You are on page 1of 54

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.

br

Apresentao

O MOVIMENTO MODERNISTA

No vigsimo aniversrio da Semana de Arte Moderna - a semana de 13 a 17 de fevereiro de 1922, em que o modernismo foi apresentado como uma ruptura com os padres estticos em voga - Mrio de Andrade escreveu uma srie de quatro artigos para O Estado de S. Paulo sobre o movimento. Ele no enfocou apenas a semana, que se iniciou na Segundafeira, 13 de fevereiro, no Teatro Municipal, com uma exposio de artes plsticas do saguo do teatro, que o diplomata Graa Aranha reconhecia que seria, para muitos, uma "exposio dos horrores" - quadros de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Zina Aita, J.F. de Almeida Prado, Vicente do Rego Monteiro, esculturas de Victor Brecheret. Seguiram-se nmeros

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/apresentacao.htm (1 of 2)8/5/2005 02:13:25

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

musicais de autores modernos, interpretados por Ernani Braga, ilustrando a conferncia de Graa Aranha. Ronald de Carvalho, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida declamaram seus poemas. Sergio Milliet Os declamou em francs. Yvonne Daumerie danou e Guiomar Novaes tocou piano. A segunda parte foi dedicada msica. Trs peas de Villa-Lobos foram executadas em meio a vaias. O autor, de casaca e chinelo, provocara ainda mais as iras do pblico. A violinista Paulina d'Ambrsio chorou no palco. Um escndalo completo.

O Teatro Municipal, 1922. Arquivo-Light-SP

Mrio de Andrade traou um amplo panorama das tendncias que se agruparam e os sentimentos que impulsionava uma dezena de jovens escritores e artistas paulistas levando exploso da Semana de Arte Moderna.

Mulata. Di Cavalcanti

O Farol. Anita Malfatti

Verso para impresso


Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/apresentacao.htm (2 of 2)8/5/2005 02:13:25

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo I

Parte I

Parte II

Parte III

Faz vinte anos, este ms de fevereiro, que se realizou no Teatro Municipal, a Semana de Arte Moderna. todo um passado longnquo de que sorrio sem medo, mas que me assombra um pouco tambm. Foi gostoso, ficou bonito, mas como tive coragem para participar daquilo! certo que com minhas experincias artsticas muito venho escandalizando essa minoria que a intelectualidade do meu pas, mas, na realidade, feitas em artigos e livros, minhas experincias como que no se executam in anima nobile. No estou de corpo presente e isso desencaminha o choque da estupidez.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index.htm (1 of 3)8/5/2005 02:13:53

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Programa doTeatro Municipal, segundo Festival da Semana de Arte Moderna, 1922

Mas como tive coragem para dizer versos ante uma assuada to singular, que eu no escutava do palco o que Paulo Prado me gritava da primeira fila das poltronas?... Como pude fazer uma hrrida conferncia na escadaria do teatro, cercado de annimos que me caoavam e ofendiam a valer?... O meu mrito de participante mrito alheio: fui encorajado, fui enceguecido pelo entusiasmo dos outros. Apesar da confiana, absolutamente firme que tinha na esttica renovadora, eu no teria foras para arrostar aquela tempestade de achincalhes. E se agentei o tranco foi porque estava delirando. O entusiasmo dos outros me embebedava, no o meu. Por mim teria cedido. Digo que teria cedido, mas apenas nessa parte espetacular do movimento modernista. Com ou sem a Semana, minha vida intelectual seria o que tem sido. A Semana marca uma data, isso inegvel. uma data que envaidece recordar. Mas o certo que a preconcincia primeiro, e em seguida a convico de uma arte nova, de um esprito novo, desde pelo menos seis anos viera se Anita Malfatti definindo no... sentimento de um grupinho de intelectuais, aqui. Do primeiro, foi um fenmeno estritamente sentimental, uma intuio divinatria, um... estado de poesia. Com efeito: educados na plstica "histrica", sabendo quando muito da existncia dos primeiros impressionistas, ignorando Czanne, o que nos levou a aderir incondicionalmente exposio de Anita Malfatti, em plena guerra europia, mostrando quadros expressionistas e cubistas? Parece absurdo, mas aqueles quadros foram para mim a revelao. E delirvamos diante do Homem Amarelo, a Estudanta Russa, a Mulher dos Cabelos Verdes. E ao Homem Amarelo eu dedicava um soneto parnasianssimo... ramos assim. Pouco depois, Menotti del Picchia e Osvaldo de Andrade, descobriram Brecheret no seu exlio do Palcio das Indstrias. E fazamos verdadeiras "rveries" simbolistizantes em frente da simblica exasperada e das estilizaes decorativas do "gnio". Porque Brecheret era para ns no
http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index.htm (2 of 3)8/5/2005 02:13:53

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

mnimo um gnio. Este era o mnimo com que podamos nos contentar, tais os entusiasmos a que ele nos sacudia. E Brecheret ia ser em breve o gatilho que faria Paulicia Desvairada estourar. Eu passara esse ano de 1920 sem fazer mais poesia. Tinha cadernos e cadernos de cousas parnasianas e algumas simbolistas, mas tudo acabara por me desagradar. Na minha cultura desarvorada, j conhecia at Marinetti, mas repudiava a maioria dos princpios futuristas, como j escrevera no Jornal dos Debates, de Pinheiro da Cunha. S ento que descobri Verhaeren, desculpem, e foi o deslumbramento. Concebi fazer um livro de poesias modernas em verso livre, sobre a minha cidade. Tentei, no veio nada que me interessasse. Tentei mais e nada. Os meses passavam numa angstia, numa insuficincia feroz. Ser que a poesia tinha se acabado em mim?... E eu me acordava insofrido. Menotti del Pichia, 1917 A isso se ajuntavam dificuldades morais e vitais de toda espcie, foi ano de sofrimento muito. J ganhava para viver folgado, mas o ganho fugia em livros e eu me estrepava em arranjos financeiros temveis. Estava criando fama de professor bom e fazia esforos para que meus alunos de Conservatrio passassem com notas altas. Em casa o clima era torvo. Se me e irmos no me amolavam com as minhas "loucuras", o resto da famlia me retalhava sem piedade. Tinha discusses brutas em que os desaforos mtuos no raro chegavam quele ponto de arrebentao que... por que ser que a arte os provoca!... A briga era brava e, se no me abatia nada, me deixava em dio, mesmo dio.

