You are on page 1of 3

Introduo

As plantas, os animais e os produtos que deles derivam constituem, na sua quase totalidade, os recursos alimentares do Homem. Uma necessidade crescente de alimentos ganhou expresso a partir do sculo XX, a par de um crescente desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Assim, surgiram novas formas de aumentar a produo animal e vegetal e sobre estas tcnicas que ir incidir o nosso trabalho. So exemplos destas tcnicas, a reproduo seletiva, a engenharia gentica, a fertilizao in vitro com transferncia de embries, a regenerao de plantas a partir de protoplastos e a clonagem por micropropagao.

Engenharia gentica no melhoramento de plantas


A expresso engenharia gentica surgiu em 1973 quando molculas DNA de diferentes espcies foram recombinadas in vitro. Basicamente, trata-se do uso de dois grupos de enzimas: as de restrio que so capazes de reconhecer uma pequena sequncia de pares de bases e ento cortar o DNA neste stio de reconhecimento ou de corte e as ligases, que so enzimas capazes de ligar dois fragmentos de DNA. O primeiro plasmdeo in vitro foi construdo a partir do corte de DNA com enzimas de restrio e a cola de fragmentos especficos com as ligases. Surge ento o que se convencionou denominar de tecnologia do DNA recombinante ou engenharia gentica. Por outras palavras, esta tcnica permite isolar genes com interesse e transferi-los para o genoma de outro organismo (planta, animal, bactria, ), transformando -o (dado que a informao transportada pelo fragmento de DNA integrado exprime-se e conduz modificao do fentipo). A esta tcnica podemos dar o nome de transgnese (sendo os genes alterados os transgenes) e ela que conduz obteno de organismos geneticamente modificados (OGM). Podemos ento afirmar, que OGM so organismos que tm inserido em seu genoma, uma ou mais sequncias de DNA manipulado em laboratrio por tcnicas de DNA recombinante ou engenharia gentica. Muitos OGM so construdos tendo em vista uma explorao agrcola. A planta transformada ento uma planta de cultura e o transgene, um gene de interesse agronmico. A transgnese assim utilizada para melhoramento de plantas. A engenharia gentica tem como objetivos: Melhoramento das propriedades nutritivas; Aumento da produo; Aumento da resistncia a doenas e pragas; Tolerncia a condies adversas; Resistncia a herbicidas; Produo de compostos com interesse econmico.

A ttulo exemplificativo temos o milho (tradicional) ameaado por diversas pragas, como a pirale (borboleta que pe ovos no milho, dos quais se formam larvas ou lagartas que destroem as espigas e os caules das plantas). Existe uma bactria, a Bacillus thurigiensis (Bt), produtora de uma toxina (Bt-toxina) especfica da pirale do milho, que lhe provoca leses mortais (ver figura ).

Utilizando a tcnica do DNA recombinante possvel produzir milho capaz de fabricar a Bttoxina, tornando-se resistente prale (ver figura ). O processo de transgnese inicia-se com o isolamento e insero de dois genes, o gene Bt-toxina e um gene resistente a um determinado antibitico, em plasmdeos bacterianos. De seguida, procede-se transferncia dos plasmdeos para um meio que contm antibitico, de modo a que s se desenvolvam as bactrias que possuem o plasmdeo considerado. Estas bactrias so selecionadas, os seus plasmdeos extrados e posteriormente introduzidos nas clulas do milho, atravs do bombardeamento com esferas de ouro ou tungstnio revestidas por estes. As plantas do milho regeneram in vitro, estando depois preparadas para fabricar a protena BT e se tornarem resistentes prale.

Com o milho transgnico este problema foi resolvido, bem como a presena de outras pragas e doenas. tambm importante referir que comparando o milho transgnico com o milho chamado tradicional, o primeiro apresenta espigas de grande tamanho com gros maiores e mais tenros e que se encontram permanentemente ligados espiga que se encontra envolvida por uma bainha protetora. Consequentemente, uma maior quantidade de gros ser aproveitada para consumo e ir ocorrer um aumento da produtividade do milho. As plantas apresentam caractersticas que facilitam o melhoramento gentico: Possuem um ciclo de vida curto, o que permite uma seleo rpida de novas caractersticas; Podem ser autofecundadas, permitindo a fixao de uma nova caracterstica introduzida; Produzem numerosa descendncia, o que permite o aparecimento de mutaes, aumentando a diversidade.

A engenharia gentica tem permitido o aumento da resistncia das plantas a doenas, o melhoramento de qualidades nutritivas, a produo de compostos com interesse econmico e a resistncia a condies adversas, entre outros. Contudo, os inconvenientes associados ao uso de organismos geneticamente modificados no podem ser ignorados. Assim, a manipulao do genoma promove debates, constituindo a utilizao de OGM uma questo da atualidade e por isso os transgnicos so um sonho ou um pesadelo para a sade pblica.

Reproduo seletiva em animais


A reproduo seletiva consiste no cruzamento de machos e fmeas que possuam as caractersticas desejveis ao produtor, para obter organismos com as caractersticas vantajosas. Assim, em cada gerao, so promovidos os cruzamentos entre esses indivduos aumentando a sua representatividade na gerao seguinte. Com esta tcnica, os criadores pretendem produzir melhor carne, ovos e leite e obter mais descendncia e animais mais resistentes a doenas e parasitas. Consideremos duas espcies de animais (ver figura). Uns, animais dceis que produzem bastante leite e so muito frteis, mas so muito suscetveis carraa do gado. Outros, gado com pelo curto, espesso e brilhante, que reflete a luz do sol, pele flcida, que aumenta a rea de superfcie para arrefecimento, e glndulas sudorparas, que permitem o afastamento dos insetos. Pretende-se cruzar as duas espcies de modo a obter organismos com as caractersticas mais vantajosas. Passados vrios anos a fazer cruzamentos entre estas espcies, vai-se obter animais com cor fundamentalmente vermelha, tranquilos, que produzem bastante leite e so muito frteis, que toleram o calor e a falta de gua, tm boa carne e possuem elevada resistncia s carraas.

You might also like