-se a caracterstica primordial do ato de ensinar e aprender no sistema educacional brasileiro. Neste texto, pretende-se refletir sobre a importncia da avaliao da aprendizagem como mola propulsora da aprendizagem real, e no como indicador nico da aprendizagem, em que alunos e professores se utilizam de diversos expedientes para alcanar a mdia to desejada pelo estabelecimento de ensino, que deve reportar essas mdias a outro setor, que comanda e determina os parmetros de educao a ser adotado, em nome de uma educao equiparada, mas que nem de longe sinnimo de qualidade educacional. Neste artigo, adotou-se a pesquisa bibliogrfica, que se apoiou nas ideias de Cipriano Luckesi (2006), Marta Maria Pontin Darsie (1996), Cludia de Oliveira Fernandes e Luis Carlos de Freitasl (2008), bem como no Plano de

Desenvolvimento da Educao: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referncia, temas, tpicos e descritores (2011), bem como a consulta em sites e revistas eletrnicas que tratam do assunto. Em sua estrutura, este trabalho ser apresentado em trs sees, que integram-se e servem de aporte para melhor compreenso do todo. A primeira seo, intitulada Avaliao?, traz uma exegese do que a avaliao, quais as diferenas entre teste, medida e avaliao, os tipos de avaliao: diagnstica, formativa e somatria/classificatria e os mitos da avaliao que cercam o ensino fundamental.

Na seo seguinte, Prova Brasil, traz breves recortes a cerca da Avaliao Nacional da Educao Bsica (Aneb) e a Avaliao Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), que juntas, originam a Prova Brasil. Busca-se fazer um levantamento sobre os elementos que so avaliados pela Prova Brasil no 5 ano do ensino fundamental, e com quais objetivos. Em Importncia da avaliao no processo de ensino-aprendizagem, terceira seo, tece-se consideraes sobre a dimenso da importncia da avaliao da aprendizagem no 5 ano do ensino fundamental, que pode contribuir

significativamente para a preparao do aluno para as srie posteriores, mas com a qualidade de ensino que se deseja alcanar atravs da aprendizagem significativa. Portanto, espera-se que, ao finalizar este trabalho, possa ele ser til na prtica escolar e na formao do homem holstico que se deseja, capaz de intervir significativamente no curso de sua prpria histria e da sociedade que o cerca.

2.

AVALIAO? O termo avaliao muito amplo, podendo designar desde o valor

mercadolgico de algo, a qualidade de algum objeto, como o prprio desempenho de algum em determinada situao. Para incio de conversa, o dicionrio digital Aurlio (2013) define o termo avaliao como: 1. ao ou efeito de avaliar. 2. procedimento de clculo do valor de um bem. 3. estimativa. 4. valor determinado por quem avalia. J o Vocabulrio Fundamental de Pedagogia, de Ipfling (1974), define a avaliao como:
[...] o levantamento cuidadoso e a classificao sistemtica, bem como a interpretao apreciativa dos modos de conduta e das propriedades dos alunos, que so de fundamental importncia para a melhoria das atividades escolares e educativas. (IPFLING, 1974, p. 50)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DICIONRIO Aurlio. XXI, CD-ROM, 2013. IPFLING, H. Vocabulrio fundamental de pedagogia. Lisboa: Edies 70, 1974.

You might also like