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index.htm (3 of 3)8/5/2005 02:13:53

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo I

Parte I

Parte II

Parte III

Foi quando Brecheret me concedeu passar em bronze um gesto dele que eu adorava, uma cabea de Cristo. Mas "com que roupa"? eu devia os olhos da cara! No hesitei, fiz mais conchavos financeiros e afinal pude desembrulhar em casa a minha Cabea de Cristo. A notcia correu num timo, e a parentada que morava pegado, invadiu a casa para ver. E brigar. Aquilo at era pecado mortal, onde se viu Cristo de trancinha! era feio, medonho! Fiquei alucinado, palavra de honra. Minha vontade era matar. Jantei por dentro, num estado inimaginvel de estraalho. Depois subi para o quarto, era noitinha, na inteno de me arranjar, sair, espairecer um bocado, botar uma bomba no centro do mundo, nem sei. Sei que cheguei sacada, olhando sem ver o meu Largo do Paissandu. Rudos, luzes, falas abertas subindo dos choferes de aluguel. Estava aparentemente calmo. No sei o que me deu... Cheguei na secretaria, abri um caderno, escrevi o ttulo em que jamais pensara, Paulicia Desvairada. O estouro chegara afinal, depois de quase ano de angstias interrogativas. Entre exames, desgostos, dvidas, brigas, em poucos dias estava jogado no papel um discurso brbaro, duas vezes maior talvez do que isso que o trabalho de arte fez um livro. Victor Brecheret Mais tarde, eu sistematizaria este processo de separao ntida entre o estado de poesia e o estado de arte, para a composio dos meus poemas "dirigidos", as lendas, por exemplo, o abrasileiramento lingstico de combate. Escolhido o tema, por meio das excitaes psicolgicas sabidas, preparar o advento do estado de poesia. Se este chega (quantas vezes no chegou...) escrever sem coao de espcie alguma, tudo o que me chega at a mo - a "sinceridade"

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index2.htm (1 of 3)8/5/2005 02:14:13

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

do indivduo. E s em seguida, na calma, o trabalho penoso e lento da arte - a "sinceridade" da obra de arte, coletiva e funcional, mil vezes mais importante que eu... Quem teve a idia da Semana? Por mim no sei quem foi, s posso garantir que no fui eu. O mais importante era decidir e poder realizar a idia. E o autor verdadeiro da Semana de Arte Moderna foi Paulo Prado. E s mesmo uma figura como ele e uma cidade como So Paulo, poderiam fazer o movimento modernista e objetiv-lo na Semana.

Foto do grupo: Da esquerda p/ a direita: Couto de Barros, Manuel Bandeira, Mrio de Andrade, Paulo Prado, Ren Thiollier, Graa Aranha, Manuel Villaboim, Golfredo Silva Telles, Candido Motta Filho, Rubens Borba de Moraes, Luis Aranha, Tcito de Almeida, Oswald de Andrade. Houve tempo em que alguns escritores do Rio, cuidaram de transplantar para a Capital as razes do movimento, estribados nas manifestaes simbolistas e post-simbolistas, que existiam por l. Existiam, inegvel. Aqui, esse ambiente s fermentava em Guilherme de Almeida, e num Di Cavalcanti pastelista, "menestrel dos tons velados", como o apelidei numa dedicatria esdrxula. Mas eu creio ser um engano esse evolucionismo a todo transe, que lembra nomes de Nestor Vtor ou Adelino Magalhes, como elos ou precursores. Seria mais lgico evocar Manuel Bandeira com o Carnaval.

No. O modernismo no Brasil foi uma ruptura, foi um abandono consciente de princpios e de tcnicas, foi uma revolta contra a intelligensia nacional. mais possvel imaginar que o estado de guerra da Europa tivesse preparado em ns um esprito de guerra. E as modas que revestiram este esprito foram diretamente importadas da Europa. Quanto a dizer que ramos antinacionalistas, apenas bobagem ridcula. esquecer todo o movimento regionalista aberto anteriormente pela Revista do Brasil primeira fase, todo o movimento editorial de Monteiro Lobato, a arquitetura e at urbanismo (Dubugras) neo-colonial aqui nascidos. Isso sim eram razes engrossadas desde o incio da guerra. Mas o esprito e as modas foram diretamente importados da Europa.

Manoel Bandeira

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index2.htm (2 of 3)8/5/2005 02:14:13

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo I Ora So Paulo estava muito mais "ao par" que o Rio de Janeiro. E, socialmente falando, o modernismo s podia ser importado por So Paulo e arrebentar aqui. Havia uma diferena profunda, j agora pouco sensvel, entre Rio e So Paulo. O Rio era muito mais internacinal, como norma de vida exterior. Est claro: capital do pas, porto de mar, o Rio tem um internacionalismo ingnito. So Paulo era muito mais "moderna" porm, fruto necessrio da economia do caf e do industrialismo conseqente. Ingenitamente provinciana, conservando at agora um esprito provinciano servil, bem denunciado na poltica. So Paulo ao mesmo tempo estava, pela sua atualidade comercial e sua industrializao, em contato, se menos social, mais espiritual (no falo "cultural") e tcnico com a atualidade do mundo. mesmo de assombrar como o Rio mantm, dentro da sua malcia de cidade internacional, um ruralismo, um carter tradicional muito maiores que So Paulo. O Rio dessas cidades em que no s permanece indissolvel o "exotismo" nacional (o que prova de vitalidade do seu carter), mas a interpenetrao entre o rural e o urbano. Cousa impossvel de achar em So Paulo, como funcionalidade permanente. Como Belm, o Recife, a Cidade do Salvador, apesar do seu urbanismo rescendante, o Rio ainda uma cidade... folclrica. Em So Paulo o exotismo folclrico no freqenta a Rua Quinze.
http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index3.htm (1 of 3)8/5/2005 02:14:28

Parte I

Parte II

Parte III

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Vive em ncleos mortos, no funcionais, abastardados na separao, Santa Isabel. Carapicuiba. Ora no Rio malicioso, uma exposio com a de Anita Malfatti, podia ter reaes publicitrias, mas ningum se deixava levar. Na So Paulo sem malcia, criou uma religio. Com seus Neros tambm... O artigo "contra" de Monteiro Lobato, embora fosse apenas uma baladilha zangadinha, sacudiu uma populao, modificou uma vida. Junto disso, o movimento renovador era nitidamente aristocrtico. Pelo seu carter de jogo arriscado, pelo seu esprito aventureiro, pelo seu internacionalismo modernista, pelo seu nacionalismo embrabecido, pela gratuidade antipopular, era uma aristocracia do esprito. Era natural que a alta e a pequena burguesia o temessem. Paulo Prado, ao mesmo tempo que um dos expoentes da aristocracia intelectual paulista, era uma das figuras principais da nossa aristocracia tradicional. E foi por tudo isto que ele pde medir bem o que havia de aventureiro, de exerccio do perigo no movimento, e arriscar a sua responsabilidade intelectual e tradicional na aventura. Uma cousa dessas seria impossvel no Rio, onde no existe aristocracia tradicional, mas apenas sita burguesia riqussima. E esta no podia encampar um movimento que lhe destrua o esprito conservador e conformista. A burguesia nunca soube perder e isso que a perde. E aqui foi isso mesmo. Se Paulo Prado, com a sua autoridade intelectual e tradicional, abriu a lista das contribuies e arrastou atrs de si os seus pares e... alguns outros que a sua figura dominava, a burguesia protestou e vaiou. Tanto a burguesia de classe como a do esprito.

