You are on page 1of 2

FICHAMENTO SKOOG, WEST, HOLLER e CROUCH: Fundamentos de Qumica Analtica. Traduo da 8 Edio Norte-america. Cengage Learning, 2006.

CAP. 24 Introduo aos Mtodos Espectrquimicos

Pg. 670: As interaes da radiao com a matria so o objeto de estudo da cincia da espectroscopia. Os mtodos espectroscpicos de anlise so baseados na medida da quantidade de radiao produzida ou absorvida pelas espcies atmicas de interesse.

Pg. 671: - > Propriedades da Radiao Eletromagntica: A radiao eletromagntica uma forma de energia que transmitida atravs do espao a velocidades enormes. Ela pode tambm ser descrita como uma onda com propriedades como comprimento de onda, frequncia, velocidade e amplitude.

- > Propriedades das ondas: Atualmente sabemos como o s eltrons e ftons se comportam. Mas como poderamos chamar isto? Eles se comportam em sua prpria inimitvel forma, que poderia ser chamada de forma mecnico-quntica.

Pg. 672: - > Caracterstica das Ondas: - A amplitude de uma onda eletromagntica uma quantidade vetorial que fornece a medida da intensidade do campo eltrico ou magntico no ponto de mximo da onda. - O perodo de uma onda eletromagntica o tempo em segundos necessrio para que dois mximos ou mnimos sucessivos passem por um determinado ponto no espao. - A frequncia de uma onda eletromagntica o nmero de oscilaes que ocorrem em um segundo. - A unidade de frequncia o hertz (Hz), que corresponde a um ciclo por segundo. Isto , 1 Hz = 1 s-1. A de um feixe de radiao eletromagntica no se altera quando este atravessa diferentes meios. - A velocidade e o comprimento de onda da radiao decrescem quando esta passa do vcuo ou do ar para um meio mais denso. A frequncia permanece constante. - A multiplicao da frequncia (em ondas por unidade de tempo) pelo comprimento de onda (em distncia por onda) fornece a velocidade da onda, em distncia por unidade de tempo (cm s-1 ou m s-1):

- > A velocidade da luz:

- Em um meio contendo matria, a luz move-se com velocidades menores que c por causa da interao entre o campo eletromagntico e os eltrons dos tomos ou molculas do meio. - O nmero de onda outra forma de se escrever a radiao eletromagntica. definido como o nmero de ondas por centmetro e igual a 1/ . Por definio cm-1. Ele empregado com maior frequncia para descrever a radiao na regio do infravermelho. O nmero de onda de um feixe eletromagntico diretamente proporcional sua energia e, portanto, sua frequncia.

Pg. 673: A natureza de Partculas de Luz: Ftons Um fton uma partcula de radiao eletromagntica que tem massa zero e energia h . Em muitas interaes entre radiao e matria, mais til considerar a luz como constituda por ftons ou quanta. Energia do fton, comprimento de onda, frequncia e nmero de onda, esto relacionadas por:

O nmero de onda e a frequncia, em contraste com o comprimento de onda, so diretamente proporcionais energia do fton. O comprimento de onda inversamente proporcional energia.

Pg. 674: Interao da Radiao com a Matria Os tipos de interao mais interessantes em espectroscopia envolvem transies entre diferentes nveis energticos das espcies qumicas. Os tipos especficos de interaes que observamos dependem fortemente da energia da radiao empregada e o modo de deteco.

You might also like