You are on page 1of 3

22/04/13

Blog NRFACIL (NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR

Postagem Anterior: OMS: ATRIBUTOS PARA UM TRABALHO SAUDVEL Prxima Postagem: ANLISES DA NR-36 NO FORMATO DIGITAL

(NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR

Neste post apresentamos uma traduo e compilao de artigos publicados na OHS on line, abordando um dos mais importantes aspectos de segurana no trabalho com mquinas e equipamentos: bloqueio e sinalizao. Utilizamos alguns infogrficos do texto digital da NR-12 para relembrar a importncia de conhecermos alguns dos principais itens desta norma.
Manter a equipe treinada e atualizada essencial para maximizar o seu programa de sinalizao e bloqueio de equipamentos.

PROGRAMAS DE TREINAMENTO Existem inmeros artigos que abordam todos os componentes essenciais para um programa de treinamento relacionado ao bloqueio/sinalizao para mquinas e equipamentos. No entanto, ele vai alm de apenas comprar travas, etiquetas e dispositivos de bloqueio. Mesmo com um plano escrito bem articulado, o sucesso final depende de os trabalhadores aplicarem de forma correta as instrues e procedimentos estabelecidos

NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS RISCOS Com o crescimento cada vez maior do desenvolvimento tecnolgico, novas e mais eficientes mquinas esto sendo construdas para melhorar a produtividade. Isto implica no aumento dos riscos para os trabalhadores, incluindo fluidos, prensas mveis, lminas, hlices, aquecedores eltricos, pontas, cadeias mveis, e muito mais. Portanto essencial o treinamento contnuo sobre os procedimentos de novos equipamentos a fim de reduzir esses riscos e melhorar a eficincia do trabalho e a produtividade. Esses treinamentos devem ocorrer no mnimo anualmente e sempre que houver uma mudana nos procedimentos ou pela instalao de novas mquinas. Muitas vezes os acidentes ocorrem exatamente pelo desconhecimento ou falta de treinamento do trabalhador sobre esses novos riscos em vista da mudana de processos produtivos. Por exemplo, digamos que voc resolveu adicionar uma linha adicional de gua para um resfriador. Seu empregado da manuteno foi treinado sabendo que h apenas uma entrada de gua, ele pode no saber que uma segunda entrada foi adicionada e, portanto, ao ignorar a mudana, ele no ir bloque-la durante o seu servio, podendo assim resultar em um acidente.

ADAPTAO A TECNOLOGIAS, DEMOGRAFIA Em um esforo para evitar acidentes e leses e diminuir os custos, muitos novos equipamentos esto sendo fabricados com recursos internos de bloqueio. Quer se trate de uma vlvulas, com funo de bloqueio de deslizamento ou uma chave seccionadora h muitas novas maneiras de bloquear uma parte do equipamento. A empresa deve assim indicar claramente quais os produtos que so aceitveis para o bloqueio de certos tipos de equipamentos e se os funcionrios devem usar esses recursos ou aplicar seus dispositivos de bloqueio visuais.
nrfacil.com.br/blog/?p=6481 1/5

22/04/13

Blog NRFACIL (NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR

Os funcionrios tambm precisam estar cientes das diferentes variedades e estilos de dispositivos de bloqueio, bem como os passos corretos para uslos. Uma infinidade de dispositivos de bloqueio est disponvel, e determinados dispositivos so mais eficazes para tipos especficos de equipamento.

TRANSIO DEMOGRFICA Uma fonte adicional ainda essencial do conhecimento no documentado vem diretamente de dentro de suas instalaes a experincia de funcionrios que j esto h longo tempo em atividade na empresa. Ao longo dos prximos anos, a demografia de sua fora de trabalho vai mudar dramaticamente. A gerao que hoje se aproxima de mais de 60 anos est se aproximando da aposentadoria, o que significa que voc pode enfrentar uma perda de conhecimento impressionante. Os novos trabalhadores, embora qualificados, no tero a mesma experincia. fundamental para o sucesso da sua organizao utilizar o conhecimento de seus trabalhadores experientes e incorpor-lo em seu ambiente de trabalho como uma forma de treinamento para os funcionrios mais novos. A mudana na demografia do empregado tambm serve como um momento oportuno para realmente melhorar todas as instalaes e tornar os procedimentos mais claros e facilmente disponveis para cada mquina.