Nu com toalha Victor Brecheret

Grupo: Otvio Tarqunio de Souza, Jos Lins do Rego, Paulo prado, Jos Amrico de Almeida e Gilberto Freire. Ao lado: Paulo Prado

delicioso lembrar que Amadeu Amaral, um dos espritos mais aristocrticos que So Paulo j produziu, embora retrado pelo muito que o maltratavam alguns de ns, nos via compreensivamente. A ele eu devo o Estado de S. Paulo no ter estraalhado Paulicia. Saiu-se de suas ocupaes e escreveu ele mesmo a nota sobre o livro, severa mas reconhecendo o direito da experincia. Em compensao a burguesia semiculta (a aristocracia era inculta: e j irresponsvel na sua decadncia de ento), essa espcie de intelectualidade rptil que abastece as cidades e acaba onde as cidades acabam, com que violncia de fulgir e se defender, arremeteu contra ns! Hoje, irnico

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index3.htm (2 of 3)8/5/2005 02:14:28

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

evocar os nomes que brilharam lunarmente, iluminados pelo brilho prprio de um estado de esprito coletivo. Tanto os contra como os favorveis. Destes, os que no desapareceram na poeira de outros caminhos, tornaram-se figuras visveis da inteligncia nacional. Dos contrrios, os que tinham valor acabaram aceitando, e muitos aderindo ao movimento renovador. Os outros continuaram pura inteligncia de abastecimento urbano. O nome deles acaba onde a cidade acaba.

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap1/index3.htm (3 of 3)8/5/2005 02:14:28

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo II

Parte I

Parte II

Parte III

Caricatura de Srgio Milliet por Hilde Weber

Na verdade, o perodo "herico" do movimento que traria to maior necessidade coletiva s artes nacionais, foi esse iniciado com a exposio expressionista de Anita Malfatti e acabado com a "festa" da Semana de Arte Moderna. Durante essa meia dzia de anos fomos realmente puros e livres, desinteressados, vivendo numa unio iluminada e sentimental das mais sublimes. Isolados do mundo, caoados, achincalhados, malditos, ningum pode imaginar o delrio de grandeza e convencimento pessoal com que reagimos. O estado de exaltao gozado em que vivamos era insopitvel. Qualquer pgina de qualquer um de ns jogava os outros a acomodaes prodigiosas, mas aquilo era genial!

E eram aquelas fugas desabaladas dentro da noite, na cadillac verde de Osvaldo de Andrade, para ir ler as nossas obras-primas em Santos, no Alto da Serra, na Ilha das Palmas... E os nossos encontros tardinha na redao de Papel e Tinta... E a falange engrossando com Srgio Milliet e Rubens Borba de Morais, chegados da Europa... E a adeso, no Rio, de um Manuel Bandeira... E as convulses de idealismo a que nos levava o Homem e a Morte de Menotti del Picchia... E o descobrimento assombrado de que existiam em So Paulo, quadros de Lasar Segall, j muito querido atravs de revistas de arte alems... E Di Cavalcanti, um dos homens mais inteligentes que conheci, com os seus desenhos j ento duma acidez destruidora. Tudo gnios, tudo obras-primas geniais... Apenas Srgio Milliet punha um certo mal-estar no incndio com a sua serenidade equilibrada... E o filsofo do grupo, Couto de Barros, pingando ilhas de conscincia em ns, quando no meio da discusso, perguntava mansinho: Mas qual o critrio que voc tem da palavra "essencial", ou - 'Mas qual o conceito que voc faz do "belo horrvel"...
http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index.htm (1 of 3)8/5/2005 02:14:37

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Zina Aita... John Graz... Projetos que iluminavam o mundo...

Petrpolis-Homens Trabalhando, 1922 Zina Aita

Di Cavalcanti

ramos uns puros. Mesmo cercados de repulsa cotidiana, a sade mental de quase todos ns nos impedia qualquer cultivo da dor. Nisso talvez as teorias futuristas tivessem uma influncia nica e benfica sobre ns. Ningum pensava em sacrifcio, nenhum se imaginava mrtir: ramos uma arrancada de heris convencidos, uns hitlerzinhos agradveis. E muito saudveis. Quanto a mim, mais intuda que emocionada, a conscincia de culpa que depois perseguira bastante minha obra potica, apenas se entremostrara pela primeira vez nos versos finais de Minha Loucura, em Paulicia Desvairada.

Era estranho... Aquela ltima frase me desagradava, eu no gostava daquilo. Mas no tinha a menor possibilidade de renegar o que escrevera!

A Semana de Arte Moderna, ao mesmo tempo que coroamento lgico dessa arrancada gloriosamente vivida (ramos "gloriosos" de antemo...), era um primeiro golpe de pureza do nosso aristocratismo espiritual. Consagrado o movimento pela aristrocracia paulista, e ainda sofreramos por algum tempo ataques por vezes cruis, a grandeza regional nos dava mo forte e... nos dissolvia nas impurezas da vida. Ao exemplo da vida principiavam as "intenes", os cotejos idiotas, as enfraquecedoras revises de valores. Est claro que a aristocracia protetora no agia de caso pensado, e se nos dissolvia, era pela prpria natureza do seu destino e do seu estado regional. Principiou o movimento dos "sales". E vivemos uns seis anos na maior orgia intelectual que a histria artstica do Pas registra.

Caricatura de Belmont em A Careta, sobre a semana

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index.htm (2 of 3)8/5/2005 02:14:37

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo II

Parte I

Parte II

Parte III

Est claro que, na intriga burguesa, a nossa "orgia" no era apenas espiritual... O que no disseram, o que no se contou das nossas festas... Champanha com ter, vcios inventadssimos, as almofadas viravam "coxins", toda uma semntica do maldizer... No entanto, quando no foram bailes pblicos, como o do Automvel Clube e os da S.P.A.M. (que foram o que so bailes desenvoltos de sociedade), as nossas festinhas nos sales modernistas eram as mais inocentes brincadeiras de artistas que se pode imaginar. Havia a reunio das teras, noite, na Rua Lopes Chaves. Primeira semdata, essa reunio semanal continha exclusivamente artistas, e precedeu mesmo a Semana de Arte Moderna. Sob o ponto de vista intelectual foi o mais necessrio dos sales, se que se podia chamar salo aquilo. s vezes doze, at quinze artistas se reuniam no estdio acanhado, onde comamos doces tradicionais brasileiros e se bebia um alcoolzinho econmico. As discusses chegavam a transes agudos, o calor era D Olivia Guedes Penteado tamanho que um ou outro sentava nas janelas (no havia assento para todos!), e assim mais elevado dominava pela altura, j no dominava pela voz nem o argumento. E aquele raro retardatrio da rua ainda no calada, parava em frente, na esperana de algum incndio por gozar. Havia o salo da Avenida Higienpolis, que era o mais selecionado. Tinha por pretexto o almoo dominical, maravilha de comida luso-brasileira de tradio. Ainda a, se a conversao era estritamente
http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index2.htm (1 of 3)8/5/2005 02:14:48

