You are on page 1of 3

Metabolismo de aminocidos

O conjunto de aminocidos presentes nas clulas origina-se das protenas exgenas (provm da dieta e so hidrolisadas no trato digestrio) e das protenas endgenas (hidrolisadas intracelularmente).

Degradao de protenas
O mtodo principal de degradao das protenas a sua ligao com u i!uitina. "ste processo ocorre no citossol# e ocorre com gasto de $%&. $ car oxila terminal da u i!uitina unida por uma ligao semelhante ' peptdica# mas com o grupo "-amino de um resduo de lisina da protena a ser degradada. $ps esta ligao# outras molculas de u i!uitina se ligam ' protena. (este ponto a protena est u i!uitinada e destinada ' degradao. $ protena interage com um grande complexo proteoltico# o proteassomo# capa) de hidrolisar suas liga*es peptdicas.

Degradao de aminocidos
$ degradao de aminocidos segue um padro# apesar de ocorrer por vias di+erentes, primeiro o aminocido desaminado# e a cadeia car -nica restante convertida em compostos comuns ao meta olismo de car oidratos e lipdios. Remoo do grupo amino: o grupo amino retirado pela aminotran+erase e trans+erido para a-cetoglutarato# +ormando um a-cetocido e glutamato. "ssa reao usa como coen)ima o &.& (piridoxal +os+ato)# !ue derivada da vitamina /0. &odem reagir tam m com oxaloacetato# +ormando aspartato (nos m1sculos).

(uma segunda etapa# o glutamato pode seguir dois cainhos, uma desaminao (2) ou uma transaminao (3).

(2) (a desaminao# o glutamato li era seu grupo amino como (h4# !ue se converte em (567 e vai para o ciclo da uria. "sta reao ocorre principalmente no +gado e utili)a ($87 ou ($&7 como coen)ima. "ssa en)ima espec+ica para o glutamato# portanto# para !ue o grupo amino seja li erado na +orma de uria# o composto deve antes ser convertido a glutamato no +gado. (3) (a transaminao# o glutamato reage com oxaloacetato# +ormando aspartato e acetoglutararo.

9om essas duas vias# a maioria dos compostos aminocidos convertida para dois produtos, (567 e aspartato# am os relacionados ao ciclo da uria.

Ciclo da uria

$ sntese da uria se inicia na matri) mitocondrial# com a +ormao de carbamoil-fosfato a partir de am-nio e icar onato# consumindo $%&. $inda na mitoc-ndria# o car amoil+os+ato se condensa com ornitina# +ormando citrulina# !ue capa) de atravessar a mem rana mitocondrial para o citossol. .# a citrulina reage com aspartato# +ormando agininossuccinato# !ue se divide em +umarato (!ue li erado para o ciclo de :re s) e arginina. $ arginina hidrolisada# produ)indo uria e regenerando a ornitina. (o c-mputo geral# h gasto apenas de 2 $%& para a sntese de uria.

Transporte da amnia ao fgado


8evido ' sua toxide) e por ser convertido em uria no +gado# o (567 produ)ido nos outros tecidos deve ser incorporado em compostos no-txicos e !ue atravessem mem ranas com +acilidade. $s principais +ormas de transporte so glutamina e alanina. lutamina: sinteti)ada a partir de (567 # glutamato e $%&# numa reao catalisada pela glutamina sintetase. ;ma ve) no +gado# a glutamina hidrolisada pela glutaminase# li erando (567. !lanina: o grupo amino dos aminocidos doado para piruvato por transaminao. $ alanina# no +gado# convertida em glutamato.

Degradao da cadeia carbnica


<uando se remove o grupo amino do aminocido# so ra a cadeia car -nica# na +orma de acetocido. "stas podem ser degradadas a piruvato# intermedirios de =re s (glicog>nicos)# acetil-9o$ ou acetoacetato (cetog>nicos).

"ntese de aminocidos
!minocidos essenciais: a!ueles !ue precisam ser o tidos pela dieta por!ue no so sinteti)ados pelo organismo. !minocidos no-essenciais: a!ueles !ue podem ser sinteti)ados a partir dos aminocidos essenciais. (os mam+eros# o nitrog>nio dos aminocidos no essenciais provm de glutamato e glutamina. rupo #$: glutamato% glutamina% prolina e arginina: O a-cetocido deste grupo provm de a-cetoglutarato. rupo #&: aspartato e asparagina: o es!ueleto de car ono provm do oxaloacetato# e o grupo amino de transaminao. rupo #': alanina: +ormada por transaminao entre piruvato e glutamato. rupo #(: serina% glicina e cistena: origina-se de 4-+os+oglicerato. rupo #): tirosina: origina-se de hidroxilao de +enilalanina.

You might also like