ROTEIRO PARA O SUCESSO Vamos dizer que voc precisa se deslocar de carro para um local especfico, mas voc no tem certeza de como chegar l. Existem diferentes maneiras de voc obter informaes sobre como chegar. Voc poderia parar e pedir a algum para te orientar, no entanto, isso muitas vezes leva a imprecises. Voc pode usar um mapa, mas o mapa poderia estar desatualizado, e voc teria que estend-lo sobre o volante, o que pode levar a riscos de segurana no trnsito. Finalmente, voc pode usar um dispositivo eletrnico e digitar o seu destino. Esta mesma lgica pode tambm ser aplicada para o desenvolvimento dos processos de bloqueio e de etiquetagem dentro dos ambientes de trabalho. H trs opes para ajudar a determinar como chegar a seu local especfico: Documentos bsicos de texto (geralmente deixado em uma pasta do escritrio de segurana ou de manuteno, o que muitas vezes implica encontrar algum para fazer perguntas ou at mesmo pedido de acesso pasta). Mapas mostrando uma representao do equipamento, mas ainda exigem que os empregados dediquem aateno e tempo para determinar exatamente onde as coisas so e como realizar a tarefa. Fotografia com instrues que correspondem ao que o trabalhador est vendo em tempo real (a opo mais eficaz e eficiente).
EXPERINCIA Proporcionar a todos os funcionrios, especialmente os mais novos, todo o conhecimento que os funcionrios experientes ganharam, alm de empregar uma variedade de ferramentas de treinamento e comunicao disponveis para dar continuidade a esse treinamento. Muitas empresas oferecem servios de treinamento on-line que podem ser acessados d iretamente de um computador no local de trabalho. Estes instrumentos de formao geralmente incluem vdeos, demonstraes, manuais e muito mais. Voc tambm pode manter suas instalaes atualizadas, com efeitos visuais, incluindo cartazes de segurana e sinais que mostrem avisos, barricadas e mensagens importantes.

Se voc realmente quer melhorar seu programa de segurana e expandir o conhecimento de seus funcionrios, utilize um servio de terceiros para ajudar a sua instalao. Existem empresas que oferecem no local programas de treinamento sobre bloqueios, etiquetagem ou auditorias para determinar como melhorar o seu programa atual. Alm de proporcionar treinamento, necessrio demonstrar a necessria conformidade legal com as NRs, de forma a prevenir leses e acidentes, alm de aumentar o conhecimento dos trabalhadores nesses procedimentos. A NR-12 Destacamos alguns textos da NR-12 relacionados ao assunto. Em primeiro lugar, o texto relacionado a Dispositivos de Parada de Emergncia, que so diferentes dos Dispositivos de Partida ou de Acionamento. Utilizamos infogrficos do site NRFACIL que permite o acesso a textos selecionados da NR12. Observe no infogrfico que aparecem algumas NRs, mas a guia aponta para a NR-12 (disponvel parte do texto):

nrfacil.com.br/blog/?p=6481

2/5

22/04/13

Blog NRFACIL (NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR

Em seguida, mais um infogrfico relacionado Sinalizao. Este texto est automaticamente relacionado Capacitao, um dos itens mais importantes da NR-12 sobre o assunto:

E, finalmente, a Capacitao e treinamento, sem a qual a reduo dos riscos tarefa de difcil implantao, se no impossvel:

Este simples estudo mostra a importncia do acesso digital das NRs, proporcionada de forma indita pelo sistema NRFACIL. O profissional do SESMT tem sua disposio um mecanismo de busca e seleo rpida de textos dentro da NR, sem necessidade de uma demorada e cansativa busca por pginas. Fonte principal: OHSA on line

Tags:bloqueio, capacitao, equipamentos, mquinas, nr12, sinalizao, treinamento Participe! Seus comentrios podero ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentrios sero bem-vindos, mas
nrfacil.com.br/blog/?p=6481 3/5

You might also like