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

intelectual variava mais e se alargava. Paulo Prado, com o seu pessimismo fecundo e o seu realismo, convertia sempre o assunto das livres elocubraes estticas aos problemas prticos da realidade brasileira. Foi o salo que durou mais tempo e se dissolveu de maneira bem malestarenta. O seu chefe, tornando-se por sucesso, o patriarca da sua familia, a casa foi invadida mesmo aos domingos, por um pblico da alta que no podia compartilhar do rojo dos nossos assuntos. E a conversa se manchava de pquer, nomes sociais, dinheiro. Os intelectuais vencidos foram se retirando aos poucos. o salo que me deixou mais saudades felizes. E houve o salo da Rua Duque de Caxias, que foi o maior, o mais verdadeiramente salo. As reunies semanais eram tarde, tambm s teras-feiras. E isso foi uma das causas das reunies noturnas do mesmo dia irem esmorecendo na Rua Lopes Chaves. A sociedade da Rua Duque de Caxias era a mais numerosa e mais variegada tambm. S em certas festas especiais, no salo moderno decorado por Lasar Segall, o grupo se tornava mais coeso. Tambm a o culto da tradio era firme, dentro do maior modernismo. A cozinha, de cunho afro-brasileiro, aparecia em almoos e jantares perfeitssimos de equilbrio. E conto entre as minhas maiores venturas admirar essa mulher excepcional que foi dona Olivia Guedes Penteado. A sua discrio, o tato e a autoridade prodigiosos com que ela soube dirigir, manter, corrigir essa multido heterognea que se chegava a ela, atrada pela sua figura e prestgio, artistas, polticos, ricaos, cabotinos, foi incomparvel. O salo da Rua Duque de Caxias teve como elemento principal de dissoluo a efervescncia poltica que estava preparando 1930. A fundao do Partido Democrtico, o nimo politico erruptivo que se apoderara de muitos artistas, baixara um mal-estar sobre o salo. Os democrticos foram se afastando. Por outro lado o fachismo nacional encontrava algumas simpatias entre as pessoas de roda, e ainda estava muito sem vcio, muito desinteressado para aceitar acomodaes. E sem nenhuma publicidade as com firmeza, dona Olivia soube terminar aos poucos o seu salo modernista. O ltimo em data dos sales foi o da Alameda Baro de Piracicaba, congregado em torno de Tarsila. No tinha dia fixo, mas as reunies eram quase semanais. Durou pouco. E no teve jamais o encanto das reunies que fazamos, quatro ou cinco artistas, no antigo ateli da admirvel pintora.

Caricatura de Paulo Prado. Di Cavalcanti, 1922

Isto foi pouco depois da Semana, quando esta, definitivando na compreenso conformista a existncia de um esprito de revoluo, principiou nos castigando com a perda de alguns empregos. Eu teria ficado literalmente no desvio, se o acaso da morte de meu pai em 1921, no fizesse com que o Conservatrio, consagrando a memria do pai, elegesse catedrtico o filho, um ou dois meses antes do fevereiro da Semana! O cargo era vitalcio e no o perdi. Mas perdi todos os meus alunos particulares, menos algum que ficou por motivos de nenhuma pedagogia. Belazarte contou um caso bastante parecido em Menina de Olho no Fundo. Mas dos trs sales aristocrticos, Tarsila conseguiu dar ao dela uma significao de maior independncia, maior comodidade. Nos outros dois, por maior que fosse o liberalismo dos que os dirigiam, havia tal imponncia de nobreza e tradio no ambiente, que no nos era possvel nunca evitar um tal ou qual constrangimento. No de Tarsila jamais sentimos isso. Foi o mais "gostoso" dos nossos sales aristocrticos.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index2.htm (2 of 3)8/5/2005 02:14:48

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Graa Aranha, 1922 Di Cavalcanti

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index2.htm (3 of 3)8/5/2005 02:14:48

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo II

Parte I

Parte II

Parte III

Embora lanando inmeros processos e idias novas, ns ramos, ento, especialmente destruidores. At destruidores de ns mesmos, porque o pragmatismo das pesquisas sempre enfraqueceu a liberdade da criao. A aristocracia tradicional nos deu mo forte, pondo em evidncia mais essa geminao de destino - tambm ela j ento autofagicamente destruidora, por no ter mais uma significao verdadeiramente funcional. Quanto aristocracia do dinheiro, sempre nos olhou com confiana e nos detestava. Nenhum salo de novo-rico tivemos, nenhum milionrio estrangeiro nos acolheu. Os italianos, alemes, os israelitas se faziam demais guardadores do "bom-senso" nacional, que Prados e Penteados e Amarais!... Mas ns estvamos longe, arrebatados pelos ventos autofgicos da destruio.

Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral

E o fazamos pela festa, de que a Semana de Arte Moderna foi a primeira. A bem dizer, todo

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index3.htm (1 of 3)8/5/2005 02:14:56

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

esse perodo destruidor do movimento modernista foi uma fase ininterrupta de festa, de cultivo do prazer. E se tamanha festana diminuiu por certo muito nossa capacidade de produo e serenidade criadora, ningum pode imaginar como nos divertimos. Sales, festivais, bailes, Spam, semana em fazendas, Semanas Santas nas cidades velhas de Minas, viagens pelo Amazonas, pelo Nordeste, chegadas Bahia, Itu, Sorocaba. Parnaba. Era, ainda e sempre, o caso do baile sobre os vulces... Doutrinrios na ebriez de mil e uma teorias salvando o Brasil, construindo o mundo, na verdade nos consumamos no cultivo amargo de uma necessidade quase delirante de prazer.

Graa Aranha, 1923 Tarsila do Amaral

O movimento de Inteligncia que representamos, em sua fase "modernista" no foi o gerador das mudanas poltico-sociais posteriores a ele no Brasil. Foi essencialmente um preparador, o criador de um estado de esprito revolucionrio. E se numerosos dos intelectuais do movimento se dissolveram na poltica, se vrios de ns participamos das reunies iniciais do Partido Democrtico, carece no esquecer que tanto o P. D. como 1930 eram ainda destruio. Os movimentos espirituais precedem sobre as mudanas de ordem social. O movimento social de destruio que se iniciou com o P. D. e 1930. E, no entanto, por esta data que principia para a Inteligncia brasileira uma fase mais calma, mais proletria por assim dizer, de construo, espera que um dia as outras formas sociais a imitem. E foi a vez do salo de Tarsila se acabar, 1930... Tudo estourava, polticas, famlias, casais de artistas, estticas, amizades profundas. O perodo destrutivo e festeiro do movimento modernista j no tinha mais razo de ser. Na rua o povo amotinado gritava: Getlio! Getlio!... Na sombra de Plnio Salgado pintava de verde a sua megalomania de Esperado. Outros abriam as veias para manchar de rubro as suas quatro paredes de segredo. Mas nesse vulco, agora ativo e de tantas esperanas, j vinham se fortificando as belas figuras mais calmas e construidoras, os Lins do Rego, os Augusto Frederico Schmidt, os Otvio de Faria, e os Portinari e os Camargos Guarnieri. Que a vida ter que imitar qualquer dia.

Guiomar Novaes, 1922 Heitor Villa Lobos, 1922

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap2/index3.htm (2 of 3)8/5/2005 02:14:56

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo III No cabe aqui o processo integral do movimento modernista. O que o caracterizou essencialmente, a meu ver, foi a fuso de trs princpios fundamentais: - 1. - o direito pesquisa esttica; 2. - a atualizao da inteligncia artstica brasileira; 3. - a estabilizao de uma conscincia criadora nacional.

