You are on page 1of 7

O que Hrnia de disco?

Sinnimos: Protuso discal A hrnia de disco ocorre quando todo, ou parte, de um disco na espinha forado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera presso nos nervos vizinhos. Consulte tambm:

Citica

Causas
Os ossos (vrtebras) da coluna vertebral protegem os nervos que se originam no crebro e descem pelas costas formando a medula espinhal. As razes dos nervos so nervos longos que se ramificam a partir da medula espinhal e saem da coluna vertebral entre cada vrtebra.

Vrtebras do corpo humano Os ossos so separados por discos. Esses discos protegem a coluna vertebral e deixam espao entre as vrtebras. Os discos permitem que haja movimento entre as vrtebras, o que permite a voc se curvar ou se alongar.

Os discos separam as vrtebras e protegem a coluna vertebral

Esses discos podem sair do lugar (hrnia) ou se abrir (rompimento) por leso ou esforo. Quando isso acontece, pode haver presso nos nervos espinhais. Isso leva a dor, cibras ou fraqueza. A hrnia de disco ocorre com mais frequncia na parte inferior (regio lombar) da espinha. Os discos do pescoo (cervicais) so afetados em uma porcentagem pequena dos casos. Os discos da parte superior e mdia das costas (torcicos) raramente esto envolvidos.

A radiculopatia qualquer doena que afete a raiz dos nervos espinhais. A hrnia de disco uma causa de radiculopatia. Os discos deslocados ocorrem com mais frequncia em homens de meia-idade ou mais velhos, geralmente aps atividades mais exaustivas. Outros fatores de risco so doenas presentes no nascimento (congnitas) que afetam o tamanho do canal lombar.

Exames
Um histrico e exame fsico cuidadoso quase sempre o primeiro passo para diagnosticar a hrnia de disco. Dependendo de onde voc apresentar os sintomas, o mdico examinar seu pescoo, ombros, braos e mos ou a regio lombar, quadris, pernas e ps. Seu mdico verificar:

Se h dormncia ou perda de sensibilidade Seus reflexos musculares, que podem estar lentos ou ausentes Sua fora muscular, que pode estar reduzida Sua postura ou a maneira como a sua coluna se curva

O mdico tambm poder recomendar que voc:

Sente, levante e caminhe. Enquanto voc caminha, o mdico solicitar que tente andar na ponta dos ps e depois com os calcanhares. Curve-se para frente, para trs e para os lados Movimente o pescoo para frente, para trs e para os lados Erga os ombros, o cotovelo, o punho e a mo e verifique sua fora durante essas trs tarefas

A dor na perna que ocorre, quando voc se senta em uma mesa de exames e levanta a perna esticando-a normalmente, sugere um disco deslocado na regio lombar. Em outro teste, voc deve inclinar a cabea para frente e para os lados enquanto o mdico a pressiona levemente para baixo. O aumento da dor e da dormncia durante esse teste geralmente um sinal de presso em um nervo do seu pescoo.

Exames de diagnstico

Pode ser feita uma eletromiografia para determinar exatamente a raiz de nervo em questo. O mielograma pode ser usado para determinar o tamanho e a localizao da hrnia de disco. O teste de velocidade de conduo do nervo pode ser feito. A ressonncia magntica ou a tomografia computadorizada da coluna evidenciam a presso sobre o canal espinhal pela hrnia de disco. Pode ser feito um raio X da coluna para excluir outras causas de dor nas costas ou no pescoo. Entretanto, no possvel diagnosticar uma hrnia de disco apenas com uma radiografia de coluna.

Voltar ao topo

viso geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognstico) preveno encontre um mdico

Sintomas de Hrnia de disco


A dor lombar ou no pescoo pode ter sensaes bem diferentes. Pode ser formigamento suave, dor surda ou dor com queimao ou pulsante. Em alguns casos, a dor to forte que voc no consegue se mexer. Voc tambm pode sentir dormncia. A dor da hrnia de disco ocorre mais frequentemente em um lado do corpo.

Com uma hrnia de disco na regio lombar, voc poder sentir uma dor aguda em uma parte da perna, quadril ou ndegas, e dormncia em outras partes. Voc tambm pode sentir dor ou dormncia na parte posterior da panturrilha ou na planta do p. Pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.

Com uma hrnia de disco no pescoo, talvez voc sinta dor ao mover o pescoo, dor profunda prxima escpula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o brao, antebrao ou dedos (raramente). Voc tambm pode sentir dormncia nos ombros, cotovelo, antebrao e dedos.

A dor da hrnia de disco em geral comea gradualmente. Ela pode piorar:


Depois de ficar em p ou sentar Durante a noite Ao espirrar, tossir ou rir Ao se dobrar para trs ou andar mais do que alguns metros

Voc tambm pode sentir fraqueza em certos msculos. s vezes, voc pode at nem perceber at que seu mdico o examine. Em outros casos, pode ser difcil levantar a perna ou o brao, ficar na ponta de um dos ps, apertar forte com uma das mos ou outros problemas. Em geral, a dor, a dormncia ou a fraqueza provocada pela hrnia de disco desaparecem ou melhoram muito em um perodo de semanas a meses.

