You are on page 1of 32

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto Cincias Biomdicas


Cincias Biolgicas: Modalidade Mdica
Integrao I 2013.2 Prof. Marcela F. Lopes

R. Lee Reinhardt, Alexander Khoruts, Rebeca Merica, Traci Zell & Marc K. Jenkins
Department of Microbiology, and Department of Medicine, Center for Immunology, University of Minnesota School.

Daniel Mattos Flvia Pinheiro dos Santos Leandro Coelho

Juliana Ribeiro Wagner Viana

2013

introduo

introduo

OBjeTIVOS GERAIS Objetivos gerais


Analisar a migrao, ativao e funo das clulas T CD4 no decorrer de uma infeco.

introduo

Ovalbumina peptdeo
um antgeno proteico que pode levar a eventos imunolgicos distintos: induo de tolerncia ou imunizao.

Ovalbumina peptdeo

Dose e frequncia Natureza e forma de administrao Idade e aspectos genticos

Ovalbumina peptdeo
O trnsito gastrintestinal e absoro do antgeno pelo organismo tambm alterado de acordo como a forma de administrao da Ovalbumina peptdeo (OVAp). As diferenas encontradas na biodistribuio da OVAp livre ou encapsulada podem representar mecanismos que determinem a induo ou no da tolerncia.

Lps
O LPS lipopolissacardeo. conhecido como

Molculas ligadas por uma ligao covalente.

Lps

Lps
Contribuem para a integridade estrutural da bactria, protegendo a membrana de certos tipos qumicos.
Endotoxina: provoca forte resposta por parte de sistemas imunitrios animais normais. Induzindo na liberao de TNF, produzidos por macrfagos e micrbios (LPS). Media processos de inflamao aguda.

introduo

Bruce Beutler
estava procura de um receptor que pode ligar o produto bacteriano, lipopolissacardeo (LPS), o que envolve a hiperestimulao do sistema Quando se liga LPS, os sinais so ativados que causam inflamao. Estes

imunolgico.

dados indicam que os


mamferos e as moscas de fruta usam molculas similares para ativar a imunidade inata quando se deparam com microrganismos

patognicos.

PENSA-SE...
...sobre a dependncia de clulas T CD4 imaturas que proliferam na resposta de memria ao produzir linfocinas antimicrobianas e migrao em stios de infeco.

TEC. LINFOIDES 2 Bao Ndulos Linfoides

OUTROS TECIDOS:
Glndulas Salivares

Timo Fgado Pulmo Intestino Crebro Rim

Linfide Secundrio + outros tecidos

Interferon

gama

Mediadores da imunidade natural Interferon gama uma citocina importante produzida primariamente pelas clulas Th1. Era originalmente chamada fator ativador dos macrfagos (Maf). chamado IFN imune, sendo produzido por clulas T efetoras, surgindo aps uma resposta imune adaptativa.

CD25 Clulas T reguladoras (CD25) um marcador para identificar os linfcitos CD4 + FoxP3 + clulas T reguladoras; grande proporo de clulas T de memria em repouso expressam constitutivamente CD25 em seres humanos. Modulam o sistema imunolgico, mantendo a tolerncia do antgeno.

CONCLUSO
A resposta imunolgica pela via da imunidade adaptativa mais eficiente em conjunto com a imunidade inata (possivelmente pela inflamao).
Existe a formao de clulas T CD4+ de memria, apenas na presena de LPS + antgeno especfico que iro se alojar sistematicamente, mantendo uma populao de clulas T CD4+ de memria nos linfonodos, para proliferao e uma populao que permanecer na circulao sangunea, e essas populaes podem se comunicar atravs do bao.

CONCLUSO

As clulas T de memria produzem diferentes citocinas dependendo de onde essas clulas se alojam, mostrando assim que elas possuem diferentes funes nas resposta imunolgica.

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Instituto Cincias Biomdicas
Cincias Biolgicas: Modalidade Mdica
Integrao I 2013.2 Prof. Marcela F. Lopes

Efeitos imunolgicos da administrao oral de ovalbumina encapsulada em lipossomas


http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/CMFC-7SNNB8

Bruce Beutler
- http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2011/press.html

Understanding how lipopolysaccharide impacts CD4 T-cell immunity - McAleer JP, Vella AT.
Source Department of Immunology, University of Connecticut Health Center, Farmington, CT, USA.

Expresso CD45RB refina delineao de clulas T CD4 de memria e ajuda a compreender o seu desenvolvimento Stephan M Caucheteux, Souheil A younes e William E
Paul NIAID, NIH. Expression of CD45RB functinally distinguishes intestinal T lympocytes in inflammatory bowel diease Tessa ten Hove, Anjo A. te Velde.

FIM!

TECIDOS

Para quase metade dessas doenas, as vacinas so acrescidas de um composto, o hidrxido de alumnio (alum) que, embora largamente utilizado em humanos, tem potencial de desencadear alergias, segundo Momtchilo Russo, do Departamento de Imunologia da Universidade de So Paulo (USP).

Esse trabalho mostra que esse potencial alrgico do alum pode ser minimizado com a adio de um componente bacteriano, o lipopolissacardeo (LPS). Tanto o alum quanto o LPS so considerados adjuvantes por intensificarem as reaes imunolgicas, levando produo de anticorpos e/ou estmulo de clulas.

Observado uma tpica curva dose-resposta: quantidade de LPS = o nmero de clulas infiltrantes no pulmo o nvel da produo das citocinas IL-5 e IL-13, relacionadas com as respostas alrgicas, LPS foi capaz de prevenir a inflamao alrgica. Abrem a possibilidade de inibir reaes alrgicas sem fazer com que o sistema polarize, que o caso das hipersensibilidades, que podem matar e so os extremos da imunologia: causam tanto doenas alrgicas quanto autoimunes

You might also like