Parte I

Parte II

Nada disso representa exatamente uma inovao e de tudo encontramos exemplos na histria artstica do Brasil: a fundamental, a gloriosa novidade, imposta pelo movimento, foi a conjugao dessas trs normas num todo orgnico da conscincia coletiva. E se dantes, ns distinguimos a estabilizao assombrosa da conscincia nacional num Gregrio de Matos, ou, mais natural e eficiente, num Castro Alves, certo que a nacionalidade deste, como o nacionalismo do outro, de um Carlos Gomes e at mesmo de um Almeida Jnior, eram episdios como realidade do esprito. E em qualquer caso era um Di Cavalcanti,1922 individualismo. Quanto ao direito de pesquisa e atualizao universal Capa do album "Fantoches da criao artstica, incontestvel que todos os movimentos histricos da Meia-noite das nossas artes se basearam no academismo. Com alguma exceo Abaixo: Pginas do album rara e sem a menor repercusso coletiva, os artistas brasileiros jogaram sempre colonialmente no certo. Repetindo e afeioando estticas j consagradas, se eliminava assim o direito de pesquisa e conseqentemente de atualidade. E foi dentro desse academismo inelutvel que se realizaram nossos maiores, um Aleijadinho, um Costa Atade, Cludio Manuel Gonzaga, Gonalves Dias, Jos Mauricio, Nepomuceno, Alusio, e at mesmo um lvares de Azevedo, at mesmo um Alphonsus de Guimares.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index.htm (1 of 3)8/5/2005 02:15:09

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Ora, o nosso individualismo entorpecente se desperdiou no mais desprezvel dos lemas: "No h escolas!" e isso ter por certo prejudicado muito a eficincia criadora do movimento modernista. E se no prejudicou a sua ao espiritual sobre o Pas, foi porque o esprito paira sempre acima dos preceitos como das proprias idias... J tempo de observar, no o que um Ronald de Carvalho e um Carlos Drummond de Andrade tm de diferente, mas o que tm de igual. E o que nos igualava, por cima dos dispautrios individualistas, era justamente a organicidade de um esprito atualizado que pesquisava, j gostosamente radicado sua identidade coletiva. No apenas acomodado terra, mas radicado em sua realidade. O que no se deu sem alguma patriotice e muita falsificao.

Nisso as orelhas burguesas se alardearam refartas por debaixo da aristocrtica pele de leo que nos vestira... Porque, com efeito, o que se observa, o que caracteriza essa radicao na terra, num grupo numeroso de gente, um conformismo legtimo, disfarado e mal e mal disfarado nos melhores, mas, na verdade, cheio de uma cnica satisfao, da terra, bastante acadmica e nacionalista, que no raro se tornou um porque meufanismo larvar. A verdadeira conscincia da terra levaria fatalmente ao no conformismo e ao protesto, como Paulo Prado com o Retrato do Brasil e os raros "anjos" do Partido Democrtico e do Integralismo. Para a maioria, o Brasil se tornou uma ddiva do cu. Um cu bastante governamental... Graa Aranha, sempre desacomodado em nosso meio que ele no sentia, tornou-se o exegeta desse conformismo modernista, com aquela frase detestvel de no sermos a "cmara morturia de Portugal". Quem pensava nisso! Pelo contrrio, o que ficou escrito foi que no nos incomodava nada "coincidir" com Portugal, pois o importante era a desistncia do confronto e das liberdades falsas. O resultado mais barulhento dessa radicao ptria foi o problema da "lngua brasileira". Mas foi puro boato falso. Na verdade, apesar das aparncias e da bulha que fazem agora certas santidades de ltima hora, ns estamos, ainda hoje, to escravos da gramtica lusa como qualquer luso. No h dvida nenhuma que ns atualmente sentimos e pensamos o "quantum satis" brasileiramente. Digo isto at com certa 'malincolia', amigo Macunama, meu irmo. Mas isso no o bastante para identificar nossa expresso verbal, muito embora a realidade brasileira, mesmo psicolgica, seja agora mais forte e insolvel que nos tempos de Jos de Alencar ou Machado de Assis. E como negar que esses tambm pensavam brasileiramente! Como negar que no estilo de Machado de Assis, luso pelo ideal, intervm um "quid" familiar que o diferena verticalmente de um Garret e um Ortigo! Mas se em lvares de Azevedo, Varela, Alencar, Macedo h uma identidade nacional que nos parece bem maior que a de Brs Cubas ou Bilac, porque nos romnticos chegou-se a um "esquecimento" da gramtica portuguesa que lhes permitiu muito maior equilbrio do ser com sua expresso lingstica.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index.htm (2 of 3)8/5/2005 02:15:09

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Cabealho da Revista de Antropofagia

O esprito modernista reconheceu que se vivamos j de nossa realidade brasileira, carecia reverificar nosso instrumento de trabalho para que nos expressssemos com identidade. Inventou-se, do dia pra noite, a fabulosssima "lngua brasileira". Mas ainda era cedo, e a fora de elementos contrrios, principalmente a ausncia de rgos cientficos adequados, reduziu tudo a boataria. E hoje, como normalidade de lngua culta e escrita, estamos em situao inferior de cem anos atrs. A ignorncia pessoal de vrios fez com que se anunciassem em suas primeiras obras como padres excelentes de brasileirismo estilstico. Era ainda o mesmo caso dos romnticos: no se tratava de uma superao da lei portuguesa, mas de uma ignorncia dela. Mas assim que alguns desses prosadores se firmaram, pelo valor pessoal admirvel que possuam (me refiro gerao de 30), principiaram as veleidades de escrever certo... E cmico observar que, hoje, em alguns dos nossos mais fortes estilistas, surgem a cada passo, dentro de uma expresso j intensamente brasileira, lusitanismos sintxicos ridculos. To ridculos que se tornam verdadeiros erros de gramtica! Noutros, esse reaportuguesamento expressional ainda mais desprezvel: querem ser lidos alm-mar e surgiu o problema econmico de serem vendidos em Portugal. Enquanto isso, a melhor intelectualidade lusa, numa liberdade admirvel, aceitava abertamente os mais exagerados de ns, compreensiva, sadia, mo na mo.

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index.htm (3 of 3)8/5/2005 02:15:09

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo III

Parte I

Parte II

Houve tambm os que, desaconselhados pela preguia, resolveram se "despreocupar" do problema: so os que empregam anglicismos e galicismos dos mais abusivos, enquanto repudiam qualquer "me parece" por artificial! Outros mais cmicos ainda, dividiram o problema em dois: nos seus textos escrevem gramaticalmente, mas permitem que seus personagens, falando, "errem" o portugus. Assim, a "culpa" no dos escritores, dos personagens. Ora, no h soluo mais incongruente em sua aparncia conciliatria. No s pe em foco o problema do erro de portugus, como estabelece um divrcio inapelvel entre a linguagem falada e a lngua Noite no Bairro Operrio escrita - bobagem bbada para quem souber Di Cavalcanti um naco de filologia. E h mesmo as garas brancas do individualismo que, embora reconhecendo a legitimidade do problema, se recusam a colocar brasileiramente um pronome, para no ficarem parecendo com Fulano! Esses entontecidos esquecem que o problema coletivo e que, se adotado por muitos, muitos ficavam se parecendo com o Brasil! A tudo isso se ajuntava, quase decisrio, o interesse econmico de revistas, jornais, editores, que intimidados com alguma carta rara de leitor gramatiquento ameaando no comprar, se opem pesquisa lingstica e chegam ao desplante de corrigir artigos assinados! Ainda recentemente uma das maiores revistas do Pas, republicando um conto, no s mudava todo "pra" em "para", o que apenas
http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index2.htm (1 of 3)8/5/2005 02:15:17

