You are on page 1of 4

Slide 01: Apesar de raro (corresponde a cerca de 1% dos cnceres em homens), o cncer de testculo a neoplasia maligna mais comum

um em homens entre 20 e 35 anos. Incidncia: 2,8 4.5 casos/100 mil habitantes (BR 2,2); aumento lento e progressivo (3% ao ano) maior notificao? Mortalidade: em decrscimo acentuado (1950 60%, hoje 10%), devido: Melhor conhecimento da Histria Natural da Doena; Melhor conhecimento da Anatomia/Exames de Imagem; So tumores sensveis a QT e RT (evoluo desses mtodos) Slide 02: Mais comum em brancos (4,5 x mais do que em negros), e em zona urbana; Apresenta trs picos de incidncia: o De 0 a 10 anos; o Dos 20 aos 30 anos; o A partir dos 60 anos (literatura fala que oitava-nona dcada)

Slide 03: 90% tem origem nas clulas germinativas (seminomas e tu no seminomatosos), e so geralmente unilaterais; 10% restantes: linhagens no germinativas ou do estroma gonadal

FIGURA: s mostrar o que interstcio/cls germinativas Slide 04: A causa desconhecida, porm diversos fatores (congnitos e adquiridos) esto associados ao surgimento do tumor: Criptorquidismo (testculo oculto): principal associao, elevando o risco de 2,5 a 11 vezes. Maior incidncia no testculo criptrquico, embora 5-10% possam ocorrer no testculo contralateral. De todos os pacientes com cncer de testculo, 7 a 10% tem histria de criptorquidismo. Risco de malignidade depende da posio: intra-abdominal (1 em 20), inguinal (1 em 80). OBS: A orquipexia (colocar na posio normal) no altera o potencial maligno, mas facilita o exame e identificao do tumor!!! Atrofia testicular deve-se examinar regularmente Infeco viral prvia mecanismo desconhecido, mas sabe-se que tem relao (ex: citomegalovrus); Neoplasia intratubular mais detalhes adiante; Administrao de estrgeno externo me durante a gestao; Delees no brao curto do cromossomo 12; Histrico familiar; Traumatismos (controverso); Microcalcificaes (controverso) Slide 05: A classificao adotada ser a da OMS, de 2004. Focaremos tumores de cl germinativas, responsveis pela grande maioria dos casos. Falar que existem outros tipos, que so mais raros.

Slide 06: o esquema t timo, vejam e depois leiam =) Durante o desenvolvimento embrionrio, as cls germinativas totipotentes podem percorrer as vias de diferenciao normal e transformar-se em espermatcitos; Vias anormais geram seminomas ou carcinoma embrionrio; Se sofre diferenciao anormal ao longo das vias INTRAEMBRIONRIAS -> teratomas; EXTRAEMBRIONRIAS -> coriocarcinoma ou tumor do saco vitelino, de acordo com a via (trofoblstica ou do saco vitelino, respectivamente)

Slide 07: Seminomas correspondem a 60% dos tumores de clulas germinativas; Classificado em: o Seminoma Clssico Pico de incidncia: 4 dcada; Engloba 85% de todos os seminomas; Tumor bem delimitado, de crescimento expansivo, branco amarelado, homogneo e, em geral, sem evidncia de necrose e hemorragia. o Seminoma Espermatoctico Pico de incidncia: aps os 50 anos; 5 10% dos seminomas; Baixo potencial metasttico (bom prognstico) o Seminoma Anaplsico Pico de incidncia: 4 dcada (assim como o clssico); 5 10% dos seminomas; Grande potencial agressivo (alto ndice mittico e grande potencial de invaso local e de desenvolvimento de metstases)

Slide 08: mostrar a primeira figura, que do seminoma clssico. J coloquei as caractersticas no slide anterior (a figura de baixo no precisa comentar agora keep calm) Slide 09: Tumores no seminomatosos (40% dos tumores germinativos) Maior incidncia na 3 dcada, com pico aos 25 anos de idade Desenvolvem-se a partir de clulas germinativas imaturas ou totipotentes Produzem marcadores tumorais (o prximo apresentador vai comentar melhor) Rpida velocidade de crescimento Alto potencial de agressividade biolgica Invaso direta: cordo inguinal, epiddimo e tnica albugnea; 3 x tendncia a metastatizar que o seminoma Slide 10: Carcinoma de clulas embrionrias (20% dos no seminomatosos) Formado por clulas em estgios mais primrios de evoluo Variante tipo adulto: Tumor mais frequente em pacientes com 35 anos Produzem HCG e AFP Mais comum em tipo misto Variante tipo infantil (tumor do saco vitelino) Tumor mais frequente de lactentes e crianas; Produzem AFP

Agora fale da figura: olha a diferena pro seminoma! Presena de hemorragia e reas de necrose. Slide 11: Teratoma (5%) Derivado dos trs folhetos germinativos, em vrios estgios de maturao e diferenciao (FIGURA: testculo est muito aumentado de volume e deformado. O tecido neoplsico assume vrios aspectos: reas homogneas amareladas (provavelmente tecido pouco diferenciado), cistos, tecido fibroso, ilhotas esbranquiadas (cartilagem?), o que prprio de um tumor originado nos trs folhetos embrionrios.) Podem ser maduros ou imaturos Teratoma maligno: degenerao maligna de um de seus componentes Sem marcadores sricos especficos Crianas 2 tumor puro mais comum da criana Geralmente maduros No apresentam metstases Ps-puberdade Apresentam sempre comportamento clnico maligno Slide 12: Coriocarcioma (<1 %) O coriocarcinoma puro raro Produz HCG Leses intratesticulares, com hemorragia central Comportamento extremamente agressivo, mesmo em tumores pequenos, com progresso hematognica precoce Slide 13: s falar que comum a associao de dois ou mais tipos histolgicos e citar dois ou trs exemplos (o mais comum o teratocarcinoma) Poliembrioma um tumor puro, muito raro. Slide 14: Carcinoma in situ (neoplasia intratubular): Leso precursora da neoplasia invasiva testicular, para todos os tipos histolgicos de seminomas/no-seminomas, com tempo mdio de progresso de 05 anos e risco de malignidade de 50% Berthesen et al (1982): 5,2% com cncer testicular unilateral apresentavam CIS no testculo contralateral; Quando investigar? Se tiver atrofia contralateral ou microlitase ultrassnica. importante investigar, pois a deteco nesse estgio permitir maior chance de cura, com terapia menos mutiladora (rxt j resolve) Slide 15 (seria bom passar para a segunda pessoa) Rpida velocidade de crescimento, com tempo de duplicao entre 30 e 40 dias. No entanto, a maioria dos casos apresentam-se como doena localizada ao diagnstico. Desenvolvimento de metstases Mais comum e mais rpida no tumor no seminomatoso (3x mais que seminoma); Disseminao linftica a via de regra para tumor metasttico:

O local primrio de progresso: Testculo D (regio nteraortocaval, ao nvel do hilo renal D) X Testculo E (regio paraval, ao nvel do hilo renal E) falar que, como o testculo tem origem embrionria comum com os rins, na regio dos hilos renais que concentram-se os ln acometidos (a propagao atravs dos ln retroperitoniais). Stios acometidos: de l, seguem para mediastino e regio ilaca. Retroperitnio a regio mais atingida, mas em fases avanadas, pode atingir (ordem decrescente): pulmo, fgado, crebro, osso, rins, suprarrenais... Disseminao hematognica: ocorre no coriocarcinoma, atingindo mais comumente pulmes e bao.

You might also like