You are on page 1of 15

2.

AULA 2 MODELO DE CAMADAS

Objetivos da Aula
Compreender um dos principais conceitos utilizados em Arquitetura de redes de computadores: o modelo de camadas, utilizado na transmisso das informaes. Aprender o conceito de arquitetura de redes, destacando o funcionamento, vantagens e desvantagens dos modelos OSI, Internet e Hbrido. No projeto e implantao das primeiras redes de computadores, o hardware era a principal preocupao e o software ficava em segundo plano. Atualmente este cenrio mudou e o software de rede altamente estruturado. O processo de transmisso de dados de um computador a outro um tanto complexo. O modelo de camadas surgiu para reduzir essa complexidade na transmisso das informaes, da mesma forma que a modularizao (decomposio de um sistema em vrios mdulos) veio a ajudar no desenvolvimento de sistemas. A idia principal dividir o processo de envio e recepo da informao em camadas independentes, de forma que cada camada/nvel seja responsvel por determinados servios executados em uma rede de computadores. O nmero de camadas, o nome, o contedo e a funo das camadas podem se diferenciar de uma rede para outra. Porm, em todas as redes o objetivo de cada camada oferecer determinados servios s camadas superiores ou inferiores a ela, isolando essas camadas dos detalhes de implementao destes recursos. De certa forma cada camada uma espcie de mquina virtual, oferecendo determinados servios camada situada acima ou abaixo dela. Para ilustrar o conceito de comunicao atravs de mltiplas camadas, consideremos a seguinte analogia: Dois engenheiros em pases diferentes desejam trocar informaes sobre um projeto. Um engenheiro s fala portugus e o outro s se comunica em ingls. Para se comunicarem eles decidem utilizar um tradutor; Considere ainda, que o idioma comum entre os tradutores seja o alemo e que o meio utilizado para transmisso dos dados seja o telgrafo; 18

Assim, o engenheiro que fala portugus passa suas informaes para seu tradutor que as traduz para o alemo. A mensagem em alemo ento passada ao telegrafista que as transmite para um telegrafista no outro pas; Ao receber a mensagem, o telegrafista passa a mensagem (em alemo) para o tradutor, que a traduz para o ingls e a entrega para o engenheiro. A Figura 2.1 ilustra essa comunicao, identificando os componentes da Arquitetura de Rede utilizada.

Engenheiro Portugus

Engenharia

Engenheiro Ingls

Tradutor Port. Alemo

Alemo

Tradutor Alemo Ingls

Telegrafista

Telegrafia

Telegrafista

Meio de Transmisso
Figura 2.1: Comunicao em camadas

2.1. Modelo de Cinco Camadas


Existem dois modelos clssicos utilizados para o estudo de redes de computadores: o modelo OSI, que possui uma arquitetura de sete camadas, e o modelo Internet, com uma arquitetura de quatro camadas. Como os dois modelos possuem vantagens e desvantagens, o material adotar um modelo Hbrido de cinco camadas, baseado nos modelos OSI e Internet, para explicar o funcionamento de uma rede de computadores. A seguir, ser apresentado o funcionamento do modelo cinco camadas (Figura 2.2) e, posteriormente, os modelos OSI e Internet sero explicados e detalhados.

19

Figura 2.2: Modelo de cinco camadas MAIA, 2009, p.23

No modelo de camadas, os nveis so organizados hierarquicamente, formando uma pilha. Cada nvel/camada possui um nome, um nmero e uma funo no processo de transmisso das informaes. Como pode ser notado na Figura 2.2, a camada fsica est mais prxima do canal de comunicao utilizado na transmisso. J a camada de aplicao est mais prxima do usurio, ou seja, do software utilizado pelo usurio, como o Browser ou um aplicativo de comunicao instantnea, como o MSN Microsoft Messenger. Cada camada possui uma funo no processo de comunicao entre os dispositivos de uma rede. Para realizar a sua funo, as camadas executam um conjunto de servios. A Tabela 2.1 apresenta uma viso geral das funes de cada uma das cinco camadas do modelo estudado. Tabela 2.1: Funes das camadas do modelo Camadas Funes Trata da transmisso de bits brutos por meio de um cana de comunicao. Fsica Deteco e tratamento de erros de transmisso, controle de fluxo. Enlace Endereamento e rotas da informao da origem at o destino Rede Transporte Cuida da comunicao fim-a-fim na transmisso das informaes. Fornece servios para os aplicativos que utilizam a rede, como: Aplicao Web, Correio Eletrnico, Transferncia de Arquivos 20

2.1.1. Comunicao entre as Camadas: Vertical e Horizontal


No modelo de camadas apresentado, cada nvel/camada apenas comunica-se com a camada superior ou inferior a ela, ou seja, cada camada existe com o objetivo de prover servios para a camada que est acima ou abaixo dela, formando uma comunicao vertical (Figura 2.3). Exemplo: A camada de enlace de dados comunica-se com a camada de rede (imediatamente acima dela) e com a camada fsica (imediatamente abaixo dela), mas no visualiza nenhuma outra camada.