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

fenmeno de surdez rtmica, mas "corrigia" um boleio sintxico, sem sequer uma consulta ao seu autor! Mas, morto o metropolitano Pedro II, quem nunca respeitou a inteligncia neste pas!... Tudo isso, no entanto, era sempre estar com o problema em campo. A desistncia grande foi criarem o mito do "escrever naturalmente", no tem dvida: o mais feiticeiro dos mitos. No fundo, embora no consciente e desonrosa, era uma desonestidade como qualquer outra. E a maioria, sob o pretexto de escrever naturalmente (incongruncia, pois a lngua escrita, embora lgica, sempre artificial) se chafurdou na mais anti-lgica e antinatural das escritas. So uma lstima. Nenhum deles deixar de falar "naturalmente" um "est se vendo" ou "me deixe". Mas para escrever "com naturalidade", at inventam os socorros angustiados das conjunes, para se sarem com um "E se est vendo" que salva a ptria da retoriquice. E uma delcia constatar que se afirmam escrever brasileiro, no h uma s frase deles que qualquer luso no assinaria com integridade nacional... lusa. Identificam-se quele deputado mandando (apenas) fazer uma lei que chamava de lingua brasileira lingua nacional. Mas como incontestavelmente sentem e pensam com nacionalidade, isto , numa entidade amerndio-afro-luso-latino-americano-franco-anglo-etc., o resultado esse estilo "ersatz" em que se desamparam, triste moxinifada moluscide, sem vigor nem carter. No me refiro a ningum, me refiro a centenas. Estou me referindo justamente aos honestos, aos que sabem escrever e possuem tcnica. So eles que provam a inexistncia de uma "lngua brasileira" e que a colocao do mito, no campo das nossas pesquisas, foi to prematura como no tempo de Jos de Alencar. E se os chamei de inconscientemente desonestos porque a arte, como a cincia ou o proletariado, no trata apenas de adquirir o bom instrumento de trabalho, mas impe a sua constante reverificao. O operrio no compra a foice apenas, tem de afi-la dia por dia. O mdico no fica no diploma, o renova dia por dia no estudo. Ser que a arte nos exime Lasar Segall deste diarismo profissional? No basta "sinceridade" e ressonar sombra do Deus novo. Saber escrever est muito bem. Mas o problema verdadeiro do artista no esse, escrever melhor. Toda a histria do profissionalismo humano o prova. Ficar-se no aprendido no ser natural: ser acadmico; no despreocupao: passadismo. O problema era ingente por demais. Cabia aos fillogos brasileiros, que j so criminosos de to vexatrias reformas ortogrficas patrioteiras, o trabalho glorioso de fornecer aos artistas uma codificao das tendncias e constncias da expresso lingstica nacional. Mas eles recuam diante do trabalho til, to mais fcil ler os clssicos! Preferem a cienciazinha de explicar um erro de copista, imaginando uma palavra inexistente no latim vulgar. Os mais "avanados" vo at aceitar timidamente que iniciar a frase com pronome oblquo no "mais" erro no Brasil. Mas confessam no escrever... isso, pois no seriam "sinceros" com o que beberam no leite materno. Beberam des-hormnios... Bolas para os fillogos! Caberia aqui tambm o repdio dos que pesquisaram sobre a lngua escrita brasileira. Preocupados pragmaticamente em ostentar o problema, fizeram tais exageros de tornar para sempre odiosa a lngua nacional. Eu sei: talvez neste caso ningum vena o autor destas linhas. Em primeiro lugar, o autor destas linhas, com alguma faringite, vai passando bem, muito obrigado. Mas certo que jamais exigiu lhe seguissem os brasileirismos loquazes. Se os praticou (um tempo) foi na inteno de pr em angstia aguda um problema que julgava

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index2.htm (2 of 3)8/5/2005 02:15:17

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

fundamental. Mas o problema verdadeiro no vocabular, sintxico.

Lins do Rego

E afirmo que o Brasil hoje possui, no apenas regionais, mas generalizadas no Pas, numerosas tendncias e constncias que lhe do natureza caracterstica linguagem. Mas isso ficar para outro futuro movimento modernista, amigo Jos de Alencar, meu irmo. Ns fracassamos.

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap3/index2.htm (3 of 3)8/5/2005 02:15:17

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo IV

Parte I

Parte II

Camargo Guarnieri

Mas eu creio que no foi um desastre insanvel o fracasso das pesquisas sobre lngua, que apontei no meu artigo anterior. Sob o ponto de vista da radicao da nossa cultura entidade brasileira, as compensaes foram muito numerosas para que o boato falso da lngua nacional se tornasse falha grave. S o que avanamos em sociologia, s a reorganizao dos estudos folclricos e crticohistricos sob princpios mais cientficos, s o repdio do amadorismo nacionalista e do segmentarismo regional e finalmente s o processo do Homo brasileiro, realizado pelos romancistas e ensaistas, so herana fecundssima e j esplndida, que no nos permite sequer melancolia na verificao da bancarrota linguista. E ainda h que considerar a decentralizao intelectual, hoje em contraste aberrante com outras manifestaes sociais do pais. Hoje a Corte, o fulgor das duas cidades brasileiras de mais de um milho, no tem nenhum sentido nacional que no seja meramente estatstico. Pelo menos quanto literatura, nica das artes que j alcanou estabilidade normal no Brasil. As outras so demasiado dispendiosas para se normalizarem numa nao de to interrogativa riqueza pblica como a nossa. O movimento modernista, pondo em evidncia e sistematizando uma cultura nacional, exigiu da Inteligensia estar ao par do que se passava nas numerosas Cataguazes. E se as cidades de primeira grandeza fornecem facilitaes publicitrias sempre de natureza especialmente estatstica, impossvel ao brasileiro, culto nacionalmente, ignorar um Erico Verssimo, uma Raquel de Queiroz,

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index.htm (1 of 3)8/5/2005 02:15:30