Buscando ajuda mdica


Ligue para seu mdico se:

Voc apresentar uma dor forte nas costas que no passa Se tiver qualquer dormncia, perda de movimento, fraqueza ou alteraes de hbitos urinrios e intestinais

Voltar ao topo

viso geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognstico) preveno encontre um mdico

Tratamento de Hrnia de disco


O primeiro tratamento para a hrnia de disco um perodo curto de repouso com medicamentos analgsicos, seguido por fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais. Poucas pessoas precisaro de mais tratamento, que pode incluir injees de esteroides ou cirurgia.

Medicamentos
As pessoas que sofreram um deslocamento de disco sbito causado por leso (como um acidente de carro ou levantamento de objeto pesado) recebero medicamentos anti-

inflamatrios (AINEs) e drogas analgsicas narcticas se apresentarem dor forte nas costas e na perna. Se voc tiver espasmos nas costas, provavelmente receber relaxantes musculares. Em raras ocasies, podem ser receitados esteroides, tanto em comprimidos quanto diretamente no sangue por via intravenosa. Os AINEs so usados para controlar a dor a longo prazo, mas podem ser receitados narcticos caso a dor no responda aos anti-inflamatrios.

Mudanas no estilo de vida


Dieta e exerccios so cruciais para melhorar a dor nas costas de pacientes com excesso de peso. A fisioterapia importante para quase todas as pessoas com hrnia de disco. Os terapeutas ensinam como levantar objetos, se vestir, caminhar e realizar outras atividades corretamente. Eles trabalham para fortalecer os msculos que ajudam a sustentar a coluna. Voc tambm aprender a aumentar a flexibilidade de sua coluna e das pernas. Pode ser recomendvel reduzir a atividade nos primeiros dias. Depois, retome lentamente suas atividades normais. Evite levantar muito peso ou torcer as costas nas primeiras seis semanas aps o incio da dor. Depois de duas a trs semanas, volte a se exercitar gradualmente.

Injees
As injees de esteroides nas costas na regio da hrnia de disco podem ajudar a controlar a dor por vrios meses. Essas injees ajudam a reduzir o inchao ao redor do disco e a aliviar muitos sintomas. As injees espinhais normalmente so aplicadas no consultrio mdico, usando raio X ou fluoroscopia para localizar a rea onde a injeo necessria.

Cirurgia
A cirurgia pode ser uma opo para os poucos pacientes cujos sintomas no desaparecem com outros tratamentos e ao longo do tempo.

Na cirurgia, a parte herniada do disco removida Pergunte a seu mdico quais so as melhores opes de tratamento para voc. Saiba mais

Novo tratamento da hrnia de disco afasta dores e possvel cirurgia Hrnia de disco: acompanhamento fsico e psicolgico fundamental

Voltar ao topo

viso geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognstico) preveno encontre um mdico

Expectativas
A maioria das pessoas com hrnia de disco melhora com o tratamento. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois do tratamento. Pode levar vrios meses at um ano ou mais para a retomada de todas as atividades sem que haja dor ou tenso nas costas. As pessoas que exercem funes que implicam tenso nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de atividade laboral para evitar novas leses nas costas.

Complicaes possveis

Entre as complicaes da hrnia de disco esto: -Dor nas costas a longo prazo;Perda de movimento ou de sensibilidade nas pernas e nos ps;Perda de funcionalidade de intestinos e bexiga;Leso medular permanente (muito raro); Saiba mais

Hrnia de disco pode causar disfuno sexual

Voltar ao topo

viso geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognstico) preveno encontre um mdico

Preveno
Algumas medidas podem prevenir a hrnia de disco: Obter segurana no trabalho e lazer, usando tcnicas adequadas de levantamento de peso e controle do peso corporal em algumas pessoas para prevenir leses nas costas. Alguns mdicos recomendam o uso de rteses para as costas para ajudar a sustentar a coluna. Essas rteses podem ajudar a prevenir leses em pessoas que tm que carregar objetos pesados no trabalho. Porm, o uso excessivo desses dispositivos pode enfraquecer os msculos abdominais e das costas, piorando o problema. Saiba mais

Dez hbitos para prevenir a hrnia de disco

Voltar ao topo Fontes e referncias:

Chou R, Huffman LH. Medications for acute and chronic low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society/American College of Physicians clinical practice guideline. Ann Intern Med. 2007;147:505-514. Chou R, Huffman LH. Nonpharmacologic therapies for acute and chronic low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society/American College of Physicians clinical practice guideline. Ann Intern Med. 2007;147:492-504. Jegede KA, Ndu A, Grauer JN. Contemporary management of symptomatic lumbar disc herniations. Orthop Clin North Am. 2010;41:217-224. Chou R, Atlas SJ, Stanos SP, Rosenquist RW. Nonsurgical interventional therapies for low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society clinical practice guideline. Spine. 2009;34(10):1078-93. Review.

You might also like