Figura 2.3: Comunicao vertical Fonte: MAIA, 2009, p.24

Cada camada oferece servios para a camada imediatamente superior e utiliza servios do nvel inferior. Por exemplo, a camada de rede oferece servios para a camada de transporte, que por sua vez utiliza os servios da camada de enlace. Os servios so oferecidos atravs de interfaces que permitem a comunicao entre as camadas.

21

Quando um usurio deseja enviar um email, as informaes do computador Origem so passadas para a camada de aplicao que, utilizando as interfaces, passa a informao para a camada de transporte e assim sucessivamente at chegar na camada fsica para que os bits possam ser transmitidos pelo canal de comunicao. Quando a informao chegar ao computador Destino, os bits sero recebidos pela camada fsica e passados, via interface, para a camada de enlace e assim sucessivamente para a camada de aplicao, onde a informao apresentada ao usurio. A comunicao vertical apresentada ocorre entre as camadas de um mesmo dispositivo. Vejamos agora como ocorre a comunicao de uma forma geral, envolvendo dispositivos distintos, ou seja, a comunicao horizontal (Figura 2.4)

Figura 2.4: Comunicao entre dispositivos: perspectiva vertical e horizontal

Na origem, o dado (como uma mensagem de email, por exemplo) a ser transmitido gerado, e cada camada adiciona a ele informaes de controle em forma de cabealhos. Esses cabealhos sero recebidos e processados pelas mesmas camadas no dispositivo de destino. Por exemplo, no dispositivo de origem a camada de aplicao adiciona ao dado informaes de controle, ou seja, o Cabealho da camada de Aplicao (CA). A camada de transporte recebe o dado juntamente com o cabealho da camada de 22

aplicao (CA) e adiciona suas informaes de controle, o Cabealho da camada de Transporte (CT). A camada de rede recebe o pacote de informaes, composto por Dado + CA + CT, e acrescenta o Cabealho da camada de Rede (CR). As camadas enlace e fsica recebem o dado e cabealhos das camadas superiores e acrescentam os seus cabealhos, respectivamente CE e CF. No destino, a camada fsica recebe os bits do canal de comunicao (Dado + Cabealhos de todas as camadas do computador Origem), retira e processa as informaes de controle da camada fsica (CF) e passa o restante das informaes para a camada superior. O mesmo acontece com as camadas de enlace, rede, transporte e aplicao, onde seus respectivos cabealhos so processados at que a camada de aplicao entregue o dado puro (sem informaes de controle) ao usurio do dispositivo de destino. Como na origem cada camada acessa e processa informaes referentes ao seu cabealho, o modelo permite criar uma abstrao de forma que as camadas possam se comunicar diretamente, ou seja, existe uma comunicao horizontal para cada nvel do modelo.

2.2. Funes das Camadas


Como visto anteriormente, cada camada do modelo implementa um conjunto de operaes para desempenhar a funo designada a ela no processo de transmisso de dados entre dispositivos. Esta seo apresenta uma viso geral das funcionalidades das cinco camadas do modelo adotado. Posteriormente, os conceitos, tecnologias, funes e protocolos de cada uma das camadas so detalhados em aulas individuais.

2.2.1. Camada Fsica


A camada fsica responsvel pela transmisso dos bits brutos que compem os dados por um canal de comunicao. O projeto de rede deve garantir que, quando o computador de origem enviar um bit 1, o computador de destino receber o bit 1 enviado, e no um bit 0. Nessa camada implementada a interface de comunicao entre os dispositivos e o meio de transmisso, como o tipo do meio (cabo coaxial, par 23

tranado, fibra ptica, freqncia de rdio), conectores, tamanho dos cabos, tamanho das antenas, etc.