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

um Camargo Guarnieri, nacionalmente gloriosos do canto das suas provncias. Basta comparar tais criadores com fenmenos j histricos mas idnticos, um Alphonsus de Guimares, um Amadeu Amaral e os regionalistas imediatamente anteriores a ns, para verificar a convulso fundamental do problema. Conhecer um Alcides Maia, um Carvalho Ramos, um Teles Junior era, nos brasileiros, um fato individualista de maior ou menor civilizao. Conhecer um Ciro dos Anjos, um Gilberto Freyre, um Guilherme Cesar, hoje, uma exigncia de cultura. Dantes esta exigncia estava relegada aos... historiadores. Camargo Guarnieri Loredano A pratica principal desta descentralisao da Inteligensia se fixou no movimento nacional das editoras provincianas. E se ainda vemos o caso de uma grande editora, como a Livraria Jos Olimpio, obedecer atrao da mariposa pela chama, indo se apadrinhar com o prestgio na Crte, por isto mesmo ele se torna mais comprovatrio. Porque o fato da Livraria Jos Olmpio ter cultamente publicado escritores de todo o Pas, no a caracteriza. Nisto ela apenas se iguala s outras editoras da provncia, uma Globo, a Nacional, a Martins, a Guara. O que exatamente caracteriza a editora da rua do Ouvidor umbigo do Brasil, como diria Paulo Prado ter se tornado, por assim dizer, o rgo oficial das oscilaes ideolgicas do Pas, publicando tanto as dialticas integralistas como a poltica do sr. Francisco Campos. Quanto conquista do direito permanente de pesquisa esttica, creio no ser possvel qualquer contradio: a vitria grande do movimento no campo da arte. E o mais caracterstico que o anti-academismo das geraes posteriores a da Semana de Arte Moderna se fixou exatamente naquela lei esttico-tcnica do fazer melhor, e no como um abusivo instinto de revolta, destruidor em princpio, como foi o do movimento modernista. Talvez seja este, realmente, o primeiro movimento de independncia da inteligncia brasileira, que se posta ter como legtimo e indiscutvel. J agora com todas as probabilidades de permanncia. At o Parnasianismo, at o Simbolismo, at o Impressionismo inicial de um Vila Lobos, o Brasil jamais pesquisou (como conscincia Francisco Mignone coletiva, est claro) nos campos da criao artstica. No s importvamos tcnicas e estticas, como s as importvamos depois de certa estabilizao e, a maioria das vezes, j academizadas. Era ainda um completo fenmeno de colnia, imposto pela nossa escravizao econmico-social. Pior que isso: esse esprito acadmico no tendia para nenhuma libertao e para uma expresso prpria. E se um Bilac da Via Lactea maior que todo o Lecomte, a culpa no de Bilac... Pois o que ele almejava era mesmo ser parnasiano, senhora Serena Forma. Essa normalizao de um esprito de pesquisa esttica, anti-acadmico porm no mais revoltado e destruidor, a maior manifestao de independncia e de estabilidade nacional que j conquistou a Inteligensia brasileira. E como os movimentos espirituais precedem as manifestaes das outras formas da sociedade, fcil de perceber a mesma tendncia de liberdade e conquista de expresso prpria tanto na imposio do verso-livre antes de 30, como na marcha para o Oeste posterior a 30, tanto na Bagaceira, no Estrangeiro, na Evocao do Recife anteriores a 30, como no caso da Itabira e a nacionalizao das indstrias pesadas, posteriores a 30. Eu sei que ainda existem espritos coloniais ( to fcil a erudio) s preocupados em demonstrar que sabem Europa a fundo, que nos murais de Portinari s enxergam as paredes de Rivera, no atonalismo de Francisco Mignone s percebem Schoemberg, ou no Ciclo da Cana de Acar o roman-fleuve dos franceses... Tristo de Ataide, como crtico literrio do Modernismo, foi o prottipo desse colonialismo

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index.htm (2 of 3)8/5/2005 02:15:30

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

escandalizado; e no podamos gostar de Piolin??? ou siquer respirar que ele no fosse descobrir nisso consequncias imitadas da condecorao dos Fratellini ou de algum modernista da Cochinchina...

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index.htm (3 of 3)8/5/2005 02:15:30

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Captulo IV O problema no complexo, mas seria longo discuti-lo aqui. Limitome a propor o dado principal. Em primeiro lugar carece no esquecer que as mesmas causas produzem geralmente os mesmos efeitos, e que em etnografia existe a lei da Elementargedanke, os pensamentos elementares que tanto podem nascer num como noutro lugar, sem que haja necessariamente migrao.

Parte I

Parte II

Ns tivemos no Brasil um movimento espiritual (no falo apenas escola de arte) que foi absolutamente necessrio, o Romantismo. Insisto: no me refiro apenas ao romantismo literrio, to acadmico como a importao inicial do Modernismo artstico, e que se poder comodamente datar de Domingos Jos Gonalves de Magalhes. Estou me referindo ao esprito romntico, que est na Inconfidncia, no Baslio da Gama do Uraguai, nas liras de Gonzaga como nas Cartas Chilenas de quem os senhores quiserem. Este esprito preparou o estado revolucionrio de que resultou a Murilo Mendes e Ismael Neri Independncia poltica, e teve como padro briguento a primeira por Ismael Neri tentativa de lngua brasileira. O esprito revolucionrio modernista, to necessrio como o romntico, preparou o estado revolucionrio poltico de 30 em diante, e tambm teve como padro barulhento a segunda tentativa de nacionalizao da linguagem. A similaridade muito forte. Esta necessidade espiritual, que ultrapassa a literatura esttica, que diferena fundamentalmente Romantismo e Modernismo, das outras escolas de arte brasileiras. Essas, mesmo a feio mais

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index2.htm (1 of 3)8/5/2005 02:15:37

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

independente que tomou o Barrco em Minas na segunda metade do sculo 18, foram todas essencialmente acadmicas, obedincias culturalistas que denunciam muito bem o colonialismo da Inteligensia brasileira. Nada mais absurdamente imitativo (pois se nem era imitao: era escravido!) que a cpia, no Brasil, de movimentos estticos particulares, que de forma alguma eram universais, como o culteranismo italo-ibrico setecentista, como o Parnasianismo, como o Simbolismo, como o Impressionismo, como o wagnerismo de um Leopoldo Miguez. So puras superfectaes culturalistas, impostas de cima para baixo, de proprietrio propriedade, sem o menor fundamento nas foras populares. Da uma base desumana, prepotente e, meu Deus! arianizante que, se prova o imperialismo dos que com ela dominavam, prova a sujeio dos que com ela foram dominados. Ora aquela base humana e popular das pesquisas estticas faclimo encontr-la no Romantismo, que chegou mesmo a retornar coletivamente s fontes do povo e, a bem dizer, criou a cincia do Folclore. E no verso-livre, no Cubismo, no atonalismo, no predomnio da rtmica, no Super-realismo mstico, no Expressionismo, iremos encontrar essas mesmas bases populares. E at primitivas, como a arte negra. Assim como o cultssimo roman-leuve e os ciclos com que um Lins do Rego processa a civilizao nordestina, ou Otavio de Faria a decrepitude da burguesia, ainda so instintos e formas funcionalmente populares que encontramos nas mitologias cclicas, nas sagas e nos Kelevalas e Nibelungos de todos os povos. J escreveu um autor, como concluso condenatria, que a esttica do Modernismo ficou indefinvel... Pois essa a melhor razo de ser do Modernismo! Ele no era uma esttica, nem na Europa nem aqui. Era um estado de esprito revoltado e revolucionrio que, se a ns nos atualizou, sistematizando como constncia da Inteligncia nacional o direito anti-acadmico da pesquisa esttica e preparou o estado revolucionrio das outras mainifestaes sociais do pas, tamm fez isto mesmo no resto do mundo, profetizando esta contempornea Guerra dos Cem Anos de que uma civilizao nova nascer. E hoje o artista brasileiro tem diante de si uma verdade social, uma liberdade (infelizmente s esttica) uma independncia, um direito s suas inquietaes e pesquisas que, no tendo passado pelo que passaram os modernistas da semana, ele no pode imaginar que conquista enorme representa. Quem se revoltamais, quem briga mais contra o politonalismo de um Loureno Fernandez, contra a arquitetura do Ministrio da Educao, contra os versos incompreensveis de um Murilo Mendes, contra o expressionismo de um Guignard?...Tudo isto so manifestaes normais, discutveis sempre, mas que no causam o menor escndalo pblico. Pelo contrrio, so as prprias foras governamentais que aceitam a realidade de um Portinari, de um Vila Lobos, de um Lins do Rego, de um Almir de Andrade, pondo-os em cheque e no perigo constante das predestinaes. Mas um Flavio de Carvalho,m mesmo com as suas experincias numeradas, e muito menos um Clovis Graciano, mas um Camargo Guarnieri mesmo com as incompreenses que o perseguem, um Otvio de Faria com a crueza dos casos que espe, um Santa Rosa, jamais no podero suspeita o a que nos sujeitamos, para que eles pudessem hoje viver abertamente o drama que os persegue. A vaia acesa, a carta annima, o insulto pblico, a perseguio financeira... Mas recordar quase exigir simpatia e estou a mil lguas disto.

