You are on page 1of 4

Autotransformador

Oautotransformadorumtransformador abaixador b i d ouelevador l d queno possui iuma isolaogalvnicaentreoprimrioeo secundrio. secundrio Vantagens:
Reduodecusto. Utilizaodemenorquantidadedecobreparaumamesma transformao. Orendimentodoautotransformadormaior. maior Otamanhodoautotransformadormenorparaumamesma especificao.

Autotransformador
Desvantagem:Nopossuirisolaoentre primrioesecundrio; Esquemarepresentandoumautotransformador:

Autotransformador
A primeira vista pode parecer que o autotransformador nada mais do que um divisor de tenso. Porm se observarmos o sentido da corrente IC (comum aos circuitos i it primrio i i e secundrio), d i ) vemos que contrrio t i ao de d um divisor de tenso. Ainda em um divisor de tenso I1 maior que I2. Mas no autotransformador preciso obedecermos a equao V1.I1=V2.I2. Logo, se V2 menor que V1, I2 deve ser maior que I1. Assim para o circuito abaixador: I2=I1+IC A mesma anlise pode ser feita p/ o circuito elevador: I1=I2+IC Uma maneira de se descobrir o sentido da corrente comum IC desenhar os sentidos das correntes primria I1 e I2, a diferena deve ser suprida por IC.

Autotransformadorvarivel
O autotransformador p pode ter sada varivel, , o caso dos variacs, , muito utilizados em laboratrios onde necessrio variar a tenso sobre uma ampla faixa de ajuste com pequena perda de potncia.

Autotransformadorvarivel
Um variac tem uma escova de carvo sob um eixo rotativo e que faz contato com as espiras expostas no enrolamento do transformador.

Autotransformadorvarivel
Um transformador comum de dois enrolamentos isolados pode ser convertido em um autotransformador, conforme figura abaixo:

Autotransformadorvarivel
ligado como autotransformador com polaridade aditiva, calcule: a) ) A capacidade id d original i i l do d enrolamento l d 120 V em ampres. de b) A capacidade original do enrolamento de 1200 V em ampres. c) A capacidade do autotransformador, usando a capacidade do enrolamento de 120 V calculada acima. ) O acrscimo p percentual da capacidade p do autotransformador d) em relao ao transformador isolado. e) I1 e IC a partir do valor de I2.

Autotransformador
Porque os kVA de um transformador isolado aumentam quando ele ligado como autotransformador? -Em um transformador isolado no h ligao condutiva entre os circuitos primrio e secundrio. Neste caso toda a energia deve ser transformada f d para atingir i i o secundrio. d i - Num autotransformador, parte da energia pode ser transferida condutivamente do primrio ao secundrio, e o restante da energia seria transferida por ao de transformao.

Ex: Para o transformador isolado de 10 kVA, da figura abaixo,

Observe a figura:

Observe a figura:

Desde que, I2=I1+IC, neste circuito, toda a corrente I1 conduzida a I2. Os p transferidos condutivamente, , do p primrio ao volt-ampres secundrio, para um autotransformador abaixador, so: volt-ampres condutivos=V2.I1 - Uma vez que V2+VP=V1, a diferena entre V1 e V2 (OU VP) a medida da energia transformada. Assim, os volt-ampres transferidos do primrio ao secundrio, secundrio por ao de transformador, para um transformador abaixador so: volt-ampres transformados=Vp.I1

Para um transformador elevador prevalece a mesma lgica. Como mostra a figura, I2 a parte de I1 que transferida , desta maneira, , os volt-ampres p transferidos condutivamente, condutivamente do primrio ao secundrio, para um autotransformador elevador, so: volt-ampres volt ampres condutivos condutivos=V1.I2 V1.I2

Observe a figura:

Para ambos os transformadores, elevador e abaixador, a quantidade total de energia q g transferida do p primrio ao secundrio, medida em kVA : kVA(total)=kVA kVA(total) kVA transferidos condutivamente+ kVA transformados Assim, para um autotransformador abaixador: kVA total=(V2.I1+VP.I1)/1000 Enquanto que para um autotransformador elevador: kVA total=(V1.I2+VS.I2)/1000

Desde que V2=VS+V1, a diferena entre V2 e V1 (ou VS) uma medida dd d da energia transformada. f d Assim os volt-ampres l transferidos do primrio ao secundrio, por ao de transformao no elevador so: Volt-ampres transformados = VS.I2

Ex: Para o autotransformador da figura abaixo, calcule: a- Os kVa transferidos condutivamente do p primrio secundrio. b- Os kVa transformados C- Os kVa totais C

ao

You might also like