2.2.2. Camada de Enlace


Qualquer transmisso est sujeita a erros que podem modificar o sinal enviado pelo dispositivo de origem e alterar os bits transmitidos, danificando os dados enviados. A principal tarefa da camada de enlace detectar possveis erros de transmisso e corriglos quando possvel. Uma forma de corrigir erros da transmisso solicitar a retransmisso da informao. Para desempenhar sua funo, a camada de enlace divide os dados (ainda no dispositivo de origem) em quadros, que so enviados sequencialmente. Essa camada garante que as camadas superiores no assumam os dados com erros de transmisso, sendo de sua inteira responsabilidade a transferncia segura dos dados. Outra questo tratada pela camada como impedir que um transmissor rpido envie uma quantidade excessiva de informaes para um dispositivo receptor mais lento, ou seja, regular o fluxo de dados enviados de forma a no sobrecarregar o receptor.

2.2.3. Camada de Rede


A funo da camada de rede, de uma forma geral, permitir que os dados enviados pelo transmissor cheguem ao receptor utilizando dispositivos intermedirios. Esse processo de direcionamento dos dados entre dispositivos intermedirios chamado de comutao. A comutao o processo de interligar dois ou mais pontos entre si. No caso de telefones, as centrais telefnicas comutam (interligam) dois terminais por meio de um sistema automtico. O termo comutao surgiu com o desenvolvimento das Redes Pblicas de Telefonia e significa alocao de recursos da rede (meios de transmisso, etc...) para a comunicao entre dois equipamentos conectados quela rede.

24

Como pode ser notado, a camada de enlace preocupa-se com os erros de transmisso de dois dispositivos j conectados diretamente, enquanto a camada de rede preocupa-se em permitir a comunicao entre dispositivos no adjacentes, ou seja, dispositivos com componentes intermedirios de transmisso entre o transmissor e o receptor, como pode ser visto na Figura 2.5.

Figura 2.5: Comutao entre dispositivos de uma rede de interconexo

Na Figura apresentada anteriormente, o dispositivo A necessita acessar os dados do dispositivo B. O dispositivo A poderia ser o computador de um aluno do Curso Tcnico em Informtica e o dispositivo B o computador servidor que armazena o ambiente virtual de aprendizagem da instituio do aluno. Os dispositivos C1 a C7 so chamados de comutadores. Eles so responsveis por reencaminhar os dados pela rede de interconexo da origem ao destino. Para que A se comunique com B, a requisio dever obrigatoriamente ser enviada para C1 e depois ser reencaminhada para o caminho C2 C3 C4 ou C6 C7 , por exemplo, at que chegue ao comutador C5, que entregar a mensagem a B. Rede de interconexo o conjunto de comutadores utilizados para interconectar os dispositivos de origem e destino. Para possibilitar a comunicao, a camada de rede necessita de algum esquema de endereamento que permita a identificao dos dispositivos na rede, como ocorre com a 25

telefonia, em que cada telefone possui um nmero nico que o identifica na rede. No modelo Internet, o esquema de endereamento utiliza endereos IP (exibidos na Figura 2.5). Dessa forma, cada dispositivo da rede possui pelo menos um endereo IP associado.

2.2.4. Camada de Transporte


Enquanto a camada de rede cuida do encaminhamento dos dados pela rede de interconexo, a camada de transporte responsvel pela comunicao fim a fim entre o transmissor e o receptor, permitindo que eles se comuniquem como se existisse uma ligao direta entre eles. Dessa forma, no importa se os dispositivos esto em uma rede local ou se esto em redes geograficamente separadas. Na Figura 2.6, o dispositivo A poderia ser um aluno acessando o ambiente acadmico de sua instituio de ensino (disponvel no dispositivo B) para visualizar as suas notas. A camada de transporte implementa servios que cuidam para que a comunicao entre A e B parea ser direta, com o dispositivo A enviando e B recebendo, como se no existisse a rede de interconexo. Lembrem-se de que o caminho (rota) a ser percorrido na rede de interconexo definido pela camada de rede. A camada de transporte apenas fornece mecanismos que o caminho definido seja realizado de forma transparente.

Figura 2.6: Comunicao fim a fim

26

2.2.5. Camada de Aplicao


A camada mais prxima dos usurios possui servios que fornecem suporte aos aplicativos que faro acesso aos recursos da rede. Enquanto as camadas inferiores esto preocupadas com a comunicao, a camada de aplicao preocupa-se em disponibilizar servios para que os aplicativos possam oferecer aos usurios facilidades e transparncia. Os principais servios dessa camada so a Web, correio eletrnico, transferncia de arquivos, servios de udio e vdeo.