Drummond de Andrade

Ainda caberia falar sobre o que chamei de atualizao da inteligncia artstica brasileira. Com efeito, no se pode confundir isso com a liberdade da pesquisa esttica, pois esta lida com formas, com a tcnica e as representaes da beleza, ao passo que a arte muit mais larga e complexa que isso e tem uma funcionalidade imediata social, uma profisso e uma fora interessada na vida. A prova mais evidente esta distino o famoso problema do assunto em arte, no qual tantos escritores se emaranham. Ora no h dvida nenhuma que o assunto no tem a menor importncia para a inteligncia esttica. Chega mesmo a no existir para ela. Mas a inteligncia esttica se manifesta por intermdio de uma expresso interessada da sociedade, que a arte. Esta que tem uma funo humana, maior que a criao hedonstica da beleza. e dentro desta funcionalidade humana da arte que o assunto adquire um valor primordial e representa uma mensagem imprescindvel. Ora, como atualizao da inteligncia artstica, que o movimento modernista representou um papel contraditrio e muitas vezes precrio. Mas me reservo para demonstrar isso numa conferncia que farei na Casa do

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index2.htm (2 of 3)8/5/2005 02:15:37

Movimento Modernista - Maga.zine - Estadao.com.br

Estudante do Brasil. Vou terminar estas memrias gratas. Manifestando-se especialmente pela arte o movimento modernista foi o prenunciador, o preparador e por muita partes o criador de um estado de esprito nacional. A transformao social do mundo com a quebra gradativa dos grandes imprios, a prtica europia de novas ideologias polticas, a rapidez dos transportes e mil e uma outras causas internacionais, bem como o desenvolvimento da conscincia americana e nacional, os progressos internos da tcnica e da educao, impunham a criao de um esprito novo e exigiam a reverificao e mesmo a remodelao da inteligncia brasileira. Isto foi o movimento modernista, de que a Semana de Arte Moderna ficou sendo o brado coletivo principal. H um mrito inegvel nisso, embora aqueles primeiros modernistas... das cavernas, que nos reunimos em torno de Anita Malfatti e Vitor Brecheret, tenhamos como que apenas servido de altifalantes de uma fora universal e nacional muito maior que ns. Fora fatal, que viria mesmo. Creio que foi um crtico paraibano, Ascendino Leite, quem falou uma vez que tudo quanto fez o movimento niderbustam far-se-ia da mesma forma sem o movimento. No conheo lapalisada mais graciosa. Porque tudo isso que se faria, mesmo sem o Movimento Modernista, seria pura e simplesmente... o movimento modernista.

So Paulo, c. 1930 Tarsila do Amaral

LEGENDA Estes artigos foram originalmente publicados no jornal O Estado de S. Paulo por ocasio do 20. aniversrio da Semana de Arte Moderna, em 1942. Para marcar os 80 anos do movimento modernista no Brasil, o Estadao.com.br e o caderno Cultura republicam os artigos.

Copyright 2002 Agncia Estado. Todos os direitos reservados.

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/cap4/index2.htm (3 of 3)8/5/2005 02:15:37

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Duas Mulheres, dec.20. Di Cavalcanti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m05.htm8/5/2005 02:18:26

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Capa do catlogo da esposio de Artes Plsticas da Semana, desenhada por Di Cavalcanti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m01.htm8/5/2005 02:18:45

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Bananal, 1927. Lasar Segall. Pinacoteca do Estado de So Paulo

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m02.htm8/5/2005 02:18:54

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

O Japons, dec.20. Anita Malfatti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m03.htm8/5/2005 02:18:56

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Operrios, dec.20. Tarsila do Amaral

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m04.htm8/5/2005 02:19:18

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Abapur, 1929. Tarsila do Amaral

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m06.htm8/5/2005 02:19:20

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

O Homem Amarelo, 1917. Anita Malfatti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m07.htm8/5/2005 02:19:22

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Cinco Moas de Guaratinguet, 1930. Di Cavalcanti - MASP

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m08.htm8/5/2005 02:19:24

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

A Estudante, 1918. Anita Malfatti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m09.htm8/5/2005 02:19:26

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Retrato de Oswald de Andrade, 1922. Tarsila do Amaral

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m11.htm8/5/2005 02:19:29

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Caboclas Montadas, dec.20. Lasar Segall

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m12.htm8/5/2005 02:19:31

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Colombina, 1922. Ferrignac

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m13.htm8/5/2005 02:19:33

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Petrpolis-Homens Trabalhando, 1922 Zina Aita

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m14.htm8/5/2005 02:19:34

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Mulher Sentada, 1928. Rgo Monteiro

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m15.htm8/5/2005 02:19:37

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Paisagem Urbana de So Paulo, 1922 Menotti Del Picchia. MASP

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m16.htm8/5/2005 02:19:39

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Capa do n 7, novembro, 1922. Revista Klaxon

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m17.htm8/5/2005 02:19:41

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Paisagem de Espanha, 1922. John Graz

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m18.htm8/5/2005 02:19:42

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Daisy, mrmore, c. 1922. Victor Brecheret

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m19.htm8/5/2005 02:19:44

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Morro Vermelho, dec.20. Lasar Segall

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m20.htm8/5/2005 02:19:46

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Mercadores nos Barcos, dec.20. Lasar Segall

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m21.htm8/5/2005 02:19:48

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Fantoches da Meia-noite, Capa do lbum, fev. 1922 editado por Monteiro Lobato&Cia. Di Cavalcanti

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m22.htm8/5/2005 02:19:50

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Grupo de artistas e poetas paulistas. Da esq.p/dir: Pag, Anita, Benjamim Peret, Tarsila, Oswald de Andrade, Elsie Houston, Alvaro Moreyra e Eugenia Alvaro Moreira

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m23.htm8/5/2005 02:19:52

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Cartazes da Casa Fretin e do Odol; anncio publicado no O Estado de So Paulo, Casa Mappin. dec.20 - MASP

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m24.htm8/5/2005 02:19:54

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

Capa de A estrla do absinto, 1927 de Oswald de Andrade. Ilustrao de Victor Brecheret

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m25.htm8/5/2005 02:19:56

O Movimento Modernista - Estadao.com.br

A Negra, 1923. Tarsila do Amaral MAC-USP

http://www.estadao.com.br/magazine/especial/modernismo/galeria/m10.htm8/5/2005 02:23:36

You might also like