2.3. Arquitetura de Redes de Computadores


A arquitetura de uma rede deve especificar o nmero de camadas, os servios oferecidos por cada nvel, as respectivas interfaces, alm dos protocolos utilizados (MAIA, 2009). O modelo de camadas oferece vrios benefcios para a arquitetura de uma rede de computadores. Porm, existem algumas desvantagens, pois dependendo do nmero de camadas, possvel comprometer o desempenho da rede em funo do nmero de interfaces que os dados tero que passar. Como visto anteriormente, existem algumas arquiteturas de redes que utilizam o modelo de camadas. A seguir so apresentadas duas arquiteturas que dominam o mercado e o meio acadmico: o modelo Internet e o modelo OSI.

2.4. Modelo OSI


Na dcada de 1970 vrios fabricantes estavam desenvolvendo suas prprias arquiteturas de rede e cada um implementava seus prprios padres, que eram incompatveis com os demais fabricantes. Com isso, os usurios deveriam usar sempre os mesmos produtos do mesmo fabricante para evitar problemas de compatibilidade entre sistemas diferentes. No final da dcada de 70 e incio de 80, a International Standards Organization (ISO) formou um comit para desenvolver uma arquitetura de comunicao mundial. A tarefa especial, realizada pelo ISO, foi o desenvolvimento e publicao de um conjunto de padres chamado de modelo de referncia OSI, do ingls Open System Interconnection (Modelo de Interconexo de Sistemas Abertos).

27

Cuidado para no confundir ISO com OSI! So parecidos, mas no iguais. ISO a organizao e OSI o modelo ou o padro publicado por esta.

O Modelo OSI um padro para redes que permite a comunicao de dados entre diferentes sistemas de computadores. Embora os protocolos associados ao modelo OSI raramente sejam usados atualmente, o modelo em si de fato bastante geral e ainda vlido, e as caractersticas descritas em cada camada ainda so muito importantes. O modelo chamado Modelo de Referncia ISO OSI (Open System Interconnection), pois se trata da interconexo de sistemas abertos - ou seja, sistemas que esto abertos comunicao com outros sistemas. O modelo de protocolos OSI um modelo de sete camadas, divididas da seguinte forma: 1 2 3 4 5 6 7

Aplicao Apresentao Sesso Transporte Rede Enlace Fsica

Figura 2.7: Camadas do modelo OSI

As funes das camadas de aplicao, transporte, rede, enlace e fsica so semelhantes ao funcionamento apresentado no modelo de cinco camadas. As camadas de sesso e apresentao so exclusivas do modelo OSI. Na verdade, os servios dessas duas camadas so implementados pelas camadas de aplicao e transporte do modelo de cinco camadas. A camada de Sesso permite que dois computadores diferentes estabeleam uma sesso de comunicao. Com esta camada os dados so marcados de forma que se houver uma 28

falha na rede, quando a rede se tomar disponvel novamente, a comunicao pode reiniciar de onde parou. J a camada de apresentao se difere das camadas mais baixas do modelo OSI, que se preocupam principalmente com a movimentao de bits. A camada de apresentao est relacionada sintaxe e semntica das informaes transmitidas. responsvel pela formatao e traduo dos dados da camada de aplicao para a camada de sesso. Ela tida como a camada "tradutora" da rede. No computador de origem ela traduz o dado no formato do aplicativo para o formato que dever entrar na rede e no computador destino, ela traduz o dado do formato da rede para o formato que o aplicativo deve entender. Alm de tradutora, ela tambm responsvel por gerenciar a segurana dos dados na rede. nesta camada que os dados so criptografados, para serem enviados atravs dos cabos ou linha telefnica. O modelo OSI propriamente dito no uma arquitetura de rede, pois no especifica os servios e os protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer. Por vrios motivos, o modelo OSI no obteve xito comercial devido ao surgimento e rpido crescimento do modelo Internet, detalhado a seguir.

2.5. Modelo Internet (TCP/IP)


Vejamos agora o modelo iniciado na dcada de 1960 na "av" de todas as redes geograficamente distribudas, a ARPANET, e sua sucessora, a Internet. A ARPANET era uma rede de pesquisa patrocinada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). Pouco a pouco, centenas de universidades e instituies pblicas comearam a se conectar na ARPANET usando linhas telefnicas. Quando foram criadas as redes de rdio e satlite, comearam a surgir problemas com os protocolos existentes, o que forou a criao de uma nova arquitetura de referncia. Desse modo, a habilidade para conectar vrias redes de maneira uniforme foi um dos principais objetivos de projeto, desde o incio. Mais tarde, essa arquitetura ficou conhecida como Modelo de Referncia TCP/IP, graas a seus dois principais protocolos (TCP da camada de transporte e IP da camada de rede). 29

A preocupao do Departamento de Defesa dos EUA era que seus computadores poderiam ser destrudos de uma hora para outra. Dessa forma, definiu-se que a rede deveria ser capaz de sobreviver perda de hardware que porventura fossem destrudos, com as conversaes existentes sendo mantidas em atividade. Em outras palavras, o Departamento de Defesa dos EUA queria que as conexes permanecessem intactas enquanto as mquinas de origem e de destino estivessem funcionando, mesmo que algumas mquinas ou linhas de transmisso intermedirias deixassem de operar repentinamente. Alm disso, era necessria uma arquitetura flexvel, capaz de se adaptar a aplicaes com requisitos divergentes como, por exemplo, a transferncia de arquivos e a transmisso de dados de voz em tempo real. Com a evoluo da rede ARPANET, surgiu a rede mundial de computadores e o modelo que atualmente denominado na literatura por modelo Internet. O modelo possui quatro camadas, que podem ser vistas na Figura 2.8. 1 2 3 4 Acesso Rede O modelo Internet no especifica muito bem o que acontece na cada de acesso rede. Deste modo, este nvel deve utilizar uma tecnologia para que os dados sejam enviados fisicamente pela rede. A nica restrio que os protocolos da camada devem possuir suporte para trabalhar com o endereo IP dos dispositivos envolvidos na comunicao.

Aplicao Transporte Internet Acesso Rede

Figura 2.8: Camadas do modelo Internet

Internet A camada Internet permite que os dispositivos injetem os dados (divididos em pacotes) na rede de interconexo e garante que eles trafegaro independentemente at o destino. Os pacotes podem tomar caminhos diferentes na rede e at mesmo chegar ao destino em uma ordem diferente daquela em que foram enviados, obrigando as camadas superiores a reorganiz-los, caso a entrega em ordem seja desejvel. O principal protocolo da camada o IP (do ingls, Internet Protocol) que tem como funes o endereamento dos dispositivos e o roteamento dos pacotes pela rede de interconexo. 30

Transporte Localizada acima da camada Internet, sua funo permitir que os dispositivos de origem e destino mantenham uma conversao, exatamente como acontece na camada de transporte dos modelos OSI e de cinco camadas. Esta camada possui apenas dois protocolos: TCP e UDP (que sero explicados com mais detalhes na aula 7). O TCP (Transmission Control Protocol) um mecanismo de transporte "confivel", pois garante que os dados cheguem ntegros (no danificados e em ordem) ao destino. O TCP utiliza um esquema (que ser visto posteriormente) para checar se os dados conseguiram atingir o dispositivo de destino. O UDP (User Datagram Protocol) um protocolo de transporte "no confivel", pois ele no verifica se os pacotes alcanaram seu destino, e no d qualquer garantia que eles iro chegar na ordem. O UDP tipicamente usado por aplicaes como as de mdia de streaming (udio, vdeo etc.), onde a velocidade mais importante do que confiabilidade. Aplicao No modelo TCP/IP no possumos as camadas de sesso e apresentao. Na camada de aplicao encontramos os protocolos de nveis mais altos que implementam os servios disponveis na Internet (Tabela 2.2). Tabela 2.2: Protocolos da camada de Aplicao Camadas Descrio Servio Web HTTP Servio de transfrencia de arquivos FTP Correio eletrnico SMTP Servio de terminal remoto Telnet Oferece o servio de mapeamento de nomes em endereos de rede. DNS Utilizado no servio de gerencia remota SNMP

2.6. Comparao entre as arquiteturas OSI e Internet


Os modelos OSI e TCP/IP tm muito em comum. Os dois se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes e suas camadas possuem praticamente as mesmas funes. 31

O modelo OSI foi concebido antes de os protocolos correspondentes terem sido criados. Isso significa que o modelo no foi desenvolvido com base em um determinado conjunto de protocolos, o que deixou bastante flexvel e genrico. Com o modelo TCP/IP ocorreu exatamente o contrrio. Como os protocolos e a Internet propriamente dita foram criados primeiro, foi elaborados o modelo com suas camadas e protocolos j em funcionamento. Resumindo as comparaes, apesar dos problemas, o modelo OSI mostrou-se excepcionalmente til para as discusses das redes. Por outro lado, os protocolos OSI jamais conseguiram se tornar populares, exatamente ao contrrio do que ocorre com o modelo Internet, que utilizado em larga escala.

32

You might also like